sábado, 31 de janeiro de 2015

VOCAÇÃO POLÍTICA!

Charge blog do Amarildo

ESTUDANTE DE 14 ANOS FAZ A MATRÍCULA PARA CURSAR MEDICINA

Com média de 751,16 e 960 na redação, o adolescente ficou entre os aprovados e conseguiu na Justiça direito de cursar. O estudante afirmou que sempre foi dedicado aos estudos e desde muito cedo tinha como meta ingressar no curso de medicina.

O estudante José Victor Menezes Teles, de 14 anos, fez sua pré-matrícula no curso de medicina neste sábado, 31. O adolecente conseguiu na justiça o direito de estudar na Universidade Federal de Sergipe (UFS) após obter média de 751,16 no Enem.

José Victor foi recebido nesta manhã por outros estudantes veteranos na Universidade, que pintaram o novo aluno, desejando-lhe boas-vindas.

O próximo passo para ele é comparecer ao primeiro dia de aula, que será no dia 30 de março, e confirmar a matrícula.

Processo

O adolescente teve dificuldade de realizar a matrícula depois que a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) negou a prova de proficiência. João Victor, que cursava o primeiro ano do ensino médio quando fez o Enem, entrou na justiça e conseguiu o direito de realizar a prova.

Segundo ele, o desejo de cursar medicina sempre existiu. Para o Enem, o estudante afirma que passava 3 horas por dia resolvendo questões de provas anteriores, além de estudar assuntos que ainda não tinha visto.

Fonte: Redação O POVO Online 

(ACESSO À ÁGUA) INAUGURADA HÁ 90 DIAS ADUTORA NÃO ABASTECE TODA A CIDADE DE ALCÂNTARAS

Em nota a Cagece diz que o problema começa a ser resolvido.

(Do blog o Serrano). Passados mais de 90 dias após a solenidade oficial de entrega do Sistema Adutor Emergencial de Alcântaras a obra ainda continua sem atender toda a população. Construída para bombear água do açude Jenipapo em Meruoca até a ETA de Alcântaras a obra desde outubro de 2014 passa por ajustes e ainda não garante água para quem realmente precisa. 

Na comunidade do Sítio Espírito Santo, a água que deveria está abastecendo à estação de captação do sistema de abastecimento local não chega desde o último dia 07 de novembro o quem tem prejudicado centenas de moradores que sem alternativa estão tendo que comprar água para consumo humano e atividades domésticas. Em alguns bairros da sede a situação não é diferente e, a metodologia da velha lata d’água continua a ser a saída para quem reside nas ruas mais altas dos Bairros do Junco, Santo Antônio, São José e Bela Vista. No Centro, apesar de haver maior regularidade na distribuição, algumas ruas também não recebem água pelas torneiras como em parte da Antônio Caetano, nas proximidades da Gruta

Procurada na última semana pelo blog o Serrano a Cagece informou que recebeu da Cogerh os geradores funcionando a diesel e com autonomia de funcionamento de apenas quatro horas, o que não daria para atender a cidade em sua plenitude, porém afirmou que a ligação elétrica da Estação Elevatória já haveria sido executada e estaria em funcionamento desde o dia 26/01.

Solenidade de inauguração em Outubro de 2014. Arquivo: VN
Na mesma nota a empresa evidenciou que a captação ainda continuaria a ser feita por geradores, por está em uma Área de Proteção Ambiental, mas com o funcionamento da Elevatória dois (02), em Boa Vista, a Cagece teria um pouco mais de liberdade de funcionamento do gerador da captação, pois seriam dois geradores para uma bomba, podendo funcionar até oito horas, através de um procedimento previsto para ter inicio a partir deste domingo, 01 de fevereiro. 

Os esclarecimentos foram enviados a redação do Serrano na noite da última sexta-feira, pela Coordenadoria de Suporte Técnico da Cagece de Sobral.

(Via Blog Portal Jovem)

DEFINIDA CHAPA QUE CONCORRERÁ À MESA DIRETORA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) lidera a chapa que concorrerá à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, em eleição marcada para este domingo (01/02), a partir das 10 horas.

A chapa tem a seguinte composição: Presidente – Zezinho Albuquerque (Pros); 1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS); 2º vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB); 1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros); 2º secretário – Manoel Duca (Pros); 3º secretário – João Jaime (DEM); 4º secretário – Joaquim Noronha (PP); suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).

A composição da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV-PSDC-PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis).

Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.

A posse dos 46 deputados estaduais eleitos em 2014 será realizada na mesma data.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

MOTORISTAS DA PREFEITURA DE ALCÂNTARAS REÚNEM-SE COM A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL CLEUVILÂNDIA MENEZES

Representantes da classe dos motoristas da Prefeitura Municipal de Alcântaras, estiveram reunidos na tarde de sexta-feira 30 na sede do Poder Legislativo de Alcântaras, e saem otimistas com o diálogo.

A audiência com a Presidente da Câmara de Municipal, vereadora Cleuvilândia Menezes - PT, teve como principal objetivo a reivindicação de aumento de salário para os atuais profissionais dos transportes municipais.

Ao ouvir os funcionários municipais, a Presidente da Câmara se prontificou a intermediar os apelos dos motoristas evitando assim e de forma pacífica um eventual impasse entre os profissionais dos transporte e o  Poder Executivo Municipal.
Fotos: Divulgação Fecebook

CHUVA NA TARDE DE SEXTA-FEIRA RENOVA ESPERANÇA DOS ALCANTARENSES

Uma forte e rápida chuva banhou a cidade de Alcântaras e localidades vizinhas na tarde da ontem.

Após um intenso sol e calor predominar por todo o dia, a população foi surpreendida por um rápida mudança de clima onde, em poucos minutos a água tomou de conta da paisagem. Apesar das perspectivas de um inverno abaixo da média histórica segundo a Funceme, um chuva é sempre vem vinda e renova a esperanças de melhoria hídrica.
Fotos: Divulgação Facebook

116 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS NO CEARÁ EM JANEIRO


Em janeiro, o Ceará registrou 116 casos confirmados de dengue em 22 municípios. Os dados compõem o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), divulgado nesta sexta-feira, 30. 

Foram notificados, em 47 municípios, 998 casos suspeitos de dengue. Esse número representa um aumento de 799% na comparação com o boletim anterior, do último dia 16, quando foram 111 casos suspeitos.   

Os municípios com casos confirmados este ano foram: Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Arneiroz, Crateús, Crato, Ipu, Quixeramobim, Piquet Carneiro, Jucás, Porteiras, Russas, Beberibe, Canindé, Ipu, Pentecoste. Além destes, Barbalha e Aracati tiveram casos confirmados de dengue com sinais de alarde.

Dados de 2014
Dos casos notificados em 2014, foram confirmados 17.718 (43%) em 146 municípios (79,3%). Destacam-se os municípios de Aracati, Araripe, Alto Santo, Arneiroz, Brejo Santo, Beberibe, Boa Viagem, Barro, Campo Sales, Canindé, Eusébio, General Sampaio, Hidrolândia, Icó, Ibicuitinga, Ipu, Jaguaribara, Jaguaribe, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Nova Olinda, Piquet Carneiro, Pentecoste, Pereiro, Parambu, Porteiras, Quixeré, Russas, Santana do Cariri,Tabuleiro do Norte, Tauá, Umari, Umirim e Ocara com incidência acima de 300 por 100 mil habitantes. 

Dos casos confirmados, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 21,6% do total. Foram notificados 304 casos graves (73 óbitos). Destes, foram confirmados 279 casos (49 óbitos), sendo 218 casos de dengue com sinais de alarme e 61 casos (49 óbitos) de dengue grave. 

Detectou-se um aumento de 45% dos casos graves confirmados, comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 39% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dos casos graves confirmados 52,8% foram por dengue com sinais de alarme e, 59%, por dengue grave no Interior.

Fonte: Redação O POVO Online

ATENÇÃO! ÚLTIMAS HORAS PARA GARANTIR SUA CAMISETA DO BLOCO PINGA NIM MIM 2015

Atenção, você de Alcântaras que ainda não garantiu a sua camiseta do Bloco Pinga Nim Mim 2015, ainda tem o dia de hoje para poder adquirir.

O Bloco Pinga Nim é o mais tradicional bloco de Alcântaras e também de toda a Serra da Meruoca. Mesmo com as baixas nos últimos carnavais, e mudanças provocadas por diversos fatores, o bloco mantém a sua tradição.  

Os interessados tinham como prazo reservar camisetas até a última sexta-feira 30, mas se procurar neste sábado  31/01 ainda é possível a reserva.

Contato: Em Alcântaras falar com NILSIN pelo telefone (88) 92532050

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

INSTITUTO FEDERAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS TÉCNICOS EM SOBRAL

Inscrições começam na segunda-feira, 26. Há 210 vagas em seis cursos técnicos

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu inscrições para seis cursos técnicos. O processo seletivo é para o semestre 2015.1. Ao todo, são 210 vagas. As inscrições terão início no dia 26 de janeiro e seguirão até 12 de fevereiro. Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, os pedidos deverão ser feitos entre 26 de janeiro e 4 de fevereiro.

As ofertas são para seis cursos técnicos gratuitos (Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação). Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. As aulas são no turno da noite. Cada curso conta com 35 vagas.
A data de realização das provas será 15 de março. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico do IFCE (http://qselecao.ifce.edu.br/lista_concursos.aspx), onde poderá também consultar os editais para obtenção de mais informações.

Serviço:
Inscrições no processo seletivo 2015.1
Quando: 26 de janeiro a 12 de fevereiro
Período para pedido de isenção: 26 de janeiro a 4 de fevereiro
Cursos oferecidos: Agroindústria, Eletrotécnica, Fruticultura, Mecânica, Meio Ambiente e Panificação

Por Tiago Braga - Jornalista

(CEARÁ) PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA AFIRMA QUE CONTINUARÁ MOBILIZAÇÃO PELA REFINARIA

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), afirmou, em entrevista na manhã desta quinta-feira (29/01), que irá “continuar trabalhando no sentido de cobrar a construção da Refinaria Premium II no Ceará”. De acordo com o parlamentar, “a refinaria foi um compromisso firmado pelo ex-presidente Lula e ratificado pela presidente Dilma Rousseff com o povo cearense, e precisa ser cumprido”.

O cancelamento por parte da Petrobras do projeto de instalação tanto da refinaria cearense quanto a do Maranhão, foi anunciado ontem, por ocasião da divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre de 2014 da empresa.

Para o presidente da AL, essa desistência foi “uma grande descortesia da Petrobras para com o povo cearense”. Ele lembrou que a AL encabeçou uma extensa campanha para mostrar à população o que o projeto representava economicamente para o Estado.

Zezinho garantiu que continuará mobilizando a população em defesa da instalação da refinaria no Ceará, “pois as coisas só acontecem quando mobilizamos as pessoas”, pontuou. “Fomos pegos de surpresa com essa notícia. Estou esperando a audiência com a presidente Dilma, solicitada pelo governador Camilo Santana, para saber o que houve e decidir como daremos continuidade a esta mobilização”, esclareceu.

O presidente explicou, ainda, que todas as exigências feitas pela Petrobras para a instalação da refinaria foram cumpridas pelo ex-governador Cid Gomes. “Iremos continuar trabalhando e cobrando das lideranças a realização desse sonho, pois o grande salto econômico do Ceará só será dado com a construção dessa refinaria”, defendeu.

Por Aline Pedrosa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

(LEGISLATIVO) SANGUE, QUEBRA-QUEBRA E MUITA CONFUSÃO NA ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MARTINÓPOLE

O que estava previsto por alguns aconteceu nesta quinta-feira (29) pela manhã na Câmara de Vereadores de Martinópole. 

Durante a primeira sessão ordinária do ano, a Vereadora Bruna Roriz, que juntamente com outros 3 colegas, forma a base aliada do Prefeito James Bel, resolveu colocar em votação uma ata que consta que houve uma eleição que garante sua permanência como Presidente do Legislativo.

Por outro lado, a bancada da oposição, formada pela maioria, 5 vereadores, afirma que a ata foi resultado de uma eleição fraudulenta, já que além de não existir reeleição, a disputa deveria ter sido realizada no primeiro dia do ano de 2015, como ocorreu, dando vitória à Vereadora Rógila Fernandes. Além disso, existe uma ordem judicial que está sendo ignorada pela Vereadora Bruna Roriz, que determina que uma nova eleição seja realizada.

Ignorando tudo isso, Bruna Roriz, ao tentar aprovar a tal ata que a deixa mais dois anos no poder, favorecendo assim o executivo municipal, mesmo contra uma ordem judicial, os ânimos se acirraram com as duas bancadas batendo boca, até que as bocas não deram mais conta e um grupo de pessoas, segundo a oposição,  formado por seguidores do Prefeito James Bel, invadiram a Câmara Municipal e quebraram todas as cadeiras e mesas em uma batalha que desde já entra para a história da vergonhosa política interiorana deste estado. A partir daí, a força do argumento deu lugar ao argumento da força, com pontapés, socos, e uma quebradeira geral, que não poupou nem as portas do prédio público.

De acordo com o advogado que representa a bancada da oposição, um dos vereadores deu uma cadeirada na filha de outro vereador, que está grávida de 3 meses. Os feridos foram levados para hospitais de Martinópole e região. O efetivo policial presente não deu conta do destempero dos que, pelo jeito, estavam preparados para invadir a Câmara Municipal caso a ata da bancada da situação não fosse aprovada.

Fonte: Camocim Online (Via Blog Sobral Agora)

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS RECEBERÃO NOVA MOBÍLIA

Foto: Divulgação Facebook
Equipamentos foram adquiridos por meio do Plano de Ações Articuladas - PAR.

Escolas da rede municipal de ensino de Alcântaras, começam o ano letivo com bons motivos para comemorar. Nesta semana, a Secretaria do Desenvolvimento da Educação Básica de Alcântaras esteve recebendo parte da mobília conseguida através do Plano de Ações Articuladas (PAR), uma ação inserida por meio do Plano do Desenvolvimento da Educação  implantada pelo MEC no ano de 2011.

 Os novos equipamentos, incluem mesas, carteiras e birôs  que serão distribuídos a 19 escolas municipais, mediante o número de turmas e quantidade atual de alunos. O PAR que tem por finalidade implementar entre as esferas administrativas políticas de melhoria da qualidade da educação existe em Alcântaras há quatro anos e dentre as últimas propostas apresentadas para melhorias contínua da educação municipal propôs a informatização das unidades educacionais em funcionamento.

Com post Francisco Freire (Portal Jovem)

BRIGA POLÍTICA DEIXA MARTINÓPOLE E FRECHEIRINHA SEM PRESIDENTE DO LEGISLATIVO

Em pleno Século XXI, o município de Martinópole, distante cerca de 80 km ao norte de de Sobral, ainda é cenário da "velhaca política" produzida por novos políticos de práticas antigas. 

Com o primeiro mês da legislatura 2015-2016 já quase finalizando, ainda não se sabe quando acontecerá a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Uma decisão judicial ordena que a eleição aconteça em no máximo cinco dias a contar do dia 26 de janeiro, mas a presidente em exercício da Câmara, vereadora Bruna Roriz, não dá sinais de que cumprirá a ordem.

Outro péssimo exemplo de condução da política vem da cidade de Frecheirinha, distante cerca de 70km a noroeste de Sobral. Ali, a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal é objeto de questionamento jurídico por parte do grupo da situação, ligado ao prefeito Carleone Júnior. Enquanto dura a briga judicial entre oposição x situação, o legislativo continua com um presidente em exercício.

Fonte: Sobral em Revista (com informações do Blog Uruoca de Prima)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

(ALCÂNTARAS) MAIS UM ACIDENTE NA RODOVIA IRALDO CRISTINO, UM CAMINHÃO FICOU DESTRUÍDO, FELIZMENTE NÃO HOUVE VÍTIMAS

Caminhão teve a cabine e carroceria totalmente destruídos
Mais um acidente registrada na CE-241 no trecho da descida da ladeira do Pai João sentido Alcântaras para Coreaú.

O veículo, um caminhão fretado que ia de Fortaleza para São Luís. Passando por Alcântaras, a cerca 00:30 (meia-noite e meia) desta madrugada de terça para quarta-feira (28/01) nas proximidades da baixa do onça (trecho da descida da ladeira do Pai João) numa curva já conhecidamente perigosa veio a capotar

Apesar da gravidade do acidente, o motorista do caminhão e que não temos a identificação, surpreendentemente apenas com ferimentos leves conseguiu chegar até a comunidade do Pai João para pedir ajuda. 

A pouco mais de um ano, em Dezembro de 2013, um caminhão carregado de Gás virou praticamente no mesmo local, veja clicando AQUI. Acidentes como este já são comuns em todo o trecho desta Rodovia que recebeu o nome de Iraldo Cristino. Para ver outras noticias relacionadas clique AQUI



PARCELA ÚNICA DO IPVA 2015 VENCE NO PRÓXIMO DIA 30 DE JANEIRO

Imagem: Apenas ilustração
Já encontram-se disponíveis no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ce.gov.br) os boletos para o pagamento do IPVA 2015. A secretaria lembra aos contribuintes do imposto que este ano o pagamento será, prioritariamente, realizado por meio eletrônico. O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será até a próxima sexta-feira, 30 de janeiro.

Já o contribuinte que optar por parcelar o desembolso - sem nenhum abatimento especial - deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50,00, nos dias 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio de 2015, em prestações iguais.

Como em 2014, o IPVA 2015 poderá ser pago nos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. De acordo com o secretário Mauro Filho, a redução do IPVA decorre da política de desoneração gradual da carga tributária no Estado, bem como da alteração no conceito de alguns modelos.

Em 2015, 1.990.863 veículos foram tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 661,8 milhões.  A rede arrecadadora do IPVA inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNB, Bradesco, casas lotéricas e farmácias Pague Menos.

Assessoria de Comunicação da Sefaz

DEPUTADOS ELEITOS TOMAM POSSE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NESTE DOMINGO

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza no próximo domingo (01/02), a partir das 10h, no Plenário 13 de Maio, a cerimônia de posse dos deputados eleitos em outubro de 2014. Antes, às 8h30min, será realizada uma celebração ecumênica no auditório Deputado João Frederico, no anexo II.

A sessão preparatória de posse será presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PROS). Em seguida, haverá outra sessão, também preparatória, na qual será eleita a nova Mesa Diretora.
De acordo com o cerimonial da AL, foram distribuídos 1.800 convites a autoridades e convidados dos deputados, que poderão assistir à cerimônia de posse no plenário ou em telões espalhados por diversos pontos da Casa. O número de convites é limitado pela estrutura física da Casa.

Dos 46 parlamentares que vão atuar nos próximos quatro anos, 24 vão estrear na Casa. Segundo o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão, todos os deputados eleitos já entregaram a documentação necessária para efetivação de seus mandatos, o que inclui declaração de rendimentos, diploma eleitoral e nome parlamentar. Até sexta-feira, a Casa deve encaminhar a lista dos nomes parlamentares escolhidos, bem como a sigla que cada um representa, para publicação no Diário Oficial do Estado.

Nas duas sessões o painel listará em ordem alfabética o nome dos deputados da nova legislatura, já que, na ocasião, não terá sido definida a composição da nova Mesa. Os retratos dos parlamentares da atual Mesa Diretora permanecerão no hall de entrada do plenário até que sejam produzidas as fotografias dos novos membros.

MESA DIRETORA
A eleição da nova Mesa Diretora acontece logo após a sessão de posse. Nessa segunda sessão, o presidente Zezinho Albuquerque concederá a palavra a um parlamentar que, pela ordem, irá requerer o registro da chapa única ou das chapas que irão disputar os assentos da Mesa.

Deferido o registro das chapas, inicia-se a votação. Embora a Assembleia utilize a impressão digital para registrar os votos, nessa primeira votação será usada senha numérica, uma vez que a Casa ainda não fez o registro biométrico dos novos deputados. O processo de votação será secreto e os parlamentares irão votar sim ou não para a chapa candidata.

Eleita a chapa, o presidente escolhido convocará os demais membros para compor a Mesa, instalará a 29ª legislatura da Casa e procederá a posse dos suplentes que exercerão os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), da Pesca.

No lugar dos secretários, serão empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).

Empossados os suplentes, o presidente irá convocar os parlamentares a comparecer a Casa no dia seguinte, às 10h, para a Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura. Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015. Na terça-feira, será realizada a primeira sessão ordinária.

Da Assessoria de Imprensa da AL/CE  (Aline Pedrosa)

LANÇAMENTO DA PLATAFORMA DIGITAL “SOBRAL CULTURA”

Grato, pelo convite!
A Secretaria da Cultura e do Turismo programou para a próxima quinta-feira, dia 29, às 19 horas, no Theatro São João o lançamento da Plataforma Digital Sobral Cultura. Sobral é o segundo município do Brasil a implementar a ferramenta na gestão pública da cultura.

As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Desse encontro surgiram as bases para a criação de Mapas Culturais, um software livre que permite o aprimoramento da gestão cultural dos municípios e estados, e que em Sobral leva o nome de Sobral Cultura.

Sobral Cultura é uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais do estado.

CONFIRA COMO ESTÃO O VOLUME DE ÁGUA NOS PRINCIPAIS AÇUDES DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Açude Jenipapo em Meruoca. Foto: Divulgação internet
O Açude Jenipapo que atualmente abastece as cidades de Alcântaras e Meruoca, está com 45,78 % de sua capacidade total.

Acompanhe como está a situação de volume d’água dos principais açudes da Região Norte do Ceará. A falta de chuvas têm deixado a população muito preocupada e algumas cidades já vivem a questão do racionamento. Os dados são do Portal Hidrológico do Ceará, através da COGER. Confira abaixo: 

EM TEMPO - A população tem que fazer sua parte economizando água, evitando os desperdícios. 
Fonte: Com Blog Sobral Agora.

O 'PARABÉNS' OFICIAL DA ESCOLA, E DESTAQUE NO SITE DO CREDE 06 - SOBRAL NO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO

"A EEM Francisco de Almeida Monte, localizada em Alcântaras-Ceará, é uma escola regular de nível C. A mesma tem a honra e satisfação de parabenizar o aluno Natanael Aguiar de Sousa por ter sido aprovado em Medicina pelo ENEM 2014 na Universidade Federal do Ceará – UFC/Sobral. 

O referido estudante esteve neste estabelecimento desde o 1º ano do ensino médio(em 2012, período em que a escola implantou o PROEMI/JF-Projeto Jovem de Futuro.) Natanael sempre foi estudante da escola pública e sempre demonstrou interesse e esforço, obtendo sempre os melhores resultados. Já no 2º ano, em 2013, obteve o melhor resultado do ENEM na referida escola. Vale ressaltar que além de ter sido aprovado em Medicina pelo ENEM-UFC/Sobral, também foi aprovado em 4º lugar em Engenharia Civil Na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Nós que fazemos esta escola sentimos orgulho em fazer parte da construção desse sonho que agora se concretiza. Por isso, dizemos que vale muito a pena acreditar nos sonhos e nos projetos de vida, mas para tanto é preciso buscar e lutar, porque nada vem por acaso, só com muita LUTA e PERSEVERANÇA."
Clique AQUI para acessar a mensagem oficial no site do Governo do Estado

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

COMUNIDADE CATÓLICA DO SÍTIO FLORES - ALCÂNTARAS, EM CAMPANHA!

A comunidade de Flores do município de Alcântaras Ceará, está lançando a campanha das telhas para o teto da Capela Sagrada Família, padroeira desta referida comunidade.

Caso, você deseja fazer uma doação procurar as pessoas responsáveis obtendo mais informações com Francisco Valdo Brandão clicando AQUI.

ESCOLA FRANCISCO DE ALMEIDA MONTE EM ALCÂNTARAS EM FESTA, COM SEU PRIMEIRO ALUNO APROVADO NO CURSO DE MEDICINA - UFC

A Escola Estadual Francisco de Almeida monte em Alcântaras, está em festa após conquistas no vestibular da UVA e do SISU.

Entre os destaques, o garoto da Vez! é Natanael Aguiar de Sousa, que após garantir uma vaga no Curso de Engenharia Cívil, que é um dos mais concorridos cursos da Universidade Estadual Vale do Acaraú  UVA; a aluno foi bem mais longe e conseguiu ser aprovado para o curso de MEDICINA da Universidade Federal do Ceará UFC, que é o curso mais concorrido da universidade mais procurada do país via Sistema de Seleção Unificada - SISU. 

Como ainda não terminou as chamadas regulares e a lista de espera, ainda não temos a total de alunos que ingressarão em cursos superiores, mas, a escola já tem muito o que comemorar!

PARABÉNS NATANAEAL!

Também está de parabéns todos os alunos aprovados e é claro, os que fazem a escola!
O Jovem é natural da comunidade do sítio Silva - zona rural e fez valer o seu ensino público.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

MEC DIVULGA A LISTA DE APROVADOS NO SISU

Os estudantes podem consultar o resultado no site do Sisu. As matrículas poderão ser feitas nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta segunda-feira, 26, a lista de aprovados no Sisu 2015. A consulta pode ser feita online no site do sistema.

Ao todo foram disponibilizadas 205,5 mil vagas. Segundo o MEC, mais de 2,7 milhões de estudantes se increveram, o que representa um total de participantes 3,5 vezes maior que os 793,9 mil de 2010, quando o Enem foi reformulado.

Os aprovados no Sisu 2015 poderão se matricular nos dias 30 janeiro, 2 e 3 de fevereiro. No Ceará foram ofertadas vagas na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).


As inscrições para as vagas remanescentes também já estão disponíveis, podendo ser feitas até 23h59 de sexta-feira, 6. No dia 11 de fevereiro o candidato inscrito na lista de espera deve procurar a instituição de ensino e acompanhar a convocação da matrícula. 

Confira a lista de aprovados em: sisu.mec.gov.br

Fonte: Redação O POVO Online

(FISCALIZAÇÃO) MUNICÍPIOS CEARENSES UTILIZARÃO MAIS DE R$ 6 MILHÕES EM FESTAS DE CARNAVAL

Foto: Melquides Junior
O TCM apurou que 16 cidades cearenses gastarão verbas provenientes dos cofres públicos para a realização de eventos no período. TCM, ainda expediu ofícios para os 184 municípios alertando para a observância de preceitos legais na promoção dos eventos.

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) divulgou, nesta segunda-feira (26), o primeiro balanço parcial da operação realizada neste mês para fiscalizar o uso de recursos públicos em eventos carnavalescos no Estado. A investigação, ocorrida entre os dias 19 e 23 de janeiro, revelou que 16 cidades cearenses gastarão um total de R$ 6.526.651,40 na contratação de estruturas para desfiles de escolas de samba e blocos de rua no Carnaval deste ano. 

Ao todo, a ação do TCM vistoriou 47 municípios, dando destaque aos que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade por conta da seca. As cidades onde os festejos serão custeados pelas prefeituras são Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Fortim, Granja, Pacoti, Palhano, Paraipaba, Paracuru, São Benedito, São Gonçalo do Amarante e Viçosa do Ceará

Neste ano, o TCM expediu ofícios para os 184 municípios alertando para a observância de preceitos legais na promoção dos eventos, e lembrando que situações de dificuldades financeiras, seca, encargos e equilíbrio de contas públicas deveriam ser levadas em conta nas decisões relacionadas às festas carnavalescas. 

Redução de gastos

De acordo com o órgão, os gastos registrados com o Carnaval em 2015 mostram uma redução de 72% em relação aos do ano passado, quando as prefeituras utilizaram cerca de R$ 23,5 milhões em shows e desfiles. 

Além dos 16 municípios que confirmaram as despesas, outras 24 cidades informaram que irão realizar festejos, mas que não irão usar verbas públicas. São elas: Acopiara, Aracoiaba, Barbalha, Baturité, Caucaia, Coreaú, Crato, Eusébio, Guaramiranga, Iguatu, Itarema, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Mauriti, Massapê, Moraújo, Mulungu, Pacajus, Palmácia, Russas, São Luis do Curu, Sobral e Ubajara. 

Já os municípios de Icapuí, Ipu, Itapipoca, Maracanaú, Pindoretama, Trairi e Várzea Alegre, até o encerramento da semana de fiscalização, ainda não haviam decidido sobre realização ou não de festividades carnavalescas. 

Órgão irá destacar possíveis irregularidades

Segundo o TCM, a documentação apresentada pelas preeituras será analisada pela Diretoria de Fiscalização, que deve formalizar relatórios retratando as situações verificadas, destacando possíveis irregularidades. 

As ocorrências podem resultar na abertura de processos de tomadas de contas especiais, e, em alguns casos, acarretar ações cautelares para prevenir riscos relacionados ao não cumprimento de princípios legais. 

Fonte: Jornal Diário do Nordeste Online

MORRE RADIALISTA E BLOGUEIRO SOBRALENSE

Morreu na manhã desta segunda-feira, em Sobral o radialista e blogueiro Vilemar Pereira. Segundo amigos a causa morte foi ataque fulminante, quando aguardava atendimento no Centro de Saúde do Caic, por volta das 9h.

Testemunhas, disseram que Vilemar, chegou ao posto reclamando de fortes dores, e seguiu todos os procedimentos oferecidos no centro de saúde. Ficou na fila de espera, e em 15 minutos caiu ao solo e morreu. Por volta de meio-dia, o corpo da vítima ainda permanecia no interior no local onde teve morte que fica nas imediações da fábrica de calçados onde o radialista também prestava serviço.

Vilmar Pereira, era dono do blog Portal a Desgraça, que destaca matéria policiais com cenas fortes de violência. Era muito conhecido em toda a cidade de Sobral e na cidade de Camocim sua terra Natal, era casado e tinha filhos. Há cerca de um mês participou da festa de confraternização, onde aparece ao lado do prefeito num flagrante feito pelo fotógrafo Tidi.

Fonte: Blog do Radialista Wilson Gomes

VAI AÍ, O PINGA FOLIA 2015!

Prepare-se para curtir um bom Carnaval na Serra da Meruoca no Pinga Folia 2015 , em breve divulgaremos a programação !

"Benildo Reinaldo"

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores