sábado, 9 de janeiro de 2010

GROAÍRAS E CARIRÉ AGUARDAM POR CONSTRUÇÃO SOBRE O RIO ACARAÚ


"Passagem molhada" sobre o Rio Acaraú, na localidade de "Daniel", entre os municípios de Groaíras e Cariré. Só é transitável na época do verão.

Continua acalentado há vários anos, o sonho da construção de uma ponte sobre o Rio Acaraú, ligando os municípios de Groaíras e Cariré. Durante a época do inverno, o transporte de veículos automotores fica paralisado, sendo realizado por meio das tradicionais canoas. Se fosse construída uma ponte sobre o Rio Acaraú, à altura da localidade de "Daniel", esse secular problema seria solucionado.

Há calculados 23 anos que Groaíras e Cariré são ligados por uma passagem molhada, a qual não resolve o problema, quando o Rio Acaraú está cheio.

Cariré, que completou 80 anos de emancipação política e Groaíras, com 52 anos, são duas cidades vizinhas que contam com uma estrada carroçável (trecho na piçarra e barro), também quase intransitável na época da invernada.
O que está faltando para essas duas cidades serem interligadas por uma estrada asfaltada e por uma ponte? Vontade política? Onde andam nossos chamados representantes políticos com assento na Assembléia Legislativa do Estado, na Câmara Federal e no Senado? Até quando vamos conviver com esse problema secular?
.
Fonte: Blog Groaíras em Revista

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SUSPEITOS DOS ASSALTOS DA CIDADE DE PEDRA BRANCA SÃO PRESOS NO MUNICÍPIO DE CATARINA

A Polícia Militar prendeu, na noite de terça-feira (5), dois suspeitos de participar dos assaltos a bancos no município de Pedra Branca, no Sertão Central. Segundo o delegado Carlos Teófilo, titular da delegacia do município, as detenções aconteceram por volta de 18h30min em Catarina, na Região Centro-Sul. Os dois suspeitos estavam conversando com vários homens que estavam em um caminhão-baú.

.

Moradores que acharam a ação dos homens suspeita chamaram a Polícia Militar, que prendeu os dois homens em uma moto e os encaminhou à delegacia de Pedra Branca. Os dois homens são naturais de Mombaça, no Ceará. Um deles possuía um mandado de prisão em aberto, morou em São Paulo durante muitos anos e possui um sotaque paulista. Testemunhas do assalto relataram que um dos integrantes possuía um sotaque de outro estado.

.

A Polícia Federal mandou uma equipe para realizar uma perícia no Idea preto abandonado pelos bandidos. Equipes comandadas pelo coronel Tavares, comandante do destacamento de Quixadá, continuam na busca aos assaltantes. A secretaria não divulga os nomes dos presos pelo fato de os mesmos serem suspeitos do assalto.

.

Assessoria de Imprensa da SSPDS

SANCIONADA LEI COMPLEMENTAR QUE CRIA NOVOS MUNICÍPIOS NO ESTADO DO CEARÁ


Foi publicada no Diário Oficial do Estado, do último dia 28 de dezembro, a Lei Complementar nº 84, sancionada pelo governador Cid Gomes, que prevê estudos de viabilidade para criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios do Estado. A Lei é de autoria do presidente da Assembleia legislativa e governador em exercício, Domingos Filho.

.

De acordo com o artigo 2º da Lei, nenhum município será criado sem a verificação da existência de população superior a oito mil habitantes, eleitorado não inferior a 40% de sua população, centro urbano já constituído com número de prédios residenciais, comerciais e públicos superior a quatrocentos e estimativa de receitas que vão desde transferências estaduais e federais até receita fiscal da área que irá formar o novo município, atestada pelos órgãos fazendários municipais, com base na projeção dos tributos próprios. Ainda segundo a Lei, nenhum município com menos de dez anos de instalado poderá ser objeto de qualquer alteração definidas na Lei.

.

Para o processo de criação de novos municípios, deverá ser feito um requerimento de autoria de deputados ou de entidade, através de Projeto de Iniciativa Compartilhada, assinado por no mínimo cem eleitores domiciliados na área territorial a ser emancipada. Todo o projeto de criação de novos municípios deverá ser acompanhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ou pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

.

No Estado do Ceará existem hoje 184 municípios, com a nova lei sancionada 20 novos municípios poderão ser criados chegando ao número de 2004 no total.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EM PEDRA BRANCA, UMA QUADRILHA FAZ ARRASTÃO EM BANCOS


A cidade localizada na micro região de Senador Pompeu, nos Sertões Cearesnes teve horas de horror ao ser invadida por bandidos armados.

Leia mais no O Povo On line

Os assaltantes fizeram seis reféns, entre funcionários e clientes dos bancos

Uma quadrilha com pelo menos oito bandidos praticou uma série de assaltos no município de Pedra Branca na tarde desta terça-feira, 5. Duas agências bancárias (Banco do Brasil e Bradesco) foram invadidas pelos criminosos, fortemente armados e com fardamento da Polícia Militar.

Os assaltantes fizeram seis reféns, entre funcionários e clientes dos bancos. Em seguida, fugiram em três veículos levando malotes de dinheiro. Mais de 50 tiros foram disparados durante a ação e duas pessoas ficaram levemente feridas.

A Polícia dos municípios de Mombaça, Senador Pompeu, Quixeramobim e Boa Viagem estão mobilizadas à procura dos criminosos. Helicópteros do Ciopaer também fazem a busca.

Há um mês, assaltantes armados com fuzis, pistolas e escopetas tentaram levar o dinheiro do Bradesco e da agência lotérica, mas foram contidos pela ação da Polícia. Após um intenso tiroteio, o bando fugiu em direção a Boa Viagem.


Foto: Wilkipédia

CEARENSES FLAGRADOS EM TRABALHO ESCRAVO EM MINAS GERAIS SÃO LIBERADOS


Após cinco meses trabalhando no local, eles só conseguiram ¿escapar¿ dessa condição, depois de intervenção da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) de Minas

Um grupo de agricultores do Ceará que estava sendo vítima de trabalho escravo em fazenda da cidade de Araguari, interior mineiro, está fazendo o caminho de volta ao Estado.

Após cinco meses trabalhando no local, eles só conseguiram “escapar” dessa condição, depois de intervenção da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) de Minas.

Esses trabalhadores foram contratados para receber R$ 375,00 por mês, mas, pelas regras da fazenda, só ficavam com R$ 50,00 porque o restante era computado como despesa de moradia e alimentação. Eles também operavam com defensivos agrícolas sem qualquer proteção, o que fez um dos cearenses ficar doente.

Nesta terça-feira, 5, com intervenção da PRT mineira e policiais, todos foram liberados e estão voltando para o Ceará.

As informações são do Globo Rural, da Rede Globo, desta quarta-feira, 6. A reportagem não informou o destino do grupo no interior cearense.

Blog do Eliomar


ANOMALIA NO MUNICÍPIO DE MOMBAÇA, PORCO NASCE PARECIDO COM ELEFANTE


O Animal tinha especie de tromba e chifre

Mombaça. Uma família de agricultores, residente no distrito de Nova União, a 18km da sede de Mombaça, foi surpreendida, na manhã da segunda-feira, ao visitar uma criação de porcos e se deparar com um dos filhotes de uma porca. O animal tinha aparência de elefante.

O porco, que já nasceu morto, chamou a atenção dos vizinhos e curiosos da comunidade que foram até o local para ver o pequeno porco que nasceu com a anomalia. O outro porquinho, que nasceu no mesmo parto, não apresentava deficiências. O filhote era muito estranho. Em sua cabeça existia uma tromba entre a boca e nariz, como um elefante, e um chifre na testa, como um rinoceronte.

Fonte: Diário do Nordeste

CIDADE DE SOBRAL É COMPEÃ EM GERAÇÃO DE EMPREGO NO CEARÁ, NO BRASIL FICA NA 2ª POSIÇÃO


Sobral aparece em 2º lugar, com uma vaga para 20 habitantes. Maracanaú, em 8º, gerou uma vaga por 61 pessoas

Sobral e Maracanaú estão entre as dez cidades do País que mais empregaram em 2009, segundo a relação vaga criada por habitante. O ranking do novo celeiro de empregos - elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - tem por base os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no intervalo entre dezembro de 2008 até novembro do ano passado.

A Princesinha do Norte aparece em segundo lugar, com uma vaga gerada por 20 habitantes e 8.677 contratações. Perde apenas para Porto Velho, a capital de Rondônia, com 18 habitantes/vaga criada e 20.267 trabalhadores contratados.

Já Maracanaú, que abriga o maior polo industrial do Estado, figura na oitava posição. Conforme os dados do Caged, entre dezembro de 2008 e novembro último, foram gerados ali 3.227 postos com carteira de trabalho assinada, com uma vaga nova para cada 61 habitantes.

A cidade, juntamente com Sobral, contribuiu para que o Estado alcançasse a marca de 12.296 empregos formais somente em novembro, o sexto melhor resultado do Brasil e o segundo do Nordeste.

Fatores

A saúde de uma empresa, a atividade econômica que sustenta uma região, as obras de infraestrutura que se concretizam e o grau de internacionalização são os principais fatores que traçaram a geografia do trabalho no Brasil em 2009, segundo os especialistas do MTE.

Estes fatores explicam por que algumas cidades, como Sobral e Maracanaú, se destacam na geração de empregos, como também a razão de municípios de maior porte aparecerem mal colocadas no ranking do MTE.

Veja reportagem completa no Jornal Diário do Nodeste abaixo:

Sobral e Maracanaú despontam no emprego




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

AVISO AOS PROPRIETÁRIOS RURAIS DE ALCÂNTARAS


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente do Município de Alcântaras está orientado os donos de propriedades rurais a regularizarem suas terras perante o INCRA.

Os interessados devem procurar a Sede da Secretaria Municipal através da Chefe da UMC de Alcântaras Vanessa Maria Rodrigues conforme o Comunicado Urgente abaixo enviado pelo o referido órgão do município a esta página na Internet.


Aos Senhores Proprietários de Terras

Comunicamos que o lançamento da emissão geral do Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais - CCIR, Exercícios 2006/2007/2008/2009, está sendo emitido por esta Unidade Municipal de Cadastramento Rural, via Internet. Os interessados deverão procurar a Secretaria de Agricultura de Alcântaras imediatamente com o documento do Incra para receber seu Certificado para então quitá-lo até o dia 27 de Janeiro do corrente ano. Caso está quitação não seja feita até a data do vencimento, serão cobradas multas.

Sem mais o momento, agradeço a compreensão

Francisco Eneudo A. Alcântara
Secretário de Agricultura

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Alcântaras, situada na Rua Roberto Ximenes S/N Centro Alcântaras, funciona de 8:00 ás 12:00, e de 14:00 ás 17:00. Mais informações 3640-1033 Ramal 24

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

EM CARIRÉ, BARRAGEM TAQUARA ENTRA EM ÚLTIMA FASE DE SUA CONSTRUÇÃO

Construído pelo Governo Federal através do Ministérios da Integração Nacional (MI), e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), a Barragem Taquara teve início das obras em Abril de 2008 e deveria ter sido concluída em Agosto de 2009. Com o atraso que houve na sua execução, deverá ficar pronta somente no início deste ano de 2010.

Um verdadeiro exército de operários e máquinas trabalham dia e noite para concluir a Barragem Taquara no distrito de Arariús no município de Cariré.

A obra orçada em mais de 82 milhões de reais será uma das maiores da Zona Norte do Ceará. Servirá para perenizar o Rio Jaibaras, além de abastecer cidades e distritos. Com isso o trecho do rio que fica entre o Açude Aires de Sousa em Jaibaras e o Taquara em Arariús em Cariré permanecerá perene durante todo o ano.

Além de impulsionar o turismo na região, principalmente no município de Cariré, outro benefício que trará a região, é a possibilidade de investimentos na agricultura, e principalmente a psicultura.

O Açude Taquara será muito maior do que o Aires de Sousa em Jaibaras que tem capacidade para pouco mais de 100 milhões de metros cúbicos de água. Na barragem Taquara serão cerca de 274 milhões de metros cúbicos de aguá, podendo este se estender por dezenas de quilômetros sertão a dentro, por isso a barragem também inclui obras de proteção no município de Pacujá.

O novo reservatório hídrico da região, sem dúvida será mais um grande meio de desenvolvimento econômico para a zona norte do estado, além também de ser mais uma forma de garantir tranquilidade quanto a questão da água para o abastecimento humano.

Escrito por Edilson Angelo

TERRA TREME NA ZONA RURAL DE COREAÚ

A terra voltou a tremer na Zona Norte do Ceará. Um tremor de 2.5 graus na escala Richter foi registrado nos municípios de Sobral e Coreaú, às 00h28min de ontem. Dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) revelam que o fenômeno atingiu uma área de 30 quilômetros no entorno do local de origem do terremoto (epicentro).

Ao contrário de ocorrências anteriores, o tremor não se originou na Serra do Jordão, em Sobral, mas sim na zonal rural de Coreaú.

Para Francisco das Chagas Brandão, chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Ceará, os abalos sísmicos estão migrando, após quase dois anos de atividades intensas naquela região. ``Novas áreas epicentrais estão surgindo, lá pelos lados de Coreaú``, explica.

``A existência de novos pontos de origem dos tremores é um desafio para os especialistas da área. Para estudar o fenômeno com mais profundidade, novas estações sismográficas estão sendo implantadas``, acrescentou Brandão.

O técnico em Enfermagem Antonio Clerton, morador do bairro Coelce, em Sobral, pensou que o barulho provocado pelo tremores tivesse sido causado por um caminhão. ``Foi muito rápido, muita gente estava dormindo naquela hora``, afirma. Segundo O POVO apurou, o abalo foi sentido ainda nos bairros Junco e Domingos Olímpio.

Em outubro, um terremoto de 2.8 graus foi observado em Sobral. Desde janeiro de 2008, cerca de 2.100 tremores foram registrados naquela cidade

Fonte: O Povo On Line

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores