sábado, 26 de abril de 2014

SOBRE A AGILIZAÇÃO NA LIBERAÇÃO DE ADUTORA DO JORDÃO

Padre zé solicita agilização na liberação de adutora do Jordão ao Ministro das Cidades
Em sua última estada com o Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, no início de abril o Deputado Federal Padre Zé Linhares solicitou a agilização na liberação dos recursos do PAC Estiagem, que beneficiárá 18 municípios do Estado do Ceará, dentre eles Sobral, com o valor total de R$ 120.531.784,09. Importante frisar que os recursos do PAC estiagem serão gerenciados pelos Ministérios das Cidades, Integração e Funasa.

Para Sobral, neste Programa, estão sendo destinados cerca de 7 milhões de reais para a Adutora do Jordão, o que certamente beneficiará, em muito o problema da água naquele Distrito.

Ainda para 2014, a Bancada do Ceará, por indicação do Dep. José Linhares, acatou a destinação de R$30.000.000,00 para obras de infraestrutura Hídrica buscando promover o aumento da oferta de água para o consumo humano e para a produção comercial e industrial.

Esta emenda, por ser da Bancada, deve contemplar a sede do Município de Sobral, os seus distritos e municípios limítrofes que vem sofrendo com a escassez de recursos hídricos oriundo das grandes secas que vem afligindo a nossa população da Zona Norte há muitas décadas.

A emenda de Bancada do Ceará é a de número 71070009 e pode ser verificada no site, ou clicando AQUI.

Da Assessoria do Padre Zé

sexta-feira, 25 de abril de 2014

PARABÉNS SR. CHICO CRISTINO, UMA DAS MEMORIAS VIVAS DA CIDADE DE COREAÚ!

De aniversário hoje. Sr. Chico Cristino
Um dos símbolos dos bons tempos da cidade, boas lembranças histórias ou recordações, uma vida que faz parte do cotidiano de uma cidade. Assim definimos o Sr. Chico Cristino, uma das memórias vivas do Coreaú.

"A mais de 60 anos seu Chico comprou do Sr.Gerardo Barra esse quartinho que até os dias atuais funciona como referencia para os madrugadores e amantes de um bom cafezinho regado a tapioca ou bolo.

Comprado por 800 mil reis seu Chico fez desse pequeno ponto de comercio situado no Mercado Publico de Coreaú um grande pedaço da nossa Historia " O CAFEZINHO DO CHICO CRISTINO" 
Parabéns seu Chico, o comerciante mais velho em atividade de nossa queridíssima Coreaú."

Com texto e imagens de Benedito Gilson (Manchão)

EM COREAÚ, JOVEM COLOCA EM FIM A PRÓPRIA VIDA

Hoje 25/04, na Localidade de Raposa, no município de Coreaú, uma jovem põe fim a própria vida por enforcamento, com apenas 23 anos e mãe de duas crianças.

Segundo nós foi repassado, tem uma criança de apenas 09 meses a outra tem 03 anos,a mesma sofria de depressão.

Posteriormente traremos maiores detalhes. Por Benedito Gilson (Manchão)

CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS REALIZARÁ SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA SEXTA-FEIRA (25)

Essa será a primeira Sessão após turbulência política
"Acontecerá nesta sexta-feira (25) a partir das 19;00 hs.  Sessão Legislativa Extraordinária. Essa sessão será para recepção do Projeto de Lei Nº 20140422-1 de 22 de Abril de 2014 que reorganiza o estatuto do Microempreendedor Individual, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no município de Alcântaras, em conformidade com os artigos 146, III, D,170, IX e 179 da Constituição Federal, com a lei Complementar Federal Nº 123  de 14 de dezembro de 2006 e dá outras providências." (Do Blog Luís Carlos Silva)

Essa, é  também a primeira sessão após a turbulência na Câmara em que envolvia a disputa pela Presidência da casa, e que deverá eleger, ainda sem data marcada, a Vereadora Cleuvilândia - PT como a nova Presidenta. No meio do foco, como parte de retaliações a formação da chapa formada, era exigido as exonerações dos cargos de Secretárias de Cultura a da Ação Social do município e que atualmente são ocupadas por gestoras ligadas aos vereadores Régis - PMDB e Cleuvilândia - PT.

No impasse saíram vitoriosos os parlamentares Régis e Cleuvilândia, que mantiveram inalterada as suas posições quanto a eleição da nova mesa diretora, e em parte o Prefeito Eliésio que voltou atrás reempossando as Secretárias e assim, evitando mais prejuízos no campo político e administrativo

Para ler mais sobre o assunto, clique nos links abaixo:







quinta-feira, 24 de abril de 2014

RESULTADO CONCURSO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF) 2014

Saiu o resultado do concurso da Caixa Econômica Federal (CEF)-2014 nesta quinta-feira, dia 24 de abril de 2014.

O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova de redação, para formação de cadastro de reserva para o cargo de Técnico Bancário Novo - Carreira Administrativa, nível médio, está disponível no endereço do site. Clique AQUI e confita. 

O resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva, para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Engenheiro e Médico do Trabalho, nível superior, da Carreira  Profissional, estará disponível no  endereço  eletrônico  http://www.cespe.unb.br/concursos/cai-xa_14_ns, a partir das 19 horas desta quinta-feira, dia 24 de abril de 2014.

Confira a publicação no Diário Oficial da União (DOU): 
Parabéns aos aprovados!

EMPRESA EXECUTORA DO CONCURSO DE MERUOCA NEOEXITUS ANUNCIA NOVA DATA PARA AS PROVAS

O Concurso de Meruoca que estava sendo anunciado para o dia 27 de abril, agora será realizado no dia 04 de maio. 

A informação foi repassada pela empresa Neoexitus ao Secretário de Administração, Francisco Apoliano, que solicitou de imediato que a empresa executora do concurso explique em documento os motivos do adiamento e informe no site da empresa a transferência das provas para o dia 04 de maio de 2014.

Informações Blog Marcelo Marques

RESUMO DE CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS NO ESTADO DO CEARÁ, NO PERÍODO DE QUARTA-FEIRA (23/04) PARA ESTA QUINTA (24/04)


Chuva de 8.0 mm em Alcântaras, foi registrada no período de manhã (F: Arquivo)
Resumo de chuvas nos últimos dias no estado do Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Veja os números do Período de 7:00 de 23/4/2014 às 7:00 de 24/4/2014.

Litoral Norte: Cruz (sede) 24.4, Lagoa do Carneiro Acaraú 21.0, Meruoca  (sede) 18.0, Pessoa Anta (Granja) 16.0, Sinha Sabóia (Sobral) 15.3, Amontada (sede) 15.0, Prata (Bela Cruz) 14.0, Icaraí de Amontada (Amontada) 14.0, Itarema  (sede) 12.0, Marco (sede) 9.5, Martinópole (sede) 9.0, Barroquinha (sede) 8.2, Alcântaras (sede) 8.0, Camocim (sede) 6.0, Acaraú (sede) 6.0, Granja (sede) 2.4, Sobral (sede) 2.0, Chaval (sede) 1.0, e Açude Sobral (Sobral) 0.8 milímetros.

Ibiapaba: Mucambo (sede) 25.0, Ibiapina (sede) 20.0, Coreaú (sede) 17.0, Viçosa do Ceará (sede) 14.2, Açude Araras (Varjota) 13.0, São Benedito (sede) 12.0, Amanaiara (Reriutaba) 10.0, Graça  (sede) 8.0, Sitio Vambira (Viçosa Do Ceara) 7.6, Tianguá  (sede) 4.8 e Groaíras  (sede) 1.2 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Aurora (Posto: Sitio Tipi) : 46.3 mm
Aurora (Posto: Aurora) : 37.0 mm
Barro (Posto: Engenho Velho) : 30.0 mm
Barro (Posto: Cuncas) : 28.8 mm
Mucambo (Posto: Mucambo) : 25.0 mm
Cruz (Posto: Cruz) : 24.4 mm
Barro (Posto: Monte Alegre) : 24.2 mm
Iraucuba (Posto: Boa Vista Do Caxitore) : 22.0 mm
Uruburetama (Posto: Uruburetama) : 21.0 mm
Acarau (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 21.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 71
Total de municípios com chuva em todo o estado: 55
Dados extraídos às : 12:10 de 24/4/2014. (Todas as informações são da Funceme)

(FUTEBOL) CEARÁ SPORTING CLUB, É CAMPEÃO CEARENSE DE 2014

Título veio após jogo emocionante. Informações e imagem Diário do Nordeste
Ceará conquistou o tetra de forma empolgante após partida de muita entrega dos atletas de ambas as equipes.
  
O Castelão mais uma vez se enfeitou para o mais tradicional jogo de futebol do Estado. Ceará e Fortaleza decidiram, ontem, em um jogo cheio de emoção, o título do Campeonato Cearense 2014. Melhor para o Vovô que após o segundo 0 a 0 levou o tetracampeonato estadual. Foi a terceira vez consecutiva que o Vovô levou o título jogando com o “regulamento debaixo do braço”, após saber construir a vantagem no decorrer da competição.

A festa começou antes mesmo de a bola rolar em campo. As duas torcidas se esforçaram em incentivar suas equipes. A do Fortaleza fez um mosaico que chamou a atenção até do jogador Ronaldo, que esteve presente no estádio, ontem. A do Ceará não ficou atrás e desfraldou uma bandeira gigante com o número 100, uma referência ao centenário do clube.

Para saber mais informações sobre a decisão do Campeonato Cearense clique AQUI.
Para baixar o pôster oficial do elenco alvinegro campeão cearense de 2014, clique AQUI

(ESPORTE ALCANTARENSE) MUNICÍPIO PROMOVEU A 3ª MARATONA DE INVERNO

Evento mais uma vez reuniu dezenas de esportistas no último dia 18
Realizada há três anos em Alcântaras, zona norte do Ceará, a Maratona de Inverno aos poucos começa a assumir característica de realização esportiva tradicional. Promovida desde abril de 2012 pela Secretaria de Esporte e Lazer o evento tem data definida anualmente, ocorrendo sempre no final da Semana Santa durante o sábado de aleluia.

O evento que tem como pista de corrida um trecho de pouco mais de 4 km da CE 241, situado nas mediações dos Sítios Algodões e Bonfim e nestes três anos tem conseguido mobilizar dezenas de atletas de Alcântaras que disputam o pódio da competição em diversas categorias e que reúne pessoas de todas as faixas etárias.

Em 2014 a Maratona de Inverno realizada no último dia 18 de abril, mais uma vez agitou um dos finais de semana mais movimentados de Alcântaras atraindo desde corredores iniciantes, como veteranos na modalidade esportiva a nível municipal. No município, apesar do futebol situar-se no topo da preferência entre os munícipes, Alcântaras sempre tem tido destaques em outros eventos esportivos como a exemplo o Dia do Desafio, que desde 2006 tem incentivado a prática de modalidades esportivas. 

Com post de Francisco Freire (Do blog o Serrano Via Portal Jovem)
Imagens: Divulgação Facebook
Veja outras imagens do evento clicando AQUI.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

87 MUNICÍPIOS REGISTRARAM CHUVAS NAS ÚLTIMAS HORAS NO ESTADO DO CEARÁ

A Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME) registrou chuvas em 125 localidades de 87 municípios, de terça-feira para esta quarta 23/04 no Estado do Ceará, sendo que a maior chuva ocorreu em Pajeú no município de Araripe 91.0 milímetros. Veja também os números das chuvas relativa ao período de 7:00 de 22/4/2014 às 7:00 de 23/4/2014 nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Sinhá Sabóia (Sobral) 20.3,Sobral (sede) 19.0,Barroquinha (sede) 18.0,Uruoca (sede) 18.0,Açude Sobral (Sobral) 17.8,Moraújo (sede) 17.0,Meruoca (sede) 17.0, Campanário (Uruoca) 17.0,Marco (sede) 16.0, Acaraú (sede) 14.8,Bela Cruz (sede) 14.0,Aranau (Acaraú) 12.2, Massapê (sede) 11.3,Amontada (sede) 10.3,Icaraí de Amontada (Amontada) 9.0,Prata (Bela Cruz) 8.0,Cruz (sede) 7.2,Santana do Acaraú (sede) 7.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 7.0,Martinópole (sede) 4.0, Morrinhos (sede) 4.0 milímetros.

Ibiapaba: Poranga (sede) 15.0, Graça (sede) 6.0, Açude Forquilha (Forquilha) 5.8, Ipaporanga (sede) 4.0, Tianguá (sede) 2.0 e Nova Russas (sede) 1.5 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Araripe (Posto: Pajeu) : 91.0 mm
Salitre (Posto: Salitre) : 77.0 mm
Abaiara (Posto: Abaiara) : 75.0 mm
Milagres (Posto: Milagres) : 70.0 mm
Farias Brito (Posto: Farias Brito) : 65.6 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 61.0 mm
Missao Velha (Posto: Gameleiro De S. Sebastiao) : 56.4 mm
Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 54.0 mm
Missao Velha (Posto: Jamacaru) : 44.4 mm
Cedro (Posto: Cedro) : 42.1 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 125
Total de municípios com chuva em todo o estado: 87
Dados extraídos às : 13:10 de 23/4/2014. (Informações da Funceme)

OPERAÇÃO PRENDE PREFEITO E OUTRAS 3 PESSOAS EM AIUABA

Aiuaba-CE. Foto: Silvania Claudino
Um revólver calibre 38 e R$ 7 mil foram encontrados na casa de José Airton de Araújo. Na ação foram apreendidos extratos bancários de altos valores e documentos da prefeitura. 

Do Diário do Nordeste, atualizada às 11h35

Uma operação da Polícia Civil e Ministério Público do Ceará (MP-CE) de combate à corrupção no município de Aiuaba, na Região dos Inhamuns, prendeu preventivamente, na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito do município, José Airton de Araújo, e outras 3 pessoas, entre parentes e pessoas ligadas à prefeitura da cidade.

Segundo o MP, também foram presos preventivamente o secretário de Finanças do município; o tesoureiro do município e um irmão do prefeito que, mesmo sem exercer cargo público, é apontado como controlador das receitas de combustíveis para os veículos do município, configurando-se a usurpação de função pública.

Os réus são acusados de praticarem vários crimes contra a administração pública, tais como: fraude a licitações, lavagem de capitais, peculato, quadrilha ou bando, desvio de verbas públicas e enriquecimento ilícito.

Além do cumprimento dos quatro mandados de prisão, os promotores também efetuaram 7 mandados de busca e apreensão.  A Justiça também concedeu a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o afastamento imediato de todos os envolvidos de seus respectivos cargos.

Um revólver calibre 38 e R$ 7 mil sem procedência explicada foram encontrados na casa do prefeito. Na ação foram apreendidos documentos do município, extratos bancários de altos valores e outra arma.

Os envolvidos estão sendo ouvidos na Delegacia Municipal de Assaré, a 60 km de Aiuaba.

A Redação Web do Diário do Nordeste tentou entrar em contato com a prefeitura do município, mas não obteve resposta.

(MUNDO/RELIGIÃO) CARDEAL DIZ QUE PAPA FRANCISCO COMEÇA A ENFRENTAR OPOSIÇÃO NO VATICANO

Foto: Filippo Monteforte/AFP
Segundo cardeal aliado, oposição a Francisco surge no Vaticano. Maradiaga diz que expressões como "o que quer esse pequeno argentino?" e "cometemos um erro" começam a ser ouvidas em Roma

O papa Francisco começa a enfrentar oposição no Vaticano. É o que vazou de um discurso do cardeal hondurenho dom Óscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa desde 1993. Ele teria falado para sacerdotes da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como franciscanos, no Estado norte-americano da Flórida e declarado que “Francisco está construindo um novo jeito de ser Igreja (Católica), mas o seu caminho semelhante ao de São Francisco de Assis para reparar a Igreja no século XIII está encontrando dificuldades na Cúria Romana”.

Ainda de acordo com Maradiaga, muito próximo ao atual chefe da Igreja Católica, ele observou que “a belíssima, mas estranha popularidade do papa, está causando proselitismo; mas devemos estar prontos para encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”.

“Temos de estar preparados, já que essa belíssima, mas estranha popularidade (de Francisco) está causando proselitismo, mas igualmente encarar a oposição não somente na velha Cúria, mas também com qualquer um que não queira perder privilégios”, disse o cardeal.

“Cometemos um erro”

Maradiaga afirmou que expressões como “o que quer esse pequeno argentino?” e “cometemos um erro” estão começando a ser ouvidas em Roma. O cardeal foi encarregado por Francisco para ser o coordenador do Conselho dos Cardeais, que tem a missão de ”estudar um projeto de reforma da Cúria”.

O discurso foi pronunciado no dia 8 deste mês e agora foi divulgado pela revista norte-americana religiosa National Catholic Reporter. Quem passou as informações para a publicação foi o padre americano Thomas Washburn, secretário-executivo da English Speaking Conference, entidade que representa os frades da Ordem nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Lituânia e Malta, e que foi um dos organizadores do evento. A ordem foi fundada por São Francisco de Assis em 1209. (da Folhapress) Via Jornal O Povo.

terça-feira, 22 de abril de 2014

CONFIRA O VOLUME DE CHUVAS REGISTRADOS NOS ÚLTIMOS DIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Resumo de chuvas nos últimos dias no estado do Ceará, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba. Veja os números do Período de 7:00 de 21/4/2014 às 7:00 de 22/4/2014

Litoral Norte: Camilos (Meruoca) 17.0, Meruoca (sede) 14.0, Sobral (sede) 12.0, Lagoa do carneiro (Acaraú) 10.1, Barroquinha (sede) 9.0, Alcântaras (sede) 2.0, Sinhá Sabóia (Sobral) 1.2 e Acaraú (sede) 0.6 milímetros

Ibiapaba: Apenas em Coreaú (sede) 6.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Umari (Posto: Cajazerinha) : 49.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 44.4 mm
Santana Do Cariri (Posto: Santana Do Cariri) : 37.0 mm
Granjeiro (Posto: Granjeiro) : 36.0 mm
Umari (Posto: Sitio Canto) : 27.0 mm
Cedro (Posto: Várzea da Conceição) : 25.0 mm
Crato (Posto: Lameiro) : 24.0 mm
Altaneira (Posto: Altaneira) : 24.0 mm
Barbalha (Posto: Barbalha) : 22.5 mm
Crato (Posto: Crato) : 21.2 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 53
Total de municípios com chuva em todo o estado: 44
Dados extraídos às : 12:10 de 22/4/2014

CHUVAS DE DOMINGO:
Chuvas Relativa ao Período: 7:00 de 20/4/2014 às 7:00 de 21/4/2014

Litoral Norte: Acaraú (sede) 53.0, Camocim (sede) 51.0, Aranau (Acaraú) 45.4, Prata (Bela Cruz) 45.0, Icaraí de Amontada (sede) 39.0, Panacuí (Marco) 20.0, Lagoa do Carneiro (Acaraú) 19.3, Salão (Senador Sá) 13.6, Chaval (sede) 7.5, Martinópole (sede) 3.0 e Alcântaras (sede) 1.6 milímetros.

Ibiapaba: Betânia (Hidrolândia) 19.0, Reriutaba (sede) 5.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 3.0, Sitio Vambira (Viçosa do Ceará) 1.6 e Picada (Guaraciaba do Norte) 1.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Acaraú (Posto: Acaraú) : 53.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 51.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 45.4 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 45.0 mm
Amontada (Posto: Icaraí De Amontada) : 39.0 mm
Itatira (Posto: Itatira) : 36.0 mm
Trairi (Posto: Trairi) : 27.0 mm
Marco (Posto: Panacui) : 20.0 mm
Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 19.3 mm
Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 19.0 mm.

Fonte: Todas as informações são da Funceme

O PERIGO DO AEDES AEGYPTI, OU MOSQUITO DENGUE, EM ALCÂNTARAS

Locais propícios a proliferação do Aedes aegypti ou mosquito da dengue, aumentam com as chuvas.

Não há como afirmar, se são em todas os setores da cidade, mas é evidente a infestação deste mosquito pelo menos no Centro da cidade de Alcântaras, é só parar um pouco e perceber que a pertubação feita por estes pequenos seres a nós, não são mosquitos comuns, e sim estas perigosas ameaças.

E durante uma visita ao Morro da Santa Cruz, a surpresa foi quanto ao local escolhido para depositar alguns lixos domésticos; uma das trilhas que dão acesso a cruz, muito material propício ao acúmulo de água, como depósitos de iogurtes, tampas, sacos plásticos e outros.

Infelizmente, assim como este local, o cenário do horror está montado em vários pontos da cidade; chuvas, muitos mosquitos, pouca consciencialização, e faltando apenas uma pessoa doente para a transmissão.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE INICIA NESTE 22 DE ABRIL E VAI ATÉ 9 DE MAIO

Será realizada de 22 de abril a 9 de maio a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização em todo o país ocorrerá no dia 26 de abril. No Brasil, o público alvo representa, somando todos os grupos que serão vacinados, 49,6 milhões de pessoas, número superior aos 39,2 milhões da campanha no ano passado. No Ceará, a meta neste ano é imunizar 80% da população de 1.995.760 pessoas, superando o público-alvo de 2013, que foi de 1.567.976 pessoas. Dentro da nova meta do Estado estão incluídos as 383.098 crianças de 2 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o novo público incluído na campanha de vacinação. No ano passado, o limite de idade da campanha nacional para vacinação de crianças era de seis meses a menores de dois anos.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, serão vacinados nesta campanha idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas – até 45 dias após o parto, os trabalhadores de saúde, os grupos portadores de doenças graves crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Os idosos são o maior grupo a ser vacinado. No Ceará, somam 924.727. Em seguida vem as crianças de dois a menores de cinco anos. Em terceiro lugar, as que têm entre seis meses e dois anos, no total de 192.884. Os trabalhadores de saúde aparecem em quarto lugar, com 138.790 como público-alvo a ser imunizado contra a gripe comum. As gestantes somam 96.442 e as puérperas 15.853. Já os indígenas serão 21.404.

A principal prevenção contra a influenza é a vacinação. A campanha, feita todos os anos desde 1999, contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis, destaca apresentação de informe técnico elaborado e divulgado pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que de 5 a 15% da população sejam acometidos e que, globalmente, a influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, cause 3 a 5 milhões de casos graves e 500 mil mortes todos os anos. O melhor é prevenir, indo aos postos durante a campanha receber a vacina.

Lavar as mãos

A transmissão do vírus influenza, que causa febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse,dor de garganta e fadiga, ocorre através do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar  ou por meio das mãos ou objetos contaminados quando entram em contato com os olhos, boca, nariz. Daí, a importância de lavar bem as mãos. É um ato simples que promove saúde e evita doenças.  

Da assessoria de Comunicação da Sesa

segunda-feira, 21 de abril de 2014

HOJE, 21 DE ABRIL, FERIADO DO DIA DE TIRADENTES

Inconfidência Mineira – libertação do Brasil contra o reino de Portugal
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.

A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia (Brasil Escola)

domingo, 20 de abril de 2014

(SALÁRIO ATÉ R$ 8,5 MIL) PREFEITURAS DO CEARÁ SOMAM 875 VAGAS

Cedro e Santana do Cariri aplicam os testes no dia 25 de maio
Cedro, Crateús, Reriutaba e Santana do Cariri selecionam profissionais de todos os níveis escolares.

Os concursos municipais no Estado do Ceará estão com inscrições abertas para cerca de 875 oportunidades em diversas cidades. Confira:

Cedro

O concurso da Prefeitura de Cedro, localizada no centro-sul cearense, abriu 208 vagas, em cargos que exigem formação de níveis fundamental, médio e superior.

A remuneração varia de R$ 724 a R$ 8.500, de acordo com o cargo e jornada de trabalho, que pode ser de 22h, 30h ou 40 horas semanais.

O período de inscrição vai de 30 de abril a 7 de maio, pelo site www.cev.urca.br/concursos. As taxas custam R$ 50, R$ 80, ou R$ 120.

A provas objetivas será no dia 25 de maio. Haverá ainda prova de títulos, prática de direção veicular, e de aptidão física, conforme o cargo.

Crateús

Na fronteira com o Piauí, a aproximadamente 350 km da capital cearense, o município de Crateús lançou edital com 255 oportunidades imediatas, das quais 10 são reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE). Também será formado cadastro de reserva com 556 postos.

Os cargos são de nível médio, técnico ou superior. Os salários variam de R$ 724 a R$ 13.000 para jornadas entre 100 e 200 horas mensais.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 11 de maio pelo site www.funvapi.com.br. As taxas custam R$ 25 (médio) e R$ 30 (superior).

As provas objetivas serão realizadas no dia 20 de julho. Também haverá avaliação de títulos para nível superior.

Reriutaba

A 290 Km de Fortaleza, a Prefeitura de Reriutaba abriu 183 vagas distribuídas entre funções que exigem nível fundamental incompleto, médio, técnico e superior. Com carga horária de 20, 36 ou 40 horas por semana, a remuneração varia de R$ 724 a R$ 8.500.

As inscrições seguem até o dia 30 de abril no site www.consulpam.com.br. As taxa custam entre R$ 50 e R$ 150.

A prova objetiva será realizada no dia 15 de junho e haverá ainda prova de títulos.

Santana do Cariri

O concurso da Prefeitura de Santana do Cariri visa a contratação de 224 profissionais, para atuarem nas Secretarias de Saúde, de Educação, de Assistência Social e de Obras e Serviços Públicos.

Os cargos oferecidos contemplam carreiras de nível fundamental incompleto e completo, médio, técnico e superior.

Os salários vão de R$ 724 a R$ 5.200, de acordo com a jornada desempenhada que pode ser de 100h ou 200 horas mensais.

As inscrições, que estão abertas desde 14 de abril, podem ser efetuadas até 5 de maio, pelo site www.universidadepatativa.com.br.

A prova objetiva está prevista para o dia 25 de maio. Será aplicada prova de títulos para candidatos com nível superior.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores