Como forma de protesto contra a administração municipal, os moradores se declararam como independentes do município.
Os moradores da localidade de São Pedro da Serra cansaram de esperar pelo poder público municipal. Depois de muito reivindicar a recuperação da estrada que liga a comunidade à BR-222 decidiram tomar uma atitude.
Os líderes comunitários Zequinha Osvaldo e Pedro Miguel saíram de porta em porta arrecadando dinheiro para a recuperação dos oito quilômetros da estrada de terra. Com o dinheiro conseguiram pagar seis horas de trabalho de um trator e o problema da estrada foi resolvido, pelo menos por enquanto.
Com peculiar bom humor, os moradores, em conseqüência desse trabalho, decidiram decretar a separação de São Pedro da Serra do município de Itapajé. Já que não podem contar com os políticos que administram a cidade de Itapajé, os moradores decidiram que não querem mais saber deles. A nova cidade já tem até prefeito, vice-prefeito e secretário de obras.
Segundo informou o senhor Pedro Fonseca Neto, conhecido como Pedro Junilho. A comunidade realizará uma apresentação de quadrilha no dia 06 de agosto para comemorar a recuperação da estrada e a “emancipação” de São Pedro da Serra.
Extraído do blog Nem Ki Lask