sábado, 28 de novembro de 2015

BLACKOUT: APAGÃO DEIXA FORTALEZA E CIDADES DO INTERIOR ÀS ESCURAS

Em quinze dias Fortaleza enfrenta dois apagões. Na noite desta sexta-feira, 27, bairros da Capital ficaram às escuras por pelo menos 30 minutos. Nas redes sociais há relatos de que cidades do Interior também ficaram sem energia. Houve interrupção ainda nos serviços de telefonia e internet.

Com os semáforos apagados na Capital os congestionamentos foram inevitáveis. Longas filas e verdadeiras disputas agregadas ao buzinaço. Este era o cenário dos principais cruzamentos de Fortaleza por volta das 21h.

O apagão atingiu as cidades de Tianguá, Sobral, Maracanaú e Maranguape. No último dia 11 de novembro a cidade de Fortaleza teve a energia interrompida. Na ocasião, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) afirmou que “ocorreu interrupção das cargas supridas pela subestação de Delmiro Gouveia, de responsabilidade da Chesf, situada no Bairro Dias Macedo, na região metropolitana de Fortaleza”.

Segundo a Coelce, o apagão desta sexta-feira se deu novamente por “uma falha da Chesf”. A companhia ainda não se pronunciou, mas as 22h, pelo menos 3 clarões, típicos de explosões puderam ser vistas do bairro Aldeota em direção à estação da Chesf, na Avenida Alberto Craveiro, em Fortaleza. Antes do apagão moradores da região confirmam ter presenciado uma grande explosão no mesmo ponto.

Site Ceará Agora (Foto Magno Silva)

DOS 184 MUNICÍPIOS CEARENSES 92% REGISTRARAM DENGUE EM 2015

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria da Saúde do Estado 92% dos municípios cearenses registraram casos de dengue nesse ano. Considerando que a Organização Mundial da Saúde classifica situação epidêmica quando há a partir de 300 casos da doença para cada 100 mil habitantes, 75 cidades atingiram o nível epidêmico.

O recorde de casos no Ceará foi registrado em 2011, quando foram registrados 56.818 casos. O ano de 2015 está em segundo lugar no ranking negativo com 53.396. Neste ano a doença já matou 63 pessoas, o maior número de óbitos por dengue.

Segundo a Secretaria da Saúde, além de Fortaleza, as cidades com nível epidêmico de dengue são: Alcântaras, Aracoiaba, Aracati, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Crato, Crateús, Eusébio, Farias Brito, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itapiúna, Itapipoca, Jaguaribara, Jati, Jardim, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Milhã, Mombaça, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Porteiras, Quixeré, Reriutaba, Russas, São Gonçalo do Amarante, Santana do Cariri, São Luis do Curu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tianguá, Tauá, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Varjota e Várzea Alegre.

Site Ceará Agora

CÂMARA DE ALCÂNTARAS PREPARA PARA DEZEMBRO SESSÃO SOLENE PARA ENTREGAR TÍTULOS DE CIDADANIA

Sessão Solene da Câmara Municipal de Alcântaras no último dia 20/11
A presidente da Câmara de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes, anunciando para o mês de dezembro, antes de entrar o recesso parlamentar, promover Sessão Solene para entregar Título de Cidadania no plenário Raimundo Nonato Albuquerque.

 Neste evento festivo, deverá receber a Cidadania de Alcântaras, o Comandante do Destacamento no município, Francisco Lindon Johnson, Pe. Marcones e o soldado Guilherme, que teve com autoria da própria presidente Cleuvilândia.

Quem vai também receber a cidadania alcantarense é o professor Edson, que foi indicado pelo 1º Secretário do legislativo, edil Régis do Bonfim.

Por enquanto a presidente Cleuvilândia não confirmou a data da entrega da Cidadania, em que estes cidadãos pelos seus relevantes serviços prestados ao povo daquele município , se tornarão filhos de Alcântaras.

CONFIRA OS LOCAIS DE PROVAS DO CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL

Está confirmada para o próximo dia 06 de dezembro as provas do Concurso Público da Câmara Municipal de Sobral.

Confira o seu local da prova clicando AQUI. Para outras informações sobre o concurso da Câmara de Sobral e outros concursos públicos clique aqui.

SENAI OFERTA 112 VAGAS PARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Há vagas para os turnos da manhã, da tarde e da noite. Os interessados nos dois primeiros expedientes recebem desconto.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (Senai-CE) está ofertando 112 vagas, distribuídas em sete turmas, para cursos profissionalizantes em Sobral. As qualificações são pagas.

Os interessados (pessoas físicas e jurídicas) podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone (88) 3112.8300 ou pelo endereço eletrônico. Os valores dos cursos variam de acordo com a área escolhida e a carga horária, com os preços variando de R$ 120,00 a R$ 380,00. Quem se inscreve para as turmas da manhã ou da tarde tem desconto de 10% na taxa.

As qualificações contemplam as áreas de automação, construção, eletroeletrônica, metrologia, segurança do trabalho e tecnologia da informação. Confira a lista completa para os cursos em Sobral:

Eletricidade Básica
Início: 30/11/2015
Turno: Noite

Comandos Pneumáticos
Início: 21/03/2016
Turno: Noite

Informática Básica
Início: 28/03/2016
Turno: Noite

Instalação Elétrica Predial
Início: 07/03/2016
Turno: Noite

Metrologia Dimensional
Início: 30/11/2015
Turno: Noite

NR 10 - Básico
Início: 29/02/2016
Turno: Noite

NR 10 - Reciclagem
Início: 29/02/2016
Turno: Manhã

Fonte: O Povo Online

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

(NACIONAL) AOS 99 ANOS, JOÃO HAVELANGE É INTERNADO COM PROBLEMAS PULMONARES NO RIO

O ex-presidente de honra da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), João Havelange, de 99 anos, está internado com problemas pulmonares no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. De acordo com o hospital, “o quadro de saúde do paciente é estável”. Em junho do ano passado, Havelange esteve internado por seis dias no mesmo hospital por conta de uma infecção respiratória.

A unidade hospitalar não informou a data de internação do ex-dirigente esportivo. Além de ter dirigido a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Havelange destacou-se por ser o sétimo presidente da Fifa, onde permaneceu por 24 anos, de 1974 a 1998.

Com João Havelange no comando da CBF, a Seleção Brasileira foi tricampeã mundial, conquistando as Copas do Mundo de 1958, 62 e 70.

Em 30 de abril de 2013, ele renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa em decorrência de acusações de corrupção na entidade.

Da Agência Brasil

POLÍCIA IDENTIFICA PICHADORES QUE INVADIRAM SECRETARIA EM ALCÂNTARAS

Imagem; apenas ilustração
Menor infrator está entre a dupla que invadiu Secretaria Municipal

Na última Quinta-Feira,26, O Destacamento de Policia Militar de Alcântaras, Zona Norte do Ceará, divulgou o nome dos acusados de arrombar e provocar pichações na sede de duas secretarias municipais da cidade serrana.

 De acordo com as informações repassadas pelo SGT Francisco Lindon Johnson de Vasconcelos  os autores dos atos praticados na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA e Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Obras - SEINFRA seriam os menores  de iniciais F.I.S, 16 anos, e Antônio Carneiro da Silva Barbosa, 19 anos. 

O crime que aconteceu na madrugada do último sábado, 22 de novembro, foi repassado a Polícia Civil para a abertura dos procedimentos cabíveis em desfavor dos infratores, que  devem responder por violação a domicílio com furto/dano ao patrimônio publico. 

Nas duas secretarias além do arrombamento de portas e janelas, papeis foram revirados e uma chave foi levada. No mesmo município no primeiro semestre deste ano, por três vezes a sede do Conselho Tutelar também foi invadida por menores.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CEARÁ SEM DROGAS CHEGA A CAMPOS SALES NESTA SEXTA (27/11)

Campos Sales, a 596 km de Fortaleza, vai sediar a nona edição da campanha Ceará sem Drogas. O encontro será às 9h30min desta sexta-feira (27/11), na Escola Presidente Médici, no Centro da cidade. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), idealizador da iniciativa, confirmou presença no evento, que, só neste ano, mobilizou mais de 12 mil jovens em Fortaleza, Viçosa do Ceará, Nova Russas e Aquiraz.

Walter Casagrande, comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira, participa do encontro, para um bate-papo franco e direto com os jovens. O ex-craque do Corinthians falará sobre sua experiência pessoal com as drogas e alertará sobre as consequências desse mal.

A parceria do Legislativo com a sociedade, prefeitos, vereadores, lideranças e autoridades em todas as regiões do Estado tem sido a maior conquista da campanha. “Até agora, mais de 50 municípios solicitaram a realização do seminário”, informa Zezinho Albuquerque.

A demanda se justifica em função dos resultados já alcançados pela campanha Ceará sem Drogas. Um deles foi a sanção, pelo então governador Cid Gomes, em 2014, da lei que criou o Fundo Especial de Combate às Drogas, a partir de iniciativa do presidente da Assembleia. “Essa lei permite que mais recursos sejam aplicados no combate às drogas”, destaca Zezinho Albuquerque. O presidente ressalta também a relevância da criação de uma secretaria especial sobre as drogas pelo governador Camilo Santana. A pasta tem como titular a deputada Mirian Sobreira.

Lançada em Fortaleza no início de 2014, a campanha Ceará sem Drogas promoveu também atividades no Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. “Estamos chegando ao objetivo desejado. Sabemos que não é fácil, mas vamos continuar esse trabalho, para que os jovens percebam que as drogas destroem as famílias”, avalia o presidente.

Ceará sem Drogas 
Dia: 27 de novembro de 2015
Horário: 9h30
Local: EEEP Presidente Médici. Avenida Francisco Ademar de Andrade, 1210, Centro.
Campos Sales (CE)

Assessoria de Imprensa - AL/CE

FESTA DO SÍTIO SILVA EM ALCÂNTARAS, SEGUE ATÉ DOMINGO DIA 29

imagem: Divulgação Facebook
Alcantarenses e demais visitantes que gostam de prestigiar as tradicionais festas da região, tem neste final de semana a oportunidade de ir ao Sítio Silva região rural do município de Alcântaras.

A festa é uma das mais animadas da serra. Para quem não conhece o seu trajeto, a principal via de ligação do Silva fica é a proximidade ao trecho da CE-241 (Rodovia Iraldo Cristino) que liga Alcântaras a cidade de Coreaú.

PESQUISA MOSTRA QUE CEARENSE É O QUE DECLARA VIVER MAIS PLENAMENTE

Pesquisa mostrou ainda que índice de otimismo entre os cearenses é de 88%
No Ceará, 54% dos entrevistados em pesquisa online disseram "viver ao máximo". Conceito une ideias de vida plena, alegre e saudável. Média nacional chega a 39%. Nordestinos ainda se mostraram corajosos e resilientes

“Viver ao máximo significa uma experiência e um sentimento de ‘confesso que vivi’”. A citação do psicólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Esdras Vasconcelos, ajuda a entender a principal razão pela qual 39% dos brasileiros dizem “viver ao máximo”. Na pesquisa, lançada ontem em São Paulo, o Ceará, supera a margem nacional: no Estado, 54% dos entrevistados afirmaram viver dessa forma. É o maior percentual do País.

Intitulado “O que é para o brasileiro ‘viver ao máximo’?”, o estudo foi proposto pela empresa global Abbott — especializada em produtos e tecnologias inovadoras em saúde — e realizado pelo setor de Pesquisa e Inteligência de Mercado da editora Abril. Foram entrevistadas, pela Internet, mais de cinco mil homens e mulheres com faixa etária entre 20 e acima de 60 anos.

O Nordeste, que corresponde a 17% dos entrevistados, teve resultados semelhantes aos do Norte. Nas duas regiões, as pessoas se mostraram “resilientes e corajosas”. E consideraram impedimentos para “viver ao máximo” questões como estruturas de moradia e transporte. Para Andréa Costa, diretora de Inteligência de Mercado da Abril, não fosse por problemas que o poder público deve resolver, “os cearenses viveriam muito bem”.

No País, também apareceram como barreiras para “viver ao máximo” questões como falta de dinheiro (60%), falta de tempo (43%), excesso de burocracia no dia a dia (34%), medo de desapontar as pessoas (26%) e falta de autoconfiança (26%). Apesar das dificuldades, 87% dos brasileiros se disseram otimistas sobre o futuro. No Ceará, o índice chegou a 88%.

Insatisfação feminina

A pesquisa ainda mostrou que, enquanto 54% dos homens com idade média de 41 anos afirmaram viver totalmente satisfeitos no âmbito familiar, afetivo e espiritual, 58% das mulheres de 34 anos estão descontentes, principalmente sobre falta de dinheiro e vida profissional.

Saiba mais

Desafiados a definir “vida ao máximo” em uma palavra, 13% dos entrevistados responderam "felicidade", 11% responderam "amor" e 6% disseram "liberdade" ou "saúde". Também, 60% disseram que o que os faz felizes é o convívio familiar, seguido das relações afetivas (57%).

Luana Severo (Enviada a São Paulo) Jornal O Povo Online

GUARANY DE SOBRAL ESTÁ NA FINAL DA TAÇA FARES LOPES

Essa foi a definição do torcedor do Guarany de Sobral, que venceu por 2×1 contra o time do Alto Santo pela Taça Fares Lopes. A partida aconteceu na noite desta quarta feira(25) no Estádio do Junco em Sobral, o Guarany venceu a partida por 2×1 com dois gols do jogador Dudu Itapajé, enquanto Lucas fez o gol para o time do Alto Santo.

O Guarany aguarda o Time do Guarani de Juazeiro para iniciar os dois jogos da disputa final da Fares Lopes. O Leão do Mercado (Juazeiro) venceu o time do Iguatu por 2×0 na noite desta quarta (25).

A FINAL…

Pelo regulamento, a final será decidida em um único jogo, que acontecerá em Sobral, no estádio do junco, no próximo sábado(28) ás 16 horas.

O Guarany de Sobral teve a melhor campanha da competição com 24 pontos. O Guarani de Juazeiro vem á final da Taça Fares Lopes após obter 22 pontos. O campeão da Fares Lopes terá direito a uma vaga na Copa do Brasil de 2016.

O jogo desta quarta feira (25) teve uma renda de R$ 5.210,00, com 580 torcedores pagantes, 130 não pagantes, totalizando 710 pessoas no Estádio do Junco para assistir Guarany x Alto Santo.

Esperamos que a torcida do Guarany volte a lotar o “juncão” neste sábado (28), na grande final da Taça Fares Lopes 2015.

Fonte: Blog Sobral Agora

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

SUCESSO TOTAL! É NESTA QUARTA-FEIRA (25/11) MAIS UMA RODADA DO CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTSAL SUB-18

Confira o resultado da 1ª Rodada da I Copa Pe Marcone de Futsal Sub-18, onde foi sucesso de público e um verdadeiro Show de gols.

Bayerd Alcântaras 9 X 2 Juventude São Bernardo 
PSG Carmolândia 1 X 3 Santo André 
Juventus Ventura 2 X 2 Fort Sport 
São Paulo Belém 3 X 8 Palmeiras Santa Rosa 

Quarta-Feira dia 25/11; Segunda Rodada:

1º Jogo: Fort Sport X São Paulo Belém
2º Jogo: Santo André X Juventus Ventura
3º Jogo: Bayerd Alcântaras X PSG Carmolândia 
4º Jogo: Juventude São Bernardo X Palmeiras Santa Rosa.

OBS: O 1º jogo Vai começar às 19 horas. A equipe que não comparecer perdera por W x O.

OITO CIDADES CEARENSES APARECEM COM SITUAÇÃO DE RISCO PARA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Imagem: Internet
Número de casos de dengue no Brasil aumentou 176% em relação a 2014. Dados foram apresentados em coletiva, nesta manhã, pelo ministro da Saúde. Em levantamento, oito cidades cearenses aparecem com situação de risco para dengue, zika e chikungunya

Com mais de 1,5 milhões de casos prováveis de dengue até a 45ª semana epidemiológica, 2015 supera o número de casos para o mesmo período nos últimos dois anos no Brasil. Os dados foram apresentados em entrevista coletiva pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, na manhã desta terça-feira, 24, em Brasília. Em 2013, o País teve 1,4 milhões de casos, enquanto o registro de 2014 foi de 555,4 mil casos - todos entre a primeira e a 45ª semana dos boletins semanais.

Os números são preocupantes e trazem uma mensagem de guerra ao mosquito Aedes aegypti, também transmissor da chikungunya e do zika vírus. Ainda não há correlação comprovada entre casos de zika e os nascimento de bebês com microcefalia registrados em números alarmantes no Nordeste. No entanto, o ministro externou a preocupação em proteger a população da nova epidemia e fornecer alternativas de combate ao mosquito.

O número de casos graves em 2015 mais do que dobraram em relação ao ano passado. O total de 1.488 é 104% maior do que o número registrado em 2014, de 728 casos graves. Houve também aumento de 79% para os óbitos causados pela doença em 2015. Já são 811 mortes contra as 453 do mesmo período em 2014.

Situação de risco
Oito cidades do Ceará apresentam situação de risco para surto de dengue, chikungunya e zika. Os municípios citados no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa 2015) tiveram mais de 4% das casas visitadas com larvas do mosquito. No Estado, 35 municípios enviaram dados ao estudo. Com índice de 0,9%, Fortaleza aparece entre as dez capitais brasileiras com situação satisfatória. Os dados também foram apresentados hoje pelo Ministério da Saúde.

As oito cidades do Ceará em situação de risco, com índices acima de 4%, são:
Baturité: 6,3%
Canindé: 10,5%
Coreaú: 7,4%
Ipaumirim: 4%
Massapê: 6,9%
Parambu: 4,6%
Tauá: 12,9%
Viçosa do Ceará: 11%

Nove cidades aparecem na classificação de risco médio, com índices entre 1% e 3,9% das casas com larvas do mosquito:
Caucaia: 2,9%
Cedro: 2,1%
Guaiuba: 2,5%
Horizonte: 2,7%
Itapipoca: 1,4%
Maranguape: 1,8%
Pacatuba: 2%
Pires Ferreira: 1,9%
São Benedito: 2,2%

Os demais municípios que enviaram dados ao levantamento aparecem com situação satisfatória, com índices abaixo de 1%. Confira as 18 cidades:
Alcântaras: 0,4%
Croatá: 0%
Forquilha: 0%
Fortaleza: 0,9%
Graça: 0,4%
Groaíras: 0%
Ibiapina: 0%
Icó: 0,7%
Iguatu: 0,5%
Lavras da Mangabeira: 0%
Limoeiro do Norte: 0,9%
Morada Nova: 0%
Orós: 0,4%
Santana do Acaraú: 0%
Santa Quitéria: 0,8%
Sobral: 0,3%
Tianguá: 0,7%
Ubajara: 0%

Os dados foram colhidos em visitas dos agentes de endemias aos domicílios de 1.792 municípios brasileiros em outubro e novembro de 2015. Deste total, 199 cidades apresentaram situação de risco. Na Região Nordeste, a prevalência dos focos de infestação do mosquito é no armazenamento de água nas casas, como em cisternas.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

AS 50 CIDADES PEQUENAS MAIS DESENVOLVIDAS DO BRASIL: CEARÁ LIDERA NO NORDESTE E CAMOCIM É A 10ª DO BRASIL

Camocim-CE 10º Lugar no Brasil, 1º no Ceará entre as cidades com até 100 mil hab.
O Estado do Ceará lidera no Nordeste de goleada o número de cidades pequenas (até 100.00 habitantes) entre as cinquenta mais desenvolvidas do Brasil. Ao todo seis (6) cidades cearenses desponta na seleta lista de 50 cidades que é liderada por Paulínia - SP. O estado do Sudeste também lidera o número de cidades onde 15 foram incluídas na lista. Veja quais são as demais cidades cearenses.

Melhor desenvolvimento econômico:

São Paulo – No meio do caminho entre a Grande São Paulo e Campinas, um município desponta como modelo de desenvolvimento no país. Trata-se de Paulínia, uma cidade com menos de 100.000 habitantes, sede de grandes empresas petroquímicas e cenário de produções cinematográficas como “Chico Xavier” e “O Menino da Porteira”.

É ela que ocupa o primeiro lugar no ranking das 50 cidades pequenas que apresentam melhor desenvolvimento econômico, produzido com exclusividade pela consultoria Urban Systems e que compõem a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado na edição 1100 de EXAME.

A análise foi produzida a partir de dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes — enquadradas no conceito de "média-pequenas". Municípios desse porte são responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrarem 11% das empresas e 12% da população.

No Ceará:

10ª Camocim (CE)

Cidade Camocim (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,893
População estimada¹ 62.473
PIB per capita (em reais)² 8.971,11
Esperança de vida ao nascer (em anos) 68,71
Taxa de analfabetismo (em %)³ 26,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos


19ª Eusébio (CE)
Cidade Eusébio (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,643
População estimada¹ 51.127
PIB per capita (em reais)² 29.327,45
Esperança de vida ao nascer (em anos) 72,66
Taxa de analfabetismo (em %)³ 13,5
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos


21ª Trairi (CE)
Cidade Trairi (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,620
População estimada¹ 54.418
PIB per capita (em reais)² 5.672,78
Esperança de vida ao nascer (em anos) 69,34
Taxa de analfabetismo (em %)³ 23,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

Imagem: Google Street View
40ª Aquiraz (CE)
Cidade Aquiraz (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,302
População estimada¹ 77.717
PIB per capita (em reais)² 12.560,94
Esperança de vida ao nascer (em anos) 72,27
Taxa de analfabetismo (em %)³ 20,8
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos


44ª Barbalha (CE)

Cidade Barbalha (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,253
População estimada¹ 58.855
PIB per capita (em reais)² 8.919,52
Esperança de vida ao nascer (em anos) 74,02
Taxa de analfabetismo (em %)³ 18,7
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos


45ª Russas (CE)

Cidade Russas (CE)
Nota (de 0 a 14) 4,248
População estimada¹ 75.018
PIB per capita (em reais)² 8.844,63
Esperança de vida ao nascer (em anos) 72,43
Taxa de analfabetismo (em %)³ 19,6
1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 - Em 2010 para população acima de 15 anos

Reedição Blog Visão Norte via Revista Exame

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CRIA APLICATIVO PARA ANDROID QUE AUXILIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

Com o objetivo de contribuir para a alfabetização de crianças e promover a inserção na cultura digital, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou este mês o aplicativo gratuito Luz do Saber. O projeto existe desde 2011 e visa atender as necessidades de crianças que não foram alfabetizadas na idade adequada.

O software já estava disponível para download e instalação em computadores, mas agora torna-se adequado também para utilização em dispositivos android, como smartphones e tablets.

Ele é embasado nas teorias de Paulo Freire e considera contribuições de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, pesquisadoras que tratam da psicogênese da língua escrita, ou seja, de como as crianças se apropriam da língua no processo de alfabetização.

Espera-se, com a utilização deste aplicativo, que a alfabetização e os processos de leitura e escrita tornem-se mais prazerosos e lúdicos para as crianças, ao transportá-las para plataformas cada mais comuns no seu dia a dia, como as novas tecnologias digitais.

O aplicativo possui cinco módulos: "Começar", "Ler", "Escrever", "Aplicativos" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que estimulam através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolve as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo "Ler" permite que o professor adapte as atividades ao contexto do aluno ou realize alterações nas aulas já existentes. Existem, atualmente, 36 atividades nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. 




Fonte: Site do Governo do Ceará

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

NOITE DE VANDALISMO NA CIDADE DE ALCÂNTARAS; SECRETARIAS MUNICIPAIS FORAM ARROMBADAS

Invasão, pichação e roubo em repartição pública de Alcântaras! Tudo indica que aconteceu na noite de sábado para domingo ( 21 e 22 e novembro de 2015). 

As Secretarias de Obras e de Agricultura de Alcântaras, foram invadidas tiveram portas e janelas abertas, cadeados quebrados, maçanetas forçadas por facas e pichações em parede e mesa da Secretaria com caveiras e siglas. Papeis revirados. Foi roubado um teclado e uma chave. 

Utilidade Pública

As Secretarias pedem: "quem tiver alguma pista sobre estes vândalos favor denunciar para que este tipo de vandalismo não volte a acontecer na nossa pacata cidade. As repartições publicas são para atender a população por tanto este "crime" fere a todos nos cidadãos Alcantarenses".
Mais informações clique AQUI.

OBS: Na mesma noite/madrugada aconteceu evento no Káthia Club de Alcântaras que fica próximo ao local.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ INAUGURA DUAS RODOVIAS NA REGIÃO NORTE

Imagem: apenas ilustração
O governador Camilo Santana, acompanhado pelo superintendente do DER, Sérgio Azevedo, inaugura, nesta terça-feira (24), dois novos trechos rodoviários: a rodovia CE- 183, trecho entrocamento BR-222 - entroncamento CE-366, Varjota; e CE-253, trecho Groaíras - Cariré. Serão 69 quilômetros entregues, sendo 53 de restauração e 16 de pavimentação.

As obras nos trechos envolveram recursos da ordem de R$ 34.813.651,68, voltados para pavimentação, movimentação de terra, drenagem, obras d'artes correntes e especiais e sinalizações horizontal e vertical. Os financiamentos das obras são do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra, além de proporcionar segurança viária aos motoristas e passageiros que trafegam pelo trecho, facilitará o escoamento de produção na região. A fiscalização da obra foi de responsabilidade do Departamento Estadual de Rodovias (DER).

Serviço

Inauguração da restauração da rodovia CE-183
Local: município de Cariré
Data: 24 de novembro
Hora: 9h

Inauguração da pavimentação da rodovia CE-253
Local: município de Groaíras
Data: 24 de novembro
Hora: 16h

Fonte: Site do Governo do Ceará

SÍTIO SILVA INICIA FESTA DE SUA PADROEIRA; UMA DAS ÚLTIMAS DA PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS

Povoado de Rosápoles, sábado 14 de novembro de 2015
Iniciado no último final de semana, a Festa de Nossa Senhora das Graças no sítio Silva, é a última grande festa do calendário religioso católico da Paróquia de Alcântaras.

Uma multidão de deve visitar a localidade durante toda esta semana, e em especial nos últimos dias sábado (28) e domingo (23). Este ano, a expectativa é grande e deverá ser uma das melhores festas já realizadas na região.

No últimos dias 14 e 15 de novembro quem também esteve encerrando o festejo, foi a comunidade do Povoado de Rosápoles (fotos). A localidade, juntamente com o Sítio Silva estão entre os últimos festejos do ano da Paróquia de N.S. do Perpétuo Socorro de Alcântaras.

SOBRE A "LEI SECA"

Charge Clayton O Povo em 23.11.2015

SÍTIO CAJUEIRO EM ALCÂNTARAS, PROMOVEU MAIS UMA EDIÇÃO DO SEU "CONCURSO DE DUBLAGEM"

No último final de semana, a Escola Monsenhor José Furtado localizado no Sítio Cajueiro, cerca de 11,5 km do Centro de Alcântaras, promoveu um tradicional evento cultural.

A localidade é uma das mais remotas do município, possui uma boa escola, e há vários anos realiza a festa animando a noite e atraindo curiosos de toda a região.
Funcionários da Escola Monsenhor Furtado com a Vereadora Cleuvilândia
Presidente da Câmara de Alcântaras Cleuvilândia Menezes visitando amigos e assistindo o Concurso de Dublagem do Sítio Cajueiro

A presidente da Câmara de Alcântaras, Cleuvilândia Menezes, continua visitando os amigos em Sítios e localidades, levando a sua mensagem de carinho, amor e trabalho em prol da coletividade alcantarense. Cleuvilândia a aonde chega é recebida com festa e manifestação de carinho, recebendo apoios para seus futuros projetos políticos, seja no parlamento ou no executivo municipal.

Bem recente, Cleuvilândia esteve prestigiando o concurso de dublagem que aconteceu no Sítio Cajueiro, quando viu de perto os muitos artistas locais e que deveriam merecer mais atenção do poder público, o que não acontece na atual administração. 

Com Blog Política em Evidência (Marcelo Marques)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores