sexta-feira, 3 de junho de 2022

LEÔNIDAS CRISTINO DEFENDE A CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SOBRAL

O Deputado Federal Leônidas Cristino fez discurso no Plenário da Câmara Federal para  anunciar que deu entrada do Projeto de Lei 1344/2022 que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS). Na oportunidade, o parlamentar solicitou o apoio dos colegas deputadas e deputados para aprovação do PL.

Segue abaixo o discurso de Leônidas:

“Essa semana eu dei entrada no Projeto de Lei Nº 1344/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS), na minha querida cidade de Sobral, no estado do Ceará.

Esse projeto representa um anseio antigo da Região e incorpora uma forte legitimidade marcada por seguidas demonstrações de apoio da população em geral e pela comunidade acadêmica.

Nossa proposta representa uma evolução histórica no processo de ampliação e consolidação da interiorização do ensino superior.

Há 16 anos era criado o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Sobral. Uma obra fruto de muito esforço e de uma grande mobilização da sociedade. Nessa época eu era prefeito do município.

Em 2006 o Campus da UFC foi instalado em Sobral com o curso de Medicina e mais cinco novos cursos conquistados naquele ano: Odontologia, Psicologia, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Ciências Econômicas. Quatro anos depois, em 2010, foram acrescidos os cursos de Finanças e Música.

A conquista de uma universidade federal pública e gratuita, com a história e credibilidade da UFC, premiou as sociedades sobralense e de uma vasta região do Estado. Um empreendimento que se somou à trajetória de um município que nos últimos 25 anos, investe prioritariamente na melhoria da educação e é líder nos indicadores de qualidade do setor no País.

Hoje, são nítidos os benefícios transformadores decorrentes da atuação da UFC de Sobral. Mas o ideal tem de avançar. Há uma demanda intensa e crescente por mais vagas e novos cursos que apontam para a necessidade de se fundar uma nova etapa na evolução bem-sucedida do ensino superior público federal no município.

A criação da Universidade Federal de Sobral, a partir do desmembramento da UFC, representa esse progresso.

É unanimidade entre os estudiosos que a universidade, com seu papel plural e diverso exerce função estratégica essencial no processo de desenvolvimento sustentado. A compreensão plena dessa premissa estimula a ideia de criação da Universidade Federal de Sobral.

Por essas razões, pela importância que a proposta representa para uma extensa região e uma grande população do estado do Ceará, eu solicito o apoio dos colegas deputadas e deputados para aprovação do PL Nº 1344/2022, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal de Sobral (UFS).”

Sobral em Revista

quarta-feira, 1 de junho de 2022

FRECHEIRINHA: PREFEITURA EMPOSSA 14 NOVOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

O Prefeito Municipal de Frecheirinha, Helton Luís (PDT), empossou na noite de ontem (31/05), 14 novos guardas civis municipais, oriundos do último concurso público do Município. Os novos agentes passaram por um minucioso treinamento de mais de 420 horas/aula e hoje, já estão aptos a se integrarem com os demais membros do guarda civil municipal de Frecheirinha.

A guarda municipal tem uma função primordial no dia a dia do Município, principalmente com a onda de violência que assola as cidades de todo o País.

O contingente conta com uma estrutura de viatura L200 e motocicletas para realizar patrulhamento ostensivo nas ruas e logradouros da cidade.

Parabéns a gestão municipal por estar antenada com os anseios da comunidade.!!

Via Sobral em Revista

domingo, 29 de maio de 2022

CRISTINA SERRA DEBATE “O CERCO À LIBERDADE DE IMPRENSA” NA ACI NESTA TERÇA-FEIRA (31/05)

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) inicia as comemorações por seus 97 anos de atuação com uma programação especial nesta terça-feira (31/05). A jornalista Cristina Serra, colunista da Folha de S. Paulo e do ICL Notícias, debaterá o “O cerco à Liberdade de Imprensa”, às 18h30min, no auditório da entidade (rua Floriano Peixoto, 735 – Centro, 6º andar), com entrada franca.

O tema envolve vários aspectos. “A imprensa e os jornalistas brasileiros estão sob ataque da extrema direita, mas não apenas. O cerco parte também de diferentes poderes quando inconformados com críticas, sejam os poderes institucionais, sejam os poderes econômicos”, afirma a jornalista.

Cristina Serra foi repórter da Rede Globo de Televisão, emissora na qual fez importantes coberturas jornalísticas e foi correspondente internacional. É autora do livro “Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do Brasil” (Record, 2018), livro reportagem sobre um dos maiores desastres socioambientais do País. Integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e fez parte da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da mesma entidade.

Diante do cenário colocado, surgem algumas questões: O que fazer? Como proteger alguns dos pilares mais importantes da democracia, as liberdades de expressão e de imprensa? E como garantir condições para o pleno exercício profissional? As respostas a essas perguntas estarão em discussão na palestra.

Convidados especiais

A atividade contará com a participação de três jornalistas que recentemente foram alvos de violências variadas no que se refere às suas atividades profissionais: Marina Valente, Helena Martins e Nonato Lima.

No dia 29 de janeiro de 2021, Marina Valente, âncora do programa “Democracia no ar”, da Rádio Atitude Popular, foi xingada por um ouvinte que se manifestou pelo perfil da emissora no Facebook, durante programa que tratou do aumento do número de casos de violência contra jornalistas em 2020, incluindo as agressões on-line. O caso foi incluído no Relatório 2021 – Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Em 9 de abril deste ano, a direção da Universidade Federal do Ceará (UFC), buscou descredenciar a Associação dos Docentes da Universidade (ADUFC) como sindicato legítimo de representação docente e atacou a jornalista e professora Helena Martins, usando argumentos machistas e oportunistas ao tentar distorcer o seu trabalho e invisibilizar sua militância, reduzindo-a ao papel de “esposa de um parlamentar”.

No dia 16 de maio, após um período marcado por tentativas de censura à Rádio Universitária FM, também da UFC, Nonato Lima foi desligado da direção da emissora pela Reitoria da Universidade. A emissora, até então, tratava, de maneira crítica, temas de relevância pública.

Serviço:

Palestra “Cerco à Liberdade de Imprensa”, com a jornalista Cristina Serra.

Data: terça-feira, 31 de maio.

Horário: 18h30min.

Local: auditório da Associação Cearense de Imprensa (ACI) – rua Floriano Peixoto, 735, Centro (5º andar).

Entrada franca, mediante apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

A atividade é alusiva às comemorações pelos 97 anos da ACI.

Mais informações pelo telefone 85.3226.6787.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores