sábado, 19 de julho de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL REALIZA REUNIÃO DE TRABALHO NESTA SEGUNDA-FEIRA

Nesta segunda-feira (21), o Ministério Público Eleitoral vai realizar uma reunião para tratar de questões relacionadas ao pleito deste ano. O encontro é organizado pelo Centro de Apoio Operacional Eleitoral do MP Estadual (Caopel), pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e pelo Grupo de Atuação da Procuradoria Eleitoral (Gapel). 

O evento ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), devendo se estender por todo o dia. A abertura contará com a presença do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado. 

Por se tratar de uma reunião de trabalho, a imprensa não poderá ter acesso, mas os promotores de Justiça estarão à disposição para falar com os jornalistas antes do evento. Segundo o coordenador do Caopel, Raimundo Nogueira Filho, foram convocados todos os 123 promotores eleitorais. Desse total, 13 atuam na Capital e 110 em comarcas do Interior. 

Fonte: Ascom MP/CE

PREPARE-SE, JÁ É NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA: O "XVIII FESTIVAL DE QUADRILHAS DE ALCÂNTARAS"

Dia 24 - Brasas do Forró e Forró de Ouro
Dia 25 - Forró de Salto e Xote da Resenha
Dia 26 - Forró Misturado, Matheus Fernandes e Doré do Acordeon

sexta-feira, 18 de julho de 2014

DENGUE ATINGE 69% DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Imagem: Web, divulgação
Um total de 7.706 casos de dengue foi confirmado no Estado. Mil casos a mais em uma semana.

Em 2014, foram registrados 24.594 casos suspeitos de dengue no Ceará até esta sexta, 18, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Em comparação ao ano de 2013, houve redução de 42% dos casos no Estado para o mesmo período. Dos casos notificados em 2014, foram confirmados 7.706 em 21 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em 127 municípios. Ou seja, a dengue atingiu a 69% das cidades e fez mil e uma novas vítimas da doença. No último boletim epidemiológico expedido pela Sesa na semana passada, haviam sido confirmados 6.705 casos da doença.

Dos casos constatados como dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 22,1% do total. Foram notificados 243 casos graves, com 49 mortes. Destes, foram confirmados 191 casos e 19 óbitos. Detectou-se desta maneira um aumento de 13% dos casos graves confirmados comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 56% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os municípios, destacam-se Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Campo Sales, Icó, Jaguaribara, Lavras da Mangabeira, Nova Olinda, Pereiro, Parambu, Santana do Cariri, Tauá e Umari com incidência acima de 300 por 100.000 habitantes.

Matéria completa no O Povo Online

(ESPORTE E LAZER) ZONA RURAL DE ALCÂNTARAS RECEBERÁ QUADRAS COBERTAS

Comunidades de sítio Belém e Espírito Santo serão beneficiadas 
A Prefeitura Municipal de Alcântaras por meio da Secretaria do Desenvolvimento, infraestrutura e obras (SEINFRA) em breve estará iniciando a construção de novas quadras cobertas na zona rural do município. 

As obras financiadas com recursos do Governo Federal, FNDE, PAC2, Ministério da Educação e Governo Municipal irão beneficiar as comunidades do Sitio Espirito Santo e Sitio Belém. Os espaços, além de lazer, esporte também deverão ser palcos de grandes eventos regionais dentro do município como as tradicionais apresentações juninas que há mais de uma década ocorrem em ambas as localidades. Para esta duas obras serão investidos mais de R$ 900 mil devendo as quadras serem entregue até o final de 2014. 

Assessoria de Comunicação da PMA

No caso da comunidade do Espírito Santo, devido confrontar com o perímetro urbano, será também mais uma opção para os desportistas da cidade.

SISUTEC ABRE INSCRIÇÕES SEGUNDA-FEIRA COM NÚMERO DE VAGAS 20% MAIOR

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas.

As inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) próximas na página do Sisutec.

O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluido o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec).

"O país necessita não só da formação de profissionais do ensino superior, mas também do nível técnico, que é tão importante quanto o superior em várias áreas do país", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, a intenção é formar mão de obra qualificada para atuar em diversas áreas do mercado.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10% e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

A maior parte das vagas, 247.888, é ofertada por instituições particulares. Depois, vêm estabelecimentos ligados ao Sistema S, formado pelo Sesi, Senai e Senac, com 30.996 oportunidades. As instituições públicas – institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais – têm o menor número, 10.457. Apesar disso, Paim entende que há um incentivo para que as instituições públicas ofereçam também cursos técnicos em áreas semelhantes às existentes nos cursos, aproveitando a mesma estrutura. 

Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. Nas instituições federais, será seguida a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), pela qual 50% das vagas destinadas às escolas públicas têm de ser preenchidas por candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e negros e indígenas têm  reserva de vaga.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as  matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

Em seguida, as vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.

Da Agência Brasil

2ª FASE DO VESTIBULAR DA UECE ACONTECE NO DOMINGO (21) E NA SEGUNDA (22)

Foto: Arquivo DN
As provas serão aplicadas a partir das 9h até às 13h; candidatos devem chegar no mínimo com uma hora de antecedência.

Um total de 4.414 concorrentes deve disputar 1.639 vagas em cursos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) na segunda fase do vestibular 2014.2, que acontece no próximo domingo (21) e segunda-feira (22). As provas serão aplicadas a partir das 9h até às 13h.

Nesta segunda etapa, os estudantes responderão 60 perguntas de múltipla escolha de três áreas, além de uma redação. As provas acontecem no Campus do Itaperí e no Centro de Humanidades, ambos na Capital, além das unidades da Uece localizadas nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Iguatu e Itapipoca.

Os cartões contendo informações como endereço e sala onde o exame será aplicado estão disponíveis na página eletrônica da universidade. www.uece.br no link vestibular/concursos.

A Comissão Executiva do Vestibular (CEV) lembra que os candidatos devem chegar no mínimo com uma hora de antecedência ao local onde fará a prova. É permitido somente caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta ou azul, além de documento original com foto. A CEV recomenda também que o candidato não leve o telefone celular.

Do Diário do Nordeste Online

(SECA EM ALCÂNTARAS) 3.500 PESSOAS RECEBEM ÁGUA DO PIPA

Imagem: Divulgação Web, apenas ilustração
32 comunidades rurais estão no plano de trabalho da COMDEC.

A longa estiagem que castiga o município de Alcântaras, começa a alcançar níveis preocupantes devido a escassez de água e o aumento gradativo de moradores abastecidos por fontes alternativas.

Segundo os dados mais recentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Alcântaras (COMDEC) cerca de 3.500 pessoas estão sendo atendidas no município por meio da Operação Pipa do Governo do Estado, o número equivale 32,5% da população alcantarense com base no último censo do IBGE. A COMDEC que esteve reunida com autoridades do Legislativo e Executivo municipal  informou  aumento de comunidade rurais a serem abastecidas, que deve saltar de 32 para cerca de 38 neste mês, outra preocupação refere-se ao desperdício de água por parte dos consumidores e o atendimento de demandas de postos de saúde, escolas e outros locais abastecidos por conta da Prefeitura Municipal. 

Em todo o município a falta de água tem sido acompanhado de perto e devido a chegada do verão e as poucas chuvas da quadra chuvosa a Cagece deverá suspender o abastecimento de regiões adjacentes como é o caso do Sitio Espírito Santo.

Post. Francisco Freire (Do Portal Jovem)

(MERUOCA) OPORTUNIDADE DE EMPREGO

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (17) centenas de jovens se aglomeravam no Centro de Feiras e Eventos de Meruoca para participarem de uma triagem feita pelo SINE-IDT para trabalharem na fábrica de calçados GRENDENE. 

Segundo a Sra. Fátima Barbalho (SINE), essa triagem é feita com pessoas que nunca trabalharam na fábrica GRENDENE além de alguns informes do Sine-IDT." temos a compreensão das pessoas que estão sendo encaminhadas do município de Meruoca por ser perto de Sobral estão tendo uma absorção muito grande." Para Auricelio Delfino da Sala do Empreendedor do município foi surpreende o numero de pessoas que se apresentaram para fazer essa triagem para trabalharem na empresa Grendene.

 Infelizmente o Sine-IDT só atenderá Homens (50), e Mulheres (50) com possibilidade de atender mais em outra oportunidade. "É importante que as pessoas estão aproveitando a oportunidade do primeiro emprego, pois muitos jovens estão terminando o ensino médio, nada melhor do que uma oportunidade de emprego"-Ressaltou Auricélio Delfino
Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da  Notícia)

quinta-feira, 17 de julho de 2014

TREMOR DE TERRA VOLTA A SER REGISTRADO EM ALCÂNTARAS

Evento aconteceu às 20:49 desta quarta-feira, 16 de julho.

Depois de quase oito meses sem registrar eventos sismológicos mais significantes, a cidade de Alcântaras , zona norte do Ceará, voltou a tremer na noite desta última quarta-feira,16 de julho. O evento ocorrido por volta das 20:49 no horário local pegou a população de surpresa devido o último tremor sentido ter ocorrido em 25 novembro de 2013.

Apesar de ainda não haver  sido divulgado registros preliminares sobre a intensidade e zona epicentral do evento, moradores locais acreditam que o mesmo deve ter apresentado cerca de 2.1 graus e ter epicentro situado na falha do Riacho Fundo, na divisa entre Alcântaras e Sobral. No último evento, segundo a UFRN a=o epicentro localizou-se entre a Serra da Meruoca e Serra do Rosário e foi registrado as 10:06 no horário local.

Post. Francisco Freire (Do Portal Jovem)

DEPUTADO ZEZINHO ALBUQUERQUE DESTACA CAMPANHAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM BALANÇO DO SEMESTRE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), fez um balanço das atividades da Casa do primeiro semestre de 2014, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (17/07).

O deputado ressaltou que a atuação ultrapassou as atribuições do Parlamento, desenvolvendo campanhas sobre temas de fundamental importância para o Estado e a população. Ele citou a campanha pela Refinaria Premium do Ceará e reafirmou seu compromisso com a luta pela implantação do empreendimento. “A Refinaria Premium será o motor do desenvolvimento do Ceará”, afirmou.

Outra campanha destacada por Zezinho Albuquerque foi a ‘Ceará Sem Drogas’, que realizou encontros em quatro municípios, com palestras do ex-jogador Walter Casagrande e do jornalista Caco Barcellos. O parlamentar citou o concurso de redação sobre o tema, focado em estudantes de escolas públicas, que registrou 41 mil trabalhos inscritos.

O presidente da Casa apresentou os números relativos às atividades legislativas. Segundo ele, foram 967 pronunciamentos e 365 projetos, com deliberação sobre 241 deles. As Comissões Técnicas realizaram 79 reuniões ordinárias, 117 extraordinárias, 68 audiências públicas, oito seminários e 15 reuniões externas, 509 estudos técnicos. O parlamentar enfatizou ainda a aprovação do projeto de lei complementar que criou o Fundo Estadual de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas, destinado à execução das atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

As ações de órgãos da Casa também foram destacadas pelo parlamentar. O Procon Assembleia recebeu 2.473 demandas e promoveu 3.256 audiências; a Casa do Cidadão atendeu 14.182 demandas por documentos; Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) beneficiou com seus cursos 18.144 estudantes e 763 servidores; a Coordenação de Informática digitalizou 5 milhões de documentos históricos; o Departamento de Saúde da Casa registrou 29.392 procedimentos e 17.567 atendimentos; o Projeto “O Parlamento e sua História” recebeu 2.348 alunos, de 63 instituições de ensino, e o Espaço do Povo atendeu 2.428 pessoas.

Ele ressaltou atuação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, que lançou o documento “Cenário Atual do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”; da Procuradoria Especial da Mulher, com atividades em Fortaleza, Canindé, Quixadá e Massapê, e do Comitê de Acompanhamento das Ações da Copa, que monitorou as obras relacionadas ao Mundial.

Zezinho Albuquerque também elogiou o apoio técnico do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e informou que o Centro Cultural do Parlamento, gerido pelo Instituto, sediou 67 eventos e o Núcleo de Produção Gráfica realizou impressão de 45 livros.

A conclusão das obras, ainda este ano, do Projeto de Ampliação do Escritório Frei Tito, Complexo de Comissões, Diretoria Operacional, Centro de Educação Darcy Ribeiro, 2ª Companhia da Guarda, Bombeiros, Protocolo e Reprografia, de responsabilidade do Departamento Administrativo, também foi anunciada pelo presidente do Legislativo Cearense.

Na área da Comunicação Social, foram adquiridos carros de reportagem e equipamentos para a Rádio Assembleia e iniciada licitação para construção do estúdio panorâmico da TV Assembleia, pioneiro na TV pública brasileira.

O presidente da Casa agradeceu o apoio dos parlamentares e servidores na implementação das ações e reafirmou o compromisso do Legislativo no desenvolvimento do Estado.

Da Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

PROJETO DO GOVERNO ESTADUAL É CONSTRUIR UMA ADUTORA PARA LEVAR ÁGUA DO AÇUDE ARARAS EM VARJOTA ATÉ A CIDADE DE CRATEÚS

Açude Araras – Foto: Varjota em Destaque
Cogerh garante que adutora não prejudica Varjota.

Em resposta a reclamações de moradores da cidade de Varjota preocupados com a retirada de água do açude Araras (Barragem Paulo Sarasate) para a cidade de Crateús. A direção da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) resolveu se pronunciar.

O projeto do Governo do Estado é construir uma adutora para levar água do açude até a cidade de Crateús. Segundo o ouvinte do programa Alerta Geral, Fabio Dourado, o açude foi construído pelo governo federal, sobretudo, para abastecer a região próxima. Mas sua capacidade de armazenamento vem diminuindo e o consumo vem aumentando, pois o açude já não atende as necessidades como antes.

O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, afirma que não haverá nenhum prejuízo para a população de Varjota. Destaca que a aprovação da obra da adutora foi realizada uma simulação e ficou confirmada que não haverá nenhum prejuízo para as demais localidades abastecidas pelo reservatório.

Adeodato observa que o açude Araras é o quarto em volume do Estado e é estratégico para a o abastecimento da região, com capacidade para 1 bilhão de metros cúbicos, mas hoje seu volume está em 156 milhões de metros cúbicos, “o que ainda  é muito significativo”, defende.

O diretor revela que o município de Varjota tem um consumo muito pequeno de água e o que vai ser retirado do açude é algo em torno de 150 litros, por segundo, muito menos do que é evaporado devido a estiagem, que consome de 2 a 2,5 metros cúbicos por ano.

Do Portal Ceará Agora (Contribuiu para esta matéria o jornalista Marcelo Raulino)

ALCÂNTARAS - LUTO

Dona Maravilha

quarta-feira, 16 de julho de 2014

(URUBURETAMA) APÓS CAUSAR PREJUÍZO DE R$ 3 MILHÕES, EX-PREFEITA É CONDENADA A 17 ANOS DE PRISÃO

O juiz Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, titular da Vara Única da Comarca da cidade, que fica a 127 km da Capital, estabeleceu ainda pagamento de multa no valor de R$ 156 mil.

A ex-prefeita do município de Uruburetama, no interior do Ceará, Maria das Graças Cordeiro Paiva, foi condenada a 17 anos e 4 meses de prisão por prática de diversos crimes contra a Administração Pública. A maioria dos delitos consistiu em contratar serviços sem licitação e ordenar despesas ilegalmente. O juiz Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, titular da Vara Única da Comarca da cidade, que fica a 127 km de Fortaleza, estabeleceu ainda pagamento de multa no valor de R$ 156 mil.

De acordo com os autos, os crimes foram cometidos durante o 2º mandato da acusada, entre 2001 e 2004. A ex-gestora efetuou despesas sem licitação que geraram prejuízo de mais de R$ 3 milhões aos cofres municipais. Desse montante, mais de R$ 500 mil foram gastos somente com combustível e lubrificantes adquiridos da empresa M S de Mesquita Santos (Posto São Cristóvão). Outros R$ 500 mil foram gastos com profissionais de saúde contratados sem licitação.

Mais irregularidades

A ex-gestora também teria deixado de repassar cerca de R$ 300 mil ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Outra irregularidade apontada no processo foi o pagamento antecipado a empresa responsável pela construção de ponte na rua José Pires Chaves. Houve ainda omissão de pagamento de tarifa a concessionária de telefonia, gerando despesa não autorizada em lei. Além disso, a ex-prefeita foi acusada de assumir obrigações nos últimos oito meses do mandato sem que houvesse disponibilidade de caixa para o exercício seguinte.

Diante disso, o Ministério Público estadual (MP/CE) ingressou com 13 ações penais, com base em indícios colhidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Contestação da acusada

Na contestação, a ex-prefeita apenas sustentou que não teve a intenção de causar qualquer lesão ao patrimônio público ou de se locupletar indevidamente. Destacou que foi induzida ao erro, por ser “pessoa de poucas letras e com acúmulo de tarefas, sendo obrigada a delegar poderes a quem não era merecedor”. Quanto aos débitos previdenciários, disse que já havia providenciado o parcelamento da dívida.

Ao julgar o caso, o juiz condenou Maria das Graças Cordeiro pelos crimes previstos no artigo 359 (Prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime), e no artigo 89 da Lei de Licitações (Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade).

“Há profunda, densa e severa reprovabilidade na conduta ético-jurídica da acusada que, voluntariamente, dispensou e inexigiu licitação ilegalmente, demonstrando completo desprezo, mesquinhez e desapego pelos princípios comezinhos que regem a Administração Pública, sobretudo a moralidade e a legalidade administrativa. Sua culpabilidade é bem evidenciada quando se verificou que esta, na qualidade de prefeita, dispensou e inexigiu licitação em, pelo menos, 45 contratos ao longo dos anos de 2001 a 2004”.

Com informações do TJ/CE (Via Tribuna do Ceará)

terça-feira, 15 de julho de 2014

GUARANY DE SOBRAL JOGA DOMINGO DIA 20/07 NO JUNCO NA ESTREIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D

Meia- Tininho
O Site Oficial do Guarany de Sobral, divulgou o seu elenco para este segundo semestre de 2014.

No domingo, dia 20 de julho o Guarany enfrenta em Sobral o River-PI no Estádio do Junco pelo Campeonato Brasileiro Série D - 2014.
  
O jogador Alcantarense Tininho, destaque no primeiro semestre quando estreou no Campeonato Cearense, continua do elenco principal

Confira o elenco e outras notícias clicando AQUI.

DEMITIDO, LUIZ FELIPE SCOLARI AGORA É EX-TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 15/07/2014

segunda-feira, 14 de julho de 2014

COPA: 95% DOS ESTRANGEIROS DIZEM QUE TÊM INTENÇÃO DE VOLTAR AO BRASIL

Levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e divulgado pelo Ministério do Turismo mostrou que 83% dos turistas internacionais consideraram que a visita ao Brasil durante a Copa do Mundo atendeu plenamente ou superou as expectativas. Além disso, 95% desses turistas têm a intenção de voltar ao país.

É o caso de Lixiang Chen, 29 anos (foto) , engenheiro chinês radicado no Canadá. Ele assistiu à final do Mundial na Fifa Fan Fest, em Taguatinga, acompanhado dos amigos Shun Du, 28, que mora no Brasil há 3 anos, e Da Liu, 29, que mora em Londres. Ele chegou ao Brasil no dia 3 de julho para acompanhar a Copa. Antes de Brasília, ele visitou o Rio de Janeiro e São Paulo.

"Estou amando o Brasil, as pessoas são calorosas, amigas, mais abertas. Há mais interação entre as pessoas que no Canadá. Adorei a picanha, o guaraná e o açaí. Valem qualquer preço. Minha experiência no Brasil foi muito além do que eu esperava. Quero voltar com certeza e voltaria para o Rio, a cidade de que mais gostei", disse o chinês que voltou hoje (14) para Montreal.

Leia a matéria completa no site da Agência Brasil

NOITE MOVIMENTADA DURANTE A REALIZAÇÃO DA ÚLTIMA NOVENA DOS FESTEJOS DE CARMOLÂNDIA

Foi grande a movimentação no último sábado 12/07 durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo no Povoado de Carmolândia Alcântaras.

Os candidatos a Deputados Moses Rodrigues (Federal) e Sérgio Aguiar (Estadual) aproveitaram a data festiva para conhecer de perto o povo da região, ao lado do ex-prefeito Raimundo Manduca, de João L. Ximenes, dos vereadores Antônio Marcos, José Maurício e de Aírton da Carmolândia, entre outros, tiveram a oportunidade de conhecerem de perto os amigos e aliados, além da grande multidão presente em Carmolândia.

O grupo que hoje esta a frente da administração municipal, Prefeito Eliésio e seu vice Joaquim Carvalho, além de vereadores de sua base de situação, também visitaram o lugar, o que contribuíram para o espaço disputado.

Imagens Zé Donato, via Facebook
Alguns sobralenses também estiveram prestigiando a Festa

CHUVAS VOLTAM A BANHAR ALCÂNTARAS

Chuva s nesta época do ano, é conhecida como as chuvas do Caju
Mesmo após o chamado inverno no Ceará, pancadas de chuvas rápidas voltaram a banhar o município de Alcântaras, zona norte do Estado. 

A precipitação que ocorreu no inicio da tarde do último sábado, 12 de junho,  foi passageira e fruto de uma nuvem carregada que concentrava-se sobre parte do território alcantarense. Apesar breve as gotas que caíram do céu foram suficiente para formar pequenas poças de lama em parte da sede e zona rural, contribuindo também para temperaturas mais amenas nos últimos dias. No domingo, o dia que amanheceu com céu limpo, apresentou pela tarde parcialmente nublado, com garoas rápidas. Na cidade, é comum chuvas em meados do inicio e/ou final do mês de julho, e os moradores da região atribuem a estas o nome de chuva dos cajus, devido há mais de 50 anos esta ser uma das antigas e resistentes práticas agrícolas que ainda é cultivada em solo serrano.

Post .Francisco Freire (Portal Jovem)

OBS: A chuva também banhou a zona rural do município de Meruoca, mais precisamente na região de Floresta que fica na estrada Serra-Sobral.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores