sexta-feira, 3 de julho de 2020

INDÚSTRIA MOVELEIRA DO CEARÁ PLANTA FLORESTA DE EUCALIPTO EM MARCO

Só o Grupo Jacaúna investe na plantação de clones de eucalipto em 1 mil hectares de terras, 600 hectares dos quais já com árvores em idade juvenil graças à fertilização do solo.

No Norte do Ceará, na zona rural dos municípios de Marco e Acaraú, bem na área dos seus limites, cresce para o céu uma floresta de Angico, Pau D’Arco, Sobrasil, Jatobá, Acácia Magium, Casuarina e Eucalipto, árvores próprias para a indústria de móveis e da construção civil.

É um ousado e inédito projeto de silvicultura sustentável que, iniciado no fim de 2010 como apoio do SindMóveis e da Fiec, pretende, nos próximos 10 anos, fazer do Ceará autossuficiente na produção da matéria prima para as suas já famosas fabricas moveleiras. 

Lá, neste momento, só o Grupo Jacaúna investe na plantação de clones de eucalipto em 1 mil hectares de terras, 600 hectares dos quais já com árvores em idade juvenil graças à fertilização do solo.

Por sua vez, e ao mesmo tempo, seus concorrentes Osterno Móveis, DuMarco, Kirios, Santa Maria e Madresilva, orgulhosamente, também mostram fotos aéreas de seus projetos florestais, que estão a mudar a paisagem daquela região cearense. 
Cada hectare do projeto – considerado inovador pelo Sebrae, pelo BNB e pelo Governo do Estado, que o apoiam - consome investimento de R$ 8 mil.

O eucalipto – que é bom para móveis, para a produção de energia e para a construção civil – alcança, aos 7 anos, a idade para corte (na Escandinávia, o pinus leva o dobro do tempo para ser cortado). 

A indústria do Polo Moveleiro de Marco consome, mensalmente, 800 m³ de madeira – 80% dos quais oriundos da floresta tropical do Pará e do Maranhão e 20% procedentes de áreas reflorestadas de pinus e eucaliptos da Bahia e do Sul do País. 

Júnior Osterno, presidente do SindMóveis, revela o objetivo desse projeto coletivo: 

“Deixar de lado os problemas causados pela aquisição da madeira tropical, entre os quais o alto custo de sua logística e produzir, aqui mesmo, a madeira de que precisamos. Estamos muito perto dessa meta”, afirma ele.

Blog Egídio Serpa (DN)

quinta-feira, 2 de julho de 2020

MERUOCA: COM MAIS 34 CONFIRMADOS NAS ÚLTIMAS HORAS, MUNICÍPIO CHEGA AOS 424 CASOS DE INFECTADOS PELO CORONAVÍRUS

Município subiu de 390 para 424 no ultimo dia 02 de julho
Deste total, 337 casos já contam como recuperados. Outros 11 foram de perdas e 76 casos segue em recuperação. 

Veja o último informe!

Informe Epidemiológico da Secretaria da Saúde de Meruoca desta quinta-feira (02/07), atualizado às 19h.

quarta-feira, 1 de julho de 2020

ALCÂNTARAS ENTRA NO MÊS DE JULHO COM 21 CASOS DE COVID-19 EM RECUPERAÇÃO

Sítio Bela Vista (foto) até sexta-feira dia 26, a localidade contava com 06 suspeitos
Município de Alcântaras entra no mês de julho com 256 casos recuperados de COVID-19 em um total de 279 casos diagnosticados positivos. 

Com dois casos de óbitos, 01 na zona rural (Sítio Bonfim) e 01 na cidade (Rua Jerônimo Cunha), então hoje o município conta com apenas 21 casos em recuperação.

Exatamente um mês atrás, no dia 01 de junho (veja AQUI), o município tinha 128 casos confirmados positivos e apenas 55 recuperados e  01 óbito, sendo 72 em recuperação!
Veja a atualização do boletim epidemiológico da COVID_19 em Alcântaras. 01 de julho de 2020.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

MERUOCA: MORADORES CRITICAM OBRA SEM DRENAGEM NO CENTRO DA CIDADE

A Obra de Urbanismo da primeira etapa do piso intertravado na Rua Dom Expedito Lopes, foi iniciada na quinta-feira 18/06, e segundo a Prefeitura Municipal, de forma que não prejudique o trânsito para o Hospital Chagas Barreto.

A obra, assim como outras já executadas, esteticamente tem deixado as ruas da cidade de Meruoca mais bonitas, só que neste trecho em questão, o problema, segundo os moradores, é outro;

Veja a Matéria Plantão MERU TV

Como já se sabe todo ano meruoquenses sofrem transtornos devido o extravasamento das águas devido drenagem deficiente que dificulta a vazão das águas acumuladas nas ruas de Meruoca. E é vergonhoso vê a prefeitura realizar obra sem drenagem para evitar esses alagamentos e em caráter emergencial e com o único objetivo de mostrar serviço devido ser ano eleitoral

A obra ignora um sonho antigo dos moradores que é vê o problema dos alagamentos solucionados. Em vez disso só vai agravar o problema fazendo com que os moradores continuem sofrendo com os danos dessa obra sem planejamento. A engenharia de drenagem é uma área do conhecimento basicamente resolvido pelas primeiras civilizações nos primórdios da história há 8.000 Anos. A engenharia brasileira conhece há muito tempo como evitar que grandes chuvas inundem estradas e cidades. 

Então o problema não é técnica, o problema é de governo. Nossos supostos representantes do povo não tem interesse ou capacidade para fazer obras de drenagem porque são invisíveis e não dão votos
A inundação por águas de chuvas é algo inconcebível e não há desculpas,.. 

Imagens e informações PLANTÃO MERU TV (Ernandes Bernardo)
Obra teve início no último dia 19 de junho de 2020

domingo, 28 de junho de 2020

PROGRAD DIVULGA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR PARA O PIBID/UVA 2020

As vagas são para os municípios de Forquilha, Massapê, Meruoca e Sobral. Inscrições vão até 3 de julho. Confira o edital.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROGRAD/UVA) prorrogou, até o dia 3 de julho de 2020, as inscrições de interessados em participar do Processo Seletivo Simplificado do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UVA), na modalidade de Professor Supervisor. As inscrições, iniciadas em 17 de junho de 2020, devem ser feitas pelo e-mail indicado no Edital nº03/2020.

O Processo Seletivo Simplificado visa ao preenchimento de 12 (doze) vagas para professores da Educação Básica dos municípios de Forquilha, Massapê, Meruoca e Sobral, que estejam lotados em uma das escolas habilitadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para participar do PIBID/UVA. 

O docente selecionado para atuar na modalidade Professor Supervisor receberá bolsa mensal da CAPES no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) durante sua atuação no Programa.  O período de vigência da bolsa será de agosto de 2020 a janeiro de 2022, e os candidatos devem possuir licenciatura na área de um dos sete subprojetos aprovados pela CAPES: Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, Química e Sociologia.

O Resultado Final do Processo Seletivo será divulgado no dia 20 de julho de 2020.

Com site da UEVA

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores