sábado, 29 de agosto de 2009

ÚLTIMAS HOMENAGENS AO JOVEM INÁCIO


Neste momento o corpo de Inácio está sendo velado na Secretaria de Ação Social do Município de Alcântaras onde está recebendo uma série de homenagens que seguirá até o final da tarde, onde posteriormente seu corpo será lavado para a Igreja Matriz e depois da missa para o cemitério São José onde será sepultado.

Estudantes do Peti, Pró Jovem, amigos integrantes do grupo Junino Luz da Serra, funcionários da secretaria de Ação Social. Coordenadores e integrantes da Pastoral da Juventude, além de vários seguimentos da sociedade de Alcântaras e população em geral todos prestando solidariedade e homenagens ao talentoso jovem de 23 anos que mesmo depois de falecido e agora mais do que nunca será muito mais reconhecido. Vários de seus órgãos foram doados para transplante e certamente ajudará muitas vidas como assim ele queria.

Ele certamente não imaginava que fosse embora tão cedo. Mesmo assim sempre comentava para os amigos a sua intenção de ser doador de órgãos. Outra coisa que queria era que sua partida fosse em clima de festa e não de choro. Realmente uma bela homenagem está sendo prestada para ele, mas a emoção, a saudade e choro são inevitáveis.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

USUÁRIOS DE TELEFONIA MÓVEL DE ALCÂNTARAS ESPERAM PELO SERVIÇO


Torre de celular instalada no alto da cidade serve apenas para enfeitar o morro.

Desde o início de preparação do terreno para a instalação da torre, até sua montagem, a pergunta dos usuários de telefonia móvel na cidade de Alcântaras é uma só, quando entrará em funcionamento? A maioria das comunidades da zona rural já possuem o serviço, algumas há mais uma década, época em que foi instalada as primeiras torres em Sobral onde várias operadoras dispõem do serviço.

O sistema de telefonia móvel no município melhorou com uma torre recém instalada na cidade de Coreaú, dando margem de alcance em algumas comunidades localizadas na região oeste do município e que ainda não tinha o serviço. Porém o sinal fraco na sede ainda persiste, e para utilizar o serviço ainda se faz necessário utilizar uma antena particular e individual.
A torre que segundo comentários deverá operar com o sistema “Claro” de telefonia móvel, porém a torre que foi iniciada sua montagem antes no feriado do ultimo carnaval ainda não há nenhum sinal.

Neste ano até o dia 30/04 mais 46 municípios receberam o sistema de telefonia móvel, além de outros que não estavam no cronograma oficial da agencia nacional de telecomunicações (ANATEL). Outra operadora que também deverá operar na cidade é a "OI", mas com data limite para o dia 30 de Abril de 2010 para entrar em operação, como mostra um trecho da reportagem do Diário do Nordeste do dia 30 de Abril deste ano:

“Na segunda etapa da ampliação da rede — até 30 de abril de 2010 —, outros 18 municípios cearenses que ainda não contam com os serviços de celular serão contemplados. Desta forma, o mapa da telefonia móvel ficará totalmente coberto no Estado.”

“As últimas cidades cearenses a receberem o sinal até o próximo ano serão: Alcântaras (OI), Antonina do Norte (Claro), Ararendá (Claro), Arneiroz (TIM), Baixio (OI), Catunda (Claro), Choró (OI), Dep. Irapuã Pinheiro (OI), Ererê (OI), Iporanga (TIM), Moraújo (OI), Pacujá (OI), Palmácia (Claro), Potengi (Claro), Potiretama (TIM), Senador Sá (Claro), Tarrafas (Claro)”.

Então enquanto a suposta torre da Claro não entra em funcionamento, e nem o dia 30 de Abril de 2010 não chega...ainda bem que no 30 e não 1° de Abril.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SUMIÇO DE BELCHIOR VIRA NOTÍCIA DO JORNAL INGLÊS "THE GUARDIAN"


O autoexílio do cantor e compositor cearense Belchior, foi destaque essa semana no jornal inglês The Guardian.
Segundo a publicação, o misterioso desaparecimento de um dos melhores compositores do Brasil, provocou uma avalanche de especulações sobre o seu paradeiro. O periódico inglês descreve ainda a carreira de Belchior: "...entrou para a fama na década de 70, compondo para de Gilberto Gil, Elis Regina e Roberto Carlos".
Fonte:Luciano Augusto (Portal Ceará Agora)

Para quem não sabe os Belchior´s, é uma família tradicionalmente encontrada na região do Vale do Coreaú. É comum encontrarmos um Belchior em Moraujo ou Coreaú ou até em outros municípios próximos. Sua família o criou em Sobral e de lá ele foi para Fortaleza e o mundo.

INÁCIO, "ACOMPANHE AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE SEU FALECIMENTO"


Informações do Blog Alântaras e da Rádio Bela Vista FM sobre o estado de saúde de Inácio mostram a luta dos médicos, familiares e amigos que querem a certeza ou não de seu falecimento.

26/08
12:00 h - Confirmada Morte cerebral

20:30 h - Realização de baterias de exames e 2ª Confirmação de Morte Cerebral

23:30 h - Estado inalterável, Inácio sempre afirmou ser doador de órgãos, portanto, se faz necessário entrevista com a família

27/08
06:00 h - Realização de baterias de exames e Afirmação de Morte Cerebral
Realizado eco, sorologia, exame M.E ...

07:12 h - Informado que erá realizado uma última bateria de exames (Elétron)

07:30 h - Contato ao vivo pela Bela Vista FM

10:15 h - Estado Vegetativo, seu cérebro permance sem reações, porém, seus órgãos apresentam pequenas reações.- Com isso, a cada 06 horas, serão realizados novos exames, pra ver se detectam possíveis reações cerebrais.
Atualizando:
12:00 h - Estado inalterado
13:45 h - Realizado mais um exame neurológico e aguarda avaliação do profissional.
16:00 h - Neste momento o Blog Alcântaras, não está conseguindo informações com a Santa Casa.
18:15 h - Estado inalterado
20:55 h - Estado inalterado
23:00 h - Estado inalterado
28/0806:
6:15 h - Estado inalterado
08:25 h - Confirmação Oficial de seu falecimento acontecido no dia 27/08, as 21 horas.

Fonte: Portal de notícias Blog Alcântaras

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

UMA PERDA IRREPARÁVEL


Francisco Inácio de Sousa;
Estudante Universitário;
23 anos;
Monitor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
Monitor do Pró Jovem Adolescente;
Coreógrafo de Grupo Junino Luz da Serra; (Dentre outras Funções).

"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável."
(Kathleen Norris)

"Se, apesar de tudo, os homens não conseguem fazer com que a história tenha significado, eles podem sempre agir de uma maneira que faça suas vidas terem um." (Albert Camus)

Foi decretada sua morte cerebral. A família estuda a possibilidade de doar seus órgãos.
Foto: Blog Alcântaras

Chuvas fora do normal na Região Serrana


Hoje foi mais um dia inesperado, desde as 6:30 da manhã desta quarta-feira, variações de chuvas entre fortes e fracas em Alcântaras e demais regiões da serra da Meruoca, além de um clima frio com características típicas do inverno em pleno fim de mês de Agosto

Embora a serração seja típica nesta região, uma chuva não deixa de ser estranho em peno 26 de agosto, ainda mais quando se estende durante todo o dia. A impressão que se tem é que o inverno começou, quando na verdade faz muitos dias que o inverno oficialmente terminou. Com isso as chuvas já duram 8 meses dos 12 existentes no ano.

Foto: Arquivo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Vereador de Meruoca critica a redução do número de vereadores


Heliomar critica a redução do número de vereadores e agora a redução dos repasses nos municípios

O vereador Heliomar Rodrigues – PTB (foto), esteve usando a Tribuna do Plenário Osvaldo Soares, para falar da redução do número de edis nas Câmara Municipais do país. Disse Heliomar Rodrigues, que com a decisão do TSE em reduzir as vagas para vereador, (Meruoca tinha 11 e caiu para 9 ) diminui a representatividade, e fortalece os prefeitos que as vezes com a mão de ferro tenta controlar e mandar no legislativo.
Explicou Heliomar Rodrigues que se os poderes são independentes entre si, é preciso que exista independência financeira, porque se houver redução nos repasses das Câmaras, muitos serão os legislativos que serão chantageados pelos prefeitos municipais. pelo poder financeiro que o executivo tem, e que as Câmaras não dispõe.

E finalizou: "se constitucionalmente os legislativos já tem um repasse pequeno para que elas continuem independentes e não sejam chantageadas pelo Poder Executivo, se diminuem esse repasse, com certeza é um passo atrás que estão querendo dar ao legislativo. Espero que esta PEC que está na Câmara dos deputados, possa ser analisada pelos representantes do povo, e vejam essa situação com carinho, para não prejudicarem os nossos legislativos municipais do Brasil".

Fonte: Site da Câmara Municipal de Meruoca

Coreaú "Universitários de Ubaúna sem Transporte Escolar "


Universitários de Ubaúna que estudam no turno - manhã na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA - Sobral, estão com três semanas sem o transporte escolar. O alunos estão pagando passagem que gira em torno de 8,00 reais diariamente. Somente para o turno - noite está disponível um micro ônibus. (Blog do Gleison 24/08/2009).

É bom lembrar que os estudantes universitários não tem muito a que recorrer, pois o Transporte Escolar do Ensino Fundamental fica a cargo das prefeituras, do Ensino Médio por conta do Estado, tem município que faz os três mesmo sabendo que não tem obrigação nenhuma. Sendo assim, alguns alunos universitários ficam esperando pela boa vontade ou não de alguns prefeitos.
Foto: Web

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

IBGE divulga estimativa anual das populações dos municípios brasileiros e cearenses


Com base na estimativa anual das populações dos municípios brasileiros divulgado no último dia 14/08, o Blog Visão Norte, fez um resumo destacando alguns municípios de Nossa Região e do Ceará. Fortaleza se mantém na 5° posição no País com mais de 2,5 milhões de habitantes. Sobral (foto) é o 1° de todo o Noroeste ou Litoral Norte/Ibipaba com 182.431, quem também se destaca é o município de Itapipoca, a terra dos três climas, segundo o IBGE, tem quase 115 mil hab.

Pacujá, Senador Sá e Moraújo, tem as menores populações da Zona Norte. Fora da Região Metropolitana, a terra de Pe. Cícero Juazeiro do Norte tem a maior população do Interior com quase 250 mil habitantes e o belo município serrano de Guaramiranga tem a menor com apenas 4.070.

É Importante destacar que o Tribunal de Contas da União utiliza as estimativas populacionais do IBGE como parâmetro para distribuir o Fundo de Participação dos Estados e Municípios. Por isso a estimativa será divulgada no Diário Oficial da União até o dia 31 deste mês, e até vinte dias após a publicação das estimativas, os interessados poderão apresentar reclamações fundamentadas ao IBGE, que decidirá conclusivamente e só depois, no dia 31 de Outubro será enviada para o TCU.

Veja outros números de municípios da Zona Norte do Ceará e próximos:

Alcântaras 10.816, Acaraú 54.753; Barroquinha 15.558,Camocim 61.278, Cariré 19.132, Carnaubal 16.755 , Catunda 11.198, Chaval 12644, Coreaú 22.215, Croata 18.246, Cruz 23.540, Forquilha 21.599, Frecheirinha 13.537, Granja 53.952, Graça 15.949, Groaíras 9.971, Guaraciaba do Norte 38.406, Hidrolândia 19.252, Ibiapina 24.125, Irauçuba 23.309, Ipú 41.052, Itapagé 47.354, Itapipoca 114.441, Itarema 36.536, Jijoca de Jeriquaquara 16.880, Marco 24.622, Massapé 35.388, Martinópole 11.118, Meruoca 12.780, Miraíma 12.737, Moraújo 8.538, Mucambo 14.537, Pacujá 6.233, Reriutaba 19.444, Santana do Acaraú 30.410, Santa Quitéria 45.080, São Benedito 45.407, Senador Sá 6.669 Sobral 182.431, São Gonçalo do Amarante 42.962, Tianguá 68.588, Ubajara 31.247, Uruoca 13.820, Varjota 17.802, Viçosa do Ceará 56.673.

Foto: Web, Fonte: IBGE, Blog Visão Norte.

A vila de Ventura e a festa de São José


O dia de São José é comemorado duas vezes por ano no distrito de Ventura município de Alcântaras, além do 19 de março, ontem 23/08 iniciou o tradicional festejo que prossegue até o dia 30 deste mês.

Ventura é mesmo diferente, a vila encravada no planalto do alto da montanha tem uma visão privilegiada onde se avista praticamente todo a região do Vale do Coreaú. Fundada primeiro do que a própria cidade de Alcântaras com a construção de capela de São José em 1906 a cerca de dois anos antes da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Mas antes da construção da cepela de São José, Ventura foi uma das primeiras povoações da Serra da Meruoca. Descoberta por escravos a mando de seus senhores que ao subirem a serra se depararam com algo jamais visto antes e depois de retornarem acharam aquilo uma grande aventura ao escaparem dos perigos encontrados pelo caminho, bichos feroses como cobras e onças e até mesmo da investida de indios.

Entre alguns nomes que o lugar recebeu, prevaleceu somente Ventura; mas ainda epelidos lhe são conferidos como Cidade Alta, Pão de Açucar e o mais famoso Terra do Amor. Para conhecer o lugar; Ventura fica a 5 km do centro de Alcântaras, pegue a estrada Caldeirão no sentido do Colégio Inocência, início da rota do Açude e da Bica do Pinga.

Foto: Galeria de Renato Braga

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores