sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cegece promove em Alcântaras Capacitação sobre Esgotamento Sanitário



Visando a formação de multiplicadores sobre "Educação Ambiental para a Promõção da Saúde Pública" focalizando a questão do esgotamento sanitário e distribuição de água na cidade de Alcântaras, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), através de sua Gerência de Comunicação e Interação Social (GEINS), promoveu nesta quinta-feira 13/08 no Centro Comunitário Luiza Távora uma capacitação para profissionais de diversos setores da Administração Pública Municipal.

Das 13:00 ás 17:00 horas, Secretários municipais, vice-prefeito, técnicos da Saúde, Educação e Ação Social e membros de outros segmentos participaram da capacitação que teve como objetivo apresentar a política de gerenciamento e atuação da empresa, alem de mostrarem lições de bom uso por parte dos usuários de água e esgoto.

Além da GEINS,também estiveram presentes dando suporte ao evento, técnicos da gerencia do Vale do Acaraú e do Vale do Coreaú e focalizaram principalmente esclarecimentos sobre o tratamento de esgoto. Em Alcântaras, a Lagoa de Estabilização está em funcionamento desde Abril, porem o sistema ainda está em fase de entrega e implantação, onde algumas ligações ainda deverão ser feitas, e só em Novembro estará concluído, inclusive iniciando a cobrança da taxa de pagamento que é de 100 % em cima da taxa de água.

É bom ressaltar que este serviço, está disponível em somente 16 cidades em toda as gerências das Bacias dos Vales do Acaraú e Coreaú; Alcântaras é uma delas, sendo 8 concluídos e 8 em fase de entrega. Há ainda a cidade de Marco onde já foi assinada a “Ordem de Serviço.”

Na foto, a Lagoa do Estabilização do ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto) no ofinal da Avenida Antônio Rocha Freire, ao Oeste da cidade de Alcântaras.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bolsa Família " Beneficiários fiquem atentos"


Beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal devem ficar atentos na hora de receber seus benefícios.

Algumas famílias estão recebendo mensagem no extrato bancário do pagamento; é que no dia 31 deste mês termina o prazo da data limite para a atualização cadastral de algumas famílias que não estão em dia com o cadastramento, que é no mínimo de dois anos. Também estão sendo convovocados os beneficiários que não informaram no Cadúnico dados como a RAIS e o BPC.

As famílias que não revalidarem seus cadastros terão o benefício bloqueado a partir de Setembro de 2009, e ainda se não forem atualizados até Dezembro terão o benefício cancelado em Janeiro de 2010.

O melhor é que estas famílias se apresentem o quanto antes e não deixem para a última hora e evitem o bloqueio ou cancelamento. Alguns municípios estão fazendo as visitas, mas muitas famílias não são encontradas em casa.

É bom lembrar que os beneficiários devem procurar a gestora ou os responsáveis pelo programa em seu município, ou seja, quem mora em Alcântaras vá até a Secretaria de Ação Social que funciona no Centro Comunitários Luiza Távora, Já em Meruoca o setor do cadastramento único funciona no Complexo Turístico, assim como Coreaú, Moraújo , Massapê, Forquilha, Santana do Acaraú, em fim todos os municípios possuem o seu órgão responsável. Muitos procuram equivocadamente a casa do Cidadão em Sobral, que na verdade, lá só atende os beneficiários de Sobral.

Mais informações sobre esse assunto no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome no www.mds.gov.br/bolsafamilia

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pensamentos de hoje !




“Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.”

Outra:

“Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.”

Abraham Lincoln (12 de fevereiro de 1809 - 15 de Abril de 1865) foi o 16° (1861-1865) presidente dos Estados Unidos e o primeiro presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos.

Projeto do Vereador Anônio Marcos valoriza profissionais da Eduacação


No último sábado (08/08), realizou-se a 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Alcântaras, do 2° período legislativo no ano de 2009.

A Sessão era pra ter acontecido no dia 07/08, mas devido aos Festejos do Sítio São Bernardo, a Direção da Câmara decidiu adiar a Seção para o dia posterior as 10:00 h da manhã, no Salão da Câmara Municipal, em anexo a Prefeitura.

Nesta Sessão compareceram 08 Vereadores, apenas o Vereador Joaquim Freire Carvalho, não compareceu, porém, mandou sua justificativa. E 05 Vereadores fizeram o uso da Tribuna: Cleuvilândia Menezes, Manoel Freire, Antônia Maria, Wagner de Sousa e Antônio Marcos.

Dentre as matérias deliberadas nesta Sessão, destaca-se a votação relacionada ao Parecer do Tribunal de Contas dos Municípios, desfavorável as contas dos Ex-prefeitos Joaquim Ximenes de Carvalho e Gerardo Alves Carmo, relativo ao ano de 2004, e que por 05 votos a favor (Antônio Marcos, José Maurício, Wagner de Sousa, José Freire e Airton), 02 votos contra (Cleuvilândia Menezes e Manoel Freire) e 01 abstenção (Antônia Maria), as contas foram desaprovadas.

O Vereador Antonio Marcos ( Foto), apresentou um Projeto (Projeto de Lei n° 11/2009) que foi encaminhado a Sala das Comissões dessa Casa Legislativa. O Projeto trata de um Prêmio Alcântaras por uma Educação melhor e outras providências, ou seja, deve se premiar anualmente os funcionários que se destacarem na área da Educação no município com uma quantia em dinheiro, certificados e placas, com a finalidade de incentivar esses profissionais para melhorar ainda mais a Educação no Município.

Fonte: reportagem do Blog Alcântaras

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Terra voltou a tremer em Alcântaras na última segunda-feira


Ontem pequenos tremores voltaram a ocorrer em Alcântaras, o maior por volta de 10:10 da noite, e outro menor as 10:49.

Os tremores que ocorrem com freqüência no município de Alcântaras e parte das regiões de Sobral e Meruoca, na verdade vem ocorrendo desde 2006 e não do ano passado (2008) como muitos acreditam.

Brevemente este blog divulgará alguns detalhes do que mudou na vida das pessoas e na paisagem natural deste que estes fenômenos naturais começaram a ocorrer com mais freqüência em nossa região.
Atualizando: quarta feira 12 de Agosto a terra tremeu novamente, as 10:58 da noite.

Foto: Arquivo do Diário do Nordeste

Agricultores de Alcântaras receberão o Seguro Safra


Contrariando a reportagem do Jornal o Diário Nordeste do dia 28/07/2009, a prefeitura de Alcântaras estava regular com o Seguro Safra.

Entre os municípios que se apresentam como negativo para receber os benefícios estão Alcântaras, Coreaú e Senador Sá. De acordo com o presidente do Sindicato dos trabalhadores de Coreaú, Antônio Machado de Albuquerque, pelo menos 1.300 agricultores aguardam a regularização”. “Já em Alcântaras, o número de trabalhadores que esperam a ajuda do Governo Federal é pequena, algo em torno de 47. Em Senador Sá, são mais de 600 agricultores.” Diário do Nordeste 28/07/09.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, do Município de Alcântaras, declarou estar em dias com as obrigações para com o Seguro Safra desde o dia 02 de Abril de 2009, em Sobral, como mostra comprovante divulgado hoje no BLOG ALCANTARAS.

Outra contradição, o número de agricultores segundo Secretaria de Alcântaras seria 45 e não 47 como divulgado no Jornal.

TCM divulga prefeituras inadimplentes


Relação aponta diminuição da inadimplência de Prefeituras, apesar disso Alguns prefeitos cearenses ainda teimam em descumprir a legislação e deixam de prestar contas ao TCM.Leia um trecho da reportagem do Jornal o Diário do Nordeste de Hoje 11/08.

Situação:

"Apesar das dificuldades enfrentadas vários municípios regularizaram a sua situação ainda em maio. No mês de junho, conforme dados publicados pelo TCM em sua página na Internet, no dia nove de junho, somente em relação ao exercício de 2008, nove Prefeituras e três Câmaras continuavam em atraso com o SIM.

Em relação a 2009 a inadimplência atingia 12 Prefeituras e quatro Câmaras Municipais. Duas Prefeituras e uma Câmara foram relacionadas na condição dos que não haviam remetido e o restante, 10 Prefeituras e três Câmaras Municipais , constavam como inadimplentes apenas por atraso.

Ontem, 10 de agosto, o TCM divulgou a relação atualizada dos inadimplentes com o SIM. Em referência ao exercício deste ano, 2009, consta que apenas cinco prefeituras e duas câmaras municipais estão inadimplentes. A última prestação de contas da Prefeitura de Pacujá (Foto) refere-se ao mês de março. Portanto, deixou de mandar os balancetes de abril, maio e junho. As Prefeituras de Beberibe (CPAP), Carius, Quiterianópolis e Umari prestaram contas até maio, faltando junho.

As Câmaras Municipais de Catunda e de Carnaubal também estão inadimplentes. O último mês que a Câmara de Catunda prestou contas foi março, estando inadimplente em relação a abril, maio e junho. A inadimplência da Câmara de Carnaubal é maior ainda, tendo em vista que prestou contas apenas do mês de janeiro, estando em falta com fevereiro, março, abril, maio e junho. Em relação ao exercício de 2008 a inadimplência atinge apenas três Prefeituras e duas Câmaras municipais. O último mês que a Prefeitura de Pindoretama prestou contas foi setembro daquele ano."

Foto: panoramio

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Notícias da Região !


Comunidade do Sítio São Bernardo festejou neste ultimo final de semana o seu padroeiro São Vicente de Paulo...

Presidente Lula estará em Sobral dia 21 para aula inaugural do IFECE, depois sobrevoará o açude Taquara que está sendo construído no município Cariré...

Ordenação Presbiterial, trata-se de um filho de Coreaú, agora o novo “Padre José Marcone”...

Plebiscito para demolição da Igreja Matriz de Alcântaras terminou, o resultado foi o que todos já sabiam, a eleição só previa um resultado...foi para isso que tanto trabalharam....

Em pleno mês de Agosto, choveu em 14 municípios cearenses nas últimas horas segundo a Funceme.As maiores chuvas foram entre 10 e 15mm, em alguns municípios do Vale Jaguaribano. Em Alcântaras, muita chuva na noite de sexta 07/08 para sábado 08/08.

Anuário do Ceará será lançado hoje. Dentre as novidades, está o capítulo “Ceará Universitário”. Nele, destaque para a tabela com todos os cursos de graduação existentes no Ceará..,No capítulo “Radiografia das Cidades”, foram acrescentados os dados sobre a rede de proteção social - Previdência, Bolsa Família e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) - e o Índice da Educação Básica (Ideb) de cada município. “tomara que não venha com os eternos números atrasados, índice de 10 anos atrás, e outros erros básicos de sempre” no geral vale a pena conferir...

Dois homens encontrados mortos e em lugares diferente no Rio Acaraú em Sobral domingo ultimo dia 09/08. Um de 32 anos, foi encontrado ainda com um peixe na mão, e o outro um adolescente de 13 anos que tomava banho na ponte do pitinho.

A Secretaria Municipal de Educação de Alcântaras irá realizar amanhã, dia 11 de agosto de 2009 (terça-feira), a I Conferência Municipal de Educação de Alcântaras (come) com o objetivo de propor políticas educacionais que garantam a democratização de gestão e a qualidade social da educação...

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores