sábado, 23 de julho de 2011

II SEMANA MISSIONÁRA DE ALCÂNTARAS TERMINA NESTE SÁBADO

Encerram-se hoje a II Semana Missionária em Alcântaras. O Evento contou com a participação de missionários de 06 paróquias da região norte.

Além de Alcântaras, missionários de Paróquias de Meruoca, Uruoca, Massapê, Martinópolis e Senador Sá participam das missões que começou no último dia 18/07 e termina neste sábado 23/07 com missa de encerramento na Praça da Igreja Matriz de Alcântaras.

Além das palavras da bíblia que foram levadas a todos os lares dos setores a que a paróquia de Alcântaras está dividida, outros eventos também aconteceram, como palestras para as crianças e uma grande palestra ocorrida na sexta-feira 22/07 no Centro de Recreação de idosos Santa Terezinha.

Hoje às 14:00 horas tem o encontro de avaliação e confraternização  dos missionários, o encerramento acontece às 18:00 com um grande missa na Praça da Matriz.

É HOJE !

É hoje, e para conferir o arraiá mais matuto da região "Unidos do Suvaco", é só pegar a estrada Alcântaras-Rosápoles, no trecho Espírito Santo na saída da cidade.

TEODORICO MENEZES PREPARA APOSENTADORIA PARA ABAFAR ESCÂNDALO

Patrícia Saboya está cotada para ser indicada pela Assembleia Legislativa para assumir o lugar do conselheiro.

Por: Márcio Dornelles (Portal Ceará Agora)

Com o aumento da crise dos kits sanitários, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, afastado da presidência desde quinta-feira (21), prepara o envio de sua aposentadoria à Corte. O presidente em exercício, Valdomiro Távora, já havia defendido o afastamento total do conselheiro para a apuração dos fatos.

O pedido de aposentadoria é lido como uma tentativa de abafar as denúncias e preservar o mandato de seu filho, Teo Menezes. O deputado tucano teve o nome citado em denúncias de irregularidades em Pindoretama, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Cascavel, com participação de familiares e funcionários. Nas cidades, Teo recebeu significativa soma de votos. As associações contratadas para instalar os kits sanitários têm pessoas que fizeram doações em espécie para sua campanha e também ocupavam cargos comissionados no TCE.

A se confirmar o pedido de aposentadoria de Teodorico Menezes, a vaga aberta deve ser preenchida pela Assembleia Legislativa. Alguns nomes já são cotados para assumir o lugar de Teodorico na corte de contas. A deputada Patrícia Saboya está entre os principais candidatos. Outros parlamentares também podem tomar assento no Tribunal de Contas do Estado, como Wellington Landim.

Foto: Do Jornal O ESTADO (Fortaleza-ce)

ESCÂNDALO DOS BANHEIROS

O escândalo dos banheiros estourou na última quinta-feira, 14, nas páginas do O POVO. O primeiro caso revelado foi em Pindoretama. R$ 400 mil haviam sido liberados para uma associação cultural fajuta, mas nada de banheiro ser construído.

Téo Menezes e a desculpa esfarrapadíssima

Antes tarde do que nunca a entrevista do deputado estadual Téo Menezes (PSDB) à repórter Lucinthya Gomes. Tenta dar ares de normalidade: banheiros foram construídos, associações existem e atuam. Nenhuma surpresa. A manchete do O POVO de sábado dava a sinalização da desculpa que viria. Matérias publicadas terça-feira, ontem e hoje confirmam: entidades são improvisadas, banheiros são erguidos às pressas. Até pessoas encontradas nos locais, apresentando-se em nome das entidades, confirmavam que banheiros não haviam sido construídos. Desde então, tenta-se alterar o cenário, eliminar provas. Criar, em resumo, situação na qual, quando os órgãos fiscalizadores chegarem, não constatem as irregularidades encontradas pelas reportagens. Se não se apressarem, encontrarão cenários visivelmente modificados.

ATESTADO DE REGULARIDADE AO QUE IRREGULAR ESTAVA
O escândalo dos banheiros estourou na última quinta-feira, 14, nas páginas do O POVO. O primeiro caso revelado foi em Pindoretama. R$ 400 mil haviam sido liberados para uma associação cultural fajuta, mas nada de banheiro ser construído. Mesmo assim, o convênio constava como adimplente no Portal da Transparência mantido pelo Governo do Estado. Depois da publicação das notícias, o mesmo portal, agora, mostra o tal convênio como inadimplente. A mudança foi feita na última semana.

Não resta dúvida de que é correto que agora conste a inadimplência. O problema é saber quem, como e por que se atestou, até a semana passada, a regularidade do que irregular estava. Deu-se certidão pública de correção a convênio repleto de problemas. Põe-se em dúvida, dessa forma, o próprio Portal da Transparência. Os demais convênios suspeitos, em Pacajus, Horizonte, Cascavel e Chorozinho, também aparecem, pelo menos depois da divulgação dos casos, como inadimplentes.



O Deputado Téo Menezes, foi o deputado mais votado no estado do Ceará pelo PSDB, apesar disso apoiou Cid Gomes, adversário direto do partido. Em Alcântaras foi o segundo mais votado, perdendo somente para o que deveria ser um colega de partido "Rogério Aguiar", onde contra ele apresentou até matéria de jornal no palanque de campanha. 

Muito conhecido na política de Alcântaras, onde seu pai também aqui foi votado, não ficaria surpreso essa confusão envolvendo o nome de qualquer político, do Téo, nunca imaginava ele no meio de uma polêmica dessas.

UECE DIVULGA RESULTADO DO VESTIBULAR 2011.2: Confira o calendário de matrícula



A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou nesta sexta-feira, 22, o resultado do segundo vestibular de 2011, e o Calendário de Matrícula dos Classificados.
Confira a lista dos classificadosclassificáveis e lista geral.
No dia 2 de agosto, às 8 horas, nos Blocos G e I no Campus do Itaperi, será feita a matrícula dos cursos de Ciências da Computação, Geografia, Matemática, Física, Química, Letras, Filosofia, História, Ciências Sociais e Música. Cursos que pertencem aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT) e Humanidades (CH).
À tarde, às 14 horas, no mesmo local do grupo da manhã, será a vez do Grupo composto pelos cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia Ciências Contábeis, Enfermagem, Ciências Biológicas, Nutrição, Educação Física e Veterinária.
A Matrícula dos cursos das Faculdades da UECE no Interior do Estado será no mesmo dia da Capital e no horário de funcionamento de cada unidade.
A chamada dos candidatos classificáveis para o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular de 2011.2, está agendada para 5 de agosto (sexta-feira), às 9 horas, e às 15 horas no Auditório Central da Uece no Campus do Itaperi, obedecendo à ordem dos cursos acima citados.

 Redação O POVO Online


quinta-feira, 21 de julho de 2011

CAMOCIM: XXIII FESTIVAL DE QUADRILHAS AGITA O FIM DE SEMANA

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal de Cultura e Desporto realizará o XXIII Festival de Quadrilhas de Camocim, nos dias 22, 23 e 24 de julho, na Praça de Eventos (antigo Ódus). Além das apresentações das quadrilhas, shows artísticos com as Bandas Forró Sakana, Forró de Ouro, Maurício Jorge e Banda, Forró Pawlera, e Banda Magníficos.

As apresentações das quadrilhas acontecerão nos dias 22 e 24, a partir das 19h, sendo o primeiro dia reservado para as quadrilhas infantis e duas quadrilhas do grupo adulto, sendo uma de Luiz Correia e outra de Camocim. No domingo, será a vez de mais três quadrilhas da região, representantes de Sobral, Varjota e Forquilha, e as principais quadrilhas de Camocim.

Shows artísticos encerrarão a programação das três noites de evento, com a apresentação da Banda Forró de Ouro e Forró Sakana, na sexta-feira; Forró Pawlera, no sábado; e o forró pé de serra de Maurício Jorge e Banda, encerrando a noite de domingo com Banda Magníficos.

Em virtude da programação do Projeto Férias no Ceará, com shows da Banda Zona Azul e de Vanessa da Mata, promovidos pelo Governo do Estado, no sábado não haverá apresentações de quadrilhas. Nesse dia, a Praça de Eventos terá dois palcos montados para o show da Banda Forró Pawlera logo após as atrações do Governo do Estado.

Fonte: Camocim e do povo / com Camocim Terra do Sol

TRADIÇÃO: FALTAM APENAS 2 DIAS PARA O ARRAIÁ UNIDOS DO SUVACO 2011


Sítio Espírito Santo prepara-se para sediar a IX apresentação da Quadrilha Unidos do Suvaco – 2011.

A comunidade do Sítio Espírito Santo, em Alcântaras, prepara-se desde o último domingo para sediar a nona  apresentação do Arraiá mais matuto da Região. Para tanto toda a comunidade tem empenhado-se em antecipar os preparativos desta grande e tradicional festa junina que ocorrerá próximo sábado (23) no Terreiro do Sr. Raimundo Sombra, os trabalhos vão desde a confecção das bandeirinhas até a chamada oficial de abertura da 9ª edição na noite de sábado, um trabalho imenso e cansativo, porem gratificante.

A Tradicional quadrilha surgiu em 2002, com a apresentação em frente a residência do Sr. Manoel Luiza, de lá para cá estima-se que mais de 450 brincantes participaram da Unidos do Suvaco neste últimos oito anos,cerca de mil apoiadores e 300 pessoas envolvidas com a organização administrativa o que consagraram a mesma como um dos eventos juninos mais esperados e movimentados do município de Alcântaras:

  EVOLUÇÃO - TEMAS - LOCAL DE APRESENTAÇÃO

2002 -  US I - O mais matuto da região  ( Terreiro Sr.Manoel Luiza)
2003 - US II - Arraiá Unidios do Suvaquio ( Terreiro do Fernando)
2004 - US III - O avesso I  - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2005 -  US IV - O encontro dos matutos - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2006 - US VCinco anos de Pura alegria - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2007 - LUTO - Não houve apresentação
2008 - US VI -O retorno - - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2009 - US VII - O avesso II - - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2010 - US VIII Ser matuto é bom demais - - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)
2011 -US IX - A alegria continua - - ( Terreiro do Sr. Raimundo Sombra)

Francisco Freire (Portal Jovem)

terça-feira, 19 de julho de 2011

ABERTURA DA II SEMANA MISSIONÁRIA DE ALCÂNTARAS

Aconteceu ontem (18/07), a abertura da II Semana Missionária de Alcântaras.

O acolhimento dos Missionários de Alcântaras e das Paróquias de Meruoca, Uruoca, Massapê, Martinópolis e Senador Sá, aconteceu no Centro de Recreação Santa Teresinha localizado no bairro Bela Vista.

Uma queima de fogos às 5:00 da manhã da última segunda-feira, anunciava o início da semana missionária, e logo após foi oferecido um café da manhã especial aos participantes acompanhado de muito frio no início do dia e de uma bela apresentação da Banda de Música Municipal da cidade. De lá onde saíram todos em caminhada para a Igreja de São Vicente de Paulo, onde aconteceu a Missa do Envio.


Com blog Alcântaras, onde no link, as imagens do acolhimento, caminhada, Missa e Missão no Sítio São Bernardo.

ELEIÇÕES 2012: MARCO PRADO ASSEGURA SUA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE SOBRAL

O vereador que teve seu o seu mandato cassado no início da legislatura 2009-2012, deu a volta por cima, e agora figura como um forte nome para a maior prefeitura da região norte do Ceará

Ganha força o movimento que defende a pré-candidatura do vereador Marco Prado à prefeitura de Sobral, em 2012. Um grande número de pessoas já o afirma como o candidato natural da oposição no município devido à insatisfação com as últimas gestões no município.

Marco Prado tem trabalhado na articulação de sua candidatura, atraindo importantes parcerias que o ajudaram a decidir pela disputa majoritária. Ele tem visitado inúmeras comunidades a fim de observar as suas necessidades e procurar soluções para os problemas. Nesta semana, o vereador visitou os bairros Vila União e Expectativa onde esteve ouvindo as demandas da população local.

Na ocasião, Marco afirmou que: "Não estou aqui para discutir eleição ou pedir voto. Venho discutir um projeto para a cidade de Sobral. Um plano de desenvolvimento que será executado pelo candidato da oposição a essas gestões que já há muito tempo precisam ser substituídas”, ressaltou o vereador. Ele destacou ainda que é preciso um engajamento de todos no processo de mudança.

Por Neil Silveira (Sobral de Prima)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GUIA DAS CIDADES APRESENTA PERFIS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES

O Anuário 2011-2012 mostra cada município em fichas com informações retiradas do Censo 2010. Sobral é citada no Anuário como um dos destaques na educação; o município ganhou cinco vezes o Selo Unicef.
 
O Censo 2010 mostrou que o Ceará tem 8,4 milhões de habitantes, vivendo no território de 148 mil km², nos 184 municípios. Dessa população, 75,1% está na zona urbana e 24,9% vive zona rural. E essa gente está distribuída pelas 227 páginas iniciais do Anuário do Ceará 2011-2012, no capítulo Guia das Cidades.

Como uma expedição pelas terras cearenses, o Guia explora meticulosamente os municípios e disponibiliza fichas, com mais de 90 informações, sobre cada um deles. Elas abordam diversos aspectos, como demografia, política, economia, cultura e infraestrutura.

O capítulo também apresenta rankings com os melhores e piores desempenhos em parâmetros como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB). O percurso é em ordem alfabética. Começa por Abaiara e vai até Viçosa do Ceará.

Barroquinha, distante 413 quilômetros de Fortaleza, possui o pior IDH do Estado. Alcântaras, cidade entre arbustos de caatinga e com uma população de 10.773 alcantarenses, pode se orgulhar por ser uma das nove cidades cearenses a manter em zero a taxa de mortalidade infantil.

Os municípios cearenses de Sobral e Jucás destacam-se na área de educação. Eles estão entre as mais agraciadas com o Selo Unicef. Cada uma tem com cinco premiações.

Criado no ano de 1999, o Selo é entregue para os municípios que obtiveram melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

SERVIÇO

Lançamento do Anuário do Ceará 2011-2012
Data: 21/7, às 20 horas
Local: La Maison
Evento exclusivo para convidados
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Guia das Cidades apresenta um capítulo com as cidades e regiões administrativas do Ceará, um guia rápido dos municípios, fichas de 183 municípios do Interior, fontes e glossário e a evolução dos municípios. A capital cearense, Fortaleza, tem capítulo exclusivo na obra.

A “BIOGRAFIA” DAS CIDADES

O Anuário do Ceará 2011-2012 traça a linha de evolução dos municípios cearenses. Um gráfico mostra como o Estado foi se constituindo ao longo de mais de 400 anos.

O trabalho foi elaborado pelo economista Cláudio Ferreira Lima, que usou como fontes o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

“Para quem for estudar os municípios do Ceará, é importante conhecer esses desdobramentos. É importante compreender que as cidades de hoje não são como no século XVIII ou no século XIV, porque elas foram subtraídas para dar origem a novos municípios”, explica Cláudio Ferreira Lima.

A linha parte de Aquiraz, a mais antiga cidade cearense, criada em 1699. Foi dela que se emanciparam Eusébio, em 1987, Pacajus, em 1890, e Cascavel, no ano 1833. Cascavel, por sua vez, deu origem a Beberibe em 1892 e a Pindoretama em 1987.

O POVO Online

domingo, 17 de julho de 2011

APROVADOS NO VESTIBULAR 2011.2 DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA


Clique no link resultados na página da UEVA e confira a lista dos aprovados








http://www.uvanet.br/ceps/


























IBGE CONTRATARÁ 4.500 PROFISSIONAIS TEMPORÁRIOS EM TODO O PAÍS

Para o Ceará, o concurso do IBGE oferecerá 231 vagas para contratação temporária.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma a contratação de até 4.500 profissionais temporários em todo o país. A autorização foi concedida através da ministra do Planejamento, Mirian Belchior. A autorização já estava sendo aguardada pelo órgão, que previa 4.400 vagas, ou seja, 100 a menos que a liberada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Dessa forma, o Ceará irá receber 231 das vagas. Os demais estados contemplados são: São Paulo (559), Rio de Janeiro (487), Minas Gerais (353), Bahia (285), Rio Grande do Sul (256), Paraná (250), Pernambuco (224),Goiás (167), Espírito Santo (159), Santa Catarina (143), Pará (123), Alagoas (117), Amazonas (106), Maranhão (106), Mato Grosso do Sul (106), Mato Grosso (103), Paraíba (86), Rio Grande do Norte (78), Piauí (66), Rondônia (59), Sergipe (59), Acre (48), Roraima (43), Tocantins (41) e Amapá (38), além do Distrito Federal (107).

Estarão sendo disponibilizadas vagas para agente de pesquisa e mapeamento (nível médio) . A publicação do edital deve acontecer nos próximos dias 21 e 22 de julho, e o período de inscrições com previsão para 22 de agosto a 4 de setembro, com as provas aplicadas em 23 de outubro.

A organizadora das seleções cobrará taxas de participação nos valores de R$ 20 para as funções de agente e de R$ 100 para supervisor. Os agentes receberão um salário de R$ 803,25 ao mês e os supervisores farão jus a uma remuneração de R$ 4 mil.

Por: Luciano Augusto (Portal Ceará Agora)

ACIDENTE GRAVE COM ÔNIBUS EM TIANGUÁ DEIXA 7 MORTOS

Equipe de resgate no local do acidente
FOTO: Wellington Macedo
Um ônibus saiu da pista e capotou na BR 222, em Tianguá, na madrugada deste domingo (17). Sete pessoas morreram. Entre elas, uma mulher grávida e uma criança de 13 anos.

O motorista, identificado com Milton Lídio da Costa, 53 anos, afirmou em depoimento à Polícia Civil de Tianguá, que o veículo perdeu os freios e, para evitar que o ônibus caísse em um penhasco, arriscou uma manobra que levou ao tombamento do veículo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na lista do ônibus haviam 45 passageiros e o motorista.  Todos os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Tianguá e os casos mais graves para a Santa Casa de Sobral.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sobral.

O ônibus, da Cootranspi (Cooperativa Transportadora do Piauí), saiu de Teresina por volta das 18h do sábado (16) com destino a Fortaleza.

Na noite de ontem (16), em Barbalha, uma colisão entre um caminhão e um ônibus, deixou seis pessoas mortas e 20 feridas.

(Mariana Fontenele, do Diário do Nordeste Online)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores