sábado, 21 de maio de 2016

OPERAÇÃO "GENIUS": HABILITAÇÕES FACILIDADES EM SOBRAL PODEM SER CASSADAS

Sobral virou PIAUÍ. Há alguns anos atrás, quando alguém queria ter sua CNH de forma ilegal, de cara a gente dizia: “Rapaz vai ali no Piauí que é fácil, fácil”. Dado as falcatruas de vendas de CNH por parte de uma “quadrilha” que atuava no DETRAN do Piauí.

Como os “maus exemplos” se aprende rápido, em Sobral a “turma se enquadrou direitinho”. E pelo que conheço, essa história é bem mais antiga do que se imagina. O problema é que a roubalheira é comparado a uma “panela de pressão”, se não tiver cuidado ela chega no topo e explode. E foi isso que aconteceu nesta quinta feira(19) com a “BOMBA” que explodiu no DETRAN de Sobral, envolvendo funcionários e donos de Auto Escolas, com facilitação de obtenção de CNH.

Soube que o esquema era muito bem montado e a CNH era “chapa quente”. Os preços variavam de R$ 1.200,00 acima, para obter uma Carteira que dava direito a dirigir “carro e moto”. A procura maior acontecia por gente “analfabeta,” que dificilmente passaria na prova de legislação, e nas Auto Escolas, o indivíduo pagava para apenas colocar a sua digital e tudo estava resolvido. As estória são cada vez mais cabeludas. As reações por parte do órgão do Governo poderão serem mais severas do se imagina.

O Detran já investiga todos os prontuários manipulados nos últimos 5 anos, pelos servidores presos na manhã dessa quinta-feira 19, e condutores podem ser chamados para um novo exame. Se constatado algum meio ilícito para a obtenção do documento, o mesmo será cassado pelo órgão.

As três Auto-Escolas envolvidas: Maravilha, Desafio e Palmas (Massapê), já foram bloqueadas no sistema do DETRAN e não podem mais participar de seleções.

Fonte: Sobral Agora 

MERUOCA: CRIANÇA DADA COMO MORTA TERIA SIDO JOGADA EM NECROTÉRIO DO HOSPITAL MUNICIPAL AINDA VIVA

Vereador Carlos José - SD, em sessão no distrito de Anil
O caso de negligência médica no Hospital Municipal Chagas Barreto em Meruoca, denunciado pela imprensa, de que uma criança de seis meses teria sido dada como morta, e jogada na pedra do necrotério daquele hospital, sendo que estava viva, teve grande repercussão, causando indignação aos que ouviram os relatos do caso.

O vereador Carlos José do Pimenta, na Sessão Itinerante realizada no distrito de Anil na quinta-feira (19), confirmou as denúncias, e contou mais detalhes do caso. Disse o edil, que o pai da criança (uma menina), é conhecido como seu Zé, e que ele com a mulher moram na localidade de Gameleira-Anil (Meruoca), e que ao ver sua esposa em trabalho de parto (estava com seis meses de grávida), pediu um amigo uma moto e se dirigiu ao hospital municipal, para solicitar uma ambulância, para transportá-la. Chegando ao nosocômio, na madrugada de terça para quarta-feira, teria sido recebida por uma equipe médica na madrugada, sendo o médico conhecido por Dr. Vicente. Este ao constatar a morte da criança tratou de assinar e liberar o atestado de óbito, mandando o corpo para a pedra fria do necrotério do hospital, ainda na madruga, e enviou a mãe para hospital em Sobral.  

Explicou ainda o vereador Carlos José, que a outra equipe médica quando chegou e foi ao necrotério, informada que teria ali um corpo de uma criancinha de seis meses, os profissionais verificaram que ao contrário que o médico tinha diagnosticado na certidão de óbito, a criancinha ainda estava viva, sendo socorrida imediatamente e mandada para Hospital Regional de Sobral, não conseguindo resistir e vindo a falecer.

O edil Carlos José disse ainda, que este médico chamado Vicente, atendia no distrito de Santo Antônio dos Camilos, e que havia denunciado a secretária de Saúde, a sua forma ignorante de tratar as pessoas, mais Sabrina Frota fez vista grossa e não fez absolutamente nada. “Acho um absurdo o valor que tem a vida nessa gestão de Meruoca. Uma polêmica por causa de uma festa no estádio municipal, o prefeito emitiu uma nota dando explicação pelo cancelamento da festa. Mais esse caso que afeta toda uma família, que uma criancinha morre, até o presente momento não houve manifestação de ninguém. Nem prefeito, nem secretária de Saúde e muito menos o Procurador da prefeitura de Meruoca, como se não tivesse acontecido absolutamente nada. Procuramos a família, juntamente com a vereadora Ana Carina, para vermos como está a situação, mais pasmem os senhores, até o momento nenhum assistente social, psicólogo ou outro profissional da saúde, não apareceram para dar qualquer apoio. Peço a presidente Carla Mara, que coloque a disposição da família a Assessoria Jurídica da Câmara, porque esse caso de negligência médica não pode ficar impune”. Concluiu o edil Carlos José.

Fonte: www.camarameruoca.ce.gov.br (Via Blog Política em Evidência)

sexta-feira, 20 de maio de 2016

TUDO SOB CONTROLE!

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 20.05.2016

SEDUC DIVULGA LOCAIS DE PROVA DA SELEÇÃO DE PROFESSORES TEMPORÁRIOS

Neste domingo (22) será realizada a primeira fase da seleção simplificada para formação de banco de professores temporários da rede estadual de educação. A avaliação será constituída de uma prova de conhecimentos básicos e específicos.

No momento do exame, o candidato deverá chegar com uma hora de antecedência, às 8h, e apresentar, ao fiscal de sala, o comprovante de inscrição impresso no endereço eletrônico http://selecao.seduc.ce.gov.br e um documento oficial de identificação com foto. A prova terá início às 9 horas, a partir de quando não será mais permitido o acesso aos locais de realização da avaliação. A duração total do exame será de três horas.


O teste será composto por 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de conhecimentos gerais (língua portuguesa e raciocínio lógico) e 15 da disciplina específica escolhida pelo candidato no momento da inscrição. A prova deste domingo (22) tem caráter eliminatório. Já a segunda fase, de avaliação de títulos, será classificatória.

A seleção destina-se à composição de um banco de recursos humanos de professores para suprir possíveis carências temporárias do corpo docente efetivo das escolas estaduais, nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física, Arte-Educação, Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Serviço:

O que: Prova para seleção de professores temporários do Estado
Quando: Domingo, 22 de maio
Mais informações: http://selecao.seduc.ce.gov.br ou selecaoprofessor@seduc.ce.gov.br
Telefone: (85) 3101.4402

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará

ÚLTIMO DIA: ESTUDANTES TÊM ATÉ HOJE PARA SE INSCREVER NO ENEM

Hoje (20) é o último dia para os estudantes se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo termina às 23h59, no horário de Brasília, e as inscrições são feitas apenas pela internet, no site do Enem. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

No momento da inscrição, o participante deve ter em mãos o CPF, o número do documento de identidade e informar um endereço de e-mail. Deve informar se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia das provas do exame.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do Programa Ciência sem Fronteiras.

Da Agência Brasil

quinta-feira, 19 de maio de 2016

DETRAN AFASTA SERVIDORES E BLOQUEIA AUTOESCOLAS PARA APURAR DENUNCIA NA UNIDADE SOBRAL

Foto aérea do Detran/W. Macedo
Em função da ação do Ministério Público Estadual na Unidade Regional em Sobral, na manhã desta quinta-feira (dia 19), o Detran afastou os três servidores investigados por suspeita de facilitação no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. 

Determinou, ainda, a abertura de sindicância para apurar os fatos no âmbito administrativo e a realização de auditoria interna em todos os atos praticados pelos servidores alvos da investigação. 
As autoescolas citadas na ação foram bloqueadas no sistema, o que impede de abrirem novas inscrições de candidato à obtenção da CNH, e vão responder a processo administrativo para seu  descredenciamento. 

As investigações contam e contarão com todo o apoio do Detran, a fim de prevenir e estancar qualquer natureza de comportamento que venha a prejudicar o correto e legal procedimento nos processos de habilitação de condutores. 

Núcleo de Imprensa e Comunicação do Detran-Ce (Via Sobral de Prima)

IDACE IMPLANTARÁ REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA EM MAIS TRÊS MUNICÍPIOS

Jaguaretama, Cascavel e Pindoretama terão o programa de cadastro rural. Ao todo, 182 cidades cearenses com área rural serão beneficiadas.

O Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado será implantado nos municípios de Jaguaretama, Cascavel e Pindoretama. Neste mês de maio, o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace) realiza audiências públicas nas câmaras municipais para dar seguimento ao beneficio que garante segurança jurídica de posse para homens e mulheres do campo.

Em Jaguaretama a audiência pública acontecerá nesta sexta-feira (20) e em Cascavel a audiência será realizada na próxima terça-feira (24). A data da audiência em Pindoretama está sendo agendada pelo Idace com a Câmara e a Prefeitura Municipal.

Jaguaretama tem uma área territorial estimada de 175.940 hectares, com previsão de cadastro para 1.400 imóveis, emissão de 840 títulos de posses e beneficio para 966 famílias. Com uma área territorial de 83.733 hectares, em Cascavel a previsão é cadastrar 1.692 imóveis, emitir 1.015 títulos de posses, beneficiando 1.167 famílias. Pindoretama tem uma área de 7.300 hectares, com estimativa de cadastro de 550 imóveis, emissão 330 títulos de posses, contemplando 345 famílias.
Cadastro Rural e Regularização Fundiária

O Programa de Cadastro Rural e Regularização Fundiária tem a parceria do Governo Federal, através da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação é realizada pelo Governo do Estado em 182 municípios. A área total de abrangência do programa no Ceará é estimada em 15 milhões de hectares. Até o momento, o serviço de campo foi concluído em 103 municípios, e segue em conclusão e andamento nas demais cidades.

O Programa de Regularização Fundiária foi iniciado em 2007, com o objetivo de garantir aos homens e mulheres do campo, a segurança jurídica de suas terras, considerando que mais de 80% dos proprietários não tem suas propriedades legitimamente regularizadas.

Serviço
Audiência pública em Jaguaretama
Data: 20/05/2016, sexta-feira
Horário: 10 horas
Local: Câmara de Vereadores

Audiência pública em Cascavel
Data: 24/05/2016, terça-feira
Horário: 10 horas
Local: Câmara de Vereadores

Assessoria de Comunicação do IDACE

ASSALTO É REGISTRADO NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (19) NO CENTRO DE ALCÂNTARAS

Rua Antunino Cunha, Centro, próximo onde aconteceu o assalto. Arquivo VN
Indivíduo invadiu lanchonete no início da tarde desta quinta-feira,19 e teria levado a quantia de R$ 200,00.

No inicio da tarde desta última Quinta-Feira(19) um assalto a mão armada foi registrado no centro de Alcântaras em plena luz do dia. Por volta das 13:20 m a filha da proprietária da Top Lanches foi abordada por um elemento  que transitava em uma moto e com capacete de viseira escura. 
A ação que durou poucos minutos logo foi relatada nas redes sociais. 

De acordo com o Comando da Policia Militar local, diligências foram realizadas no município de Coreaú e no entanto nenhum suspeito teria sido identificado. Ainda de acordo com o SubTen Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos a quantia de R$ 200 (Duzentos Reais) foi levado pelo individuo que realizou a ação com o auxilio de um revolver.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

OPERAÇÃO DA PRF PRENDE SERVIDORES DO DETRAN DE SOBRAL

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO-CE), órgão do Ministério Público do Estado do Ceará, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou a “Operação Genius” na manhã desta quinta-feira (19/05), no município de Sobral. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, em que figuram como alvos servidores lotados na Regional do DETRAN daquele município, proprietários e funcionários de autoescolas; e oito mandados de busca e apreensão, tendo como alvo o DETRAN de Sobral, sedes de autoescolas e residências.

Os cinco presos na Operação Genius estão prestando depoimento neste momento no Fórum de Sobral. As medidas judiciais foram deferidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sobral ao atender os requerimentos formulados pelo GAECO-CE, que através de Procedimento Investigatório Criminal tem sob investigação um esquema de “venda de facilidades” em processos de habilitações fraudulentas de condutores de veículos automotores em Sobral. Foi constatado que muitos candidatos não tinham as mínimas condições de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelas vias legais, principalmente candidatos não alfabetizados.

O nome da operação remete ao jogo da década de 1980 onde era gerada uma sequência de cores e o jogador precisava digitar corretamente a sequência para continuar jogando. Era dessa forma que os detidos facilitavam a emissão de CNHs.

Segundo o que foi apurado pelo órgão do MPCE, os envolvidos no esquema chegavam a cobrar propinas que variavam entre R$ 300,00 e R$ 2.700,00. Entre os presos, três são servidores do DETRAN e foram afastados de suas funções. Todos os detidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e corrupção passiva.
Veja mais imagens clicando AQUI.

Fonte: Site Ceará Agora.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

SENADO FAZ CONSULTA PÚBLICA SOBRE ADIANTAMENTO DAS ELEIÇÕES

Você é contra ou a favor da antecipação das eleições de 2018? É isso que o Senado Federal quer saber de você. O portal e-Cidadania está com consulta pública sobre o tema.

A consulta tem como base uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere a antecipação das eleições presidenciais de outubro de 2018 para outubro de 2016. Os interessados podem acessar um resumo e o texto completo da PEC.

A proposta foi feita pelo senador Walter Pinheiro (sem partido - BA) e um conjunto de senadores que afirmaram ser independentes à questão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Para ser sancionada, a PEC precisa ser aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados em dois turnos. Desde abril ela tramita no Congresso e agora está sob avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Para registrar sua opinião, clique AQUI.

Via Yahoo Notícias

terça-feira, 17 de maio de 2016

HÁ MENOS DE UMA SEMANA NO PLANALTO, TEMER JÁ ENFRENTA DESGASTES

Foto: Alan Marques/Folhapress
No comando do Planalto com o afastamento temporário de Dilma Rousseff, Michel Temer tem atuado para desfazer equívocos em sua gestão, como a falta de mulheres no Ministério.

O primeiro desentendimento público entre o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) e membros do seu governo ocorreu ontem, quando o peemedebista discordou de declaração dada pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes. Em entrevista, o chefe da pasta defendeu a mudança no critério de escolha do procurador-geral da República.

Prática consolidada nos governos petistas, a presidência escolhe o nome mais votado na lista tríplice do Ministério Público Federal. A conduta era elogiada por membros do Ministério Público por garantir maior autonomia ao órgão.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o novo ministro defendeu que o Governo Federal não nomeie obrigatoriamente, para a chefia da Procuradoria-Geral da República, o mais votado na lista. Ele disse ainda que o poder do Ministério Público é grande, mas não pode ser “absoluto”.

Em posição divulgada por sua assessoria de imprensa, Temer disse que pretende manter a tradição de escolher o mais votado, e ressaltou que “quem escolhe o procurador-geral da República é o presidente da República”.

Polêmicas

Há menos de uma semana à frente do Palácio do Planalto, Temer tem enfrentado degastes após equívocos logo no primeiro dia de afastamento de Dilma Rousseff. Como, por exemplo, a ausência de mulheres na composição ministerial, formada essencialmente por homens. 

O gesto foi criticado pela ausência de representatividade feminina no governo, diferentemente do que ocorreu nas administrações petistas. Em claro recuo, na tentativa de reparar o erro, a nova gestão anunciou ontem o nome da economista Maria Sílvia Bastos para comandar o BNDES.

Outra medida criticada é a extinção do Ministério da Cultura (MinC). A fim de reduzir o número de pastas, num esforço de contenção de gastos, Temer acabou criando outro problema. 

A decisão gerou dissabores com a classe artística e mobilizou esse segmento. Ontem, um grupo de atores de teatro e circo ocupou o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, sede do MinC e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em protesto contra o fechamento do órgão, que passa a funcionar apenas como secretaria atrelada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Em mais uma polêmica da gestão Temer, a nova logo do Governo Federal, que tinha objetivo de aproximar o Planalto das ruas, acabou gerando mais desgaste.

A bandeira usada na imagem baseia-se em uma versão desatualizada que vigorou na época da ditadura militar. A figura mostra apenas 22 estrelas, ao contrário da atualizada, com 27 no total - representando, assim, todos os Estados. 

Jornal O POVO (com agências)

segunda-feira, 16 de maio de 2016

SEMINÁRIO PREFEITOS CEARÁ 2016: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO EM DISCUSSÃO

Prefeitos, secretários, empresários e gestores públicos podem participar. Evento de gestão municipal tem o apoio institucional do Tribunal de Contas dos Municípios. 

O Seminário Prefeitos Ceará 2016 acontece nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos e tem o objetivo de discutir temas ligados à gestão municipal, como o pacto federativo, captação de recursos, integração com o governo estadual, gestão de resíduos sólidos e o meio ambiente e relações entre as Secretarias. 

Promovido pelo Jornal Diário do Nordeste, com a realização da Prática Eventos e a chancela do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o seminário chega à sua 4ª edição. Este ano, ele conta com o tema central “Cidades Inteligentes” e espera contar com a participação de cerca de 500 participantes, entre prefeitos, secretários, empresários e gestores públicos.  Segundo a organização, este é o maior encontro anual de autoridades cearenses, que deve contar com a presença de representantes dos 184 municípios do Estado. As inscrições podem ser feitas através do site: www.praticaeventos.com 

Programação
Ancorados no tema central do evento (Cidades Inteligentes), serão discutidos assuntos, como: Eleições municipais e a nova resolução; Iluminação Pública e Cidades Inteligentes; Cidade Inteligente é Cidade Ambientalmente Sustentável; Mobilidade e Inovação na Gestão Municipal; Ética na Política; Marketing Político, Comunicação, Imagem e Redes Sociais
Foco na Nova Lei Eleitoral; Desafios e oportunidades na Política Econômica dos Municípios; e Linhas de financiamentos|Projetos para os municípios. 

SERVIÇO
Seminário Prefeitos Ceará 2016
Data: 23 e 24/05
Local: Centro de Eventos do Ceará
Horário: Dia todo
www.praticaeventos.com

Assessoria de Imprensa
Daniel Rios
(85) 98899.0016 / 99711.8686

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA REALIZA AUDIÊNCIA EM SOBRAL NESTA TERÇA-FEIRA (17/05)

Foto: José Leomar
Nesta terça-feira, dia 17 de maio, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência realiza a nona audiência pública para discutir aspectos que fazem com que adolescentes se envolvam em situações de violência letal precocemente. Dessa vez, a população de Sobral poderá dar sua opinião e apresentar proposições para enfrentar o problema a partir da realidade local. A audiência será a partir das 18 horas, no Centro Educacional Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr (Cirão). 

Apesar dos avanços nas áreas sociais, em especial na educação, Sobral apresenta índices preocupantes de homicídios na adolescência. Dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará referentes a 2015 revelam que a taxa de homicídios na faixa de 10 a 19 anos foi de 74,98 para cada grupo de 100 mil, bem acima da taxa total de homicídios, que ficou em 49,81 (para cada 100 mil). Para a Organização Mundial da Saúde, uma taxa acima de 10 homicídios para cada 100 mil já é considerada epidemia.

O Comitê já realizou momentos de escuta da comunidade, por meio de audiências, nas cidades de Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte e em bairros de Fortaleza que apresentam altos índices de homicídios na faixa etária de 10 a 19 anos. Alguns temas são recorrentes em todas elas: a importância de espaços de lazer, cultura e esporte, dentro das comunidades; escolas abertas ao diálogo e com professores preparados para mediar conflitos; a necessidade de políticas públicas formuladas junto com o público a ser assistido (adolescentes e comunidades); construção de uma nova relação entre agentes de segurança pública e comunidades das periferias, dentre muitas outras.

As propostas sugeridas nas audiências, juntamente com o resultado da pesquisa de campo (feita com as famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes que cometeram homicídios e que cumprem medida socioeducativa) e as considerações resultantes de seminários temáticos irão compor o relatório do Comitê, que será entregue a gestores, sociedade civil organizada e a todas as instâncias responsáveis.

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criada com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 17 de maio 
Local: Centro Educacional Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Jr (Cirão). Rua Humberto Lopes, s/n - Sobral.
Foto: José Leomar

Fonte: Assessoria

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores