sexta-feira, 12 de agosto de 2016

STF LIBERA CANDIDATO "FICHA SUJA" NO TCM

Charge Sinfrônio para o Jornal Diário do Nordeste em 12.08.2016

LEI DA FICHA LIMPA PERDE FORÇA APÓS DECISÃO DO SUPREMO

Ministro relatou caso de ex-prefeito do Ceará. Foi vencido em seu voto, contrário a mudança
Na prática, Supremo tira das mãos dos Tribunais de Contas autoridade para aprovar ou rejeitar as contas dos prefeitos. A partir de agora, apenas vereadores poderão avaliar contas de gestores que ordenaram despesas

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou decisão que pode fragilizar a Lei da Ficha Limpa. Ontem, a Corte determinou que os Tribunais de Contas não terão mais competência para julgar as contas de gestão dos prefeitos.

De agora em diante, apenas o Legislativo terá esse poder. Entidades de controle externo são contra o resultado do julgamento, que criaria mecanismos para que gestores escapem à inelegibilidade em caso de reprovação de suas contas.

Antes, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tinha autoridade para aprovar ou rejeitar as contas do prefeito, o que tornaria o gestor inelegível perante a Justiça Eleitoral, segundo determina a Lei da Ficha Limpa. No entanto, agora, somente os vereadores poderão  apreciar as despesas.

O relator do caso no Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, foi vencido por seis votos a cinco. Para a maioria dos magistrados, o argumento do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, foi mais forte. Segundo ele, por força da Constituição, são os vereadores quem detêm o direito de julgar as contas do chefe do Executivo municipal porque são eles que representam os cidadãos.

Nas esferas estadual e federal, o sistema já funcionava dessa forma, com as assembleias legislativas e o Congresso dando a palavra final sobre as contas do Executivo. Para que sejam reprovadas, são necessários dois terços dos votos dos parlamentares.

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal, classificou a decisão como “retrocesso republicano” e “desastre”. “Simplesmente todos os prefeitos bastam dizer que são ordenadores das despesas para todas as contas dele serem julgadas pela Câmara, onde sempre têm maioria”, critica Pascoal. Há três dias, as entidades alertavam para o risco de a Lei da Ficha Limpa perder efetividade por causa da mudança.

Alteração na AL

A decisão do STF partiu do caso do ex-prefeito de Horizonte, no Ceará, José Rocha Neto, o Rochinha (PTB). Ele se tornou inelegível por ter as contas rejeitadas pelo TCM. Com a decisão do STF, o parecer do Tribunal de Contas já não é suficiente para torná-lo “ficha suja”.

A defesa de Rochinha foi feita pelos advogados Irapuan Camurça e André Costa. “O Ministério Público acha que isso vai prejudicar a Lei da Ficha Limpa. Mas apenas muda quem vai julgar os prefeitos. E também não impede que o próprio MP entre com ações contra os gestores”, disse Costa.


A partir do julgamento, Rochinha deixa de ser inelegível. Os 10.044 votos que ele conquistou em 2014, quando participou, sub judice, da eleição para deputado estadual, voltam a ser contabilizados e mudam o coeficiente eleitoral. Dessa forma, o deputado estadual da oposição Audic Mota (PMDB) passa a ser suplente e o deputado da base, Professor Teodoro (PSD), ganha o assento em definitivo.

Saiba mais

Como votou cada ministro do STF?

A favor do julgamento feito pelos Tribunais de Contas: o relator Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.

A favor do julgamento feito pelo Legislativo: Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello.

Consequências no CE

A lista que estava prestes a ser lançada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado deverá sofrer alterações. Nela, havia o nome dos gestores cujas contas foram rejeitadas pelo órgão. A assessoria do TCM diz que vai analisar a decisão com cuidado pata determinar que mudanças terão de ser feitas. Em geral, a lista costumava guiar a Justiça sobre quem seriam os “ficha suja”.

Sobre inelegibilidade

Com relatoria de Gilmar Mendes, o STF também determinou que, nos casos em que a Câmara Municipal não se manifestar sobre as contas, o parecer do TCM não será o suficiente para tornar o prefeito inelegível.

Fonte: O Povo Onine

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA A OLHO NU NA MADRUGADA DESTA SEXTA, 12

 Imagem: Reprodução/Nasa/JPL
A chuva de meteoros poderá ser melhor vista ao Norte, à uma da madrugada, aproximadamente. O fenômeno conhecido como Perseidas acontece anualmente no mês de agosto.

Todos os anos, no mês de agosto, uma chuva de meteoros chamada Perseidas pode ser vista a olho nu. Estima-se que entre 60 e 80 estrelas cadentes passarão pelo céu por hora durante esta noite. A Nasa acredita que o fenômeno neste ano seja o mais brilhante em comparação com os anteriores mais recentes e que no ápice, a queda de 200 meteoros poderá ser admirada. A Perseidas acontecerá na madrugada de hoje, 11, para amanhã, 12. 

O melhor horário para ver a chuva de meteoros será por volta da uma da manhã. Mesmo com a poluição e a luminosidade diferenciada das “cidades grandes”, a chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu. Em vídeo divulgado pela NASA no YouTube, a cientista Riahnnon Blaauw, afirma que para ver bem o fenômeno, deve-se passar certo tempo observando o céu antes que aconteça, para que os olhos se adaptem à luminosidade. A Nasa afirma que 45 minutos seria um tempo ideal de antecipação. 

Para achar o norte, onde a chuva poderá ser vista com maior facilidade, aponte o braço esquerdo para o lado em que o Sol se põe (oeste) e o braço direito para o lado em que o Sol nasce (leste). A sua frente será o Norte. 

A Perseidas tem esse nome pois acredita-se que seus meteoros são provenientes da constelação de Perseus, que é a mais vísivel localizada ao norte. Apesar de popularmente serem chamadas de “estrelas cadentes”, as chuvas de meteoros acontecem devido à partículas do cometa Swift-Tuttle que entram na Terra em velocidade estimada em 59km por segundo e queimam, deixando um rastro luminoso.

 O Povo Online

SOBRAL VAI SER A CAPITAL DO EMPREENDEDORISMO NO CEARÁ

Contagem regressiva para o maior evento de empreendedorismo da Zona Norte. Vai começar a Feira do Empreendedor do Ceará 2016, que acontece em Sobral, nessa quarta-feira.

O maior painel de oportunidades de negócios já montado na Zona Norte do Ceará tem endereço certo: do dia 17 ao dia 20, ele vai estar na Praça São João, Centro de Sobral. É a Feira do Empreendedor do Ceará 2016 que, nesta edição, chega à Região cheia de inovação e com dezenas de atrações para quem quer montar o seu negócio ou ampliar um empreendimento já existente.

Ao todo, serão 80 eventos, divididos entre palestras, cursos, oficinas e capacitações. Todos com orientação sobre temas como, por exemplo, dar visibilidade a uma marca, garantir um bom atendimento, aumentar a produtividade ou fazer um Plano de Negócio.

Nos quatro dias do evento, seis mil visitantes, principalmente das regiões Norte e da Ibiapaba, vão circular no espaço e nos equipamentos culturais no entorno da praça que abrigarão parte da programação do evento, como o Theatro São João, a Casa de Cultura e a Escola de Música, além do BookTruck- um micro ônibus adaptado para ser uma livraria itinerante, voltado para comercialização da produção das editoras cearenses, resultado da parceria entre o Sebrae Ceará e a Câmara Cearense do Livro-, os cursos da Arena Senac, com capacitações nas áreas de beleza e gastronomia, e a Unidade Móvel do Senai.

PROGRAMAÇÃO

A Feira terá como palestrantes nomes como a escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação, Martha Gabriel, autora do best seller “Marketing na Era Digital”; o empresário Sergio Herz, que transformou a livraria fundada pela avó em uma rede de 17 lojas e 2.000 funcionários; o alpinista Rosier Alexandre, graduado em marketing, palestrante e consultor organizacional, que realizou o projeto de escalar as maiores montanhas, inclusive o Monte Everest; e o empresário Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, maior aplicativo de táxis do mundo, avaliado em R$ 1 bilhão e que fará a palestra de abertura da Feira.

Além disso, dois eventos paralelos prometem movimentar a FE Ceará 2016 em Sobral. Um deles é o Seminário “Energia e Inovação para pequenos negócios”, que acontece no dia 18/08, na Casa de Cultura– Cinema Falb Rangel, e que irá tratar dos benefícios da Sustentabilidade e apresentar uma nova ferramenta para a área: o Simulador Fotovoltaico, desenvolvido pelo Sebrae e que calcula o retorno do investimento em equipamentos sustentáveis. Já no dia 19/08, acontece o Seminário “Planejamento sucessório para empresa familiar”, que vai focar nos passos iniciais para uma sucessão eficiente, sem litígios e problemas familiares futuros.

SAIBA MAIS:
*A solenidade de abertura da FE Sobral 2016 será realizada no dia 17, às 19 horas, no Theatro São João.

* A Feira será aberta ao público apenas a partir das 17 horas, do dia 18 de agosto.
* Também nos dias 19 e 20, funcionará somente a partir do mesmo horário: 17 horas.
CONTATO SOBRE A FEIRA DO EMPREENDEDOR
Escritório do Sebrae na Zona Norte: (88) 3611-8300

AL/CE: MESA DIRETORA E COLÉGIO DE LÍDERES DEFINEM FUNCIONAMENTO DO PLENÁRIO NAS ELEIÇÕES

A Mesa Diretora e o Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa do Ceará decidiram, em reunião na tarde desta quarta-feira (10/08), que o Plenário 13 de Maio funcionará às terças e quartas-feiras durante o período eleitoral. A deliberação é válida a partir da próxima terça-feira (16/08) e se estende até as eleições (02/10). 

Segundo o presidente em exercício da Casa, deputado Tin Gomes (PHS), às terças-feiras, o funcionamento da AL será focado nas sessões plenárias durante a manhã e nas reuniões das comissões temáticas no período da tarde. As votações de projetos no Plenário ocorrerão durante as sessões das quartas-feiras.

Ainda conforme Tin Gomes, as quintas e sextas-feiras serão dedicadas exclusivamente aos eventos promovidos pela Casa, como audiências públicas realizadas no Complexo de Comissões Técnicas, além das sessões solenes e especiais que acontecem no Plenário 13 de Maio.

Participaram da reunião, além de Tin Gomes, os deputados Manoel Duca (PDT), Evandro Leitão (PDT), Ferreira Aragão (PDT), Heitor Férrer (PSB), Carlos Felipe (PCdoB), Zé Ailton Brasil (PP), Renato Roseno (Psol), Elmano Freitas (PT) e Rachel Marques (PT).
Fotos José Leomar
Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

UEVA: PROED DIVULGA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO COM MATRÍCULAS ABERTAS PARA INÍCIO DAS AULAS EM NOVEMBRO

A Pró-Reitoria de Educação Continuada da UVA (PROED) está com matrículas abertas para novos cursos de especialização nas áreas de Biologia, Ciências da Computação, Pedagogia, Letras e Saúde. Os cursos são oferecidos em Sobral e as matrículas podem ser feitas na PROED, no campus da Betânia.

De acordo com a PROED, as aulas terão início na primeira semana de novembro de 2016, no Centro de Ciências da Saúde da UVA (CCS), no campus do Derby. Os cursos de Especialização em Saúde da Família, com 360 horas, e de Especialização em Sistemas e Serviços de Saúde, com 405 horas, serão ministrados em aulas quinzenais (sextas-feiras das 18h30min às 22h e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h). 

O curso de Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Mobile e Web é direcionado a profissionais que atuam como Analista de Sistemas; Arquiteto e Desenvolvedores de Software, Tecnologia da Informação e, ainda, a estudantes da área de Ciências da Computação e afins. O Curso possui carga horária de 400 horas com aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 17h.

Os Curso de Especialização em Bioquímica e Biologia Molecular com ênfase em Saúde, meio Ambiente e Agropecuária (360 horas); Especialização em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Saúde (675 horas) e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura (360 horas) terão aulas também quinzenais, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Saiba mais: (88)3611-6669.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA 
Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA 
(comunicacao@uvanet.br / 88 3677-4271) 

ALCÂNTARAS: BELAS IMAGENS DE SUA ÁREA URBANA

Partes do Bairros Bela Vista e São José
Apesar de difundidas diversas imagens de sua zona urbana registradas em diversos ângulos, as imagens da cidade de Alcântaras divulgadas recentemente são as mais verticais registradas até hoje.

Pedra da Gruta, antena de telefonia claro, Pedra do Frade, Morro da Santa Cruz, entre outros locais, diversas imagens já são bastante divulgadas. No entanto desta vez, estas feitas por um Drone, mostra pontos da cidade em um plano mais vertical possível mostrando a cidade de uma maneira jamais vista antes.

As imagens aéreas foram feiras por Weyder Freire e divulgadas em redes sociais.
Igreja Matriz sentido gruta
Centro sentido Junco

MERUOCA: VÂNDALOS JOGAM LIXO EM POÇO DE ABASTECIMENTO DE MORADORES DA COHAB

Além de funcionar em condições arcaicas e precárias, vândalos atiraram  lixo dentro do principal poço de abastecimento da comunidade.

Moradores da COHAB foram surpreendidos com atitude de vândalos que atiraram  lixo dentro do principal poço de abastecimento de famílias que moram e utilizam do preciso líquido. O referido poço à tempos vem sendo reivindicado junto ao poder público municipal à construção de um chafariz.

Com blog Luís Carlos Silva

NUTEC SELECIONA ESTAGIÁRIOS

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) abriu vagas para estágios nas áreas de: Administração de Empresas (4); Serviço Social (1); Engenharia de Alimentos (3); Engenharia Civil (1); Engenharia Química (1) Engenharia Elétrica (1), Engenharia Mecânica (1), Engenharia Mecatrônica (1), Designer Gráfico (1), no total de 14 vagas.

Até o dia 16, o Nutec recebe o material de inscrição dos interessados que tenham cursado no mínimo 50% dos créditos requeridos e tiverem obtido notas, em pelo menos 70% das médias, superiores a 7 (sete) – variando em uma escala de 0 a 10 ou correspondente. A jornada semanal será de 20 horas, das 8 h às 12 h ou de 13 h às 17h, dependendo da vaga em questão, de segunda à sexta-feira. A bolsa será no valor de R$ R$ 639,58 (Seiscentos e trinta e novo reais e cinquenta e oito centavos).

O material poderá ser entregue das 8 h às 12 h e das 14 h às 16h 30 min na sede do Nutec na Rua Professor Rômulo Proença, s/n, Campus do Pici. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar: Cópia do CPF e Carteira de Identidade; Comprovantes de matrícula no 2º semestre de 2016; Histórico Escolar do curso superior requerido atualizado no 1º semestre de 2016 e Curriculum Vitae.

A seleção terá validade de doze meses e os candidatos serão convocados de acordo com a ordem de classificação e o número de vagas, lembrando que só firmarão esse compromisso, estudantes cuja previsão de colação de grau possibilite a permanência mínima de 12 meses no estágio, contados da data de convocação. Para mais informações, (85) 3101.2452.

Fonte: Nutec (Via Blog Sobral em Revista)

“LEALDADE” É O TEMA DO CONGRESSO DE 2016 DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

SOBRAL,CE— As Testemunhas de Jeová estão convidando a todos para assistir ao congresso de 2016 “Continue leal a Jeová”. O congresso vai ser realizado em vários países, entre esses em várias cidades no Brasil, o mesmo teve início nos Estados Unidos na sexta-feira, 20 de maio.

O programa de três dias do congresso inclui 49 partes que vão falar sobre o tema “lealdade”. As Testemunhas de Jeová também prepararam 35 vídeos para serem mostrados durante o programa. Além disso, um filme será exibido no sábado e outro no domingo. As sessões da manhã e da tarde de cada dia começarão com um vídeo musical preparado especialmente para o congresso.

Assim como nos anos anteriores, as Testemunhas de Jeová vão distribuir um convite especial convidando todo mundo para assistir ao congresso. Os dias e o local de cada congresso podem ser encontrados no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová. Em Sobral, CE haverá nos dias 26,27 e 28 de agosto (Parte A). 02,03 e 04 de setembro (Parte B). Repórteres que quiserem fazer a cobertura jornalística do congresso poderão entrar em contato com o Departamento de Mídia do congresso regional das Testemunhas de Jeová para obter mais informações, como o nome do representante local que cuida dos assuntos relacionados à mídia.

Flúvio Mendonça, porta-voz do Congresso Regional (Parte A), disse: “Nós realmente acreditamos que a lealdade é uma parte fundamental de qualquer relacionamento. O congresso desse ano vai nos ajudar a fortalecer nosso relacionamento com os amigos, com a família e acima de tudo com Deus. Temos certeza que todos os que assistirem ao congresso vão gostar muito. ”

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 9 de agosto de 2016

APÓS 107 DIAS, GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO É ENCERRADA NO CEARÁ

A greve dos professores da rede estadual do Ceará que já contabilizava 107 dias foi encerrada na manhã desta terça-feira (9). A decisão foi aprovada em uma assembleia geral da categoria realizada no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

Após a decisão, houve tumulto e luta corporal entre alguns professores e a direção do Sindicato Apeoc. Conforme a entidade, dois mil professores da Capital e do interior estiveram reunidos na assembleia.

Após a votação, um tumulto geral foi iniciado. Isto porque parte da categoria que estava no local posicionou-se contrária ao encerramento da paralisação e questionou os procedimentos da contagem de votos. Logo após a informação da suspensão da greve, professores contrários a decisão jogaram cadeiras e garrafas no presidente da Apeoc, o professor Anízio Melo. A assembleia foi encerrada e a decisão de suspensão é tida como oficial pelo Sindicato Apeoc.

Informações Diário do Nordeste - Via Sobral em Revista

FICHAS SUJAS 2016 – TCM ENTREGA LISTA AO TRE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar, vai entregar, às 10 horas da próxima sexta-feira, à Justiça Eleitoral, a relação de prefeitos e gestores que tiveram suas contas rejeitadas nos últimos oito anos. Ou seja, repassará a velha ficha suja.

O ato ocorrerá na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ocasião em que o repasse do documento seerá feito ao presidente do TRE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

As pessoas incluídas na lista podem estar sujeitas ao indeferimento, pela Justiça Eleitoral, de candidatura a cargo eletivo nas próximas eleições. A relação será concluída no decorrer desta semana, com a verificação de novos casos de processos com trânsito em julgado.

DETALHE – A informação à Justiça Eleitoral é exigida pela Lei nº 9.504/97, que determina aos tribunais de contas disponibilizar, até o dia 15 de agosto, os nomes daqueles que tiveram suas contas, relativas ao exercício de cargo por funções públicas, rejeitadas por decisão irrecorrível dessas cortes.

Blog Eliomar de Lima

PLEITO 2016: MAIS DE 150 MESÁRIOS TRABALHARÃO EM ALCÂNTARAS

Em todo o Brasil, mais de 2,5 mil pessoas foram convocados para trabalhar nas eleições municipais deste ano. Em Alcântaras, 150 trabalharam no pleito.

Mais de 150 mesários deverão trabalhar em regime de plantão no dia de votação das eleições de 2016 no município de Alcântaras-CE. A Justiça Eleitoral que divulgou a relação dos mais de 2 milhoes de mesário convocados para estas eleições também já notificou os alcantarense que deverão compor um total de trinta mesas receptoras em onze locais diferentes espalhados na sede e na zona rural do pequeno município.

 Durante as eleições os Mesários auxiliam a Justiça Eleitoral colaborando para que o processo eleitoral ocorra com transparência e lisura. Além de treinamento específicos os convocados dominam conhecimentos específicos relacionados ao processo de votação e são responsáveis pela organização das seções eleitorais e pelo bom atendimento ao eleitor. 

Também durante o pleito além do Juiz Eleitoral trabalham na cidade, advogados das coligações e/ou partidos, fiscais,delegados de prédio, motoristas cadastrados pela JE e a Policia Militar. As relação completa dos mesários convocados em 2016 podem ser conferida no portal do TRE-CE

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

SOBRE A SELEÇÃO MASCULINA DE FUTEBOL NAS OLIMPÍADAS

Charge Sinfrônio, para o Jornal Diário do Nordeste em 09.08.2016

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

REGIÃO NORTE RECEBERÁ ATENDIMENTO DO "DECON VIAJANTE"

Os municípios de Sobral, Massapê, Meruoca e Santana do Acaraú, na Região Norte do Estado, são os próximos a receberem, nos dias 09, 10, 11 e 12 de agosto, respectivamente, o atendimento especializado do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do projeto DECON Viajante.

No dia 09 de agosto, os sobralenses serão atendidos na Praça de Cuba. Já no dia 10, em Massapê, os atendimentos vão ocorrer na Praça da Igreja Matriz do Município. No dia 11 de agosto, a população de Meruoca será atendida na Praça do Complexo, localizada na Avenida Carlos Davi. E, por fim, no dia 12 de agosto, em Santana do Acaraú, o projeto estará na Praça Dr. Feijão, na Rua João Cordeiro.

Com van adaptada para atender os cidadãos que querem esclarecer dúvidas com relação a seus direitos enquanto consumidores ou que desejam registrar reclamações contra empresas, o DECON Viajante garante atendimento especializado à população de municípios onde não há órgão de defesa do consumidor.

Nos municípios visitados são realizadas, ainda, fiscalizações a estabelecimentos para verificar o cumprimento das legislações exigidas para o exercício das respectivas atividades. A última viagem realizada pelo projeto foi à Região do Cariri, onde foram registrados, ao todo, 223 atendimentos e 30 autuações a estabelecimentos comerciais que desobedeciam ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação que determina o regular exercício da sua respectiva atividade comercial.

Lançado no dia 06 de maio deste ano, o “DECON Viajante” já realizou 397 atendimentos em nove municípios, visitando Crato, Juazeiro do Norte, Jardim, Pacajus, Barbalha, Mauriti, Brejo Santo, Redenção e Pacatuba.

Com informações DECON. (Via Sobral em Revista)

"PODEMOS PERDER EM TODAS AS CIDADES, SÓ NÃO EM SOBRAL", DIZ CAMILO

Imagem: Divulgação internet
O último dia para convenções (05/07), movimentou a cidade de Sobral com os lançamentos das candidaturas de Ivo Gomes (PDT), Moses Rodrigues (PMDB) e Dr. Guimarães (PSDB). Para os Ferreira Gomes, Sobral é prioridade absoluta

Conhecida pelo forte calor do clima, o que esquentou Sobral, no interior do Estado, na noite de ontem, foi a disputa pela Prefeitura. Em clima de festa, a cidade, que é berço político dos Ferreira Gomes, foi palco das convenções que homologaram os três principais candidatos. Com a tradicional disputa do PDT aliado ao PT contra o PMDB e o PSDB, não haverá 2º turno no pleito.

Sobral é a cidade prioritária do Estado para o PT e o PDT, segundo afirmaram o governador Camilo Santana (PT) e o ex-ministro Cid Gomes (PDT). “Podemos perder em todos os municípios cearenses, só não podemos perder em Sobral”, afirmou o governador, que, em Fortaleza, apoia a reeleição do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Antes dele, Cid também fez a afirmação. “O Ivim é o menos ruim dos Ferreira Gomes”, disse.

O deputado estadual Ivo Gomes (PDT), com a vice Cristiane Coelho (PT), vereadora do município, foi quem reuniu o maior palanque eleitoral. Ao lado deles, estiveram ainda o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o deputado federal Odorico Monteiro (Pros) e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT).

Embora seja o candidato apoiado pelo atual prefeito, Clodoveu de Arruda (PT), Ivo não poupou discurso de “melhorias”. Na saúde, o programa “Remédio Já”, novas ambulâncias e mais médicos. Na segurança, mais viaturas policiais e fortalecimento da Guarda Municipal. Na educação, mais creches, escolas profissionalizantes e cursinhos de pré-vestibular.

“Eu sei que está faltando mais respeito à saúde do povo pobre. As pessoas de Sobral precisam de mais carinho e atenção”, afirmou o candidato. Como prioridade, ele destacou políticas para a juventude, principalmente no combate às drogas e investimento na educação.

Leia matéria completa clicando no O POVO clicando AQUI.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores