sexta-feira, 26 de março de 2010

OBRAS DA NOVA CÂMARA MUNCIPAL DE ALCÂNTARAS EM FASE DE CONCLUSÃO

Está em fase de conclusão as obras da primeira etapa da nova Câmara Municipal de Alcântaras, Leia mais aqui.

Um lugar mais amplo e com todas as instalações necessárias para melhor funcionamento do poder legislativo do município. A nova sede está localizada na Av. Antônio Rocha Freire, uma rua lateral ainda deverá receber pavimentação. Mesmo com uma boa estrutura de vias, o lugar também irá dispor de estacionamento próprio.

A segunda etapa da construção da nova sede será a parte de equipamentos e mobília. A intenção do atual presidente, é que todos os parlamentares tenham o seu próprio gabinete para trabalhar, já que o atual espaço, que faz parte de um anexo da prefeitura não reúne condições de espaço.
Na foto, local onde será o novo Plenário da Câmara

Escrito por Edilson Angelo

STDS capacita 450 técnicos municipais para o novo formulário CadÚnico


Técnicos de todos os 184 municípios do estado do Ceará participaram da capacitação que foi dividida em três etapas

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através da Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, terminou hoje, dia 26, a terceira turma da “Etapa III de Capacitando para o Novo Formulário do Cadastro Único”. A capacitação, destinada a 450 técnicos que atuam com o CadÚnico e o Bolsa Família, visa instruir multiplicadores e entrevistadores municipais sobre os novos formulários do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.


A ação objetiva melhorar a dinâmica de inserção e atualização do cadastro das famílias vulneráveis do Estado do Ceará no banco de dados do CadÚnico. As informações são as únicas formas de acesso das famílias cearenses a programas, projetos e serviços do Governo Federal, tais como o Programa Bolsa Família, o ProJovem, a Tarifa Social de Baixa Renda, a isenção em taxas de concurso público, Projeto Minha Casa Minha Vida, entre outros.


Os municípios brasileiros, desde o início deste ano, estão realizando os novos cadastros e atualizando os dados existentes de todas as famílias cuja renda per capita é de até meio salário mínimo. No Estado do Ceará, gradativamente, será atualizado os dados de 1.657.346 famílias (dados da CEF de 15/01/2010).


As etapas I e II, já concluídas, foram destinados à capacitação dos técnicos municipais e estaduais para atuarem no Encontro de Nivelamento de Informações e Conhecimentos dos referidos multiplicadores.


A capacitação aconteceu das 8:30 às 17h Local: Hotel Praiano – Av. Beira Mar, 2800

COMDECs em Brasília


Secretários de Agricultura e Coordenadores de Defesa Civil Municipal de todos os estados brasileiros participaram da Conferência Nacional de Defesa Civil em Brasília. O objetivo é defender propostas de melhorias para as COMDECs de todo o Brasil.

quinta-feira, 25 de março de 2010

PREFEITO DE ALCÂNTARAS É ABSOLVIDO PELO TRE-CE


Os recorrentes obtiveram 4 votos a favor e 2 contra. Eleitores simpatizantes e partidários comemorarão a decisão.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), julgou ontem processo de interesse do prefeito de Alcântaras Raimundo Gomes Sobrinho e outros. A votação por várias vezes foi adiada ou interrompida por pedido de vista. A desfecho ocorreu em três momentos.

Na primeira votação o recurso teve 2 votos a favor da permanência dos recorrentes 1 voto contra , no segundo momento, a votação ficou empatada em 2 a 2. Com um novo pedido de vista, a votação prosseguiu e nesta noite de quarta-feira o resultado final 4 a 2. A decisão beneficia o prefeito Raimundo Manduca (PRP), o vice Joaquim Benício (PC do B) e o Vereador Antônio Marcos (PRP).

A ação no TRE tinha sido movida pela Coligação Alcântaras para o Povo (PSB, PT e PMDB), que saiu derrotada nas eleições de 2008. Havia muita tensão por partes de políticos na cidade, eleitores de oposição falavam em outra eleição. A população estava indecisa sobre os rumos do município o que estava causando desgaste a administração municipal.

Em uma noite de chuva a população recebeu a notícia através de fogos de artifício e em poucos minutos a frente da casa do prefeito estava tomada por pessoas.

Na última segunda feira (22) o vereador de Sobral Marco Antônio Barroso Prado (Marco Prado-PSDB) não teve e mesma sorte e teve seu mandato de vereador cassado; decisão cabe recurso.

Escrito por Edilson Angelo

quarta-feira, 24 de março de 2010

SOBRAL SEDIA OFICINA SOBRE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO


A Comissão Executiva Gestora de Planejamento em Saneamento Básico (CEGPSB),promove nos dias 25 deste mês, no município de Sobral, mais uma "Oficina de Sensibilização e Capacitação dos Gestores Públicos Municipais".

A comissão é composta por representantes da Coordenação Regional da Funasa no Ceará (Core-CE), Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará (Arce), Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) e Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece),

Esta será a sétima realizada pela comissão. O objetivo das oficinas é auxiliar o estado na definição da política de saneamento, sensibilizando os gestores municipais sobre a importância da Lei de Saneamento (Lei Federal Nº11.445/07) e, consequentemente da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

Para a oficina em Sobral, foram convidados secretários e gestores dos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Freicherinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Massapé, Meruoca, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca, Varjota e do município anfitrião.

Serviço

Oficina de Sensibilização e Capacitação dos Gestores Públicos Municipais – Sobral

Data: 24 e 25/03/2010
Hora: a partir das 8h30
Local: Auditório da Prefeitura de Sobral – Rua Viriato de Medeiros, 1250. Centro

Fonte: Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)

PARAZINHO-GRANJA "DISTRITO PEDE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA"

O pedido de emancipação foi feito por lideranças locais

Vereadores, comerciantes e lideranças comunitárias do distrito de Parazinho, em Granja, apresentaram na tarde desta terça-feira (23/03), à Assembleia Legislativa, o pedido de emancipação da localidade. O vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), recebeu o grupo e afirmou que o distrito de Parazinho reúne condições de se tornar município.

Gony ressaltou que é eleitor de Parazinho e lembrou que a emancipação é uma reivindicação antiga. Ele destacou que a construção da estrada que ligará Granja a Viçosa do Ceará trará desenvolvimento ao novo município. O deputado também apresentou um requerimento de emancipação de Parazinho, ao qual será acrescido o projeto da comunidade.

O presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Propostas e Emancipação de Novos Municípios da Assembleia, Luiz Carlos Mourão, fez uma exposição dos critérios para a criação de municípios e como é feita a análise dos dados. "Em uma primeira análise, Parazinho contempla todas as condições para a emancipação", disse Mourão.

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) defendeu a proposta e lembrou que, apesar de ser um distrito de características agrícola, Parazinho tem outras alternativas de renda, como o turismo religioso, que gera um grande fluxo de visitantes. "A criação do novo município vai impulsionar o desenvolvimento da Região", afirmou Sérgio.

Conforme as lideranças comunitárias, Parazinho possui cerca de 8.300 habitantes e tem como pontos fortes da economia a produção de castanha e cera de carnaúba, além do turismo, que tem como atrativos as praias e a Festa de Nossa Senhora do Livramento.
CV/JU


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

SOBRE O ASFALTAMENTO DA CE-241 TRECHO ALCÂNTARAS-COREAÚ


Técnicos realizam medições nas casas localizadas próximas a CE-241 na saída de Alcântaras para Coreaú no bairro do Junco. Apenas 17 Km separam as duas cidades

Por conta da ampliação e do asfaltamento que será realizado entre as cidades de Alcântaras e Coreaú os moradores que possuem suas casas próximas à estrada terão que sair delas, pois serão demolidas, já que a via irá sofrer uma expansão. Isso é o que dizem os técnicos que estavam fazendo vistoria na última segunda -feira, 23, e o prazo para que os moradores saem de suas residência é de apenas um mês.

Alguns moradores não gostaram da informação alegando que a indenização que o governo costuma dar diante desses casos é inferior ao valor do imóvel.
As casas que estão certas de serem demolidas em Alcântaras, que o Portal Jovem tem conhecimento, são as próximas ao Posto de Combustível.

O asfaltamento da estrada que liga as cidades de Alcântaras a Coreaú, é uma novela que se arrasta há anos. A importante via que liga a Serra da Meruoca ao Vale do Coreaú é rota de escoamento de Mercadorias entre as duas cidades.

"Ainda não temos informações sobre a licitação para as obras de asfaltamento e mesmo assim alguns moradores são informados de que terão de sair de suas casas".


Fotos: Edilson Angelo, algumas informações são de Douglas Alcântara (PJ)

terça-feira, 23 de março de 2010

POUCAS CHUVAS CAUSAM PREJUÍZOS NA AGRICULTURA DE ALCÂNTARAS


A temperatura baixou, as chuvas voltaram, mas o estrago já estava feito. Antes, a pouca chuva trouxe muito calor para a população, e em geral prejuízo aos agricultores.

Apesar das recentes chuvas que caíram após o dia 19 de Março, os agricultores de Alcântaras vêem as lavouras sumirem. O pouco de que caiu não foi o suficiente para recuperar o perdido e a terra ainda continua seca no seu interior.

Em algumas regiões do município, o milho não vai dá nem a palha, folhas enroladas e em muitos casos estão secas antes mesmo de crescerem. O feijão muitos resistiram e vai dá para tirar alguma coisa, mas o que foi plantado uma senama antes do verânico simplesmente desapareceu.

A perca do milho vai ser total, comenta um agricultor do sítio prata, que fica a 3 km a Oeste da cidade de Alcântaras. "Quando chega na sua época o milho começa a pendoar, não espera; e ainda estão muito pequeno".comenta.

Outro problema vivido pelos agricultores, é que a maioria não acreditam que ainda há tempo para plantar novamente, as poucas chuvas ainda são muito fracas e inconstantes. O clima da serra ajuda bastante, mas o principal, a água, ainda falta.

Escrito por Edilson Angelo

O CAMPEONATO CEARENSE É COMO O DITADO POPULAR


E como as "águas só correm para o mar", assim é sempre o resultado final do campeonato cearense de futebol.

Enquanto os times do interior se desestruturam, os grandes times da capital caminham para se encontrarem no final do campeonato. Assim é o Guarany de Sobral que poderá perder um de seus principais jogadores, no caso meia Clodoaldo. A situação ainda está sendo contornada pelos dirigentes e apoiadores do clube.

Pior ainda aconteceu com o time do Crato, o clube caririense mesmo enquanto liderava o 2º turno do campeonato cearense, perdeu três de seus importantes jogadores e artilheiros do time; Djalma, Careca e Pedro Neto, o destino deles, o "Tiradentes", time que disputa a segunda divisão do cearense; a chamada segundinha.

Enquanto isso, logo após o Ceará começa a liderar o 2º turno, já começa a contratar mais jogadores, enquanto o Fortaleza que foi campeão do 1º turno, fica só na espera para a decisão final do campeonato.

"E a final que mais agrada e FCF e principalmente a imprensa da capital Fortaleza"

Escrito por Edilson Angelo

VEREADOR DE SOBRAL, MARCO PRADO É CASSADO

A sentença foi confirmada por cinco votos contra um. A decisão ainda cabe recurso.

O mandato do vereador de Sobral, Marco Antônio Barroso Prado (PSDB) foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Na sessão de segunda-feira (22) por cinco votos contra um. A decisão do TRE confirma a sentença do juíz da 24ª zona eleitoral que cassou o diploma do vereador e aplicou multa no valor de 30 mil UFIR.

Marco Prado é acusado de compra de voto em Ação de Investigação Judicial Eleitoral interposta pelo Ministério Público. A decisão do TRE será comunicada ao Juíz da 24ª zona eleitoral para determinar à Câmara Municipal o afastamento do vereador punido e empossar o suplente. Dessa decisão cabe recurso.

Fontes: Armando Costa (Sobral de Prima)

segunda-feira, 22 de março de 2010

86.963 MIL BENEFÍCIOS DO BOLSA FAMÍLIA SÃO CANCELADOS NO PAÍS


No Estado do Ceará foram 6320 benefícios cancelados nos 184 municípios. As famílias ainda poderão recorrer e para isso devem procurar as prefeituras o mais breve possível.

Na terceira etapa consecutiva de cancelamentos neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) retirou do Programa Bolsa Família 86.963 famílias que não informavam a escola de seus filhos no Cadastro Único. A falta de dados sobre as unidades de ensino impedia que o Governo Federal monitorasse a freqüência escolar de beneficiários com idades entre seis e 17 anos, uma exigência do programa. Desde julho de 2009, o MDS vem trabalhando junto aos Municípios, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para localizar as escolas desses alunos. À época eram 510.830 famílias nessa situação.

Repasse - O pagamento do Bolsa Família ocorre entre 18 e 31 de março, nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal em todo o País. São transferidos R$ 1,1 bilhão por mês a cerca de 12,4 milhões de famílias. Os benefícios variam de R$ 22,00 a R$ 200,00 de acordo com o perfil econômico e o número de integrantes da família. O critério para ser atendido pelo programa é renda mensal per capita de até R$ 140,00.

Outros Cancelamentos em 2010

Janeiro: 23,5 mil benefícios por baixa freqüência

Fevereiro: 709,9 mil benefícios por falta de atualização cadastral

Março: 86,9 mil benefícios por falta de informação sobre a escola dos filhos

Fonte: MDS

EM ALCÂNTARAS UM JOVEM FOI ENCONTRADO NO CAMPO DE FUTEBOL COM SINAIS DE ESPANCAMENTO

Além de espancado, o jovem teve parte de sua língua cortada. A notícia foi recebida por espanto por parte dos moradores da cidade.

Foi ao amanhecer de sábado (20/03), que o jovem Paulo Viana foi encontrado caído no campo municipal, pelas pessoas que faziam cooper naquele local.

A vítima apresentava sinais de espancamento e inconsciência e foi conduzido ao Hospital Municipal, em seguida à Santa Casa de Sobral.

Foi constato que além das lesões vistas em seu corpo, o mesmo estava com uma perna quebrada, e tinha parte de sua língua cortada, além de várias outras escoriações.

Não se sabe quem praticou tal atrocidade, e a própria vítima não sabe dizer quem seria(m) o(s) agressor(es).

Foto: Edilson Angelo, as informações são do Blog Alcântaras

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores