sábado, 16 de maio de 2020

DOIS MÉDICOS, ENFERMEIRA E PILOTO MORREM EM ACIDENTE DE AVIÃO EM SÃO BENEDITO


Médico estava internado com Covid-19 em Sobral e teria fretado aeronave para ir ficar com a família em Teresina, no Piauí. Um outro médico e uma enfermaria também estavam na aeronave e morreram

Atualizada às 23h29min

Quatro pessoas morreram após um avião de pequeno porte, que levava um paciente com coronavírus para Teresina, no Piauí, cair na Serra de São Benedito, município da Região da Ibiapaba, no Interior do Ceará, na noite desta sexta-feira, 15. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Sobral, as vítimas seriam o piloto, um médico que contraiu a Covid-19, identificado como Pedro José Ferreira de Meneses, outro médico e uma enfermeira. Acidente teria ocorrido por volta das 19 horas e foi confirmado pelo prefeito da cidade, Gadyel Gonçalves (PCdoB)

Segundo o Aeroporto de Sobral repassou ao Corpo de Bombeiros, o avião pousou no município com o piloto, um médico e uma enfermeira para auxiliar na transferência. Conforme o Tenente-coronel Moraes, a aeronave decolou de Teresina e buscou o paciente em Sobral. De acordo com a Secretaria de Saúde de Sobral, o médico fretou a aeronave para poder ficar perto da família. Pedro era um pneumologista piauiense com atuação no Ceará.

O piloto, Paulo César Magalhães Costa, tinha mais de 40 anos de experiência em aviação. Ele pilotava uma aeronave de modelo "Seneca" e já prestou serviços para o senador Ciro Nogueira (PP) e para o ex-governador do Piauí, Zé Filho. De acordo com os Bombeiros, as causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Perícia já estaria atuando na localidade da queda.
Paulo César Magalhães Costa tinha mais de 40 anos de experiência em aviação (Foto: Via WhatsApp O POVO) 
O POVO confirmou a decolagem da aeronave com o Aeroporto Petrônio Portela, no Piauí. Por telefone, funcionário da empresa de táxi aéreo Top Line confirmou a queda do avião. Equipes do Corpo de Bombeiros e unidades do Samu foram acionadas e encaminhadas ao local, na região entre as localidades Sítio Santa Rosa e Picadas. 

Conforme o prefeito de São Benedito, o Aeroporto Regional de São Benedito não tinha informações de pousos e nem de decolagens recentes previstas para esta sexta-feira. Na queda, o avião pegou fogo.

Segundo Miguel Melo, agente de turismo que mora em uma casa nas proximidades da serra, "houve um estrondo". "Eu desconfiei da queda porque ouvi um barulho muito forte quando ele sobrevoou minha casa. Ele estava muito baixo", relata. Conforme ele, testemunhas se aglomeram no local do acidente.
Imagens do local da queda do avião em São Benedito (Foto: Leitor via WhatsApp) 
Informações Jornal O Povo clicando AQUI

sexta-feira, 15 de maio de 2020

STF MANTÉM PRAZOS DO CALENDÁRIO ELEITORAL

O plenário do STF decidiu nesta quinta-feira (14) manter os prazos do calendário eleitoral para o registro de candidatura, filiação partidária, mudança de domicílio eleitoral e desincompatibilização de cargo público.

Esses prazos venceram em 4 de abril. O PP pedira sua suspensão por 30 dias, em razão das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.

Para Rosa Weber, relatora do caso, não foi demonstrado que a situação provocada pela pandemia viola os princípios da soberania popular e da periodicidade das eleições.

A presidente do TSE, que já havia concedido liminar mantendo o calendário, alegou ainda que a suspensão do prazo teria como consequência risco para a normalidade e a legitimidade das eleições.

Via Sobral em Revista

SANTA CASA DE SOBRAL ABRE UTI PARA ATENDIMENTO DE PACIENTES COM COVID-19

Com mais de 600 casos de Coronavírus confirmados no município de Sobral, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral em parceria com as secretarias da saúde municipal e estadual abre, nesta sexta-feira (15/05), uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos para receber pacientes de Sobral e dos demais municípios da Região Norte do Ceará. A Santa Casa também abrirá uma enfermaria com 14 leitos clínicos para prestar assistência aos pacientes com casos suspeitos e confirmados, mas que no momento encontram-se estáveis.

De acordo com o diretor-geral do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Klebson Carvalho, "O hospital disponibilizará toda a infraestrutura e equipe multiprofissional no combate a essa pandemia, pois a Santa Casa foi, é, e continuará sendo referência hospitalar para a Região Norte do estado do Ceará", disse o diretor.

Nesta quinta-feira (14/05), a secretária da saúde de Sobral, Dra. Regina Célia Carvalho, realizou uma visita ao local. "Com os leitos superlotados e a clínica Dr. Francisco Alves ainda em fase de conclusão encontramos juntamente com a direção da Santa Casa uma solução rápida. A abertura desses novos leitos é importante não só para Sobral, mas para toda a Região atendida pelo Hospital", destacou a secretária.

Via Sobral de Prima

quarta-feira, 13 de maio de 2020

TETO DE SALA DE AULA EM ESCOLA DE COREAÚ DESABA; NINGUÉM FICOU FERIDO

Parte do teto da Escola Municipal Raimundo Barroso Tabosa desabou Reprodução/VC Reporter
Prefeitura afirmou que o incidente pode ter sido causado pela chuva

Parte do teto de uma sala de aula da Escola Municipal Raimundo Barroso Tabosa, em Coreaú, no noroeste do Ceará, desabou na madrugada desta quarta-feira (13). Ninguém estava no local.

A instituição atende alunos do ensino infantil e fundamental, mas está com as aulas paralisadas desde março, em virtude da pandemia do novo coronavírus. 

A Secretaria de Educação de Coreaú afirmou que uma análise preliminar indicou que o desabamento foi causado pelas fortes chuvas que caíram na cidade nos últimos meses. 

A pasta informou que a última reforma na escola foi realizada há dois anos, mas não houve manutenção da parte do telhado que caiu nesta quarta-feira porque a estrutura "encontrava-se em perfeitas condições".

Segundo um morador da região, que preferiu não se identificar, a sala onde houve o desabamento tinha uma infestação de cupins. 

"As obras de recuperação da estrutura já iniciaram, sendo acompanhadas por equipe de Engenharia que buscará, além da reparação, esclarecer as causas possíveis do ocorrido", segundo a prefeitura de Cureaú.
Morador da região afirmou que havia reclamações sobre a estrutura da escola Reprodução / VC Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

segunda-feira, 11 de maio de 2020

GOVERNO DO CEARÁ ABRE MAIS 73 LEITOS PARA O TRATAMENTO DE PESSOAS COM A COVID-19

Os novos leitos, tanto de enfermaria como de UTI, foram instalados em unidades hospitalares na capital cearense, epicentro da doença no Ceará

A rede pública estadual de saúde segue recebendo novos leitos para o atendimento de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Serão mais 73 leitos, entre Enfermaria e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), abertos em hospitais administrados pelo Governo do Ceará em Fortaleza. O reforço foi anunciado nesta segunda-feira (11) pelo governador Camilo Santana, quando destacou a importância do isolamento social em permitir que o sistema público de saúde se prepare para atender a quem precisa.

“Ontem (10), nós abrimos mais 25 leitos no Hospital São José, aqui em Fortaleza. Hoje, estamos abrindo mais 11 leitos de UTI no Hospital Leonardo da Vinci, chegando a 120 leitos só de UTI, dos 230 do hospital. E amanhã teremos mais 37 novos leitos no Hospital de Campanha de Messejana. Todos os dias o Estado tem aberto novos leitos, tanto de UTI como de enfermaria”, explicou Camilo. O Governo do Ceará aguarda essa semana a chegada de 200 respiradores adquiridos no Exterior para ampliar ainda mais a rede pública.

Começa a surtir efeito
Desde sexta-feira (8) que está valendo em Fortaleza regras de isolamento social mais rígidas. O governador informou que a medida vem obtendo bons resultados e que tem ajudado a aumentar o percentual de cearenses dentro de casa. “Tenho acompanhado os números e as ações. Tem um site nacional que informa o nível de isolamento por estado. Nos últimos três dias o Ceará tem sido o primeiro lugar. Chegamos a mais de 54% de isolamento. Temos que alcançar em Fortaleza 70% de isolamento. Os dados da Prefeitura mostram que estamos, em média, entre 60% e 70%”, detalhou.

O gestor destacou que esse isolamento mais rígido na Capital também é para proteger as cidades do Interior, evitando que a transmissão ocorra com uma velocidade forte. Camilo aproveitou para reforçar junto aos gestores municipais a intensificação das ações preventivas. “Peço aos prefeitos que conversem com a população, que façam ações importantes na atenção básica, que busquem identificar as pessoas com sintoma, pois quanto mais cedo esse paciente começa a ser tratado, mais rápido ele se cura e evita ir para uma UTI”, comentou.

Testagem
O Ceará tem atualmente 17.599 casos confirmados de Covid-19, dos quais 8.655 já estão curados. Infelizmente, 1.189 acabaram indo a óbito por complicações decorrentes da doença. O Estado é um dos que mais realizam testes junto à população e segue buscando alternativas para ampliar a detecção, segundo o governador. “O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de testes realizados. Só perdemos para São Paulo e por uma diferença pequena. Estamos fazendo um contrato com uma nova empresa para fazermos mais teste. Quando mais você testa, mais você consegue planejar as ações de mitigação dessa pandemia e proteger melhor a população”, disse.

Fake news
Camilo Santana voltou a lamentar a prática delituosa de disseminação de notícias falsas por algumas pessoas em meio ao cenário atual. “Cada dia fico mais impressionado com o número de fake news nesse momento de pandemia. É muita maldade levar desinformação e mentira à população”. repudiou. Ele enfatizou que o Governo do Ceará criou um espaço em seu site para desmentir essas inverdades que prejudicam o processo transparente e a verdade dos fatos.

Governo do Ceará

A GROSSERIA DO HUMANO


Charge Amarildo. (Blog do Amarildo em 08.05.2020)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores