sábado, 28 de janeiro de 2017

MUNICÍPIOS SÃO OBRIGADOS A FAZER LEVANTAMENTO DE INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI

Resolução do Ministério da Saúde publicada hoje (27) no Diário Oficial da União torna obrigatória a realização de levantamento entomológico de infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país. O texto também estabelece que as informações sejam enviadas às secretarias estaduais de saúde e, posteriormente, ao Ministério da Saúde.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada levando em consideração os diversos condicionantes que permitem a manutenção de criadouros do mosquito, a cocirculação de quatro sorotipos da dengue no país e a existência de grande contingente populacional exposto previamente a infecções pelo vírus, aumentando o risco para ocorrência de epidemias com formas graves da doença e elevado número de óbitos.

A pasta também considerou a identificação de casos de febre chikungunya, com transmissão autóctone comprovada em alguns municípios e risco iminente de expansão, além do surto do vírus Zika e sua rápida dispersão para todas as regiões do país, provocando epidemias importantes acompanhadas de graves manifestações neurológicas em adultos e recém-nascidos.

Ainda segundo o ministério, levantamentos de índices de infestação devem ser utilizados como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito. A proposta é que municípios infestados com mais de 2 mil imóveis realizem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), enquanto as cidades infestadas com menos de 2 mil imóveis terão de fazer o Levantamento de Índice Amostral.

Já localidades onde não há infestação deverão realizar monitoramento por ovitrampa ou larvitrampa (armadilhas que identificam a presença de mosquitos na região) ou outra metodologia validada. As informações geradas após cada levantamento realizado deverão ser consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde e enviadas ao ministério. A resolução entra em vigor hoje.

Em 2016, das 3.704 cidades aptas a participar do LIRAa, 2.284 integraram a edição – o equivalente a 62,6% do total. Os dados mostram que, até novembro do ano passado, pelo menos 885 municípios brasileiros estavam em situação de alerta ou de risco de surto para dengue, Zika e chikungunya. O número representa 37,4% das cidades pesquisadas.

Da Agência Brasil

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PROUNI OFERECE 214 MIL BOLSAS NO PRIMEIRO SEMESTRE; INSCRIÇÕES COMEÇAM NA TERÇA

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) serão abertas à 0h de terça-feira (31). Ao todo, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos no primeiro semestre deste ano. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. Segundo o Ministério da Educação (MEC), essa é a maior oferta de vagas desde a criação do programa.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391, parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade. As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do programa. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

ProUni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Da Agência Brasil

GOVERNADOR DECRETA GRATUIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS

Arte Yuri Lobato
O decreto também obriga as administradoras dos terminais rodoviário a disponibilizar, no mínimo, duas cadeiras de rodas, a instalação de rampas, elevadores e portas adaptadas.

O governador Camilo Santana regulamentou a Lei Nº 12.568, de 3 de abril de 1996, alterada pela Lei Estadual nº 16.050, de 28 de junho de 2016, que institui o benefício da gratuidade para pessoas com deficiência e com hemofilia, comprovadamente carentes, nos serviços regulares de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Ceará e a obrigatoriedade de disponibilização de cadeiras de rodas nos terminais rodoviários para pessoas com deficiência. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quarta-feira (25).

Serão reservados até dois assentos em cada viagem realizada no Serviço Regular Interurbano Convencional e até um assento em cada viagem realizada no Serviço Regular Interurbano Complementar, preferencialmente na primeira fila de poltronas. Para as viagens do Serviço Regular Metropolitano Convencional e do Serviço Regular Metropolitano Complementar, não há limitação na quantidade de assentos reservados.

"Esta ação é mais uma atenção que o Estado, através de suas políticas públicas, dispõe para garantir uma vida mais digna. O decreto traz um prazo de seis meses para implementação, mas já temos a determinação do governador Camilo Santana para fazer o mais rápido possível. Em breve estaremos lançando o cadastro, anunciando as regras e permitindo que as pessoas possam usufruir efetivamente desse direito. Todas as cidades da Região Metropolitana receberão esse benefício para o transporte e o interior do Ceará também. Nas viagens intermunicipais de longa distância e em Fortaleza já temos um beneficio similar", afirma Igor Ponte, superintendente do Detran.

A deficiência do requerente deverá ser comprovada mediante laudo específico padronizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e pela Secretaria de Saúde do Estado, original, com carimbo e assinatura de médico, expedido por profissional vinculado ao Detran/CE, à Rede de Saúde Pública Estadual ou outra instituição conveniada.

O decreto também obriga as administradoras dos terminais rodoviário a disponibilizar, no mínimo, duas cadeiras de rodas para a utilização por pessoas portadoras de deficiência física ou mobilidade reduzida, providenciar a instalação de rampas, elevadores e portas adaptadas.

Site Governo do Ceará/Thiago Sampaio

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CEARÁ ACOMPANHA MÉDIA NACIONAL E BATE RECORDE EM NÚMERO DE AÇÕES TRABALHISTAS

Imagem: Divulgação internet
A quantidade de ações trabalhistas no Ceará em 2016 foi 8,7% superior ao que havia sido registrado em igual período do ano imediatamente anterior. Foram 66.850 novos processos contra 61.455 (em 2015) e 51.227 (em 2014). Os números são do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7) e comprovam o aumento contínuo desse tipo de reclamação judicial. É como se surgisse um novo processo trabalhista a cada oito minutos nas Varas espalhadas por todo território cearense. 

O aumento de novos processos no estado acompanhou o crescimento nacional. No Brasil, foram mais de três milhões de novos processos protocolados, no ano passado, conforme o Ministério do Trabalho. Para o advogado Carlos Henrique Cruz, da CHC Advocacia, a principal causa desse fenômeno é o cenário de recessão que atingiu o mercado de trabalho. "Atribuo isso à grave crise que estamos atravessando. Com empresas, bancos e indústrias em dificuldades, estão sendo reduzidos os postos de trabalho, além do aparecimento de planos de demissões voluntárias. O que torna natural o crescimento das reclamações na Justiça", aponta.

Outros motivos na opinião do especialista são a própria evolução tecnológica e a rapidez no andamento dos processos trabalhistas no Ceará. "Nessa era digital, ficou mais fácil para o trabalhador obter informação, tendo, assim, ainda mais conhecimento sobre os seus direitos. Além disso, o trabalho excepcional dos membros do Tribunal daqui do estado em dar celeridade aos processos traz confiança para que as pessoas passem a procurar mais a Justiça", acredita. 

Segundo o advogado, se for confirmada a previsão de perda de um milhão de empregos para este ano, os registros de novos processos trabalhistas continuarão crescendo na Justiça do Trabalho no Ceará e no Brasil, em 2017.  

Mais informações: 
Assessoria de imprensa CHC Advocacia
Ilo Santiago Jr - (85) 99988.1144 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

IFCE SOBRAL REALIZA JORNADA DE FÍSICA COM PALESTRAS SOBRE GRANDES CIENTISTAS

Evento será realizado entre 9 e 19 de maio. Inscrições estão abertas.

Estão abertas as inscrições para a "Jornada de Física", que tem como tema "Grandes cientistas: vida e obra". Este ano, o evento, realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), ocorre em Sobral, no Centro de Educação a Distância (CED), entre os dias 9 e 19 de maio.

Ao todo, serão 16 palestras sobre os principais cientistas que revolucionaram o mundo. Entram na lista nomes como Albert Einstein, Arquimedes de Siracusa, Carl Friedrich Gauss, Galileu Galilei, Isaac Newton e Stephen Hawking. A programação conta ainda com oito minicursos.
A inscrição é pela Internet (https://jf.vpeventos.com/). O primeiro lote, no valor de R$ 15, vai até o dia 24 de março.

Esta é a primeira edição do evento, que se propõe ao encontro e à partilha de saberes entre alunos e professores das licenciaturas, instigando o gosto pela ciência e pela docência. O evento tem a correalização do IFCE Tianguá, IFCE Acaraú, IFCE Crateús e Instituto Federal do Piauí (campus Picos)

Serviço:
Jornada de Física
Quando: 9 a 19 de maio
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-030 

Tiago Braga - Jornalista

BOLETOS VENCIDOS PODERÃO SER PAGOS EM QUALQUER BANCO A PARTIR DE MARÇO

Boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 13 de março. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo cronograma (veja abaixo) divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Segundo a Febraban, no país, são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. Todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar, além da permanência de um código de barras.

Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, será feita uma consulta ao novo sistema para checar as informações. “Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, informou a Febraban. 
Para melhor visualizar, clique na imagem

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DIOCESE DE SOBRAL DEFINE DATAS DAS POSSES CANÔNICAS

Pe. Herlandino Sampaio Paiva
Foram definidas as Posses Canônicas dos novos Párocos e Vigários Paroquiais da Diocese. As definições aconteceram durante uma reunião no Centro de Treinamento de Sobral/CETRESO, coordenada pelo Bispo Diocesano, Dom José Luiz de Vasconcelos, contando com as presenças dos Padres envolvidos nas nomeações e transferências, anunciadas respectivamente no último dia 17/12, no encerramento da Assembleia Diocesana de Pastoral.

Acompanhe abaixo, lista completa dos futuros Párocos, Vigários Paroquiais, respectivas Paróquias, Áreas Pastorais, datas de suas posses e horários:

  • Pe. Francisco Eufrásio Pontes Ribeiro, Área Pastoral São Francisco de Rafael Arruda/Sobral, dia 28 de Janeiro, às 19h;
  • Pe. Francisco de Assis Neto, Área Pastoral Nossa Senhora da Saúde do Jordão/Sobral, dia 31 de Janeiro, às 19h;
  • Pe. Marcos Antônio Bezerra Uchôa, Área Pastoral de São João Batista de Celsolândia/Acaraú, dia 31 de Janeiro, às 19h;
  • Pe. Lucas do Nascimento Moreira e Pe. Francisco Florêncio da Costa, Paróquia São José do Sumaré, dia 03 de fevereiro, às 18h30; 
  • Pe. José Canafístula Gomes (Pe. Berg), Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Taperuaba/Sobral, dia 09 de Fevereiro, às 18h00;
  • Pe. José Lucione Queiroz Holanda/Pe. Herlandino Sampaio Paiva, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Catedral/Sobral, dia 11 de Fevereiro, às 18h30;
  • Pe. Antônio Denílson de Sousa/Diácono Valdir Braga, Paróquia Nossa da Piedade de Coreaú, dia 12 de Fevereiro, às 18h00;

*Diácono Valdir Braga será Ordenado Presbítero no dia 27 de Janeiro, às 18h30, no Santuário de São Francisco, em Sobral;

  • Pe. João Jesuíno Marques, Paróquia de São João Batista do Pacujá, dia 18 de Fevereiro, às 18h;
  • Pe. João Batista Vasconcelos/Diácono José Elmir Gomes, Paróquia São Sebastião de Ipu, dia 21 de Fevereiro, às 19h; 

*Diácono Elmir será Ordenado Presbítero, no dia 04 de Fevereiro, em Taperuaba/Sobral;

  • Pe. João Batista Oliveira, Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Moraújo, dia 19 de Fevereiro, às 18h;
  • Monsenhor Manuel Rômulo da Rocha, Paróquia Imaculado Coração de Maria/Morrinhos, dia 20 de Fevereiro, às 19h;
  • Pe. Raimundo Nonato Timbó de Paiva, Paróquia de São Manuel/Marco, dia 23 de Fevereiro, às 19h; 
  • Pe. Jacó Sidarta de Sousa Vieira, Paróquia Senhora Sant´Ana/Varjota, 23 de Fevereiro, às 19h;
  • Pe. Marcos Antônio Ribeiro da Silva, Paróquia Senhora Sant´Ana de Mucambo, dia 23 de Fevereiro, às 19h;
  • Pe. Eufrázio da Silva Filho, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Reriutaba, dia 24 de Fevereiro, às 19h;
  • Pe. Aristides de Oliveira Carneiro, Paróquia Nossa Senhora de Fátima/Sobral, dia 03 de Março, às 18h;
  • Pe. Antônio José Viana Monte, Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Groaíras, 04 de Março, às 18h;
  • Pe. João Batista de Sousa Mesquita, Paróquia Santo Antônio de Cariré/Vigário Paroquial.  Sua apresentação na Paróquia será posteriormente divulgada.

Setor de Comunicação da Diocese (Reeditado por visão Norte)

POR UNANIMIDADE PREFEITO IVO GOMES FOI ELEITO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO DE SAÚDE

Ivo é o atual Prefeito do município de Sobral
Por unanimidade, na segunda-feira (23/01), o prefeito Ivo Gomes foi eleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral, composto por 24 municípios. A eleição ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O mandato do novo presidente é de dois anos. De acordo com Ivo Gomes, a principal meta que será buscada até 2019 é a de otimizar os recursos gastos na área da saúde, oferecendo mais eficiência nos serviços prestados pela Policlínica e Centro de Especialidades Odontológicas de Sobral. 

Blog da prefeitura de Sobral (Via Política em Evidência)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

IFCE SOBRAL DIVULGA EDITAL PARA INSCRIÇÕES NO SISU 2017.1

São 175 vagas para o semestre 2017.1. Inscrições têm início no dia 24 de janeiro.

Já se encontra disponível o edital do processo seletivo IFCE/SISU 2017.1, que trata dos procedimentos de ingresso nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), através do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Educação, o prazo para as inscrições será entre 24 e 27 de janeiro.

O IFCE Sobral vai oferecer 175 vagas para cursos superiores gratuitos no semestre 2017.1. As oportunidades são para cinco cursos superiores: Licenciatura em Física, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Tecnologia em Saneamento Ambiental.

Confira o quadro detalhado de cursos e vagas, bem como as recomendações para o processo de inscrição, consultando o edital, disponível em www.ifce.edu.br/sobral.

Serviço:
Inscrições para os cursos superiores do IFCE via Sisu
Quando: 24 a 27 de janeiro
Cursos ofertados: Licenciatura em Física, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Irrigação e Drenagem, Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Tecnologia em Saneamento Ambiental
Onde se inscrever: http://sisu.mec.gov.br/
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-03

Tiago Braga - Jornalista

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