sábado, 10 de janeiro de 2015

(ATENTADO) MENINA BOMBA DE 10 ANOS MATA PELO MENOS 20 NA NIGÉRIA

Pelo menos 20 pessoas morreram e 18 ficaram feridas quando uma bomba presa ao corpo de uma menina de 10 anos explodiu em um mercado de Maiduguri, na Nigéria. A explosão ocorreu quando o mercado estava cheio de pessoas.

Até agora nenhuma organização terrorista reivindicou o atentado, mas os militantes do grupo Boko Haram têm usado mulheres e meninas como bombas humanas para impor um estado islâmico na maior economia africana.

"A rapariga tinha mais ou menos dez anos e duvido muito que ela soubesse o que levava amarrado ao corpo", disse o vigilante civil, Ashiru Mustapha. Segundo ele, o artefato detonou quando os vigilantes faziam o controle de entrada no mercado.

"O detetor de metais assinalou a presença de algo suspeito quando a menina foi revistada, mas, infelizmente, a explosão deu-se antes que ela pudesse ser isolada", acrescentou, considerando ter "quase a certeza de que a bomba foi detonada por meio de um controle remoto".

Em dezembro, outro ataque no mesmo mercado 10 pessoas morreram, e na semana anterior mais de 45 pessoas foram mortas no mesmo local.

Da Agência Lusa (Via Agência Brasil)

CÂMARA DE ALCÂNTARAS REUNIU-SE EM CARÁTER EXTRAORIDINÁRIO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS

Na última quinta-feira (8) a Câmara de Alcântaras reuniu-se extraordinariamente sobre o comando da presidenta do Legislativo Cleuvilândia Menezes.

 A sessão foi para votação de quatro matérias vindas do executivo. Os projetos aprovados foram os seguintes: Reajuste do salário dos servidores públicos, projeto para criação de três cargos no executivo, Lei que revoga (Parente de prefeito não poderia ser secretário), Projeto do saneamento básico.

Para a presidenta Cleuvilândia Menezes os projetos foram todos aprovados sem nenhuma discussão. Inclusive três desses projetos teriam que ser votados no último dia 30 de dezembro por ocasião de uma sessão extraordinária, "como na oportunidade Eu, não pude comparecer devido alguns problemas pessoais, então, agora como presidenta atendemos a um pedido do prefeito para convocarmos essa sessão extraordinária para aprovação dos referidos projetos. Todos sabem que meu projeto, meu propósito é fazer o bem para o crescimento, o progresso, e o desenvolvimento do nosso município." Disse Cleuvilândia Menezes
(Zé Maurício), Vice -Presidente, (Cleuvilândia Menezes) Presidenta, (Antonio Marcos), 1º Secretário

Informações e imagens Blog Luís Carlos Silva

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

UVA DIVULGA O RESULTADO DO VESTIBULAR 2015.1


A Universidade Estadual Vale do Acaraú divulgou na tarde de hoje sexta-feira dia 09 de janeiro, a relação dos aprovados no seu vestibular 2015.1

Confira aqui mesmo o resultado, e para acessar o site da instituição clique Aqui.

*Clique no curso desejado para visualizar a classificação:

 classificação  ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO - 40 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA - 25 vagas - Integral
 CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO - 40 vagas - Diurno
 CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO - 40 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO BACHARELADO - 30 vagas - Integral
 CIÊNCIAS SOCIAIS BACHARELADO - 25 vagas - Noturno
 CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA - 25 vagas - Noturno
 DIREITO BACHARELADO - 40 vagas - Vespertino
 EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 ENFERMAGEM BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 ENGENHARIA CIVIL BACHARELADO - 30 vagas - Integral
 FILOSOFIA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 FÍSICA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 GEOGRAFIA BACHARELADO - 25 vagas - Diurno
 GEOGRAFIA LICENCIATURA - 25 vagas - Diurno
 HISTÓRIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA LICENCIATURA - 40 vagas - Diurno
 LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 MATEMÁTICA LICENCIATURA - 35 vagas - Noturno
 PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Noturno
 PEDAGOGIA LICENCIATURA - 50 vagas - Diurno
 QUÍMICA BACHARELADO - 40 vagas - Integral
 QUÍMICA LICENCIATURA - 40 vagas - Noturno
 TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS TECNOLÓGICO - 40 vagas - Noturno
 ZOOTECNIA BACHARELADO - 40 vagas - Integral

CRECHE MARIA RAULINO ESCLARECE MOTIVO DAS FILAS PARA MATRÍCULAS

Turno matutino: prioridade seria para crianças menores
Segundo informado pelo Núcleo Gestor a prioridade de vagas no turno matutino seria para as crianças menores, parâmetro que é adotado em toda rede municipal de ensino de Alcântaras, onde os alunos mais jovens tem prioridade de estudarem pela manhã. já em relação ao número de turmas ofertadas a Maria Raulino afirmou que para o primeiro ano uma turma foi aberta pela manhã e outras duas a tarde, para comportar a demanda de matrículas. 

Sobre as causas da formação de filas 12 horas antes da abertura das matrículas a Creche afirmou que o que pode ter favorecido para o ocorrido, seria a preferência dos pais em matricular os alunos exclusivamente pela manhã, quando não há condições em ofertar turmas apenas para este período devido a acomodação cada vez maio de alunos a cada ano levito, fato que já haveria sido discutido com os pais no ano de 2013, quando a Direção solicitou aos pais que disponibilizassem por espontânea vontade as vagas para os colegas com maior necessidade de alocação dos filhos pela manhã, devido o trabalho. Na época, segundo a Instituição educacional, apenas cinco responsáveis aderiram a proposta e ficou acordado que as matriculas seria preenchidas para quem chegasse primeiro. 

A Unidade esclareceu ainda que não há carência de espaço físico para alocação das turmas, e assim como nas outras escolas a Creche funciona nos turnos da manhã, alocando os alunos pelo critério faixa etária e ano a qual estuda, como já feito em anos anteriores.

OBS: Os esclarecimentos foram repassados aos blog Portal Jovem, após divulgação do fato na internet.

Com Post. Francisco Freire 

(ALCÂNTARAS NA LISTA) ARCE DIVULGA AGENDA DAS PRIMEIRAS FISCALIZAÇÕES DE 2015

Estação de Tratamento de Água - ETA, Alcântaras
A agenda das primeiras fiscalizações de 2015 da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), relativa ao setor de Saneamento Básico, já está definida e as ações começam na próxima segunda-feira (12). 

Técnicos da Arce se deslocarão até as sedes dos municípios de Granjeiro, Alcântaras, Forquilha, Novo Oriente e Poranga. Nas citadas cidades, os analistas observarão o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, contemplando a análise das condições operacionais e a qualidade do atendimento, inclusive na área comercial. Eles também estarão atentos aos aspectos referentes à adequação ambiental.

Lagoa da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE
O cronograma de fiscalização deste mês obedecerá à seguinte ordem: de 12 a 16, os técnicos comparecerão à cidade de Granjeiro; de 19 a 23, a fiscalização será feita nas cidades de Alcântaras e Forquilha; e de 26 a 30, a Arce exercerá suas atividades nos municípios de Novo Oriente e Poranga. Três resoluções dão suporte às atividades da Arce no setor: Resolução nº 126/2010, que trata dos procedimentos gerais a serem adotados com relação às reclamações dos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; Resolução nº 130/2010, que se refere- às condições gerais na prestação e utilização desses serviços; e a Resolução 147/2010 que especifica as sanções administrativas e penalidades aplicáveis à Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, em razão de infrações aos direitos dos usuários.

Em geral, a metodologia utilizada para o desenvolvimento das fiscalizações compreende inspeções de campo, levantamento e avaliações documentais, obtenção e análise de informações de dados gerais da área técnica e, ainda, identificação e referência de ocorrências operacionais. Feitas as avaliações, a Arce expede relatório sobre o grau de cumprimento dos aspectos que envolvem as atividades, destacando as constatações, recomendações e/ou determinações, em conformidade com as prescrições contantes nas leis, normas e regulamentos específicas.

Os parâmetros de  controle e a qualidade da água, por exemplo, são definidos pelo Ministério da Saúde por meio de portaria que especifica os padrões mínimos de potabilidade, além da quantidade e frequência de amostragem para análise. Nesse ponto, são levados em conta turbidez, coliformes totais e cloro residual livre apresentados.

Da Assessoria de Imprensa da Arce

MAIS UMA DISPUTA INUSITADA! NOVA PRESIDENTE DA CÂMARA DE IBARETAMA TOMA POSSE NA CALÇADA DO LEGISLATIVO

O perigo do poder. Quando a gente pensa que é o dono da coisa pública.

Uma situação inusitada foi registrada na primeira manhã de 2015 em Ibaretama, no Sertão Central. A cerimônia de posse da presidente da Câmara Municipal, Elis Regina Nogueira da Silva, ocorreu na calçada. A vereadora foi eleita no dia 30 de dezembro passado, pela maioria dos vereadores, para presidir a Câmara no biênio 2015/2016.

Segundo Elis Regina, a solenidade ocorreu na calçada da Câmara porque a sua adversária, apesar de colega de partido, Tereza Carla de Freitas, mais conhecida como Carlinha do Hospital, não reconheceu a sua vitória e por esse motivo não entregou as chaves do prédio. Na sessão do dia 30, Carlinha do Hospital disse ser a candidata oficial de seu partido (PSD) e marcou uma nova votação para 9 de janeiro, mas cinco dos 9 vereadores discordam da postura dela.

Como não houve tempo para requisitar por meio da Justiça as providências legais, Elis Regina decidiu assumir o cargo no meio do povo. 

Fonte: Diário do Nordeste (Via Blog Sobral Agora)

É NO PRÓXIMO DOMINGO! A TERCEIRA MISSÃO DA 'PASTORAL DA JUVENTUDE DO NORTE' EM ALCÂNTARAS

Missões abrangerão as seguintes comunidades; Norte I e II, Santo Izídio, Sítio Barros, Fidalgo e Algodões:

Tema: "Bem Aventurados são aqueles que tem Fé"
Lema: "Não Olheis os nosso pecados, mas a fé que anima a vossa igreja"
Data: Dia 11-01/2015
Local: Sítio Norte em Alcântaras.

Veja a programação:
Clique na imagem

SOBRAL NO GUINNESS BOOK OF RECORDS

Parece que a cidade de Sobral, vai mesmo entrar na história, ou concorrer ao Guinness World Records antigo Guinness Book of Records, como a cidade do Mundo que tem uma praça com maior número de postes por metro quadrado.

Esta praça é a nova Praça Osvaldo Rangel - Praça do Patrocínio que está passando por uma grande. Se não for por esse motivo, o prefeito pode ir se preparando para passar mais um vexame na sua administração como o mais recente na praça Duque Caxias, também conhecida como praça do Bosque, que deverá ser parcialmente demolida depois de sofrer uma reforma.

Quem passa pelas ruas no entorno da Praça do patrocínio já vislumbra com o grande número de poste que se esconde por trás dos tapumes que escondem a reforma da praça. Só mesmo uma para de 2 minutos, é o suficiente para contar quantos postes já foram ‘plantados’ e tem mais por vi. 

OBS: O Blog Wilson Gomes resolveu lhe dar uma mãozinha e publicar uma foto da futura mais bela praça da cidade.
Na minha opinião; se for por metro quadrado, acho que a Praça de Sobral, perde para a de Alcântaras. No local são 23 postes, mais portes por exemplo, do que da Avenida Virgílio Fernandes, ou se duvidar, talvez mais do que a Praça Antônio Rocha Freire também em Alcântaras.
Praça da Matriz de Alcântaras, em construção
Com informações e imagens do blog do Radialista Wilson Gomes

(E SE A MODA PEGA?) VEREADOR DE TARRAFAS (CE) É PRESO UTILIZANDO MÁQUINAS DO PAC EM BENEFÍCIO PRÓPRIO

Foto- Agência Miséria
O vereador da Câmara Municipal de Tarrafas, Francisco Avelino de Sousa, de 51 anos, foi preso e autuado em flagrante por uso de indevido de máquinas públicas na construção de um açude em um terreno de sua propriedade.

Chicão, como é conhecido, foi o quarto colocado nas eleições de 2012 com 430 votos e pertence aos quadros do PT (Partido dos Trabalhadores) naquele município. No início da tarde desta terça-feira policiais civis do Grupo Tático Operacional de Assaré e Potengi estiveram no Sítio Serrinha na zona rural de Tarrafas com o objetivo de averiguar a denúncia anônima que tinham recebido. Foi quando prenderam Chicão em sua propriedade acompanhando os serviços de escavação de um açude com dois tratores da prefeitura de Tarrafas. 

No local estavam em operação duas máquinas adquiridas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e doadas pelo Governo Federal. Imediatamente, os policiais determinaram a interrupção das obras e deram voz de prisão ao vereador. Ele e os motoristas das máquinas foram trazidos para serem autuados na Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato. 

Trata-se de crime de peculato, cuja pena pode chegar até 12 anos e as máquinas foram recolhidas. No último dia 30 de abril, idêntico crime foi registrado em Assaré quando máquinas públicas foram apreendidas pela Polícia Civil sendo utilizadas na propriedade do empresário Ancelmo Matias Neto, de 60 anos, o Selmi, que foi preso por determinação do Promotor de Justiça, Lucas Azevedo. Uma máquina da Prefeitura de Nova Olinda fazia a terraplanagem de uma área que lhe pertence no Sítio Serra da Ema na zona rural de Assaré. 

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

HEMOCE ALERTA A POPULAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará  - Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, alerta a população sobre a importância da doação voluntária de sangue. Janeiro é um mês que precisa de uma atenção especial de todos os doadores, pois é posterior a período de longos feriados, além de ser época de férias, viagens,  fazendo com que a doação de sangue caia no esquecimento.

No momento, TODOS os tipos sanguíneos são necessários. Portanto, o hemocentro solicita que procurem o ponto de coleta mais próximo de você e realize a sua doação. O Hemoce precisa receber cerca de 220 doações por dia, atualmente são feitas 100.

A Hemorrede Estadual é responsável pelo atendimento de mais de oito milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise.

Uma alternativa para as pessoas que estão de folga é realizar a Caravana da Solidariedade, onde os doadores reúnem um grupo de, no mínimo, 10 pessoas e um carro do Hemoce vai até onde o grupo estiver para trazê-los à nossa sede na capital e levam de volta para o local de origem. Mais informações (85) 3101.2300 (Setor de Captação de Doadores).

Locais para doar:

HEMOCENTRO COORDENADOR – FORTALEZA
7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira
8h às 16h, aos sábados
8h às 13h, aos domingos
Tel: (85) 3101.2296

POSTO DE COLETA DO INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA (IJF)
7h30min às 18h30min, de segunda à sexta-feira
13h às 17h30min, nos sábados, domingos e feriados
Tel: (85) 3101.5293

PRAÇA DO FERREIRA (ATÉ 16 DE JANEIRO)
R. Floriano Peixoto, Centro: 8h às 16h
DIA 10 DE JANEIRO (SÁBADO): 8h às 12h

HEMOCENTRO REGIONAL - CRATO
7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira
7h às 11h30min, nos sábados
Tel: (88) 3102.1260

HEMOCENTRO REGIONAL – IGUATU
7h às 17h, de segunda à sexta-feira
Tel: (88) 3581.9409

HEMOCENTRO REGIONAL - QUIXADÁ
7h às 16h30min, de segunda à sexta-feira
7h às 12h e 13h às 16h30min, aos sábados
Tel: (88) 3445.1006

HEMOCENTRO REGIONAL - SOBRAL
7h às 18h, de segunda à sexta-feira
7h às 12h, aos sábados
Tel: (88) 3677.4624

HEMONÚCLEO - JUAZEIRO DO NORTE
7h às 17h30min, de segunda à sexta-feira
12h às 17h30min, nos sábados
Tel: (88) 3102.1170
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento OFICIAL e ORIGINAL com foto.

Atenção: Os menores de 18 anos precisam apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Da Assessoria de Imprensa do Hemoce (Luiza Dantas)

BOLSA FAMÍLIA: PRAZO PARA REGISTRO DE DADOS DE SAÚDE VAI ATÉ SEXTA-FEIRA

Gestores municipais têm até amanhã (9) para registrar os resultados do acompanhamento das condicionalidades de saúde no sistema de gestão do Programa Bolsa Família (dados relacionados à segunda vigência de 2014). As informações devem ser incluídas no sistema DataSUS do Ministério da Saúde.

O registro mostra como anda o acesso de famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza à rede de atenção básica, além de fornecer informações relevantes para o aprimoramento da gestão municipal.

Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome indicam que, dos 14 milhões de famílias inscritas no programa, 11,6 milhões têm o perfil de acompanhamento da condicionalidade de saúde.

Isso significa que pais ou responsáveis beneficiários do programa têm o compromisso de manter atualizado o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos e levá-las para pesar, medir e fazer exames.

Mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento de sua saúde e do bebê, além de participar de atividades educativas sobre aleitamento e alimentação saudável.

As condicionalidades de saúde e educação, segundo a pasta, são compromissos assumidos tanto pelos beneficiários do Bolsa Família quanto pelo Poder Público para ampliar o acesso a direitos sociais básicos.

Da Agência Brasil

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

ATENÇÃO DESPORTISTAS; SEMIFINAIS DO CAMPEONATO ALCANTARENSE DE FUTEBOL SE APROXIMANDO!


Jogos Semifinal Campeonato Alcantarense de Futebol:
Aspirantes, sábado jogos de ida, 10/01/2015:
* São Paulo (Bela Vista) x Grêmio Prata;
* Alcântaras E C x Palmeiras Santa Rosa.

Principal, jogo atrasado das quartas de final, 11/01/2015:
Alcantaras E C x Colorado de Santa Barbara;

As semifinais começaram no dia 18/01/2015, com as seguinte definições:
* Gremio x Palmeiras do Sítio Benedito, jogo de ida;
* Cienciano x Alcântara ou Colorado.


UMA GRANDE PERDA! LUÍS MONTEIRO COSTA (LUISINHO DO MERCADO)

Infelizmente na noite de ontem 06/01 aproximadamente às 19:00h perdemos nosso amigo Luisinho.

Luisinho trabalhava em seu comércio no Mercado Público, amigo para ele "Malandro" e seu modo de ser era um atrativo.

Aos seus familiares, força e conformação.
Ao amigo Luisinho; Descanse em Paz!

MATRÍCULAS EM ALCÂNTARAS: MÃES RECLAMAM DA POUCA OFERTA DE TURMAS NO PERÍODO MATUTINO

Pais passam a noite em escola para garantir vaga na creche
Por blog (Portal Jovem)

Garantir vagas para crianças frequentarem as aulas no período matutino em Alcântaras, virou tarefa difícil para muitas pais. No último final de semana, dezenas de pessoas dormiram na Escola Maria Raulino Alcântara de Carvalho para conseguirem efetivar a matrículas dos filho para o período da manhã.

 Conforme apurado pelo blog Portal Jovem desde as 16:00H do último domingo, algumas pessoas já formavam fila em frente a secretaria da unidade escolar, onde passaram a noite, aguardando o inicio das matrículas no dia seguinte. Já na segunda-feira, a procura por vagas para o referido turno foi intensa e já as 08:20m do mesmo dia, as vagas das duas turmas do Pré I (manhã) já havia sido preenchidas. Apesar das filas, a maioria dos pais conseguiram matricular as crianças, mesmo que no turno não desejado.

De acordo com uma mãe, o motivo da fila já no domingo, seria a oferta reduzida de vagas para alunos do primeiro ano pela manhã, e que devido a maioria dos pais trabalharem nesse período a disputa pelas vagas seria crescente, entendendo que apenas uma turma foi oferta para o referido período, devido a carência de estrutura física para alocar maior número de crianças, declarou inconformada a mãe com as iniciais V.M.R. O blog tentou entrar em contato com a Direção da Escola afim de obter informações sobre o caso, mas não obteve êxito nas ligações. No município não é a primeira vez que pais dormem em frente a escolas dias antes das matriculas.

Com Post Francisco Freire 

PISO DOS PROFESSORES É REAJUSTADO EM 13,01% E PASSA PARA R$ 1.917,78

Foto: Elza Fiúza
O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de terça-feira 06/01, que o piso salarial do magistério terá aumento de 13,01%. Com o reajuste, o salário inicial passará para R$ 1.917,78 a partir deste mês. O cálculo está previsto na Lei do Piso (Lei 11.738/2008), que vincula o aumento ao percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

O novo montante é relativo ao salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Segundo o MEC, nos últimos dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, reuniu-se com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

De acordo com a lei, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O piso salarial subiu de R$ 950, em 2009, para R$ 1.024,67, em 2010, e R$ 1.187,14, em 2011, conforme números incluídos no site do MEC. Em 2012, o valor vigente era R$ 1.451. Em 2013, o piso passou para R$ 1.567 e em 2014 foi reajustado para R$ 1.697. O maior reajuste foi registrado em 2012, com 22,22%.

Para Roberto Leão, presidente da CNTE, o reajuste cumpre a lei, embora ainda não seja o "que consideramos melhor para os trabalhadores". Segundo ele, a Lei do Piso é "importantíssima para o cumprimento do PNE [Plano Nacional de Educação]". Uma das metas previstas no plano estabelece prazo de seis anos para equiparação do salário dos professores ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Conforme Leão, o rendimento médio dos docentes representa aproximadamente 60% dos salários médios dos demais profissionais.

Mai informações no site da Agência Brasil clicando AQUI.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

É HOJE ABERTURA "BOIS E REISADOS DE SOBRAL"

Logo mais às 19h no Boulevard do Arco.

NOTA DE PESAR - ÍTALO RODRIGUES SILVA ALBUQUERQUE

Ítalo era um dos três filhos do ex-vereador Nonato Ximenes
 Faleceu em Fortaleza-CE o jovem Italo Rodrigues Silva Albuquerque 34 anos.

Filho do ex-vereador e Presidente da Câmara de Alcântaras Nonato Ximenes e Neto do Ex-Prefeito Raimundo Gonzaga; Italo já apresentava problemas de saúde havia vários anos; problema este que sempre conviveu e lutou com bastante determinação, (um quadro clínico raro que afetava suas plaquetas sanguíneas) e nos últimos dias teve inesperada recaída. 

Um momento realmente muito triste para a família e amigos; a quem desejamos muita FORÇA!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

(SOBRAL) COMUNICADO DA SECULT

A Secretaria da Cultura e do Turismo comunica que durante o mês de janeiro de 2015 o Museu do Eclipse estará fechado para visitas devido à ampliação dos trabalhos de reforma da Praça do Patrocínio. 

Para facilitar o trabalho das equipes de trabalho e aumentar a segurança para transeuntes e visitantes o ambiente foi isolado.

Neste mês, dependendo da cobertura de nuvens, serão realizadas  atividades externas para observação da Lua e outros corpos celestes, em praças e logradouros do município de Sobral, utilizando os telescópios móveis do Museu. Esperamos que as obras do entorno do Museu estejam prontas neste período.



BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TÊM ATÉ DIA 16 PARA ATUALIZAR CADASTRO

Beneficiários do Bolsa Família que receberam aviso no extrato de pagamento devem atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal até o dia 16 de janeiro. A atualização deve ser feita com documentos pessoais e dos demais integrantes da família.

Quem recebeu o aviso e não atualizar as informações poderá ter o beneficio bloqueado a partir de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome, até novembro, dos 1,2 milhão de beneficiários que devem recadastrar os dados, 709,7 mil haviam procurado os gestores do programa para a atualização.

A revisão é feita todos os anos com foco nos beneficiários que não atualizam os dados no Cadastro Único há mais de dois anos. Quem não recebeu o aviso no extrato de pagamento está com as informações em dia.

Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante.

Além do Bolsa Família, a falta de atualização do cadastro implica perda de outros benefícios, como a tarifa social de energia elétrica.

Da Agência Brasil

PRESOS DA CADEIA PÚBLICA DE MERUOCA TENTARAM FUGA ATRAVÉS DE BURACO NA CELA

(Delegacia de Meruoca)

Na noite de sexta-feira para Sábado (3) vários presos da cadeia pública de Meruoca, tentaram fuga através de escavação na parede da cela.  

Segundo o Agente Penitenciário Claude Pereira percebeu a movimentação na cela, mas aguardou amanhecer o dia e depois das visitas no sábado,  ele com os demais policiais adentraram a cela e encontraram um buraco de 45x60 na parede que dá acesso ao lado externo da cadeia.

  Obs. A cela estava com 7 detentos, mas (2)  deles  confessaram a escavação.

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

domingo, 4 de janeiro de 2015

(ALCÂNTARAS E MERUOCA) PODERES LEGISLATIVOS SÃO COMANDADOS POR DUAS MULHERES DO PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Meruoca
Um fato semelhante ocorreu em 2010, quando em Meruoca tinha como presidenta da Câmara Municipal a vereadora do PC do B Valdelídia Barros e em Alcântaras a vereadora Toinha Sergino também do PC do B. Agora o fato se repete com duas vereadores do Partido dos Trabalhadores - PT.
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Meruoca
Chapas eleitas.

Alcântaras:

Presidenta- Cleuvilândia Menezes.
Vice- Presidente_ José Maurício.
1º - Secretário - Antonio Marcos.
2º - Secretário - Aírton da Carmolândia.

Meruoca:

Presidenta Carla Mara.
1ª Secretária Valdelídia Barros.
2º Secretário Zezé.
Vice-presidenta D. Nenem.

Fotos Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

CLEUVILÂNDIA MENEZES (PT), PRIMEIRA MULHER ELEITA PRESIDENTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS, TOMOU POSSE NO 1º DIA DO ANO

Toinha Sergino ao fundo. Câmara Municipal já tinha sido presidida por uma mulher em 2010
O ano de 2015 começou com definição política em Alcântaras, zona norte do Ceará. Na manhã da última quinta-feira (01) foi eleito com 5 x 4 votos a chapa 01, liderada por Cleuvilândia Menezes (PT).

As eleições internas do legislativo municipal alcantarense, tiveram inicio as 10:13 ocorreu de forma pacífica. Durante sua posse, tanto a candidata eleita, quanto os colegas da mesa diretora empossada para a gestão que vai até 31/12/15 declaram o desejo de trabalhar pelo município, não adotando práticas de perseguição política ou ações que dificultem o trabalho do poder executivo.

Ainda em suas palavras os representantes da chapa eleita demonstraram solidariedade para com os adversários e afirmam expressamente que o resultado é fruto da democracia. Com o resultado obtido, a bancada de 'oposição' passa a decidir os destinos do município, devido reunir a maioria dos vereadores, porém prega uma administração de diálogo e que caminhe ao lado do executivo rumo ao crescimento do município. Com 57 anos de emancipação política, esta é a primeira vez que Alcântaras elege uma mulher para presidir os trabalhos do legislativo municipal.

Em 2010, a então vereadora do PC do B Toinha Sergino, por ser vice-presidenta assumiu a Presidência do Poder Legislativo de Alcântaras por um determinado período. Portanto, a atual Presidenta da Câmara Municipal (fotos) foi a primeira mulher eleita  para o cargo no município.

Na sua eleição, travou uma dura "queda de braço" não somente com um (01), mas com vários companheiros de palanque eleitos em 2012, entre eles, o ex-presidente Manoel Albuquerque e o também vereador Gilberto Carvalho.

Com Post. Francisco Freire do Portal Jovem

2014 FOI MAIS UM ANO DE ARROCHO FINANCEIRO PARA O MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS

Valor recebido no ano passado foi menor que em 2013
A Prefeitura Municipal de Alcântaras fechou o ano de 2014, com R$ 1.145.101.98 a menos que o repassado pelo Governo Federal no ano anterior.

O município que nos último doze meses teve uma receita calculada em R$ 21.745.751,22 segundo os dados do Tribunal de Contas do Estado, gastou no mesmo período mais de R$ 17 milhões, estando a maior parte das despesas relacionadas ao pagamento de vencimentos e vantagens fixas - pessoa civil.

De acordo com os dados do Portal da Transferência do Governo Federal em 2014, a União teria repassado aos cofres públicos do município o equivalente a R$ 17.509.015,40, valor menor que em 2013 quando durante todo o ano o capital recebido foi de 18.64,117,38. Para o exercício passado, foram registradas 63 entradas de capital, contra 14 despesas. 

Apesar do montante, 2014 foi um ano de arrocho financeiro para o município que só para o pagamento de dívidas precatórias teve mais de meio milhão de reais bloqueados pelo TJCE. Ainda com gastos de exercícios anteriores a Prefeitura Municipal desembolsou cerca de R$ 920 mil.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

FELIZ 2015 A TODOS QUE NOS ACOMPANHAM!

De volta após um breve recesso de final e início de ano e aproveitar nesta primeira semana de 2015 para desejar um Feliz Anos Novo a todos que nos acompanham.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores