sábado, 7 de fevereiro de 2015

ERIKA CRISTINO E GERLÁSIO LOIOLA ASSUMEM CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE SOBRAL

Um seleto grupo de representantes dos 24 municípios que compõem o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Sobral prestigiou a posse da prefeita de Coreaú, Erika Frota Cristino, e do prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola, presidente e vice respectivamente.

Durante a solenidade, os novos dirigentes foram saudados pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda, que deixa a presidência, pelo deputado federal Leônidas Cristino e pelo secretário de Saúde do Estado, Carlile Lavor.

Em seu discurso, Erika Cristino enfatizou seu compromisso de trabalhar para corrigir eventuais falhas que tenham sido alvo de reclamações da população, mas acima de tudo, garantir o bom funcionamento dos serviços da Policlínica Bernardo Félix da Silva e do Centro de Especialidades Odontológicas Reitor Ícaro Moreira.

Estiveram presentes a solenidade, além dos prefeitos de Sobral, Coreaú e Forquilha, os prefeitos de Massapê, Antônio José Albuquerque; Alcântaras, Eliésio Fonteles; Meruoca, Aristides Gomes; Reriutaba, Galeno Taumaturgo; Ipú, Sérgio Rufino e Groaíras, Adahil Melo. 
Fonte: Blog Sobral em Revista

SERÁ NESTE DOMINGO (08) A GRANDE FINAL DO CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTEBOL

Foto: Arquivo VN
Depois de três meses de competição, dose times, 480 atletas, dose comunidades envolvidas torcendo por sua equipe e se encantando pelo futebol amador local,vem aí mais uma grande Final do Campeonato Alcantarense de Futebol, neste domingo dia 08 de fevereiro a partir das 14:30 no Campo Virgilhão de Alcântaras com as seguintes equipes: 

Aspirantes – Alcântaras Esporte Clube X São Paulo do Sitio Bela Vista.
Principal – Palmeiras do Sitio Benedito X Cienciano do Sitio Fidalgo.
Venha e traga toda sua família para prestigiarem mais um evento esportivo do município de Alcântaras.

Realização: Liga Alcantarense de Desporto
Apoio cultural: Radio Bela Vista FM, Radio Tupinambá AM E Radio Pioneira AM.
Apoio financeiro: Prefeitura Municipal De Alcântaras, Trabalho E Paz.

NOITE DE SÁBADO, REGISTRA MAIS UMA VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO EM ALCÂNTARAS

Imagem: Internet
A cidade de Alcântaras amanheceu com mais uma triste notícia, pois um alcantarense perdeu a vida na estrada. As informações são do Comandante da Polícia Militar do Município.

"Que ontem por volta das 22h00, nas proximidades do sítio Macaco/Alcântaras, aconteceu um acidente de trânsito fatal (queda), onde teve como vítima o senhor Francisco Valzete de Paulo, filho de José Picente de paulo e Rita Maria de Paulo, nascido em 18/05/1976, natural de Alcântaras, casado, pedreiro, residente no Sítio Silva, município de Alcântaras; que a citada vitima conduzia uma motocicleta - brós - cor preta, de Placa ORY 9882- Alcântaras-CE. Que essa vitima foi socorrida ao hospital local, vindo a falecer na unidade médica após meia hora do acidente.

PPMM que atenderam essa ocorrência SGT Johnson, SDS Alberto, Rafael., VTR 3054 -Alcântaras-CE."

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

(COREAÚ) CÂMARA DE VEREADORES VOLTA AOS TRABALHOS NESTE SÁBADO (07)

Começa neste sábado (07) os trabalhos da 'nova' mesa diretora do legislativo coreauense, sobe o comando do presidente Manoel Gonçalo. 

A população aguarda com ansiedade como será guiado os trabalhos dos vereadores neste biênio. Como os legisladores irão se portar isso o povo irá avaliar, pois estes dois anos será como um termômetro para as eleições de 2016. Traremos mais informações em breve.

Informações RM no Foco

(EDUCAÇÃO) ESTUDANTES TÊM ATÉ HOJE PARA INCLUIR NOME NA LISTA DE ESPERA DO SISU

Hoje (6) é o último dia para participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para isso, o candidato deve acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à inclusão do nome na lista.

Podem participar aqueles que se inscreveram no Sisu e não foram selecionados na primeira opção.Também podem aderir à lista os estudantes que foram selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula.

Os candidatos começarão a ser convocados pelas próprias instituições a partir do dia 11.

O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos, em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos.

A lista com os selecionados está disponível na página do programa desde o dia 26 de janeiro

Agência Brasil

DE VOLTA DO RECESSO PARLAMENTAR, A CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZA HOJE 1º SESSÃO ORDINÁRIA

Após uma longa batalha, ocorrida nos 'bastidores' que antecederam a eleição da Câmara Municipal de Alcântaras, onde ficou marcada pela indecisão, batalha jurídica e etc... Nesta sexta-feira dia 06 de Fevereiro, o Poder Legislativo do município se reúne para a realização da primeira Sessão Ordinária do ano de 2015.

Embora já tenha ocorrida Sessão Extraordinária após e eleição da mesa diretora do dia 1º de janeiro, a data de hoje marca o início dos trabalhos de um composição da mesa da câmara pouco imaginada no início desta legislatura; Além de ser pela primeira vez uma mulher eleita Presidenta, para isso, Cleuvilandia Menezes - PT, teve que contrariar o projeto político da presidência da casa do último biênio (algo nunca ocorrido antes) ex-aliados na Câmara, e que tinha a preferência do Executivo. 

Mesmo com a disputa interna pelo controle da Casa, o resultado não quis dizer que há uma força contraria ao poder executivo e contra as ações a favor do município, mas sim, demostra uma Câmara Municipal com 'um poder' mais independente para poder legislar. 

Nos últimos dias, através de sua Presidenta Cleuvilândia Menezes, a Câmara tem 'aberto suas portas' para o diálogo e ouvido demandas de categorias de serviços municipais, a exemplo dos motoristas e Conselheiros Tutelares, além de uma visita ao Estúdio da Rádio Comunitária Bela Vista FM. Ainda sobre a sessão de logo mais, serão discutidos alguns projetos importantes para o município; entre eles o que se refere ao Piso Salarial dos Professores da Rede Municipal de Ensino.

Dia da Eleição no 1º de Janeiro
Presidenta Cleuvilândia com: Vice- Presidente José Maurício.Vereador Régis do Bonfim, 1º - Secretário Antônio Marcos, e 2º - Secretário Aírton da Carmolândia.
Reunião com os Motoristas
Encontro com os Conselheiros e Conselheiras Tutelares
Entrevista na Rádio Comunitária Bela Vista FM
Imagens: Divulgação Facebook

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONVOCA AUTORIDADES PARA DEBATER A SECA NO CEARÁ

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), anunciou, na abertura dos trabalhos da sessão plenária desta quinta-feira (05/02), a realização de um encontro, no próximo dia 27, para discutir a situação do Ceará, diante do seu quinto ano com chuvas abaixo da média.

“Pensamos em convocar um grande debate, com o ministro da Integração Nacional, o governador Camilo Santana, representantes da Funasa, Dnocs e secretarias vinculadas ao Executivo, Fetraece, Aprece e todas as pessoas envolvidas na administração pública do nosso Ceará. Gostaria de contar com a participação dos parlamentares neste evento”, disse. Segundo afirmou o presidente da AL, o objetivo é tomar conhecimento de tudo que está sendo feito em relação à seca pelos governos estadual e federal.   

Zezinho Albuquerque defendeu o acompanhamento das ações de combate à estiagem. Depois de realizada a reunião, em um prazo de 20 dias, conforme observou, se necessário, seria realizado um novo encontro para avaliar as providências adotadas pelos governos.  De acordo com o presidente da AL, os debates poderão ser ampliados, envolvendo presidentes das Assembleias Legislativas de todos os estados que sofrem com o problema da estiagem.

“Nossos reservatórios estão praticamente vazios e, apesar das chuvas em alguns municípios, precisamos estar preparados, caso seja uma nuvem passageira. Vamos buscar soluções para o sofrimento do nosso povo. Tem que ter dinheiro. Dinheiro não pode faltar”, declarou Zezinho.
O presidente ressaltou ainda seu orgulho com demais deputados pela preocupação com a questão da seca no Ceará, tema que foi quase unânime na tribuna durante a sessão da ultima quarta-feira (04/05). “Do deputado mais novo ao mais velho”, declarou o presidente.

Em apoio ao presidente da Casa, o deputado Fernando Hugo (SD) lembrou que nesse momento não deve existir partidarismo entre os parlamentares. “Para debater essa calamidade não pode haver situação ou oposição”, ressaltou Fernando Hugo.

Da Assessoria de Imprensa - AL/CE

APROVADO NO XV EXAME DA OAB - PARABÉNS DOUGLAS ALCÂNTARA

Douglas é o Advogado mais Jovem da cidade
Com apenas vinte e quatro anos de idade, Francisco Douglas Alcântara Aguiar é o mais novo advogado do município de Alcântaras.

Ex-aluno do Curso de Direito UVA, o jovem ingressou na Universidade Sobralense no ano de 2009, e sempre foi um aluno exemplar em sua turma. Ligado a vários movimentos sociais e de juventude, desde muito cedo o jovem sempre foi 'procurador nato' de várias bandeiras ideológicas, como causas ligadas ao meio ambiente, direitos da classe universitária, cultura, comunicação  e religião.

Ainda como estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Douglas Alcântara, estagiou em conceituados Escritórios de Advocacia de Sobral e no Núcleo de Práticas Jurídicas da UVA (NPJ). Formado em 21 de agosto de 2014, Ele logo prestou o XV Exame de Ordem (com maior registro de reprovação dos últimos tempos: 57,59%), realizado pela FGV e OAB, obtendo nota 8.45 e título de aprovação na Área Jurídica de  Direito do Trabalho. Já graduado, o novo advogado não parou de estudar e faz atualmente Pós- Graduação em Direito do Trabalho e Direto Processual pela  Faculdade Damásio de Jesus. 

Pela incansável luta de seus ideais de  garantia dos direitos da coletividade, a homenagem  e reconhecimento  de todos que fazem o blog Portal Jovem.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

NAS ÚLTIMAS HORAS, CHOVEU EM 130 CIDADES DO CEARÁ. ALCÂNTARAS REGISTROU CHUVA PELO QUARTO (4º) DIA SEGUIDO

Alcântaras, com tempo nublado na manhã de 05.02.2015
Pelo quarto dia seguido voltou a chover no município de Alcântaras. As chuvas são registradas no único posto de coleta da sede, e por isso não temos informações das chuvas caídas na zona rural do município. 

Ao todo no período de 7:00 de 4/2/2015 às 7:00 de 5/2/2015, choveu em 206 pontos distribuídos em 130 municípios do Estado do Ceará. Confira onde choveu nas regiões Litoral Norte, na Ibiapaba, e também as 10 maiores chuvas de todo o estado.

LITORAL NORTE

Local/posto e município
Sinhá Saboia Sobral 41.3
Granja Granja 39.0
Morrinhos Morrinhos 25.0
Chaval Chaval 22.0
Timonha Granja 18.0
Pessoa Anta Granja 14.0
Sambaíba Granja 12.8
Barroquinha Barroquinha 10.2
Campanário Uruoca 9.0
Sobral Sobral 8.0
Camilos Meruoca 7.8
Martinópole Martinópole 7.0
Paracuã Uruoca 6.8
Alcântaras Alcântaras 5.0
Meruoca Meruoca 5.0
Camocim Camocim 2.5
Marco Marco 2.5
Uruoca Uruoca 2.5

IBIAPABA

Local/posto e município
Pires Ferreira Pires Ferreira 91.0
Ibiapina Ibiapina 75.0
Graca Graça 60.0
Amanaiara Reriutaba 51.0
Picada Guaraciaba do Norte 50.0
Ipu Ipu 44.0
Ac. Araras Varjota 43.0
Nova Russas Nova Russas 39.5
São Benedito São Benedito 35.5
America Ipueiras 35.0
Ac. Forquilha Forquilha 35.0
Manhoso Viçosa do Ceará 35.0
Forquilha Forquilha 34.2
Ipueiras Ipueiras 33.0
Carire Cariré 33.0
Guaraciaba do Norte Guaraciaba do Norte 32.0
Reriutaba Reriutaba 32.0
Vicosa do Ceara Viçosa Do Ceará 31.4
Ubajara Ubajara 28.4
Matriz Ipueiras 27.0
São José das Lontras Ipueiras 26.2
Capim 1 Groaíras 25.0
Flores Ipu 24.0
Pacujá Pacujá 23.1
Groairas Groaíras 22.0
Limoeiro Guaraciaba do Norte 21.2
Croata Croatá 21.0
Hidrolandia Hidrolândia 20.0
Carnaubal Carnaubal 17.8
Ararendá Ararendá 15.2
Nova Betania Nova Russas 15.0
Frecheirinha Frecheirinha 14.0
Mucambo Mucambo 13.0
Ubaúna Coreaú 12.0
Poranga Poranga 11.0
Sitio Vambira Viçosa do Ceará 10.0
Tianguá Tianguá 9.6
Coreaú Coreaú 3.0

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Pires Ferreira (Posto: Pires Ferreira) : 91.0 mm
Saboeiro (Posto: Saboeiro) : 80.0 mm
Icó (Posto: Tres Bodegas) : 77.0 mm
Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 75.0 mm
Redenção (Posto: Açude Acarape Do Meio) : 71.6 mm
Icó (Posto: Sao Vicente) : 62.0 mm
Graça (Posto: Graca) : 60.0 mm
Orós (Posto: Guassussê) : 58.0 mm
Orós (Posto: Ac. Oros) : 57.8 mm
Santa Quitéria (Posto: Lizie) : 57.3 mm

Dados extraídos às : 11:30 de 5/2/2015 (Funceme)

PRORROGADO PRAZO PARA PAGAMENTO DOS BOLETOS DO GARANTIA-SAFRA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou o prazo de pagamento dos boletos de adesão ao Programa Garantia-Safra 2014/2015 até o próximo dia 13 de fevereiro.

Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatea Gonçalves, ainda faltam ser pagos mais de 15 mil boletos. “É importante que os que ainda não pagaram o benefício procurem as Agências Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento, pois a data de 13 de fevereiro não será mais prorrogada”, explica.

O Estado do Ceará conta com 355 mil agricultores estão aptos para receber o benefício. O Garantia-Safra é um seguro pago pelo Governo Federal em caso de perda igual ou superior a 50%. Para 2015, o benefício será de R$ 850, dividido em até cinco parcelas. Cada agricultor deve pagar R$ 14,90, para receber o benefício. O coordenador orienta os trabalhadores a procurar os escritórios da Ematerce, as Prefeituras Municipais ou os Sindicatos Rurais para o esclarecimento de outras possíveis dúvidas sobre o benefício.

Cada município contribui com R$ 44,63, por agricultor cadastrado. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 89,25 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício. Para a safra 2014-2015, o Governo do Estado vai investir R$ 31,6 milhões aproximadamente para que os agricultores familiares recebam o benefício. A União paga R$ 297,50 por agricultor cadastrado.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, apelou para que os agricultores familiares não percam o prazo para o pagamento do boleto. “É uma nova oportunidade para aqueles que não pagaram o boleto, que paguem até o dia 13 de fevereiro, e garanta esse benefício que será de extrema importância”.

Fonte: Site da SDA/CE

ANULADA A SELEÇÃO PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MERUOCA

Surpresos! foi assim que muitos reagiram ao se depararem com a decisão de anulação referente a Seleção Pública simplificada Edital número 002/2015 da Prefeitura Municipal de Meruoca.

A notícia foi publicada no próprio site da Prefeitura Municipal. Confira decisão extraída na integra:

DECISÃO DE ANULAÇÃO

Objetivando a contratação de servidores públicos em caráter temporário, para suprimento de carências existentes na rede pública municipal, foi deflagrado o Processo de Seleção Simplificada, por meio do Edital de No 002/2015, com fundamento no Art. 37, IX da Constituição Federal, combinado com os Arts. 188 e 189, III e IV, da Lei Municipal No 584/2003.

O procedimento em referência contemplou as seguintes funções: Agente Administrativo; Agente Comunitário de Saúde; Agente de Endemias; Agente Social; Auxiliar de Laboratório; Desenhista; Educador Físico; Enfermeiro – PSF; Fiscal de Tributos; Fisioterapeuta; Nutricionista; Orientador Social; Orientador Social (Zona Rural); Pedagogo; Secretário Escolar; Técnico de Enfermagem – Hospital; Técnico de Enfermagem – PSF; Tecnólogo da Construção Civil e Edificações; Terapeuta Ocupacional – NASF.

Concluídas as fases de avaliação previstas no edital, a nobre comissão enviou Relatório de Conclusão da Seleção Simplificada, para apreciação e homologação na forma de lei.

Antes porém de apreciar o resultado concluído pela comissão executiva, faz-se necessário a conferência dos pressupostos de validade do certame, notadamente quanto ao cumprimento das normas legais e das previstas no edital expedido para a regência do procedimento.

Compulsando a documentação recebida, não se vislumbra qualquer fato comprometedor da lisura do certame, no entanto, constatou-se, por expressa informação contida no relatório da comissão executiva, que esta transgrediu a disposição prevista no item 5.6 do edital 002/2015, quando delegou a tarefa de realização de entrevista dos candidatos, quando tal atribuição é de competência exclusiva dos membros da comissão.

Importante salientar que a numerosa quantidade de candidatos inscritos não constitui circunstância plausível para justificar a delegação de atribuição exclusiva dos membros da comissão, uma vez que tal exclusividade encontra-se prevista no instrumento legal disciplinador do processo seletivo, isto é, o Edital de No 002/2015.

Assim, a invalidação do procedimento se revela imperiosa, em obediência aos princípios norteadores da administração pública, e principalmente para o resguardo dos interesses dos candidatos, os quais gozam do direito impreterível, de serem entrevistados pelos membros devidamente designados pela autoridade competente, no caso, a comissão executiva.

Além disso, importa destacar que a inclusão indevida de outros servidores para o desempenho de atribuição exclusiva da comissão executiva, compromete de forma irremediável o controle dos impedimentos eventualmente existentes em razão do parentesco entre os candidatos e os membros da banca examinadora.

Importa também frisar que a anulação dos atos administrativos constitui dever indeclinável do agente público investido da competência legal, sempre que detectar a ocorrência de vício comprometedor da validade do ato respectivo.

No caso em apreço considero que a delegação de atribuições em afronta ao disposto no item 5.6 do instrumento editalício constitui vício de natureza insanável que impõe a anulação do certame, medida esta indispensável à credibilidade da lisura do procedimento de seleção simplificada.

Desta feita, declaro anulado o Processo de Seleção Simplificada, instaurado pelo edital de No 002/2015, tendo em vista a infringência ai item 5.6 do referido edital.
Publique-se, Registre-se e Cumpra-se.

Meruoca, 04 de fevereiro de 2015
Manuel Costa Gomes
Prefeito Municipal

DEPUTADO MOSES RODRIGUES VOTA POR MAIS RECURSOS PARA O CEARÁ

Nesta últina terça-feira, 03, o Deputado Federal Moses Rodrigues (PPS-CE) votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 197/12), do Senado, que fixa novas regras para incidência do ICMS nas vendas de produtos pela internet ou por telefone.

A matéria, aprovada com 388 votos na Câmara Federal, vai garantir que o estado de destino da mercadoria receba maior parcela do tributo e gradativamente passará a ser integral, isso se o consumidor final for pessoa física.

O deputado Moses Rodrigues travou verdadeira batalha com os deputados do Estado de São Paulo, que era o principal beneficiado pela destinação do ICMS. De acordo com o parlamentar, a aprovação da matéria traz benefícios para o Estado do Ceará. “A partir das mudanças sugeridas, o Ceará passará a arrecadar mais, o que representa mais recursos para investimentos no Estado”, afirma o parlamentar. Devido às mudanças no texto, a matéria retornará ao Senado para nova votação.

Da Assessoria de Comunicação


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

INSTITUTO DE PREVENÇÃO DO CÂNCER ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DE CÂNCER NO ÚTERO E MAMA

No Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) faz um alerta para a prevenção do câncer do colo do útero e de mama. No IPC, são realizados em média 500 atendimentos por dia, desde consultas ginecológicas a pequenas cirurgias e mamografias a mulheres em tratamento ou suspeita da doença. Nesta quarta-feira (04), durante todo o dia, as pacientes receberam informações, orientações e atividades de educação para prevenção e controle das doenças.

O IPC, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi o primeiro serviço de prevenção do câncer no Ceará. Inicialmente realizava somente a prevenção do câncer genital feminino. Depois incorporou outros serviços, entre eles diagnóstico precoce do câncer de mama e pele. O acesso dos pacientes aos serviços ocorre através das centrais de marcação de consultas do Estado e do município de Fortaleza. Mesmo assim, ainda realiza atendimento primário em prevenção do câncer ginecológico por demandas espontâneas, gerando referência secundária interna, o que possibilita a capacitação de profissionais para pesquisas feitas no IPC.

Dentre todos os tipos de câncer, o do colo de útero, é o que apresenta um dos mais altos índices de cura, se diagnosticado precocemente. A prevenção da doença é feita através da realização regular de exames preventivos, sobretudo o Papanicolaou, que detecta a doença nos estágios iniciais, aumentando assim as chances de sucesso do tratamento. O exame é simples, e realizado com a coleta de material do colo do útero, utilizando espátula e escovinha. Todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 64 anos devem fazer. Mulheres grávidas também podem fazer o preventivo.

Mais informações clique AQUI.

(OPORTUNIDADE) 'STDS DE ALCÂNTARAS' COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS DE 'ENCANADOR E ELETRICISTA PREDIAL'

Uma ótima oportunidade de profissionalização; Cursos tem início no próximo dia 19 e segue até o mês de maio. Confira:

COMUNICADO

"A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do município informa que estão abertas as inscrições para os cursos de Encanador e Eletricista Predial - 200h documentação: Xerox do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.

Local de matrícula: ACESSUAS
Data de matricula: 04/02 a 12/02
Horário 07h às 11h e 13h às 17h
Escolaridade: Ensino fundamental incompleto
Inicio do curso: 19/02 a 07/05"

Informações CRAS Alcântaras/Facobbok

(MORAÚJO - COREAÚ) AÇUDE VÁRZEA DA VOLTA COMEÇA ACUMULAR UM PEQUENO VOLUME DE ÁGUA

Reservatório é o principal beneficiado com as chuvas que caíram em Alcântaras
Após ficar em uma situação jamais vista em sua história, o Açude Várzea da Volta que era até então responsável pelo abastecimento das cidades de Coreaú e Moraújo, começa a receber suas primeiras águas em 2015.

Devido as últimas chuvas que caíram no município de Alcântaras, onde de sexta-feira passada até ontem terça-feira dia 03 de fevereiro, somente não choveu no sábado; o Açude da Volta voltou a acumular um pequeno volume de água. Seu principal afluente é o Riacho do Nó, onde engloba Picos, Poção, Nascente de Santa Bárbara, Algodões entre outros; estes também secos devido a grande estiagem dos últimos três anos e após décadas sendo perene.

Mesmo com as chuvas ainda sendo considerava fracas, o montante caído nos últimos dias, desde sexta-feira 30/01, já ultrapassa os 40.0 milímetros, onde o Várzea da Volta é o principal beneficiado.
Imagens: Divulgação Facebook

DUAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO INTERIOR SOFREM ASSALTOS NA MADRUGADA DESTA QUARTA (4)

Ações foram registradas nos municípios de Acarape e Irauçuba
  
Agências bancárias dos municípios cearenses Acarape e Irauçuba foram alvos de bandidos na madrugada desta quarta-feira (4). No primeiro caso, a unidade bancária foi explodida por cerca de dez homens, que saíram do local sem levar nada. No segundo, três criminosos arrombaram um caixa eletrônico da agência com o uso de maçarico, levando todo o dinheiro do terminal.

Em Acarape, no Maciço de Baturité, a 54 km de Fortaleza, o ataque ocorreu por volta de 1h, de acordo com informações da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Baturité. Segundo a Polícia, a quadrilha estava armada com escopetas, espingardas calibre 12, revolveres 38 e pistolas calibre .40. Após a ação, os assaltantes fugiram em carros e motos. Mesmo tendo explodido a agência, o grupo não conseguiu levar o dinheiro. Ninguém ficou ferido.

Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Comando Tático Motorizado (Cotam), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), e Comando Tático Rural (Cotar) de cidades do Maciço de Baturité trabalham para encontrar pistas que levem aos suspeitos. Até o início da manhã desta quarta-feira, não houve .

Em Irauçuba, na Zona Norte do Estado, a 150 km de Fortaleza, a ação ocorreu por volta das 4h15. Após violar o caixa eletrônico com um maçarico, o grupo fugiu em um automóvel.  Todo o dinheiro foi levado, mas a quantia não foi revelada pela polícia.

Terceiro ataque da semana

Na madrugada de terça-feira, uma quadrilha explodiu uma agência bancária localizada na cidade de Ocara, a 97 km de Fortaleza, por volta de 1h30 da manhã. Nesta ocasião, segundo a Polícia, os bandidos não conseguiram acessar os cofres da agência e fugiram sem levar nada.

Fonte: Diário do Nordeste Online

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

MAIS UM BOM VOLUME DE CHUVA É REGISTRADA EM ALCÂNTARAS

Foto: Arquivo VN.
Após receber a maior chuva do estado do Ceará 18.00 milímetros na última sexta-feira 30/01, o município de Alcântaras voltou a registrar uma boa chuva na tarde de ontem 02 de Fevereiro.

Chuvas já foram registradas também no primeiro e segundo dia de fevereiro. A precipitação de ontem foi de 19.00 mm na sede de Alcântaras, mas em outras regiões o volume de água pode ter sido maior, como exemplo a que ocorreu na região do sítio Bonfim.

Outras municípios da região também registraram chuvas. Veja o boletim parcial da Funceme para  a região litoral norte:

Alcântaras (Alcântaras) 19.0
Meruoca (Meruoca) 15.0
Massapê (Massapê) 10.1
Sobral (Sobral) 8.0
Pessoa anta (Granja) 6.0
Sambaiba  (Granja) 5.4
Uruoca (Uruoca) 4.0
Ac. Sobral (Sobral) 3.6

Dados Funceme extraídos às : 09:25 de 3/2/2015 

CARTA COMPROMISSO - DEPUTADO FEDERAL MOSES RODRIGUES; ENVIADA PARA O NOSSO CONTATO

Clique na imagem para melhor visualizar
Repasso aqui, a carta compromisso que nos foi enviada ontem dia 02/02 pelo Deputado Federal Moses Rodrigues.

Então compartilho para todos os cearenses, e em especial ao povo de Alcântaras e ao grupo que ajudou na sua eleição e o fez ser o 1º (primeiro) não só em Alcântaras, mais em toda a Serra da Meruoca. 

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS REALIZARÁ MAIS UMA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


CONVITE

"O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras/Ce - SINDICAN, através de sua diretoria, representado por seu presidente, convoca todos os servidores municipais para a Assembleia Geral Extraordinária que realizar-se-á no dia 05 de fevereiro de 2015 quinta-feira às 18:00hs, no Kátia Club de Alcântaras, situado à rua Antunino Cunha s/n, Centro, com qualquer número de Presentes para discutirem e deliberarem sobre assuntos de interesse da categoria."

É NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA EM SOBRAL, O TRADICIONAL "BLOCO DOS SUJOS" 2015

Com Margareth Menezes

Concentração na Praça da Coluna da Hora, saída a partir das 17:00hs e chegada no Boulevard do Arco.

GOVERNADOR CAMILO SANTANA APRESENTA AÇÕES PARA O ANO E ANUNCIA NOVAS SECRETARIAS

Foto: Edson Jr. Pio
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), conduziu, na manhã de ontem segunda-feira (02/02), a instalação da primeira sessão da 29ª Legislatura, em solenidade no Plenário 13 de Maio, que contou com a presença do governador Camilo Santana.

No Plenário, Zezinho Albuquerque passou a palavra ao governador, para a mensagem do Executivo, quando Camilo Santana anunciou a criação da Secretaria de Políticas sobre Drogas e a extinção da Secretaria de Eventos. Adiantou ainda que a “luta pela refinaria vai continuar ainda com mais empenho e dedicação”.

O chefe do Executivo informou também a transformação do Conselho de Políticas e Gestão (Conpam) do Meio Ambiente em Secretaria do Meio Ambiente e a criação do um grupo especial de servidores para estudar as várias ferramentas hoje existentes na área de tecnologia da informação para redução de custos, melhoria da eficiência e maior transparência. O governador disse que irá comandar o Executivo “comprometido com a otimização dos recursos públicos”.

Camilo Santana salientou que seu Plano de Governo foi “construído de forma democrática, em diálogo com a população, através de debate qualificado com segmentos da sociedade”. Segundo o governador, ele é estruturado em sete eixos de atuação, conhecidos como Sete Cearás. O documento prioriza saúde, educação, segurança, água, energia e infraestrutura para o desenvolvimento, trabalho, renda e agricultura, conforme salientou. “Este ano será desafiador para todos os cearenses, por conta dos prognósticos da Funceme”, assinalou, prometendo realizar campanha que desperte a população para o uso responsável da água.

Na área de segurança, Camilo informou que será implementado o programa Ceará Pacífico, com a participação de mais delegacias 24 horas, reorganização do Ronda do Quarteirão, novo sistema de promoção dos policiais e um novo regime de trabalho, além de um programa de qualificação.
O governador disse também reconhecer os avanços na área do ensino público e pretende continuar avançando. “Educação e trabalho são os meios para superar as desigualdades sociais”. Na saúde, assegurou a adoção de medidas que promovam o ganho em eficiência e a redução de desperdício. Adiantou ainda a disposição de destinar 1,5% do orçamento para a área cultural do Estado.

A mensagem fez uma avaliação das realizações da gestão passada. Camilo Santana explicou que, apesar do baixo crescimento do Produto Interno Bruto do País, de 0,15%, a expansão do PIB do Ceará, no ano passado, foi de 4% e hoje representa 2% do PIB do Brasil. Conforme salientou, é o 13º do ranking nacional, mas apenas o 23º se considerado o PIB per capita.

Ao destacar as ações do Governo em 2014, Camilo citou a construção da Arena Castelão, que foi uma das sedes da Copa do Mundo, a realização do encontro de cúpula do Brics (que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a ampliação do terminal de cargas do Porto do Pecém, a implantação do Centro de Convenções do Cariri, a conclusão do trecho cinco do Eixo de Integração açude Gavião – Pecém, a construção de 378km de adutoras, UPAs, policlínicas, centros odontológicos e hospitais regionais, entre outras.

No encerramento da solenidade, o presidente Zezinho Albuquerque acompanhou o Governador ao Palácio da Abolição e convidou os parlamentares a retribuirem a visita.

Da Assessoria de Imprensa - AL/CE

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AÇUDE ANGICOS, QUE ABASTECE COREAÚ E MORAÚJO, ENCONTRA-SE UTILIZANDO O SEU VOLUME MORTO

Reunião do Vale do Açude Angicos
Em uma reunião, foram analisadas a situação emergencial das águas do reservatório. Ficou decido que, devido o volume morto do açude, será priorizado o abastecimento humano.

No dia 26 de janeiro, os usuários do Vale do Angicos, bem como usuários à sua montante, localizados nos municípios de Frecheirinha, Uruoca, Coreaú, Moraújo e Senador Sá, reuniram-se no Auditório da Escola Maria Menezes Cristino, no distrito do Araquém, município de Coreaú-CE. O objetivo foi discutir a situação emergencial das águas do Vale do açude Angicos, tendo sido previamente articulada com a Promotoria Pública de Coreaú-Moraújo, por meio do promotor Osvando Muniz Lima Filho, que tratou da convocação dos principais usuários do Vale e a Companhia de Gestão ficou responsável por mobilizar as demais instituições presentes.

O açude encontra-se utilizando o seu volume morto e, ainda assim, tendo que percorrer um trecho para atender aos usuários com irrigação, o que não será mais possível dada a baixa quantidade de água e a previsão de mais um ano de seca. Depois das considerações feitas, a Cogerh indicou a limpeza do trecho do rio, a retirada de cercas e ficou acertado com os usuários presentes, em parceria com a promotoria, a retirada de motores usados para fins de irrigação. Sendo este uso paralisado, para que se consiga atender ao abastecimento humano, uso prioritário, que já vem apresentado deficiência.

Estiveram presentes, também, na reunião representantes da Comissão Gestora do Açude Angicos, representantes das sedes locais e regionais, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), representante da Prefeitura de Coreaú, Antônio Cristino, e a Cogerh/Sobral, o gerente das Bacias do Acaraú e Coreaú, Vicente Lopes, o coordenador do Núcleo de Gestão, Bartolomeu Almeida, e a técnica Kamylle Prado.

Da Assessoria de Comunicação e Marketing (site)

(SOBRAL) MÉDICA É ASSALTADA E ESTUPRADA AO SAIR DE CASA DE SHOW

Uma médica de 30 anos foi assaltada e estuprada, quando saía de uma casa de shows, na Rua Eurípedes Ferreira Gomes, no bairro Pedrinhas, em Sobral (240Km de Fortaleza).

De acordo com a Polícia, a vítima (identidade preservada) foi raptada pelos homens que a atacaram. Após ser roubada e sofrer violência sexual, ela foi abandonada na Zona Rural do Município de  Frecheirinha.   

Conforme informações do titular da Delegacia Municipal de Sobral, delegado Márcio Ferreira, a médica estava na Cidade a trabalho. Ela disse aos policiais que apenas um homem a rendeu na saída do evento, mas no trajeto até Frecheirinha outros dois criminosos embarcaram no veículo. 

Depois de ter seus pertences roubados, a profissional da área de saúde foi violentada e deixada em uma estrada carroçável de Frecheirinha. O trio fugiu no automóvel da médica, que não teve o modelo revelado.

Márcio Ferreira afirmou que desde que a Polícia tomou ciência dos fatos as diligências foram iniciadas, mas, por enquanto, nenhum dos  agressores foi identificado. O veículo da vítima também não foi encontrado. 

Fonte: Diário do Nordeste Online

MOSES RODRIGUES TOMOU POSSE COMO DEPUTADO FEDERAL

“Assim o prometo!”
Neste domingo, 01, o empresário Moses Rodrigues tomou posse como Deputado Federal, em Brasília. No Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara, a sessão preparatória de posse dos 513 deputados eleitos para o mandato de quatro anos na 55ª legislatura (2015-2019), foi presidida pelo Deputado Federal reeleito Miro Teixeira, parlamentar mais idoso entre os com maior número de mandatos.

Durante a sessão, Moses Rodrigues confirmou o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Essa é a primeira vez que Moses Rodrigues assume um mandato na Câmara Federal. Em 2014, foi eleito Deputado Federal pelo Partido Popular Socialista (PPS), com mais 147 mil votos (147.044 votos), ocupando a 7ª maior votação no Ceará. 

Como Deputado Federal, Moses Rodrigues deverá enfrentar grandes desafios.  “Espero que possamos promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Meu mandato deverá ser balizado pelo diálogo aberto com a sociedade. Quero atuar de forma a fazer uma política que esteja ao lado de todos”, afirma o deputado.

Moses Rodrigues
Filho de educador, o jovem empresário Moses Rodrigues herdou do pai, Oscar Rodrigues Junior, a vocação pelo saber. De família simples, aprendeu desde cedo a importância da Educação na vida das pessoas. Formado em Administração de Empresas e Licenciado em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Moses Rodrigues percorreu um longo caminho até se tornar um dos mais bem sucedidos empresários do Estado.

Uma história de vida semelhante a de muitos brasileiros. Desde cedo, lutou pelos seus objetivos. Foi aprovado no Concurso da Guarda Municipal de Sobral. Sua dedicação e competência fizeram dele um dos homens à frente da Segurança Pública da cidade, na época do então Prefeito Cid Ferreira Gomes. A trajetória do empresário seguiu outros caminhos em 1999, com o surgimento do Instituto Superior de Teologia Aplicada – Faculdades INTA. Tempo no qual pouco se falava em Educação Superior em Sobral.

Especialista em Psicopedagogia, Mestre em Administração, concluirá o Doutorado este ano, também na área administrativa. A formação aprimorada fez do empresário uma das maiores referências educacionais no Estado. Ao assumir a gestão administrativa das Faculdades INTA, Moses Rodrigues alcançou o que se pode chamar de “maior feito”, transformar o Ensino Superior da Região Norte do Estado e com isso, tornar o, até então, “pequeno” Instituto Superior de Teologia Aplicada em uma das maiores faculdades do Ceará.

Da Assessoria de Comunicação

EDUCAÇÃO: MEC DIVULGA NESTA SEGUNDA-FEIRA (2) PRIMEIRA CHAMADA DO PROUNI

No Ceará, são oferecidas 3.457 bolsas, segundo informações do Ministério da Educação (MEC). Fortaleza tem oferta em 67 cursos.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (2) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). As informações estão na página do programa. Também a partir de hoje, os candidatos selecionados devem comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).São ofertadas 3.457 no Ceará.

Os selecionados deverão comparecer às instituições até o dia 9 de fevereiro. Entre os documentos a serem apresentados estão: de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento e comprovante de conclusão do ensino médio. A lista completa está na pagina do ProUni.

No dia 19 será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março .

Segundo balanço parcial do MEC, até poucas horas antes do fim do prazo de inscrição o programa registrava mais de 1,4 milhão de inscritos, número que superou o total do ano passado.

Para ver o resultado e conferir de foi selecionado, clique AQUI.

Fonte: Agência Brasil (Via Diário do Nordeste) 

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores