sábado, 18 de agosto de 2012

AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DE ALCÂNTARAS JOÃO LIRA PARA ESTE SÁBADO (18/08)

A Coligação "Alcântaras Levada a Sério", que tem como candidatos João Lira - PSD e Toinha Sergino - PCdoB, realizam hoje (18/08) mais uma manifestação pública visando o pleito eleitoral do dia 07 de Outubro.

A Caravana do "Palanque Azul" vai ao importante povoado de Carmolândia onde realizará o seu primeiro Terreiro Alegre fora da sede municipal, para apresentar suas propostas de governo.

Movimentação dos políticos

Durante a semana, tanto os candidatos João e Toinha-PSD, como Eliésio e Joaquim-PSB, realizaram visitas domiciliares. O candidato do PSB não realizará evento público neste final de semana.

DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL PARA CARREATA NÃO É COMPRA DE VOTOS


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram, por unanimidade de votos, dois recursos especiais eleitorais apresentados por Maria Jozeneide Fernandes Lima, candidata que ficou em segundo lugar no pleito municipal de 2008 na cidade de Guadalupe-PI, que buscava a impugnação do mandato eletivo da chapa eleita - Wallen Rodrigues Mousinho (prefeito) e Francineth Lima da Costa (vice-prefeita). Relator do recurso, o ministro Marco Aurélio manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), segundo a qual a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que possam participar de carreata não configura compra de votos.

“Consignou-se que, objetivando a feitura de carreata, realmente ocorrera a entrega gratuita de combustível à razão de dois litros para moto e cinco litros para carro, ou seja, ninguém teve o tanque completo. Conforme fez ver o regional, os pronunciamentos do Tribunal são no sentido de ‘em se tratando de distribuição limitada de combustíveis para viabilizar carreata descabe cogitar da figura do artigo 41-A da Lei nº 9.504/1997'. O TRE-PI apontou o gasto total como sendo de R$ 5,6 mil, contabilizado na prestação de contas entregue à Justiça Eleitoral e por esta aprovada”, enfatizou o ministro Marco Aurélio.

A defesa da candidata derrotada argumentou, sem sucesso, que em uma cidade de apenas 10 mil habitantes, a diferença entre o candidato eleito e sua cliente foi de apenas 124 votos. Segundo ele, foram distribuídos 2,9 mil litros de combustível no dia 30 de setembro de 2008, com o abastecimento total de 438 veículos.

A defesa do prefeito eleito argumentou, por sua vez, que testemunhas arroladas pela própria recorrente (Maria Jozeneide) não confirmam que o combustível foi distribuído mediante pedido expresso de votos, o que afasta a tese de que teria havido captação ilícita de sufrágio.

Além disso, sustentou o advogado da chapa eleita, não se pode falar em abuso de poder econômico tendo em vista que a pequena quantidade de combustível distribuída se esgotou no percurso da carreata.

Imagem: Blog Gestão de Frotas



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ALCANTARENSES SE PREOCUPAM OU, QUEREM PLANO DIRETOR

Construções em cima de passeios públicos (calçadas), rampas para veículos que avançam para a rua, e árvores plantadas também avançando para o meio das ruas; além de outros detalhes que atrapalham ou vem em confronto da coletividade da vida urbana.

Provavelmente pensando nestas questões e em outras, muitos alcantarenses vêem o plano diretor municipal como uma preocupação. Deste que começaram a votar na enquete PREOCUPAÇÃO DO ELEITOR promovido pelo Portal G1 da Rede Globo, essa preocupação tornou-se evidente e foi uma das opções mais votadas.

Plano Diretor Municipal é obrigatório para municípios/cidades com até 20.000 habitantes. Menos disso, os municípios podem adotar o Código de Postura Municipal.

Saiba Mais:

A Lei Federal 10.257/2001 mais conhecida como Estatuto das Cidades é a regulamentação dos artigos 182 e 183 da constituição federal e estabelece parâmetros e diretrizes da política e gestão urbana no Brasil. 
O que é o Plano Diretor?

O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos.

Objetivos do Plano Diretor:

O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.

Funções do Plano Diretor:

1. Garantir o atendimento das necessidades da cidade
2. Garantir uma melhor qualidade de vida na cidade
3. Preservar e restaurar os sistemas ambientais
4. Promover a regularização fundiária
5. Consolidar os princípios da reforma urbana

O Plano Diretor é obrigatório para municípios:

1. Com mais de 20 mil habitantes
2. Integrantes de regiões metropolitanas
3. Áreas de interesse turístico
4. Situados em áreas de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no país.

Articulação do Plano Diretor:

O Plano Diretor deve articular com outros instrumentos de planejamento como a Agenda 21, Conferência das Cidades, Planos de bacias hidrográficas, planos de preservação do patrimônio cultural e outros planos de desenvolvimento sustentáveis. 

Quem participa do Plano Diretor?

Todos os cidadãos. O processo de elaboração do plano diretor deve ser conduzido pelo poder executivo, articulado com o poder legislativo e sociedade civil. A participação da população deve ser estimulada para que o Plano Diretor corresponda a realidade e expectativas quanto ao futuro. (Do Site da Prefeitura de São Gonçalo -RJ).

Dos Planos de Governo para Alcântaras.

Dos Candidatos das Eleições Municipais de Alcântaras 2012 (TRE/DivulgaCand), apenas o Candidato João Lira Ximenes - 55 do PSD, colocou no seu Plano de Governo tanto a Implantação do Plano Diretor de Alcântaras, como a Criação do Código de postura do município. No Plano de Governo do atual Prefeito e candidato a reeleição Francisco Eliésio Fonteles - 40 do PSB, não menciona, ou não há nenhum dos dois.








quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ALCÂNTARAS: SARGENTO CLÉVER FAZ REUNIÃO COM MOTO-TAXISTAS


Aconteceu no último sábado passado (11/08), no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântaras, uma reunião convocada pelo Comandante do Destacamento Policial Militar de Alcântaras, o SGT Cléver, com os moto-taxistas local.

O Sargento, reforçou o uso obrigatório do capacete e enfatizou a questão do respeito no trânsito, pois tanto é bom para os condutores de veículo, quanto para os pedestres e só que ganha é a população e o município.

O mesmo levou ao conhecimento dos mesmos a Portaria que determina o “Toque de Recolher”, e informou ainda que seu modo de trabalho é atarvés de notificações, e não por recado. Ao mesmo tempo em que os moto-taxistas presentes, tambem esclareciam suas dúvidas.

Cléver, falou ainda do seu desejo de cumprir as Leis, mas como o períodp em que está se passando é um pouco delicado (político), as adaptações deverão ir acontecendo gradatinamente, por etapas. Porém, deixou claro que “Não tenho partido político. O meu partido é PM (Policia Militar). Minha Coligação é MP (Ministério Público), dentre outras instituições judiciais.”
Informações e imagem do bogalcantaras

Obs.O Serviço de moto-taxistas foi instituído oficialmente no município de Alcântaras em julho de 2007. Foto arquivo.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

VOTE: O QUE MAIS PREOCUPA VOCÊ NA SUA CIDADE?

O que mais preocupa você na sua cidade? A pergunta é do Portal G1 aos eleitores de todos os municípios brasileiros.

As áreas são: Assistência Social, Educação, Iluminação, Lixo, Orçamento, Plano Diretor, Saúde, Segurança e Transporte. 

Todos os municípios podem participar; basta digitar o nome da sua cidade, confirmar o nome e depois votar em um dos tópicos pesquisados.

Moradores dos municípios a seguir, é só clicar direto:

TCM RECOMENDA DESAPROVAÇÃO DE CONTAS DE 144 PREFEITOS NO CEARÁ


Balanço é dos últimos oito anos. Série de reportagens mostra as obrigações de prefeitos e vereadores. 
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do Ceará recomendou a desaprovação das contas de 144 prefeitos no estado nos últimos oito anos. As desaprovações ocorrem porque os prefeitos não cumprem leis que estabelecem o valor percentual que deve ser investido em cada área dos serviços públicos.

''No caso de o prefeito não arrecadar as receitas municipais conforme determinam as leis de responsabilidade fiscal, se ele descumprir o limite de endividamento, se ele descumprir os limites de gastos com pessoal, o tribunal emite um parecer recomendando a Câmara Municipal desaprovar as contas do prefeito", explica o consultor do TCM Nelson Andrade.

Por lei, o prefeito deve investir 25% do dinheiro arrecadado pela prefeitura em educação, 15% em saúde, 40% na folha de pagamento de servidores, 12% para o custeio da máquina, e 8% para outros investimentos. O dinheiro é arrecadado pelos contribuintes, principalmente por meio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Como a população paga as contas do município, é direito de cada cidadão cobrar a aplicação dos recursos, na avaliação do advogado Djalma Pinto. "Todo o dinheiro provém do bolso do cidadão, então o cidadão, através do seu representante, vai autorizar a exigência da cobrança dos tributos e também estabelecer quais são as despesas que serão custeadas com o dinheiro", diz o advogado.



TRE-CE julga 126 recursos e mantém 76 candidaturas do estado indeferidas


TRE já recebeu 615 recursos de candidatos barrados em primeira instância. Tribunal Reginal tem até 23 de agosto para julgar os recursos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgou até esta quarta-feira (15) 126 pedidos de registros de candidatura, dos quais 76 foram indeferidos. Os recursos julgados pelo TRE-CE são de candidaturas barradas pelas zonas eleitorais. As candidaturas indeferidas ainda podem recorrer em terceira instância para tentar manter os candidatos nas eleições.

Ainda segundo o TRE, 615 candidatos que tiveram a candidatur barrada na primeira instância já deram entrada para recorrer da decisão na segunda instância. Os candidatos que tiveram candidaturas impedidas pelo TRE ainda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral.

Para o cargo de prefeito e vice, foram julgados nove processos – sete deferidos e dois indeferido. Um dos candidatos à prefeitura teve pedido de candidatura barrado por se enquandrar na Lei da Ficha Limpa.

O TRE-CE informa que está intensificando os processos de julgamento. Na sessão desta segunda-feira (13), 40 processos foram julgados, durante quatro horas de sessão. O prazo para julgamento nesta instância é até 23 de agosto.

Nas zonas eleitorais, Fortaleza teve o maior número de candidatos com a candidatura indeferida, 133. Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a segunda cidade com o maior número de candidaturas barradas na instância regional. Dos 370 pretensos candidatos a vereador de Caucaia, 40 tiveram pedido de candidatura indeferido.

Juazeiro do Norte, no Sul do estado, teve 217 pedidos de candidaturas aprovados e 12 desaprovadas em primeira instância; e Sobral, na Região Norte, teve 202 pedidos deferidos e outros sete indeferidos. Entre os candidatos a prefeito, o Ceará soma 40 pretensos candidatos com o pedido de candidatura barrado.



AGENDA DO CANDIDATO A PREFEITO DE ALCÂNTARAS ELIÉSIO FONTELES


Candidato a Vice-prefeito Joaquinzim e Eliésio Fonteles a prefeito

O candidato a prefeito de Alcântaras, Eliésio Fonteles-40(PSB) e seu Vice-prefeito Joaquinzim, estarão nesta terça-feira(14) e quarta-feira(15), tanto pela manhã e trade, fazendo visitas as localidades, apresentando sua propostas de campanha política. Eliésio Fonteles-40(PSB) e o vice, Joaquinzim, estarão nesta terça-feira(14), no Alegre e na quarta-feira(15), na Carmolândia.

Blog Marcelo Marques (foto campanário Net)

IMAGENS DE LULA E DILMA SÓ PODERÃO SER UTILIZADOS POR CANDIDATOS DO PT


O Tribunal Regional Eleitoral acaba de decidir, por unanimidade, que somente o Partido dos Trabalhadores poderá usar imagens do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, durante o período de campanha.

A decisão foi proferida após análise de um recurso do PC do B. A legenda solicitou a utilização das imagens, por considerar que o partido tem ligação histórica com Lula. O PC do B alegou, ainda, que faz parte do governo Dilma assim como fez do antigo governo petista.

IDEB 2011: Ceará tem maior índice do Nordeste no ensino fundamental


O Ceará obteve 4.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado nesta terça-feira pelo governo federal. O índice do estado supera a estimativa do Ceará para 2013, que é de 4.0, e chega perto da projeção estipulado pelo Ministério da Educação (MEC) para 2015, de 4.3. Os dados são referente à turma do 8º ano, a última série do ensino fundamental. Nessa série, o índice do Ceará evoluiu de 3.1 em 2005 para 4.2 em 2011.

O desempenho do Ceará é o mais alto entre os estados do Nordeste. Piauí aparece como a segunda melhor nota da região, com 4.0. A média da região Nordestina para o 8º ano é de 3.5. O estado da região com a menor nota é Alagoas, com 2.9.   A nota também coloca o Ceará com a oitava maior média do país, empatado com Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Santa Catariana obteve a maior média no ensino fundamental, com índice 4.3.

Em relação ao índice do ensino fundamental entre 1º e 5º ano, o Ceará obteve índice 4.9, nota que também superou a projeção do MEC para 2017, que é de 4.8 para o estado. Na quarta série, o Ceará se aproxima da meta estipulada para 2019, de 5.1.

Já no ensino fundamental, que inclui primeiro, segundo e terceiro anos, o Ceará teve o menor desempenho, de 3.7 no Ideb 2011. O índice também supera a projeção feita pelo MEC para este ano, que era de 3.6.

As notas do Ideb mostram que o ensino fundamental cresceu mais que o ensino médio. Enquanto o ensino fundamental melhorou a nota de 3.2 para 4.9 entre 2005 e 2011, no ensino médio, a nota melhorou de 3.3 para 3.7, no mesmo período.

O Colégio Militar de Fortaleza teve a maior média entre todas as escolas do estado, com índice 6.8. A escola Osvaldo Sturdat teve média 1.3, a menor do estado. Das 100 escolas com pior índice no Ceará, 23 são de Fortaleza. O Ideb avalia 1.772 escolas no Ceará e 30.842 de todo o Brasil.

Melhores escolas públicas de 1º a 4º anos do Estado do CE

Veja a relação por município, nome da escola, rede e nota do IDEB 2011

PEDRA BRANCA

CICERO BARBOSA MACIEL EEF

Rede Municipal

8,1

PEDRA BRANCA

SEBASTIAO FRANCISCO DUARTE EEIF

Rede Municipal

8,1

ITAREMA

PROFESSORA ALTAIR GIFFONE TAVARES EMEF

Rede Municipal

8,0

SOBRAL

RAIMUNDO PIMENTEL GOMES CAIC EIEF

Rede Municipal

8,0

NOVO ORIENTE

FRANCISCO ALEXANDRE E E F

Rede Municipal

7,9

SOBRAL

JOSE ERMIRIO DE MORAES EF

Rede Municipal

7,9

PEDRA BRANCA

MARIA ALVES DE MESQUITA EEF

Rede Municipal

7,8

SOBRAL

EMILIO SENDIM EIEF

Rede Municipal

7,8

SOBRAL

JOSE DA MATTA E SILVA EIEF

Rede Municipal

7,8

MILHA

JOSE PEDRO DE LIMA EEIEF

Rede Municipal

7,7

MUCAMBO

PREFEITO RAPHAEL CLAUDIO DE ARAUJO EEIEF

Rede Municipal

7,7

SOBRAL

ODETE BARROSO EIEF

Rede Municipal

7,7

SOBRAL

GERARDO RODRIGUES DE ALBUQUERQUE EIEF

Rede Municipal

7,7

Fonte: MEC/Inep

Melhores escolas públicas de 5º a 9º anos do Estado do CE

Veja a relação por município, nome da escola, rede e nota do IDEB 2011

FORTALEZA

COLEGIO MILITAR DE FORTALEZA

Rede Federal

6,8

MUCAMBO

FRANCISCO RICARDO DA SILVA EEIEF

Rede Municipal

6,8

HORIZONTE

LUZIA LOPES GADELHA EDUCANDARIO

Rede Municipal

6,5

GROAIRAS

PROFª NOELIA XIMENES PARENTE E E F

Rede Municipal

6,4

PENAFORTE

JOSE CESARIO EEIEF

Rede Municipal

6,3

PEDRA BRANCA

MIGUEL ANTONIO DE LEMOS EEF

Rede Municipal

6,2

FORTALEZA

COL MILITAR DO CORPO DE BOMBEIRO

Rede Estadual

6,1

PEDRA BRANCA

FRANCISCO FERREIRA DE PINHO EEF

Rede Municipal

6,1

FORTALEZA

COLEGIO DA POLICIA MILITAR DO CEARA

Rede Estadual

6,0

SOBRAL

ARAUJO CHAVES EIEF

Rede Municipal

6,0

Fonte: MEC/INep (via blog Roberto Moreira)


Veja clicando AQUI os números de seu município/escolas


MINISTÉRIO DA FAZENDA ABRE INSCRIÇÕES DE CONCURSO PARA 463 VAGAS


O Ministério da Fazenda abriu o prazo de inscrições do concurso para 463 vagas para o cargo de assistente técnico-administrativo. As oportunidades são para nível médio.

São 322 vagas para o Distrito Federal (305 para ampla concorrência e 17 para deficientes ) e 141 para São Paulo (133 para ampla concorrência e 8 para deficientes). 

O salário é de R$ 2.858,82, incluídas as gratificações. 

As inscrições devem ser feitas entre 13 a 26 de agosto, pelo site da Esaf. A taxa de inscrição é de R$ 62.

Ao preencher o pedido de inscrição, o candidato indicará a unidade da federação para a qual concorrerá às vagas (DF ou SP); e a localidade na qual deseja prestar as provas (Brasília ou São Paulo).

O concurso terá prova objetiva de conhecimentos básicos e prova objetiva de conhecimentos específicos. As provas serão aplicadas, nas cidades de Brasília e São Paulo, na data provável de 21 de outubro.

A prova de conhecimentos básicos terá língua portuguesa, raciocínio lógico-quantitativo e conhecimentos de informática. A prova de conhecimentos específicos terá direito administrativo e constitucional, arquivologia e gestão pública.

O candidato aprovado e classificado, após nomeado, será lotado no Ministério da Fazenda. O exercício dos aprovados será de acordo com a ordem classificatória, nas unidades do Ministério da Fazenda localizadas no Estado de São Paulo ou no Distrito Federal.

Fonte: Jornal O Povo Online


terça-feira, 14 de agosto de 2012

SITE REALIZA ENQUETE ELEITORAL EM TODO BRASIL


O site intenção de voto realiza enquete eleitoral em todos os 5565 municípios do Brasil. Em quem os internautas das cidades brasileiras e principalmente cearenses estão votando? Confira:

(http://www.intencaodevoto.com.br). Diferente dos demais sites/blogs, o eleitor/internauta se identifica com o CPF e com um endereço de correio eletrônico (e-mail).

Vá à opção buscar município, digite o nome da sua cidade e vote. Lembre-se de depois confirmar seu voto através de seu endereço de e-mail indicado.

Resultado parcial de Alcântaras às 16:04:59 do dia 14/08/2012. Vale lembrar que não serve como pesquisa eleitoral, pois é uma enquete que pesquisa apenas o universo de internautas, e o resultado muda a todo momento.

Participe!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ELEIÇÃO EM FORTALEZA: MORONI TORGAN MANTÉM A LIDERANÇA


Contratado pelo Diário do Nordeste, o Ibope, nos últimos dias voltou a ouvir eleitores sobre a sucessão em Fortaleza.

O Candidato a prefeito de Moroni Torgan (DEM), segundo pesquisa do Ibope para o Diário do Nordeste, realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, permanece na liderança com 31% das intenções de voto do eleitorado de Fortaleza. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 27 e 29 de julho, também contratada pelo Sistema Verdes Mares (TV Verdes Mares)o índice de preferência de Moroni era praticamente o mesmo de hoje (32%). Os demais candidatos também não apresentaram grandes diferenças em relação à outra pesquisa.

Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o objetivo da pesquisa foi levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos, quando tratou, também da avaliação dos governos municipal, estadual e federal, além de entrevistar os eleitores sobre suas preocupações com os serviços públicos municipais. Realizada entre os dias 9 e 11 deste mês, foram entrevistados 602 eleitores de 16 anos ou mais.

Entrevistas pessoais

O modelo de amostragem, segundo o relatório do Ibope, é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho)sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residente nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas foram pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.

Números

Com pequenas variações em relação à pesquisa que foi publicada no dia 31 de julho, nesta Moroni mantém a liderança na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, com 31% das intenções de voto. Em um segundo patamar, relata o Ibope, aparecem tecnicamente empatados Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT), com 13% e 12%, respectivamente. Renato Roseno (PSOL) e Roberto Cláudio (PSB) recebem 8% das menções cada, seguidos de perto pelo petista Elmano de Freitas e por Marcos Cals (PSDB) com índice de 6% cada. Os demais candidatos da disputa obtêm índices de até 1% das intenções de voto.

O percentual de eleitores que declararam intenção de votar em branco ou nulo é de 10%, enquanto 5% não sabem ou preferem não opinar.

Na pergunta espontânea, quando o entrevistador não apresenta a relação de candidatos, cerca de um terço dos eleitores entrevistados (33%) não mencionam o nome de nenhum candidato, enquanto outros 12% dizem votar em branco ou anular o voto. Nesta medida, o democrata Moroni Torgan recebe 18% das menções dos eleitores fortalezenses, Inácio Arruda é mencionado por 9% e Heitor Férrer e Roberto Cláudio atingem o mesmo índice (7%). Em seguida, aparecem Renato Roseno, Elmano de Freitas e Marcos Cals, com 5%, 4% e 3%, respectivamente, enquanto que os demais candidatos não atingem o índice de 1% de menções.

Rejeição

Quando perguntados sobre em qual (is) candidato (s) não votariam de forma nenhuma, Moroni é o que atinge o maior índice de rejeição (33%), enquanto 24% dos eleitores mencionam Inácio Arruda e 20% Elmano de Freitas. Os índices de rejeição dos demais candidatos entre 13% e 10%. Cerc a de 1 em c ada 10 eleitores (12%) dizem que poderiam votar em qualquer dos candidatos e apenas 6% não sa bem ou não opinam sobre a questão. Nessa pergunta diz o Ibope que cada entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Comparando

Como na pesquisa anterior, o candidato Moroni Torgan é o que atinge o maior índice de rejeição. Naquela ele chegou aos 34%, seguido de Inácio Arruda com 27% das citações de rejeição, aparecendo imediatamente depois o candidato Elmano de Freitas com 22%, Francisco Gonzaga com 21% e Marcos Cals com 16%.

Naquela pesquisa os candidatos Valdeci e Roberto Cláudio foram citados por 15% dos eleitores pesquisados. Renato Roseno, André Ramos e Heitor Férrer obtiveram índices que variaram entre 14% e 12%. Os eleitores que naquela oportunidade disseram não rejeitar candidato algum somaram 6% e outros 9% não souberam ou preferiram não responder a essa indagação dos entrevistadores naquela oportunidade. 

Do  Jornal Diário do Nordeste

PESQUISADOR LANÇA LIVRO SOBRE FAMÍLIAS DE SOBRAL


A obra, que homenageia os 270 anos de Inácio Gomes Parente, um dos colonizadores de Sobral, será lançada no dia 15

Sobral O genealogista Francisco de Assis Vasconcelos Arruda se dedica há mais de 40 anos à pesquisa e escrita de livros sobre famílias deste Município. No próximo dia 15 de agosto, na sede social do BNB Clube, às 19h30, em Fortaleza, ele lançará o primeiro volume da coletânea Dicionário Biográfico. O primeiro a ser divulgado é sobre a Família Gomes Parente.

O genealogista se dedica há mais de 40 anos à pesquisa e escrita de livros sobre a origem das famílias sobralenses. Afirma que realiza o trabalho por amor, para cumprir uma missão FOTO: JOSÉ LEOMAR

Na ocasião, será comemorado o aniversário de 270 anos de Inácio Gomes Parente, um dos colonizadores da região, e também será entregue o certificado de Filho Ilustre a alguns expoentes da família. A publicação faz parte dos planos do escritor de lançar, em parceria com a Editora Premius, uma Enciclopédia Genealógica da Ribeira do Acaraú, que abrange Sobral e cidades vizinhas. "Sobre a família Gomes Parente, já são cinco livros publicados, faltando ainda um para completar o estudo desta família com duas mil paginas escritas", afirma.

E, paralelo a isso, prepara a 2ª edição dos Gomes Parente, que pretende fazer logo consiga um apoio para sua publicação. Quanto à família Arruda, já trabalha a 3ª edição, que sairá em quatro tomos, perfazendo mais de duas mil páginas.

O pesquisador avisa que os leitores irão se surpreender com o Dicionário. "Muitas pessoas que estão relacionadas dentro dele não leva o sobrenome da Família Parente ou Gomes Parente, e muitos ficarão surpresos, pois não entendem como pertencem a essa família", destacou. Dentre os nomes que levarão o certificado de Filho Ilustre, que receberão por ocasião da comemorações dos 270 anos de Inácio Gomes Parente, está o governador do Estado Cid Ferreira Gomes, assim como seu irmão Ciro Ferreira Gomes, entre outras personalidades.

Histórico

O patriarca da família, Inácio Gomes Parente, nasceu no ano de 1742, em Portugal, e apenas mudou-se para Sobral com cerca de 20 anos, conforme o pesquisador explica. Casou-se em 24 de novembro de 1777, na Serra da Meruoca, e faleceu em 13 de abril de 1838, com 96 anos.

"Os membros desta família estão ligados à história de Sobral e do Ceará, desde o primeiro Prefeito municipal, José Ferreira Gomes, até os dias atuais, com o doutor José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, frente à prefeitura de Sobral, perfazendo 13 prefeitos desta augusta família de Sobral", diz o pesquisador.

De acordo com Assis, o historiador Cônego Sadoc de Araújo escreveu livros sobre a cronologia sobralenses que servem com texto básico para quem busca se aprofundar no assunto. "Ele foi o grande garimpeiro. No livro Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú encontra-se os diversos colonizadores que desaguaram seus sobrenomes em Sobral, e Inácio Gomes Parente é um destes pioneiros portugueses a aportar na região", explica.

Dificuldades

O pesquisador aponta que algumas famílias locais são mais fáceis de localizar e estudar, pois já possuem um histórico familiar. Quando se encontra o sobrenome delas pode-se presumir, com certeza, que existe parentesco. Dentre essas, ele cita a família Ferreira da Ponte, que chegou à Fazenda Caiçara em 1679, tendo as gerações seguintes mantido seu sobrenome.

"Já outras dificultam, pois o sobrenome pode ter vários troncos e origens, ou mesmo adotados, como era muito comum, principalmente, na época da escravatura negra.

Silva e Souza, por exemplo, eram sobrenomes de grande destaques em Portugal e, pela importância que tinham, passaram por uma massificação. Consequentemente, perderam a força do nome, tornando-se de difícil pesquisa genealógica", destaca o autor. Assis Arruda caracteriza a família Ferreira da Ponte como um "grande rio" das famílias da Ribeira do Acaraú. "Ela é o rio principal, e as demais são afluentes que desaguaram no grande leito genealógico". Ele diz, ainda, que a Fazenda Caiçara possuía poucas famílias.

Cita como as principais os Ferreira da Ponte, os Linhares, os Gomes Parente, os Vasconcelos, os Arruda e outras como os Frota. Este sobrenome, conforme o pesquisador, veio do Rio Grande do Norte através de Felipe Gomes da Frota, que casou-se com uma descendente da Família Linhares, fazendo com que todos os Frotas da região sejam também Linhares.

A própria família não teria esse conhecimento, por ter predominado em sua descendência os Gomes da Frota, em todos os filhos, esquecendo o nome da mãe, como era também costume. "Hoje, muita gente não sabe, mas, por ocasião do casamento, os filhos de Felipe acabaram sendo batizados apenas com o nome da família do pai", acrescenta Assis Arruda.

A família Linhares, de Sobral, tem sua origem em Domingos da Cunha Linhares. Já o Arruda vem de Amaro José de Arruda e, atualmente, também podem ser encontradas as ramificações dessa família nas cidades de Granja, Fortaleza e Baturité. Amaro vivia numa fazenda chamada Oiticará, na região que hoje é encontrada a cidade de Massapê, segundo explica Assis.

Criação de sobrenomes

De acordo com ele, Sobral criou sobrenomes genuinamente sobralenses, como a família Mont´Alverne, que foi um apelido dado pelo padre Fialho a Antonio Aguiar, um de seus alunos. "Ele utilizava essa tática, pois era professor de historia e isso auxiliaria aos alunos a memorizar alguns fatos. Também tiveram origem parecida os nomes Cialdine e Verniau", diz.

Conforme Assis Arruda, a família de João batista Demétrio acabou criando esse sobrenome, mas, a origem dele vem dos Aires de Sousa. A família Rangel também tem uma origem parecida, sendo genuinamente descendentes Manoel Jose do Nascimento, avô do general Tibúrcio. Eles tinham um filho chamado Antonio Rangel que repassou o nome. A família veio de André Vidal de Negreiros, que foi um grande restaurador da Revolução Pernambucana.

História

Amor pela genealogia

O interesse do pesquisador Assis Arruda pela Genealogia começou ainda na década de 70, quando residia com sua irmã, que era casada com o advogado Francisco José Ferreira Gomes, que, inclusive, já havia escrito sobre a genealogia da família e continuava com os estudos sobre seus antepassados. Suas pesquisas no campo surgiram a partir da vontade de conhecer inicialmente a própria família. Com 20 anos de idade, escreveu para diversos parentes mostrando interesse em construir a árvore genealógica da Família Arruda. Suas fontes de pesquisa são registros públicos e arquivos e relatos pessoais. Certidões como as de casamento, óbito e nascimento são bastante buscadas por ele. Mesmo depois de 40 anos se dedicando à Genealogia, o pesquisador afirma que não teve espaço de trabalho apropriado, assim como outros grandes nomes do Estado, que acabavam por trabalhar na garagem casa, em meio ao calor intenso. Hoje, Assis Arruda é aposentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

COLABORADORA
JÉSSYCA RODRIGUES (Diário do Nordeste)

DIVISA DO CEARÁ E PIAUÍ CONFUDE MORADORES DE ATÉ 20 MUNICÍPIOS


Moradores de localidades de 20 municípios - 13 no Ceará e sete no Piauí - buscam serviços com melhor qualidade nas áreas da saúde, educação, energia, telefonia e internet sem ter certeza do estado ao qual pertencem.

 Desde 2011, o Piauí reivindica no Supremo Tribunal Federal (STF) quase três mil km² de terras do Ceará. Sem definição sobre a área de divisa, a população de povoados cearenses "disputa" escolas, postos de saúde e outros serviços ofertados por cidades piauienses e vice-versa. 

 Pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a localidade de Sumaré, por exemplo, pertence à cidade de Cocal, a 226 quilômetros de Teresina, no Piauí. Moradores como o agricultor Pedro José de Oliveira, de 72 anos, no entanto, não aceitam a indicação do IBGE e dizem que todas as crianças da área são matriculadas na escola do distrito vizinho, Juá dos Vieiras, em Viçosa do Ceará, a 248 quilômetros de Fortaleza. Assim como a população de Sumaré, quem vive nas localidades de Conduru, Palmeira dos Ricardos, Gameleira e em outros 15 povoados da região fica confuso com a falta de clareza sobre a divisa.

Também residente de Sumaré, o agricultor Pedro Antônio de Oliveira, 38 anos, explica que todos os documentos dele são de Viçosa do Ceará e que sua família só utiliza hospital, escola e outros serviços no município cearense. “Aqui, os terrenos são registrados em Viçosa do Ceará. Não tem nada do Piauí", afirma, rebatendo os dados do IBGE. "Apenas em cinco casas, quando vieram fazer o censo, pegaram os nomes das pessoas para ser do Piauí”, diz o morador. Na casa onde mora e que foi de seu avô, Oliveira diz que funcionou o primeiro cartório de Viçosa do Ceará. Embora use a energia que vem do Piauí, ele garante que os demais serviços que faz uso são do Ceará. A filha, inclusive, é matriculada em uma escola de Viçosa. “Aqui funcionou o primeiro cartório. Teve casamento civil, fizeram registro de criança, fizeram tudo. E sempre a divisa ficava lá embaixo, a uns dois quilômetros daqui. Todos aqui conhecem que [Sumaré] é dentro do Ceará”, defende.

Fonte: 180 graus (Via Barroquinha Notícias)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores