sexta-feira, 11 de outubro de 2013

DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS: "POLÍCIA FEDERAL DESCOBRE FRAUDES EM 42 MUNICÍPIOS CEARENSES"

As cidades de Assaré e Juazeiro do Norte, os ´federais´ apreenderam documentos em vários escritórios contábeis. A papelada foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Juazeiro do Norte. Os peritos da PF e os inspetores da Controladoria Geral da União (CGU) farão análises e o resultado será enviado ao Ministério Público Federal. Foto: Divulgação

Juazeiro do Norte. O Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF) deflagraram, ontem, nas cidades de Juazeiro e Assaré, uma operação de combate a fraudes em licitações para a execução de obras públicas que se estendem por 42 municípios cearenses e que, desde 2012, conforme as autoridades, teriam desviado cerca de R$ 40 milhões de prefeituras.

A ação conjunta dos dois órgãos federais resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais de empresários e contadores, neste Município (493Km da Capital).

Intitulada de ´Pa-Dub-Dar´ (nome que teria dado origem a expressão Contabilidade), a operação visou desarticular o amplo esquema de fraudes em processos licitatórios, realizados no período de janeiro do ano passado a março último.

Desvios

As fraudes, conforme o MPF, vinham sendo monitoradas desde o começo do ano e resultaram no desvio de recursos da União destinados para realização de obras e projetos nos municípios.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos, arquivos e computadores. Na residência de um dos investigados, os agentes federais encontraram, no porta malas de um veículo, grande quantidade de documentos referentes à processos licitatórios.

"O esquema contava com a participação de 11 empresários que vinham realizando uma espécie de rodízio para que os processos licitatórios fossem ganhos", informou o procurador da República Rafael Rayol.

Ele explica que, a maioria dos certames era referente a obras de engenharia. "Eles (os suspeitos) escolhiam o processo onde a quadrilha agiria e, através de um acerto prévio, definiam o vencedor através das propostas apresentadas", explicou Rafael Rayol. O MPF chegou a pedir a prisão preventiva de três empresários supostamente envolvidos no esquema criminoso. Os pedidos, no entanto, não foram acatados pela Justiça. Conforme o procurador, o MPF já recorreu da decisão à instância superior.

"Entendemos que a liberdade de alguns dos envolvidos pode gerar certo prejuízo às investigações", ressaltou.

Controladoria

As investigações apontaram a participação de contadores que auxiliavam os empresários no cometimento das fraudes durante os certames. O trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal e pela PF também contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

As autoridades não revelaram os nomes dos contadores, empresários e gestores públicos que estão sendo alvo das investigações. Já o material apreendido durante o cumprimento dos mandados judiciais foi encaminhado à PF e passará por uma série de perícias técnicas.

Em computadores e papeis a PF e o MPF tentam encontrar provas materiais dos golpes.

Roberto Crispim (Diário do Nordeste)

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO SOBRAL CRIANÇA PARA OS DIAS 11, 12, 13!

Programação de sexta-feira, sábado e domingo, 11, 12 e 13 de o outubro:

11/10 Sexta-feira

Atividades circenses, contação de histórias, espetáculos teatrais, pintura no rosto, escultura em balão e gincanas
Horário: 16h30min 
Local: CRAS Irmã Oswalda (Rua Augusto dos Anjos 333, bairro Alto da Brasília)

Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC 2013: Espetáculo “Confia em Mim” – Cia. Residência Artística (Fortaleza/CE)
Horários: 8h e 14h
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito                                                     

Brincando com as Palavras – Sequência Didática
Horários: 8h e 14h
Local: Brinquedoteca

Mostra de Cinema Infantil do Ceará: Estrela Criança
Horário: 8h e 14h
Local: Casa da Cultura e Brinquedoteca

Atividades Recreativas
Horário: 9h 
Local: Distrito de Taperuaba

Oficina de desenho, corte, colagem e   pintura no rosto 
Horário: 9h e 14h
Local: Espaço Cultural Manoel Mendes Correa – Distrito de Aracatiaçu
Acesso: Gratuito

Esporte Itinerante
Horário: 17h
Local: Bairro Alto do Cristo

A Praça da Criança
Horário: 17h
Local: Praça José Maria Felix – Distrito de Jaibaras

12/10 Sábado

Praça da Criança: Contação de história, arte circense, brinquedos infláveis, palhaços, oficina de pintura, corte colagem, pipoca, algodão doce, torneio de skate, tênis de mesa, futebol de travinha, brincadeiras populares, origami, desenho, confecção de brinquedos, cantinho eletrônico, pintura no rosto, construção de brinquedos e espetáculos teatrais.
Horário: 17h
Local: Praça João Dias/Parque da Cidade
Acesso: Gratuito

13/10 Domingo

Festival de Teatro Infantil do Ceará – TIC 2013: Espetáculo “Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos” - Grupo Cena Educativa (Fortaleza/CE)
Horários: 8h e 14h
Local: Theatro São João
Acesso: Gratuito  

Informações da Secretaria de Cultura de Sobral

EDITAL - ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES E FRUTICULTORES DE ALCÂNTARAS-CE - ASAFA

ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES E FRUTICULTORES DE ALCÂNTARAS-CE - ASAFA  ATRAVÉS DE SUA DIRETORIA BAIXA O PRESENTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


A Associação dos Apicultores e Fruticultores de Alcântaras/Ce - ASAFA, Através de sua diretoria, representado por seu presidente, nos termos do estatuto da entidade convoca todos os filiados para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que realizar-se-á no dia 12 de Outubro de 2013 na Escola Municipal João Caetano Freire, situado no sitio Espirito Santo,  Alcântaras/Ce em primeira convocação para as 14:00hs com 50% mais 01 (cinquenta por cento mais um) dos associados ou segunda convocação para 14:30hs com qualquer número de Presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta:


  • Escolha dos delegados para compor o COMLUTA.
  • Apreciação do projeto de implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutas. (Financiada pela PETROBRAS, em parceria com o Instituto Carnaúba).
  • Outros assuntos de interesses dos filiados.



Alcântaras, 09 de Outubro de 2013


_____________________________
Vicente de Paulo Batista Lucio
Presidente

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM ALCÂNTARAS TERMINA DIA 25 DE OUTUBRO

Após este dia, eleitores terão novamente que se deslocar à cidade de Sobral. O Anuncio foi feito pela coordenação do TRE local.

O processo de recadastramento biométrico está ocorrendo em Alcântaras. Ainda na Zona Norte do estado, os municípios de Sobral e Forquilha passam pelo mesmo processo que tem data para chegar ao fim. 

Segundo mensagem publicada pela coordenação do TRE que está atuando no município, o prazo final para os eleitores do município de Alcântaras realizarem o processo de atualização do título eleitoral neste município deve seguir somente até o dia 25 de outubro. Posterior a esta data, os eleitores que ainda não tiverem regularizado sua situação deverão dirigir-se ao cartório eleitoral de Sobral.

Em Alcântaras, até o momento teriam participado da revisão biométrica 51,04% dos 8.958 votantes esperados, o que em números representaria cerca de 4.572 eleitores, estando outros 4,18% em fase de processamento.

Os três municípios; Alcântaras, Sobral e Forquilha, fazem parte da 24ª Zona Eleitoral com sede na cidade de Sobral, e que possui ainda a 121ª Zona Eleitoral no município.

Reeditado por Visão Norte
Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

DETENTO FAZ MÁSCARA DE SABONETE COM ROSTO DE AGENTE PENITENCIÁRIO NA PARAÍBA

Máscara feita com restos de sabonete foi encontrada dentro da Penitenciária Padrão de Santa Rita.Polícia desconfia de estratégia de fuga, mas detento diz que é homenagem. Seap vai investigar o caso, mas quer estimular preso a continuar na arte. (Foto: Walber Virgolino/Seap)

Uma máscara feita com restos de sabonete foi encontrada na terça-feira (8), dentro de uma cela na Penitenciária Padrão de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A máscara tem a fisionomia de um agente penitenciário que trabalha no local. O secretário de Administração Penitenciária do Estado, Wallber Virgolino, disse que a máscara foi encontrada após investigação do serviço de inteligência. 

“Ficamos sabendo que os presos estavam fazendo máscaras para fugir, mas o apenado nos informou que é artista plástico e que o material fabricado foi apenas uma forma de homenagear o agente”, explicou.

Ele disse também que será aberta uma sindicância, mas que o apenado vai fazer trabalhos artesanais, devido a sua habilidade. “A máscara é bem semelhante às feições do servidor. Vou comprar mais sabonete para que ele possa continuar fazendo o trabalho artesanal, o que faz parte da ressocialização”, reforçou. O preso está cumprindo pena por roubo há cerca de dois anos, segundo o secretário. A máscara foi levada para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para análise dos peritos.

Valéria Sinésio (Do G1 PB)

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

HEMOCE REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO E COLETA DE SANGUE NO HOSPITAL MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Campanha de Doação de Sangue está sendo realizada no Hospital de Alcântaras. Foto: Arquivo

Uma equipe composta por nove profissionais do HEMOCE de Sobral está neste dia 09 de outubro no Hospital Antônio Rocha Freire coletando sangue de doadores. 

Para cada doação feita, será salvo quatro pessoas. Além de prestar Solidariedade, qualquer pessoa, acima de 50 quilos, estiver bem de Saúde, portando documento com foto e idade mínima e máxima exigida, poderá participar da campanha como doador. As informações foram repassadas pela profissional Valéria do Hemoce aos Radialistas Miguel Gonçalo e Carlos Andrade na manhã de hoje com entrevista durante a programação da Rádio Bela Vista FM. Na oportunidade, até às 11:00 da manhã, mais de 40 pessoas já tinham se disponibilizado a doar sangue, e portanto aderido a campanha.

Traremos ainda hoje mais informações sobre esta campanha, e sobre o trabalho do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce aqui em Alcântaras.



OPERADORA DE CELULAR 'OI' ESTÁ 'FORA DE ÁREA' NAS CIDADES DE ALCÂNTARAS, COREAÚ E MORAÚJO

Foto: arquivo, instalação da torre no Bairro Bela Vista

Já entrou para o terceiro dia que a operadora de telefonia móvel 'Oi' está fora do Ar na cidade de Alcântaras.

Portando, você que tentou contado a cidade de Alcântaras através desta operadora, a OI está fora de operação há dias. Ainda segundo informações do Radialista Miguel Gonçalo Bela Vista FM, o mesmo ocorre nas cidade de Coreaú e Moraújo.

Já o operadora, nenhuma NOTA que explique o problema para a população.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONCURSO DO SAAE DE SOBRAL: SAIBA ONDE É SEU LOCAL DE PROVA

A Associação Cearense de Estudos e Pesquisas, empresa responsável pela aplicação das provas para o concurso do SAAE de Sobral, que acontece no próximo domingo, dia 13 de outubro, disponibilizou em seu site os locais onde serão aplicadas as provas.

Clique AQUI, e tenha a mão o número de inscrição no concurso, o número de sua cédula de identidade ou o número do CPF. Para emissão do Documento de Confirmação de Inscrição e Consulta aos Locais de Prova, você deve entrar com pelo menos duas das informações solicitadas.

DETALHE
Para este concurso, foram escritas 4.385 pessoas para um total de 80 vagas.

EMERGÊNCIAS DO ‘HRN’ E ‘HRC’ JÁ SUPERAM 120 MIL ATENDIMENTOS

Com menos de cinco meses de funcionamento, a emergência do Hospital Regional Norte (HRN) já se aproxima da média diárias de atendimentos do mesmo serviço no Hospital Regional do Cariri (HRC). Em 2013, até 30 de setembro, foram feitos 39.913 atendimentos de emergência no HRC, em Juazeiro do Norte, e 14.538 atendimentos no HRN, em Sobral, a partir de 20 de maio, totalizando 54.451 atendimentos de emergência nos dois hospitais regionais.

No HRC, a emergência funciona desde o dia 23 de agosto de 2011. No primeiro ano de funcionamento, o serviço realizou 16.272 atendimentos, passando a 53.380 em 2012 e os 39.913 até setembro deste ano, totalizando 109.565 atendimentos de emergência.

Construído em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri assiste a população dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, que contempla as regiões de saúde de Juazeiro, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó. O HRC, inaugurado em abril de 2011, foi o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará. Com 27.126,47 metros quadrados, o HRC tem 294 leitos, sendo 174 leitos nas enfermarias, 49 leitos na emergência, 28 no hospital-dia, 20 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, distribuídos em seis pavimentos. Fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo que liga Juazeiro aos municípios de Crato e Barbalha.

No ano, a média de atendimentos no Hospital Regional do Cariri é de 146,2 pacientes, enquanto que o HRN realizou, em setembro, uma média diária de 143,2 atendimentos. Por dia, são quase 300 pacientes que têm assegurado atendimento de emergência no Cariri e na região Norte do Estado. Os dois hospitais são os primeiros da rede pública estadual construídos no interior. O governo do Estado está construindo o terceiro hospital regional. Fica em Quixeramobim e vai atender a população do Sertão Central.

O HRN é o maior hospital do interior da região Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados de área construída, 382 leitos e capacidade para realizar até 1.300 internações por mês. A emergência começou a funcionar em maio. Construído pelo Governo do Estado,em Sobral, para atender o total de 1,6 milhão de habitantes dos 55 municípios da macrorregião de saúde da região Norte do Ceará, o HRN abriu as portas no dia 28 de fevereiro deste ano, com o agendamento de exames especializados. Como hospital de média e alta complexidade, o HRN recebe pacientes encaminhados e regulados dos 55 municípios. A estrutura de assistência é ampla com atendimento em diferentes especialidades, entre elas cirurgia geral, pediatria e radiologia. Fica na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco, em Sobral.

Assessoria de Comunicação da Sesa


OBRA PÚBLICA EM ALCÂNTARAS: REVITALIZAÇÃO DE PRAÇA GREGÓRIO CUNHA SEGUE EM RITMO ACELERADO

A revitalização de um dos espaços públicos mais importantes de Alcântaras, no Ceará, segue em ritmo acelerado.

A Praça Gregório Cunha, que há cerca de 60 dias começou a receber os trabalhos de reforma e revitalização, deve ser entregue a população alcantarense, muito em breve. Para isso a Padrão Construtora, responsável pela execução da obra, tem trabalhado corriqueiramente no local que se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. A praça que começou a ganhar novo piso, nova iluminação, teve também antigas árvores retiradas para dar local a outras. No mesmo local, ainda serão instalados playground e possivelmente construídos quiosques, além de ser realizado a reforma de seus dois chafarizes públicos. A inauguração da obra ainda não tem data marcada, mas pode rá acontecer na semana do município.

A obra de revitalização da praça do bairro Bela Vista está orçada em R$195.216.68 e foi financiada pelo Ministério do Turismo.

Francisco Freire (Portal Jovem)

A POLÍTICA HABITACIONAL NA CIDADE DE ALCÂNTARAS

Está cada vez mais complicado adquirir uma lote residencial urbano na cidade de Alcântaras.

Terrenos caríssimos, se formos comparar com o salário mínimo de R$ 678,00 reais e principalmente, com as condições financeiras dos moradores, e o pior; sem infra-estrutura, água, esgoto, iluminação e pavimentação. E como o poder público (Prefeitura) não tem nenhuma obrigação, pois ela não vendeu e nem doou terrenos, resta os atuais donos dos lotes, ou seja, os futuros moradores se organizarem e proporcionar o que seria na teoria de direito, como um grupo de proprietários que se uniram e o fizeram por conta própria no final da Rua Antônio Caetano, em pleno Centro da cidade. Aí sim, proporcionar, organizar, ampliar o acesso, instruir o acesso a esse direito, o poder público deveria fazer algo, falta política habitacional, alternativas. 

Alternativas

Há inúmeros lotes urbanos sendo vendidos desta maneira em Alcântaras. Em contrapartida, para diminuir o 'calvário' muitos são os que procuram alternativas e investem em áreas próximas da cidade, sítios Pau Ferrado, espírito Santo, Maracajá, além do Sítio Caldeirão, que apesar de parte de suas áreas possuir características rurais, mas legalmente ficam dentro do perímetro urbano. Em área rural, pelo menos a luz elétrica é mais fácil, e por essas localidades serem próxima da cidade, tem atraído não só moradores da zona urbana, mas também de comunidades rurais mais distantes.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

UVA ABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2014.1

A partir desta segunda-feira (07) a Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Norte do Estado, recebe inscrições para o processo seletivo 2014.1. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de outubro, exclusivamente via Internet, através do endereço eletrônico: http://vestibular.uvanet.br. Será cobrada uma taxa de R$ 100,00, paga através de boleto bancário, que deverá ser impresso após o preenchimento da ficha requerimento de inscrição on-line.

O Vestibular destina-se ao preenchimento de 915 vagas nos Cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Tecnologia em Construção de Edifícios e Zootecnia.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário. O desconto ou isenção da taxa deve ser solicitado no período de 7 a 11 de outubro, das 08 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas, na CEPS, no campus Cidão, em Sobral. A solicitação deverá ser feita por meio de requerimento, adquirido no endereço eletrônico http://vestibular.uvanet.br e acompanhado da documentação comprobatória.

O cartão de informação, documento indispensável para o acesso do candidato ao local de realização das provas, também será disponibilizado no endereço eletrônico da UVA, a partir do dia 25 de novembro.

As provas do Vestibular 2014.1 da UVA serão aplicadas no domingo, dia 1 de dezembro, em local a ser indicado no cartão de informação, nos seguintes horários: das 08 horas às 12 horas, Prova de Conhecimentos Gerais; das 14 horas às 17 horas, Conhecimentos Específicos e Prova de Redação. Os candidatos deverão apresentar original do documento oficial de identidade e o cartão de informação.

Resultado

O resultado será divulgado no dia 3 de janeiro de 2014, às 17 horas, na sede da CEPS e através do site http://www.uvanet.br. A matrícula dos candidatos classificados será nos dias 13 e 14 de janeiro, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, nos horários de 08 horas às 12 horas e de 14 horas às 18 horas.

A divulgação do número de vagas remanescentes será no dia 15 de janeiro, às 10h, na PROGRAD e no endereço eletrônico da UVA. A chamada dos classificáveis, se restarem vagas, será no dia 16 de janeiro, para todos os cursos, também na PROGRAD, às 8h. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário determinado.

Para a matrícula serão exigidos os seguintes documentos, acompanhados dos respectivos originais: uma fotocópia da Carteira de Identidade; uma fotocópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio; uma fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral; uma fotocópia do Certificado Militar (para homens).

Serviço:

Comissão Executiva do Processo Seletivo – CEPS
Av. Dr. Guarany, 317 – Campus CIDAO, Derby, Sobral-CE
Fone/fax: (88) 3677-4210 – site: www.uvanet.br

Assessoria de Comunicação da UVA

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores