sábado, 27 de dezembro de 2014

(FÉRIAS ESCOLARES) ESCOLAS DE ALCÂNTARAS JÁ REALIZAM MATRÍCULAS PARA 2015

Foto: Arquivo VN
No município de Alcântaras, milhares de alunos entraram de férias há cerca de uma semana, entretanto as matrículas para o próximo ano letivo já ocorrem em algumas instituições educacionais, mesmo com o retorno às aulas programado para daqui a um mês. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o motivo para tal procedimento deve-se a fase pós – bimestre, momento em que alguns alunos tentam recuperar a pontuação não atingida durante o ano letivo. Devido esse fator o calendário de matriculas dependeria da situação de cada unidade escolar, que deve fechar a tabulação de 2014, para então traçar metas e estratégias do ano seguinte.

Apesar da divergências de datas entre as 22 escolas em funcionamento no que diz respeita ao período de matrículas, todos os alunos de Alcântaras devem iniciar as aulas  no dia 26 de janeiro. Apesar do ‘curto tempo’, estudantes do município devem ter uma semana a mais de férias quando comparado a outros municípios pertencentes a CREDE 6 de Sobral. 

Para 2015, outra novidade na área educacional deverá ser o suprimento de demanda de professores em algumas disciplinas na rede municipal de ensino. Através de um acordo feito entre SINDICAN e Governo Municipal cerca de 40 educadores poderão ter carga horária ampliada de 100 para 200 horas/mensais o que em tese gera benefícios para dezenas de unidades que poderão alocar professores nas suas respectivas áreas de formação, garantindo assim maior qualidade do ensino-aprendizado.

Post. Francisco Freire (Do blog o Serrano e PJ

MUNICÍPIOS ASSUMEM ILUMINAÇÃO PÚBLICA A PARTIR DE 1º DE JANEIRO

No dia 31/12/2014, encerra-se o prazo para que as distribuidoras concluam o processo de transferência dos ativos de iluminação pública (IP), conforme determinação da ANEEL. Até agora, dos 5.564 municípios brasileiros 3.755 assumiram os ativos, ou seja, ainda faltam 1.809 – 32,51% do total. 

Os estados mais críticos são Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Ceará, sendo que em MG – dos 853 municípios apenas 19 estão com os ativos, em SP – apenas 129 dos 645, em PE – apenas 7 dos 185, e no Ceará – apenas um dos 184. Além disso, existem municípios nos estados do Amapá, Paraná e Roraima que não estão com os ativos de IP.

Em vários municípios cearenses, prefeitos encontram dificuldades para assumir o serviço. Falta estrutura nas prefeituras, compreensão por parte da população e apoio de algumas lideranças dos legislativos municipais, que desconhecem a nova resolução e ficam jogando a população contra os administradores.

Em Massapê, por exemplo, o prefeito Antonio José Albuquerque resolveu seguir o modelo adotado pelo Rio de Janeiro, que estabelece um valor fixo, e baixo, para todos os munícipes, diferente de cidades como Sobral, que preferiu estabelecer percentuais sobre o consumo, isentando os pequenos consumidores.

Em Massapê, assim como em Sobral, há vereadores se manifestando contrário ao projeto de autoria do Executivo. Tão esquecendo que, a partir de 1º de janeiro de 2015, a Coelce automaticamente deixará de prestar o serviço de manutenção nas redes de iluminação pública. As cidades que não estiverem adequadas a determinação da ANEEL poderão ficar as escuras.

Via Blog Sobral em Revista

NA ZONA NORTE, MUNICÍPIO DE MASSAPÊ COM 127 CASOS DE SARAMPO

Foto: Rui Nóbrega
A semana epidemiológica com o maior número de casos confirmados foi a de 3 a 9 de agosto, com 6,75%. Nos casos confirmados no Ceará, 26,35%, o equivalente a 160 casos, são em crianças com idade abaixo de um ano; desse total, 53 acometem meninos e meninas com menos de seis meses de vida.

Sobral A Zona Norte apresenta índices alarmantes de sarampo. A divulgação do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado aponta cidades da Região com os índices mais altos de casos por habitantes, com destaque para os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Por isso, ostenta a liderança do quadro estadual dos casos confirmados da doença.

Dentre os 607 casos confirmados no Estado, Massapê possui 127 casos e Sobral 83, perdendo apenas para Fortaleza, que conta com 257. Massapê também ficou com o maior índice de casos por 100 mil habitantes, de 352,4, sendo seguido por Uruburetama, com 300,7, Forquilha, 80,2, Martinópole, com 57,4; Meruoca com 42,7 e Sobral, com 43, todas na Zona Norte do Estado. A campanha de vacinação foi prorrogada até 31 de dezembro. Ao todo, foram notificados 1.733 casos suspeitos de sarampo no Estado, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014.Dentre os casos notificados 35,02%, o equivalente a 607 casos, foram confirmados, e 111 estão em investigação epidemiológica.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste clicando AQUI.

GILVAN ROCHA É ENCONTRADO MORTO NO BAIRRO ALDEOTA EM FORTALEZA

O empresário e militante político Gilvan Rocha foi encontrado morto em sua residência, na noite dessa sexta-feira (26), na Aldeota. 

O empresário era um dos símbolos cearenses contra o Regime Militar (1962-1985), quando foi perseguido pela ditadura. A Polícia ainda investiga a causa da morte, não natural. Casado com a poetisa Ester Barroso, também perseguida pela ditadura, Gilvan foi secretário de Fortaleza na gestão Maria Luiza (1985) e um dos fundadores do Psol.

O velório acontece na funerária Ternura, na rua Padre Valdevino, em Fortaleza.
Gilvan Reunido cm militantes do PSOL na capital cearense. Foto: Arquivo Charlys Menezes
Com Informações O Povo Online

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

(TRÂNSITO EM ALCÂNTARAS) NÃO HÁ COMO PREVER AS FATALIDADES, MAS SIM, TENTAR DIMINUIR OS RISCOS

Observe os sentidos das setas
Não há como prever as fatalidades, no entanto o que agente pode fazer é tentar diminuir os riscos.

O caso do duplo atropelamento ocorrido na manhã do dia 23/12 na localidade do sítio Belém, mostra que Alcântaras 'em geral', não é mais aquela pacata cidade, pelo menos no quesito trânsito. O município possui uma enorme frota de veículos comparando a sua população, considerando os outros cinco municípios em que faz divisa, fica atrás somente de Sobral no quesito número de pessoas por veículos. Além disso, o que se vê é muita imprudência nas nossas ruas e estradas.

Portanto, aí vai um dica: Quando for caminhas por uma via pública principalmente nas estradas municipais ou estaduais (CE) Não dê as costas para os veículos, use a faixa contrária. Caminhando na mesma faixa e mesmo sentido torna-se mais perigoso ainda.

DIAS NUBLADO EM ALCÂNTARAS E MUNICÍPIOS VIZINHOS

Tempo nublado proporciona clima agradável durante o dia e muito frio no período da noite
Pelo menos durante todo o dia de ontem quinta-feira 25 de dezembro, o sol não apareceu em Alcântaras e em outros cidades próximas.

O mesmo foi comprovado nas zonas rurais dos municípios de Coreaú e Moraújo, nublado e c,ima ameno. Hoje em Alcântaras, o sol apareceu timidamente durante o período ta tarde e a sensação é de que vai chover.
Imagem registrada no final desta tarde de sexta-feira 26 de dezembro

(CRENÇAS POPULARES) EXPERIÊNCIAS APONTAM PARA QUADRA CHUVOSA ' PIOR DO QUE 2014'

Chuva em Alcântaras. Imagem arquivo
Apesar de dias inteiros de céu nublado e temperaturas amena, muitos agricultores de Alcântaras temem que a seca se arraste no ano de 2015. 

No município de Alcântaras, norte do Ceará, é comum ocorrer entre o Dia de Santa Luzia e o Natal as chamadas experiências sobre o inverno. No último dia 13 de Dezembro, a experiência das pedras de sal, apontou inverno rápido e semelhante ao de 2014. Já a Lua do Natal. confirmou um ano de poucas chuvas e possivelmente pior que o inverno passado.

 No Estado onde as crenças populares são consideradas como profecias das chuvas em várias regiões do Ceará, pela analogia das informações a crença popular com base nos fenômenos da natureza parecem coincidir com as primeiras previsões da Funceme, que alertou em estudo preliminar  chuvas abaixo da média para a próxima quadra chuvosa com base na intensidade do fenômeno climatológico chamado El Niño neste segundo semestre de 2014. Caso as previsões de confirmem, o Ceará poderá viver cem anos depois da Seca do Quinze, uma das piores seca dos últimos tempos, devido o prologamento da estiagem que vêm desde 2012.

Post. Francisco Freire (Do blog o Serrano e PJ)

MORRE O EX-VEREADOR DA CIDADE DE IPÚ, O FABULOSO, QUE LEVOU VÁRIOS TIROS NA VÉSPERA DE NATAL

O ex-vereador Antônio Fábio Borges conhecido como “Fabuloso” faleceu na manhã desta sexta feira(26) em Sobral (CE), em consequência dos ferimentos à bala que sofreu em um atentado ocorrido na tarde do último dia 24 de dezembro.

Fabuloso teve várias paradas cardíacas e acabou não resistindo. Ele se encontrava internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

O atentado 
O ex-vereador do município de Ipu foi baleado na tarde da última quarta-feira (24/12), por volta das 12h30, na Rua Darcí Correa, próximo a um Posto de Combustível. Segundo as informações, o ex-vereador estava em uma motocicleta Honda Biz, na companhia de sua esposa, seguindo no sentido centro, quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta que chegaram atirando.

Fonte: Ipu Notícias (Via Blog Sobral Agora)

(SINDICAN - ALCÂNTARAS) CONVOCA OS SERVIDORES PARA UMA ASSEMBLEIA GERAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras, através de sua diretoria baixa o presente edital de convocação de Assembléia Geral Extraordinária.

CONVOCAÇÃO/EDITAL

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alcântaras/Ce - SINDICAN, Através de sua diretoria, representado por seu presidente, nos termos do estatuto da entidade convoca todos os servidores municipais para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que realizar-se-á no dia 17 de Janeiro de 2015 na SEDE DA ENTIDADE, situado à rua Roberto Ximenes s/n, Centro, Alcântaras/Ce em primeira convocação para as 8:00hs com 50% mais 01 (cinquenta por cento mais um) dos associados ou segunda convocação para 9:00hs com qualquer número de Presentes para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta:

Acordo coletivo a cerca da Ampliação da carga-horaria do Magistério Público Municipal;
Validação do remanejamento de cargos da diretoria da entidade;

Alcântaras-Ce, 23 de Dezembro de 2014.
Jose Carlos Rodrigues
presidente

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

TERMINA DIA 31, O PRAZO PARA INSTITUIR O CONTROLE SOCIAL DOS PLANOS DE SANEAMENTO

Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)A partir de 2015, para ter acesso aos recursos do governo federal destinados à área de Saneamento Básico os Municípios devem ter lei sobre o controle social. De acordo com a legislação federal que determinou as normas para obras e serviços da área,  os Municípios devem promover o acompanhamento da sociedade, principalmente por meio dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Já, o Decreto 8.211/2014 estabeleceu que o controle social deve está assegurado em lei até 31 de dezembro desde ano. A normativa foi publicada antes de encerrar o prazo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento, em dezembro de 2015.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM),  o controle social significa o conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.

Diante das obrigatoriedades legais, a CNM alerta aos gestores municipais para a forma como a sociedade irá acompanhar e participar as políticas e ações de Saneamento. Isso, porque essa participação popular deve ocorrer desde a formulação até à execução do PMSB.

Do Site Ceará Agora

MAIOR DESASTRE NATURAL DO SÉCULO, TSUNAMI NO OCEANO ÍNDICO FAZ DEZ ANOS AMANHÃ

Foto: Divulgação internet
O tsunami que varreu a costa de uma dezena de países banhados pelo Oceano Índico e fez mais de 226 mil vítimas completa dez anos amanhã (26).

O maremoto é considerado o maior desastre natural dos últimos 100 anos. As consequências foram muitas e são sentidas até hoje pela população das localidades atingidas. A data, no entanto, também marca a união de várias nações para oferecer ajuda aos países afetados.

Depois da passagem do tsunami, um grande programa de assistência internacional foi implementado. Aproximadamente US$ 7 bilhões de ajuda internacional foram alocados nos anos que se seguiram.

Leia mais sobre o assunto no site Agência Brasil clicando AQUI.

(FISCALIZAÇÃO NAS ESTRADAS) NOVE CIDADES RECEBERÃO POSTOS DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL

Foto: Lucas de Menezes
O governador Cid Gomes assinará ordem de serviços para a construção dos novos postos da PRE neste sábado.
  
Mais nove cidades do Interior receberão postos da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A ordem de serviços nesse sentido será assinada no próximo sábado (27/12) pelo governador Cid Gomes, durante a inauguração da duplicação da CE-085, no entrocamento entre o município de Caucaia e Lagoa do Cauípe.

Os municípios beneficiados com as novas instalações da PRF são Canindé, Cariré, Caririaçu, Jaguaribe, Jardim, Potengi, Quixeré, São Benedito e Tamboril. O décimo posto da PRE está em construção, no entroncamento das rodovias CE 085 e CE 090, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Por ocasião da inauguração da duplicação da CE-085,o governador fará também a entrega de 70 novas viaturas para fiscalização e patrulhamento das rodovias estaduais, sendo 50 motocicletas patrulheiro e 20 viaturas SUV.

Diário do Nordeste Online

TRÁGICO ACIDENTE NA RETA DO SÍTIO BELÉM EM ALCÂNTARAS, ACABA COM DUAS VIDAS

Acidente ocorreu próximo a este local
Tivemos a triste notícia de que nesta manhã de quinta-feira 25 um trágico acidente deixou dois mortos na Rodovia Iraldo Cristino no trecho conhecido como a reta do sítio Belém.

Inicialmente as informações que tivemos foi de um veículo automóvel jogou uma moto para fora da estrada com um casal. Depois a informação atualizada por morador da região via Facebook é de as vitimas na verdade iam a pé (caminhando) e foram surpreendidas por trás! Sobre o casal: um homem que não temos a identificação, mas a mulher infelizmente pelos comentários que chegam a cidade se trata da Dona Vicência conhecida por todos por ser vendedora de batatas fritas.

Atualizada às 11:27 horário local

ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE ALCÂNTARAS COM DUAS CHAPAS PARA CONCORRER A MESA DIRETORA

A eleição da Câmara de Alcântaras vai ser bem movimentada, com duas chapas concorrendo a presidência do legislativo. 

Uma chapa terá Cleuvilândia Menezes como candidata a presidente, supostamente de oposição e Rogério Gago, pelo lado da situação. A eleição da Mesa Diretora está previsto para o dia 1º de janeiro, a partir das 10:00 da manhã.

Informações Blog Política em Evidencia

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O PAPAI NOEL BRASILEIRO!

Charge Sinfrônio para o Diário do Nordeste em 24/12/2014

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS PROMOVEU O NATAL DA SOLIDARIEDADE

Natal Solidário 2014
A paróquia de Alcântaras juntamente com alguns movimentos, pastorais, escolas realizaram a Campanha Natal Solidário. 

Durante a campanha foram arrecadados diversos itens que formaram 95 cestas básicas. 70 foram doadas na sede e 25 distribuídas nos sítios. A entrega aconteceu no último dia 23 no prédio Vicentino

As informações e imagens são da Paróquia de Alcântaras

A TODOS UM FELIZ NATAL!

 Que bom, mais um Natal com todos!

Aos alcantarenses, aos amigos e colegas de outras cidades, e de outros estados, em fim a todos que tenham a graça de Deus de estar celebrando mais um NATAL!

FELIZ NATAL PARA TODOS!

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DE ALCÂNTARAS PROMOVEU UM BELO ESPETÁCULO DE NATAL

Natal promovido pelo CRAS Alcântaras
A Secretaria de Ação Social de Alcântaras promoveu na noite desta terça-feira 23/12 uma bonita festa de natal.

O evento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, com apresentações de dança, musical e teatral, e com contou também com a presença e participação dos grupos de idosos. 

Confira algumas imagens:


Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores