quarta-feira, 29 de junho de 2011

EMPRESA QUE REALIZAVA BINGOS EM SOBRAL É DENUNCIADA POR SONEGAÇÃO

Caixa Econômica Federal denunciou Trevo do Norte por sonegação. Empresário quer continuar realizando sorteios mesmo com o processo.

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Polícia Civil, cumpriu na noite da última terça-feira (28) mandato de busca a apreensão contra a empresa Trevo do Norte, que vende títulos de capitalização, com sede em Sobral, a 230 Km de Fortaleza. A empresa que realiza o prêmio foi denunciada pela Caixa Econômica Federal por suposto crimes de sonegação fiscal e contra a economia popular.

Fechada uma vez em 2010, a empresa reabriu pouco tempo depois já legalizada para realizar os sorteios de prêmios pelo sistema de bingos, válidos para os municípios da região Norte do Estado do Ceará. Durante a ação da Polícia Federal, acompanhada pelo Ministério Público, foram apreendidos todos os materiais utilizados nos sorteios: carros, globo, e caminhões com os prêmios.

O empresário Marlon Sobreira, gerente da Trevo Capitalização em Sobral, foi intimado a prestar depoimento na sede da PF de Sobral. Sobreira disse que a Justiça Federal não determinou a suspensão dos sorteios e portanto pretende continuar a operação.


HOJE É NOITE DE SÃO PEDRO

Dia de São Pedro (29 de junho)

Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é "O porteiro do céu".

A tradição popular interpreta uma passagem bíblica, em que Jesus Cristo diz: "Eu te darei a chave do reino dos céus. A quem abrires será aberta. A quem fechares será fechada".

Assim como Santo Antônio, o dia em sua homenagem é o mesmo de sua morte, que aconteceu em Roma, em 64 d.C. Acredita-se que tenha sido viúvo, um dos motivos para a devoção das viúvas ao santo. Também é costume acender fogueiras e realizar procissões em sua homenagem no dia 29 de junho.
Ritmos e danças típicas das festas juninas

Do site Nordesteweb

Em Alcântaras, São Pedro é homenageado com uma capela na comunidade de sítio Lanchinha. Neste ano, o dia da Festa de São Pedro de Lanchinha aconteceu no último domingo dia 26 de junho.

terça-feira, 28 de junho de 2011

OPERAÇÃO CAÇA FANTASMA: Ex-prefeito de Tianguá é preso acusado de fraudar licitações

O ex-prefeito de Tianguá, Gilberto Moita, foi preso no início da tarde desta terça-feira (28), através da "Operação Caça Fantasma", que investiga fraudes em processos licitatórios no município de Santana do Acaraú. No momento da abordagem, o ex-prefeito estava acompanhado do seu advogado e não ofereceu resistência ao cumprimento do mandado de prisão.

Segundo o comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, capitão Artunane Aguiar, na residência de Gilberto Moita foram encontrados um colete e duas armas de fogo. Outras quatro pessoas já estão presas em Santana do Acaraú. Ele ficará detido por cinco dias para o andamento da investigação.

Além do ex-prefeito, os filhos Gilberto Moita Filho e Vitor Castro Moita, também são acusados de participação no esquema fraudulento. Gilberto já foi preso, mas Vitor continua foragido.

Operação

A ação conjunta foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Seis mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. A chamada “Operação Caça Fantasma” investiga esquema de fraudes em licitações envolvendo empresas fantasmas. Políticos, empresários e funcionários públicos estão entre os acusados. Segundo a SSPDS, 16 mandados de busca e apreensão também foram expedidos.

 Márcio Dornelles (Portal Ceará Agora)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MUNICÍPIOS COM MAIORES E MENORES TAXAS DE ANALFABETISMO DO CEARÁ

Ceará reduz em 29,05% a taxa de analfabetismo na última década

O Estado do Ceará reduziu a taxa de analfabetismo para as pessoas com 15 anos ou mais de idade em 29,05% entre os anos de 2000 e 2010, passando de 26,5% para 18,8%, o número de analfabetos nessa faixa etária.Os dados são revelados pelo Informe/Ipece, divulgados no último dia 21.

Todos os 184 municípios do Estado do Ceará reduziram suas taxas de analfabetismo na última década.

No ano de 2010, os municípios de Fortaleza, com 6,9%, Pacatuba (9,4%), Maracanaú (9,7%), Caucaia (12,9%), Eusébio (13,5%), Crato (15,0%), Maranguape (15,4%), Horizonte (15,7%), Juazeiro do Norte (16,2%) e Sobral (17,0%) apresentaram as menores taxas de analfabetismo.

Maiores taxas

Os municípios que apresentaram maiores taxas de analfabetismo foram: Salitre (39,9%), Granja (38,6%), Coreaú (36,8%), Quixelô (36,8%), Uruoca (36,5%), Graça (35,7%), Croatá (35,5%), Barroquinha (35,5%), Tarrafas (35,5%) e Parambu (35,1%).

INAUGURADO O NOVO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ

Uma visita do governador Cid Gomes marcou neste domingo (26), a inauguração do novo Parque de Exposições da Região Norte, no município de Sobral, na Região Norte. A data, também marcou a abertura da 49ª Exponorte, maior feira agropecuária daquela região, que segue até o próximo dia 3 de julho.

O Governador, que chegou acompanhado do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, visitou os standes onde são comercializados produtos da agricultura familiar, a arena de leilões, além dos galpões com baias de exposição. Lá, são oito galpões para exposição de bovinos, oito para caprinos e um galpão para equinos. Em seguida, Cid se juntou a população para saborear a gastronomia local.

No local, também está sendo construídos um centro de eventos, área para vaquejada, pesque-pague, consultório, centro de apoio, currais, fazendinha, guaritas e pavimentação externa. Os investimentos no novo Parque de Exposições são de R$ 17,5 milhões. "É um investimento que colocará a Região Norte do Ceará como um importante polo de atração de eventos", afirmou o Governador, que emendou: “a Exponorte, vem crescendo ano a ano e a partir de agora poderá se expandir ainda mais", disse.

Ainda de acordo com Cid Gomes, a Região Norte tem uma tradição pecuária e mais do que fomentar a agricultura e pecuária, o espaço dará oportunidade para que os produtos e as criações sejam apresentadas. “O apogeu na pecuária aqui, um boi custava o que se gastava para mantê-lo acrescido a uma margem de lucro e hoje nós sabemos que o preço de um boi, tem que ser competitivo com o boi criado no Tocantins, por exemplo”, explica. Cid defende que a região se volte para a pecuária leiteira e para a melhoria de padrão genético. “Esse espaço é para incentivar o produto, aqueles que já trabalham gado de raça puderem mostrar seu produto e os que não trabalham ainda puderem ver a diferença que faz se criara um gado com características genéticas diferenciadas”, afirma.

O governador também lembrou que permanece com a mesma disposição de construir um novo Parque de Exposições do Cariri, no município do Crato, segundo ele pelos mesmos motivos que o levaram a fazer em Sobral. “A cidade envolveu a área e um parque de exposições precisa de muito espaço disponível, acesso, etc. Continuo com a mesma disposição. Na hora que virar um consenso, nós faremos”,  reafirmou.

Para a inauguração do novo Parque de Exposições foram a Sobral, o vice governador Domingos Filho; os secretários estaduais Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Ivo Gomes (Gabinete do Governador), Arialdo Pinho (Casa Civil); o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Claudio, os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Edísio Pacheco, Hermínio Rezende, Professor Teodoro, Manuel Duca, além de autoridades ligadas ao agronegócio no Ceará.

27.06.2011
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)

domingo, 26 de junho de 2011

9º FESTIVAL DE QUADRILHAS DE COREAÚ

Agora parece que vai!

Com as atrações que vemos acima, podemos concluir que o festival de quadrilhas de Coreaú já é uma tradição. A cada ano temos novidades. Isso traz visitantes para a cidade,  proporciona um elo de amizade entre o povo desta cidade e os visitantes. Não podemos esquecer que as festas juninas são um resgate da cultura, o que é louvável o seu incentivo. Parabéns, Prefeitura Municipal de Coreaú, pela realização do evento, e  Ministério do Turismo, pelo patrocínio!

Blog Vale do Coreaú

Não tenho dúvidas de que será um grande show, afinal é Zezé de Camargo & Luciano, um dos mais caros do país. Sobre Quadrilhas mesmo, ou cultura junina, não sei o que comentar!

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores