quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA RESGATA MEMÓRIAS DO CAMPUS DE SOBRAL DO IFCE

O projeto de extensão "Nossa História, Nossas Memórias" é uma iniciativa do técnico em audiovisual Emmanuel Kant da Silveira e Alves.

O Setor de Audiovisual do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou, nesta quarta-feira, 15 de dezembro, a primeira parte da exposição fotográfica "Nossa História, Nossas Memórias", de forma virtual, pela plataforma do Adobe Spark (https://express.adobe.com/page/GAPQj9Vklzn3l/). O projeto de extensão é uma iniciativa do técnico em audiovisual Emmanuel Kant da Silveira e Alves.

O objetivo do projeto é fazer um resgate histórico do IFCE Sobral, por meio de fotografias que compõem o acervo institucional de áudio, vídeo e imagem do Setor de Comunicação Social e Eventos do campus. "Essas fotografias são recortes de momentos vividos na instituição de ensino, que, para muitos, ficam na memória e que fazem parte da história do IFCE Sobral", diz Emmanuel Kant.

O tema da primeira exposição é "IFCE, Minha Casa". "Vamos abordar o IFCE campus Sobral, seus espaços físicos ocupados e a evolução estrutural desses espaços. Espaços esses que, durante muito tempo, foram mais ocupados que nossas casas, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Com a pandemia, esses espaços ficaram praticamente sem ninguém e, agora, começam novamente a ganhar vida, com o retorno gradual das atividades presenciais", explica o técnico em audiovisual, que é responsável pela curadoria dessa primeira exposição.

Nas próximas exposições, o projeto contará com a curadoria de Pedro Rildson, técnico em audiovisual do IFCE Camocim, e de Jocely Xavier, técnico em audiovisual do IFCE Ubajara. A iniciativa também conta com apoio da técnica em eventos Everângela Gomes e do jornalista Tiago Braga, ambos do campus de Sobral.

SERVIÇO 

Exposição fotográfica "Nossa História, Nossas Memórias"

Tema da primeira exposição: "IFCE, Minha Casa"

Quando: 15 de dezembro

Onde: plataforma do Adobe Spark (https://express.adobe.com/page/GAPQj9Vklzn3l/).

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

PROJETO DO IFCE CAPACITA CATADORES DE RECICLÁVEIS EM SOBRAL

Capacitação abordou temas como gestão de resíduos sólidos, segurança do trabalho e matemática financeira.

Catadores de materiais recicláveis que estão operando na primeira Central Municipal de Reciclagem (CMR) de Sobral receberam capacitação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a partir de um projeto de extensão coordenado pela técnica de laboratório do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança, Letícia Larcerda Freire. A iniciativa contou com apoio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos de Sobral (Sesep).

Foram elaborados materiais didáticos abordando três temas: Noções de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, Higiene e segurança do trabalho na coleta seletiva e Noções de empreendedorismo e matemática financeira. Os módulos foram ministrados por estudantes dos cursos de Agropecuária, Meio Ambiente, Saneamento Ambiental e Segurança do Trabalho, com orientação e acompanhamento de docentes tutores.

Na capacitação, os catadores receberam informações sobre as funções de cada equipamento da Central Municipal de Reciclagem, a sistematização da coleta seletiva adotada e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outras questões.

Os encontros com os catadores foram realizados virtualmente, por videoconferência, em virtude da pandemia pela COVID-19. O projeto foi realizado entre maio e setembro de 2021, com a Associação de Catadores e Catadoras Força de Vida. Todo o material gravado ficará disponível para outras associações e também será produzida uma cartilha com o conteúdo da capacitação, que também poderá ser compartilhado.

"O curso foi muito bom, tirou muitas dúvidas, me ensinou mais coisas sobre a reciclagem, sobre segurança no nosso trabalho, sobre EPIs, sobre nossos direitos, sobre os maquinários. Só tenho a agradecer", diz a presidente da associação Força de Vida, Ivonete Alves. "Eu não tinha renda antes da reciclagem, vivia na extrema pobreza. É um trabalho muito bacana, porque tanto limpa o nosso planeta como nos ajuda a ter uma renda", acrescenta.

Marcelo Gomes, do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, é um dos alunos que participaram do projeto. "O que mais me surpreendeu foi a sede de aprendizado e a força de vontade da associação. Sempre dispostos e gratos pelas trocas de experiências. Os catadores são imprescindíveis para a coleta seletiva funcionar e para o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade. A importância do catador é muito pouco reconhecida", lembra.

A técnica de laboratório Letícia Freire, responsável pelo projeto, reforça a importância dos catadores para a coleta seletiva e lembra que a responsabilidade deve ser compartilhada com instituições como o IFCE. "Atividades de extensão como essa têm um papel fundamental para instruir os catadores. É também um laboratório para nossos alunos, um contato com uma demanda prática e cada vez mais frequente nos nossos dias. É uma oportunidade de compartilhar experiências, motivar os alunos a participar, trazer as associações para dentro do campus", resume.

Participaram do projeto de extensão "Ensinando e aprendendo com os catadores de materiais recicláveis" os seguintes alunos dos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Técnico em Agropecuária, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho: Ana Brena Kelly Carneiro, Ana Dêgyla Carneiro Vasconcelos, Antonio Marcelo Magalhães Gomes, Aristide Vasconcelos da Silva, Benedito Júnior do Nascimento Frota, Delano Lopes da Silva, Francisco Lindelano Viana Faustino, Maria de Jesus Moreira de Araujo e Maria Lení Oliveira. O acompanhamento e a orientação foram feitos pelos professores Ana Lucia Feitoza Freire Pereira, Inez Liberato Evangelista, Marcus Vinicius Freire Andrade e Mayara Carantino Costa.

Central de Reciclagem

Em uma experiência piloto de implantação de coleta seletiva, o município de Sobral vem desenvolvendo ações voltadas para a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos, entre elas a criação de Centrais Municipais de Reciclagem, locais para onde os resíduos são encaminhados depois da coleta seletiva. Lá, passam novamente por uma separação e, em seguida, são comercializados pelos catadores.

Coleta seletiva no campus

Desde 2017, o campus de Sobral realiza coleta seletiva solidária, separando resíduos sólidos recicláveis gerados na instituição para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Entre novembro de 2017 e abril de 2021, foram destinadas mais de 12 toneladas de recicláveis. Mais informações sobre a coleta seletiva em https://ifce.edu.br/sobral/campus-sobral/comissao-de-coleta-seletiva-solidaria.

Os módulos da capacitação estão disponíveis no canal do campus de Sobral do IFCE no Youtube (https://www.youtube.com/c/audiovisualsobralIFCE). Lá, também estão disponíveis depoimentos de catadores da Associação de Santana do Acaraú (ACASA), conteúdo que também fez parte da capacitação.

Link do módulo I (Noções de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos): https://youtu.be/wwRVAOQ9F-0

Link do módulo II (Higiene e segurança do trabalho na coleta seletiva): https://youtu.be/Xh6QBXWGzgA

Link do módulo III (Noções de empreendedorismo e matemática financeira): https://youtu.be/l7imzrsxtPk

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

"OPERAÇÃO COLOSSEUM" EM MERUOCA: PF INVESTIGA FRAUDE E CORRUPÇÃO EM OBRAS DA ARENA CASTELÃO

Polícia Federal investiga milhões em fraude e corrupção em obras da Arena Castelão entre 2010 e 2013.

A Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar fraudes e corrupção em obras da Arena Castelão. A Operação Colosseum tem o objetivo de instruir inquérito policial que apura fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras no estádio Castelão entre os anos de 2010 e 2013.

Oitenta policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados nas cidades de Fortaleza, Meruoca, Juazeiro do Norte, São Paulo, Belo Horizonte e São Luís. As buscas têm como objetivo apreender mídias digitais, aparelhos celulares e documentos.

Leia a matértia completa no Globo Esporte clicando AQUI.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

CANTOR ÁVINE VINNY DEVE PASSAR POR AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA NESTA TERÇA, 14

Cantor foi preso após ameaçar ex-mulher (Foto: Divulgação)

O procedimento foi lavrado na Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza , e o cantor foi encaminhado à Delegacia de Capturas.

(O POVO Online). O cantor Ávine Vinny deve passar por audiência de custódia nesta terça-feira, 14, após ser preso em flagrante suspeito de ter ameaçado a ex-companheira. Ele foi detido na última segunda-feira, 13, e foi encaminhado à Delegacia de Capturas.

O cantor e a ex-companheira se desentenderam por telefone, e ele teria a ameaçado. Ela gravou a conversa, e o caso chegou à Polícia Civil, que realizou a prisão pelo crime de ameaça no contexto de violência doméstica e familiar. 

O procedimento foi lavrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza. O cantor passará por audiência de custódia na Vara da Violência  Doméstica.

O POVO apurou, com uma fonte ligada ao cantor, que ele foi chamado à delegacia achando que ia para uma possível conciliação e foi até a unidade policial no próprio carro, mas ao chegar na delegacia foi informado que estava preso. 

O POVO entrou em contato com a defesa de Ávine Vinny, por meio do escritório do Dr. Oswaldo Cardoso e Galvão Advogados, que informou que não iria se pronunciar no momento. 

Ávine Vinny é autor da composição "Coração Cachorro", que fez sucesso na plataformas digitais. Ele não é o primeiro artista a se envolver em um crime de violência doméstica. DJ Ivis foi preso no dia 14 de julho após serem divulgados vídeos em que ele agredia a ex-companheira. O cantor permaneceu três meses detido.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores