sexta-feira, 23 de outubro de 2020

IFCE ABRE 280 VAGAS PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições devem ser feitas entre 27 de outubro e 4 de novembro, pela internet. Seleção será por análise de histórico escolar. 

Foi lançado o edital do processo seletivo para os cursos técnicos do campus de Sobral do IFCE, referente ao semestre 2020.2, previsto para iniciar no dia 19 de abril de 2021. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro de 2020. São 280 vagas, sendo 35 para cada um dos oito cursos técnicos ofertados: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho. 

As inscrições são exclusivamente pela internet, no portal do Q-seleção (http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6010), onde também estão disponíveis o edital e anexos. Para confirmar a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/), preencher o formulário e enviar a documentação exigida. 

Os cursos técnicos subsequentes são para quem já terminou o Ensino Médio. Poderão inscrever-se para essa forma de oferta de ensino estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio.

Excepcionalmente este ano, por conta da pandemia pela Covid-19, a seleção será feita por análise do histórico escolar e não por prova, como de costume. NÃO será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo. O resultado final, com a divulgação dos candidatos pré-matriculados, será no dia 24 de novembro de 2020.

Há previsão de vagas para ampla concorrência e também para cotistas. Do total de vagas destinadas aos candidatos Egressos de Escolas Públicas (EEP), metade (50%) será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade (50%) será reservada para candidatos Egressos de Escolas Públicas (EEP), independente de renda.

Dentro do total de vagas reservadas, tanto para candidatos EEP com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita quanto para candidatos EEP independente de renda, haverá uma nova subdivisão para a qual será aplicado um percentual de reserva de vagas a:

i) candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoa com deficiência (PcD) e

ii) candidatos NÃO autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoa com deficiência (PcD)

Dos oito cursos ofertados, seis são noturnos (em que a carga horária é oferecida após as 18 horas), todos os dias da semana. Apenas Agropecuária e Segurança do Trabalho são vespertinos (turno da tarde).

SERVIÇO

Inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos (semestre 2020.2)

Período: 27 de outubro a 4 de novembro

Onde: Q-seleção (http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6010)

Após a inscrição, é preciso acessar o sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/) para preencher o formulário e enviar a documentação exigida.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

(88) 3112.8120

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

ASSEMA SOLICITA NOMEAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO DA EMATERCE DE 2018

 


Governador chamará em Janeiro, diz secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará

Na reunião virtual do Conselho de Gestão da Ematerce, realizada na quinta-feira(15/10), o presidente da Assema, Sabino Bizarria, solicitou do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, um prazo para o chamamento dos aprovados no Concurso da Ematerce de 2018. 

Em resposta ao questionamento, o secretário disse aos presentes que o Governador Camilo Santana havia garantido que chamará os concursados em janeiro de 2021. O presidente da Ematerce, Antônio Amorim, confirmou a informação. Sabino Bizarria perguntou se podia divulgar essa informação, e a resposta foi sim dos dois gestores.

Contexto atual

A retomada das atividades pela Ematerce, com apenas 10% dos técnicos para atendimento presencial,  em virtude dos demais funcionários estarem no grupo de risco do Coronavirus é reflexo da inexistência de concursos na empresa há mais de 35 anos. Para se ter uma ideia, o número atual de técnicos efetivos para atender todo o estado do Ceará gira em torno de 60 empregados.

Estes técnicos serão os responsáveis por uma série de programas e políticas públicas voltadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural dos Pequenos Produtores Rurais do Ceará, tais como: Emissão de DAP, Seguro Safra, Hora de Plantar, gestão do projeto São José, Paulo Freire, Projeto Dom Helder, dentre alguns, com prazo de execução até dezembro próximo.

--

Marcellus Rocha 

Comunicação Assema

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores