sábado, 26 de junho de 2010

CONHEÇA A TRAGETÓRIA POLÍTICA E PARCERIA ENTRE TASSO JEREISSATI E CIRO GOMES


Por dois momentos da história política cearense Tasso Jereisate ficou contra o seu próprio partido o PSDB para apoiar os irmãos Ferreiras Gomes. A mais poderosa família cearense desta vez resolveu ficar ao lado do poder e do PT .Entenda a história política de dois dos mais influentes políticos cearenses da atualidade.

Do (Política) O Povo online 17/06/2010 02:44

HISTÓRICO

1986
Integrante do grupo ligado ao ex-governador Cesar Cals, Ciro Gomes foi eleito deputado estadual pelo PMDB, mesmo partido pelo qual Tasso Jereissati foi eleito governador naquele ano, derrotando o grupo dos coronéis – entre eles o próprio Cals. Embora analistas apontassem Ciro como potencial opositor, ele acabou sendo indicado, isso sim, líder do governo Tasso.

1988
Ciro foi eleito prefeito de Fortaleza, com apoio de Tasso.

1990
Já no PSDB, Ciro deixa a Prefeitura de Fortaleza nas mãos do vice, Juraci Magalhães, e disputa a sucessão de Tasso. Com apoio do então governador, é eleito.

1997
Ciro, rompido com o governo Fernando Henrique Cardoso, deixa o PSDB e se filia ao PPS.

1998
Ciro concorre a presidente pela primeira vez, contra Fernando Henrique, candidato à reeleição. Apesar da amizade, Tasso apoia FHC. Mas a relação com Ciro permanece inabalada.

2002
Tasso tenta concorrer a presidente, mas perde disputa interna com José Serra. Vira as costas, então, para a candidatura tucana e faz campanha aberta para Ciro, que concorria a presidente pela segunda vez.

2003
A eleição de Lula coloca Tasso e Ciro em campos opostos no plano nacional. Ciro vira ministro e Tasso vai para a oposição.

2004
Pela primeira vez, Tasso e Ciro ficam em lados opostos em uma eleição em Fortaleza, em função das negociações nacionais em torno da base aliada de Lula. Tasso apoia Antonio Cambraia (PSDB), enquanto Ciro fica com Inácio Arruda (PCdoB). Nenhum dos dois vai para o segundo turno.

2006
Tasso e Ciro pressionam Lúcio Alcântara (PSDB) para que não concorra à reeleição como governador. As negociações fracassam e Tasso rompe com Lúcio. Não declara acordo formal ao irmão de Ciro, Cid Gomes, mas lava as mãos em relação à disputa estadual, o que favorece a vitória do hoje governador.

2008
Ciro ignora a posição de seu partido, o PSB, que apoiava Luizianne Lins, e fica do lado de Tasso para apoiar Patrícia Saboya (PDT) na disputa pela Prefeitura.

2010
Insatisfeito com os ataques de Lula, em entrevista exclusiva ao O POVO, e com o silêncio dos Ferreira Gomes, Tasso encerra 24 anos de parceria política.

"O rompimento político dos grupos de Tasso X Cid, Ivo e Ciro, atualmente está dominando o noticiário político cearense"

Foto: Web, divulgação

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A IMAGEM: "FUTURO PADRE E FUTURA IGREJA"


Elânio Carvalho Alcântara, seminarista e futuro Padre nascido na cidade de Alcântaras

Essa imagem é do entardecer de domingo 20 de Junho de 2010, quando o seminarista Elânio Carvalho visitava a obra de construção da futura igreja matriz da cidade de Alcântaras.

Atualmente estudando em Fortaleza, cobrou mais imagens da igreja nos blogs onde acompanha diariamente as notícias da terra natal. É só esperar.

"A verdadeira igreja se faz com bons cristãos, e não necessariamente com modernos espaços físico"

CONFIRA O 14º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE SOBRAL

Fotos e textos do Blog Política e Algo Mais (Bené Fernandes)


0 14º Festival de Quadrilhas de Sobral é só alegria. A abertura aconteceu na noite desta quarta feira(23) com a presença do Prefeito Leonidas, do Secretário Campelo Costa, dos Vereadores Dr.João Alberto, Zé Vytal e Paulão, além de vários amigos. Depois tivemos a apresentação de 06 arraiás infantis: Arraiá Sertanejo, Arraiá dos Jovens, Arraiá Arte e Ação, Arraiá Explodindo de paixão, Arraiá da Esperança, Arraiá Luar do Sertão.

A disputa estava bantaste acirrada, com todas as agremiações quadrilheiras muito bem preparadas e lindas. O Show desta quarta feira ficou por conta do Forró Estourado que reunião um público muito bom. A noite foi tranquila no arraiá. que contou com a presença da policia Militar, Guarda Municipal e um grande número de Segurança. Simões Carolino faz a alegria de todas as noites...

Confira a programação do 14º Festival de Quadrilha nesta noite de Quinta feira:
O festival acontece na Margem Esquerda - Campo de Futebol - ao lado da ponte Othon de Alencar.

Confira a apresentação das Quadrilhas - Agora é dos adultos.
1. Arraiá Botando Quente - 19hs - bairro do Sumaré
2. Arraiá Nóis com Vóis - 19:50m -
3. Arraiá Fogo Na Palha - 20:40m -
4. Arraiá Estrela do Luar - 21:30 m - Bairro Dom Expedito.

ATRAÇÕES DA NOITE
Palco CIDADE CENOGRÁFICA - Rosinha do Acordeon (Apartir das 18hs e nos intervalos de mudanças dos grupos de quadrilhas)
Palco Show - Nildinha & Amor Cearense / Banda Solteirões do Forró.

EMPREGO: Grendene S/A recruta Auxiliar de Enfermagem

Clique no banner acima para melhor Visualisar

Por Daniele Alcântara

RECURSOS HÍDRICOS: Uma visão geral sobre a barragem do Castanhão

Sozinho, o maior açude do Ceará, tem capacidade para acumuluar cerca de 37% dos recursos hídricos do Estado.

O Castanhão está construído sobre o leito do rio Jaguaribe. Sua barragem está localizada em Alto Santo embora atinja outros municípios. Sua conclusão foi em 2003 e suas obras foram executadas em uma parceria entre Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará - SRH-CE e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS.

Para sua construção foi necessário remover a sede do município de Jaguaribara pois após a construção, a antiga sede municipal ficaria sob suas águas.

Sua capacidade de armazenamento é de 6.700.000.000 m³ o que o coloca como maior açude do estado. Sua capacidade representa aproximadamente 37% de toda a acapacidade de armazenamento de todos os 8.000 reservatórios cearenses.

Fonte: Política e Algo Mais (Bené Fernandes)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

ÚLTIMOS DIAS DO CAMINHÃO DO CIDADÃO EM ALCÂNTARAS


O Caminhão do Cidadão do Governo do Estado do Ceará está instalado na Praça Gregório Cunha, bairro Bela Vista em Alcântaras. Emissões de documentos seguem até quinta-feira 24/06.

A emissão dos documentos de Identidade e CPF, iniciada no dia 21/06 segue até quinta-feira 24/06. A previsão de encerramento dos trabalhos no último dia são as 14:00 horas (02 da tarde), a previsão de entrega dos documentos é de 120 dias.

O Projeto “Caminhão do Cidadão” é uma promoção do Governo do Estado, e em Alcântaras está recebendo o apoio da prefeitura Municipal através da Secretaria de Ação Social (STDS).

"Nem todo mundo sabe, mas a emissão da Carteira de Identidade é realizada gratuitamente por uma funcionária exclusiva na Ação Social de Alcântaras. Lá, a entrega é feita mensalmente e você pode receber entre 04 a 30 dias."

Escrito por Edilson Angelo

CONTAS INRREGULARES: Confira os nomes dos inelegíveis da Zona Norte do Ceará


A lista é conhecida também como os "Ficha Suja "
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Ubiratan Aguiar, entregou nessa segunda-feira (21) ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares.

A declaração de inelegibilidade desses gestores é competência exclusiva da Justiça Eleitoral. A lista será atualizada até 31 de dezembro de 2010, levando em conta recursos cabíveis, interpostos em tempo hábil, com efeito suspensivo, e inclusões de novos nomes, em razão de condenações após a remessa da primeira relação.
A lista pode ser conferida aqui.

Confira a lista dos nomes na Região Noroeste, conhecida como Norte do Estado.

Antônio Evaldo Gomes Bastos-Irauçuba
Antônio Luciano Lobo de Mesquita-Santa Quitéria
Antônio Pires Ferreira-Varjota
Carlos Roberto Aguiar-Reriutaba
Ênio Braga de Carvalho-Ubajara
Enoque Rodrigues Mororó-Pires Ferreira
Francisco Fontenele Viana-Martinópole
Francisco Hélio Linhares-Ibiapina
Aldenor Façanha Júnior-Sobral
Francisco Odernes Vasconcelos-Moraújo
Francisco Ricardo Barreto Dias-Sobral
Geraldo Bastos Osterno Júnior-Marco
Grijalva Parente da Costa-Ubajara
Jaime Veras Silva Filho-Barroquinha
João Tarciso Rocha-Morrinhos
Joaquim Gomes Garcez Neto-Uruoca
Jonas Cardoso Passos-Chaval
José Ari Ramos Filho-Irauçuba
José Benedito Silveira-Cruz
José Nilson Farias Sousa-Martinópole
José William Osterno Aguiar-Marco
Manoel Airton Bruno-Morrinhos
Moacir Farias Martins-Varjota
Paulo Sérgio De Almeida Pacheco-Chaval
Raimundo Rodrigues De Sousa-Pacujá
Valdir Parente Machado-Irauçuba
Wildson Lobo Sanford Frota-Meruoca

Fonte: Site do TCU com informações do Blog de Política Marcelo Marques

terça-feira, 22 de junho de 2010

SUCESSÃO ESTADUAL: Marcos Cals é anunciado como candidato do PSDB ao Governo do Ceará


O nome de Marcos Cals, que até pouco tempo era secretário da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo Cid Gomes, deverá ser confirmado na convenção do PSDB, no próximo sábado, no Siqueira

O senador Tasso Jereissati lançou o nome do deputado estadual Marcos Cals para a disputa ao Governo do Estado, pelo PSDB, nas eleições de outubro próximo. O lançamento ocorreu na reunião entre os tucanos, na manhã desta terça-feira, 22, no escritório do senador, na Aldeota.

O nome de Marcos Cals, que até pouco tempo era secretário da Justiça e Cidadania (Sejus) do Governo Cid Gomes, deverá ser confirmado na convenção do PSDB, no próximo sábado, no Siqueira. O vice deverá ficar entre o radialista Paulo Oliveira e a suplente de deputada Tânia Gurgel. Esta última com a forte bandeira do social, área bastante criticada pelos opositores de Cid Gomes. E também por alguns aliados.

Blog do Eliomar

AÇÃO SOCIAL: STDS de Alcântaras desenvolverá projeto para pessoas deficientes


O prefeito de Alcântaras Raimundo Gomes Sobrinho e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social professora Vanderlí Freire Aguiar Gomes participam do encontro de assinatura do projeto para pessoas com deficiência.

O encontro para assinatura do projeto ocorreu nesta segunda-feira 21/06 na STDS-CE em Fortaleza. Ao todo cerca de 154 pessoas especiais serão atendidas no município de Alcântaras com o projeto "DIGA SIM A DIVERSIDADE"

“Diga sim a diversidade que irá atender pessoas com deficiência”

Procure a Ação Social de Alcântaras e conheça o projeto, para informações 3640-1043, ou no Centro Comunitário Luisa Távora, Bairro Bela Vista S/N.

Fonte: Escrito por Edilson Angelo (foto: arquivo) e STDS de Alcântaras

RECURSOS HÍDRICOS: Açudes das bacias do Acaraú e do Coreaú garantem abastecimento


O ano de 2010 foi marcado pela escassez de chuvas, mas, os principais açudes das bacias do Acaraú e do Coreaú garantem o abastecimento da zona Norte.

Este é o caso do Paulo Sarasate (Araras), em Varjota, com 891.000.00m3. Depois da sangria em 2009, hoje o reservatório apresenta quase 70% do seu volume total, o que corresponde a 606.622.100m3. O Ayres de Sousa, em Sobral, está com 61.929.500m3, o que representa cerca de 60%.

Segundo dados da Companhia de Recursos Hídricos do Estado (COGERH), é satisfatório o volume hídrico em quase todos os reservatórios das bacias do Acaraú e do Coreaú.

“No ano passado nós tivemos um inverno muito satisfatório. Todos os nossos açudes sangraram e tiveram suas sangrias por muitos meses, o que deu para renovar quase todo porte de água. Se olharmos de forma geral, podemos dizer que quase todos os açudes possuem cerca de 70% do volume hídrico. Isso garante, sim, água por todo o resto do ano, tanto para o consumo humano, como para os animais e para o uso de plantio, que é muito comum aqui em nossa região”, falou Vicente Lopes, gerente regional da Cogerh.

Na bacia do Acaraú, o Ayres de Souza, responsável pelo abastecimento de água para Sobral e vários distritos, está com 61.929.500m3, o que representa cerca de 60% de sua capacidade total. O Paulo Sarasate (Araras), em Varjota, o maior açude da zona Norte do Ceará, com capacidade de 891.000.000m3, está com quase 70% do seu volume total, ou seja, 606.622.100m3. O Edson Queiroz, em Santa Quitéria, apresenta 74,5%. O açude Forquilha, que passou vários anos sem sangrar, passou por uma revitalização com a sangria de 2009 e ainda possui cerca de 70% de sua capacidade total, o que significa dizer 35.061.600m3.

O mesmo ocorre na bacia do Coreaú. O Angicos, em Coreaú, um dos maiores e mais importantes reservatórios desta bacia, se encontra com 37.700.900m3 (67,3%). Os açudes Diamante, Gangorra, Itaúna, Trapiá III, Tucunduba e Várzea da Volta apresentam volumes hídricos acima de 60%, o que para Vicente Lopes reforça a garantia de água por todo o ano.

“Tanto na bacia do Acaraú como na bacia do Coreaú, a situação é de tranquilidade. Todos os reservatórios se encontram com bom volume hídrico e isso nos tranquiliza, apesar de termos tido um inverno totalmente irregular este ano, com poucas chuvas e em locais onde não deu para armazenar água nestes reservatórios”.

Para Vicente Lopes, preocupação existe apenas com alguns problemas de manutenção dos açudes, como é o caso do São Vicente, em Santana do Acaraú, que teve comporta danificada e perda considerável de sua água. “Este açude, com certeza, vai ser alvo de um acompanhamento mais cuidadoso junto aos usuários para que a gente possa, evidentemente, utilizá-lo de forma a não comprometê-lo diante de seus usos. Teremos que ver com muito cuidado este açude para garantir aos consumidores desta água que eles possam ser atendidos por todo o resto do ano, até a próxima quadra invernosa”.

Ele informou que o problema na comporta do açude já foi resolvido e teve o apoio da prefeitura de Santana do Acaraú e do Corpo de Bombeiros de Sobral, que auxiliou na reposição do dispositivo hidromecânico.

Revitalização

Quanto ao projeto de revitalização do açude de Forquilha, Vicente Lopes informou que o projeto está sendo desenvolvido e que tem alcançado bons resultados, com a participação do DNOCS, Cogerh, Prefeitura Municipal, Embrapa e diversas outras entidades. Boa parte da mata ciliar que havia sido destruída já está sendo recuperada. Outro projeto está sendo implantado pela Universidade Federal do Ceará.

“Este projeto vem ganhando fôlego cada vez mais. A Cogerh vem procurando atuar num papel de articulação, através de sua gerência de Sobral, em relação a diversas instituições que também estão dentro do conselho gestor de revitalização do açude. Neste momento está sendo implementado um projeto que será conduzido pelo Curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, que vem se afinar com o macroprojeto que foi articulado por nós”, disse Vicente Lopes.

Fonte: Jornal Expresso do Norte
Foto: Edilson Angelo (Açude da Volta antes da estação chuvosa, Moraújo-Ce)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

POLÍTICA: Candidato do PSOL diz que Lula “é boa gente, mas faz desastre”


“O candidato à presidência da República pelo PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, reafirmou sua proposta socialista, nesta segunda-feira (21), ao jornalista Kennedy Alencar em entrevista para a Rede TV.

Segundo Arruda, o presidente Lula “é um boa gente, mas está fazendo um desastre”. “Eu tenho a posição que eu tenho há muito tempo”, disse. O candidato lembrou sua trajetória política, passando pelos 11 anos de exílio no Chile e nos EUA e pela origem do Partido dos Trabalhadores (PT), que segundo ele teria sido “a primeira criação da massa do povo brasileiro”. Sua ruptura com o PT aconteceu devido ao erro político que o partido cometeu “com um programa democrata popular que gira em círculos, facilitando a compra de geladeiras e deixando de lado questões fundamentais como a educação e a saúde”.

Plínio mencionou na entrevista que o Psol pretende lutar contra a gravidade da pobreza que aumenta a cada dia: “não é culpa do Lula, mas ele é culpado por não dar o corte nisso”, afirmou. O candidato do Psol considera que existe uma forma de melhorar contestando o modelo de capitalismo, com liberdade. Sobre o a ascensão econômica do País, afirmou que “o crescimento é de um grupo social e não do povo”. Sobre seus opositores na candidatura à presidência, Plínio afirmou: “Dilma não é do meu tempo, não é do meu PT, não é de esquerda, se foi não é mais. Marina também. E o PV é o partido da boquinha, tá em todas. como pode ser socialista?”. Segundo ele, José Serra também já foi de esquerda e agora seria de direita. “É um homem ambicioso”, afirmou.


(Portal Terra) e Blog do Eliomar

ALCÂNTARAS ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR


Estão abertas as inscrições para o cargo de Conselheiro(a) Tutelar de Alcântaras.

As inscrições que começaram no dia 15/06, irão até terça-feira dia 22 de Junho. Os candidato(as) interessados a concorrerem a uma das cinco (05) vagas, deverão ter os requisitos: Ensino médio completo e 21 anos de idade, além de submeter-se a uma prova com aproveitamento de 60% mínimo de acertos. Outros requisitos ver edital no local.

Os documentos necessários para a inscrição são: Carteira de identidade, 02 fotos 3x4, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, comprovante de residência e folha corrida judicial, histórico escolar ou certificado/diploma.

O horário de inscrição é de 8:30 as 11:30 manhã, e 14:30 as 17:00 tarde.

Dúvidas e informações 3610-1043 ou no local: Sede da Ação Social, Centro Comunitário Luísa Távora, Praça Gregório Cunha s/n bairro bela vista

Escrito por Edilson Angelo, com informações da STDS de Alcântaras

ALCOOLISMO FAZ MAIS UMA VÍTIMA NA CIDADE DE ALCÂNTARAS


O jovem Francisco Emerson Pereira Lima (Meson) 28 anos, foi mais uma vítima do alcoolismo na cidade de Alcântaras.

Pessoa bastante conhecida na cidade, e em especial no bairro Bela Vista onde residia, MESOM veio a óbito nas primeiras horas desta segunda-feira 21/06 na Santa Casa de Misericórdia de Sobral onde se encontrava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em Alcântaras, quanto à mortalidade, algumas causas de morte chamam atenção: a incidência de suicídio, os acidentes de trânsito e o alcoolismo. Sendo que o último age de duas maneiras, que são: por meio dos acidentes antecedida por injeção de bebidas e a outra, na própria reação química no corpo dos dependentes de álcool (vício), que foi o caso do colega MESON.

"Para quem não está recordando, Meson é o filho mais novo do senhor Dimá"

APA DA SERRA DA MERUOCA: Ambientalistas de quatro municípios da zona norte se reúnem em Sobral


Ambientalistas se reuniram em Sobral para discutir sobre a APA da Meruoca, o encontro aconteceu na última sexta-feira 18/06 no auditório do SAAE. Representantes dos municípios tem o objetivo de promover a aceleração do processo de instalação da Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca (APA) que engloba quatro municípios da região

O encontro contou com representantes do municípios que compõem a APA, sendo; a região que engloba os municípios de Alcântaras e Meruoca, além de parte dos municípios de Sobral e Massapê. A Área de Proteção Ambiental da Merucoa é de autoria do Senador Inácio Arruda (PC do B). A Lei nº 11.891, de 24 de dezembro de 2008, entre alguns objetivos seria: garantir a conservação de remanescentes das florestas caducifólias e subcaducifólias; proteger os recursos hídricos; proteger a fauna e a flora silvestres; promover a recomposição da vegetação natural; melhorar a qualidade de vida das populações residentes, mediante orientação e disciplina das atividades econômicas locais; ordenar o turismo ecológico; fomentar a educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais. No entanto até agora, absolutamente nada foi feito em nome da APA.

Preocupados com a situação, o encontro realizado no auditório do SAAE em Sobral, ficou pontuado algumas decisões, entre elas a formação do Forúm Pró-Apa entre os presentes; que tem como ojetivo articular a instalação realmente de fato, da área de proteção ambiental.

Até agora, mesmo tenso sido criada oficialmente no 24 de Dezembro de 2008, onde foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto da área de proteção só existe no papel, e segundo os ambientalistas reunidos no encontro, se faz necessário o mais breve possível colocar as ações em funcionamento.

Escrito por Edilson Angelo, com informações do COMDEMA de Alcântaras

domingo, 20 de junho de 2010

A COPA DO MUNDO NAS RUAS DE ALCÂNTARAS

Rua José Martins, bairro Centro (hospital)
Rua João Caetano, bairro Centro (gruta)
Rua Antônio Xavier, bairro Junco
Rua Joaquim Caetano, Junco
Rua Antônio Caetano, bairro Centro

FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA DO SÍTIO PRATA TERMINA HOJE

Uma multidão tomou conta do povoado para festejar o padroeiro São João Batista. Festa prossegue hoje com missa de encerramento.

A Festa de são João Batista que é realizado pelo Conselho Administrativo da Igreja Católica da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Alcântaras e pela comunidade local. A sua 19º edição teve grande participação da comunidade.

A igreja, uma das maiores da zona rural de Alcântaras, teve recebendo melhoramentos na estrutura física e está cada vez melhor. Durante o dia de hoje 20/06 quem quiser ainda pode conferir o encerramento com muita música ao vivo por todo o restante do dia.

O sítio Prata fica localizado 3 km a Oeste da cidade de Alcântaras
Celebração com o Padre Edmilson
Tradicional fogueira de São João

Escrito por Edilson Angelo


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores