sábado, 8 de março de 2014

TININHO, O ALCANTARENSE DO SÍTIO FLORES, FAZ DOIS GOLS E QUEBRA JEJUM DE 07 JOGOS SEM VITÓRIA DO GUARANY DE SOBRAL

Foto: Site oficial do Guarany
De Família humilde e vindo de uma comunidade rural de Alcântaras, jogador escreveu seu nome no futebol profissional.

Tininho, revelação do Cruzeiro do sítio Desterro, uma outra localidade próxima ao Povoado de Rosápoles, o jogador abriu a vitória do Guarany de Sobral na tarde de hoje, fazendo dois gols contra uma das equipes sensação do Campeonato Cearense, o Horizonte.

O Guarany não vencia desde o dia 29 de janeiro quando venceu o Sport Recife pela Copa do Nordeste, e vinha de três empates consecutivos no Campeonato Cearense contras as equipes de Grarani de Juazeiro, Ceará e Fortaleza.

(CAMPENATO CEARENSE DE FUTEBOL) GUARANY DE SOBRAL GOLEIA HORIZONTE POR 5 A 1 NO JUNCO E ENTRA NO G4

Tininho (2x), Reinaldo (2x) e Gugu marcaram para o Cacique do Vale, enquanto Máxuel descontou para o Galo.

Guarany de Sobral e Horizonte abriram a 4ª rodada da 2ª fase do Campeonato Cearense neste sábado (8). Jogando no Junco, o Cacique do Vale atropelou o Galo do Tabuleiro com uma vitória por 5 a 1, ocupando temporariamente 3ª colocação.

A vitória fez com que o Bugre Sobralense igualasse em pontos o Horizonte, que permanece na vice-liderança, com 6 pontos. Ceará e Icasa, que jogam neste domingo (9), podem ultrapassar ambos os times com uma simples vitória.

Guarany massacra Galo nos minutos iniciais

Devido ao que apresentam ambos os times até agora na temporada, era esperado um jogo bastante disputado. Quando a bola rolou, porém, não foi isso que se viu. Após pressão inicial, o time da casa abriu o placar logo aos 17 minutos, com Tininho. 

Aos 33, o mesmo Tininho ampliou para o Cacique do Vale, depois de rápido contra-ataque. Já aos 44, Reinaldo marcou mais um e finalizou o placar em 3 a 0 para o Guarany no 1º tempo.

Com todo o gás, o Bugre não demorou para deixar o placar ainda mais elástico. Aos 8 da etapa final, Reinaldo apareceu novamente e fez 4 a 0 para o Rubro-Negro. Aos 27, o Horizonte conseguiu diminuir com Máxuel, de cabeça, mas Gugu fechou o placar em 5 a 1 para o Cacique aos 44 da etapa final. 

Do Diário do Nordeste

GRENDENE TRAZ A SOBRAL O FILÓSOFO, ESCRITOR E PROFESSOR MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

A Grendene anualmente marca o início de suas atividades de educação corporativa com um evento onde uma personalidade de renome palestra para um grupo de gestores e líderes com foco no tema de estudo que será abordado pela empresa naquele ano.

A Academia de Líderes, criada em 2005,  com foco no desenvolvimento de gestores para toda a companhia, vem, ao longo destes anos, abordando temas como Gestão de Pessoas e Equipes, Gestão do Engajamento, Liderança Transformadora, Gestão da Eficiência Global e Execução, Transformando Oportunidades em Resultados e Construir o Futuro, Agir no Presente através da Cultura, Resultados e Pessoas. Muitos nomes já abrilhantaram a abertura dos trabalhos da Academia, como Eugênio Mussak, Pedro Mandelli, Pamela Seligmann, Ozires Silva, Nizan Guanaes e Oscar Shimidt.

Este ano a empresa trouxe a Sobral o filósofo e escritor Mário Cortella que discorreu neste dia 07/03/14 sobre o tema DA OPORTUNIDADE AO ÊXITO: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!
A palestra dividiu-se didaticamente em cinco tópicos:
1.      Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar
2.      Audácia não é a mesma coisa que aventura
3.      Não se confunda “novo” com mera “novidade”
4.      Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo
5.      Para além do óbvio: inovar é preciso!

O evento permitiu que os colaboradores e educadores tivessem uma noção dos temas que serão abordados na programação de 2014 da Academia de Líderes. Para a Grendene, a ação da liderança, coerente com os Valores, constrói o alinhamento necessário  para a manutenção da solidez da empresa.

Estiveram presentes ao evento vários representantes das universidades e da educação pública e privada da cidade, tais como Dr. Gerardo Cristino, Coordenador do Curso de Medicina da UFC;  Frei Benedito Braga Filho, Diretor do Colégio São Francisco de Assis; Lúcio Feijão, do Grupo Luciano Feijão; Simone Lucena, Coach e professora da Universidade Vale do Acaraú, Silvio Moreira do SEBRAE, Keila Costa, Coordenadora Pedagógica do Instituto Vale do Acaraú e Ana Emília, Diretora da Escola Profissionalizante Lísia Pimentel. Representantes da área econômica como da FIEC e do SINE-IDT, respectivamente Jocely Filho e João Portela e  Daniela Costa, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Sobral;  além de 250 gestores, 47 colaboradores do LIG – Liderança Integrada Grendene e 120 líderes técnicos e analistas.
Esta é a segunda vez que o Porf. Cortella participa com a Grendene das ações de educação corporativa. A primeira vez foi em 2008 com o tema Ética, um dos valores da Grendene. 

No intuito de manter a sinergia e envolver todos os gestores da empresa, a atividade também aconteceu nas unidades Grendene de Fortaleza e Crato (Nordeste). Para os gestores das unidades de Farroupilha e Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul), a palestra acontecerá no dia 20 de março.
-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral
twitter: aurionarq

HOJE, 08 DE MARÇO, É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

História do 8 de março
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras 
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Fonte: Internet

A nossa homenagem a todas as mulheres!

RESUMO DAS CHUVAS NO PERÍODO DE ONTEM (SEXTA-FEIRA) PARA HOJE (SÁBADO) NO ESTADO DO CEARÁ

Áreas mais escuras, indicam mais mais chuvas
Choveu em 54 localidades de 43 municípios de sexta-feira para sábado 08/03. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 7/3/2014 às 7:00 de 8/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Pessoa Anta (Granja) 80.0, Chaval (sede) 72.0,Meruoca (sede) 59.0, Campanário (Uruoca) 49.0, Granja (sede) 25.0, Sambaiba (Granja) 19.8 e Martinópole (sede) 11.0.

Ibiapaba: Ipaporanga (sede) 65.0, São Benedito (sede) 53.0, Santa Tereza (Croata) 26.0, Ibiapina (sede) 22.0 Graça (sede) 11.0, Betânia (Hidrolândia) 6.0, Poranga (sede) 5.0, Pires Ferreira (sede) 4.0 Açude. Forquilha (Forquilha) 3.6, Ipueiras (sede) 3.4, Matriz (Ipueiras) 3.0 e Mucambo (sede) 3.0.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Crateús (Posto: Tucuns) : 192.0 mm
Crateús (Posto: Monte Nebo) : 100.0 mm
Granja (Posto: Pessoa Anta) : 80.0 mm
Chaval (Posto: Chaval) : 72.0 mm
Crateús (Posto: Aeroporto(Crateús)) : 67.0 mm
Ipaporanga (Posto: Ipaporanga) : 65.0 mm
Meruoca (Posto: Meruoca) : 59.0 mm
São Benedito (Posto: São Benedito) : 53.0 mm
Uruoca (Posto: Campanário) : 49.0 mm
Crateús (Posto: Ibiapaba) : 47.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 54
Total de municípios com chuva em todo o estado: 43
Dados extraídos às : 14:55 de 8/3/2014 (Dados Funceme)

sexta-feira, 7 de março de 2014

CLÁSSICO-REI MARCARÁ NOVA ETAPA DA CAMPANHA "CEARÁ SEM DROGAS"

A mobilização popular da campanha "Ceará Sem Drogas" terá nova etapa no próximo domingo (09/03), durante o jogo Fortaleza x Ceará, às 16 horas, no estádio Arena Castelão. No início da partida, os jogadores dos times entrarão em campo com duas faixas com a principal mensagem da campanha. Também durante a partida, será exibido em telão o VT da campanha "Ceará Sem Drogas", promovida pela Assembleia Legislativa.

A campanha "Ceará Sem Drogas" foi lançada no último dia 31 de janeiro, no plenário da Assembleia, com uma palestra do ex-jogador de futebol e atual comentarista de esportes Walter Casagrande. No dia 21 de fevereiro, um novo encontro foi realizado no município do Crato, com nova palestra de Casagrande.

Liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, a campanha percorrerá outros municípios do Estado ao longo do primeiro semestre deste ano. Para o próximo dia 21 de março, está previsto um novo evento da campanha, em Limoeiro do Norte.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

ALCÂNTARAS UNIVERSALIZA CISTERNAS DE POLIETILENO

O município de Alcântaras, localizado na Região Norte do Ceará, distante aproximadamente 267 km de Fortaleza, já universalizou o acesso às cisternas de polietileno. São 1282 e todas já estão instaladas. Somente no município, o investimento foi de R$ 7,5 milhões.

Ainda em Alcântaras, as Cisternas também atenderam Postos de Saúde Escolas Públicas. Na última sexta-feira (1), o secretário Nelson Martins fez uma visita às comunidades beneficiadas em Alcântaras e também em Meruoca, onde foram instaladas 530 cisternas de polietileno e outras estão em fase de instalação 318. Todas pelo Programa Água para Todos.

Pelo Programa Água para Todos está prevista a construção de mais de 15 mil cisternas de polietileno, além da construção de 1350 sistemas de abastecimento d'água. O investimento será de R$ 200 milhões em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário 

RESUMO DAS CHUVAS NO PERÍODO DE ONTEM (QUINTA) PARA HOJE (SEXTA-FEIRA) NO ESTADO DO CEARÁ

Imagem: Chuva em Alcântaras, arquivo 2013
Choveu em 82 localidades de 63 municípios de quinta para sexta-feira 07/03. Acompanhe o registro de chuvas relativa ao período de 7:00 de 6/3/2014 às 7:00 de 7/3/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Choveu no Sinhá Saboia (Sobral) 3.7 milímetros e em Granja (sede) 3.0.

Ibiapaba: Santa Tereza (Croatá) 117.0, São José das Lontras (Ipueiras) 112.0 , Croatá (sede) 92.0, Pacujá (sede) 69.0, Ipueiras (sede) 59.0, America (Ipueiras) 56.8, Matriz (Ipueiras) 50.5, Mucambo (sede) 50.0 Ipu (sede) 45.5, Pires Ferreira (sede) 44.0, Ibiapina (sede) 42.0, Poranga (sede) 30.0 Flores (Ipu) 26.0, Reriutaba (sede) 26.0, Hidrolândia (sede) 21.0, Carnaubal (sede) 20.0, Açude Araras (Varjota) 18.0, Limoeiro (Guaraciaba do Norte) 14.6, Graça (sede) 11.0, Guaraciaba do Norte (sede) 10.0, São Benedito (sede) 6.4 e Amanaiara (Reriutaba) 6.0.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Croata (Posto: Santa Tereza) : 117.0 mm
Ipueiras (Posto: São Jose das Lontras) : 112.0 mm
Croata (Posto: Croata) : 92.0 mm
Pacujá (Posto: Pacujá) : 69.0 mm
Ipueiras (Posto: Ipueiras) : 59.0 mm
Ipueiras (Posto: America) : 56.8 mm
Acopiara (Posto: Caixa) : 53.0 mm
Ipueiras (Posto: Matriz) : 50.5 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 50.0 mm
Ipu (Posto: Ipu) : 45.5 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 82
Total de municípios com chuva em todo o estado: 63
Dados extraídos às : 14:00 de 7/3/2014

(EM CROATÁ) INTERIOR TEM CHUVAS DE ATÉ 117 MM NESTA SEXTA (7)

O município de Pacujá, a cerca de 300 km de Fortaleza, ficou em 2º lugar entre as cidades do Estado com mais chuva nas últimas 24h.

O município de Croatá, na região da Ibiapaba, a 350 km de Fortaleza, registrou, entre as 10h desta sexta-feira (7) e as 10h de quinta (6), 117 mm de precipitação, figurando como a cidade do Estado com mais chuvas nas últimas 24h. Os dados são da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A cidade de Pacujá registrou 69 mm, ficando em 2º lugar na lista de cidades com mais chuvas nas últimas 24h. A seguir aparecem os municípios de Ipueiras (59 mm), Acopiara (53 mm), Mucambo (50 mm) e Ipu (45 mm). Fortaleza não teve registro de chuvas no período.

Chuvas na região Centro-Sul

Nesta sexta-feira (7), persiste sobre a região Nordeste do país, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a ocorrência de chuvas isoladas no centro-sul do Ceará. Há possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte e Ibiapaba devido à formação da brisa, principalmente entre a tarde e noite.

157 mm em Ipaumirim

O município de Ipaumirim, no Cariri, a cerca de 415 km de Fortaleza, registrou a maior chuva da última quinta-feira (6) no Ceará: 157 mm.

Fonte: Diário do Nordeste 

CARNAVAL: VIOLÊNCIA NAS ESTRADAS CAI PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Durante o feriado de carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou, nos 70 mil quilômetros de rodovias federais, 3.201 acidentes, 1.823 feridos e 155 mortes, entre a meia-noite de sexta-feira (28 de fevereiro) e a meia-noite da Quarta-Feira de Cinzas (5). Com isso, houve redução de 9% no número de acidentes, de 16% na taxa de feridos e de 6% no índice de óbitos, na comparação com o carnaval do ano passado. É, segundo a entidade, o terceiro ano consecutivo de redução desses números.

No carnaval de 2013 foram registrados 42,7 mil acidentes por milhão de veículos da frota nacional. O número foi reduzido para 38,8 mil por milhão em 2014. No mesmo período, o número de feridos por milhão de veículos caiu de 26,2 para 22,1 por milhão e  o número de mortos caiu de 2 por milhão para 1,8 por milhão.

Entre as principais causas de acidentes apontados pela PRF no período estão embriaguez ao volante, ultrapassagem proibida e excesso de velocidade. As colisões frontais lideram o ranking de mortes, com 43% dos casos, em 61 acidentes. Em segundo lugar estão os atropelamentos (22 acidentes), colisões transversais (15 acidentes) e saídas de pista (14 ocorrências).

Pouco mais de 217 mil veículos foram fiscalizados e cerca de 200 mil pessoas foram abordadas, entre condutores e passageiros. Praticamente 70 mil testes de alcoolemia (níveis de álcool no organismo) foram feitos. Deste total, 1,65 mil condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool. Alguns deles foram autuados mesmo tendo se recusado a soprar o etilômetro.

Em todo o país, 406 pessoas foram presas por dirigirem embriagadas. O estado com maior número de autuações por esse motivo foi o Rio Grande do Sul, com 213 casos e 27 prisões. O estado com maior número de prisões por embriaguez ao volante foi  Mato Grosso, com 42 casos em meio a 80 autuações.

Estados que concentravam a maioria das ocorrências durante o carnaval, Minas Gerais e Bahia, neste ano, apresentaram reduções históricas de 23% e 38%, respectivamente, no índice de mortes. Apesar de ter aumentado de 5,7 para 6,6 acidentes por milhão de frota, Minas Gerais reduziu tanto o número de feridos (de 4,5 por milhão para 4 por milhão) como de mortos (0,37 por milhão para 0,29 por milhão). Na Bahia, o número de acidentes por milhão de frota caiu de 2,34 para 1,92, enquanto o de feridos caiu de 1,59 por milhão para 1,05 por milhão; e o de mortos, de 0,27 por milhão para  0,17 por milhão.

Em nota, a PRF informa que os esforços para a redução de acidentes nas rodovias federais – feitos a partir de dezembro de 2013 – têm apresentado resultados positivos. Em especial, devido às ações de conscientização dos condutores sobre os riscos a que estão submetidos.

Da Agência Brasil

(INFORME PUBLICITÁRIO) RA3 CONTABILIDADE – ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL

Trabalhamos com:

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Pessoa Jurídica;
Declaração Imposto Territorial Rural-DITR;
Abertura e assessoria de empresas, associações e Cooperativas em geral;
Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos-DECORE;
Cálculo de Crédito dos Juros Atualização Monetária do FGTS (crédito de JAM);
Inscrição no CPF; 
Alteração de Dados Cadastrais no CPF
Regularização do CPF 
Cancelamento de CPF;  
Entre outros;

Atenção!

A RA3 CONTABILIDADE AVISA!!!
A entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física referente ano calendário de 2013/2014 deverá ser entregue a partir de 06 de março de 2014. Informações: ATENDEMOS PELO TELEFONE (88) 92234020 ligue agende sua visita.

Estamos localizados na Rua Antônio Cunha- centro Alcântaras Ceará, em frente Dony’s Pizzaria e Sorveteria. 

Contador responsável: Ataliba Domingos

quinta-feira, 6 de março de 2014

MORRE EX-PREFEITO DE ARARENDÁ EM ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO NO PIAUÍ

Acidente causou a morte do líder político – Foto: internet
O ex-prefeito de Ararendá, Vicente Carlos Mourão, faleceu na manhã desta quinta-feira (6), vítima de acidente automobilístico no Estado do Piauí. Um caminhão de cor vermelha com placa de Ararendá (CE), carregado de gado,de sua propriedade capotou por volta das 10:30h na famosa ponte dos Canutos que fica na PI-114, que liga Campo Maior a Cabeceiras do Piauí.

De acordo com informações policiais, no veiculo estavam duas pessoas, sendo que o motorista foi socorrido ainda com vida e levado para o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM). Já o passageiro, o líder político e ex.prefeito, não resistiu e morreu preso nas ferragens.

O prefeito municipal de Ararendá, Aristeu Alves decretou luto oficial por três dias e feriado nesta sexta-feira (7).

Fonte: Diário do Nordeste

OBS: Ararendá fica localizado na Mesorregião Sertões Cearenses, mais especificamente na Microrregião do Sertão de Cratéus, e faz limites com os seguintes municípios: Nova Russas (Leste), Poranga (Oeste), Ipueiras (Norte), e Ipaporanga (Sul).

PESQUISA CNT/ VOX POPULI MOSTRA COMO ANDA O CENÁRIO PARA A DISPUTA PARA GOVERNADOR NO CEARÁ

Saiu a primeira pesquisa CNT/Vox Populi mostrando como anda a corrida para  Governador  no Estado do Ceará. São vários os cenários, mostrando os nomes que podem concorrer aos cargos.

Eleição para governador na espontânea:

Eunício-7%
Luizianne-2%
Ciro-01%
Mauro Filho-01%
Tasso -01%
Não sabe/respondeu-71%
Branco-nulo-8%

Na estimulada:

Eunício-53%
Zezinho 11%
Ninguém,/branco/nulo-20%
Não sabe/ não respondeu-16%.

(Via Blog Marcelo Marques)

AS ÚLTIMAS CHUVAS REGISTRADAS NO ESTADO DO CEARÁ, SEGUNDO A FUNCEME

No detalhe de parte do Mapa do Ceará. Região 1 Litoral Norte, e 5 Ibiapaba
Nas últimas horas choveu em 63 localidades em 44 municípios do Estado do Ceará. A maior parte foi registrada em municípios da região do Cariri. Veja o volume de chuva relativa ao período ao de 7:00 de 5/3/2014 às 7:00 de 6/3/2014 nas regiões da Ibiapaba e Litoral Norte, e as maiores chuvas no Estado:

Região da Ibiapaba: Manhoso em Viçosa do Ceará choveu 6.0 milímetros, em São Benedito (sede) 4.4 mm e  Viçosa do Ceará (sede) 4.0 mm.

No Litoral Norte: Choveu apenas em Parazinho (Granja) 25.0 mm, Paracuã em Uruoca 18.2 mm e Sambaíba (Granja) 3.0 mm

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Ipaumirim (Posto: Canauna) : 157.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Lavras Da Mangabeira) : 84.5 mm
Ico (Posto: Lima Campos) : 82.6 mm
Ipaumirim (Posto: Felizardo) : 73.6 mm
Orós (Posto: Palestina) : 71.1 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 70.2 mm
Cariús (Posto: Cariús) : 69.0 mm
Ico (Posto: Ico) : 64.0 mm
Baixio (Posto: Baixio) : 64.0 mm
Jucás (Posto: Jucás) : 62.0 mm

Em Alcântaras
OBS: Embora não registrados pela Funceme, em Alcântaras (sede), houve uma pequena chuna no final da tarde de ontem 05/03, além de precipitações no norte do município e na região do distrito de Ventura. 

Previsão para o dia 06/03/2014
O posicionamento do sistema atmosférico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) deixa as condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de precipitações no centro-sul, Ibiapaba e faixa litorânea do Estado. Nas demais regiões cearenses, nebulosidade variável.

Total de postos com chuva em todo o estado: 63
Total de municípios com chuva em todo o estado: 44
Dados extraídos às : 11:35 de 6/3/2014 (Dados Funceme)

(ATENÇÃO À SAÚDE PRIMÁRIA) UM BOM EXEMPLO QUE VEM DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA DO CEARÁ

O prefeito de Viçosa do Ceará, município localizado na Serra da Ibiapaba, Divaldo Soares, adquiriu 100 motocicletas para os agentes de saúde. Segundo afirmou, o objetivo da gestão é criar mecanismos para que o atendimento primário de saúde das populações, tanto residente na sede, quanto nos distritos, possa ser realizado com maior eficiência.

Ele explicou que essa é uma das medidas que vem a ser adotada a fim de que os profissionais de saúde possam prestar atendimento àqueles que necessitam de uma atenção imediata. O mais interessante é que a cor das motos varia de acordo com a região. Divaldo é a cópia do pai Evaldo Soares, que já foi prefeito da cidade. "O município de Viçosa do Ceará prova que o dinheiro que economiza é o dinheiro que volta para a população. De uma só vez", disse o prefeito. Com isso, reconhece que o trabalho dos agentes ganha um novo impulso, facilitado pelo acesso às localidades inseridas no âmbito daquele município serrano.

Da coulna Satélite do caderno Regional DN

quarta-feira, 5 de março de 2014

PINGA FOLIA FOI UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA O CARNAVAL DE ALCÂNTARAS, VEJA ALGUMAS IMAGENS DO ÚLTIMO DIA DE FESTA!

No quarto e último dia de Carnaval 2014, sendo o terceiro da programação especial, alguns foliões entraram pela noite nas proximidades do Pinga Bar.

Deste domingo 01/04, o local foi mais uma vez a atração do Carnaval na cidade, e neste ano foi animado pela Banda Majestade Elétrico e pelo Encontro dos Paredões. Como na oportunidade, não foi possível a realização da festa promovida pelo poder público, já que a Prefeitura Municipal, devido a situação causada pelo período de estiagem, acabou acatando a recomendações de Órgãos de fiscalizações municipais e assim não realizando a festa, o evento carnavalesco acabou acontecendo somente no Sítio Pinga.

Antes mesmo do cancelamento da Festa pelo município, a administração do estabelecimento, que é particular, já preparava a sua própria festa e no final acabou recebendo o apoio de políticos e de pequenos empresários locais. 

No último dia, quem não saiu para outras cidades, teve a oportunidade de curtir a festa até o anoitecer, ao som de músicas que marcaram este Carnaval e do tradicional méla-mela. Como o local, é amplo, também não perdeu o aspecto familiar, e além bebidas e comidas consumidas na maior parte pelos adultos, muitas crianças também aproveitavam o evento.

Um grande número de pessoas passaram pelo o local durante os dias da festa, inclusive muitos visitantes de outras cidades. Veja algumas imagens de terça-feira 03/04, último dia do Pinga Folia.

APURAÇÃO DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DE SOBRAL

Sobral conheceu hoje, dia 5, a campeã do seu Carnaval. A apuração das notas do desempenho das escolas de samba começou às 16 horas e foi concluída às 17 horas, na Casa da Cultura. Foram dezesseis jurados que julgaram os quesitos Bateria, Samba-Enredo, Alegoria, Fantasia, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Enredo.

Concluída a apuração, a Estação Primeira do Sinhá Sabóia classificou-se como a grande campeã de 2014, com 151,5 pontos, em segundo lugar a Unidos do Alto do Cristo com 145 pontos e em terceiro lugar a Acadêmicos do Dom Expedito com 144,5 pontos.

As demais classificadas foram: Princesa do Samba em 4º lugar com 128,5 pontos, Unidos da Vila União em 5º lugar com 124 pontos, a Mocidade Independente do Alto da Brasília em 6º lugar com 122 pontos e em 7º e último lugar, o Império dos Terrenos Novos com 114 pontos.

Na Avaliação da Secretária Eliane Leite, os desfiles aconteceram em clima de muita tranquilidade, não sendo registrado nenhum incidente grave nas imediações da Passarela Marinho Pereira, onde desfilaram as sete escolas, proporcionando aos foliões e integrantes das agremiações momentos de diversão.

No primeiro dia passaram pela avenida três agremiações: Princesa do Samba, Império dos Terrenos Novos e Unidos da Vila União. No segundo, foi a vez da Mocidade Independente do Alto da Brasília, Unidos do Alto do Cristo, Acadêmicos do Dom Expedito e Estação Primeira do Sinhá Sabóia.

TRÊS MORTES EM TRAGÉDIA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE RERIUTABA-CE

Dois corpos dos jovens que estavam foragidos, acusados de participarem da morte da jovem Thays Cunha da localidade de Quandú em Reriutaba, foram encontrados por volta de meio dia desta terça-feira (04/03). Ambos estavam com perfurações a bala na cabeça, de uma revólver calibre 32.

Segundo informações, logo após o sepultamento de Thays, na manhã de ontem (04/03), Adriano Rodrigues da Cunha (24 anos) ligou para a família dizendo onde estavam e pediu para Cícero falar com a filha e esposa. Ainda segundo familiares, Adriano teria falado que iria cometer suicídio. 

Ao saber onde estavam, o irmão de Adriano, o qual teria atendido o telefone, se deslocou rapidamente ao local, que fica em um matagal nas proximidades da ladeira do Oitizeiro, mas já encontrou Adriano e o cunhado Cícero sem vida. Vale ressaltar que o cunhado era casado com a irmã de Adriano. Os corpos estavam em uma matagal embaixo de um lajeiro em forma de gruta, conhecido por Pedra da Torre, a cerca de 150 metros da estrada carroçável que liga a CE 366 a uma fazenda. Não se sabe o que realmente aconteceu, pois Cícero estava com a arma sobre o corpo. (Vamos esperar a perícia para que se tenha mais informações).

São 3 jovens que infelizmente, por loucura de ciumes, perderam a vida precocemente. O cunhado de Adriano o Cícero, pai de família, sem ligação nenhuma com a história de Adriano e Thays, acabou morrendo nesta grande tragédia familiar, deixando toda a família abalada. Adriano e Thays ainda eram parentes,(primos) da família Cunha da região de Quandu e Oitizeir.

Do Reriutaba Notícias

69 MUNICÍPIOS REGISTRAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS NO ESTADO DO CEARÁ. ALCÂNTARAS CHOVEU MAIS DE 20 MILÍMETROS

A tarde de terça-feira de Carnaval foi com chuvas em várias cidades do interior do Ceará. Veja os números nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba, relativo ao período de 7:00 de 4/3/2014 às 7:00 de 5/3/2014.

Ibiapaba: 

Ibiapina (sede) 65.0, Pacuja (sede) 56.0, Amanaiara (Reriutaba) 34.0, Nova Betânia Nova Russas 25.0, Graça (sede) 23.0, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 18.6, Poranga (sede) 18.0, Coreau (sede) 18.0, Ipaporanga (sede) 12.2, Manhoso (Viçosa do Ceara) 12.0, Matriz (Ipueiras) 9.5, Tianguá (sede) 9.0, Sítio Urubu Coreaú 9.0, Ipueiras (sede) 6.0, Frecheirinha (sede) 6.0, Mucambo (sede) 5.0 e Açude Forquilha (sede) 2.4.

Litoral Norte: 

Morrinhos (sede) 32.0, Paracua (Uruoca) 25.0 Martinópole (sede) 23.0, Granja (sede) 23.0, Panacuí (Marco) 22.3, Alcântaras (sede) 20.6, Chaval (sede) 19.0, Sinhá Saboia (Sobral) 18.2, Pessoa Anta Granja 18.0, Campanário (Uruoca) 11.0, Meruoca (sede) 7.0, Bela Cruz (sede) 4.0, Icaraí de Amontada (Amontada) 4.0, e Miraíma (sede) 1.3.

10 maiores chuvas por Municípios no dia!

Altaneira (Posto: Altaneira) : 80.0 mm
Araripe (Posto: Pajeú) : 77.0 mm
Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 75.4 mm
Assaré (Posto: Aratama) : 66.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 65.0 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 60.2 mm
Araripe (Posto: Brejinho) : 57.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 56.0 mm
Pacujá (Posto: Pacujá) : 56.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Croata) : 53.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 101
Total de municípios com chuva em todo o estado: 69
Dados extraídos às : 12:05 de 5/3/2014 (Dados da Funceme)

(HOMICÍDIOS NO CARNAVAL) TOTAL DE MORTES JÁ SUPERA ANO PASSADO

Para a Polícia, a maioria dos crimes de morte no Estado ocorreria mesmo se não houvesse o período carnavalesco.

Entre as 18 horas de sexta-feira e o encerramento desta edição, foram registrados 60 homicídios em todo o Ceará durante o Carnaval. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 32 pessoas foram assassinadas, sendo 20 na Capital e 12 nas demais cidades que compõem a RMF. Apesar de parcial, o balanço já supera o que foi registrado oficialmente em 2013, quando foram computadas 56 mortes.

Interior

No sábado, foram registrados, cinco homicídios no Interior do Estado. Diego James dos Santos Ribeiro, 20, foi assassinado, a tiros, por dois desconhecidos, em Fortim.

Em Sobral, Francisco Renato de Lima, 25, foi morto com três disparos efetuados por dois homens em uma motocicleta. Um suspeito, identificado por Igor, foi detido, mas nega o crime.

Daniela Sousa da Silva, 21, morreu após ser atingida por uma bala "perdida", em Santa Quitéria. O tiro teria sido disparado durante uma briga.

Em Aracati, o sargento da Marinha Marcelo Ferreira Santana foi morto a facadas por um homem conhecido por Davi.

Violento

O diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jairo Pequeno, achou o Carnaval violento, mas frisou que esses crimes ocorreriam independente do feriado, visto que muitas vítimas tinham envolvimento com o tráfico e uso de drogas.

Os números apresentados foram colhidos junto às autoridades policiais, mas são considerados parciais. O balanço oficial da violência durante o Carnaval será divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Leia a matéria completa no Jornal Diário do Nordeste (Fernando Barbosa)

terça-feira, 4 de março de 2014

HOJE É DIA DE RELEMBRAR E FESTEJAR, POIS ELE NÃO ACABOU, APENAS A HISTÓRIA ESTÁ SENDO CONTADA EM UM OUTRO LUGAR!

Saudades dessa época, a conformação é que certamente esse "tempo" vai voltar, pois o bloco está por aí., não como antes, más está! Ouvi falar que tem uns amontoados lá pelas bandas do Pantanal, se fosse mais perto eu iria arriscar.

O Bloco Pinga Nim, faz parte de nossa história, e como no histórico do povo alcantarense, há essa característica de "vagar", então, pode-se considerar natural o que está acontecendo.

Hoje é terça-feira de Carnaval, quem é ou quem fez parte, é dia de relembrar, e vou relembrar na melhor maneira vestindo agora o meu ababá. VALEU GALERA DO PINGA NIM MIM 2014!
O cenário é outro, mas a alegria ou a essência de ser, e que só no Pinga Nim Mim existe, a sua história é a mesma!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores