sábado, 1 de março de 2014

(MERUOCA) VEREADOR PEDE QUE O DISTRITO DE CAMÍLOS TENHA UMA 'ADUÇÃO' DA ADUTORA EMERGÊNCIAL QUE SERÁ CONSTRUÍDA PARA ALCÂNTARAS

Vereador em visita a Cogerh, em Fortaleza
Com o requerimento do Vereador Carlos José - SDD, o populoso distrito de Santo Antônio dos Camílos receberia e faria parte da operação (nas redes de abastecimento) de levar água, a partir do ponto de captação, até o sistema de distribuição do distrito. Leia:

"Na ultima segunda feira dia 17/02, estivemos protocolando na Cogerh, Fortaleza, um requerimento, de minha autoria, que solicita da Cogerh que ao realizar a construção da Adutora do Açude Jenipapo a Alcântaras, possa ser feito também uma adução até o Distrito de Camílos, o requerimento foi protocolado, agora estamos esperando uma ação concreta do Governo do Estado do Ceará para que possa resolver esse problema tão sério pra Camílos. Estamos aguardando."

Informações e foto da página clicando AQUI.

OBS: O distrito de Camílos, em Mereuoca, é geograficamente muito próximo e também possui características semelhantes a da cidade de Alcântaras. Em comum, utilizam a via de acesso, a CE-241, limita-se com as regiões dos povoados de Carmolândia e, principalmente com Rosápoles.

PROGRAMAÇÃO DO 'PINGA FOLIA' O CARNAVAL DE ALCÂNTARAS

Um Carnaval tranquilo e organizado pela iniciativa privada. São três dias de animação as margens da bica da Bica do Pinga, e com um serviços oferecidos pelo Restaurante Pinga Bar.

Domingo dia 02: Forró Elétrico e paredões de som

Segunda dia 03: Paredões de som

Terça-feira dia 04: Majestade Elétrico e paredões de som

Organização: Benildo e apoios

MORADORES DE COMUNIDADES RURAIS DE ALCÂNTARAS, PARTICIPARÃO DE PROJETO DE BENEFICIAMENTO DE PLANTAS MEDICINAIS

Imagem: Instituto Carnaúba
Uma Unidade de Beneficiamento de Plantas Medicinais deverá ser montada no município de Alcântaras, zona norte do Ceará. 

A ação cujo integra o Projeto de Produção e Beneficiamento de Frutas na Zona Norte do Ceará executados pelo Instituto Carnaúba com patrocínio da Petrobrás, pretende beneficiar moradores das comunidades rurais de Desterro, Rosápoles, São Bernardo, Flores e São Luís. Segundo o Instituto Carnaúba a ideia é que os envolvidos manipulem plantas desidratadas, selecionando e embalando-as para a comercialização.

 Para o inicio dos trabalhos já haveriam sido realizada na mesma região um levantamento das espécies já cultivadas, a avaliação dos métodos de preparo, as partes fisiológicas a serem utilizadas e o uso correto das plantas. Ainda neste primeiro semestre um novo encontro deve ocorrer com os moradores para ser tratado o local de implantação da Unidade, bem como a aquisição e produção de novas mudas.

Francisco Freire (Portal Jovem)

ATRAÇÕES DO ACARAÚ FOLIA 2014

A programação teve início ontem (sexta-feira 28), com as Bandas Xé Pop, Levaxe e Mister Babão. 

Para as demais noites, sábado (1°), Afoxé, Sunsamba e Mister Babão. No domingo (2), Ítalo e Renno, Forró da Diretoria e Pagode Axé. Segunda-feira (2) terá Luiz Marcelo e Gabriel, Xe Hits e Zambare, e terça-feira (3), Solteirões do Forró, Fabinho Varela e Axebral. (Informações Sobral de Prima).

ATRAÇÕES DO 'MASSAFOLIA 2014, O CARNAVAL DA CIDADE DE MASSAPÊ

Dias 1, 2 3 e 4 de Fevereiro: Luís Marcelo e Gabriel, Matheus Fernandes, Bandas: Forró Pé de Ouro, Forró Misturado, Patrulha, Samya Show, DJ Krypsy, Bandana e Prabalá. 

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL DE MERUOCA REALIZOU UMA SESSÃO ITINERANTE EM SANTO ANTÔNIO DOS FERNANDES

Aconteceu nesta quinta-feira (27/02) a primeira sessão itinerante da câmara municipal de Meruoca. A mesma, foi realizada  no distrito de Santo Antônio dos Fernandes. 

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Aristides, vice-prefeito (Rubinho), uma caravana de vereadores de Alcântaras, comandada pelo presidente Manoel Albuquerque, o ex. prefeito Fonteles, Sec. de educação (Crispim), agricultura (Mimí), moradores de Fernandes. Sessão transcorreu tranquila, com várias tribunas, dentre elas do prefeito Aristides, vice Rubinho.

Para o presidente Carlos José, a sessão foi um sucesso, uma sessão tranquila, onde estiveram presentes um bom número de moradores do distrito, inclusive com várias reivindicações da vereadora da qual representa o distrito, ou seja, D.Neném. Foi proveitosa, até pela presença do prefeito Aristides onde o mesmo, fez vários esclarecimentos aos vereadores como para à população, com relação ao andamento dos projetos para as comunidades. Portanto o objetivo dessa sessão foi bastante positiva.-Ressaltou Carlos José do Pimenta.

Fonte: Blog Andarilho da Notícia

O Visão Norte, tinha a intensão de acompanhar esta sessão itinerante no Distrito de Santo Antônio dos Fernandes na noite de ontem 27 de Fevereiro, mas no entanto, houve um imprevisto e não foi possível. 

FELIZMENTE!

ATRAÇÕES DO FORQUILHA FOLIA 2014

ED CAMALEÃO, ACAIACA, MISTURADO, AXÉ BRAL, FABINHO VARELA, SWING BANBA, SAKANA ELÉTRICO.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2014 EM CAMOCIM

O Carnaval de Camocim terá na sexta-feira (28), a partir das 17h30, concurso de fantasias,carnaval das crianças e dos idosos, blocos de frevo e show com Forró Mel na Praça de Eventos. 

No sábado (1°),  a partir das 22h, Banda Xé Pop, Rafaella Manville e Aviões do Forró. No domingo (2), Paphirô, Banda Patrulha e Luiz Marcelo & Gabriel.

Na segunda-feira (3), Forró Real, Banda Axé Bral e Márcia Freire. Na terça-feira (4), Solteirões do Forró, Banda Prabalá e Banda Pinote. Além das apresentações de bandas, terá o tradicional mela-mela, todos os dias, sempre a partir das 16h.

Do Blog Sobral de Prima

INSCRIÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO DE MERUOCA FORAM PRORROGADAS


Os interessados poderão realizar sua inscrição até o dia 10 de março.

O  instituto reponsável pelo Concurso Público de Meruoca que deveria se encerrar na quarta-feira (26), foi prorrogado até o dia 10 de março de 2014. Com essa prorrogação, as pessoas que não tiveram oportunidade de se inscreverem, terão mais tempo de fazerem suas inscrições, e concorrer aos muitos cargos da Prefeitura de Meruoca. (Informações Blog Marcelo Marques)

Cargos Ofertados:

Advogado, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro Hospital, Enfermeiro - PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico – PSF, Médico Auditor, Médico Clínico Geral (Plantonista), Nutricionista, Psicólogo, Zootecnista, Professor de Educação Básica – PEB I, Professor de Educação Básica - PEB II - Educação Física, Professor de Educação Básica - PEB II – Geografia, Professor de Educação Básica - PEB II – História, Professor de Educação Básica - PEB II – Matemática, Professor de Educação Básica - PEB II – Ciências, Professor de Educação Básica - PEB II – Inglês, Professor de Educação Básica - PEB II – Português, Psicopedagogo, Agente Administrativo, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Secretario Escolar, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem – PSF, Técnico em Saneamento Ambiental, Técnico de Laboratório, Técnico em Turismo, Agente de Controle de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Operador de Máquina Pesada, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista Categoria D. (Neo Exitus).

(AÇÕES CONTRA A ESTIAGEM) ADUTORA EMERGENCIAL DE MERUOCA SERÁ ENTREGUE NESTA SEXTA-FEIRA

O prefeito de Meruoca, Aristides e governador do Estado Cid Gomes, entregam a comunidade de Meruoca, na região Norte, uma adutora emergencial. a infraestrutura de 3.200 km, terá vazão de 45m³/h e vai beneficiar cerca de quatro mil pessoas. 

O sistema faz parte do "Plano de Implantação de Adutoras emergenciais", coordenado pela Secretaria dos Recursos Hídricos e executado pela Cogerh. A solenidade está marcada para às 16h desta sexta-feira, no Centro da Cidade de Merouca. Outras autoridades da cidade e municípios estão sendo aguardados.

Informações Blog Wilson Gomes

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RECEBE VEREADORES DO CARIRI PARA DISCUTIR ATRASO EM OBRAS DO AEROPORTO

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), recebeu na tarde desta quinta-feira (26/02) uma comissão formada por vereadores dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. A visita dos parlamentares, que teve por objetivo discutir o atraso nas obras do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, foi acompanhada pelos deputados Camilo Santana (PT), Sineval Roque (Pros), Mirian Sobreira (Pros) e Lucílvio Girão (SDD).

No encontro, os vereadores informaram que o atraso nas obras tem gerado enormes prejuízos ao projeto de expansão do terminal aeroportuário. O repasse para execução da obra, na ordem de R$ 15,8 milhões, deveria ter sido efetuado desde dezembro, após acordo envolvendo os proprietários dos terrenos, a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Infraero, responsável pela liberação do dinheiro.

O atraso na liberação dos depósitos referentes às ações judiciais para desapropriação dos terrenos vem acontecendo devido à solicitação feita pela Infraero à Justiça, para iniciar o repasse dos depósitos num prazo de 90 dias. O presidente da AL confirmou que ainda na sessão desta quinta-feira (27/02), apresentará requerimento na Assembleia Legislativa solicitando que os parlamentares do Cariri sejam recebidos pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, e pelo presidente da Infraero, Gustavo do Vale. “O Parlamento não tem o poder da caneta, mas as pessoas colocam suas expectativas aqui. Vamos apresentar um requerimento e pedir ao governador Cid Gomes que reforce nossa solicitação”, disse. 

Zezinho Albuquerque afirmou, ainda, que o aeroporto de Juazeiro do Norte merece atenção por parte de qualquer Governo. “O povo precisa de uma resposta e nós iremos até a Infraero perguntar se tem o recurso ou não. Se não tiver mais, vamos mobilizar a população para saber para onde foi”, complementou. 

O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Capitão Vieira, afirmou que a ampliação do aeroporto irá trazer mais desenvolvimento para a região. “Nove voos diários saem de Juazeiro com destino a vários lugares do Brasil, para se ter uma ideia é um volume de voos maior do que João Pessoa que tem oito por dia. O que nós queremos é que os recursos que eram para a ampliação do aeroporto sejam retornados para obra”, pontuou. 

Os vereadores aproveitaram o encontro para também tratar sobre assuntos como segurança pública e saúde. Zezinho Albuquerque informou que uma audiência está sendo agendada com os responsáveis pelas pastas e que os parlamentares do Cariri serão recebidos nesta quinta-feira. 

O encontrou contou ainda com a presença do ex-deputado estadual Giovanni Sampaio.  

Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

(MORAFOLIA 2014) FESTA DE CARNAVAL EM MORAÚJO É OFICIALMENTE CANCELADA

Nesta quinta-feira 27 de Fevereiro, o Prefeito de Moraújo, Jurandir, dará uma entrevista ao Locutor Denis Neves da Rádio Princesa do Vale da cidade de Coreaú e prestará mais informações sobre o assunto.

Esse é o efeito seca junto com ações do MP. Segundo informações o Governador Cid Gomes recomendou a Casa Civil de que não destinasse um centavo dos cofres do Estado para patrocínio a festas de Carnaval. O Governo recebeu esse ano mais de 70 solicitações de prefeitos pedindo recursos para realizarem festas de carnaval. Com isso o rebemos informações de que o tradicional carnaval de Moraújo foi cancelado. Aguardamos mais informações. 

Com informações de Denis Neves e blog RM no Foco da cidade de Coreaú

Editado por Visão Norte 

RECEITA LIBERA PROGRAMA GERADOR DO IMPOSTO DE RENDA

A Receita Federal liberou o programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014. Embora o contribuinte possa instalar e preencher a declaração a partir de hoje (26), o prazo para o  envio do documento só começa no dia 6 de março.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, pois tem versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS, além de uma aplicativo multiplataforma.

Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas na última sexta-feira (21) no Diário Oficial da União. O prazo final de entrega é 30 de abril. São esperados em 2014 aproximadamente 27 milhões de documentos.

Imposto de Renda

A declaração poderá ser preenchida também em dispositivos móveis (tablets e smartphones) com sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple), mas, nesse caso, só a partir do dia 6 de março.

Pela primeira vez, a Receita disponibilizará a declaração previamente preenchida. O contribuinte terá o direito a um arquivo a ser importado para a o programa gerador do Imposto de Renda. O documento contém informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais. Por questões de segurança, nem todos os contribuintes poderão contar com essa facilidade, apenas os que têm certificação digital ou representante com procuração eletrônica.

Da Agência Brasil

EM NONO ATAQUE A BANCO EM 2014, GRUPO ARMADO FAZ REFÉNS E EXPLODE CAIXAS ELETRÔNICOS EM ALTO SANTO

Um dos veículos usado pelos bandidos foi encontrado queimado na CE-138.

Um grupo armado fez reféns e explodiu caixas eletrônicos de uma agência bancária do Banco do Brasil, no município de Alto Santo, a 230 km de Fortaleza, na madrugada desta quarta-feira (26). É o nono ataque a banco em 2014, no Ceará. 

O ataque ao banco começou por volta das 0h30, quando homens chegaram ao banco em 3 veículos e renderam as pessoas que estavam na entrada da agência. Em seguida, explodiram os caixas eletrônicos, roubaram o dinheiro e fugiram. A ação durou pouco mais de 20 minutos.

Um dos veículos usados pelos bandidos, um Corolla de cor preta, foi encontrado queimado no quilômetro 1 da CE-138, entre Alto Santo e Iracema. 

Não houve confronto com a Polícia e ninguém ficou ferido, conforme informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A quantia levada não foi informada.

Outras 8 agências bancárias foram atacadas no ano: Aratuba, Guaramiranga, Altaneira, Jardim, Fortaleza, Tejuçuoca, Senador Sá e Novo Oriente.

Diário do Nordeste (Fotos: Rodolfo Lira/Alto Santo é Notícia) 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SOBRE A ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PINGA

PRESIDENTE DA COGERH ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM PINGA

Serviços garantem segurança da infraestrutura hídrica em caso de cheia do reservatório.

O Presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Rennys Frota, assinou na manhã da última sexta-feira(21), no município de Alcântaras, a ordem de serviço para as obras de recuperação da barragem do açude Pinga.

Os serviços de recuperação aprovados nesta sexta-feira consistirão no desmatamento, destocamento e recomposição dos taludes, recobrimento com proteção vegetal e a construção de um dreno invertido no talude de jusante, e a execução de proteção com enrocamento no talude montante.

Com o início das obras a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos garante mais segurança para a população do município, tendo em vista que atualmente a barragem não possui um sistema de drenagem interna.

A obra tem previsão de 4 meses e o investimento é da ordem de R$ 222.576,80.

Estiveram na assinatura da ordem de serviço o Diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, o Prefeito de Alcântaras, Eliéser Fonteneles, o Ex-Deputado e Ministro da Secretaria dos Portos, Leónidas Cristino, vereadores locais e moradores da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh
24/02/2014 16:15

Nada contra! mas uma coisa que não consigo entender. O que tem haver um Ex-ministro ou (Secretário Especial da Secretaria dos PORTOS) do Governo Federal, presente na assinatura de uma Obra Estadual em Alcântaras? Na Sessão da Câmara Municipal Alcântaras no dito último dia 21/02, um certo vereador fazia questão de dizer e repetir: Esteve presente na assinatura da Obra de Serviço o 'MINISTRO LEÔNIDAS CRISTINO!' Detalhe: O homem entregou o cargo no dia 03 de outubro de 2013, há quase cinco (05) meses atrás. (Quanto a obra, já tinha sito iniciada na segunda-feira anterior a tal assinatura).

(RIO COREAÚ) CHUVAS FAZEM BARRAGEM 'SANGRAR' EM RIO DE GRANJA

Barragem do rio Coreaú "sangra" desde a manhã da segunda 
De quinta-feira da semana passada a domingo, o município do litoral Norte registrou 32.6 mm de chuva.

A barragem do rio Coreaú, em Granja (a 352,3 km de Fortaleza), está "sangrando" desde a manhã desta segunda-feira, 24. Moradores da cidade foram à avenida Beira Rio comemorar o feito.

"Aqui, em Granja, Carnaval sem essa água não presta. A população já estava ficando preocupada porque o rio ainda não tinha sangrado. Mas a água veio e todos comemoraram. Vamos pular este Carnaval tomando banho de água", disse Raimundo Pompe, assessor do gabinete da prefeitura de Granja.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de quinta-feira da semana passada a domingo, o município do litoral Norte registrou 32.6 milímetros (mm) de chuva. A maior precipitação dos último dias em Granja ocorreu de quinta para sexta-feira, quando choveu 25mm.

Redação O POVO Online (Foto: Raimundo Pompe)

SÓ QUERIA ENTENDER O MOTIVO!


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LIGAÇÃO DE TELEFONE FIXO PARA CELULAR FICARÁ 13% MAIS BARATA EM MARÇO

Novas tarifas de remuneração de redes móveis vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês. (Foto: Marcello Casal Jr).

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou hoje (24), no Diário Oficial da União, as novas tarifas de remuneração de redes móveis, que vão determinar uma redução de 13% em média do preço das ligações de telefones fixos para celulares a partir do próximo mês. A expectativa da Anatel é que os novos valores nas chamadas de fixo para móvel gerem uma economia anual para os consumidores da ordem de R$ 2,1 bilhões.

Com as mudanças, o preço médio das ligações locais de fixo para celular passará de R$ 0,45 para R$ 0,39 por minuto. O preço médio das ligações interurbanas feitas de fixo para móvel com DDD iniciando com o mesmo dígito (exemplo: DDDs 61 e 62) passará de R$ 0,93 para R$ 0,80, e o preço médio das demais ligações interurbanas de fixo para celular passará de R$ 1,05 para R$ 0,92.

A redução é resultado do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado em 2012, e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis. A Anatel diz que novas quedas de valores estão previstas para 2015.

 Da Agência Brasil

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2014 "PINGA FOLIA" EM ALCÂNTARAS

Já está tudo confirmado, são três dias com programação especial no Restaurante Pinga Bar. Confira:

DOMINGO: Forró da Majestade (Elétrico) e paredões de som

SEGUNDA FEIRA: Paredões de som

TERÇA FEIRA: Forró da Majestade (Elétrico) e paredões de som

OBS.: Todas as programações terão inicio as 13 horas e sem hora para terminar.

(NO DISTRITO DE APRAZÍVEL) DESAPARECIDO ANTÔNIO ALVES DE LIMA PODE TER SIDO VISTO NAS IMEDIAÇÕES DA FEIRA LOCAL

Foto mais atual de Antônio 
Desaparecido deste o dia 10 de dezembro de 2013, Antônio Alves de Lima não deve estar consciente de seus atos, e informações obtidas pela sua família, dão conta de que ele poderá estar rondando pelo Distrito de Aprazível no município de Sobral.

Há cerca de um mês, a família acreditava tê-lo encontrado na região metropolitana de Fortaleza, mas na verdade se tratava de uma outra pessoa e muito parecido com ele. Agora, há uma informação de que um homem com as suas características físicas estaria a mais de um mês nas imediações da Distrito de APRAZÍVEL, mais precisamente em frente a famosa FEIRA e próximo a BR. Pelo dias que está desaparecido, poderá estar com cabelo e barba grande, quase não fala, a não ser para pedir comida em restaurantes no locais.

Como o Aprazível é relativamente e geograficamente perto de Alcântaras, são grandes a chances de ser realmente ele, por isso a família pede o empenho das pessoas da região. Qualquer informação os contatos são: (88) 88347288 ou (88)88367653
Por favor ajudem esta família!

Mais links sobre o assunto:


(VIOLÊNCIA) DOZE PESSOAS SÃO MORTAS NO INTERIOR DO CEARÁ NESTE FIM DE SEMANA

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) registrou, durante todo o fim de semana, doze homicídios no interior do Ceará. Somente no domingo, 23, seis pessoas foram assassinadas, nos municípios de Sobral, Iguatu, Parambu, Nova Olinda, Russas e Limoeiro do Norte.

O primeiro crime do domingo, 23, foi registrado em Nova Olinda, por volta das 17h30min. A vítima identificada como Emerson Aparecido Pereira de Sousa, 34 anos foi encontrado morto com perfurações de faca, na rua José Antônio. O acusado está foragido, mas foi identificado pela Polícia.

Outras duas pessoas foram mortas, dessa vez a bala, em Russas e Parambu.Em ação parecida, homens em motocicletas atingiram as vítimas com tiros, nas respectivas cidades, e fugiram. Valdenir de Jesus, 49 anos, foi morto em Russas e a vítima de Parambu, foi identificada como Lindomar Alves Baía, 46 anos.

Outra morte a bala foi registrada em Iguatu. Em Limoeiro do Norte, Francisco Israel da Silva Arruda, 24 anos, foi encontrado morto com uma perfuração de faca no pescoço, na Vila da Paz.O último criem de domingo, 23, ocorreu em Sobral, por volta das 22h30min. Um homem ainda não identificado teria sido apedrejado na rua próximo À igreja Missão Homergio, vindo a óbito no local.

Balanço

No sábado, 22, o CPI registrou quatro homicídios no interior do Ceará. Na sexta-feira, 21, foram registrados dois homicídios no interior.

Fonte: Redação O POVO Online

NOVO PROGNÓSTICO DA FUNCEME PREVÊ CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA HISTÓRICA ATÉ MAIO

De acordo com a Funceme, nova previsão mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. Em todas as regiões do Ceará, foram registradas chuvas abaixo da média. (Foto: Honório Barbosa).

A probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará é de 40%, afirmou a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (24) em coletiva de imprensa.

De acordo com o órgão, o novo prognóstico mostra uma leve melhora na quadra chuvosa, mas ainda não dá segurança para o Estado. A fundação revela que a situação ainda é preocupante no Ceará, pois em janeiro todas as regiões do Ceará registraram chuvas abaixo da média e, em fevereiro, só na Região do Cariri houve precipitações em torno da média. 

Ainda conforme a previsão divulgada nesta segunda-feira, a chance de a quadra chuvosa ficar em torno da média é de 40%, e de ficar acima da média é de apenas 20%. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.

Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), afirma que as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura.

Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.

Quadra chuvosa abaixo da média era esperada em janeiro

Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance da quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. 

Diário do Nordeste Online

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores