sábado, 30 de abril de 2016

PRÉ-INSCRIÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA PARA PROFESSORES EFETIVOS TERMINAM NA PRÓXIMA QUINTA (5)

Visando a valorização dos professores e uma educação de qualidade, o Ministério da Educação está desenvolvendo o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). 

Os professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam, têm até o dia 5 de maio para fazer a pré-inscrição em cursos de licenciatura, através da Plataforma Freire, no endereço clicando AQUI.

Os cursos são gratuitos e serão ofertados a partir do 2º semestre de 2016, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos de licenciatura são nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia. O resultado será divulgado dia 30 de junho, na Plataforma Paulo Freire.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

EM ROSÁPOLES: CÂMARA DE ALCÂNTARAS REALIZARÁ SESSÃO ITINERANTE NESTA SEXTA-FEIRA (29)

A Câmara Municipal de Alcântaras estará realizando logo mais a partir das 19:00 hs no Povoado de Rosápoles, mais uma sessão Itinerante. É a primeira de 2016, e a quarta sessão itinerante desta atuação legislatura.

Os vereadores de Alcântaras estarão logo mais a noite, reunidos na localidade de Rosápoles (antiga Santa Rosa), para participarem de Sessão Itinerante. Na administração da presidente Cleuvilândia Menezes, o esforço foi grande, para estender os trabalhos legislativos aos locais mais distantes, aproximando cada vez mais os vereadores da coletividade.

A última sessão itinerante ocorreu na no dia 04 de dezembro, na localidade de sítio Silva (fotos), ainda em 2015, os povoado de Carmolândia e o distrito de Ventura sediaram sessões itinerantes.

Para essa Sessão Itinerante, a presidente Cleuvilândia Menezes, aguarda a participação popular, dos que moram em Rosápoles e circunvizinhança, para apresentarem reivindicações, que serão destinadas ao prefeito municipal.
Imagens: Arquivo VN
Com Política em Evidência (Marcelo Marques)

IFCE ABRE LICITAÇÃO PARA RESTAURANTE ACADÊMICO EM SOBRAL

Edital de concorrência é do tipo maior oferta. Certame será aberto em 30 de maio.

O campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abrirá licitação para permissão de uso de espaço destinado a restaurante acadêmico no campus. O edital de concorrência é do tipo maior oferta.

A permissão é por 12 meses, podendo ser prorrogada. A abertura do certame e a apresentação das propostas serão no dia 30 de maio, às 10 horas, no auditório do campus.

O restaurante está montado em uma área de 836 m², composto por duas áreas principais: cozinha e espaço destinado ao atendimento público. O campus de Sobral tem atualmente cerca de 1.700 alunos matriculados, além de 182 funcionários, entre servidores públicos e terceirizados.

Mais informações estão no edital. Outros esclarecimentos podem ser obtidos na sala da Coordenadoria de Aquisições e Contratações, de 8h às 12 horas e de 14h às 18 horas ou pelo telefone (88) 3112.8112.

Por Tiago Braga - Jornalista

quinta-feira, 28 de abril de 2016

CHICO GINO PARTICIPA DA 22ª MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

Chico Gino (Guaxinim) representante alcantarense na Maratona Internacional de São Paulo
Chico Gino participou na manhã do último domingo (24) na capital paulista, da tradicional Maratona Internacional de São Paulo. A prova tem um percurso de 42,195 Km e reúne participantes de todo o Brasil e de diversos países.

O desportista alcantarense natural da região dos distrito de Ventura, apesar de morar longe, é um dos principais incentivadores do esporte no município, onde constantemente tem promovido ou incentivado com a colaboração de apoiadores, a prática da corrida em diversas regiões de Alcântaras. No mês de fevereiro esteve em Alcântaras, onde manteve rotina de treinos, e na ocasião visitou a Câmara Municipal onde teve o reconhecimento dos vereadores pelo seu trabalho desenvolvido no município onde sempre segue levando a mensagem da pratica do esporte na cidade.

A prova do último domingo em Chico Gino esteve representando o município, tem o trajeto de mais de 42 km e é uma das maiores do mundo, onde reúne participantes nacionais e estrangeiros.

São Paulo (SP) – Deu Quênia na 22ª Maratona Internacional de São Paulo.

A mais importante prova do gênero do calendário nacional foi dominada pelos quenianos, Paul Kimutai no masculino e Alice Kiborno feminino, venceram a disputa e mantiveram a hegemonia estrangeira da competição.
Foto: Site oficial do evento
Ao nosso representante, os nossos parabéns e reconhecimento de todos os alcantarenses! 

ASSEMBLEIA E ICEDE REALIZAM SEMINÁRIOS SOBRE DIREITO ELEITORAL EM SOBRAL, FORTALEZA E NO CARIRI

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) e o Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede) realizarão os I, II e III Seminários Regionais de Direitos Eleitoral “As Novas Regras Eleitorais e as Eleições de 2016”, nas cidades de Sobral, de Juazeiro do Norte - Crato e Fortaleza. Os Seminários contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE/CE) e também da OAB Ceará; e das suas subseccionais de Sobral, Serra da Ibiapaba, de Iguatu, do Cariri Oriental, do Crato e de Juazeiro do Norte e da Escola Superior de Advocacia – ESA Ceará. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita.

O I Seminário será realizado no próximo dia 29 de abril, no Centro de Convenções, na cidade de Sobral. O II Seminário ocorrerá no próximo dia 13 de maio, no Centro de Eventos do Cariri, entre Juazeiro do Norte e Crato. E o III Seminário será promovido no dia 3 de junho, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. Os eventos  serão realizados das 8h30 às 17h30.  Inelegibilidades e registro de candidatura; financiamento, arrecadação, gastos e prestação de contas; ilícitos eleitorais na jurisprudência do TSE; a atuação do juiz eleitoral, do promotor de justiça e do advogado na eleição municipal; e propaganda eleitoral e direito de resposta: mudanças na legislação e na jurisprudência serão os temas discutidos nos três Seminários.

Dentre palestrantes e conferencistas estão confirmados ministros e ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desembargadores, juízes e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), membros do Ministério Público Eleitoral, advogados e juristas da área. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Abelardo Benevides, e a vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Corregedora Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, participarão da solenidade de abertura de todos os Seminários.

Os palestrantes e os conferencistas dos diferentes seminários serão Joriza Magalhães Pinheiro (juíza titular do TRE/CE e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará), Marcelo Roseno de Oliveira (juiz auxiliar da presidência do TRE/CE), Rodrigo Ribeiro Cavalcante (secretário de controle interno e auditoria no TRE/CE), Orleanes Cavalcante (secretária judiciária do TRE/CE), Marcelo Mesquita Monte (procurador regional eleitoral no Ceará), Sidney Neves (advogado com atuação no TSE e membro do Ibrade – Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral), André Costa (advogado e presidente do Icede - Instituto Cearense de Direito Eleitoral), Walber de Moura Agra (advogado, ex-vice-diretor da EJE/TSE e autor de diversos livros de direito constitucional e de direito eleitoral), Arnaldo Versiani Leite Soares (advogado e ministro do TSE de 2006 a 2012), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto (ministro do TSE desde 2014), e Henrique Neves da Silva (ministro do TSE desde 2008).

O advogado André Costa, presidente do Icede, palestrante e um dos organizadores dos Seminários, informa que "as inscrições são gratuitas e os Seminários objetivam democratizar e divulgar as mudanças legais e jurisprudenciais que incidirão direta e indiretamente as eleições municipais de 2016 aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos nas eleições municipais de 2016, juízes e promotores eleitorais, advogados e servidores públicos em geral”. Os interessados podem fazer sua inscrição na Assembleia Legislativa do Ceará (informações: 3277-2581). Já os advogados podem realizar sua inscrição na página virtual da OAB Ceará ou nas subseccionais.


Mais informações:
Centro de Convenções de Sobral
Rua Visconde de Sabóia, nº 300.  Bairro - Junco  
CEP: 62030-250 Sobral - Ce - Brasil
Fone/Fax: (88) 3611.6311

Fonte: Assessoria AL/CE

MERUOCA: PROFESSORES DA REDE ESTADUAL CRUZAM OS BRAÇOS E REIVINDICAM MELHORIA SALARIAL

Professores acampados na Praça Mons. Furtado
Meruoca: professores da rede estadual de ensino estão de braços cruzados e reividicando 12,57% de reposição salarial.

Professores da rede estadual de Meruoca, desde esta quarta-feira (27), estão de braços cruzados e paralisadas todas as atividades escolares. Segundo o professor Valfrido Benone esta paralisação dos professores do estado não é reivindicando aumento de salário, e sim, uma reposição salarial da data base do dia 1º de Janeiro que é de 12,57%, inclusive desde dezembro que a APEOC vem negociando e até agora nada. Lamento que depois de toda uma pauta de negociação desde dezembro de 2015 não restou outra alternativa, a não ser a paralisação.

"É para nós professores um momento constrangedor, até porque, sabemos que quebra-se um ritmo, tanto do aluno, como dos professor,  e somos sabedores  que temos que repor estas aulas até o final do ano." - Disse Prof. Benone

Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

quarta-feira, 27 de abril de 2016

REVISTA “O POVO NORTE”, NÚMERO 1, SERÁ LANÇADA EM SOBRAL

O Grupo de Comunicação O POVO lança, nesta quarta-feira, 27 de abril, a 1ª edição da revista O POVO Norte. O lançamento ocorrerá no Sobrado 335 Gastrobar, em Sobral, às 19h30min.

Trata-se da estreia da publicação na região Norte e a expectativa é repetir o sucesso da O POVO Cariri, que completou dois anos de sucesso, no lado sul do Estado.

O empreendedor João Nelson Mesquita Viana estrela a capa da edição 1 da O POVO Norte.  Ele inspira pelo arrojo e inovação ao apostar no sonho do próprio negócio e vem gerando emprego e renda no distrito de Aracatiaçu, a 60 km de Sobral. Com a marca Kallifon, há 25 anos, ele e a mulher, Maria Iraídes, possuem nove lojas no Ceará, duas no Piauí, uma em Sergipe e uma em Minas Gerais.

A cidade, que reúne exemplos de projetos de educação e de saúde no combate à mortalidade infantil, é cheia de histórias e hábitos de lazer únicos. O Becco do Cotovelo, o sucesso do torresmo do Bar do Demerval, a ligação com a astronomia e a tradição dos festivais de quadrilha permeiam as páginas da publicação.

Na pauta de negócios, uma análise sobre o mercado imobiliário de Sobral, observa-se otimismo. A atração de mais estudantes para universidades na Cidade tem aquecido a venda e o aluguel de pequenos imóveis.

A colunista Cika Kalixto preparou dicas de lingeries e acessórios que vão muito bem com looks até de passarelas internacionais. A jornalista Raquel Scarano faz um balanço de vários momentos de festa e celebração na Cidade, contadas nas 80 páginas da revista.

Sobre as Revistas O POVO - O Grupo de Comunicação O POVO conta com uma área voltada para a produção de revistas. Em 2016, serão nove títulos, que abordam economia, negócios, turismo, cultura, educação, moda, noivas e estilo de vida.

Os títulos são: O POVO Cariri, O POVO Norte, O POVO Noivas, O POVO People, O POVO Saúde & Beleza, O POVO Morar Bem, O POVO Melhores Empresas para Trabalhar no Ceará, O POVO People Luxo e O POVO Delmiro Gouveia. 

Serviço
Lançamento da 1ª edição Revista O POVO Norte
Dia: 27 de abril de 2016, às 19h30min
Onde: Sobrado 335 Gastrobar (Rua Dona Maria Tomazia, 374 - Centro - Sobral)
Valor da revista: R$ 12,90 
Evento para convidados

terça-feira, 26 de abril de 2016

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2016.2 DA UVA. PEDIDOS DE ISENÇÃO OU DESCONTO SÓ ATÉ SEXTA-FEIRA 29

Imagem: Divulgação Internet
Já estão abertas deste o dia 25, as inscrições para o vestibular 2016.2 da universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. As inscrições irão até 13 de maio.

Ao todo são ofertadas 751 vagas em distribuídas em 21 cursos de graduação. Atenção, os candidatos que desejarem solicitar desconto ou isenção de taxa de inscrição deverão efetuar sua inscrição somente nos dias 25,26,27,28 e 29 de abril de 2016, entregar a documentação exigida à CEPS, à Avenida Dr Guarany, 317 - Bairro  Derby – Campus CIDAO, nos horários de 08 às 11 horas e de 14 às 17 horas.

Acesse o edital clicando AQUI.

AS MANOBRAS DE EDUARDO CUNHA PARA NÃO RESPONDER PROCESSO

Charge Clayton para o Jornal o POVO em 26.04.2016

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS NA ADOLESCÊNCIA INICIA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA RMF

Foto: Bia Medeiros
Após cinco audiências em diferentes territórios da cidade, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência inicia a escuta da população de outros municípios. Amanhã (dia 27 de abril), será a vez dos moradores de Maracanaú falarem sobre a realidade local e a percepção deles acerca do que aproxima ou afasta os adolescentes da violência. A sexta audiência pública do Comitê será na Escola Maria Carmen Vieira Moreira (Rua Maria ferreira, 150 - Pajuçara/Maracanaú).

Nas audiências já realizadas - na própria Assembleia e nos bairros Bom Jardim, Barra do Ceará, Jangurussu e Vicente Pinzon - a população sugeriu ações em variadas áreas, desde concurso público para os profissionais que trabalham na rede de apoio (CREAS, CRAS etc) - a fim de evitar a imensa rotatividade que prejudica o atendimento à população; abertura de escolas à comunidade nos finais de semana; criação de espaços de lazer e cultura; e apoio a projetos sociais já existentes. 

Outro tema recorrente tem sido a relação entre os agentes da segurança pública e as comunidades, marcada por violência e desconfiança, e a maneira como as comunidades e populações vulneráveis são retratadas pelos programas policiais. A próxima audiência será dia 29 de abril, em Juazeiro do Norte.

Dados – Informações do Sistema de Informação sobre Mortalidade/SIM(Secretaria Municipal de Saúde/Célula de Vigilância Epidemiológica) mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinadas na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312, chegando a 600 em 2014 e a 429 em 2015. 

Apenas 15% dos bairros de Fortaleza concentram 44% dos homicídios. O risco de um adolescente do sexo masculino morrer assassinado em Fortaleza em 2015 foi 32 vezes maior do que o de uma adolescente do sexo feminino. 

Grande parte das crianças/adolescentes assassinados no ano passado em 2015 está na faixa etária de 15-19 anos (94%). A maior parte foi morta por disparo de arma de fogo (93%). Apenas 6% das vítimas de homicídios cursavam o ensino médio, apesar da maioria, como descrito, ter 15 anos ou mais.

Sobre o Comitê – O Comitê é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Foi criado com o objetivo de compreender o fenômeno da violência entre os jovens – com foco na faixa etária de 10 a 19 anos – para elaborar propostas de políticas públicas que apontem para a prevenção e a redução de homicídios cometidos por adolescentes e contra adolescentes no Ceará. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).

Serviço – Audiência Pública/ Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência
Data: 27 de abril, a partir das 18 horas
Local: Escola Maria Carmen Vieira Moreira (Rua Maria ferreira, 150 - Pajuçara/Maracanaú)

LEGISLATIVO: ACONTECERÁ NESTA TERÇA-FEIRA (26), A PARTIR DAS 19/H, SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Na ocasião, serão apreciados dois três projetos, sendo dois da lavra do poder executivo e um do poder legislativo.

A presidenta Cleuvilândia Menezes e os demais Edis convidam à  população alcantarense para participarem de uma sessão extraordinária que acontecerá nesta terça-feira (26), a partir das 19/h. a oportunidade será discutido e votado 3 projetos. Os projetos são, dois do poder executivo e um do poder legislativo.

Com blog Luís Carlos Silva

segunda-feira, 25 de abril de 2016

TININHO FAZ TRÊS GOLS NO EMPATE DE 4 X 4 CONTRA O FORTALEZA E PEDE MÚSICA NO FANTÁSTICO

Em jogo de 08 gols Tininho fez três, deu passe para o quarto gol e pediu música no Fantástico
Apesar de não ter conseguido a classificação para as finais do Campeonato Cearense, o jogo do Guarany de Sobral contra o Fortaleza foi destaque na rodada do final de semana do futebol brasileiro.

O jogo eletrizante teve um personagem especial, Tininho, jogador bastante conhecido do futebol alcantarense fez três gols (dois de pênaltis) e ainda deu a assistência para o quarto gol do Guarany no empate de 4 x 4 contra o Fortaleza em pleno Estádio Castelão.

Tininho terminou o campeonato como o principal artilheiro do Guarany no Cearense 2016 com 05 gols, mesmo não jogando todos os jogos, pois no início do ano esteve treinando no Boa Esporte de Minas Gerais onde lá teve a oportunidade de participar de um amistoso contra o São Paulo. 

De volta ao Guarany onde atuava desde 2014 como profissional, o jogador teve participações decisivas em alguns jogos. Em 2015 já tinha sido o artilheiro do clube no Campeonato Cearense e um dos jogadores destaques no Título da Copa Fares Lopes. O jogo deste domingo 24/04 foi transmitido por três emissoras de televisão TV Diário, Canais Esporte Interativo (para todo Brasil) e pela TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Ceará) com direito também a pedir música no Fantástico.
reprodução: Esporte Interativo
Tininho nas categoria da base do Bela Vista de Alcântaras em 2010 (Foto: Arquivo VN)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores