sexta-feira, 14 de maio de 2010

ALCÂNTARAS REALIZA CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


A mobilização está programada para o próximo dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o Conselho Municipal da Defesa da Criança e Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar de Alcântaras, convidam toda a Comunidade para participar da mobilização em combate ao abuso e violência sexual contra a criança e o adolescente.

A concentração acontecerá a partir das 09h00min da manhã no Centro Comunitário Luísa Távora; sede da Ação Social

Junte-se a nós e seja mais um protetor de nossas crianças e adolescentes
Lembre-se. Esquecer é permitir, lembrar é combater
Denuncie qualquer caso envolvendo criança e adolescente através do fone: 3640-1043. Apoio prefeitura Municipal de Alcântaras e secretarias municipais.

SOBRAL TERÁ OUTRO TIME DE FUTEBOL PROFISSIONAL O "SOBRAL SPORTING CLUB"

Surge na cidade de Sobral um novo time de futebol. Com um grandioso número de desportistas e apaixonados pelo futebol, o município terá uma equipe pertencente a cidade com uma estrutura definida e profissional, passando a ser um projeto esportivo social.

A idéia nasce entre o empresário Oman Carneiro em companhia de alguns amigos, num entendimento que Sobral necessita de uma equipe projetada com uma formação de base.
Neste momento, os idealizadores do Sobral Sporting Club mantém contato com times do futebol Nordestino afim de trocar experiências para viabilizar o time que será realmente de Sobral.

Reunião

Na noite da última quinta-feira (13) membros do Sobral Esporte Club, estiveram reunidos no escritório do empresário Oman Carneiro, onde foi debatido a formação do novo time de futebol, que estará representando Sobral e a Região Norte.
Presentes na reunião ao lado da bandeira de Sobral:
Oman Carneiro, Hermenegildo Sousa Neto, Eugenio Pacelli, Raimundo Filho, Tiago Donato, Veras, Rodrigo, Carlos Silvio, Jr. Boiadeiro, Bosquinho, Magela Galvão e o blogueiro Armando Costa.



Fonte: Blog Sobral de Prima, Foto: Fabiano Pequeno. Imagem; Bandeira do Município de Sobral

"Sobral já tem um time profissional, o Guarany de Sobral nunca foi Campeão Cearense, já participou da Série "B" do brasileiro, neste ano foi o grande líder em pontos corridos, mas foi apenas duas vezes vice-campeão 1° e 2º turno do estadual, sendo a terceira vez seguida pois no ano passado foi também do 2º turno. Em 2010 disputará a série "D" do brasileiro."

STF condena deputado federal Zé Gerardo (PMDB/CE) por crime de responsabilidade


Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ontem à noite procedente a Ação Penal (409), e com isso o condenar o deputado federal Zé Gerardo (PMDB/CE) pela prática de crime de responsabilidade, delito tipificado no art. 1º, inciso IV, do Decreto-lei nº 201/67.

Os fatos que levaram à condenação ocorreram quando Zé Gerardo era prefeito do município de Caucaia, no Ceará, ocasião em que usou na construção de passagens molhadas recursos transferidos pelo Ministério do Meio Ambiente ao município para a construção de um açude público.

A pena aplicada pela maioria dos ministros foi de dois anos e dois meses de detenção, convertidas em duas restritivas de direito: pagamento de multa no valor de 50 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade.

Julgaram procedente a ação, aplicando a pena de dois anos e dois meses, os ministros Carlos Ayres Britto (relator), Joaquim Barbosa (revisor), Eros Grau, Cármen Lúcia, e Ricardo Lewandowski.

Os ministros Marco Aurélio e Cezar Peluso votaram pela condenação, mas com pena inferior a dois anos, o que levaria à prescrição da pretensão punitiva. Já os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello votaram pela absolvição do parlamentar.

Fonte: Site do STF.(Icó Notícia)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

GOVERNADOR E PREFEITOS DO CEARÁ DISCUTEM MEDIDAS CONTRA EFEITOS DA ESTIAGEM


O governador Cid Gomes se reúne, nesta quinta-feira (13), às 11 horas no auditório do Palácio Iracema, com prefeitos cearenses.

O objetivo do encontro é discutir medidas para o enfrentamento dos efeitos da estiagem nos municípios. Da reunião participam também os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A média de chuvas neste ano foi pelo menos 15% inferior que a média histórica, segundo a Funceme.

De acordo com o chefe do Gabinete do Governador, Almircy Pinto, além de atender a uma solicitação da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), a iniciativa demonstra a preocupação do Governo Estadual em capacitar e preparar os municípios para o recebimentos dos recursos do Seguro Safra. “O Seguro Safra é fundamental para proteger os agricultores em épocas de seca", destaca. No Estado, dos 172 municípios inscritos, 96 ainda não pagaram nenhuma parcela ou estão com parcelas atrasadas. Aqueles municípios que não regularizarem sua situação até o próximo dia 15 de maio poderão ficar sem os recursos do Seguro. Almircy Pinto adiantou ainda alguns municípios estudam a possibilidade de decretarem estado de emergência.

Mais:

O Seguro Safra é um fundo formado por recursos dos agricultores (1%), municípios (3%), estados (6%) e União (20%). As verbas previstas destinadas ao Ceará nesse último período serão de R$ 174 milhões, que deverão beneficiar mais de 290 mil agricultores.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Foto: Web; divulgação

quarta-feira, 12 de maio de 2010

UM ANO APÓS A PRIMEIRA POSTAGEM

12 de Maio de 2009, publicamos a primeira postagem do Blog, passado o primeiro ano de existência, conquistamos bastante espaço, porém escrevo o que gosto o que acho importante, ou ainda aquilo que acho que vá contribuir para a nossa realidade realidade.

Não vou usar temas vagos somente para atrair leitores também vagos, por isso agradedeço os meus seguidores (formais e não declarados) e que os considero como pessoas extremamente valiosas.

Nesse um ano, tivemos postagens nossas divulgadas constatimente em sites de expressão regional, blog´s e até mesmo em jornais, além dos pequenos ou valorosos iniciantes assim como nós.

Para quem gerencia um blog sabe que não é nada fácil; tempo, responsabilidade, compromisso com os leitores e muitas vezes a falta de internet própria ou a disposição. Passei meses pensando em encarar o desafio e tinha certeza de que seria muito útil. Quando criei a conta do blog, passei dois meses para resolver escrever, e só depois de alguns meses escrevendo coloquei o marcador de visitas, e percebi que tinha muitos leitores fiéis.

Essa foi a primeira postagem

AOS LEITORES

"Um lugar compõe-se de seu povo e de sua história, o passado seja ele qual for, faz parte da história e, portanto é o registro daqueles que habitam ou habitaram um determinado lugar.
Para se existir história, tem que preservar a memória dos acontecimentos do presente e do passado, portanto um povo sem memória é um povo sem passado e conseqüentemente um povo sem história."

Obrigado
Edilson Angelo Alcântara: Autor do texto acima, e administrador do Blog

CRIME EM SANTANA DO ACARAÚ, UM "PRESO"MATA UM CARCEREIRO

O carcereiro Francisco das Chagas Assis Lima morreu nos corredores do presídio, antes de ser socorrido baleado na cabeça e no tórax

Um preso da cadeia pública de Santana do Acaraú, a 228 quilômetros de Fortaleza, tomou a pistola de um agente penitenciário, disparou contra o funcionário, e fugiu em seguida. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 12, no momento em que o carcereiro abria a cela do acusado, identificado como Francisco Filho da Ponte.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), o agente penitenciário Francisco das Chagas Assis Lima morreu nos corredores do presídio, antes de ser socorrido, baleado na cabeça e no tórax.

Nesta manhã, a Polícia fez contagem dos detentos para saber se mais homens haviam fugido. Somente o que disparou contra o carcereiro está foragido.

Francisco Filho da Ponte cumpria pena no IPPS e recentemente foi transferido à Cadeia Pública de Santana do Acaraú. Ele é condenado por tráfico de drogas e homicídio, e cumpria a pena em regime semi-aberto.

Redação O POVO Online

terça-feira, 11 de maio de 2010

SEGURO SAFRA: MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS MOSTRA ESTAR EM DIA COM O PROGRAMA


Matéria publicada no Portal Ceará Agora e republicada aqui, mostrava o município de Alcântaras como um dos inadiplentes do Programa Seguro Safra. A informação, segundo a secretaria de Agricultura de Alcântaras é incorreta como mostra a cópia do boleto bancário acima. (clique na imagem para melhor visualizar)

Segundo a secretaria de Agricultura, o município não só está em dias, como pagou a última parcela adiantada; com vencimento a partir do dia 15/05/2010, não só a quarta parcela do seguro já estaria pago, assim como as parcelas anteriores.

"Além de Alcântaras, tinhamos destacado os municípios de Sobral, Forquilha, Santana do Acaraú e Moraujo, o que já sabemos que a informação de Alcântaras estava incorreta."

SEGURO SAFRA: Divulgada lista com 92 municípios inadiplentes com o Programa

Sobral, Forquilha, Santana do Acaraú, Moraújo , além de outros municípios da zona norte cearense , aparecem na lista

A inadimplência de 92 municípios junto ao programa Seguro Safra, mais da metade do número de adeptos, 172, preocupa agricultores e famílias no interior cearense, que já sofrem com a “seca verde”. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) anunciou, na última semana, que o repasse de recursos aos homens do campo que perderam mais de 50% da plantação pode ficar prejudicado diante da omissão de prefeituras.

O prazo dado pela pasta para regularização da situação vai até o dia 15 de maio, próximo sábado. Ao contrário dos municípios, os cerca de 290 mil agricultores já pagaram a sua parte até o dia 15 de janeiro. Já os débitos dos prefeitos foram parcelados entre 15 de fevereiro e 15 de junho, mas a arrecadação tem sido pequena. Em entrevista ao Alerta Geral na última quinta-feira (6), o titular da SDA, Antônio Amorim, informou que “o grande problema é cumprir com as parcelas de contribuição, que é obrigação dos prefeitos dos 172 municípios que aderiram ao programa. (...) Para que possamos ter esse programa pronto para atender os agricultores”.

Confira, abaixo, a lista com o nome dos municípios que estão inadimplentes com o Seguro Safra:

1 - ACARAPE
2 - ACARAÚ
3 - AIUABA
4 - ALCANTARAS
5 - ALTO SANTO
6 - AMONTADA
7 - ARACOIABA
8 - ARARENDÁ
9 - ARARIPE
10 - ASSARÉ
11 - BARRO
12 - BARRUQUINHA
13 - BEBERIBE
14 - CAMPOS SALES
15 - CANINDÉ
16 - CARIDADE
17 - CARNAUBAL
18 - CASCAVEL
19 - CATARINA
20 - CAUCAIA
21 - CEDRO
22 - CHAVAL
23 - CHORÓ
24 - CROATÁ
25 - DEP. IRAPUAN PINHEIRO
26 - ERERE
27 - FORQUILHA
28 - FORTIM
29 - GENERAL SAMPAIO
30 - GRAÇA
31 - GRANJEIRO
32 - GUAIUBA
33 - HIDROLÂNDIA
34 - IBARETAMA
35 - IBICUITINGA
36 - ICAPUI
37 - IGUATU (regularizado)
38 - IPAPORANGA
39 - IPU
40 - IRACEMA
41 - IRAUÇUBA
42 - ITAIÇABA
43 - ITAITINGA
44 - ITATIRA
45 - JAGUARETAMA
46 - JAGUARIBARA
47 - JAGUARUANA
48 - JUAZEIRO DO NORTE
49 - LAVRAS DA MANGABEIRA
50 - MADALENA
51 - MARCO
52 - MAURITI
53 - MILHÃ
54 - MOMBAÇA
55 - MONSENHOR TABOSA
56 - MORAÚJO
57 - MORRINHOS
58 - MUCAMBO
59 - NOVA RUSSAS
60 - NOVO ORIENTE
61 - OCARA
62 - PACAJUS
63 - PACUJÁ
64 - PALHANO
65 - PARACURU
66 - PARAMOTI
67 - PEDRA BRANCA
68 - PIRES FERREIRA
69 - PORANGA
70 - POTENGI
71 - POTIRETAMA
72 - QUITERIANÓPOLIS
73 - QUIXADÁ
74 - QUIXELÔ
75 - QUIXERAMOBIM
76 - RUSSAS
77 - S. GONÇALO DO AMARANTE
78 - SANTA QUITÉRIA
79 - SANTANA DO ACARAÚ
80 - SÃO BENEDITO
81 - SENADOR POMPEU
82 - SOBRAL
83 - SOLONÓPOLE
84 - TABULEIRO DO NORTE
85 - TAMBORIL
86 - TAUÁ
87 - TEJUÇUOCA
88 - TRAIRI
89 - UMIRIM
90 - URUBURETAMA
91 - URUOCA
92 - VÁRZEA ALEGRE

Por: Márcio Dorneles (Portal Ceará Agora)
Foto: Web, divulgação

CARIRI: TRE cassa prefeito e Jardim terá novas eleições


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na noite desta segunda-feira, o mandato do prefeito eleito em 2008 Fernando Neves da Luz, do PMDB. O vice-prefeito Etelvino Bringel, também, perdeu o mandato. Com a decisão, Jardim terá novas eleições para prefeito. A data do pleito ainda será definida pelo TRE. É a segunda decisão do Tribunal Regional Eleitoral contra Fernando da Luz, que chegou a ser cassado, mas, após embargo, conseguiu se manter no poder. Agora, a decisão é definitiva.


Filiado ao PMDB, Fernando da Luz foi denunciado por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2008. O Ministério Público Eleitoral encontrou provas de crimes eleitorais a partir de investigações de denúncias sobre privilégio na execução de obras pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com as investigações e provas encontradas, o Ministério Público Eleitoral denunciou Fernando da Luz que, nesta segunda-feira, acabou o cargo de prefeito. Fernando havia vencido as eleições na disputa com o candidato do PT José Alavares Coutinho Júnior.


Antonio Oliveira (Portal Ceará Agora)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ALCÂNTARAS ACORDA COM UM TREMOR DE TERRA


O tremor ocorreu por volta das 05:00 hs da manhã de segunda-feira. Alguns minutos antes, micro tremores também já tinha sido sentido pela população.

Mesmo sem causar grandes danos, os tremores que ocorrem na região de Alcântaras e Sobral, continua a assustar a população. Ainda há muitas especulações de que a crosta do Ceará estaria em perigo devido aos constantes tremores de terra, outros estudiosos garantem que pelo o fato do Brasil, e em questão o Ceará se encontrar no meio da placa tectônica sul-americana, não há perigo de catástrofe. Enquanto isso a defesa civil do estado prepara a população da região com fóruns e palestras a fim de organizar e preparar a população para possíveis eventualidades.

Mesmo com o fenômeno bastante comum na região, ao ver o chão em “turbulência”, um tremor de terra é sempre recebido por espanto pela a população, para muitos, nunca os fenômenos serão visto como algo normal. Na foto, um sismógrafo na localidade de sítio São Luís, mostra que a região está em constante monitoramento.

O tremor de hoje ocorreu por voltas das 5:00 da manhã, durante a noite e madrugada outros micro tremores também foram sentidos.

Escrito por Edilson Angelo

domingo, 9 de maio de 2010

PT faz encontro da executiva para reforçar Pimentel como candidato ao Senado


A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores vai discutir conjuntura política e estratégia eleitoral nesta segunda-feira, a partir das 18 horas. O encontro ocorrerá na sede do partido.

Em pauta tambem os preparativos para a realização do Congresso Estadual do que ocorrerá no próximo dia 22, que deverá contar com a presença do presidente nacional petista, José Eduardo Dutra.

Do encontro desta segunda-feira, deve sair fortalecida a tese de um pré-candidato do PT a uma vaga de senador, cujo nome cotado é o do ex-ministro da Previdência Social, o deputado federal José Pimentel.

Blog do Eliomar (Foto – Paulo Moska)

CERVOS OU VEADOS, ESTÃO SENDO MORTOS EM ALCÂNTARAS


Agricultura em decadência, aumento das matas no município, e o reaparecimento frequente de animais considerados raros em nossa fauna, como a onça, e o veado e outros.

Animais são mortos e retirados na natureza são apresentados como um troféu. É comum na cidade a notícia de um ou outro caçador que tenha matado um veado a tiros de espingarda. Apesar de gostar a andar a noite, ao se sentir seguro o animal também é avistado durante o dia, e ao notar qualquer coisa diferente, levanta a cabeça e se mantém imóvel, com as orelhas em pé, pronto para a fuga, o que nem sempre é possível, pois apesar de muito veloz, o chumbo da espingarda é bem mais rápido. Muitas vezes o animal ferido vai cair em outro local.

A espécie é encontrada em Alcântaras, estamos falando do veado-campeiro, que além cervo-do-pantanal são as duas principais espécies das oito que ocorrem no Brasil.

Os veados, também chamados de cervos, são mamíferos considerados tímidos e praticamente indefesos e por isso são predados por quase todos os carnívoros, inclusive o homem principalmente por meio da destruição do seu habitat ou através da caça ilegal e indiscriminada. O que não podemos mais aceitar em nosso município de Alcântaras e em nenhum lugar, tem apenas uma cria de cada vez, o que dificulta ainda mais a sua multiplicação, e por isso a espécie está ameaçada de extinção.

Segundo o nosso blog apurou, a caça a esses animais em Alcântaras, são feitos principalmente por caçadores esportistas, ou seja, aqueles que embora utilizem a cerne para comer, mas são pessoas que não precisam da caça para sobreviver, e sim por pessoas assalariadas. E mesmo que não fosse não justificaria o crime.

Saiba mais:

Existem mais de 60 espécies de veados. Alguns tipos de veados vivem em desertos. Outros vivem em terras frias, em campos, pântanos, bosques ou florestas.

O veado-campeiro: Sua altura varia de 1,20m a 1,45 m, pesando de 30 a 40 kg. O comprimento do corpo com a cabeça varia de 1,1m a 1,3 m, e a cauda vai de 10 cm a 15 cm.

Escrito por Edilson Angelo
Imagem: Web, divulgação

AMOR DE MÃE: o amor mais puro !


Domingo, 09 de Maio de 2010, dia dedicado a todas as mães

Em 1914, o presidente norte americano Woodrow Wilson oficializou a data do dia 9 de Maio dedicado as mães, em Portugal, a data é assinalada no 1º domingo de Maio, que é o mês de Maria, mãe de Jesus e no Brasil no 2º domingo.

Para quem tem, ou já teve mãe, todos os dias são os momentos para se refletir sobre esse que é considerado o amor mais puro!

Parabéns mamães de todo o mundo

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores