sábado, 13 de dezembro de 2014

(PÁROCO DE ALCÂNTARAS): PADRE EDMÍLSON COMPLETA 28 ANOS DE SACERDÓCIO

A Paróquia de Alcântaras realizou na Matriz na noite de sábado 13/12 19:00hr, a Santa Missa em Ação de Graças aos 28 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Edmílson Eugênio!

De presente!, Edmílson ganhou a permanência a frente a Paróquia local. O Pároco estava na lista de transferências da Diocese de Sobral, mas os apelos da comunidade católica e o bom senso motivados pelos seus projetos pastorais falaram mais alto.

PARABÉNS PADRE EDMÍLSON! 

(SAÚDE EM ALERTA) SESA INVESTIGA CASOS DE SARAMPO EM ALCÂNTARAS

Segundo a reportagem do Jornal O Povo do último dia 11/12, Alcântaras está na lista de municípios com possíveis casos de Sarampo.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, divulgado em 28 de novembro, foram confirmados no Ceará, a partir de 25 de dezembro do ano passado, 573 casos de sarampo; outros 52 estão em investigação. 

Localização
Os casos confirmados da doença estão distribuídos em 25 municípios, a maioria deles em Fortaleza, com 227 confirmações. Foram confirmados casos da doença no mês de novembro em Fortaleza e Maranguape e estão em investigação estão casos distribuídos em oito municípios : Senador Sá, Fortaleza, Granja, Caucaia, Pacajus, Alcântaras, Maracanaú e Sobral.

(IMUNIZAÇÃO) CEARÁ CUMPRE META DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO, MAS MONITORAMENTO CONTINUA

Foto: Mauri Melo/O Povo
O Ceará ainda não conseguiu interromper a cadeia de transmissão do sarampo, por isso a cobertura vacinal com homogeneidade é fundamental.

A campanha de vacinação contra sarampo teve início no dia 10 de dezembro e 622.225 criança já foram vacinadas até a última quarta-feira, 10, em todo o Ceará. Mesmo com a meta batida, a Secretaria da Saúde do Estado convoca os municípios que ainda não realizaram o Monitoramento Rápido de Coberturas ou não o fizeram corretamente. A poulação-alvo era de 573.429 crianças, conforme a Sesa. 

O Programa Nacional de Imunizações estabelece a meta de 95% da cobertura vacinal de forma homogênea em todas as localidades no município, no entanto, valores médios elevados podem encobrir bolsões de baixa cobertura em determinados grupos. No ceará, a concentração da doença foi de 93% dos casos de sarampo confirmados em todo o Brasil, conforme o Ministério da Saúde. 

Durante o MRC, foram aplicadas 2.029 doses da primeira dose e 2.331 da segunda dose da vacina tríplice viral e 818 doses da tetraviral, totalizando 5.178 doses aplicadas. A cobertura durante o MRC atingiu 95,21% da primeira dose e 103,26% da segunda dose. A Sesa destaca ainda que, nos monitoramentos já realizados pelos municípios, foram identificadas 1.167 crianças não vacinadas. 

Segundo a Sesa, o Ceará ainda não conseguiu interromper a cadeia de transmissão do sarampo, por isso a cobertura vacinal com homogeneidade é fundamental. A vacinação das crianças de 6 meses a menores de 1 ano deve ser mantida até 90 dias do último caso da doença.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado, divulgado em 28 de novembro, foram confirmados no Ceará, a partir de 25 de dezembro do ano passado, 573 casos de sarampo; outros 52 estão em investigação. 

Localização
Os casos confirmados da doença estão distribuídos em 25 municípios, a maioria deles em Fortaleza, com 227 confirmações. Foram confirmados casos da doença no mês de novembro em Fortaleza e Maranguape e estão em investigação estão casos distribuídos em oito municípios : Senador Sá, Fortaleza, Granja, Caucaia, Pacajus, Alcântaras, Maracanaú e Sobral.

Fonte: Redação O POVO Online com informações da Sesa

EM MAIS UM PERÍODO NATALINO, ALCANTARENSES PODEM VISITAR A CASA DO 'PAPAI NOEL'

 Alcantarenses poderão visitar a Casa do Papai Noel que estará aberta até o início do mês de Janeiro.

 A comemoração natalina existe em Alcântaras desde 2010, durante mandato tampão do então Prefeito Antônio Marcos quando implantado pela primeira vez. Desde então a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura vem mantendo a tradição. Este ano a Casa do Papai Noel está localizada na Rua Roberto Ximenes, na antiga Casa que pertenceu ao ex-prefeito Raimundo Gonzada (In-memoriam), onde a inauguração aconteceu em clima festivo no último dia 10 de dezembro.
A inauguração contou com a presença do Prefeito e do vice-prefeito Municipal,  dos Vereadores Manoel Albuquerque, Cleuvilandia Menezes, além de funcionários da Secretaria de Cultura e da população que foi prestigiar o evento.

(HOJE, 13 DE DEZEMBRO) VIVA O FORRÓ! VIVA LUIZ GONZAGA!

Luiz Gonzaga
♪ Minha vida é andar por este país
  Pra ver se um dia descanso feliz
  Guardando as recordações
  Das terras onde passei
  Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei ♪

Veja mais sobre a homanagem no Diário do Nordeste

(MERUOCA) AUDIÊNCIA PÚBLICA NO LEGISLATIVO GARANTIU PERMANÊNCIA DO POLO DA UAB NO MUNICÍPIO

Vereadores discutindo o problema do Pólo da UAB em Meruoca
Os vereadores de Meruoca estão felizes juntamente com a coordenação do Polo da Universidade Aberta do Brasil, professores e alunos, depois da Audiência Pública, realizado no plenário Osvaldo Soares, pela permanência da UAB no antigo prédio do Cetresso, da Diocese de Sobral, até que um novo prédio seja construído pelo prefeito Manuel Costa Gomes (Aristides). 

Da reunião realizada, o prefeito Aristides, vereadores e sociedade organizada, tiveram um encontro com o ex-Bispo da Diocese, Dom Odelir Magri, que garantiu aos presentes que não vai retirar o Polo da UAB do antigo Centro de Treinamento, cumprindo com o contrato e até mesmo renovando se fosse preciso, para que nenhum aluno ficasse prejudicado.

Na avaliação da vereadora Valdelídia Barros-PCdoB, autora da propositura da Audiência Pública, para discutir os problemas de funcionamento do Polo da UAB, serviu para mostrar a sociedade o que estava acontecendo, e agir rápido para que o Polo permanecesse no município, servindo aos meruoquenses, e formando cabeças pensantes que serão os futuros governantes do município.

Outras imagens da Audiência Pública tendo como tema o Pólo da UAB em Meruoca.
Público interessado lotou as dependências da Câmara Municipal
 Vereadores e prefeito Aristides em busca de solução
 Coordenadora do Polo da UAB de Meruoca-Joselena Gertrudes
 Presidente da Câmara Carlos José falando aos presentes
 Advogado da Diocese de Sobral Dr. Bruno
Prefeito Aristides anunciando que se depender dele Polo da UAB nunca sai de Meruoca

Fonte: www.camarameruoca.ce.gov.br (Via Blog Política em Evidência)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

(MARACANAÚ) MP/CE DENUNCIA VICE-PREFEITO, EX-SECRETÁRIO DE FINANÇAS E MAIS 17


Segundo a promotoria, os acusados formaram quadrilha para fraudas licitações. Penas podem chegar a 65 anos de prisão.

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) apresentou nesta quarta-feira denúncia criminal e uma ação de improbidade administrativa contra 19 pessoas acusadas de integrarem um esquema criminoso de fraude e licitações em Maracanaú. Entre elas estão o vice-prefeito e o ex-secretário de Finanças de Maracanaú, Carlos Eduardo Bandeira de Mello e Antonio Cléber Uchôa Cunha, respectivamente. As medidas são fruto de uma operação realizada pelo MPCE no dia 18 de março, quando foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e dez pessoas foram presas, dentre servidores e empresários do ramo de construção civil.

Na ação penal, o Ministério Público afirma acusa os citados de formação de quadrilha, fraude em licitação, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, após analisar 11 licitações realizadas pelo município de Maracanaú, no período de 2007 a 2011, todas sendo vencidas – de forma fraudulenta, segundo o MPCE – pela mesma empresa.

Caso sejam condenados, Carlos Bandeira e Cléber Cunha podem cumprir penas que variam de 29 a 65 anos de prisão. Em relação à ação civil por improbidade administrativa, o Ministério Público requer a condenação dos promovidos nas seguintes penas: perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de cinco anos. Os promotores ainda pedem a anulação de todas as licitações e contratos vencidos pela empresa citada, com o ressarcimento dos valores pagos e indenização por danos morais ao município de Maracanaú.

O POVO não conseguiu entrar em contato com Cléber Cunha e Carlos Bandeira.


Fonte: O POVO Online, com informações de assessoria do MPCE

PREFEITO DE FORQUILHA GERLÁSIO LOIOLA É O NOVO PRESIDENTE DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Prefeitos Adahil (Groairas), Erika Cristino (Coreaú) e Gerlásio Loiola (Forquilha) 

Prefeitos da Região Norte, que participam do Consórcio Municipal para Destinação Final de Resíduos Sólidos (COMDERES), se reuniram em Assembleia Geral na manhã desta quinta-feira, 11 de dezembro, em Sobral, para encaminhamentos da última reunião, realizada em 14 de novembro, com representantes da Secretaria Estadual das Cidades, quando foram apresentadas informações sobre o projeto do Aterro Regional de Sobral e sobre questões jurídicas e econômicas. O projeto executivo do Aterro Regional de Sobral é oriundo do Governo do Estado, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Na assembléia foi homologada a inserção dos municípios remanescentes no Consórcio e aceitos os pedidos de inclusão do município de Reriutaba e a exclusão do município de Mucambo. Foram eleitos e empossados como novo Presidente do CONDERES, Gerlásio Martins de Loiola, prefeito de Forquilha, e como Vice-presidente, Francisco Eliésio Fonteles, prefeito de Alcântaras. O Consórcio era presidido pelo prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins.

Também foram eleitos para a diretoria executiva os prefeitos Veveu Arruda (Sobral); Carleone Júnior de Araújo (Frecheirinha) e Antônio José Albuquerque (Massapê). Os representantes regionais eleitos foram os prefeitos Adail Albuquerque Melo (Groaíras) e Érika Frota Monte Coelho Cristino (Coreaú).

Participaram da Assembleia Geral do CONDERES os prefeitos de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Groaíras, Massapê, Moraújo, Pacujá, Reriutaba e Sobral. Enviaram representantes, os prefeitos de Graça, Meruoca, Santana do Acaraú e Senador Sá
Fonte: Blog Sobral em Revista

OPOSIÇÃO VENCE AS ELEIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELA CRUZ (CE)

Mais um prefeito é derrotado na eleição da câmara municipal e o Vereador Carlos Alexandre é o novo presidente da CM de Bela Cruz(CE).

Na manhã desta sexta feira, aconteceu a eleição da Câmara Municipal da cidade de Bela Cruz para o biênio 2015/2016, e o candidato da oposição Vereador Carlos Alexandre de Paula (PMDB) foi o grande vencedor com 7 votos contra 6 do candidato da situação Dênis Prado (PV), que era apoiado pelo atual prefeito Carlos Antonio(PROS).

Carlos Alexandre (PMDB) teve o apoio do ex-prefeito Pedro Dutra e do Deputado Estadual eleito Robério Monteiro (PROS). Para 2015 a oposição se fortalece em Bela Cruz, e deve fazer o Prefeito Carlos Antonio negociar apoios a sua gestão administrativa daqui para frente.

A eleição aconteceu na Sessão Ordinária que teve inicio ás 9 horas desta sexta feira(12). O Clima era tenso, havia uma expectativa de vitória por parte do candidato do Prefeito, mas as coisas não aconteceram como previsto.

Fonte: Sobral Agora. Com informações do Radialista Léo Rocha – Bela Cruz.

DEPUTADOS APROVAM PLANO DE CARGOS E CARREIRAS DOS SERVIDORES DA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (11/12) o projeto de lei 96/14 que estabelece o novo Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará.

O presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), destacou a importância do novo PCC para a valorização do servidor do Poder Legislativo e ressaltou a colaboração dos funcionários, Mesa Diretora e deputados em sua elaboração e na votação de hoje. O parlamentar agradeceu também ao governador Cid Gomes (Pros) e ao governador eleito Camilo Santana (PT) pelo apoio dado à formulação e aprovação da matéria.

O projeto, de autoria da Mesa Diretora da Casa, altera dispositivos da Lei nº 12.075, de 15 de fevereiro de 1993; o art. 1º e parágrafos da Lei nº 12.984, de 29 de dezembro de 1999; a Lei nº 13.744, de 29 de março de 2006; e a Lei nº 14.987, de 6 de setembro de 2011.

O novo plano prevê a redefinição das carreiras e estabelece os critérios para ingresso e ascensão funcional dos servidores. De acordo com o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), Luiz Edson, a maior conquista do novo Plano de Cargos e Carreiras foi assegurar que os funcionários que se aposentarem terão os mesmos vencimentos de quando estavam na ativa.

O deputado Sérgio Aguiar (Pros), primeiro secretário da Casa, destacou que este é um momento ímpar. Segundo ele, os funcionários que dedicam boa parte de sua jornada diária à Casa mereciam esse reconhecimento. O parlamentar explicou que o projeto foi um “trabalho feito a muitas mãos”, com ajuda do Departamento de Recursos Humanos, da Assalce, da Procuradoria da Casa, da Mesa Diretora e do presidente da Assembleia, José Albuquerque (Pros). Sérgio Aguiar afirmou ainda que a aprovação só foi possível devido à economia feita em alguns setores da Casa, e que o plano de cargos e carreiras irá trazer avanço e melhorias no disciplinamento dos cargos, além de valorização do quadro funcional do Legislativo cearense.

Durante a justificativa de voto, vários parlamentares parabenizaram a Mesa Diretora pela iniciativa. Fernando Hugo (SD) afirmou que o projeto 96/14 prestigia e reconhece os funcionários da Casa, que terão seus rendimentos mantidos quando aposentados.

O deputado Osmar Baquit (PSD) parabenizou os servidores pela conquista “mais do que merecida”. Já a deputada Eliane Novais (PSB) enfatizou que os funcionários precisavam dessa valorização. Para ela, o presidente da AL marca sua gestão pelo reconhecimento aos servidores da Casa. A parlamentar também parabenizou o deputado José Sarto (Pros) pela relatoria do projeto.

O deputado Welington Landim (Pros) afirmou que o projeto garante possibilidade de ascensão funcional ao servidor, e o deputado Ely Aguiar (PSDC) parabenizou o presidente da Casa e sugeriu que a prefeitura também crie um novo plano de cargos e carreiras.

Os deputados Ferreira Aragão (PDT), Leonardo Pinheiro (PSD), Heitor Férrer (PDT) e Manoel Duca (Pros) também enalteceram a conquista dos servidores e destacaram a votação da matéria como um dia histórico. Já o deputado Roberto Mesquita (PV) agradeceu os servidores pela dedicação e apoio prestado aos parlamentares.

Assessoria de Imprensa - AL (Salomão de Castro)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MUNICÍPIOS CEARENSES RECEBEM UM DILÚVIO DE DINHEIRO ENTRE O DIA 09 E 10 DE DEZEMBRO DE 2014

Imagem: Google
(POR BLOG VALDECY ALVES) UM DILÚVIO DE DINHEIRO SERÁ REPASSADO A TODOS OS MUNICÍPIOS DO BRASIL ENTRE O DIA 09 E O DIA 11 DE DEZEMBRO- É MENTIROSO PREFEITO QUE DISSER QUE O MUNICÍPIO ESTÁ QUEBRADO: 

No dia 10/12/2104, todos os municípios do Brasil, receberão normalmente o repasse da primeira parcela do FPM do mês de dezembro. Será repassado: R$ 3.496.535.178,74 (três bilhões, quatrocentos e noventa e seis milhões, quinhentos e trinta e cinco mil, cento e setenta e oito reais e setenta e quatro centavos) 

Para os 5.588 municípios do Brasil. Valor superior em 7,6% que o valor repassado em 10 de dezembro do ano de 2013. LOGO DINHEIRO A MAIS!


TEM MAIS 1% DO ADICIONAL DO FPM: valor repassado até 10 de  dezembro de cada ano, em conformidade com a Emenda Constitucional nº 55/2007, que equivale a 1% do total de arrecadação de Imposto sobre Produto Industrializado e sobre o Imposto de Renda, referente a 01 de dezembro de 2013 a 30 de novembro de 2014.  ESTE 1% ALÉM DO FPM NORMAL, corresponde em dezembro de 2014 a R$  3.370.332.934,94 (três bilhões, trezentos e setenta milhões, trezentos e trinta e dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e noventa e quatro centavos. LOGO, SÓ NOS PRIMEIROS 10 DIAS DE DEZEMBRO DE 2014, SOMANDO-SE O REPASSE NORMAL DO FPM  MAIS O ADICIONAL DE 1%, QUE SÓ É PAGO ATÉ O DIA 10 DE DEZEMBRO DE CADA ANO,  TEM-SE QUE NOS PRIMEIROS 10 DIAS DE DEZEMBRO DE 2014 SERÃO REPASSADOS AOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS R$  6.866.868.113,68   (seis bilhões, oitocentos e sessenta e seis milhões, oitocentos e sessenta e oito mil, cento e treze reais e sessenta e oito centavos). HAJA DINHEIRO!

VEJA AGORA QUANTO O SEU MUNICÍPIO NO CEARÁ RECEBERÁ SÓ DO ADICIONAL A MAIS DE 1% DO FPM - QUE SERÁ CREDITADO ANTES DO FPM NORMAL DO DIA 10/12/2014: Assim, municípios como Paramoti, Tejuçuoca, Tabuleiro do Norte, Itapiúna... mau geridos e com rombos fiscais têm dinheiro para colocar em dia os salários dos seus servidores municipais e o 13º. QUEM NÃO PAGAR SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO: é dado á velhacaria e ao estelionato:

Abaiara- -- - - -                   406.249,38
Acarape- -- - - -                  507.811,73
Acaraú- -- - - -                    1.117.185,80
Acopiara- -- - - -                 1.117.185,80
Aiuaba- -- - - -                    507.811,73
Alcântaras- -- - - -             406.249,38
Altaneira- -- - - -                304.687,04
Alto Santo- -- - - -              507.811,73
Amontada- -- - - -              914.061,11
Antonina do Norte- -- -      304.687,04
Apuiarés- -- - - -                 507.811,73
Aquiraz- -- - - -                   1.320.310,49
Aracati- -- - - -                    1.320.310,49
Aracoiaba- -- - - -                710.936,42
Ararendá- -- - - -                406.249,38
Araripe- -- - - -                    609.374,07
Aratuba- -- - - -                  406.249,38
Arneiroz- -- - - -                  304.687,04
Assaré- -- - - -                     609.374,07
Aurora- -- - - -                     710.936,42
Baixio- -- - - -                      304.687,04
Banabuiú- -- - - -               609.374,07
Barbalha- -- - - -                1.117.185,80
Barreira- -- - - -                  609.374,07
Barro- -- - - -                        609.374,07
Barroquinha- -- - - -         507.811,73
Baturité- -- - - -                  812.498,77
Beberibe- -- - - -                 1.117.185,80
Bela Cruz- -- - - -               812.498,77
Boa Viagem- -- - - -           1.117.185,80
Brejo Santo- -- - - -           1.015.623,46
Camocim- -- - - -                1.218.748,15
Campos Sales- -- - - -      710.936,42
Canindé- -- - - -                  1.320.310,49
Capistrano- -- - - -            609.374,07
Caridade- -- - - -                609.374,07
Cariré- -- - - -                      609.374,07
Caririaçu- -- - - -                710.936,42
Cariús- -- - - -                      609.374,07
Carnaubal- -- - - -             609.374,07
Cascavel- -- - - -                1.218.748,15
Catarina- -- - - -                 609.374,07
Catunda- -- - - -                 406.249,38
Caucaia- -- - - -                  3.344.896,78
Cedro- -- - - -                       710.936,42
Chaval- -- - - -                     406.249,38
Choró- -- - - -                       406.249,38
Chorozinho- -- - -              609.374,07
Coreaú- -- - - -                    609.374,07
Crateús- -- - - -                   1.320.310,49
Crato- -- - - -                        1.726.559,88
Croatá- -- - - -                     609.374,07
Cruz- -- - - -                          609.374,07
Dp Irapuan Pinheiro                  304.687,04
Ererê- -- - - -                        304.687,04
Eusébio- -- - - -                   1.015.623,46
Farias Brito- -- - -              609.374,07
Forquilha- -- - - -                609.374,07
Fortaleza- -- - - -                28.634.944,22
Fortim- -- - - -                      507.811,73
Frecheirinha- - - - 406.249,38
General Sampaio- --        304.687,04
Graça- -- - - -                      507.811,73
Granja- -- - - -                     1.117.185,80
Granjeiro- -- - - -                304.687,04
Groaíras- -- - - -                 406.249,38
Guaiúba- -- - - -                 710.936,42
Guaraciaba do Norte-    914.061,11
Guaramiranga- -- - - -     304.687,04
Hidrolândia- -- - - -           609.374,07
Horizonte- -- - - -               1.117.185,80
Ibaretama- -- - - -              406.249,38
Ibiapina- -- - - -                  710.936,42
Ibicuitinga- -- - - - 406.249,38
Icapuí- -- - - -                      609.374,07
Icó- -- - - -                             1.218.748,15
Iguatu- -- - - -                      1.523.435,19
Independência- -- - - -    710.936,42
Ipaporanga- -- - - -           406.249,38
Ipaumirim- -- - - -              406.249,38
Ipu- -- - - -                            914.061,11
Ipueiras- -- - - -                  914.061,11
Ira- -ma- -- - - -                   507.811,73
Irauçuba- -- - - -                609.374,07
Itaiçaba- -- - - -                  304.687,04
Itaitinga- -- - - -                  914.061,11
Itapajé- -- - - -                    1.015.623,46
Itapipoca- -- - - -               1.726.559,88
Itapiúna- -- - - -                  609.374,07
Itarema- -- - - -                   914.061,11
Itatira- -- - - -                      609.374,07
Jaguaretama- -- - - -        609.374,07
Jaguaribara- -- - - -           406.249,38
Jaguaribe- -- - - -               812.498,77
Jaguaruana- -- - - -           812.498,77
Jardim- -- - - -                     710.936,42
Jati- -- - - -                            304.687,04
Jijoca de Jericoacora      609.374,07
Juazeiro do Norte- -- - - - 3.344.896,78
Jucás- -- - - -                       710.936,42
Lavras da Mangabeira          812.498,77
Limoeiro do Norte- - - - - 1.117.185,80
Madalena- -- - - -              609.374,07
Maracanaú- -- - - -           3.344.896,78
Maranguape- -- - - -         1.726.559,88
Marco- -- - - -                      710.936,42
Martinópole- -- - - -          406.249,38
Massapê- -- - - -                812.498,77
Mauriti- -- - - -                    1.015.623,46
Meruoca- -- - - -                 507.811,73
Milagres- -- - - -                 710.936,42
Milhã- -- - - -                       406.249,38
Miraíma- -- - - -                  406.249,38
Missão Velha- -- - - -        812.498,77
Mombaça- -- - - -              914.061,11
Monsenhor Tabosa- -- -      609.374,07
Morada Nova- -- - - -        1.218.748,15
Moraújo- -- - - -                  304.687,04
Morrinhos- -- - - -             609.374,07
Mucambo- -- - - -              507.811,73
Mulungu- -- - - -                 406.249,38
Nova Olinda- -- - - -           507.811,73
Nova Russas- -- - - -         812.498,77
Novo Oriente- -- - - -         710.936,42
Ocara- -- - - -                       710.936,42
Orós- -- - - -                          609.374,07
Pacajus- -- - - -                  1.218.748,15
Pacatuba- -- - - -               1.320.310,49
Pacoti- -- - - -                      406.249,38
Pacujá- -- - - -                     304.687,04
Palhano- -- - - -                  304.687,04
Palmácia- -- - - -                406.249,38
Paracuru- -- - - -                812.498,77
Paraipaba- -- - - -              812.498,77
Parambu- -- - - -                812.498,77
Paramoti- -- - - -                406.249,38
Pedra Branca- -- - - -       914.061,11
Penaforte- -- - - -               304.687,04
Pentecoste- -- - - -            812.498,77
Pereiro- -- - - -                    507.811,73
Pindoretama- -- - - -         609.374,07
Piquet Carneiro- -- - -       507.811,73
Pires Ferreira- -- - - -        406.249,38
Poranga- -- - - -                  406.249,38
Porteiras- -- - - -                507.811,73
Potengi- -- - - -                   406.249,38
Potiretama- -- - - -            304.687,04
Quiterianópolis- -- - - -    609.374,07
Quixadá- -- - - -                  1.421.872,84
Quixelô- -- - - -                    507.811,73
Quixeramobim- -- - - -      1.320.310,49
Quixeré- -- - - -                    609.374,07
Redenção- -- - - -              710.936,42
Reriutaba- -- - - -               609.374,07
Russas- -- - - -                    1.320.310,49
Saboeiro- -- - - -                 507.811,73
Salitre- -- - - -                     507.811,73
Santa Quitéria- -- - - -     914.061,11
Santana do Acaraú- --    812.498,77
Santana do Cariri- -- - -  609.374,07
São Benedito- -- - -          1.015.623,46
São Gonçalo do Amarante           1.015.623,46
São João do Jaguaribe              304.687,04
São Luís do Curu- --         406.249,38
Senador Pompeu- -- -     710.936,42
Senador Sá- -- -                304.687,04
Sobral- -- -                          3.344.896,78
Solonópole- -- -                 609.374,07
Tabuleiro do Norte- -       710.936,42
Tamboril- --                         710.936,42
Tarrafas- -- - - -                  304.687,04
Tauá- -- - - -                         1.117.185,80
Tejuçuoca- -- - - -             609.374,07
Tianguá- -- - - -                   1.320.310,49
Trairi- -- - - -                        1.117.185,80
Tururu- -- - - -                      507.811,73
Ubajara- -- - - -                  812.498,77
Umari- -- - - -                      304.687,04
Umirim- -- - - -                    609.374,07
Uruburetama- -- - - -        609.374,07
Uruoca- -- - - -                    406.249,38
Varjota- -- - - -                    609.374,07
Várzea Alegre- -- - - -       914.061,11
Viçosa do Ceará- -- - - -    1.117.185,80

Total Repassado aos Municípios Cearenses R$ 167.444.028,25

Fonte: Extraído do blog do Advogado Valdecy Alves publicado no último dia 09/12.

LANÇAMENTO DO LIVRO "SAGA HUMANA - CIVILIZAÇÕES E IMPÉRIOS DO ORIENTE PRÓXIMO"

Grato pelo convite!
"Saga Humana - Civilizações e Impérios do Oriente Próximo", do Professor Maranhão.

Data: 12 de Dezembro
horário: 19h
Local: Casa da Cultura de Sobral

(CULTURA) BANDA DE MÚSICA DE ALCÂNTARAS GANHA SEDE PRÓPRIA

Espaço foi idealizado pela Ex-secretária Ana Cláucia
Depois de 20 anos de fundação e dividindo espaço com outras atividades, a Banda de Música Municipal de Alcântaras recebeu na última semana um local exclusivo para sediar encontros e ensaios. O Espaço Cultural Antônio Diogo da Silva, antigo grupo escolar do Sitio Bom Jesus, foi reformado para abrigar uma mine escola de formação musical.

Em Alcântaras, além da Banda de Musica José Ramos Freire, a Secretaria da Cultura realiza formações de grupos de dança, violão e 'flauta doce', o espaço recém inaugurado deverá formar novos músicos e artistas do município conforme informado pela coordenação administrativa da SECULT - ALCÂNTARAS. 

Solicitado ainda na gestão de Ana Gláucia A. Barros (foto), o Espaço Cultural revitalizou um prédio publico até então desativado, dando novo suporte e equipação para que os ensaios, formações e encontros da banda se fortaleçam para apresentações dentro e fora do município, como tem acontecido nos últimos dois anos onde a JRF esteve participando de eventos de Poranga/CE e Massapê/CE.
Fotos: VN
Com post Francisco Freire (PJ) Reeditado por Visão Norte

LANÇADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA A AGENDA ESTRATÉGICA PARA O PECÉM

A Agenda Estratégica para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foi lançada nas 10h nesta quarta-feira (10/12), no Plenário 13 de Maio, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa. A apresentação foi feita pelo deputado Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, atendendo a requerimento do presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros).

Conforme Lula Morais, “o trabalho fecha uma trilogia de três documentos, produtos do esforço coletivo de representantes de instituições públicas e privadas envolvidos direta ou indiretamente no processo, coordenado pelo colegiado, voltado para contribuir com o desenvolvimento do CIPP”.
         
O Pacto pelo Pecém surgiu de uma articulação entre o Poder Legislativo, Poder Executivo e a sociedade para a reflexão de caminhos,  a fim de que o complexo cumpra o seu papel de indutor do desenvolvimento do Estado, potencializando os efeitos benéficos esperados e minimizando ou superando as ameaças aos seus objetivos.
         
Em maio de 2012, antecipado pela elaboração de um documento intitulado “Pacto pelo Pecém – Iniciando o diálogo”, foram realizadas reuniões setoriais agrupando instituições por natureza semelhante. Os nove núcleos institucionais constituídos tiveram como tarefa refletir sobre o conjunto de questões voltadas para a visão institucional de cada uma delas sobre o CIPP.
         
Já em março de 2013, 144 representações de 67 instituições se reuniram no I Encontro Estadual do Pecém para discutir e aprovar o documento e identificar os grandes desafios que a sociedade cearense deverá enfrentar para o fortalecimento do CIPP. Este trabalho resultou na construção do documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”.
A publicação foi apresentada formalmente à sociedade em maio de 2014. Em setembro do mesmo ano, realizou-se o II Encontro Estadual do Pecém, com o objetivo de identificar ações e programas para superar os desafios identificados.
     
Estavam colocados os sete desafios a serem enfrentados, identificando a necessidade de ações nas áreas de uma gestão ambiental integrada e participativa; políticas sociais voltadas para a população da área; implantação e complementação de uma infraestrutura básica; políticas de atração, fixação e fortalecimento de cadeias produtivas; ajuste do descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, bens e serviços; integração do planejamento dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia; e o aperfeiçoamento do sistema de gestão com capacidade para desenvolver uma gestão compartilhada.

Da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

FALTA DE SEDE PRÓPRIA AMEAÇA POLO DA “UAB” EM MERUOCA

A Prefeitura de Meruoca pretende construir um prédio próprio para abrigar o pólo da Universidade Aberta do Brasil. 

Hoje, ela funciona em um prédio alugado da diocese de Sobral, o único com estrutura adequada para a realização dos cursos de formação. 

Mas a diocese já solicitou a entrega do prédio. Houve nova negociação que garante um prazo maior para a entrega, mas somente a sede própria deixaria os estudantes seguros de que vão concluir os cursos. 

A UAB é um programa federal de ensino que funciona em parceria com as prefeituras. A meta é interiorizar a oferta de educação superior. 

A ideia é formar professores que já estão atuando na educação pública, mas sem graduação e ainda garantir formação graduada para os já graduados. 

Assista a reportagem completa na TV Diário clicando AQUI.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ESTADO REÚNE PREFEITOS PARA DISCUTIR O “PAA”

O evento realizado pela SDA tem como objetivo principal planejar as ações do Programa para 2015

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quinta-feira (11) encontro com os municípios cearenses que são beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O encontro será às 9 horas, no Auditório José Carlos Pessoa Martins.

Segundo a coordenadora do PAA no Ceará, Mônica Macedo, o principal objetivo do encontro é preparar as ações para a elaboração do Plano Operacional do Programa para 2015. No Estado, o PAA é executado pela SDA, que tem convênio com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a partir de 2015 serão atendidos 157 municípios. “Vamos poder comprar produtos de 4443 agricultores familiares e doar os alimentos para entidades socioassistenciais que fazem a distribuição para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social”, afirmou.

Em 2014, foram atendidos 1861 agricultores familiares pelo PAA em 70 municípios. Os alimentos foram distribuídos para 716 entidades socioassistenciais. “Em 2014, investimentos pouco mais de R$ 6 milhões e no próximo ano, o Estado já tem recursos garantidos para quintuplicar os investimentos”, reforçou o secretário.

O PAA é um programa do MDS que compra alimentos diretamente de agricultores familiares e faz a doação para as entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social.

Serviço
9h – Encontro com Prefeitos e empresas do Programa Água para Todos
Local: Auditório José Carlos Pessoa Martins – Avenida Bezerra de Menezes 1820 – São Gerardo

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Site)

APROVADA APOSENTADORIA INTEGRAL POR INVALIDEZ EM 1º TURNO

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 434/14, que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez, independentemente do motivo. De autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), a PEC foi aprovada por unanimidade (369 votos).

A matéria precisa ser votada ainda em segundo turno, o que poderá ocorrer na próxima semana. A nova regra valerá para os servidores civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A partir da publicação da futura emenda constitucional, a invalidez gerada por acidentes domésticos, por exemplo, permitirá ao servidor se aposentar com proventos integrais, calculados na forma da lei, em vez de proporcionalmente ao tempo de contribuição.

Assim, um servidor recém-ingresso que se aposentar por invalidez terá como base a remuneração atual, em vez da proporção das contribuições feitas à Previdência Social, seja o INSS ou o regime próprio.

Site Ceará Agora (Com Agência Câmara)

(JUSTA HOMENAGEM) PREFEITURA DE ALCÂNTARAS ENTREGA NO SÍTIO BOMFIM A PRAÇA ANTÔNIO RAUL RAMOS ALBUQUERQUE

Espaço direcionado aos jovens, recebeu o nome de um Jovem - Antônio Raul
Prefeitura homenageou com o nome da Praça, Antônio Raul, o jovem que faleceu em um acidente de carro no dia da eleição em outubro de 2012. 

A Praça equipada com mini-parque é o primeiro espaço público dedicado a população local, agora apropriado ao encontro de jovens e eventos da população. Estiveram presentes na Cerimônia de entrega além do Prefeito Municipal, Secretários Municipais, Pároco e apenas um parlamentar. O Vereador Reges do Bonfim, hoje na oposição, foi um dos que lutou pelo Benefício, mas não esteve presente ao evento. Dos 09 vereadores apenas o atual Presidente da Câmara Manoel Albuquerque compareceu.

 A Praça era um sonho antigo da população, que teve Requerimento Nº 20/2010,  que trata sobre a construção de uma Praça no Sítio BomFim de autoria do então do Vereador Antônio Gileno Osterno Moreira. Mas foi atendido somente após quatro anos, onde foi entregue pelo atual Prefeito Eliésio Fonteles.
Padre Edmílson participou da inauguração
Mãe de Antônio Raul, ao lado do Pároco Padre Edmílson

AÇÚDE GENIPAPO EM MERUOCA AINDA ESTÁ COM 40% DE SUA CAPACIDADE

(Açude Genipapo- Meruoca-CE)
Uma das saídas para os municípios serrano no quesito água, é exatamente o açude Genipapo (Meruoca). Com relação ao referido açude conversamos com o Secretário de Agricultura e Recursos Hídrico de Meruoca (Francisco José David  dos Santos)-Mimi, o mesmo ressalta a felicidade do acude por estar salvando a situação na região, ou seja, Meruoca, e Alcântaras. 

Segundo o mesmo os dois municípios vem consumindo 500 mil litros diário, além dos carros pipas que vem abastecendo a zona rural. Podemos ainda contar os carros pipas da prefeitura e os carros pipas dos particulares. 

Estamos fazendo um acompanhamento no açude e limitando junto a COGERH o acompanhamento das pessoas que estão buscando água no açude. Hoje o nosso açude ainda está com 40% de sua capacidade, e com certeza estaremos com água suficiente para este ano para suprir a necessidade nossa como os nossos irmãos de Alcântaras. - Ressaltou  Francisco José David dos Santos.

Blog Luís Carlos Silva (Foto e informações)

PRESIDENTE DA CÂMARA DE MERUOCA APRESENTA UM BALANÇO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS DE 2014

O presidente da Câmara de Meruoca, Carlos José do Pimenta (SD), apresentou aos meruoquenses na Sessão Itinerante no distrito de Palestina do Norte, um balanço das atividades legislativas produzidas durante o ano de 2014.

De acordo com Carlos José, passaram no legislativo 20 Projetos do Executivo, sendo 17 aprovados e três desaprovados; Projetos de Resolução foram três (03); Projetos de Decretos Legislativos três (03); Projeto de Emenda a Lei Orgânica um (01); Moção de Aplauso foram cinco (05); Indicações noventa e oito (98 ) e vinte e um (21) Requerimentos.

Segundo Carlos José, “os vereadores de Meruoca estão cumprindo o seu papel de legislar e trabalhando em prol dos munícipes”. Finalizou o presidente.

 Blog Política em Evidência (Foto e informações)

QUEM É KARINA RODRIGUES A RAINHA DO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS EDIÇÃO 2014?

Karina Rodrigues de Lima tem apenas 16 anos, 1.74 de altura e é aluna da Escola Estadual Francisco de Almeida Monte onde cursa 2° ano. Mora no Cetro de Alcântaras e é filha do Casal Luíza Rodrigues de Valto de Lima. Tem um irmão Luís Thomas.

Na noite do desfile, a sua escolha como Rainha do município não causou surpresa para quem acompanha o seu dia-a-dia desta alcantarense, com a participação de cursos de modelo em Fortaleza, desfiles escolares e regionais, além de uma dedicação simples e diária, foi somente chegar o dia e a hora certa ou oportuna.

Não precisou participar de duas ou mais vezes do desfile. Foi só a primeira vez, e era DELA!

Parabéns Karina!

Veja algumas imagens da noite do  desfile 08 de dezembro de 2014.
 "Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a todos que colaboraram para que tudo desse certo! Minha mãe porque se não fosse ela não teria desfilado Luíza, ao Salão mãos de Fada em nome da pessoa de Margarene, a Sales Academia em nome da Gilmara e Thonn, a Moda & Cia em nome de Elitânia e Elisângela, a Alice Manicure, não poderia esquecer das minhas assistentes Rodrigo e Kariany, e a Fl Noivas E Festas. Obrigada também a todos que de forma direta e indireta torceram por mim, muito obrigada a Todos!"
Participação no desfiles Musas do Futebol (Alcântaras)
Participação no desfile Garota Carnabral (Sobral)

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