sábado, 2 de julho de 2016

HORA DO ENEM: INTERESSADOS EM SIMULADO ONLINE TÊM ATÉ AMANHÃ PARA FAZER PROVAS

O estudante que pretende testar o conhecimento com o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem, tem até as 20h de amanhã (3) para fazer as provas. Para acessar o simulado, o estudante precisa se cadastrar no site http://horadoenem.mec.gov.br/.

O simulado é gratuito e está disponível desde o dia 25 de junho. As provas somam 80 questões, elaboradas no mesmo formato do Enem para permitir ao estudante que esteja concluindo o ensino médio, na rede pública ou particular, treinar e ganhar ritmo para as provas do Enem 2016, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.

Após o término da prova, o estudante pode verificar a nota imediatamente. A plataforma indicará como está o desempenho dele em relação ao curso pretendido.

Este é o segundo simulado online. Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, nos dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido nos dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino. Estão previstos outros dois simulados até a aplicação do Enem.

Plataforma Hora do Enem

Além da possibilidade de testar conhecimentos em simulados, a plataforma Hora do Enem oferece aos estudantes acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas e exercícios comentados por professores.

Para concluintes do ensino médio, é oferecido um plano de estudos personalizado, com indicação do conteúdo a ser estudado. Após fazer o login, o estudante pode fazer um teste para nivelar o conhecimento em cada matéria e selecionar curso e instituição, além de indicar a quantidade de horas diárias que pretende usar na plataforma durante a preparação.

A partir daí, ele tem acesso a um planejamento exclusivo, com videoaulas, resumos e exercícios sobre os assuntos de cada disciplina mais frequentes no exame.

O Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Da Agência Brasil

ACIDENTE FATAL DEIXA DOIS MORTOS NA RODOVIA IRAUDO CRISTINO, NO TRECHO ESPÍRITO SANTO EM ALCÂNTARAS

Um grave acidente nesta manhã de sábado na CE-241, Sítio Espírito Santo, saída da cidade de Alcântaras sentido Coreaú.

Uma moto bateu em uma máquina pá enchedeira e na colisão dois morreram na hora. Neste momento a via encontra-se intransitável. O destacamento policial local realiza os procedimentos legais como isolamento dá área e aguardam o IML e perícia. Muita gente presente no local.

As vítimas: Pelas informações de populares, as vítimas são; Geraldo conhecido pela sua deficiência visual, e que mesmo assim trafegava de moto, e o Senhor conhecido como Zé Paulo (garupeiro). Os dois moravam no entorno da região do sítio Silva no município de Alcântaras.

Um dia muito triste para o município de Alcântaras. 

sexta-feira, 1 de julho de 2016

PREFEITURA DE SOBRAL LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO PARA GUARDA MUNICIPAL

A Prefeitura de Sobral realizará concurso público para Guarda Municipal de 2º Classe. Ao todo, serão oferecidas 85 vagas para provimento efetivo. O edital foi publicado nesta quarta-feira (29). As inscrições serão realizadas de 12 a 30 de setembro pelo site (AQUI).

O certame será realizado em cinco fases (avaliação intelectual escrita, avaliação de capacidade física, inspeção de saúde, avaliação psicológica e investigação social), além do Curso de Formação Profissional (CFP). A remuneração inicial bruta é de R$ 1.597,88, composta por vencimento base, gratificação de desempenho, e gratificação de risco de vida

O Concurso será realizado sob a coordenação técnico-administrativa do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú – IADE/UVA. A taxa de inscrição é de R$80,00 e o concurso tem um prazo de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Veja o edital (AQUI)

Blog Sobral em Revista

JAIR BOLSONARO RESPONDE PROCESSO NO CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA

Charge Clayton Jornal O Povo na última quinta-feira 30.06.2016

CÂMARA DE ALCÂNTARAS REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA (01) SESSÃO DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS 1º SEMESTRE

Sessão será a última antes do recesso parlamentar do meio de ano.

A presidenta Cleuvilândia Menezes e os demais Edis convidam à população alcantarense para sessão de encerramento dos trabalhos legislativos a partir das 19/h desta quinta-feira (01). Lembrando que as 17/h haverá sessão para aprovar LDO (Lei Diretrizes Orçamentária)- 2017

Com blog Andarilho da Notícia

DEFINIÇÃO POLÍTICA EM MERUOCA: PHS DO "DR. PIMENTEL", APOIARÁ O PRÉ-CANDIDATO À PREFEITO CARLOS JOSÉ (SD)

Na reunião, também ficou definido grupo indicará o nome do vereador Zezé como companheiro de chapa de Carlos José á Prefeitura de Meruoca. O partido, que tem em seus quadro como referência, o ex-deputado Federal Dr. Pimentel e poderá fazer a diferença na disputa em Meruoca.

Na noite desta quarta-feira (29), O PHS reuniu todos os filiados onde na oportunidade aconteceu uma votação secreta entre 18 membros  do partido. Votação essa que decidiria o apoio do grupo a um pré-candidato a prefeito eleito pelos membros. Antes o partido teria  conversado com todos os pré candidatos e recebido seus planos de governo. Ontem aconteceu a votação dos membros, ou seja Carlos José do Pimenta (SD) obteve 10 votos, Rubens Lima (PDT )- 05 votos, e a vereadora Maria da Conceição Alcântara (D. Neném) - (PT) 03 votos. Com essa votação o grupo liderado por Dr. Pimentel apoiará Carlos José do Pimenta que terá como companheiro de chapa o vereador José Olavo de Souza (Zezé) do PHS.

Informações Andarilho da Notícia

quinta-feira, 30 de junho de 2016

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA PARTICIPAM DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE CONHECENDO PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE DA GRENDENE

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Grendene promoveu uma ação que combina duas coisas em que acredita firmemente: Ação e Futuro.

Baseada na crença de que para construir o futuro é preciso agir no presente, a Grendene promoveu um encontro com crianças de 9 a 11 anos, alunas do vizinho Colégio CAIC em Sobral, para conhecerem alguns dos projetos sustentáveis da empresa.

Neste dia 27/06/2016, 78 alunos do 5º ano do CAIC, puderam vivenciar conceitos de transformação e melhoria ambiental, aprendendo mais sobre o cuidado que todos devem ter com a água, através do projeto de Reuso de Efluentes da Grendene.

Atualmente, nenhuma gota de água usada pela Grendene vai para o esgoto. Toda ela é reaproveitada em processos industriais e irrigação possibilitando manter verde seus jardins, praças e ruas internas sem precisar usar a água potável que serve para o consumo das pessoas.

Com este projeto é possível plantar novas árvores em pleno período de seca, sem comprometer o abastecimento de água para a comunidade. Foi justamente isso que as crianças fizeram nos jardins da empresa: Plantaram suas árvores!

Cada criança colocou uma placa com seu nome e a data do plantio da sua árvore, registrando este momento em foto para, no futuro, saberem que agiram neste presente para transformar a sua vizinhança em um lugar para cada vez melhor para viver.

-- 
Herbert Rocha

quarta-feira, 29 de junho de 2016

CIDADES DA REGIÃO NORTE MOSTRAM SENSACIONAL EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO

No ranking de qualidade do ensino público no Ceará, dos 10 primeiros colocados, oito  cidades estão situadas na Região Norte.

Isso é o que revela a recém lista divulgada do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE). As cidades são: Frecheirinha; Cariré, Altaneira, Groaíras, Mucambo, Massapê, Reriutaba, Coreaú, Abaiara e Uruoca.

Sobral de Prima

terça-feira, 28 de junho de 2016

VEM AÍ, DIAS 29 E 30, O "XX FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS DE SOBRAL"

"Arraiá da Cultura e da Tradição": Dias 29 e 30 de junho às 18h na Margem Esquerda do Rio Acaraú.

SEMINÁRIO DISCUTE CULTURA DO MEDO E CUSTO SOCIAL E ECONÔMICO DA VIOLÊNCIA NESTA SEXTA (01/07)

Será realizado na próxima sexta-feira (1º de julho), na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade. O Seminário é uma das atividades desenvolvidas pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, com o objetivo de compreender as causas que levam adolescentes a serem vítimas ou atores de homicídios no estado - o segundo do Brasil em homicídios de jovens, sendo Fortaleza a primeira dentre as capitais.

Ao longo do dia, pesquisadores renomados abordarão o tema da violência sobre diferentes perspectivas (confira a programação integal): no período da manhã, as palestras abordarão a espetacularização da violência pelos meios de comunicação e a contribuição das coberturas para o estabelecimento de uma cultura do medo. À tarde, será a vez de discutir os custos – econômicos e sociais – da violência. Também à tarde haverá a apresentação da experiência do estado do Espírito Santo no enfrentamento dessa problemática.

Além dos seminários, o Comitê realizou pesquisa com famílias de adolescentes assassinados e com adolescentes apreendidos por crime letal, em Fortaleza e em outras seis cidades (Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Eusébio). Os dados estão sendo analisados e serão divulgados ainda no mês de julho. Outra estratégia adotada para ouvir as comunidades foi a realização de audiências públicas nos territórios, no total de 11.

Serviço: II Seminário Prevenção de Homicídios na Adolescência: discutindo a cultura do medo, o custo da violência e a impunidade

Quando: 1º de julho, das 9h às 17h, no auditório da Unipace (Auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa)

Informações: Renata Soares (85.98749.9351)  Ivna Girão (85.98817.5149)

Programação
9h – Abertura

9h30min –  Discutindo a cultura do medo e da violência.
Helena Martins - Doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), Integrante do Observatório de Economia e Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (OBSCOM-UFS) e representante do Intervozes no Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Suzana Varjão - Jornalista e gerente do Núcleo de Qualificação e Monitoramento de Mídia da ANDI – Comunicação e Direitos Humanos.
Flora Daemon - Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-doutora em comunicação pela Universidade Federal Fluminense e autora do livro "Sob o signo da infâmia: das violências em ambientes educacionais às estratégias midiáticas de jovens homicidas/suicidas

11h - Discutindo a cultura do medo e da violência
Michel Misse - Doutor em Sociologia, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisador da área da violência, com diversos estudos publicados sobre o tema, além de fundador e atual diretor do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ.

12h30min - intervalo para almoço.

14h – Custos Econômicos e Sociais dos Homicídios – discutindo políticas Públicas e enfrentamento à impunidade.
Daniel Cerqueira – Doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Flávia Soares - Mestre em Direito Constitucional, Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal de Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Ceará.
Guilherme Pacífico da Silva (Subsecretário de Segurança do Espírito Santo) e Gabriela Macedo Lacerda Riegert (Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas do Espírito Santo)  - Políticas sociais e de segurança pública na prevenção do homicídios na adolescência.

16h – Mesa de debate com os convidados (Mediação UNICEF)

Assessoria de Imprensa – AL/CE (Foto: Máximo Moura/ AL-CE)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

NOVA REGRA: GOVERNO TEMER QUER 70 ANOS COMO IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA

Foto: Divulgação internet
A meta é estabelecer no projeto, que será enviado ao Congresso, duas faixas: a primeira, de 65 anos; e a segunda, de 70 anos, para ser aplicada só daqui a 20 anos.

Setenta anos, essa é a idade mínima para se aposentar que o governo Michel Temer quer para a próxima geração. A meta é estabelecer no projeto, que será enviado ao Congresso, duas faixas: a primeira, de 65 anos; e a segunda, de 70 anos, para ser aplicada só daqui a 20 anos.

Entretanto, para aqueles que já estão a atuar no mercado haverá um período de transição, para que eles não sejam prejudicados. Se um homem que já contribuiu 30 dos 35 anos que determinam a lei atual e tem 50 anos, ele não terá que trabalhar mais 15 anos, até os 65. Haverá uma transição. 

Com as mudanças, o Governo pretende elevar a idade médias das pessoas para a aposentadoria. Atualmente, a idade é de 54 anos. Com isso, aqueles que ingressarem no mercado de trabalho a partir da sanção da nova regra se enquadrarão integralmente na faixa de 65 anos.

Contudo, mesmo que o projeto seja enviado ao Congresso ainda este ano, provavelmente não será aprovado antes de 2017.

Fonte: Redação O POVO Online

SÍTIO LANCHINHA EM ALCÂNTARAS, TEVE NOITE MOVIMENTADA NO ÚLTIMO SÁBADO

Sítio Lanchinha festejou seu Padroeiro São Pedro
Noite movimenta no último sábado 25 na localidade de sítio Lanchinha.

A Festa de São Pedro, animou a noite na região; Carmôlândia, Livramento, Caboclos, Algodões e vistantes de Alcântaras e de outras cidades prestigiaram a última noite de festa. Além da celebração religiosa, um grande leilão e um Bingo de uma moto atraiu muitos visitantes ao lugar.


PROFESSORES NO BRASIL GANHAM MENOS QUE OUTROS PROFISSIONAIS COM A MESMA FORMAÇÃO

Professores de nível superior recebem o equivalente a 54,5% do que ganham outros profissionais também com curso superior. 

Os professores de nível superior no Brasil ganham menos do que outros profissionais com o mesmo nível de formação. De acordo com análise feita pelo movimento Todos pela Educação, os docentes recebem o equivalente a 54,5% do que ganham outros profissionais também com curso superior. A valorização dos professores é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que completou dois anos.

"Como é pouco atraente a carreira de professor, isso leva à desvalorização social. A carreira nao é tida como uma boa opção profissional, diferentemente do que acontece nos países que estão no topo dos rankings internacionais. Além de serem carreiras atraentes, têm valorização social da função. Parte disso é decorrente da compreensão da sociedade de que educação importa", diz a superintendente do Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.

O PNE estabelece metas e estratégias para serem cumpridas até 2024. A lei trata desde o ensino infantil até a pós-graduação. Uma das metas do PNE prevê a elevação do investimento em educação dos atuais 6,6% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano, até o final da vigência.

Pelo PNE, em até dois anos de vigência, o país deveria ter assegurado a existência de planos de carreira para os profissionais da educação básica e superior públicas. De acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic/IBGE), em 2014, 89,6% dos municípios brasileiros declararam ter plano de carreira para o magistério; metade deles diz ter ações de regulamentação e valorização do magistério e 65,9% afirmam ter adotado concurso público para a contratação de professores. Dados do Censo Escolar mostram que, em 2015, 28,9% dos contratos docentes da educação básica pública eram temporários, o equivalente a quase 630 mil contratos.

Segundo o Todos pela Educação, não há medições qualitativas dessas políticas e nem uma ferramenta de monitoramento sobre a aplicação do piso salarial dos professores. "Não é uma mudança do salário que muda a qualidade na educação, mas a atratividade na carreira. É preciso pensar em todos os componentes, desde a atratividade das licenciaturas e pedagogia, a programas com identidade própria, que levem ao exercício do magistério e perspectivas de carreira atraentes, com bom salário inicial, condições para crescer na carreira e condições de trabalho e infraestrutura", diz Alejandra.

Matéria completa no site Agência Brasil clicando AQUI.

TEMPOS MODERNOS

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 27.06.2016

MEC DIVULGA A LISTA DOS PRÉ-SELECIONADOS NA SEGUNDA CHAMADA DO PROUNI

Imagem: Divulgação Internet
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (27) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes pré-selecionados têm até o dia 1º de julho para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição.

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulades de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas, no segundo semestre deste ano, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

O resultado será divulgado na página do ProUni. Cabe ao candidato  verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação. Aqueles que não forem selecionados podem ainda participar da lista de espera, de 8 a 11 de julho.

A lista dos documentos necessários está disponível na internet. O estudante é selecionado quando a documentação é aprovada.

O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio na rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Da Agência Brasil

CULTURA: ESCOLA DE ALCÂNTARAS COMEMORA DIA DE SÃO JOÃO

Casal de noivos, foto reprodução
Arraiá da JPB agitou quadra do CRÁS na última sexta-feira dia 24.

A noite da última sexta-feira(25) foi de muita comemoração pelos alunos da Escola José Parsifal Barroso. Os alunos que festejaram a caráter e com muita animação o Dia de São João, brincaram de fogueira e se deliciaram com comidas típicas na quadra do Centro de Referência e Assistência Social (CRÁS), na sede.

O evento intitulado Arraiá da JPB trata-se de uma programação cultural e tradicional promovida anualmente pela escola que é referência na execução de projetos que envolvem/mobilizam toda a comunidade escolar. No mesmo município, ainda durante este mês de junho, evento semelhante deve acontecer na Escola Maria Raulino Alcântara que pretende realizar seu chitão na próxima quarta-feira.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

FESTIVAL DE QUADRILHAS: CANCELADO CADASTRO DE BARRAQUEIROS

Foto: Arquivo VN, Festival de Quadrilhas de Alcântaras 2015
Secretaria de Cultura de Alcântaras vai reagendar novas datas para o processo.

A Secretaria de Cultura do município, informou na manhã do último sábado, 25, que cancelou o cadastramento de barraqueiros e ambulantes da XX edição do Festival de Quadrilhas de Alcântaras previstos para acontecer durante os dias 28,29 e 29/30 de junho. O departamento disse que até a divulgação de novas datas está suspenso o processo de inscrição dos vendedores.

Na cidade onde apesar de confirmado as datas do tradicional evento junino, a Prefeitura ainda estudaria a viabilidade de realizar o evento em virtude das dificuldades financeiras pela qual o município enfrenta.Na mesma mensagem ainda foi informado que devido a indecisão quanto a ocorrência do evento o edital que regula o festival neste ano também não haveria sido divulgado até o momento.Sobre o adiamento das inscrição dos recepcionistas a SECULT não citou alterações nas datas.

Todas as informações foram repassadas a redação do Blog Portal Jovem.

DESTAQUE: DEPUTADO SOBRALENSE É O PARLAMENTAR DO CEARÁ MELHOR AVALIADO EM SITE ESPECIALIZADO

Moses Rodrigues está no topo e aparece em primeiro lugar no Ranking Político do portal politicos.org.br como o parlamentar mais bem avaliado do Estado do Ceará. O deputado sobralense também se destaca ocupando o sexto lugar do Brasil entre todos os 513 deputados federais. 

O deputado federal Moses Rodrigues (PMDB-CE) está no topo e aparece em primeiro lugar no Ranking Político do portal politicos.org.br como o parlamentar mais bem avaliado do Estado do Ceará. 

No ranking dos parlamentares cearenses, o deputado federal Moses Rodrigues fica à frente do senador Tasso Jereissate (PSDB-CE), dos deputados federais Vitor Valim (PMDB-CE) e Ronaldo Martins (PRB-CE), e do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). 

Moses Rodrigues também se destaca ocupando o sexto lugar do Brasil entre todos os 513 deputados federais. 

O Ranking Político (www.politicos.org.br ) faz uma avaliação e uma classificação dos parlamentares brasileiros para auxiliar os eleitores na hora de decidir o voto. No portal é possível consultar a pontuação no ranking politico que cada candidato recebeu baseado em sua participação pública, presença nas sessões, entre outros fatores. Além da pontuação, é possível ter acesso a informações como os privilégios aos quais os candidatos têm direito além dos processos em que eles estão envolvidos. 
Fonte: Enviada pela Assessoria

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores