sábado, 10 de maio de 2014

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR PEDE A INCLUSÃO DE CAMOCIM E OUTROS MUNICÍPIOS NA DELIMITAÇÃO DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

O Deputado Sérgio Aguiar (PROS) lamentou durante pronunciamento na Assembleia Legislativa que pelo menos 33 municípios cearenses estão sendo prejudicados pela última delimitação do semiárido nordestino, pois, apesar de ter semelhanças com outras cidades consideradas do semiárido não estão inclusos nesse rol.

Para evitar que essas localidades não sejam prejudicadas no que diz respeito aos repasses federais, o parlamentar sugeriu ampliar de 800 milímetros para 1000 milímetros ou 1200 milímetros a densidade pluviométrica para que a localidade seja considerada dentro dos padrões de semiárido.

O parlamentar também lamentou o fato de municípios como Tianguá estarem inclusos no novo mapa do semiárido, e há pouco mais de 20 quilômetros deste, Granja está fora do semiárido, sendo que o primeiro é um dos maiores produtores de frutas do Estado e o segundo sobrevive apenas do extrativismo, com solo pobre no Estado.

Ele citou algumas dessas localidades que não fazem parte do novo quadro do semiárido, como Amontada, Beberibe, Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara, Tururu, Acaraú, Barroquinha, Camocim, Guaiuba, Itarema, Moraújo, São Luiz do Curu, Aquiraz, Cascavel, Maracanaú, Paracuru, Pacatuba, Paraipaba e Viçosa do Ceará.

Fonte: Blog de Política Marcelo Marques

sexta-feira, 9 de maio de 2014

ACONTECERÁ NESTE DOMINGO (11) REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE MERUOCA

Acontecerá neste Domingo(11) o Concurso Público da Prefeitura de Meruoca.  2.254 candidatos estarão aptos a concorrer uma vaga dos cargos oferecidos pela prefeitura. 

As provas serão realizadas nos seguintes endereços. Escola Rosinha Bastos Sampaio, Escola Mons. Furtado, Escola Dep. Francisco Monte, Polo da UAB. Os cartões dos candidatos serão retirados no Site: www.NeoExitus.com.br. Segundo o Secretário de Administração Francisco Apoliano, a prefeitua oferecerá toda uma estrutura:  Como segurança,  na parte da saúde (ambulância, enfermeiros, médicos), preparação dos locais da realização do concurso, tudo isso está sendo preparado para que possa dar uma melhor segurança aos participantes do concurso.

Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

SECRETARIA DE CULTURA DE ALCÂNTARAS EXPÕE FOTOS ANTIGAS DA CIDADE

Governador do Ceará Virgílio Távora e o Prefeito de Alcântaras da  época Joaquim Cunha Freire
A Secretaria de Cultura de Alcântaras, abre hoje a partir das 18:00 horas, uma exposição de fotos antigas ou histórias de da cidade de Alcântaras.

A Mostra reúne imagens que mostram um pouco da evolução da cidade nas últimas décadas. Além de um pouco de sua história, a exemplo das antigas comemorações do dia 07 de setembro. 

Nesta exposição, também estarão aberta ao púbico, as imagens de um série e inaugurações no final da década de setenta ou início de oitenta, entre elas a inauguração da Praça Gregório Cunha, do Antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização MOBRAL, da TELE CEARÁ, do Posto de Saúde Valdemar de Alcântara, e do Centro Comunitário Luíza Távora, todos com a presença de um dos políticos mais populares e histórico do Ceará, o Governador Virgílio Távora, do Padre Monsenhor José Furtado, além de políticos da Zona Zorte do Estado como José Euclides Ferreira Gomes, pai do atual Governador Cid Gomes.

A Mostra acontecerá em evento a ser realizado na Biblioteca Municipal, hoje e amanhã.
As imagens em questão foram pesquisadas e catalogadas por nós, faziam parte exclusivamente do nosso arquivo e que agora foram doadas para a Secretaria de Cultura, que tem coma Secretária a Senhora Ana Gláucia.

APROVADO PISO PARA AGENTES DE SAÚDE

A Câmara Federal aprovou, ontem, o Projeto de Lei 7.495/2006, que fixa em R$ 1.014 o piso salarial nacional para os 300 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do País, com jornada de 40 horas semanais. 

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Categoria, diz que a luta continua para que essa conquista seja concretizada agora no Senado. O deputado é autor da Emenda Constitucional 63/10 que garante o piso.

Fonte: O Povo Online

ASSEMBLEIA E SEDUC LANÇAM CONCURSO DE REDAÇÃO “CEARÁ SEM DROGAS, UMA LUTA DE TODOS NÓS”

A Assembleia Legislativa do Ceará e Secretaria da Educação do Estado (Seduc) lançam, nesta quarta-feira (07/05), o concurso de redação “Ceará Sem Drogas, Uma Luta de Todos Nós”. Tendo como base a campanha institucional desenvolvida pela Assembleia desde janeiro deste ano, o concurso é destinado aos mais de 400 mil alunos de ensino médio das escolas públicas do Ceará. As inscrições estão abertas. O resultado do concurso será divulgado no próximo dia 3 de junho.

A campanha institucional “Ceará Sem Drogas”, realizada pela Assembleia, promoveu atividades em Fortaleza, Crato e Limoeiro do Norte. Nas três oportunidades, estudantes da rede pública estadual acompanharam palestras do ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira e atual comentarista de esportes Walter Casagrande. Ele discorreu sobre o período em que foi dependente químico, sendo usuário do crack, e sobre seu processo de reabilitação.

O concurso prevê premiações para os três primeiros colocados. O vencedor será agraciado com uma viagem a São Paulo, onde conhecerá o Museu da Língua Portuguesa. O segundo colocado será contemplado com um Smartphone, ficando o terceiro colocado com um Tablet 10”.

Para o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, o concurso incentivará o debate entre pais e filhos sobre a dependência química, fator que eleva os índices de violência em todo o País.  “Pesquisas mostram que temos 370 mil usuários de crack somente nas capitais, com 40% deles no Nordeste. Este é um grave quadro, que temos de buscar reverter, tratando francamente do assunto com os jovens”, defende.

Mais informações sobre o concurso de redação no site da Assembleia (Clicando Aqui), pelo Facebook (facebook/cearasemdrogas) e pelo Disque Assembleia (0800.280.2887).

 SUSPENSÃO – Foram suspensas as duas atividades que a campanha “Ceará Sem Drogas” realizaria, nos dias 8 e 9 de maio, respectivamente, nos municípios de Sobral e Viçosa do Ceará. A medida se deve a mudanças feitas na agenda do palestrante do evento, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, comunicadas por ele à organização da campanha.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CHUVAS DE ONTEM TERÇA-FEIRA (07/05) E INÍCIO DE HOJE QUARTA-FEIRA (07/05) NO ESTADO DO CEARÁ

Chuvas relativas ao Período: 7:00 de 6/5/2014 às 7:00 de 7/5/2014, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Aranau (sede) 32.4, Cruz (sede) 30.0, Massapê (sede) 27.3, Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) 22.0, Camocim (sede) 20.0, Prata (Bela Cruz) 19.0, Senador Sá (sede) 18.8, Acaraú (Acarau) 16.0, Paracuã (Uruoca) 15.0, Sambaíba (Granja) 13.8, Icaraí de Amontada (Amontada) 11.0, Granja (sede) 6.6, Açude Sobral (sede) 6.2, Moraújo (sede) 6.0, Meruoca (sede) 4.0, Uruoca (sede) 4.0 e Itarema (sede) 2.0 milímetros.

Ibiapaba: Coreaú (sede) 7.5, Cariré (sede) 4.0, São Benedito (sede) 2.2, Poranga (sede) 2.0, Manhoso (Viçosa do Ceará) 2.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Acarau (Posto: Aranau) : 32.4 mm
Cruz (Posto: Cruz) : 30.0 mm
Massape (Posto: Massape) : 27.3 mm
Jijoca De Jericoacoara (Posto: Jericoacoara) : 22.0 mm
Camocim (Posto: Camocim) : 20.0 mm
Bela Cruz (Posto: Prata) : 19.0 mm
Senador Sa (Posto: Senador Sa) : 18.8 mm
Iguatu (Posto: Quixoa) : 17.0 mm
Acarau (Posto: Acarau) : 16.0 mm
Aratuba (Posto: Aratuba) : 16.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 42
Total de municípios com chuva em todo o estado: 37
Dados extraídos às : 14:55 de 7/5/2014.

Previsão para o dia 08/05/2014
Deverá permanecer atuando sobre o Nordeste brasileiro o sistema atmosférico Cavado de Altos Níveis (CAN) o que deve deixar o céu com nebulosidade variável sobre o Ceará e possibilidade de chuvas isoladas no sul entre a madrugada e manhã. Há possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte do estado entre a tarde e a noite.  (Informações Funceme)

PRAZO PARA REGULARIZAR TÍTULO DE ELEITOR TERMINA NESTA QUARTA (7)

Quem não resolver as pendências, não poderá votar. Foto: Agência Brasil
O prazo para o eleitor regularizar o título e ficar apto a votar nas eleições de outubro termina nesta quarta (7). Quem não resolver as pendências, não poderá votar. O primeiro turno será no dia 5 de outubro.

O prazo vale para o eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência do documento para outro domicílio eleitoral. A data também deve ser observada pelas pessoas com deficiência que querem pedir transferência para seções adaptadas e para quem não fez o recadastramento biométrico, nas cidades onde os eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral. O eleitor que está com o título cancelado poderá reativar o documento.

Para resolver as pendências, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo. Para quem vai tirar o título pela primeira vez, é preciso levar documento oficial com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar, no caso dos homens maiores de 18 anos.

Para transferir o domicílio, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. Algumas regras também devem ser observadas, como não ter pendências com a Justiça Eleitoral, morar no endereço atual há mais de três meses e ter tirado o primeiro título ou ter feito a última transferência do documento há pelo menos um ano.

Fontes: Diário do Nordeste e Agência Brasil

42 CIDADES CEARENSES SÃO BENEFICIADAS NA TERCEIRA ETAPA DO PAC 2 COM AÇÕES DE SANEAMENTO

Durante anúncio da terceira etapa das ações de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 para municípios com até 50 mil habitantes nesta terça-feira (06), o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira destacou que a maioria dos 42 municípios cearenses beneficiados pela iniciativa voltaram seus projetos para obras de abastecimento de água.  Ele observou que as ações são fundamentais para oferecer uma infraestrutura hídrica a região que ainda registra consequências devastadoras em razão da falta de chuvas. “São investimentos assegurados através do PAC e certamente ajudarão a mudar um pouco o cenário de seca que o estado enfrenta todos os anos”, disse. 

Ao cumprimentar os prefeitos cearenses presentes na cerimônia, Eunício também informou que está fazendo gestão junto à presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como na superintendência do órgão no Ceará para viabilizar a realização dessas obras. “Desde o lançamento do edital estamos acompanhando e orientando os prefeitos para que seus projetos sejam beneficiados”, acrescentou.

Na solenidade realizada em Brasília, no Palácio do Planalto, foram anunciados investimentos de mais de R$ 2,8 bilhões, que serão repassados a 635 municípios para implantação de sistema de abastecimento de água e esgoto. De acordo com o ministério da Saúde serão beneficiados por esta terceira etapa aproximadamente 5,3 milhões de habitantes.

Dos municípios que receberão os recurso, 239 são da Região Nordete, 131 da Sudeste, 131 da Sul, 69 da Centro-Oeste e 65 da Norte. Os municípios foram selecionados pela Funasa por meio de projetos apresentados pelas prefeituras e as obras serão executadas pelos gestores locais.

Lista dos municípios cearenses contemplados:

Alto Santo
Amontada
Aracoiaba
Baixio
Banabuiú
Bela Cruz
Capistrano
Cariré
Caririaçu
Cariús
Coreaú
Croatá
Cruz
Icapuí
Ipaporanga
Ipueiras
Iracema
Itarema
Itatira
Jaguaribe
Jijoca de Jericoacoara
Jucás
Marco
Massapê
Milhã
Miraíma
Novo Oriente
Ocara
Paracuru
Paraipaba
Pedra Branca
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Potiretama
Quixelô
Santa Quitéria
São Luís Do Curu
Senador Pompeu
Tamboril
Umirim
Uruoca
Varjota

Fonte: Assessoria do Senado (Via Blog Wilson Gomes)

LIVRO “ANO 180 – A HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ” SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA (07/05)


Será lançado no segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (07/05), o livro “Ano 180 - A história da Assembleia Legislativa do Ceará”. A obra é uma realização da Fundação Demócrito Rocha, com apoio cultural da AL.  

Além do livro-documento, um documentário em DVD traz mais detalhes sobre a trajetória da Casa que abriga o parlamento. A história é contada a partir de imagens, depoimentos e objetos históricos presentes no Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce). 

Na obra, o leitor é convidado a fazer um passeio pela história, são retratadas as sedes do espaço de democracia, os serviços da Casa em construção da cidadania, são retratados também todos os deputados estaduais de 1835 a 2014 e todos os 46 deputados eleitos em 2010. 

O livro também apresenta todos os presidentes que já passaram pela Casa, ao todo 77 deputados já lideraram a Assembleia Legislativa do Ceará. Chegando até o atual presidente da AL, o deputado Zezinho Albuquerque (Pros), ao qual um capítulo é dedicado a sua experiência no parlamento, estando no sexto mandato. 

“São 189 páginas da história. Este é um registro indispensável de uma das mais sólidas instituições do Estado, um espaço de leis e fiscalização. 

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

terça-feira, 6 de maio de 2014

(ELEIÇÕES 2014, PRESIDÊNCIA E SENADO) DILMA E TASSO LIDERAM AS PESQUISAS NO CEARÁ

Na disputa presidencial e de senador, a intenção de voto do cearense está bem mais definida, segundo os percentuais.

A pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, além de indagar sobre a preferência do eleitorado cearense sobre alguns dos nomes colocados como prováveis candidatos ao Governo do Estado, também fez indagações sobre pretensos postulantes à única vaga de senador da República a ser preenchida pelo Ceará, no pleito de outubro próximo, assim como em relação aos candidatos à Presidência da República.

Nos dois cenários apresentados aos eleitores, Tasso Jereissati (PSDB), na disputa para o Senado supera todos os demais nomes relacionados. Enquanto para presidente da República, a presidente Dilma Rousseff (PT) quem suplanta todos os demais nomes relacionados como prováveis candidato a presidente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril em um universo de 1008 eleitores (534 mulheres e 474 homens), maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e diversas faixas de idade e escolaridade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade.

Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quanto à parte referente às eleições estaduais, e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntado sobre a sucessão presidencial, com os números CE-00005/2014 e 00100/2014, respectivamente no Ceará e em Brasília.

Veja mais detalhes sobre esta pesquisa publicada hoje 06/05/2014 no Jornal Diário do Nordeste.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; TÉCNICO MEIO AMBIENTE, TECNÓLOGO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, TECNÓLOGO EM SANEAMENTO AMBIENTAL, E VIGIA


O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: TÉCNICO MEIO AMBIENTE 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º TAM-002 Tamara Albuquerque Carvalho 64 Aprovado 

CARGO: TECNÓLOGO DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º TID-003 Gildesio Costa de Sousa 75 Aprovado 
2º TID-001 Geison Carvalho Alcântara 65 Aprovado 
3º TID-002 Ana Rita Machado Freire 61 Aprovado 

CARGO: TECNÓLOGO EM SANEAMENTO AMBIENTAL 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º TSA-001 Débora Feitosa Teles 65 Aprovado 

CARGO: VIGIA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º VIG-040 Wallyson Silva Magalhães 89 Aprovado 
2º VIG-036 Edilson Matias da Silva 85 Aprovado 
3º VIG-043 Vleudeci Pereira Sales 83 Aprovado 
4º VIG-013 Fábio Marques Araújo 82 Aprovado 
5º VIG-021 Francisco Leandro Freire Carvalho 82 Aprovado 
6º VIG-029 Abel Silva Alcântara 80 Aprovado 
7º VIG-052 Cleilson Gomes do Nascimento 80 Aprovado 
8º VIG-048 Lívio Kaio Rodrigues Lima 80 Aprovado 
9º VIG-007 Sergio Roberto Alcântara Oliveira 80 Aprovado 
10º VIG-003 Francisco Aurélio Gomes 76 Aprovado 
11º VIG-049 Francisco Silva Gomes 73 Aprovado 
12º VIG-051 José Adriano do Nascimento Gomes 73 Aprovado 
13º VIG-047 José Carlos Andrade de Sousa 73 Aprovado 
14º VIG-006 Leonardo Rodrigues Costa 72 Aprovado 
15º VIG-019 Fernando Silva Lima 70 Aprovado 
16º VIG-034 Natanael Justiniano Mendes 69 Aprovado 
17º VIG-002 Parcelio Nascimento Carvalho 67 Aprovado 
18º VIG-004 Claudio de Lima Sombra 66 Aprovado 
19º VIG-009 Francisco de Assis Ferreira Aguiar 66 Aprovado 
20º VIG-014 Francisco de Sousa 66 Aprovado 
21º VIG-037 Benedito Leandro Rodrigues Marques 64 Aprovado 
22º VIG-055 José Augusto Magalhães 64 Aprovado 
23º VIG-050 Leandro Costa da Silva 62 Aprovado 
24º VIG-033 Reginaldo Jorge do Nascimento 62 Aprovado 
25º VIG-023 Romário Rodrigues da Silva 61 Aprovado 
26º VIG-041 Lindemberg Moraes de Sousa 60 Aprovado 
27º VIG-035 Francisco Edinones Silva Dias 58 Aprovado 
28º VIG-046 Gerardo Félix da Silva 58 Aprovado 
29º VIG-001 Manoel do Nascimento Carvalho 58 Aprovado 
30º VIG-045 Jonas Carneiro da Silva 57 Aprovado 
31º VIG-018 Gilberto Sousa Carneiro 53 Aprovado 
32º VIG-054 Francisco Ximenes Albuquerque 51 Aprovado 
33º VIG-044 Benilsom Fontinele Moreira 50 Aprovado 
34º VIG-028 Francinildo Ferreira da Silva 50 Aprovado 
35º VIG-008 Francisco de Assis Alcântara 50 Aprovado
36º VIG-038 Francisco Flavio Carvalho 50 Aprovado 
37º VIG-026 Paulo Lacerda Moreira Freire 50 Aprovado 
38º VIG-025 Paulo Soares de Oliveira 50 Aprovado 
39º VIG-012 Vicente Rodrigues de Lima 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; PSICÓLOGO, RECEPCIONISTA, SECRETÁRIO ESCOLAR, TÉCNICO AGRÍCOLA E TÉCNICO DE ENFERMAGEM


O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: PSICÓLOGO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º PSI-001 Nila Mara Cunha Carvalho 69 Aprovado
2º PSI-002 Ricardo Costa Frota 56 Aprovado

CARGO: RECEPCIONISTA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º REC-025 Juliana Alcântara Rodrigues 75 Aprovado
2º REC-020 Maria Jucilândia de Aguiar 74 Aprovado
3º REC-028 Gleice Kelle Pereira Almeida 65 Aprovado
4º REC-011 Leiliane Freire Carvalho 64 Aprovado
5º REC-015 Verônica Maria Oliveira 63 Aprovado
6º REC-014 Daniele Caetano Freire Nascimento 59 Aprovado
7º REC-024 Simone Torquato do Nascimento 58 Aprovado
8º REC-018 Darlane Braga Oliveira 54 Aprovado
9º REC-006 Verice Silva Costa 54 Aprovado
10º REC-009 Renata Silva Lima 51 Aprovado
11º REC-007 Francimar Moreira Carvalho 50 Aprovado
12º REC-016 Lucicleuma Chagas do Nascimento 50 Aprovado
13º REC-023 Maria das Graças Marques Freire 50 Aprovado
14º REC-008 Nielli Alcântara Carvalho 50 Aprovado
15º REC-005 Zelândia Gomes da Silva 50 Aprovado

CARGO: SECRETÁRIO ESCOLAR 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado
1º SEC-007 Aldario Carvalho Araújo 62 Aprovado
2º SEC-008 Maria de Lourdes Neves Paula 57 Aprovado
3º SEC-005 Aldo Carvalho Araújo 52 Aprovado
4º SEC-001 Izaú Alberto Pereira de Sousa 50 Aprovado
5º SEC-004 Maria Clea de Souza 50 Aprovado
6º SEC-006 Maria Menezes Ferreira 50 Aprovado

CARGO: TÉCNICO AGRÍCOLA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º TAG-001 Antônio Francisco Ferreira da Silva 64 Aprovado

CARGO: TÉCNICO DE ENFERMAGEM 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º TEN-002 Clerton Lauriano de Freitas 64 Aprovado
2º TEN-007 Sidia Gomes Albuquerque 55 Aprovado
3º TEN-010 Gleica Silva Araújo 54 Aprovado
4º TEN-013 Karla Luana Ximenes Pereira 50 Aprovado
5º TEN-006 Kédma Maria Moreira de Albuquerque 50 Aprovado
6º TEN-003 Leidianne Freire Lopes do Carmo 50 Aprovado
7º TEN-001 Leilane Alves 50 Aprovado
8º TEN-008 Raquel Aguiar Rocha 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; FONOAUDIÓLOGO, MECÂNICO, MONITOR SÓCIO-EDUCATIVO, MOTORISTA E OPERADOR DE MÁQUINA


O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: FONOAUDIÓLOGO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado
1º FON-001 Juliana Gomes Albuquerque 50 Aprovado
2º FON-002 Manoel Helio da Silva 50 Aprovado

CARGO: MECÂNICO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º MEC-001 Francisco Oliveira de Carvalho 50 Aprovado
2º MEC-002 Luis Carlos Pereira 50 Aprovado

CARGO: MONITOR SÓCIO-EDUCATIVO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º MON-020 Nayara Alcântara Rocha 56 Aprovado
2º MON-009 Maria Aparecida Moreira de S. Magalhães 55 Aprovado
3º MON-004 Ana Beatriz Carvalho Alcântara 50 Aprovado
4º MON-007 Camila Freire Carvalho Ximenes 50 Aprovado
5º MON-008 Francinara Vieira Moreira 50 Aprovado
6º MON-017 Francisca Aldeniza Lustosa Raulino 50 Aprovado
7º MON-010 Francisca Jane Torquato Vieira 50 Aprovado
8º MON-022 Jessica Carvalho Rocha 50 Aprovado
9º MON-001 Maria de Fátima Carvalho da Silva 50 Aprovado
10º MON-015 Michele Vieira Rodrigues 50 Aprovado
11º MON-003 Michelle Emiliano Lemos 50 Aprovado
12º MON-005 Neidilane Rodrigues de Sousa 50 Aprovado
13º MON-018 Vanne Kelly Araújo de Sousa 50 Aprovado

CARGO: MOTORISTA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º MOT-015 Francisco Cleiton Albuquerque 73 Aprovado
2º MOT-007 Raphael Jackson da Costa 71 Aprovado
3º MOT-009 João Paulo Mendes Galdino 70 Aprovado
4º MOT-005 Antônio Wagner Portela de Menezes 65 Aprovado
5º MOT-003 Bernevildo Fontinele Moreira 50 Aprovado
6º MOT-008 Edison Luis Gomes da Silva 50 Aprovado
7º MOT-016 João Batista Diogo 50 Aprovado
8º MOT-002 José Wandik Albuquerque Mendes 50 Aprovado
9º MOT-014 Raimundo Nonato Gualberto 50 Aprovado
10º MOT-001 Ronis do Nascimento Pereira 50 Aprovado

CARGO: OPERADOR DE MÁQUINA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º OPM-006 Claudio Silva de Jesus 63 Aprovado
2º OPM-002 Jerri Lúcio de Albuquerque 50 Aprovado
3º OPM-001 Raimundo Clerto Prado 50 Aprovado
4º OPM-003 Raimundo Nonato Freire do Carmo 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; EDUCADOR FÍSICO, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO E FISIOTERAPEUTA


O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: EDUCADOR FÍSICO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º EDU-002 Gecileide Aguiar Freire 76 Aprovado 
2º EDU-001 Sanayla Maria Albuquerque Queiroz 57 Aprovado 

CARGO: ENFERMEIRO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º ENF-013 Nilda Mara Tavares de Carvalho 59 Aprovado 
2º ENF-015 Socorro Maria Costa de Paulo 57 Aprovado 
3º ENF-007 Brígida de Paula Andrade 54 Aprovado 
4º ENF-009 Paula Rivele Gomes Sousa Mendes 54 Aprovado 
5º ENF-005 Ana Adaurilane Rocha 53 Aprovado 
6º ENF-002 Andrine Damasceno Parente 53 Aprovado 
7º ENF-003 Maria de Lourdes Lauriano 51 Aprovado 
8º ENF-006 Cleberson Miranda Maciel 50 Aprovado 
9º ENF-017 Fernanda Galdino Lopes 50 Aprovado 
10º ENF-008 Francisco Eudásio Pereira Barroso 50 Aprovado 
11º ENF-001 Girleda Alcântara Carvalho 50 Aprovado 
12º ENF-011 Maria Vanessa Pereira Silva 50 Aprovado 
13º ENF-012 Wyrna Freire Carvalho 50 Aprovado

CARGO: FARMACÊUTICO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º FAR-001 Estevan Ferreira da Ponte Neto 68 Aprovado 
2º FAR-002 José Ricardo Fontinele de Azevedo 50 Aprovado

CARGO: FISIOTERAPEUTA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º FIS-001 Claudiana Maria Solon Aguiar 67 Aprovado 
2º FIS-005 Tayna Albuquerque Tabosa 67 Aprovado 
3º FIS-002 Tereza Gleiser Ponte Davi 64 Aprovado 
4º FIS-003 Nayara Gomes Ferreira 60 Aprovado 
5º FIS-007 Maralice Vasconcelos Melo 57 Aprovado 
6º FIS-006 Míryan Ponte de Almeida Araújo 52 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, E CIRURGIÃO DENTISTA

O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º AXL-001 Rosinélia Marques de Sousa 61 Aprovado

CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º ASG-073 Maria Suely Coutinho Carvalho 80 Aprovado 
2º ASG-038 Diana Flavia Costa 70 Aprovado 
3º ASG-015 Edileusa Barbosa Lino 65 Aprovado 
4º ASG-017 Bianca Silva Braga 62 Aprovado 
5º ASG-059 Lucimara Sousa Carneiro Costa 62 Aprovado 
6º ASG-012 Maria do Socorro Moreira Fontinele 62 Aprovado 
7º ASG-039 Aurilene Diogo de Oliveira Albuquerque 60 Aprovado 
8º ASG-022 Sandra Maria Paulo 59 Aprovado 
9º ASG-069 Adriana da Silva Apolinário 57 Aprovado 
10º ASG-067 Jozielma Lima Alcântara 57 Aprovado 
11º ASG-056 Mara Freire Aguiar 57 Aprovado 
12º ASG-027 Cleidiane Ferreira de Sousa 55 Aprovado 
13º ASG-023 Maria Mairla Gomes 54 Aprovado 
14º ASG-019 Roseane de Lima 53 Aprovado 
15º ASG-009 Fernanda do Nascimento Barbosa 52 Aprovado 
16º ASG-018 Francisca Nunes da Silva do Nascimento 52 Aprovado 
17º ASG-003 Ricardo Marques da Costa 52 Aprovado 
18º ASG-048 Valdenira Fernandes Galdino 51 Aprovado 
19º ASG-064 Adriana de Oliveira 50 Aprovado 
20º ASG-057 Ana Paula de Sousa Alves 50 Aprovado 
21º ASG-031 Ana Ruth Fernandes Alcântara 50 Aprovado 
22º ASG-036 Berilene Fontinele Moreira Aragão 50 Aprovado 
23º ASG-011 Carleane Freire Rocha 50 Aprovado 
24º ASG-061 Célia Soares de Oliveira 50 Aprovado 
25º ASG-063 Cristiane Gomes Araújo Vasconcelos 50 Aprovado 
26º ASG-051 Ediane Silva Araújo Alcântara 50 Aprovado 
27º ASG-002 Elisângela Quinto Morais Costa 50 Aprovado 
28º ASG-052 Esmane Sales Lopes 50 Aprovado 
29º ASG-026 Francisca Elizanete do Nascimento 50 Aprovado 
30º ASG-024 Hercilio Oliveira Gomes 50 Aprovado 
31º ASG-030 Jacinta Moreira Fontenele 50 Aprovado 
32º ASG-066 Josefa Aguiar da Silva 50 Aprovado 
33º ASG-062 Maria Celma Araújo 50 Aprovado 
34º ASG-060 Maria da Conceição Domingos da Silva 50 Aprovado 
35º ASG-016 Maria Lemos Albuquerque 50 Aprovado 
36º ASG-070 Maria Selma Lopes 50 Aprovado 
37º ASG-010 Maria Valdene Lemos 50 Aprovado 
38º ASG-040 Maria Valderez Sousa Sena 50 Aprovado 
39º ASG-028 Raimundo Moreira da Rocha 50 Aprovado 
40º ASG-008 Rita Maria Fontinele de Sousa 50 Aprovado 
41º ASG-001 Silva Ferreira Lopes 50 Aprovado 
42º ASG-013 Valdira Sousa de Carvalho Menezes 50 Aprovado

CARGO: CIRURGIÃO DENTISTA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º DEN-003 Felipe Rodrigues Deolindo 57 Aprovado 
2º DEN-002 Jefferson Ellan Rocha Paz 57 Aprovado 
3º DEN-001 José Roberto Paula Pessoa de Azevedo 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(SELEÇÃO PÚBLICA DE ALCÂNTARAS) RESULTADO; AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS, ASSISTENTE SOCIAL, AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO E AUXILIAR DE FARMÁCIA


O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos 

CARGO: AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado
1º ACS-007 Luciana Melchior Gomes Freire 50 Aprovado
2º ACS-011 Maria de Lourdes Freire Aguiar 50 Aprovado
3º ACS-002 Maria do Livramento Sampaio de Araújo 50 Aprovado
4º ACS-009 Maria Iara Albuquerque Gomes 50 Aprovado
5º ACS-003 Sueli de Sousa Araújo 50 Aprovado

CARGO: AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º ACE-003 João Sandro Freire Carvalho 57 Aprovado
2º ACE-009 Antonio Diego dos Santos Silva 50 Aprovado
3º ACE-004 Charles Aguiar do Carmo 50 Aprovado
4º ACE-005 Charlye Alcântara Sitônio 50 Aprovado
5º ACE-008 Francisco Eduardo de A. Alcântara 50 Aprovado

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado
1º ASO-005 Filomena Firmino Teixeira Nunes 68 Aprovado
2º ASO-002 Maria da Conceição Maia Rodrigues 60 Aprovado
3º ASO-003 Marta Maria Dias de Souza 55 Aprovado
4º ASO-004 Ana Priscila Alcântara Carmo 50 Aprovado
5º ASO-001 Luana Menezes de Almeida 50 Aprovado
6º ASO-007 Vanessa de Oliveira Rique 50 Aprovado

CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º AC4-001 Ana Paula Freire Barbosa 50 Aprovado
2º AC4-002 Larissa Vieira Gomes 50 Aprovado

CARGO: AUXILIAR DE FARMÁCIA 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado
1º AXF-001 Kátia Pereira de Lima 50 Aprovado
2º AXF-002 Maria das Graças Sousa Albuquerque 50 Aprovado
3º AXF-004 Tassia Galdino Ferreira 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

DIVULGADO OFICIALMENTE A CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA DA SELEÇÃO PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

O Prefeito Municipal de Alcântaras – CE, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, resolve TORNAR PÚBLICO 

o presente Edital, que divulga a Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos, realizado com base no Edital n.º 20140212-1 de 12/02/2014 e suas alterações, para selecionar profissionais de diversos cargos para atender necessidade temporária de excepcional interesse público da Prefeitura Municipal de Alcântaras – CE, bem como formação de Cadastro de Reserva para futuras contratações, nos termos da legislação vigente, conforme Lista de Classificação disposta no Anexo 
Único deste Edital. 

Paço da Prefeitura Municipal de Alcântaras – CE, 30 de abril de 2014. 
FRANCISCO ELIÉSIO FONTELES 
Prefeito 

Anexo Único 
Resultado e Classificação Provisória da Seleção Pública Simplificada de Provas e Provas e Títulos

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO 20 horas 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º AD2-018 Francisco Freire Caetano Filho 69 Aprovado 
2º AD2-012 Kelvya Maria Albuquerque de Vasconcelos 65 Aprovado 
3º AD2-006 Nicoly Sarany Ferreira Freire 61 Aprovado 
4º AD2-002 Ellen Cristina Vieira Balica 58 Aprovado 
5º AD2-001 Ana Carla Barbosa Cunha 55 Aprovado 
6º AD2-004 Aderson Silva Alcântara 54 Aprovado 
7º AD2-005 Antônio Fontinele Araújo 54 Aprovado 
8º AD2-011 José Geovano da Costa Sousa 54 Aprovado 
9º AD2-013 Monick Érica Freire Aguiar 51 Aprovado 
10º AD2-007 Murilo Carvalho Barbosa 51 Aprovado 
11º AD2-008 Janiele Cunha Aragão Portela 50 Aprovado 
12º AD2-017 Roberto Alcântara Freire 50 Aprovado 

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO 40 horas 
Classificação Inscrição Nome do Candidato Nota Resultado 
1º AD4-002 Antônio Rocha Freire Filho 69 Aprovado 
2º AD4-025 Carlos Renê Portela Cavalcante 69 Aprovado 
3º AD4-052 Ana Karollyne Alcântara do Nascimento 63 Aprovado 
4º AD4-051 Ataliba Domingos da Silveira Neto 62 Aprovado 
5º AD4-045 Iara Freire Aguiar 61 Aprovado 
6º AD4-026 Jonathan Iury Freire Machado 61 Aprovado 
7º AD4-039 Antônio Emerson Silva Sena 60 Aprovado 
8º AD4-029 Josiane Moreira Albuquerque 60 Aprovado 
9º AD4-054 Maria Márcia Brandão de Andrade 60 Aprovado 
10º AD4-031 Francisco Auricélio da Silva Sousa 59 Aprovado 
11º AD4-020 Débora Carvalho Alcântara 58 Aprovado 
12º AD4-033 Francisco Carvalho Rocha 58 Aprovado 
13º AD4-001 Katarina Jess Carvalho Brandão 57 Aprovado 
14º AD4-003 Francisco Menderson Nascimento Carvalho 56 Aprovado 
15º AD4-032 Ismael Albuquerque de Sousa 56 Aprovado 
16º AD4-013 Maria Eliane Freire Fidelis 56 Aprovado 
17º AD4-040 Tacila Alcântara Aguiar 55 Aprovado 
18º AD4-004 Uanderson de Mesquita Braga 55 Aprovado 
19º AD4-017 Gabriela Sousa Gomes 53 Aprovado 
20º AD4-034 Afonso Freire Rocha 52 Aprovado 
21º AD4-028 Mariana Oliveira da Silva 52 Aprovado 
22º AD4-044 Raimundo Edilson Gomes Caetano 51 Aprovado 
23º AD4-019 Ana Cláudia Freire Aragão da Cunha 50 Aprovado 
24º AD4-008 Ana Paula de Sousa Rocha dos Anjos 50 Aprovado 
25º AD4-046 Ana Rodrigues Costa 50 Aprovado 
26º AD4-009 Dayana Ramos Acântara 50 Aprovado 
27º AD4-024 Eline Freire Caetano Ferreira 50 Aprovado 
28º AD4-010 Gelza Aguiar Freire 50 Aprovado 
29º AD4-049 Helaine Kelle Menezes da Costa 50 Aprovado
30º AD4-011 Iara da Silva Gomes 50 Aprovado 
31º AD4-005 Jaciara Alcântara Soares Alves 50 Aprovado 
32º AD4-006 Jacirene Alcântara Soares 50 Aprovado 
33º AD4-030 Jocileide Cavalcante Alcântara 50 Aprovado 
34º AD4-053 Kelli Rocha Barbosa 50 Aprovado 
35º AD4-043 Leidiane Lauriano de Lima 50 Aprovado 
36º AD4-021 Lucijane Batista Araújo 50 Aprovado 
37º AD4-047 Maria Arlene Carmo Albuquerque 50 Aprovado 
38º AD4-023 Maria Célia Freire Alcântara 50 Aprovado 
39º AD4-012 Maria Jossandra Alcântaras Freire 50 Aprovado 
40º AD4-022 Maria Necilda Magalhães 50 Aprovado 
41º AD4-007 Maria Suely Alves Freire 50 Aprovado 
42º AD4-042 Melka Ferreira Lúcio 50 Aprovado 
43º AD4-016 Roberta Fernandes Rodrigues 50 Aprovado

Diário Oficial da Aprece em 05/05/2014

(CURIOSIDADES) PORQUE OLHAR PARA O CÉU NO MÊS DE MAIO

Foto: Web, apenas ilustração
Cinco eventos que podem ser observados no Céu neste mês de maio. Confira:

1 - Na noite do dia 6, pedaços do cometa Halley poderão ser vistos da Terra. Cerca de 20 ou 30 meteoros por hora cairão em uma chuva conhecida como Eta Aquáridas. O cometa mesmo só nos visitará em 2061, segundo previsão.

2 - O planeta dos anéis se aproxima da Terra no dia 10. Será possível ver os anéis e satélites de Saturno. 

3 - A cada cinco anos recebemos a visita do cometa 209P/LINEAR. Agora ele está próximo ao sol e há registros de um fenômeno inédito, uma chuva de meteoros no dia 24. Há possibilidade de serem vistos 200 meteoros por hora, dizem os astrônomos. 

4 - O pôr do sol dia 25 será cheio de surpresas. Algumas horas antes, Mercúrio, planeta que é dificilmente identificável, será visível em baixa altitude no Ocidente. Marte vai brilhar na constelação de Virgem. Júpiter também dará o ar da graça e irá aparecer cerca de cinco horas depois do pôr do sol.

5 - A constelação de Virgem é uma das maiores, tem mais de duas mil galáxias e será visível nas primeiras horas do anoitecer de maio. Apesar de não ser uma das constelações mais brilhosas, tem 13 galáxias que podem ser vistas de um telescópio pequeno. 

Fonte: Redação O POVO Online

RESUMO DAS CHUVAS NO FINAL DE SEMANA NO ESTADO DO CEARÁ

63 municípios registraram chuvas de domingo para início desta segunda-feira. Veja o resumo de chuvas, relativa ao período de 7:00 de 4/5/2014 às 7:00 de 5/5/2014, com foco nas regiões Litoral Norte e Ibiapaba.

Litoral Norte: Chaval (sede) 35.5, Barroquinha (sede) 24.2, Cruz (sede) 16.2, Sambaíba (Granja) 15.0, Marco (sede) 11.6, Salão (Senador Sá) 7.0 e Acaraú (sede) 2.6 milímetros.

Ibiapaba: Nova Betânia (Nova Russas) 10.0, Ibiapina (sede) 9.0, Viçosa do Ceará (sede) 8.4, Manhoso (Viçosa do Ceará) 7.0, Croatá (sede) 5.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 2.0 e Guaraciaba do Norte (sede) 1.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 68.0 mm
Canindé (Posto: Esperança) : 52.0 mm
Orós (Posto: Palestina) : 48.2 mm
Ocara (Posto: Serragem) : 37.0 mm
Quixadá (Posto: Custodio) : 36.0 mm
Chaval (Posto: Chaval) : 35.5 mm
Jaguaretama (Posto: Serrote Branco) : 32.2 mm
Tauá (Posto: Tauá) : 28.0 mm
Tauá (Posto: Ac. Várzea do Boi) : 26.4 mm
Umirim (Posto: Umirim) : 26.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 78
Total de municípios com chuva em todo o estado: 63
Dados extraídos às : 12:00 de 5/5/2014

CHUVAS DE SÁBADO E INÍCIO DE DOMINGO
Chuvas relativa ao período de 7:00 de 3/5/2014 às 7:00 de 4/5/2014

Litoral Norte: Panacui (Marco) 20.1, Miraíma (sede) 3.7 milímetros.

Ibiapaba: São Benedito (sede) 34.0, Picada (Guaraciaba do Norte) 5.5 e Graça (sede) 2.0 milímetros.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Acopiara (Posto: Caixa) : 117.0 mm
Cedro (Posto: Varzea Da Conceicao) : 60.0 mm
Quixelo (Posto: Quixelo) : 57.0 mm
Iracema (Posto: Ema) : 51.0 mm
Ico (Posto: Lima Campos) : 45.0 mm
Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 42.0 mm
Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 41.0 mm
Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 37.6 mm
Palmacia (Posto: Palmacia) : 35.0 mm
Sao Benedito (Posto: Sao Benedito) : 34.0 mm

Total de postos com chuva em todo o estado: 71
Total de municípios com chuva em todo o estado: 59
Dados extraídos às : 14:45 de 4/5/2014. (Informações da Funceme)

NÚMEROS DO IBOPE PARA AS ELEIÇÕES 2014 NO CEARÁ, EUNÍCIO LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS

Como não há candidato oficializado, foram criadas várias situações de disputa para ouvir os eleitores cearenses.

O Diário do Nordeste contratou os serviços do Ibope para a realização da sua primeira pesquisa sobre as eleições do dia 5 de outubro próximo no Ceará, quando serão votados os candidatos à Presidência da República, ao Governo do Estado, ao Senado da República (uma vaga), à Câmara Federal (22 deputados) e à Assembleia Legislativa (46 deputados). O senador Eunício Oliveira, se a votação fosse hoje, venceria em todos os seis cenários apontados, incluindo-se na relação dos prováveis candidatos além dele, quatro nomes do PROS e dois do PT.

Os quadros a cima mostram os percentuais atribuídos a cada um dos nomes apontados como prováveis candidato ao Governo do Estado. Os demais dados relacionados às entrevistas sobre candidatos ao Senado e à Presidência da República serão publicados na edição de amanhã.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 30 de abril em um universo de 1008 eleitores (534 mulheres e 474 homens), maiores de 16 anos, representando as várias regiões do Estado e diversas faixas de idade e escolaridade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança chega a 95%. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com sua finalidade.

Para atender ao que recomenda o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada, no prazo determinado, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), quanto à parte referente às eleições estaduais, e no TSE, pelo fato de os eleitores cearenses terem sido perguntado sobre a sucessão presidencial.

Relatório

"Neste momento em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados possíveis cenários de intenção de voto, considerando os possíveis nomes ao Governo e ao Senado no Ceará, e para a Presidência da República", diz a parte inicial do relatório feito pelo Ibope, para a apresentação do resultado da pesquisa.

Os eleitores entrevistados ao responderem a pergunta sobre "qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão em 2014", 14% disseram ter muito interesse, 28% têm interesse médio, 30% têm pouco interesse e 26% responderam não ter qualquer interesse nas eleições deste ano.

Em todos os cenários da pesquisa para a sucessão estadual estão os nomes de Ailton Lopes (PSOL), Nicole Barbosa (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB). Eles são apresentados como sendo consenso em suas respectivas agremiações. Os outros nomes que aparecem uma só vez em cada cenário são: Domingos Filho, Mauro Filho, Zezinho Albuquerque, Izolda Cela (todos do PROS), e Camilo Santana e Luizianne Lins, ambos do PT.

Na pesquisa espontânea, aquela em que os eleitores são perguntados em quem votaria para governador se as eleições fossem hoje, sem que lhes sejam apresentados nomes, apenas Eunício Oliveira foi apontado por 4% dos entrevistados, seguido de Luizianne Lins com 1%.

Na parte estimulada, quando ao eleitor é apresentada a relação dos prováveis candidatos ao Governo, no cenário em que além de Nicole, Ailton e Eunício Oliveira aparece Domingos Filho, Eunício alcança 43% das intenções de voto contra 7% de Domingos, 5% de Nicole e 3% de Ailton.

Quando o nome do PROS é Mauro Filho, Eunício mantém os 43% contra 8% de Mauro, 5% de Nicole e 3% de Ailton. Com Zezinho Albuquerque representando o PROS na chapa, Eunício chega a 44% contra 6% de Zezinho, 5% de Nicole e 4% de Ailton. Com Izolda Cela como provável candidata do PROS, Eunício alcança 46%, Izolda 1%, Nicole 6% e Ailton 4%.

Nos dois últimos cenários, cujos nomes apontados como prováveis candidatos ao Governo são Camilo Santana e Luizianne Lins, ambos do PT, Eunício Oliveira tem 43% contra 6% de Camilo, 4% de Nicole e 3% de Ailton. Com Luizianne o resultado apontado dá 42% para Eunício, 12% para Luizianne, 5% para Nicole e 4% para Ailton.

Luizianne é nome mais rejeitado de todos os apresentados, 31% . Domingos Filho e Eunício Oliveira são os menos rejeitados com 12% cada um.

Registrada no TRE sob o protocolo Nº CE-00005/2014 e no TSE sob o protocolo BR-00100/2014.

Veja mais detalhes sobre essa pesquisa publicada na edição de hoje (05/05/2014) do Jornal DIÁRIO DO NORDESTE.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores