quinta-feira, 2 de julho de 2009

Conscientização Ecológica, surge uma esperança para o verde em Alcântaras


Desde o seu surgimento, o homem sempre retirou da terra o seu próprio sustento. A água, a pesca e a casa de animais sempre fizeram parte do seu cotidiano e rotina de sua própria existência, sendo o critério principal de sua multiplicação no mundo. Assim sendo, pequena Serra da Meruoca, primitivamente habitada pelos índios e depois por seus colonizadores brancos também se enquadra nesse contexto da relação homem e natureza.

Hoje, as populações dos municípios de Alcântaras e Meruoca, não vivem prioritariamente da agricultura, mas houve a época em que somente a agricultura de subsistência era a principal fonte de sustento das famílias. Dependendo de uma boa ou má safra, os fatos naturais contribuíam para o aumento ou “não” da população serrana, e muitas vezes até mesmo com a estagnação do numero de habitantes com inúmeras pessoas ao longo dos anos indo embora da sua terra.

Em especial, no município de Alcântaras, a agricultura se desenvolveu de maneira diferente, com maior intensidade e por isso sempre produzindo mais do que o município vizinho, e se produzia mais era porque se plantava mais e consequentemente desmatava muito mais. Este fato contribuiu para que o Oeste da serra, sendo a parte que constitui todo o todo o município de Alcântaras tenha sido desmatado quase que completo, restando tão somente alguns amostras de matas nativas em cima da serra e outras nas divisas com o sertão em terrenos acidentados que dificultavam da ação do homem.

Hoje o município de Alcântaras passa por uma nova realidade na questão ambiental; isso, impulsionado pela onda mundial de conscientização ecológica sobre o aquecimento global, pelas previsões da falta de água, e pelos planos governamentais que propõe a questão ambiental como metas a serem atingidas em seus planos de governo.

Um desses planos governamentais criou em Alcântaras no ano de 2007, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Órgão municipal com representação na estância estadual (CONPAM) e que visa auxiliar os governos na Gestão de Políticas Públicas para o meio ambiente. Outra ação importante com o intuído de preservar o meio ambiente, foi recém criada APA da Serra da Meruoca, uma área de preservação ambiental específica para esta microrregião da qual Alcântaras faz parte.

Além da onda de conscientização ecológica que surge no município de Alcântaras, outro fator que ironicamente vem ajudando a preservação do meio ambiente é conseqüência da diminuição das lavouras que aos poucos vai mudando a paisagem das serras e colinas, e também o cenário de algumas regiões habitadas do município, onde a natureza está se encarregando de recompor a vegetação verde natural. Essa diminuição vem ocorrendo porque muitos agricultores ao se aposentarem, e passarem a receber um benefício do Governo Federal, não estão conseguindo repassar essa cultura da maneira como antes, além de em muitos casos a agricultura já não ser mais viável,e sendo assim não atrai os jovens, assim muitos o fazem por prazer e não mais por necessidade,ficando na agricultura somente os mais velhos.

Isso porem não quer dizer que seja o fim da agricultura, aí então entra a parte principal e mais complexa, produzir inovando e incluindo novas técnicas ecologicamente corretas e viáveis. Assim homem e terra se completarão mutuamente, caso contraria os dois, humanidade e natureza não mais existiram.

Assim, podemos concluir, há uma boa esperança para o "Verde".
Edilson Angelo

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Prefeito Fonteles conversa com moradores do Sítio Sabiá


O Prefeito de Meruoca, Antônio Fonteles, visitou os moradores do Sítio Sabiá, local onde será construído a Barragem Meruoca.

Na oportunidade, o prefeito reiterou o seu compromisso com os moradores que terão que desocupar o terreno para a construção da barragem. Na oportunidade, Fonteles garantiu que pagará três meses o aluguel dos que arrumarem uma casas para morar no valor de R$ 300,00., enquanto eles estiverem construindo suas casas. O gestor municipal disse também, que no Fórum de Meruoca, está depositado quase R$ 500,000,00 mil reais para pagar as indenizações dos 16 moradores.
No próximo dia 01 de julho, a partir das 14:00h, o Prefeito Fonteles e o Juiz de Meruoca, Dr. Neto, estarão conversando com os moradores, explicando mais uma vez o acordo fechado na Justiça e com o Ministério Público, para que os moradores possam sair do local, para a construção da Barragem Meruoca, com recursos garantidos do Governo Federal e com a contra partida do município, girando no total de seis milhões de reais, e com capacidade de armazenar 05 milhões de metros cúbicos de água.

Em conversa com a reportagem do Site de Meruoca, Fonteles garantiu que com a saída dos moradores, às máquinas chegarão para ocupar o canteiro das obras, e acabar de vez com a especulação dos que fazem a oposição sequitária, e que queriam aproveitar o momento deste impasse, e se promover politicamente.

Fonte: Reportagem do site da Prefeitura de Meruoca

terça-feira, 30 de junho de 2009

Sua opinião é importante !

O blog Visão Norte está pedindo sua opinião sobre postagens; temas e assuntos que interessam aos leitores dos municípios na Região Norte do Estado do Ceará e em especial aos municípios do entorno de Sobral; ou seja, Meruoca, Alcântaras, Coreaú, Moraújo, Massapê, Forquilha e muitos outros que sejam de seu interesse, seja do Planalto da Ibiapaba, do sertão ou mesmo do Litoral.
Mensagens podem ser enviadas para os endereços: edilson.alca@yahoo.com.br ,ou edilson.alca@hotmail.com ou ainda comentários no blog.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores