sábado, 26 de setembro de 2015

HOJE, É A ÚLTIMA NOITE DA FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO EM ALCÂNTARAS

Muita prestigiada pelo alcantarenses, hoje será a última noite da tradicional Festa de São Vicente de Paulo em Alcântaras.

A capela fica localizada no Bairro do Junco, é uma das duas igreja do perímetro urbano da cidade, e tem forte participação da comunidade durante as festividades. Ontem a celebração foi conduzida pelo Padre Marcone da área Pastoral de Ventura, e nesta última noite será presidida pelo Titular da Paróquia de Alcântaras padre Edmílson Eugênio. 

DILMA SANCIONA JANELA E SEIS MESES PARA FILIAÇÃO DE CANDIDATOS

O Diário Oficial da União deve publicar nesta sexta-feira, 25, a sanção parcial da presidente Dilma Rousseff à reforma política aprovada na Câmara Federal, válida já para as eleições municipais de 2016.

Líderes da base aliada foram comunicados que a presidente vetou o financiamento empresarial de campanhas políticas, mas manteve a janela de 30 dias para mudança de partido e a diminuição de 1 ano para 6 meses do prazo para filiação partidária de quem queira disputar as eleições. A janela, ou seja, a permissão para mudança de partido sem o risco de perda de mandato vigorará no mês de março.

Via Sobral de Prima 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

(MEIO AMBIENTE) BRASIL PERDE 1,8% DE SUAS FLORESTAS EM DOIS ANOS, DIZ IBGE

O Brasil perdeu 1,8% de suas florestas entre 2010 e 2012, segundo dados divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, o país tinha 3,26 milhões de quilômetros quadrados (km²) de vegetação florestal, enquanto em 2012, essa área caiu para 3,2 milhões de km², uma perda de quase 60 mil km² em apenas dois anos.

Nesses dois anos, houve a reposição de 204 km² de florestas, mas o desmatamento foi quase 300 vezes maior: 59,4 mil km². A perda da vegetação florestal deveu-se principalmente à expansão agrícola, que respondeu por 68% da redução das florestas no país. A expansão da pastagem plantada respondeu por outros 28% e a silvicultura por apenas 4%.

Segundo a pesquisa Mudanças na Cobertura e Uso da Terra do IBGE, no entanto, a principal perda de vegetação natural ocorreu nas pastagens naturais, que são áreas de vegetação campestre natural sujeitas a atividade pastoril de baixa intensidade e que perderam 7,8% de sua superfície nesse período.

A expansão agrícola também foi responsável por 65% do recuo das pastagens naturais. Outros 35% de perda foram provocados pela expansão da pastagem plantada.

As áreas de vegetação campestre alagada, como charcos e pântanos, reduziram-se em 5,9%, enquanto as de vegetação campestre, como savanas, perderam 2,7% de sua superfície.

Ao mesmo tempo, as áreas artificiais, que incluem áreas urbanas, cresceram 2,5%, as áreas agrícolas aumentaram em 8,6% e as pastagens plantadas avançaram 11,1%. A silvicultura teve crescimento de 4,6% nesses dois anos.

Agência Brasil

PRESIDENTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS RECEBE TROFÉU MÉRITO PARLAMENTAR

Cleuvilândia Menezes está entre os 08 melhores gestores da Zona Norte do Ceará
  
A Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras foi na noite da última Quinta-Feira.24, agraciada na segunda edição do Troféu Mérito Parlamentar 2015. A vereadora alcantarense que foi indicada com uma dos oito melhores gestores legislativos da Zona Norte do Ceará é uma das duas mulheres homenageadas pelo Radialista Edival Ajuda, da Rádio Tupinambá de Sobral. 

Cleuvilândia que está a frente do Poder Legislativo alcantarense desde o inicio deste ano esteve no evento em companhia de outros colegas vereadores e autoridades do município de Alcântaras que estiveram prestigiando a solenidade de entrega das comendas. 

O evento realizado no restaurante Sobral Griil concedeu troféu aos seguintes vereadores: Eranildo Fontinele (Viçosa do Ceará); José Crisostono Barroso Ibiapina (Sobral); Emídio Oliveira (Ubajara); Carla Mara Ponte (Meruoca); Cleuvilândia Menezes (Alcântaras); Doriedes Honório (Cariré) e Cristiano Teixeira (Miraíma), Francisco José Cordeiro (Marco) todos com trabalho reconhecido pelas ações em prol do bem está comum e trabalho direto com o povo.
Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

LEI QUE CRIA REGIÕES DE PLANEJAMENTO É APROVADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (24) o projeto de Lei que institui 14 regiões do Estado para fins de Planejamento. “Esta lei é apenas para efeito de planejamento estratégico do Estado. Não mexemos com Região Metropolitana. Esta disposição vai servir de base para o Plano Plurianual (PPA) , em que constam todos os investimentos e ações continuadas do Estado”, explicou o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins.

O PPA deve ser encaminhado até o dia 30 de setembro para a Assembleia e vai orientar a gestão para 2016-2019. Segundo Nelson, todas as ações foram discutidas pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A Seplag informa que o projeto de criação das Regiões de Planejamento objetiva atualizar a regionalização utilizada pela secretaria, com vistas ao aperfeiçoamento das atividades de planejamento, monitoramento e implementação de políticas públicas

Atualmente a Seplag utiliza o recorte territorial das Macrorregiões de Planejamento, que são compostas por oito regiões, as quais possuem heterogeneidade quanto a aspectos culturais, socioeconômicos e geoambientais, citando, por exemplo, as macrorregiões de Sobral/Ibiapaba, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri/Centro Sul, que geravam dificuldades para ações de planejamento visando o desenvolvimento regional.

Deste modo, a Seplag destaca que as regiões de Planejamento foram concebidas almejando uma área onde a similaridade socioeconômica e geográfica de municípios possibilita o planejamento regional e a concepção de políticas públicas, por exemplo, a partir da avaliação das necessidades de execução de determinados serviços públicos, visando o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para a população.

Com isso, as Regiões Metropolitanas de Fortaleza (RMF) e do Cariri (RMC) continuam com suas leis vigentes, tendo, respectivamente, 19 e 9 municípios:

- RMF: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi.

- RMC: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Pela divisão de Planejamento, no entanto, o município de Lavras da Mangabeira passa a integrar a Região do Cariri e não mais o Centro-Sul.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

BRADESCO SERÁ NOTIFICADO SOBRE DEMORA NO ATENDIMENTO EM ALCÂNTARAS

CMDI programa Semana do Idoso em Alcântaras
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Alcântaras (CMDI) esteve reunido na manhã desta Quinta-Feira, 24, para programar a realização da Semana do Idoso 2015. 

O evento que terá inicio próximo dia 28 de setembro deverá seguir até o final do mês quando deverá ocorrer um debate intitulado Café & Direitos no qual o objetivo será debater a política de atenção a pessoa idosa no município, bem como a fiscalização e garantia dos direitos das pessoas quem compõe a melhor idade.

Na mesma reunião o CMDI acatou duas denuncias de "destrato" com a categoria, onde fora citado a falta de acessibilidade na Agência dos Correios de Alcântaras e a demora exaustiva no atendimento em postos bancários do Banco Brasileiro de Descontos (BRADESCO). O CMDI que em breve deverá montar comissão para notificar presencialmente a instituição sobre a falta de dinheiro para o atendimento de pensionistas e aposentados em Alcântaras nos dias de pagamentos, vai também agendar audiência com a gerência regional da ECT, entendendo que já haveria um projeto de reforma da AC dos Correios de Alcântaras. Sobre a Semana Alusiva ao Dia do Idoso o Conselho a programação envolve missa, desfile para escolha do Rei e Rainha da Melhor Idade e Forró dos Idosos. A programação é aberta a população em geral e deverá ocorrer em horários alternados no CRAS e no CEFORP.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

A SITUAÇÃO DAS QUEIMADAS NO MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

Fogo e fumaça dominam vegetação em Alcântaras e fiscalização de brocas não foi realizada mesmo com cadastro.

Expirado o prazo para que agricultores da "Apa Serra da Meruoca" aguardassem a fiscalização de equipes do IBAMA nas propriedades onde serão realizadas brocas neste segundo semestre de 2015, o cenário já acinzentado da serra devido o recesso hídrico no solo começa a transparecer os focos de degradação ambiental. 

Em Alcântaras onde mais de 200 agricultores efetivaram o "cadastro de brocas" em 2015 junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, nenhuma propriedade haveria sido registrada in loco até o último dia 15 de setembro e o resultado disso reflete em derrubada indiscriminada de mata e ateamento de fogo em margens de estradas, nascentes de riachos, topos e encostas de serra.

Sem a fiscalização dentro do prazo programado, produtores com terreno demarcado já realizam a chamada broca, seguida das queimadas  e mesmo com as alertas a prática será difícil de ser controlada uma vez que durante o cadastro ficou claro que na ausência da fiscalização da autoridade maior as queimadas "estariam liberadas". Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente( COMDEMA), o cadastro (solicitação de autorização direta) em nada contribuiu do ponto de vista de equilíbrio e sustentabilidade ambiental, uma vez que Conselho teria ficado de mãos atadas para intervir junto ao problema, ora administrado pelo ICMBio. Apesar de quase irreversível a situação, uma proposta paliativa deve ser votada pelo COMDEMA na próxima Quarta-Feira 30, bem como o caso poderá ser encaminhado a SEMACE e CPMA cujo tem intensificado fiscalização no município.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

MINISTÉRIO PÚBLICO COMBATE NEPOTISMO EM PORANGA

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça da comarca de Poranga, Francisco Handerson Miranda Gomes, expediu uma recomendação para o prefeito Carlisson Emerson Araújo de Assunção e para o presidente da Câmara Municipal da cidade, Cícero Alves de Assunção. O documento foi assinado na quarta-feira (23) e orienta a exoneração dos funcionários que se enquadram nas situações de nepotismo.

O MPCE instaurou procedimento administrativo para apurar irregularidades na Prefeitura e na Câmara Municipal de Poranga e identificou a existência de 20 funcionários em situação de nepotismo. Foi identificada, ainda, a prática do nepotismo cruzado, que ocorre quando a contratação envolve vínculos de parentesco do agente nomeado com agentes públicos e políticos de outro poder no âmbito local de forma recíproca.

A prática reiterada de tais atos de privilégio, pode configurar abuso de poder, capaz de causar enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado contra os princípios da administração, configurando, em tese, ato ilícito de improbidade administrativa passível de repressão na esfera judicial. No documento, o MPCE ressalta que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, além de violar a Constituição Federal, ofende o disposto na Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal, que veda a prática do nepotismo.

Caso a recomendação não seja cumprida, o MPCE adotará as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive ajuizando ação civil pública por ato de improbidade administrativa em face do prefeito, do vice-prefeito, do secretário, do vereador ou de quaisquer servidores participantes do ato.

Fonte: Ministério Público do Ceará (Via Site Ceará Agora)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

(MUNDO) PAPA PEDE FIM DE CRIMES DE PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco chega à Catedral de São Mateus Apóstolo, em Washington (Agência Lusa/Direitos Reservados) 
Em discurso para bispos norte-americanos em Washington, o papa Francisco pediu hoje (23) que crimes de pedofilia não se repitam mais na Igreja Católica. O pronunciamento foi feito na Catedral de São Mateus Apóstolo, pouco depois da visita do pontífice ao presidente Barack Obama. "Sei o quanto pesou sobre vocês a ferida dos últimos anos e acompanhei o seu generoso empenho para curar as vítimas e trabalhar para que tais crimes não aconteçam nunca mais", declarou o papa.

Francisco ainda elogiou a "coragem" com a qual os bispos dos Estados Unidos enfrentaram "momentos obscuros do seu percurso eclesiástico, sem temer autocríticas nem economizar humilhações e sacrifícios".

O discurso foi acompanhado por 400 religiosos, que também escutaram do papa um pedido para não usarem a cruz como um "estandarte de lutas mundanas" e para escaparem da "tentação do narcisismo". "Ao bispo é necessária a lúcida percepção da batalha entre a luz e as trevas. O mundo já está tão dividido. Por isso, a Igreja não pode se deixar fracionar", afirmou. Nos últimos anos, os Estados Unidos registraram diversos casos de pedofilia envolvendo padres e bispos católicos.

Em abril, por exemplo, Robert W. Finn, então chefe da Diocese de Kansas, foi o primeiro bispo norte-americano a renunciar por encobrir informações sobre um caso de abuso sexual por parte do sacerdote Shawn Ratigan.

Ainda nesta quarta-feira, o pontífice celebra uma missa no Santuário Nacional da Imaculada Conceição, também em Washington, onde irá canonizar o beato Junípero Serra (1713-1784), frade franciscano enviado pela Igreja para converter os índios e povos da América do Norte.

O papa Francisco fica nos Estados Unidos até domingo (27). Além de visitar Washington, ele passará por Nova York e Filadélfia.

Da Agência Ansa (Agência Brasil)

ECLIPSE LUNAR TOTAL VAI COINCIDIR COM A SUPERLUA NO DOMINGO

O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite. A superlua vai ser eclipsada pela Terra.

Pela primeira vez desde 1982, de acordo com a agência espacial norte-americana (Nasa), ocorrerá no próximo domingo (27) um eclipse lunar total simultaneamente a uma superlua.Trata-se de uma coincidência o fato de a lua estar se aproximando da fase cheia, e também do seu ponto mais próximo da Terra, disse hoje (23) à Agência Brasil o astrônomo Eugênio Reis Neto, coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro.

O astrônomo explicou que a órbita da lua não é circular. “Ora a lua se aproxima da Terra, ora se afasta um pouquinho. Aí, uma vez por ano, coincide ela estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo”. A isso se chama superlua.

No domingo (27), esse fenômeno vai coincidir com o fato de o satélite da Terra também passar na sombra da Terra. “Ela vai ser eclipsada pela Terra. É um espetáculo muito bonito que a gente vai ver”. O eclipse começará por volta das 23h de domingo e entrará pela noite. “O Brasil inteiro vai ver esse eclipse em todo o seu processo de entrada e saída da lua na sombra da Terra”.

Segundo Eugênio Reis Neto, o eclipse da lua ocorre todos os anos, da mesma forma que a superlua. Ele disse que o próximo eclipse total lunar será visto no Brasil somente daqui a quatro anos.

Em relação à superlua, ele disse que não é raridade, porque costuma acontecer uma vez por ano, “pelo menos”. Acrescentou que “astronomicamente mesmo”, a superlua vai ocorrer nesse domingo (27). “Ela vai chegar na sua fase cheia com poucos minutos de diferença de onde ela chega no ponto mais próximo da Terra. E vai coincidir este ano com o eclipse”.

Segundo o astrônomo do Mast, o fator que favorece essa coincidência de fenômenos é a geometria das órbitas, que ocorre de tempos em tempos. “É um fator geométrico."

Fonte: Agência Brasil (Foto: Marcello Casal Jr)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

ALCÂNTARAS E MERUOCA ESTÃO EM DIFICULDADES DEVIDO A ESCASSEZ DE ÁGUA

Mostrando uma vanguarda no que se refere a preocupação com a situação das reservas hídricas e com a possibilidade de mais um ano de seca, a Câmara Municipal de Meruoca, através de sua presidente Carla Mara, promoveu nesta segunda-feira (21), uma Audiência Pública para tratar sobre o tema, oportunidade em que foi lançada a campanha EU ECONOMIZO ÁGUA, que visa conscientiza a população sobre a real necessidade de se poupar o precioso líquido.

O evento contou com as participações do deputado estadual Moisés Braz e do deputado federal Odorico Monteiro. Impedido de estar presente, o deputado federal Leônidas Cristino foi representado pelo seu assessor Rubens Lima. Também presentes, os prefeitos Aristides Gomes (Meruoca) e Eliésio Fonteles (Alcântaras), além de técnicos da Cagece, Cogerh, Sohidra e DAE. Os nove vereadores de Meruoca participaram ativamente da sessão, que contou ainda com as presenças dos vereadores Altery Moura, de Massapê, e Christiane Coelho, de Sobral.

Diferente do que se pensa a situação na Serra da Meruoca é crítica. A zona rural de Meruoca e Alcântaras está em colapso, alertaram os vereadores e os prefeitos. Aristides Gomes disse que se não houver uma intervenção urgente do Governo do Estado, no próximo dia 11 de outubro, um domingo, os gestores irão convocar a população para paralisar a rodovia que liga Sobral a Meruoca. Eliésio endossou.

Os parlamentares ficaram de intervir junto ao governador Camilo Santana para que os municípios sejam integrados aos programas de combate a seca geridos pela Defesa Civil do Estado e o Exercito Brasileiro.

Fonte: Blog Sobral em Revista

SITUAÇÃO DO SISTEMA DE SANEAMENTO BÁSICO DE VENTURA FOI DISCUTIDA NA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS

Estação de Tratamento de Esgoto - ETA de Ventura
Falta de conclusão de obra vira caso de saúde pública na sede do distrito.

A não conclusão de uma obra realizada há dez anos no Distrito de Ventura, em Alcântaras-Ceará, na última semana entrou em discussão durante a sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal no referido distrito. 

O Sistema de Saneamento Básico da localidade, o único aglomerado urbano fora da sede reconhecido por Lei pelo IBGE desde o ano de 2005 tem gerado poluição, devido os dejetados coletados pela rede de coleta tem deposição final canalizada para um riacho temporário que corta parte da Vila. 

Com uma cobertura de 71,7% das residências que residem em Ventura,  a rede atende 140 das 195 famílias que moram em Ventura porém não atende as normas regulamentares de tratamento de esgoto, mesmo possuindo estações elevatórias de tratamento dos dejetos. 

Considerado com um problema de saúde publica para os moradores da região, a não conclusão da obra foi um dos assuntos mencionados em relatório apresentado pela comunidade aos edis, bem como já teve requerimento aprovado a qual solicita ao poder executivo a solução para o problema.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)
Sessão Itinerante no Distrito de Ventura

GOVERNO DO CEARÁ SANCIONA LEI QUE CRIA O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DO IDOSO

O governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). O projeto de lei foi enviado à Assembleia Legislativa e aprovado pelos parlamentares no último dia 20 de agosto. O órgão já existia, mediante o decreto 26.963, de 20 de março de 2003, e agora vigora por força de lei estadual, com atribuições mais amplas e nova composição, passando de 24 para 40 integrantes.

O Cedi é vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e tem caráter permanente, partidário, consultivo e deliberativo. Entre as principais funções estão a de aprovar a política estadual para o idoso; fiscalizar os serviços prestados por órgãos governamentais aos idosos; articular ações com os conselhos municipais e o Nacional; definir os critérios para destinação e transferência de recursos; e organizar e sistematizar o Cadastro da Rede Prestadora de Serviços de Atenção à Pessoa Idosa.

O Conselho será composto por 40 integrantes, sendo 20 titulares e 20 suplentes, indicados por pastas do Governo do Estado, e por representantes da sociedade civil, entidades, organizações de atendimento à pessoa idosa e trabalhadores da área e usuários. Os dez titulares, e os respectivos suplentes, das pastas do Governo do Estado pertencem às secretarias do Planejamento e Gestão; Saúde; Educação; Cultura; Trabalho e Desenvolvimento Social; Justiça e Cidadania; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Segurança Pública e Defesa Social; além do Gabinete do Governador e da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante, celebra o avanço contido na sanção da lei. “Com a lei de criação do Cedi, sancionada pelo governador Camilo Santana, teremos a aprovação da política estadual da pessoa idosa, assegurando a efetivação dos direitos para garantia e promoção de sua participação na sociedade”.

O órgão possui 180 dias para elaborar regimento interno.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado 
(Foto: Acervo / Sesa)

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ DESTACA REUNIÃO SOBRE ‘HUB DA TAM’

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), destacou, na abertura dos trabalhos da sessão plenária desta terça-feira (22/09), a reunião com a presidente da TAM, Cláudia Sender, e diretores da companhia.

O encontro debateu a possibilidade de a Capital sediar o Centro de Conexões de Voos da Latam (Hub da TAM). Fortaleza está disputando o projeto com Natal e Recife. Segundo o parlamentar, o encontro ocorreu em São Paulo, na quinta-feira (17/09), com a participação do governador do Ceará, Camilo Santana, e representantes do Governo. “Fui representando os deputados e a sociedade nessa reunião. Fiquei bastante otimista com a força do Ceará na disputa”, assinalou.

Zezinho Albuquerque ressaltou que o Acquario Ceará e o Centro de Eventos foram citados no encontro como pontos positivos para a instalação do hub no Estado. “Quero agradecer a todos os deputados que votaram matérias para possibilitar o Acquario e o Centro de Eventos do Ceará. Também agradeço ao ex-governador Cid Gomes, que se empenhou na viabilização de empreendimentos que hoje estão fazendo a diferença”, frisou.

Para o deputado, Fortaleza está no caminho certo para receber o Hub da TAM. “A vinda desse equipamento vai gerar empregos e causar um impacto positivo na economia do Estado”, salientou.

Assessoria de Imprensa - AL/CE (Foto: Máximo Moura)

MOSES RODRIGUES REPRESENTOU O BRASIL NO PARLASUL, EM MONTEVIDÉU, E SETOR CALÇADISTA FOI PAUTA DO ENCONTRO

O Deputado Federal Moses Rodrigues (PPS/CE) esteve nesta segunda-feira, 21, na cidade de Montevidéu, no Uruguai, representando o Brasil no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Moses foi escolhido entre os 513 deputados que compõem a Câmara Federal, para integrar a equipe de parlamentares brasileiros, formada por 15 deputados e cinco senadores.

O Deputado integrou a comissão de Trabalho e Emprego que, além de questões trabalhistas, discutiu sobre produção e exportação. Moses colocou em pauta a necessidade da realização de uma audiência pública no Brasil para tratar sobre a produção de calçados.
“Vamos trazer ao Brasil membros do Parlamento do Mercosul para juntos discutirmos sobre a produção de calçados. Precisamos valorizar o setor calçadista que tanto impulsiona a economia cearense. Apenas em Sobral, possuímos oito unidades de produção da Grendene. O município é o único do interior que compete com a Capital na liderança nas exportações do Estado”, reforçou o deputado.

A audiência deve acontecer no primeiro semestre de 2016 na cidade de Sobral ou em Capina Grande, na Paraíba.

Fonte: Da Assessoria

‘CPI’ DO ‘DPVAT’ FEZ PRIMEIRA REUNIÃO NESTA TERÇA-FEIRA NA ASSEMBLEIA

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do DPVAT, da Assembleia Legislativa do Ceará, teve sua primeira reunião nesta terça-feira (22/09), às 17 horas, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Durante o primeiro encontro, foram escolhidos os nomes do presidente, vice-presidente e do relator da Comissão.

Constituída na semana passada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a CPI vai investigar supostas fraudes no Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Seguro DPVAT).

O pedido de instalação da comissão foi apresentado pelo deputado José Sarto (Pros), por meio de requerimento assinado por 17 parlamentares. Ela funcionará pelo prazo de 120 dias, podendo ser prorrogada, conforme preceitua o Regimento Interno da Casa.

Os parlamentares investigarão denúncias apresentadas na AL pelo deputado Fernando Hugo (SD) da ação de quadrilhas no Estado que fraudam o seguro. Segundo ele, o esquema pode envolver profissionais como contadores e médicos. Em fevereiro passado, oito pessoas foram presas em Itapipoca e, em março deste ano, o Ministério Público Estadual denunciou criminalmente 13 pessoas envolvidas em esquema de fraude do seguro, conforme informa matéria publicada no Diário do Nordeste.

A fraude consiste no aliciamento de pessoas hospitalizadas por acidentes, mas não necessariamente de trânsito, para ingressarem com o pedido de indenização.

Integram a CPI do DPVAT os deputados: José Sarto (Pros), Leonardo Pinheiro (PSD), Odilon Aguiar (Pros), Professor Teodoro (PSD), Roberto Mesquita (PV), Fernando Hugo (SD), Audic Mota (PMDB), Walter Cavalcante (PMDB) e Zé Ailton Brasil (PP).

Os suplentes são os deputados Antônio Granja (Pros), Moisés Braz (PT), Rachel Marques (PT), Robério Monteiro (Pros), Bruno Pedrosa (PSC), Aderlânia Noronha (SD), Agenor Neto (PMDB), Dra. Silvana (PMDB) e Ferreira Aragão (PDT).

Assessoria de Imprensa - AL/CE

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

(MEIO AMBIENTE) ALCÂNTARAS CELEBRA "DIA DA ÁRVORE" COM DOAÇÃO DE MUDAS

O município de Alcântaras celebra por toda esta Segunda-feira, 21, o Dia da Árvore.

A ação que faz parte do Projeto Plantando um Futuro Melhor desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente (SEDAMA) visa despoluir a natureza através da troca de garrafas pet por mudas de plantas frutíferas e nativas e que trás como lema: Árvore faz oxigênio, faz sombra e faz falta!. 

A culminância da data alusiva ao "Dia da Árvore" está aconteceu na Praça do Mercado Público e logo cedo reuniu dezenas de munícipes que formaram fila para adquirir um muda. Dentre as plantas distribuídas estão Ateiras, Goiabeiras, Flambloiant dentre outras espécies arbóreas que adquiridas por meio da troca de 2 (duas) garrafas pet. Ainda de acordo com a SEDAMA cada pessoa poderia receber até duas mudas e a programação seguiu até o meio dia.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS INICIA NO BAIRRO DO JUNCO A FESTA DE SÃO VICENTE DE PAULO

Teve início na noite de último domingo 20 em Alcântaras, a festa de São Vicente de Paulo do Bairro do Junco.

Procissão, hasteamento das bandeiras e celebração marcaram o primeiro dia da festa que seguirá até próximo dia 27. No seu segundo de festa, a celebração será feito pelo Padre Magalhães, e a noite será dedicada as comunidades de Rosápoles, São Bernardo Flores, Maia, Bela Vista e Flores
Imagens divulgação Facebook (Paróquia de Alcântaras)

SÍTIO BENEDITO EM ALCÂNTARAS REALIZOU O SEU PRIMEIRO FESTEJO RELIGIOSO

A comunidade do Sítio Benedito zona rural de Alcântaras festejou no último final de semana o primeiro ano da Festa de São Benedito.

A mais nova Capela da Paróquia de Alcântaras recebeu no último sábado muitos visitantes prestigiando a festa que como celebrante da noite o Pároco local Padre Edmílson. A comunidade local resolveu valorizar o nome da localidade Sítio Benedito homenageando a capela ainda em construção, a São Benedito.

Duas localidades de Alcântaras tem o nome de santos, no entanto festejam outros, são eles; Sítio São Bernardo realiza a Festa de São Vicente de Paulo e Sítio Santa Bárbara a Festa de N.S das Graças.
Imagem: Divulgação Facebook

domingo, 20 de setembro de 2015

IFCE DE SOBRAL TERÁ PRIMEIRO MESTRADO EM FÍSICA DA REGIÃO NORTE

O campus de Sobral ofertará Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Foi aprovado, nesta semana, o Mestrado Profissional em Ensino de Física, que será ofertado pelo campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O mestrado gratuito será o primeiro na área de Física na Região Norte. A expectativa é de que o edital seja lançado ainda neste ano.

O campus de Sobral será um dos polos do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), voltado a professores de ensino médio e fundamental. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O objetivo é capacitar em nível de mestrado professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

O diretor geral do IFCE de Sobral, Eliano Pessoa, ressalta a importância do mestrado, o primeiro a ser ofertado pelo campus. “É uma consolidação do curso de Física, demonstrando a sua excelência no que se refere ao projeto pedagógico, ao corpo docente e à infraestrutura. Vai atender a demanda reprimida de qualificação dos docentes que atuam nas escolas da Região Norte do Ceará. Sem falar no aumento da motivação dos nossos alunos”. Na próxima semana, serão divulgadas informações sobre o edital, como quantitativo de vagas. Para acompanhar, acesse www.sobral.ifce.edu.br.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos: (88) 3112.8120
Tiago Braga

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores