sábado, 24 de outubro de 2015

ÚLTIMA NOVENA DA FESTA DE N.S.PERPÉTUO SOCORRO ACONTECE NESTE SÁBADO (24)

Festa de N.S. Perpétuo Socorro - Alcântaras - CE
Hoje acontecerá a última novena da tradicional Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Alcântaras.

Este ano a festa está superando todas as expectativas, muito organizada e participativa. Na noite de ontem, uma multidão poucas vezes vista na nova Praça da Matriz, onde na ocasião da 8º Noite e dedicada aos órgão públicos, foi bingada duas motos 0 KM.

A festa segue e termina neste domingo 25.
Imagens: Divulgação, Paróquia de Alcântaras

BISPO DE SOBRAL CELEBRARÁ MISSA EM ALCÂNTARAS

Dom Vasconcelos visita Paróquia de N.S Perpétuo Socorro neste domingo
O novo Bispo da Diocese de Sobral, será recepcionado próximo Domingo, 25, pelos paroquianos de Alcântaras. 

Dom Vasconcelos que virá a cidade de Alcântaras pela primeira vez e será acolhido pela comunidade católica na entrada da cidade, de onde sairá em caminhada até a Igreja Matriz. O Presbítero que também irá celebrar a missa dominical matutina, participará do encerramento dos Festejos da Padroeira em 2015. 

Dom José Luís Gomes de Vasconcelos foi nomeado pelo em julho de 2015 pelo Papa Francisco como 7ª bispo da Diocese de Sobral é natural de Guaranhus - PE e já administrava a corte diocesana sobralense desde fevereiro passado.

Na Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro onde é comum a visita do Bispo Diocesano em eventos como a Crisma, a última visita oficial do 6ª bispo de Sobral ocorreu em 04 de fevereiro de 2011.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

HOJE TEM JOGO AMISTOSO: SELEÇÃO DE ALCÂNTARAS E GUARANY DE SOBRAL

No destaque da imagem os conterrâneos e amigos Tininho (Gurany) e Monoelzinho (Seleção de Alcântaras): os dois são destaques nos times.

O Jogo acontece no Campo Virgilhão na cidade de Alcântaras.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

GOVERNADOR INICIA NESTE SÁBADO AÇÕES DA CIOPAER E RAIO NA REGIÃO NORTE

O governador Camilo Santana dá início, neste sábado (24), às 9h30, em Sobral, a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, às 11 horas, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral.

Em julho, em Juazeiro do Norte, o governador deu início à descentralização do policiamento especializado com o início das atividades permanentes da Ciopaer, Raio e do Batalhão de Divisas, no Cariri e, no caso deste último, também nas fronteiras do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte.

Camilo Santana destaca que a interiorização das ações está inserida em contexto de ampla reformulação do sistema de segurança no Ceará. “Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão”.

Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na Região Norte. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12, que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.

As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.

A entrada em operação da base em Sobral representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com aeronaves baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, a Coordenadoria leva mais de uma hora para alcançar o extremo norte do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.

Essa base proporcionará que o tempo resposta da Ciopaer para atendimento, em qualquer ponto do Ceará, caia para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral encontram-se em extremos de nosso Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. A aeronave baseada em Sobral será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atender mais de um milhão de habitantes.
Ampliação do BPRaio

Ao todo, 53 profissionais do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), divididos em oito equipes, atuarão na AIS 12, que é parte do Interior Norte. Trinta e três municípios serão beneficiados – Sobral, Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja, Martinópole, Uruoca, Senador Sá, Tianguá, Viçosa do Ceará, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Graça, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Pires Ferreira, Ipu, Moraújo, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré, Reriutaba, Varjota, Pacujá, Mucambo, Frecheirinha, Coreaú, Alcântaras e Meruoca.

Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o Batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação. O treinamento em Quixadá já teve início no último mês de setembro.

Com SSPDS (Via Site Ceará Agora)

AL/CE APROVA AUTORIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMO PARA INVESTIMENTOS NA SAÚDE PÚBLICA

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na noite desta quinta-feira (22/10), mensagem de autoria do Poder Executivo que autoriza o Estado a contrair empréstimo da ordem de US$ 123 milhões, a serem investidos em saúde pública.

A proposição do Governo, mensagem nº 7.786/2015, que acompanha projeto de lei nº 67/15, foi aprovada com 29 votos a favor e cinco contra, com obstrução do PMDB e do PSB. Com isso, os parlamentares autorizaram o Poder Executivo a contratar financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no âmbito do Programa de Expansão e Melhoria de Assistência e Melhoria de Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará.

Os recursos serão empregados na construção do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, compra de equipamentos para a unidade, construção de uma policlínica de Fortaleza e do Hospital Metropolitano, entre outros investimentos. Três emendas de Plenário foram apresentadas à mensagem, de autoria dos deputados Capitão Wagner (PR), Drª Silvana (PMDB) e Audic Mota (PMDB). Todas foram rejeitadas. Também foram apresentados três recursos para votação de cinco emendas já rejeitadas nas comissões técnicas da Casa, mas também não foram aprovadas. 

Também foram aprovados dois requerimentos de autoria do líder do Governo, deputado Evandro Leitão (PDT), propondo a tramitação em regime de urgência dos projetos de leis do Poder Executivo que acompanham as mensagens 7.896/2015, que dispõe sobre o Sistema de Conta Única de Depósito sob Aviso à Disposição da Justiça, e a 7.897/2015, que autoriza a transferência de recursos financeiros por meio de convênios para a Associação dos Atingidos por Barragens em Defesa do Meio Ambiente (Abama).

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: AL-CE)

MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ COMEMORAM OS ÚLTIMOS RESULTADOS OBTIDOS NA EDUCAÇÃO

Pegamos como base as publicações do blog Sobralense Sobral de Prima, mas inúmeras publicações estão na internet com vários municípios da região norte do Ceará comemorando os bons índices/resultados obtidos na educação.

Seria interessante que a Secretaria de Educação de Alcântaras divulgasse algo ou avaliação, sobre como anda a educação no município e assim repassar para os leitores internautas. Tá Boa, tá ótima, tá regular?

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

REDUÇÃO DO 'FPM' NO CEARÁ CHEGA A 15,56% EM 2015, DIZ AGUIAR

O deputado Sérgio Aguiar (Pros) anunciou para a próxima segunda-feira (26), às 11 horas, o lançamento da Carta do Ceará, por dirigentes e prefeitos da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). O documento aponta a crise financeira que atravessam os municípios e “pede a redução dos cortes que estão sangrando as finanças públicas municipais”, conforme salientou o parlamentar.

Sérgio Aguiar explicou que a carta irá retratar a crise financeira, provocada, principalmente, pela redução dos repasses federais. “O segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios, no mês de outubro, implicou uma queda de 0,84%, em termos reais. Com isso, a maioria dos municípios não teve como fazer o repasse do duodécimo para as câmaras municipais, incorrendo em infração na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ao longo do ano, o FPM já acumula redução de 3,35 bilhões, correspondentes a 15,56% de queda”.

Mesmo com a redução dos repasses, o deputado salientou que as despesas municipais continuam se ampliando, a partir dos aumentos do piso salarial dos professores, salário mínimo, de energia e de combustível.

O deputado revelou ainda que as lideranças municipais terão, amanhã, audiência com a presidente Dilma Rousseff, buscando uma alternativa às reduções dos repasses. “A direção da Confederação Nacional dos Municípios e a Associação Nacional dos Municípios irão tratar da queda brutal das receitas municipais. Se não houver uma alternativa, os municípios não terão condição de pagar o décimo terceiro e dezembro aos servidores”, alertou.

Segundo o deputado, os prefeitos de Acaraú , Camocim, Orós e Tauá tomaram a decisão de cortar os maiores salários dos municípios, que são os dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, para evitar cortes nos assalariados, por conta da crise que se instalou em todo o País.

Com Agência AL (Via Site Ceará Agora)

DEPUTADOS LAMENTAM MORTE DO JORNALISTA EDILMAR NORÕES

Na abertura dos trabalhos da sessão plenária da última terça-feira (20/10), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), registrou pesar e lamentou a morte do diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões. Segundo o presidente, a trajetória do jornalista e suas análises políticas eram amplamente acompanhadas pelos cearenses.

“Para além da sua atuação como profissional dentro do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, que atuava como diretor de programação, era uma liderança dentro da categoria dos jornalistas e um dos profissionais mais respeitados nos vários segmentos”, ressaltou o parlamentar.

Para Zezinho Albuquerque, “a imprensa e todo o Ceará perdem um grande cidadão, que deixa um grande legado a todos que acompanharam a sua trajetória”. “Que Deus conforte familiares e amigos do meu querido amigo Edilmar Norões”, disse o presidente.

Acatando a sugestão do presidente da Casa, o Plenário 13 de Maio fez um minuto de silêncio em pesar pela morte do jornalista.  Em seguida, vários deputados se manifestaram e destacaram o trabalho dele na imprensa cearense.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou que “a imprensa cearense e brasileira estão de luto pela perda de um homem que cultivou amigos ao longo da vida e realizou um valioso trabalho pelo desenvolvimento do jornalismo no País”.

O deputado João Jaime (DEM) ressaltou que “a imprensa e a política cearense perdem o maior analista político de todos os tempos do jornalismo local, que sempre norteou a todos com seus comentários, análises e projeções sobre o cenário político”.

Já o deputado Fernando Hugo (SD) lamentou o “hiato que se cria na imprensa brasileira com a ausência de Edilmar Norões”, e agradeceu “a oportunidade de ter convivido com alguém que durante todo este tempo encheu o Ceará de informação com suas notícias encantadoras e precisas”.

Os deputados Capitão Wagner (PR), Odilon Aguiar (Pros), José Sarto (Pros) e Ferreira Aragão (PDT) também lamentaram a morte de Edilmar Norões e manifestaram solidariedade aos amigos e familiares do jornalista.

Assessoria de Imprensa - AL/CE
Foto: Máximo Moura

MERCADANTE: MAIS DE 6,4 MILHÕES DE ALUNOS JÁ CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO NO ENEM

O ministro da Educação orienta os alunos que vão fazer o Enem para que imprimam, com antecedência, o cartão de confirmação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (22) que 6.414.700 estudantes já acessaram o cartão de confirmação para saber o local e o horário em que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Ao todo, 7,7 milhões de alunos se inscreveram para fazer as provas, que estão marcadas para o próximo fim de semana.

Ao participar de entrevista no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Mercadante avaliou o número como excelente e lembrou que muitos estudantes ainda devem confirmar participação ao longo do dia de hoje e de amanhã (23).

O ministro orientou os alunos para que imprimam, com antecedência, o cartão de confirmação do exame, já que o processo este ano está sendo feito apenas pela internet. Ele lembrou que o cartão deve ser colocado próximo a um documento com foto e a uma caneta preta de material transparente, para que nenhum dos itens seja esquecido nos dias de prova.

“Sempre tem brasileiro que deixa para a última hora. Não façam isso”, disse.

Da Agência Brasil (Foto: Marcelo Camargo)

(ENEM 2015) 189 ALUNOS PRESTARÃO EXAME EM ALCÂNTARAS

Estudantes alcantarenses farão provas nos municípios de Coreaú e Sobral
Mais de cem estudantes da rede estadual de ensino de Alcântaras, Zona Norte do Ceará, deverão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio durante este final de semana.

Os cartões de confirmação que já estão disponíveis para consulta e impressão no site do Inep listam 189 alunos da Escola de Ensino Médio Francisco de Almeida Monte, que devem realizar as provas neste sábado e domingo nas cidades de Coreaú e Sobral. 

De acordo com a Escola além de lanche, transporte, e material personalizado também será fornecido almoço aos estudantes participantes.Em comparação ao ano passado o número de estudantes alcantarenses inscritos para o processo é 43.95% menor que a edição anterior quando mais de 400 alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio prestaram o exame.

 Em todo o Ceará mais de 486 mil estudantes da rede estadual de ensino devem participar do Enem em 2015. Os inscritos que devem ficar localizar antecipadamente os locais de provas também precisam ficarem atentos ao horário de fechamento dos portões nas cidades de Coreaú, Distrito de Araquém e Sobral devido o horário de verão 

Do blog o Serrano (Via Portal Jovem)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores