sexta-feira, 20 de novembro de 2009

PRESIDENTE DO "SINDICAN" FAZ ESCLARECIMENTOS


O Blog conversou com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Alcântaras (SINDICAN) Francisco Charlys.

O motivo da conversa foi a respeito das declarações do presidente da Câmara Municipal de Alcântaras Antônio Marcos Ximenes Carvalho ocorrida na sessão do dia 30 de outubro. Antônio Marcos falou a respeito da expulsão dele e da vereadora Toinha Serginho que também é servidora municipal.

Segundo Charlys antes da expulsão, foi colocada na assembléia a discussão, e que em votação foi decidido por maioria à expulsão dos dois. Dizendo assim que foi um resultado decidido em assembléia e não por ele.

Em suas colocações disse que diante das possibilidades do movimento Sindical ser atendido, “o responsável por não atender foi ele”,se referindo a Antônio Marcos, e justificou:“Ele não tem maturidade política para debater a respeito das diferenças de opiniões e interesses, saindo do debate e partindo para o afrontamento.”

Quanto a Ação que está sendo movida contra o sindicato disse: “O sindicato ta tomando as providencias e irá provar o contrário das acusações que está fazendo contra o SINDICAN”

Como apontou o Antônio Marcos como o pivô da resistência diante das reivindicações do movimento Sindical, falou que ele tem poucas opções, e uma delas “é Aceitar os interesses do SINDICAN e enfrentar no campo político e democrático, pois ele irá se intensificar a cada dia lutando pelo interesse social dos associados.”

Charlys fez questão de deixar claro que: “em nenhum momento o Sindicato apelou para o confronto jurídico e político com a prefeitura e nem com a câmara, mesmo tendo motivos; como prova o fato, segundo ele, de um dos seus integrantes dessa câmara ter usado a tribuna da câmara para associar o quadro de professores do município, comparando-os a burros.”.

Sobre a nota publicada pelo Sindicato e que provocou a indignação dos vereadores e provocou essa situação causando o processo contra o SINDICAN e a expulsão dos vereadores, esclareceu:
“Vários outros momentos a prefeitura envia, e a câmara aprova os direitos inconstitucionais, ferindo o direito da classe trabalhadora, votando projetos que vão a confronto com interesses da constituição do país, dos direitos dos trabalhadores e da classe trabalhadora, onde também a prefeitura tem se comportado de forma que o prefeito se sente o rei e quer fazer de suas palavras a lei, onde violaram a lei cassando os direitos dos associados de negar a fazer o desconto sindical, que muito tem contribuído positivamente com o serviço público de qualidade e com os interesses do serviço público.”

Charlys disse também, que o Sindicato ganhou o direito de ser descontado na folha a contribuição sindical, e a prefeitura, está se negando a repassar o valor. Sobre isso falou: “Já foi entrado com um pedido da execução da sentença, arbitrando a prisão do prefeito e o bloqueio do FPM da prefeitura.”

Antes também quis deixar claro: “Isso não é uma briga política partidária e sim sindical”

CIDADANIA "PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL, EM ALCÂNTARAS"

Durante todo o dia de hoje 20/11, está se realizando no Centro Comunitário Luiza Távora serviços de documentação gratuita. O evento está sendo realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Alcântaras em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), INCRA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, e o principal objetivo deste programa e a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar. Nesse Programa são emitidos, gratuitamente, o Registro de Nascimento, o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, o registro junto ao INSS e outros. Os beneficiárias também tem orientações sobre direitos e políticas públicas.
.
"A documentação civil básica é condição para o acesso ao Programa Nacional de Reforma Agrária, ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, além do conjunto de outras políticas públicas como é o caso do Bolsa Família e os benefícios previdenciários (aposentadoria rural e auxílio maternidade)."
.
O serviço será disponibilizado até o final da tarde e dirigido também para todos os componentes da família que estão precisando tirar documentação: mais informações na sede da Secretaria de Ação Social, no local.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ALCÂNTARAS “SAFRA DO CAJÚ É PREJUDICADA PELO EXCESSO DE CHUVAS”


Desde segunda-feira 16 de Novembro,o clima vem mudando na Serra da Meruoca, pequenas chuvas vem ocorrendo nas madrugadas e nas manhãs. Nestes dias o ar tem deixado à sensação do clima de inverno.

Hoje pela manhã em Alcântaras, o céu amanheceu completamente nublado, seguido de um rápido sereno que pegou muita gente de surpresa. Na última segunda na localidade do Sitio Belém aconteceu pequenas precipitações de chuva, e durante toda a semana estava ameaçando ocorrer o mesmo na cidade.

Essa mudança no clima tem ocasionado um desequilíbrio na natureza e também algumas perdas para os agricultores. A safra de caju iniciada em Outubro, já está dando sinais de não ser a mesma do último ano. A perca provavelmente esta associada ao longo período de chuva que tem caído durante todo o ano de 2009, onde deste Janeiro apenas os meses de Setembro e Outubro não tem visto cair água, mesmo que algumas vezes seja em pouco volume, ela quase sempre veio.

O município tem na safra de castanha de caju, um enorme impulso na economia local, o que neste ano será muito enfraquecida. Na previsão dos compradores e produtores de castanha o volume total deverá alcançar um volume muito abaixo dos cerca de 2.000 a 1.500 toneladas de castanha que é produzida em uma boa safra ou em uma considerada normal.

A análise foi confirmada pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário do município Francisco Eneudo, segundo ele, o excesso de chuvas ocasionou o aparecimento de pragas como à antracnose e outras, além do atraso da florada, prejudicando a cultura local.

Foto: Sítio Laginha

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL GERA POLÊMICA, E PODERÁ PREJUDICAR A POPULAÇÃO DA SERRA


Em Alcântaras e Meruoca, no momento a população poderá ser a mais prejudicada.

O CETV desta segunda-feira 16/11, denunciou o caso dos transportes alternativos usados pelos municípios de Alcântaras e Meruoca. A reportagem poderá colocar a CPRV a qualquer momento nas estradas da serra.

O transporte alternativo feito pelos cerca de 70 pais de família nos municípios de Alcântaras e Meruoca, podem não ser o ideal, mas tem sido o mais eficiente entre os que já houve a tentativa de implantação. Embora não tenha acontecido nenhum acidente grave, é preciso se pensar em algo que melhore o meio de transporte principalmente no quesito segurança, mas antes de tudo, o Estado precisa também pensar e resolver essa situação, mais encontrando uma maneira em que ninguém se saia prejudicado.

Não adianta colocar a CPRV nas estradas se não oferecer uma alternativa para os motoristas que fazem o percurso Alcântaras-Meruoca-Sobral. A população não tendo outro meio, poderá ficar sem poder se deslocar às cidades vizinhas, outro problema que pode ser causado com uma fiscalização rigorosa, é caso dos motoqueiros, muitos tem sua situação irregular por não ter condições de pagar as altas taxas do Detran.

Vias estaduais

Em Alcântaras, a população usa uma estrada estadual para se deslocar para o município de Coreaú e vice versa. No entanto essa estrada não oferece as condições mínimas de conforto para os motoristas, nem todos se arriscam a transitar por ela. Uma estrada com um calçamento de pedras quase brutas, e no trecho final, já no município de Coreaú, uma espécie de barro que o torna-se quase intransitável na época invernosa, e os reparos feitos pelo o Estado quase não surti efeito. Já várias foram as promessas do asfalto, mas até agora nada.

Foto: Diário do Nordeste.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores