quarta-feira, 26 de maio de 2021

IFCE LANÇA EDITAL DE SELEÇÃO PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

São 280 vagas em oito cursos técnicos gratuitos. Seleção será por análise de histórico escolar. Inscrições são de 27 de maio a 4 de junho.

Foi lançado o edital do processo seletivo para os cursos técnicos do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), referente ao semestre 2021.1, previsto para iniciar no dia 8 de setembro de 2021. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de maio e 4 de junho de 2021. São 280 vagas, sendo 35 para cada um dos oito cursos técnicos ofertados: Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho.

As inscrições são exclusivamente pela internet, no portal do Q-Seleção (http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6340). Para confirmar a inscrição, o candidato deve acessar o Sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/), preencher o formulário e enviar a documentação exigida, até 6 de junho.

Os cursos técnicos subsequentes são para quem já terminou o Ensino Médio. Poderão inscrever-se para essa forma de oferta de ensino estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio.

Neste ano, por conta da pandemia pela Covid-19, a seleção será feita por análise do histórico escolar e não por prova, como de costume. NÃO será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo. O resultado final, com a divulgação dos candidatos pré-matriculados, será no dia 16 de julho de 2021.

Há previsão de vagas para ampla concorrência e também para cotistas. Do total de vagas destinadas aos candidatos Egressos de Escolas Públicas (EEP), metade (50%) será reservada para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade (50%) será reservada para candidatos Egressos de Escolas Públicas (EEP), independente de renda.

Dentro do total de vagas reservadas, tanto para candidatos EEP com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita quanto para candidatos EEP independente de renda, haverá uma nova subdivisão para a qual será aplicado um percentual de reserva de vagas a:

i) candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoa com deficiência (PcD) e

ii) candidatos NÃO autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e pessoa com deficiência (PcD).

Dos oito cursos ofertados, seis são noturnos (em que a carga horária é oferecida após as 18 horas), todos os dias da semana. Apenas Agropecuária e Segurança do Trabalho são vespertinos (turno da tarde).

SERVIÇO

Inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos (semestre 2021.1)

Período: 27 de maio e 4 de junho

Onde: Q-Seleção (http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6340).

Após a inscrição, é preciso acessar o sistema Esolis (https://esolis.ifce.edu.br/) para preencher o formulário e enviar a documentação exigida (prazo é até 6 de junho)

Edital e anexos: acesse em http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=6340

Mais informações e tira-dúvidas: acesse em https://ifce.edu.br/sobral/noticias/campus-de-sobral-abre-280-vagas-para-cursos-tecnicos-1

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

comunicacao.sobral@ifce.edu.br

terça-feira, 25 de maio de 2021

CEARÁ É O ESTADO COM MAIOR ALTA NO CONSUMO DE ENERGIA DO PAÍS EM ABRIL

Crescimento de 21% na comparação com o mesmo mês em 2020 é maior que a média nacional

O Ceará encerrou o mês de abril com alta de 21% no consumo de energia elétrica frente ao mesmo período de 2020, a maior taxa de crescimento entre todos os estados. O aumento ficou acima dos 13% registrado na média do país. O dado, ainda preliminar, faz parte de um monitoramento periódico feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

O levantamento mostra que foram consumidos 1.676 megawatts médios no estado. O resultado reflete uma maior adaptação dos setores produtivos ao cenário de isolamento social, mitigando os impactos da pandemia para os seus negócios.

Entre os ramos de atividade econômica avaliados, no Ceará o consumo de energia foi liderado pela indústria têxtil (61,6 MWmed), seguida pelo setor de minerais não-metálicos (43,1 MWmed), metalurgia (36,5 MWmed), alimentos (33,6 MWmed), comércio (33,4 MWmed) e serviços (27,4 MWmed).

Em relação à geração de energia elétrica, o Ceará ofertou 792,1 MWmed ao Sistema Nacional Interligado, ocupando o quinto lugar na região Nordeste. A maior parte (711 MWmed) foi gerada pelos parques eólicos do estado. As usinas solares responderam por 55,1 MWmed e as térmicas 26,1 MWmed.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

FSB Comunicação

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores