Numa época em o país é governado por uma mulher, e outras ocupam cargos importantes em todas as esferas da administração pública, ela se destaca em Alcântaras e poderá torna-se a primeira vice da história.
Da zona rural, professora, mãe de família, líder de partido; a primeira mulher eleita vereadora, a única a ocupar a Presidência da Câmara. A vereadora do PC do B de Alcântaras Toinha Sergino é vista com uma personalidade forte em suas idéias e resistentes aos altos e baixos da política, agora encara mais uma prova de fogo; candidata a vice-prefeita no grupo de oposição em Alcântaras.
Toinha foi a primeira mulher de Alcântaras a exercer um cargo político quando eleita vereadora em 1996 e foi a única em se manter até hoje. Ainda foi reeleita em 2000 e impedida de candidatar-se em 2004 quando seu partido, na época o PPS, lhe negou a legenda junto com mais outros quatro vereadores.
É uma das poucas personagens políticas que nunca se rendeu ao poder, e foi em 2008 quando voltou a candidatar-se que foi eleita pela primeira vez com a situação. Embora interinamente, em 2011, foi a primeira mulher a exercer a presidência da Câmara, e agora em 2012, se conseguir o feito, será a primeira mulher vice-prefeita.
Outras mulheres que também exerceram mandato de vereadora foram: Socorro do Toinho, Lourdes do Gerardo, Elizete Guimarães e atualmente exercendo mandato Cleuvilândia Menezes. Diferente das demais, toinha não tem ou teve uma referência familiar na política, ela é a referência.