sábado, 26 de julho de 2014

(PRORROGADAS) INSCRIÇÕES NO SISUTEC PODEM SER FEITAS ATÉ AMANHÃ

Os interessados em concorrer a vagas gratuitas no ensino técnico têm até amanhã (27) para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O sistema oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. O prazo terminaria ontem (25), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, são ofertadas 289.341 vagas. A inscrição deve ser feita no site do Sisutec

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

No site do programa é possível consultar os cursos disponíveis. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%).  O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O processo seletivo do MEC ocorre duas vezes por ano.

Da Agência Brasil

sexta-feira, 25 de julho de 2014

(DINHEIRO PÚBLICO) AÇÃO PREVENTIVA FAZ 'TCM' BARRAR IRREGULARIDADES NOS MUNICÍPIOS

O Observatório das Licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) esteve presente, desde o mês de março, quando começou a atuar, em 71 cidades cearenses acompanhando, no próprio local, 131 licitações. Com isso, as equipes técnicas constataram irregularidades e ocorrências que impediram a conclusão de procedimentos licitatórios, gerando economia de R$ 9.966.985,71 para os cofres cearenses. As licitações programadas nas prefeituras e câmaras municipais, no período, envolveriam recursos no valor de R$197.822.012,59.

Durante o acompanhamento realizado pelo TCM, constatou-se que 61,40% das licitações examinadas apresentavam irregularidades diversas. As principais são: 12,5% com justificativa ausente ou insuficiente, quando não há motivos ou quando estes não são determinantes para a realização da licitação; e em 11,5% houve restrição de competitividade, quando não promove a competição, ferindo a isonomia e a impessoalidade.

“Esses indicadores”, avalia o presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, “são bastante reveladores da necessidade de continuarmos atentos às questões relacionadas às aquisições e contratos de iniciativa dos municípios. É um trabalho, que, inegavelmente, pode influenciar fortemente na produção de resultados expressivos para economia dos recursos públicos nessas localidades”.

O Observatório das Licitações promoveu, ainda, o acompanhamento do cumprimento da Instrução Normativa n° 01/2011 do TCM, que trata do cadastramento prévio das licitações para divulgação no Portal de Licitações do Tribunal. A omissão desse cadastro prejudica a transparência da aplicação dos recursos públicos municipais, vez que o portal é instrumento de divulgação, incentivo ao controle social e ferramenta complementar ao exercício da fiscalização. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do TCM. (Via Site Ceará Agora)

(EDUCAÇÃO) HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA SE INSCREVER NO SISUTEC

Termina hoje (25) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. Lá também  é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S.

Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 19h de ontem (24), 276,2 mil pessoas estavam inscritas. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o sistema registrou 528,7 mil inscrições. O mais concorrido é o de técnico do trabalho, com 74,4 mil inscritos. Em seguida, aparecem os de  técnico em logística (61,9 mil), técnico em enfermagem (47,3 mil) e técnico em informática (35,1 mil).

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.

Da Agência Brasil

'MTE' E INSTITUTO CARNAÚBA PROMOVEM PALESTRA SOBRE EXTRATIVISMO DA CARNAÚBA E A LESGISLAÇÃO TRABALHISTA

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas e indagações dos trabalhadores e extrativistas ligados a extração da carnaúba, o Instituto de Ecologia Social Carnaúba em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego promoverá no próximo dia 7 de agosto, na sede do MTE em Sobral, a palestra: O EXTRATIVISMO DA CARNAÚBA NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ E A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.

Segundo o presidente do Instituto Carnaúba, professor Osvaldo Aguiar, a ideia é reunir, organizações sociais da categoria e órgãos responsáveis em prestar assistência técnica que possam melhorar a intervenção das pessoas no território e colaborar com a revitalização da carnaúba na zona norte do Ceará.

Fonte: Sobral em Revista

HOJE, A SEGUNDA NOITE DO 18º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCANTARAS!

Além da apresentação dos grupos juninos de várias cidades da região, na segunda noite da edição 2014 do Festival de Quadrilhas de Alcântaras, tem FORRÓ DE SALTO e XOTE DA RESENHA.

Participem!

BASE RACHADA TAMBÉM EM ALCÂNTARAS PARA RECEBER O CANDIDATO DE CID GOMES, CAMILO SANTANA

Camilo percorreu ao lado do Prefeito as principais ruas da cidade
A exemplo de vários municípios, inclusive em Sobral, cidade de CID, o candidato do governador não está conseguindo reunir unanimidade em favor de seu nome

Camilo Santana - PT, até que fez a sua parte e veio abraçar os alcantarenses, no entanto faltou mais empenho e muito da organização local. Entre alguns presentes, o que se observava, foi o não entusiasmos. Um deles, era o atual presidente da Câmara Municipal: Manoel - PROS, já foi filiado ao PL hoje PR, é amigo de longas data de Roberto Pessoa que é candidato a vice na chapa de Eunício Oliveira, opositor de Camilo.

Já o vice-prefeito e outros vereadores da base de situação, além de filiados ao PMDB, também são velhos  'conhecidos' de Roberto Pessoa, e coincidência ou NÃO, tiraram para viajar justamente no dia visita do candidato do Cid e do Prefeito Eliésio à cidade de Alcântaras. Evitando assim, tanto uma repreensão do PMDB, quanto um mal estar na base de apoio devido não participarem do ato político.

Ainda no meio político, o que se comenta é que o prefeito Eliesio está tendo dificuldades e que dificilmente irá cumprir com o compromisso com Cid Gomes que era de ter o apoio de  todos seus liderados na campanha para governador.
Camilo Santana, que recebe o apoio natural da vereadora do PT de Alcântaras e Mauro Filho, candidato a Senador
Inúmeros alcantarenses foram prestigiar o candidato do PT (Fotos: Divulgação Facebook)

Imagens: Divulgação Facebook

VEREADORES DE MERUOCA E ALCÂNTARAS PARTICIPARÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DE ÁGUA

O Presidente da Câmara de Meruoca, Carlos José do Pimenta, juntamente com os demais vereadores, anunciando para esta segunda-feira (28), no plenário Osvaldo Soares, Audiência Pública para debater o impacto da distribuição de água para as cidades de Meruoca e Alcântaras, pela CAGECE, do Açude Jenipapo, com técnicos da COGERH.

De acordo com Carlos José, o Presidente da Câmara de Alcântaras, Manoel Albuquerque e demais vereadores participarão, como também deverão participar os Prefeitos Manuel Costa Gomes (Aristides) de Meruoca e Eliésio Fonteles de Alcântaras.

Essa Audiência Pública com os técnicos da COGERH acontecerá a partir das 8h30min, e a população está sendo convidada para prestigiar essa discussão, já que duas adutoras emergenciais estarão em breve distribuindo  água para os munícipes.

Só lembrando que está funcionando a adutora emergencial de Meruoca, distribuindo o precioso líquido para a sede, e outras adutoras estão sendo projetadas para levar água do Açude Jenipapo para os Distritos de Camilos, Palestina do Norte, Anil e Fernandes-Meruoca. 

Blog de Política Marcelo Marques

SOBRAL TERÁ MAPA CULTURAL EM PARCERIA COM A TIM

Na última sexta-feira, 18 de julho, foi firmado convênio entre o Instituto TIM e município de Sobral, que através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude articulou a parceria para gestão e mapeamento das atividades culturais da cidade. 

A ferramenta Mapas Culturais permite organizar informações sobre agentes culturais, atividades e locais relacionados a cultura do município, fazendo um mapeamento desses dados. 

Os eventos serão informados através da plataforma virtual que poderá ser alimentada por agentes públicos e também por agentes culturais de maneira colaborativa. A Agenda Cultural de Sobral vai permite a criação da agenda dos principais eventos e possibilita um registro completo dos produtores e espaços culturais do município. 

Mapas Culturais é um Software Livre

A plataforma Mapas Culturais é um software livre e está adequada ao padrão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Ministério da Cultura, permitindo a integração de dados. Desenvolvido com as tecnologias PHP (a linguagem livre mais popular entre desenvolvedores brasileiros e que é adotada pela Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Cultura), PostgreSQL (sistema de gerenciamento de banco de dados, considerado o mais robusto de todos) e AngularJS (framework JavaScript que foi desenvolvido pelo Google com base no que há de mais atual em framework web). Mapas Culturais está disponível no GitHub.

No Brasil 

No Brasil, também há diversas iniciativas de mapeamento colaborativo em andamento. Alguns exemplos são o Skatesquare, no qual skatistas enviam fotos e informações sobre os melhores locais para andar de skate (há locais mapeados em diversas cidades do Brasil); Onde Fui Roubado, no qual cidadãos mapeiam os locais em que foram assaltados, roubados ou furtados nas mais de 544 cidades já registradas; Webdoc Graffiti, projeto multimídia que inclui um mapa dos graffitis distribuídos por São Paulo, os quais podem ser filtrados por região ou por autor; e Mapa da Cachaça, considerado pelo Ministério da Cultural o melhor projeto de mapeamento cultural de 2012, que mapeia as cachaças e alambiques do país, com informações sobre a história de cada bebida, fotos, onde podem ser encontradas e o contato do produtor.
Para ampliar, clique na imagem
Foto: Exemplo Mapa Cultural de São Paulo desenvolvido junto com a TIM

Via e-mail Veríssimo Barroso

DE VOLTA, DEPOIS DE MAIS DE UM DIA SEM CONEXÃO COM INTERNET

Imagem: Web
Estamos de volta, depois de ficar desconectado por certa de 30 horas causado por uma falha no computador.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

ASSEMBLEIA RECEBE SEMINÁRIO SOBRE LEGISLAÇÃO ELEITORAL

Com o objetivo de colaborar para tirar as dúvidas dos profissionais sobre a cobertura jornalística no período eleitoral e alertar para as penalidades que as emissoras podem sofrer, caso descumpram a legislação, a Assembleia Legislativa do Ceará sediou, na manhã desta quarta-feira (23/07), o seminário “As Limitações da Lei Eleitoral para o Rádio e a Televisão”.

O evento foi realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) e contou com a participação de representantes da entidade e da Justiça Eleitoral. A presidente da Acert, Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulai, esclareceu que o evento busca qualificar e orientar os profissionais e emissoras para evitar penalidades e multas, que são pesadas, especialmente para as pequenas emissoras do Interior.

O responsável pela coordenação da propaganda do Tribunal Regional Eleitoral, juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, explicou ser fundamental que as emissoras e seus profissionais se informem sobre a legislação que se aplica às empresas de comunicação, para evitar as penalidades. “Além das multas serem altas, ainda há a possibilidade de o veículo ficar fora do ar por um período determinado pela Justiça”, assinalou. Ele lembrou que os profissionais devem evitar fazer apologia ou emitir opinião pessoal sobre candidatos, partidos ou coligações.

O diretor jurídico da Acert, Afro Lourenço, apresentou as regras para a cobertura no período eleitoral. Ele explicou que a propaganda política paga já está proibida, sendo liberada apenas a gratuita, e que os apresentadores de TV e rádio, que são candidatos, não podem mais apresentar programas ou mesmo ser citados dentro da programação. O advogado também ressaltou que as pesquisas eleitorais têm que ser registradas previamente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e que as pesquisas de “boca de urna”, que acontecem no dia da votação, só podem ser divulgadas, a partir das 17h, para os candidatos a cargos estaduais e, às 19h, para presidente.

Na sequência, o procurador regional eleitoral, Rômulo Moreira Conrado, tirou dúvidas dos profissionais e representantes de emissoras presentes. Também participaram do seminário o corregedor regional eleitoral, Antônio Abelardo Benevides, o vice-presidente da Acert, Edilmar Norões, e o coordenador de Comunicação Social da AL, Adriano Muniz. 

Informações da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

quarta-feira, 23 de julho de 2014

SOMENTE TRÊS CIDADES DO CEARÁ NÃO TIVERAM ASSASSINATOS NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, SEGUNDO ESTUDO

Foto: Kid Júnior/ Diário do Nordeste
Município de Alcântaras é uma das três cidades que não teve assassinatos nos últimos 4 anos. 

Apenas 3,2% dos cearenses podem afirmar que vivem em um município em que não há assassinatos entre 2008 e 2012, de acordo com o Mapa da Violência 2014, estudo feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), utilizando dados disponibilizados pelo Governo Federal.

Dos 8,6 milhões de habitantes que moram no Ceará, 26.109 vivem em três cidades que não tiveram, segundo o levantamento, homicídios. Os municípios são Alcântaras, Palhano e Potiretama. Os dados são de até 2012, último ano dos números disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Alcântaras possui uma população de 10.956 habitantes. Já em Palhano, há 8.972 habitantes e Potiretama tem 6.181 pessoas. O estudo revela ainda que há cidades que tiveram apenas um assassinato nos quatro anos. É o caso de Tarrafas, Graça, Martinópole, Baixio e Pacujá.

Não houve homicídio de jovens em 15 municípios cearenses

O Mapa da Violência também divulgou o dados em relação à população jovem. Além das três cidades acima citadas, que não tiveram nenhum assassinato, outros 12 municípios não tiveram homicídios de pessoas entre 15 e 29 anos. São elas Baixio, Chaval, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Mucambo, Pacoti, Pacujá, Palhano, Pires Ferreira, , Potiretama, Reriutaba e Tarrafas. Tiveram um assassinato de jovem os municípios de Apuiarés, Arneiroz, Barroquinha, Croatá, Graça, Granjeiro, Paramoti, Potengi, Senador Sá e Umari.

Brasil tem 684 municípios sem assassinatos

A lista divulgada contempla também informações nacionais. Das 5,5 mil cidades do Brasil, somente 684 não possuem um cotidiano com homicídios.

Matéria publicada hoje 23/07 no site da Rádio Verdes Mares

ASSEMBLEIA SEDIA SEMINÁRIO SOBRE A LEI ELEITORAL NESTA QUARTA

A Assembleia Legislativa do Ceará sedia, nesta quarta-feira (23/07), a partir das 9h30, no auditório Murilo Aguiar, o Seminário Eleitoral 2014 – As Limitações da Lei Eleitoral para Rádio e Televisão, promovido pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). O evento será transmitido ao vivo pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e pela TV Assembleia (canal 30).

A programação inclui palestras sobre “Limitações da lei eleitoral para Rádio e Televisão”, e “Penas para infração às normas eleitorais pelos veículos de radiodifusão”. Na sequência, haverá um debate aberto com os radiodifusores e comunicadores.

O coordenador de Comunicação Social da AL, Adriano Muniz, observa que o debate tem o objetivo de esclarecer e orientar os radiodifusores e comunicadores cearenses sobre as exigências da legislação especial reguladora do processo eleitoral. “Essa discussão é particularmente importante para nós da AL. Por sermos uma casa legislativa, temos que saber, por exemplo, como administrar a exibição das atividades parlamentares no período eleitoral, já que muitos dos deputados da Casa são candidatos”, explica.

Para a gerente executiva da Acert, Fátima Fontenele, a lei costuma ser uma preocupação para os comunicadores. “Em caso de descumprimento da legislação, os veículos e os comunicadores podem sofrer punições, como multas, então é importante mantê-los a par desse processo”, assinala.

O encontro vai reunir a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Iracema do Vale; o procurador Regional Eleitoral, Rômulo Moreira; o corregedor Regional Eleitoral, desembargador Antônio Aberlado Benevides; e o jornalista e radialista Edilmar Norões. A presidente da Acert, Carmem Lúcia Dummar, e o diretor jurídico da associação, Afro Lourenço, também participarão como facilitadores.

As inscrições podem ser realizadas através do email secretaria@acert.org.br, informando o nome, emissora, cargo e contato.

Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

(UM FINAL FELIZ) DESAPARECIDO, ALCANTARENSE VOLTA AO MEIO FAMILIAR

João Lourenço Benício, ao centro da foto, chegou a ser noticiado como morto e assassinado em outubro de 2012. Hoje, quase dois anos depois da triste notícia, e após décadas longe da família; a grande alegria do reencontro.

ALBERTO LOURENÇO.

Com alegria que estamos anunciando o reencontro de João Lourenço Benício (Júnior). Após um determinado contato sem a família, por iniciativa própria Júnior resolveu se reencontrar com familiares em SP.

Um certo tempo atrás, eu Albertoh Lourenço, quando estava com o Blog Alcântaras em ativa, noticiei um possível desaparecimento trágico e lamentável. Porém, com entusiasmo e gratidão ao Deus da vida, estamos anunciando este renascimento de Júnior para nossa família.

Fui muito solicitados por amigos e conhecidos de Júnior, porém as informações que tinha, era apenas de terceiros e só repassava aquilo que me era informado.

Junior entrou em contato com sua irmã, Terezinha que atualmente mora também em São Paulo e no último domingo (20/07) já estiveram reunidos. E a família em festa e jubilosos já celebra, confraterniza e planeja viver de perto esta "ressurreição".

"Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado' ". (Lc 15:32)

Notícia da época em blogs da região (Clique para ampliar)

terça-feira, 22 de julho de 2014

(ELEIÇÕES) EUNÍCIO LIDERA PESQUISA IBOPE PARA GOVERNADOR DO CEARÁ

Para melhor visualizar, clique na imagem
Camilo Santana aparece em segundo com 14%.
  
O senador Eunício Oliveira (PMDB) aparece em primeiro lugar, com 44%, na pesquisa do Ibope de intenção de votos para o cargo de governador do Ceará. Camilo Santana (PT) aparece em segundo, com 14%, seguido por Eliane Novais (PSB), com 6%, e Ailton Lopes (PSOL), com 3%.  A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os dados do Ibope revelam ainda que 15% dos entrevistados votariam branco ou nulo e 18% ainda não decidiram quem eleger no pleito de outubro. A pesquisa também ouviu os eleitores sobre a rejeição dos candidatos. 24% afirmam que não votariam em Camilo Santana, 23% no Ailton Lopes, 22% em Eliane Novais e14% no Eunício Oliveira. 16% das pessoas ouvidas pelo Ibope dizem que podem votar em qualquer candidato e 31% não sabem ou não opinaram. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 de julho e ouviu 1.204 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%.

Primeira pesquisa já apontava Eunício na liderança

Na primeira pesquisa realizada pelo Diário do Nordeste, quando os nomes dos candidatos ainda não eram oficiais, Eunício Oliveira já liderava a disputa. O senador venceria as eleições nos cinco cenários simulados pelo Ibope. 

Na ocasião, o Ibope apresentou ao eleitor a relação dos prováveis candidatos e um dos cenários simulados aparecia o nome de Camilo Santana. A pesquisa, publicada no dia 5 de maio, revelou que Eunício tinha 43% das intenções de voto, contra 6% de Camilo e 3% de Ailton. 

Tasso lidera disputa ao Senado 
A pesquisa do Ibope também ouviu os eleitores sobre a intenção de voto ao Senado Federal. Tasso Jereissati (PSDB) aparece na liderança da pesquisa, com 58%, seguido por Mauro Filho (PROS), com 14%, Raquel Dias (PSTU), com 5% e Geovana Cartaxo (PSB), com 2%. 

REGIÃO DE SAÚDE DE SOBRAL REALIZA DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

Os 24 municípios da Região de Saúde de Sobral realizam nesta terça-feira (22), o Dia “D” de vacinação contra o sarampo das crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade. 

Postos de saúde e salas de vacinação estarão abertos em todos os municípios, inclusive Cariré, Massapê e Pires Ferreira, que já atingiram as metas de imunização. Até a semana passada, a 11ª Região de Saúde tinha vacinado 26.386 crianças, do total de 43.312 que devem ser vacinadas até o dia 25, nova data de encerramento da campanha de vacinação estabelecido pela Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado.

A campanha de vacinação contra o sarampo envolve em todo o Ceará 158 municípios. Estão fora da campanha os municípios que já haviam realizado vacinação no início deste ano, incluindo Fortaleza, em função de casos registrados ou de riscos de transmissão. Para alcance de meta de vacinação contra o sarampo estabelecida pelo Ministério da Saúde, devem ser imunizados no Ceará 95% da população de 278.318 crianças de seis meses a menos de cinco anos dos 158 municípios participantes da nova campanha. Desde o início da campanha, em 27 de junho, as crianças, além de serem imunizadas contra o sarampo, ficam protegidas da rubéola e da caxumba. A vacina tríplice viral protege das três.

Participam da mobilização do dia 22 na 11ª Região de Saúde os municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral, Uruoca e Varjota.

Assessoria de Comunicação da Sesa

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CARAVANA DA ALEGRIA PROPORCIONA NOITE DE LOUVOR E EMOÇÃO EM ALCÂNTARAS

Noite especial de louvor chamou atenção da população local. Imagens Facebook
O último final de semana foi de grande movimentação na cidade de Alcântaras. O município que em 2014 foi escolhido como sede de realização da Caravana da Alegria atraiu centenas de pessoas de vários lugares e cidades diferentes para participarem de momentos de pregação, evangelismo e muito louvor. 

Realizada na Praça Gregório Cunha no Bairro Bela Vista o evento unificou fieis de vários segmentos religiosos existentes na cidade, dentre estes em sua maior parte evangélicos e católicos bem como pessoas de outras cidades e estados diferentes. Com grandes atrações como a Banda Ello e Felipão ( Ex- vocalista do Forró Moral) a festa foi até a meia noite do último sábado,19, e foi um dos assuntos mais comentados em Alcântaras devido a grande estrutura como palco, iluminação e fogos de artifícios. 
Segundo a organização do evento mais de R$ 25 mil foram investidos.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Canto Felipão foi um dos destaques da noite
Evento atraiu uma multidão sem distinção de religiões

(NÃO DEU MAIS!) VEREADOR RÉGIS DO BOMFIM CAMINHANDO COM A OPOSIÇÃO NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO PRÓXIMO

João, Sérgio Aguiar, vereadores Régis e José Maurício
O Vereador Régis do Bomfim, resolveu assumir de vez a insatisfação que estava ocorrendo no grupo político no qual foi eleito em outubro de 2012. Isolamento no grupo, pode ter motivando a decisão.

Após resistir ao nome que lhe foi imposto a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Alcântaras, no caso a reeleição do Vereador Manoel Albuquerque preterido pelo Prefeito Eliésio, onde o vereador resistiu e se definiu pelo nome da Vereadora Cleuvilândia Menezes como a sua candidata a presidenta, e tratado com indiferença no seu grupo, Régis tomou a decisão de apoiar os candidatos Moses Rodrigues e Sérgio Aguiar, os mesmos nomes apoiados pelos políticos contrários aos agora ex-colegas.
Essas são as imagens que circulam nas redes sociais desde o último dia 19 de julho e falam mais do que qualquer palavras. "Hoje, anunciamos a adesão do Vereador Régis do Bonfim á campanha dos Deputados Moses Rodrigues (Federal) e Sérgio Aguiar (Estadual), ficando claros e definidos o compromisso do mesmo com os propósitos do nosso grupo.Um forte , caloroso e fraterno abraço e seja bem vindo á família 55" Escreveu em sua página um dos vereadores ao lado de Régis.

EM MERUOCA PREFEITO MANUEL COSTA GOMES (ARISTIDES) DEFINE OS NOMES DOS CANDIDATOS QUE APOIARÁ

Candidato a Deputado Federal Leônidas Cristino Estadual e Candidato a Deputado Estadual Moisés Braz. 
O Prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides)-PT, em conversa com a imprensa, anunciou o seu apoio político e do Partido dos Trabalhadores, aos candidatos a deputado estadual e federal, de acordo com a solicitação do Governador Cid Gomes, cumprindo o pré-acordo da campanha passada para prefeito, com o Governador Cid Gomes. Segundo Aristides, para deputado estadual, trabalhará para Moisés Braz e deputado federal o nome do ex-prefeito de Sobral, Leônidas Cristino. “Vamos começar a nos organizar, e montar estratégias de trabalho para percorrermos o município e conclamando os amigos a votarem neste dois nomes, que representarão os munícipes em Brasília e na Assembleia Legislativa do Ceará”. Finalizou Aristides. (Informações Blog de Politica Marcelo Marques)

Vejam também como votam alguns dos Prefeitos da Zona Norte do Ceará

Alcântaras – Eliésio Fonteles
Leônidas Cristino (federal) e Ivo Gomes (estadual)

Camocim – Mônica Aguiar
Leônidas Cristino (federal) e Sérgio Aguiar (estadual)

Cariré – Antonio Martins
Anibal Gomes (federal) e Ivo Gomes (estadual)

Coreaú – Érica Frota
Leônidas Cristino (federal) e Ivo Gomes (estadual)

Forquilha – Gerlásio Loiola
Genecias Noronha (federal) e Moises Braz (estadual)

Frecheirinha – Carleone Jr.
Arnon Bezerra (federal) e Gony Arruda (estadual)

Graça – Iraldice Mão Cheirosa
Antonio Balman (federal) e Zezinho Albuquerque (estadual)

Granja – Romeu Aldiquere
Vicente Arruda (federal) e Sérgio Aguiar (estadual)

Groairas – Adahil Cassemiro
José Airton Cirilo (federal) e Zezinho Albuquerque (estadual)

Martinópole – James Bel
Danilo Forte (federal) e Sérgio Aguiar (estadual)

Massapê – Antonio José Albuquerque
Leônidas Cristino (federal) e Zezinho Albuquerque (estadual)

Meruoca – Aristides Gomes
Federal Leônidas Cristino e Moises Braz (estadual)

Moraújo – Jurandir Fontenele
Leônidas Cristino (federal) e Gony Arruda (estadual)

Mucambo – Vilebaldo Aguiar
Anibal Gomes (federal) e Zezinho Albuquerque (estadual)

Pacujá – Lucivane de Souza
Arnon Bezerra (federal) e Zezinho Albuquerque (estadual)

Pires Ferreira – Marfisa Aguiar
Leônidas Cristino (federal) e Ivo Gomes (estadual)

Reriutaba – Galeno Taumaturgo
Odorico Monteiro (federal) e Tin Gomes (estadual)

Santana do Acaraú – Heldinha Arcanjo
Inácio Arruda (federal) e Lula Moraes (estadual)

Senador Sá – Alex do Sancho
Anibal Gomes (federal) e Sérgio Aguiar (estadual)

Sobral – Veveu Arruda
Leônidas Cristino (federal) e Ivo Gomes (estadual)

Uruoca – Kilsen
Gorete Pereira (federal) e Sérgio Aguiar (estadual)

Varjota – Rosa Cândida
Danilo Forte (federal) e Carlomano Aguiar (estadual)

Informações publicadas no Blog Sobral em Revista no último dia 15 de julho. (Agora atualizada).

CANDIDATO A DEPUTADO MOSES RODRIGUES FAZ SUA PRIMEIRA MOVIMENTAÇÃO EM SOBRAL

O candidato sobralense a deputado federal, Moses Rodrigues (PPS) ao lado de vereadores e lideranças políticas fez sua primeira caminhada pela área central de Sobral.

A movimentação demonstrou que a campanha do jovem político vem com uma grande estrutura, e deverá polarizar em Sobral, com a do ex-prefeito Leônidas Cristino, candidato do Pros.

(Sobral de Prima com Imagens: Bené Fernandes do Sobral Agora)
Em Alcântaras, a disputa será uma réplica do que ocorre em Sobral. Moses Rodrigues apoiado pelo oposição (João L. Ximenes e seu grupo político), e Leônidas ao lado da situação (Prefeito e administração)

GRÊMIO DA PRATA É CAMPEÃO ALCANTARENSE MÁSTER DE FUTEBOL

 Grêmio da Prata, Campeão Alcantarense 2014 de Futebol Máster
O Campeão só foi conhecido nas penaltis. O jogo no tempo mornal terminou empatado em 1 x 1.

Na disputa do terceiro colocado o Alcântaras Máster perdeu para o time do Cienciano do sítio Fidalgo pelo placar de 7 a 0, e na final o colorado de Santa Bárbara Máster empatou com o time do Grêmio da Prata Máster pelo placar de 1 x 1, e nas penalidades a equipe da Prata sagrou-se campeã da II Copa Alcantarense de Futebol Máster 2014.
"Evento da grande final alcantarense de futebol máster, parabéns a todos os times participantes, principalmente os que fizeram a grande final sendo campeã a equipe do Grêmio da Prata Máster, parabéns !!!!" Venceslau Andrade. Organizador
Foi grande a presença do público no Campo Virgilhão
Colorado de Santa Bárbara, sagrou-se vice-campeão Máster

domingo, 20 de julho de 2014

SEGUNDA FASE DO VESTIBULAR DA UECE É REALIZADA; GABARITO DISPONÍVEL NO SITE

Campus do Itaperi, na manhã deste domingo, 20
Candidatos podem acessar os gabaritos das provas de conhecimentos específicos (Biologia, Espanhol, Francês, Inglês, Matemática e Português).

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, neste domingo, 20, a 2ª Fase do Vestibular de 2014.2. Para o teste, estavam aptos 4.414 candidatos, que disputam 1.639 vagas para cursos variados, como Medicina e Letras.


Na primeira fase estavam inscritos 9.621 candidatos, tanto para os cursos que funcionam em Fortaleza como para os cursos das unidades da UECE no Interior do Estado, em Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Itapipoca.

Na segunda-feira, 21, ocorre o segundo dia de prova, também no horário de 9h às 13h. É recomendado que os candidatos cheguem ao local com uma hora de antecedência, munidos de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta e do documento oficial original de Identidade.

Quanto ao celular, conforme Edital, a CEV sugere ao candidato que não traga, pois o mesmo poderá eliminá-lo do certame. A data limite para disponibilização dos gabaritos é dia 30. Resultado geral é previsto para o dia 4 de agosto.

(ESTREIA DO GRUARANY) CONVOCADOS 20 JOGADORES PARA PARTIDA CONTRA O RÍVER/PI

Foto: Edinardo Abreu/Guarany S.C.
Após o treino recreativo da manhã de ontem (19), o técnico Leivinha divulgou a lista de relacionados para o jogo de estreia do Guarany no Campeonato Brasileiro Série D, neste domingo, às 16h, contra o Ríver/PI no Junco.

Dois jogadores estão entregues ao departamento médico do clube e desfalcam o Cacique do Vale. O volante Rafael Paraná não joga com abscesso no dorso do pé esquerdo. Outro que também está em tratamento é o atacante Zé Willams, com tendinite patelar.
Confira abaixo os atletas convocados para a estreia:

Goleiros: Marcelo Silva e Eliardo;
Laterais: Sadrak, Edson Pacujá e Cláudio Allax;
Zagueiros: André Nunes, Júnior Lopes e Daniel;
Volantes: Dudu, Luciano Totó e João Neto;
Meias: Douglas, Patuta, Tininho, Carlinhos e Thiago Santos;
Atacantes: Rodrigo Dantas, Marcel, Candinho e Adalgiso Pitbull;

Da Assessoria de Comunicação

EM RELAÇÃO A 2012, BIOMETRIA REVELA BAIXA DE ELEITORES EM 7 CIDADES

Imagem: Web Divulgação
Nos sete municípios em que houve o cadastro biométrico dos eleitores, a queda foi mais significativa.

Os candidatos que concorrerão aos cargos majoritários e proporcionais nas eleições deste ano disputarão a preferência de pelo menos 6.271.553 eleitores espalhados pelo Ceará. O demonstrativo do eleitorado cearense revela que já houve um incremento de mais de 79 mil novas pessoas aptas a votar na comparação com 2012 e de quase 400 mil em relação ao último pleito para o Governo do Estado.

Apesar do aumento, o recadastramento do eleitorado dos sete municípios que adotarão a biometria pela primeira vez no pleito deste ano apresentou um retrato mais fiel dos eleitores de cada local, pois todas estas cidades registraram queda no número de eleitores em comparação com a disputa de 2012.

As estatísticas fazem parte do balanço parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o mês de junho. Apesar de o prazo para a emissão de novos títulos ter terminado em 7 de maio, o processamento de cadastro só deverá ser finalizado no fim de julho. A diferença nos números definitivos do eleitorado para o pleito deste ano deve ser pequena.

Formada por Aquiraz, Sobral, Alcântaras, Forquilha, Juazeiro do Norte, Crateús e Ipaporanga, o eleitorado destes municípios em que houve o recadastramento biométrico somava, na última eleição, 436,1 mil eleitores. Em 2014, o balanço revela que as cidades perderam 42,6 mil eleitores, caindo para 393,5 mil.

Segundo dados do TSE, a perda mais significativa foi em Juazeiro do Norte. O município tinha aproximadamente 165 mil eleitores no último pleito e conta agora com cerca de 147 mil. A segunda cidade em que mais houve redução foi Sobral. Em 2012, havia 131 mil pessoas aptas a votar, caindo para 120 mil após o recadastramento.

Depois de Juazeiro e Sobral, quem mais perdeu eleitores foi Crateús, que terá oito mil a menos do que em 2012. A lista de cidades com baixas após o recadastramento biométrico é completada por Ipaporanga (de 10,1 mil para 7, mil), Alcântaras (de 9 mil para 7,8 mil), Forquilha (de 17,3 mil para 15,4 mil), Aquiraz (de 45,1 mil para 44,7 mil).

Outras 30 cidades registraram queda no eleitorado, mas nenhuma com diferença tão significativa como os locais em que houve o recadastramento biométrico. Como a perda nessas cidades não passa de dezenas ou centenas, o balanço final do TSE pode reduzir as baixas.

Os demais municípios que registram redução no balanço até junho foram Aiuaba, Antonina do Norte, Aurora, Baixio, Banabuiú, Cariús, Catunda, Chaval, Graça, Hidrolândia, Icapuí, Ipu, Jaguaribara, Jucás, Milhã, Miraíma, Mucambo, Orós, Palmácia, Piquet Carneiro, Poranga, Potengi, Reriutaba, Saboeiro, Santana do Cariri, São Benedito, São João do Jaguaribe, Solonópole, Tururu e Uruburetama.

Quanto aos municípios com aumento do eleitorado, comparando com o pleito de 2012, somente Fortaleza registrou aproximadamente 45 mil novas pessoas aptas a votar. Os 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza ainda concentram o maior eleitorado do Estado, com 2.471.037 pessoas aptas a votar.

Na Capital, são 1.657.774, seguida por Caucaia (203,6 mil), Maracanaú (152,6 mil), Maranguape (72,9 mil), Cascavel (53,3 mil), Horizonte (47,7 mil), Pacajus (47,1 mil), Aquiraz (44,7 mil), Pacatuba (43,6 mil), São Gonçalo do Amarante (37,6 mil), Eusébio (32,7 mil), Itaitinga (25,8 mil), Guaiúba (18,4 mil), Pindoretama (16,6 mil) e Chorozinho (16 mil).

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores