sábado, 6 de março de 2010

DEFESA CÍVIL DO CEARÁ PARTICIPARÁ DA CONFERÊNCIA NACIONAL EM BRASÍLIA

Técnicos da Defesa Cívil do Ceará participarão da Conferência Nacional em Brasília-DF.

A 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil e Assistência Humanitária aconteceu nos últimos dias 05 de 06 no Hotel Praia Centro em Fortaleza, e na oportunidade foram escolhidos os delegados que irão participar da etapa nacional do evento será realizada dos dias 23 a 25 de Março na capital federal.

Ao todo cerca de 39 delegados natos, ou seja, os delegados responsáveis pelas conferências nas instâncias municipais, e ainda, outros cerca de 72 representantes cearenses também irão ao Distrito Federal.

As propostas escolhidas nas conferências municipais foram discutidas em Fortaleza, e dessas as melhores serão levadas para o evento nacional. O objetivo das propostas é encontrar soluções para a defesa civil brasileira, e principalmente criar mecanismos para as políticas públicas para a prevenção dos principais e eventuais problemas a que estão sujeito cada região, sejam elas nos estados ou em um município específico.
.
Escrito por Edilson Angelo

quinta-feira, 4 de março de 2010


Técnicos da Secretaria de Ação Social de Alcântaras participando da Capacitação dos Novos Formulários do Cadastro Único.

Francisco Menderson N. Carvalho e Edilson A. Alcântara
Local: Praiano Palace Hotel, Fortaleza-ce

MUNICÍPIOS DE REGIÕES DO CEARÁ SOFREM COM A SECA VERDE

Mesmo sem dados oficiais, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário confirma grande prejuízo nos primeiros plantios.
.
Muitas municípios das regiões Sertão Central, Centro-sul Sertões dos Inhamuns, e principalmente o Cariri está sofrendo com o verânico prolongado. Do total de 184 municípios, 63 em todo o Ceará estão sendo atingidos pela Seca Verde. Na Zona Norte os municípios mais atingidos pela seca verde são: Alcântaras, Cariré, Meruoca, Groaíras, Sobral, Massapê, Forquilha, Santana do Acaraú, Coreaú e Moraújo
.
A falta de chuvas está preocupando os agricultores da Zona Norte do Estado. Sem chuvas na maioria dos municípios da região, as esperanças de alguns agricultores com relação a uma boa colheita são desanimadoras. Alguns agricultores aproveitaram as primeiras chuvas do ano para plantar, mas a água foi pouca. Diversas plantações de milho e feijão já estão secando por falta de chuva.
.
A agricultora Maria das Graças foi uma das que aproveitou as primeiras chuvas de janeiro para plantar alguns hectares de milho e feijão.Segundo ela, a chuva fez germinar bem as sementes, mas com a escassez de água diante da falta de chuvas, o trabalho poderá ficar perdido. Sem água, quem plantou poderá perder.
.
Maria das Graças foi ao roçado no domingo e ontem. Para tentar salvar o que plantou. Está encontrando uma alternativa, com a utilização de uma pequena mangueira que puxa até o roçado. "Se o inverno fosse bom, com certeza, já teria comido milho. No entanto, a situação é essa, terra seca e sem prenúncio de chuva".
.
Cautela
.
Técnicos da Ematerce estão muito cautelosos com relação à situação e evitam comentar sobre a irregularidade climática. No início das chuvas, eles chegaram a orientar os agricultores para não serem surpreendidos com veranicos. "A orientação foi para que a distribuição das sementes do Hora de Plantar acontecesse sóem fevereiro para evitar o plantio de forma precipitada", disse Jander Albuquerque, gerente Regional da Ematerce em Sobral.
.
Fonte: Diário do Nordeste (04/03/2010)

UECE DIVULGA O RESULTATO FINAL DO VESTIBULAR 2010.1


Universidade Estadual do Ceará divulgou, na tarde desta quinta-feira (04), o resultado final do Vestibular 2010.1. A consulta pode ser feita pela lista ou individualmente com o número do pedido e a senha do candidato.

De acordo com o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), Prof. Santiago, 26.746 candidatos inscreveram-se na disputa de 1.935 vagas.

Matrícula

No dia 06 de abril, às 8h, no Auditório Central no Campus do Itaperi, será a matrícula dos cursos de Ciências da Computação, Geografia (Lic. e Bach), Matemática, Física (Lic. e Bach), Química, Letras, Filosofia, História, Ciências Sociais, Música (Lic. e Bach) e Psicologia. Cursos que pertencem aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT) e Humanidades (CH).
A tarde às 14h, no mesmo local do grupo da manhã, será a vez do Grupo composto pelos os cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia Ciências Contábeis, Enfermagem, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física, Medicina e Veterinária. Cursos integrantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Faculdade de Veterinária (FAVET), e Centro de Educação (CED). A Matricula das Faculdades da UECE no Interior do Estado, será no mesmo dia da Capital e no horário de funcionamento de cada unidade.

As vagas remanescentes serão preenchidas pelos candidatos classificáveis no dia 09 de Abril.

Fonte: Portal verdes Mares

terça-feira, 2 de março de 2010

MDS APRESENTA OS NOVOS FORMULÁRIOS DO CADASTRO ÚNICO


Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS) trabalham na Capacitação de multiplicadores dos Novos Formulários do Cadastro Único do Governo Federal.

A Capacitação teve início nesta segunda-feira 01/03 e até o dia 05, os técnicos de diversas secretarias da Ação Social de vários municípios participam do evento. Nos próximos meses, os novos formulários do cadastro Verde deverão substituir a atual cadastro Azul.

A atual capacitação não tem a participação de todos os municípios cearenses, e os encontros com técnicos de outros municípios acontecerão nas próximas semanas.Ao todo os 184 municípios do estado do Ceará deverão receber o treinamento para trabalharem no novo formulário. Lembrando que o Cadastro Único, é a principal ferramenta de inclusão social por meio dos programas sociais, entre eles o Programa Bolsa Família.

Na foto, gestores e coordenadores estaduais dos programas sociais do governo do estado e no meio o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Ceará ( IBGE), Francisco José Moreira Lopes proferiu uma palestra sobre "Metodologia da Pesquisa" para os participantes do evento. O encontro está acontecendo no Praiano Hotel, em Fortaleza.

Escrito por Edilson Angelo (em Fortaleza)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

GUARANY DE SOBRAL DECEPCIONA E PERDE O TÍTULO PARA O FORTALEZA.

Olhar atento e a esperança de um título que não aconteceu. Telão no Arco do Triunfo.


Esperança e desilusão tomaram conta da torcida do Guarany em Sobral.
Quando tudo parecia normal, aparece o treinado Neto Maradona fazendo suas burrices e colocando a torcida mais apaixonada do interior do Ceará em maus lençóis.
Sacar o ídolo Clodoaldo foi no mínimo entregar o jogo ao time do Fortaleza.
Quando o treinador do Guarany tirou o Ricardo Baiano, pensei que o time do Fortaleza tivesse comprado a diretoria do Cacique, mas descobri que o Fortaleza não tem grana nem para pagar seus jogadores, que está enrolado em dívidas, e o que estava acontecendo era incompetência e burrice mesmo do treinador.Recuar o time aos 11 minutos do 2º tempo foi pedir prá perder. O Fortaleza foi avisado disso e partiu prá cima. Até os 20 minutos do 2º tempo vencia por 4X1 e o Valdir Papel perdia seu segundo gol sozinho com o goleiro á sua frente. Daí prá só deu Fortaleza, que com a entrada de Rinaldo, o tricolor dominou o jogo e foi competente para marcar 3 gols em menos de 15 minutos, sendo dois de Rinaldo. O Leão empata o jogo e vai para as penalidades, apartir daí é loteria. O time do Fortaleza venceu as penalidades e consagra-se Campeão do 1º turno do Campeonato Cearense.
AVISO – Não adianta o Luiz Torquato falar de Arbitragem, da Federação, e até da Puta que o pariu, ninguém teve culpa, a culpa foi do Neto Maradona, que foi um treinador incompetente, medroso e burro... E VIVAS AO FORTALEZA... E graças á Deus que não fui ao Estádio Castelão, senão estaria com mais raiva ainda....
.
Postagem do Blog Bené Fernandes
.
"Minha decepção foi tão grande que não consigo descrever/escrever."

SOBRAL É REFERÊNCIA PARA A HISTÓRIA DO CEARÁ


A história do Ceará passa, obrigatoriamente, pelo surgimento e fundação da famosa “Princesa do Norte”

Fortaleza. “A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós”. A frase da escritora inglesa Jane Austen talvez seja a melhor definição para o município de Sobral, localizado a 230 quilômetros da cidade de Fortaleza e considerada a mais importante da região da Zona Norte do Estado do Ceará.

Por um lado, Sobral é uma cidade que, por suas características aristocráticas e monumentos um tanto inusitados (como o Arco do Triunfo erigido, em 1953, pela passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima por Sobral) gera uma série de mitos sobre si e seus habitantes.

Importantes nomes

Mas, também, é um lugar que pode se orgulhar de ser o berço de nomes importantes como o escritor Domingos Olímpio, o Padre Ibiapina, a abolicionista Maria Tomásia Figueira Lima e, mais recentemente, o pintor Raimundo Cela, o humorista Renato Aragão, o músico Belchior e o político Cid Gomes, atual governador do Estado. Além disso, sediou eventos importantes como a constatação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio de um eclipse lunar observado na cidade, em 1919.

No entanto, a história de Sobral, que detém o singelo título de “Princesa do Norte”, é bem mais antiga e complexa. De acordo com o historiador e padre Francisco Sadoc de Araújo, a ocupação das terras compreendidas entre o Rio Acaraú e a Serra da Meruoca acompanha o típico processo de colonização do interior do Nordeste.

Conforme ele explica, “O Vale do Acaraú é a segunda maior bacia do Ceará, e naquele período era impossível ocupar o sertão sem ter a garantia de uma fonte de água próxima. A proximidade da serra era um atrativo a mais, já que de lá se podia obter frutos, o que já era feito pelos indígenas que ali viviam, predominantemente os Jês”.

Sesmarias

Segundo ele, a região foi dividida em sesmarias, concedidas a portugueses que deveriam ocupar as terras do Novo Mundo. “Teve o Manoel Goes, que perdeu parte das sesmarias por não tê-las ocupado. Ele trabalhava com a criação de gado e trouxe os parentes para cá. Mas foi Félix da Cunha Linhares, no fim do século XVII, que construiu a capela de São José da Mutuca, a primeira da região”. Sadoc de Araújo explica que capelas e igrejas eram outro importante fator de ocupação, já que era na porta dos templos que os juízes afixavam avisos importantes e, ainda, ao redor delas que os moradores formavam as primeiras aldeias.

Igreja Matriz

Por volta de 1720, o sesmeiro Antônio Rodrigues Magalhães formou, na região onde hoje fica Sobral, a Fazenda Caiçara. Fixado inicialmente em Suipé (município de São Gonçalo do Amarante), ele se instala posteriormente na fazenda e doa terreno para a construção de uma igreja em honra à Nossa Senhora da Conceição, que daria origem à Igreja Matriz de Sobral e cuja santa será, também, a padroeira da cidade.

Com o aumento do número de comunidades na Colônia, o rei português, Dom José I, no ano de 1760, lança um edital para que qualquer povoação que alcançasse 50 fogos pudesse se tornar uma vila. “Fogos eram as casas que possuíam cozinha e, portanto, chaminé, sinal de que a família estava ali fixada”, esclarece o historiador. Assim, no dia 5 de julho de 1773, a comunidade formada em torno da Fazenda Caiçara é elevada à vila, chamada de Vila Distinta e Real de Sobral.

“Sobral foi uma das poucas vilas que tinham esse título de Distinta, dado a locais onde só havia brancos”, recorda. Já o nome de Sobral significa abundância de sobreiros, uma árvore de Portugal de cujo tronco se extrai a cortiça, utilizada para engarrafar vinhos e outras bebidas. “Para mim o nome vem da região portuguesa de Sobral da Lagoa, em Portugal, como uma homenagem à terra de muitos dos colonizadores”.

Fidelíssima

Em 1841, Sobral recebe o título de Fidelíssima Cidade Januária do Acaraú, por ter dado apoio político ao então presidente da província do Ceará, José Martiniano de Alencar (pai do escritor José de Alencar), contra uma tentativa de deposição. Porém, três anos depois, a cidade volta a se chamar Sobral.

É a partir do século XIX que Sobral ganha destaque econômico e cultural. Além do proeminente comércio, a cidade fez parte da chamada “civilização do couro”, exportando o produto por meio do Porto de Camocim. É por conta desse comércio que é instalada a primeira estrada de ferro do Ceará. Na segunda metade do século XIX, o desenvolvimento de Sobral chegava a superar o de Fortaleza. “Era pelo Porto de Camocim que chegavam as novidades da Europa, e Sobral experimentava tudo isso primeiro”, comenta o historiador e padre Francisco Sadoc de Araújo.

As famílias mais abastadas tinham acesso à “última moda”: porcelanas, lustres, vestidos, livros, pianos, máquinas de costura, entre outros. Os sobrados eram construídos seguindo a arquitetura de Recife e São Luís, com janelões e azulejos. Em 1877, as corridas de cavalos à moda londrina têm lugar no Jockey Club de Sobral, depois chamada de Derby Club. “Apesar de não ser aceito, este foi o primeiro jockey club do Brasil”.

Atualmente, Sobral se destaca pelo comércio e pela indústria, que fornece produtos como cimento e calçados. O período áureo de abastança já se foi, mas a cidade mantém a aura de imponência e orgulho de sua trajetória e realizações. “Não é uma questão de bairrismo, e sim de orgulho. O sobralense tem essa coisa de sempre tentar ser melhor em tudo. Pode até não ser o melhor, mas se esforça para ser. Mas o fato é que a cidade sempre teve um papel hegemônico, não é problema de vaidade”, defende o historiador Sadoc de Araújo.

Karoline Viana (Diário do Nordeste 28/02/2010)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores