sábado, 20 de dezembro de 2014

COM UMA SESSÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE ANIL, CÂMARA DE MERUOCA ENCERRA OS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM 2014

Com uma sessão Itinerante no Distrito de Anil foi encerado os trabalhos legislativo da Câmara Municipal de Meruoca. Uma sessão bastante participativa da população, inclusive com quatro tribunas de moradores onde os mesmos fizeram suas reinvidicações. 

Claudia Pedro (Presidenta da Associação), ressaltou distanciamento dos poderes em algumas ações com a comunidade do distrito. Em uma pequena ação que fizemos, tivemos êxito, como por exemplo, não tínhamos uma placa de sinalização, Wi-Fi que hoje já pode ser acessado pelos nossos jovens na nossa praça, quebra mola que reividicamos para diminuir os acidentes no distrito. Outro problema no nosso distrito é com relação a comunicação, pois quando temos urgência comunicamos através de internet, e não são todos que tem acesso. Por isso estamos lutando para que possamos ter uma operadora de celular na nossa comunidade.

O presidente da câmara Carlos José considerou os trabalhos legislativos positivo. Nesse ano tivemos:(20) projetos do Poder Executivo, sendo 17 aprovados e 3 desaprovados, (3) resoluções aprovado pela câmara,(03)Projetos de Decreto Legislativo, (01) Projeto de Emenda ao Projeto de Lei Municipal,(05) Moção de Aplauso, (06) Moção de Pesar, (98) Indicações no qual citamos: 08 - Maria da Conceição (D. Nenem), 16 - Ana Carina, 19 - Carlos José, 18 - Maria Valdelídia, 19 - Francisco Olimpio, 11 - Carla Mara, 10 - Roberto Viana, 3 - José Ademar. Requerimentos (21). Estou encerrando os trabalhos muito feliz com os resultados, podemos considerar um ano bastante participativo. Ressaltou Presidente Carlos José. Marcaram presença na sessão itinerante, Rubens Lima (Vice-Prefeito), Maria das Dores (Sec. de Cultura), Prof. Crispim (Sec. de Educação), Francisco José David (Sec. Agricultura) Ex. Secretário de Finanças Claude Cândido.
Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

(NA ATIVA) CONSELHO TUTELAR DE ALCÂNTARAS PRESTA CONTAS COM A COMUNIDADE

Órgão realizou 59 encaminhamentos em Alcântaras
Prestes a "encerrar" suas atividades para o ano de 2014, o Conselho Tutelar de Alcântaras postou em sua fan page a lista de ações realizadas no município durante os últimos doze meses. 

De acordo com a publicação do órgão colegiado foram realizados 59 encaminhamentos, sendo a maioria destes direcionadas ao CRAS (23) e Promotoria de Justiça (17). Ainda no rol de atividades do conselho foram efetivadas seis requisições junto a escolas, creche e cartório e encaminhados 29 oficios a departamentos diretamente ligados a administração publica municipal. 

Além dos trabalhos de rotina e escala de plantão, em 2014 o Conselho Tutelar esteve intimamente interligado aos parceiros da cidades vizinhas de Coreaú e Massapê, bem como deslocou um representante até o Estado do Pará para realizar um procedimento de entrega de guarda de um menor a sua família e recentemente haveria reivindicado mudança de endereço afim de garantir o cumprimento da lei da acessibilidade nas suas dependências. Com ampla atuação na pequena cidade serrana o Conselho Tutelar participou de importantes ações como conferências, seminários debates e campanhas. Ações estas que aumentaram a credibilidade da equipe em virtude do cumprimento do verdadeiro papel destes frente a garantia dos direitos da criança e do adolescente no município.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

(DE OLHO NO DINHEIRO PÚBLICO) EM ALCÂNTARAS OBRAS SE ARRASTAM OU ESTÃO PARALISADAS

Obras no posto de saúde de Carmolândia
Nos últimos meses a não concretização das melhorias da aplicação do dinheiro publico em obras que deveriam já está beneficiando a comunidade voltou a ser criticada em blogues de Alcântaras e Sobral. 

Na pequena cidade serrana, onde reformas de postos de saúde, construção de quadras e conclusão de praças se arrasta a situação tem chamado à atenção da mídia regional quanto à responsabilidade do Poder Legislativo em fiscalizar as empresas vencedoras das licitações para execução dos serviços. No Sitio Silva onde a obra de uma quadra esportiva está paralisada há anos, a obra iniciada em 2011 nunca foi concluída.

No bairro do Junco, Distrito de Ventura e Carmolândia a reforma de postos de saúde deveria haver sido concluída há 09 meses pela Dalila Engenharia Ltda. estão paradas. No Sitio Espírito Santo a construção de uma quadra poliesportiva teve inicio um mês antes do prazo final do contrato e demora em sair do papel, quando o prazo máximo de execução assumido pela M.V. Martins Engenharia - ME seria de 120 dias. No município, na sede a Praça Gregório Cunha, chegou a receber arborização um ano depois de sua inauguração e nunca teve o playground instalado e serviço de gramado concluído pela Padrão Construtora Empreendimento.

 A construção do sistema de abastecimento de água dos Sítios Macacos e Silva iniciada em 2008 mesmo com 100% dos recursos liberados pelo Governo Federal nunca chegou a funcionar. Na mesma região outra quadra iniciada no Sitio Belém também já deveria haver sido entregue. Enquanto os vereadores discutem a situação das eleições internas da Câmara Municipal o cenário das obras públicas é de abandono devido a falta de fiscalização dos órgãos competentes e a população fica a mercê das tão faladas melhorias propostas nos planos de governo.

Post. Francisco Freire (Do blog o Serrano e Portal Jovem)

(VIOLÊNCIA) ESTRADAS CEARENSES TIVERAM 15 ACIDENTES COM UM ÓBITO NAS ÚLTIMAS 24

Os acidentes resultaram em seis pessoas feridas.

As estradas cearenses registraram um total de 15 acidentes nas últimas 24 h, de acordo com dados das polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE). Destes, seis pessoas ficaram feridas e uma morreu.

Na rodovia CE-377, km 71, no município de Tabuleiro do Norte, um jovem identificado como Matias de Freitas Vieira, 17, foi atropelado e veio a óbito no local. Já na CE-292, km 146, no final de Campos Sales, uma colisão entre uma moto e um carro deixou ferido o condutor da motocicleta.
Segundo a PRE, a vítima foi encaminhada ao hospital do município, mas as informações sobre a gravidade dos ferimentos não foram informadas. Conforme a PRF, oito acidentes foram registrados nas BRs no Estado, com um total de cinco feridos.  

Diário do Nordeste Online

SDA DIVULGA RESULTADO DA SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), realizam nesta segunda-feira (22), às 15 horas, no novo auditório da SDA, entrevista coletiva sobre a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A campanha teve início dia 03 de novembro encerrando dia 03 de dezembro.

O secretário Nelson Martins destaca que esse ano o Ceará conquistou título de zona livre internacional de febre aftosa e que precisa continuar com a vacinação. “Isso foi uma grande conquista, mas ela tem que ser preservada, nós temos que continuar vacinando todo ano, nos meses de maio e novembro”.

A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie.

No Brasil, o processo mais aconselhável é a vacinação periódica dos rebanhos, assim como a vacinação de todos os bovinos antes de qualquer viagem. Em geral a vacina contra a febre aftosa é aplicada, de 6 em 6 meses, a partir do 3º mês de idade. Na aplicação devem ser obedecidas as recomendações do fabricante em relação à dosagem, tempo de validade, método de conservação e outros pormenores.

O Ceará foi reconhecido como zona livre internacional de febre aftosa, o que permite ao Estado comercializar produtos de origem bovina para todos os Estados e para países da América Central, Europa e África.

Serviço:

Entrevista Coletiva - Divulgação dos Resultados da Campanha de Vacinação contra a febre aftosa
22/12 – ás 15 horas – Auditório da SDA – Av. Bezerra de Menezes Nº 1820, São Gerardo - Fortaleza - Ceará

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA 700 UNIDADES HABITACIONAIS EM SOBRAL

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, entrega nesta segunda-feira (22), 700 unidades habitacionais do Residencial Orgulho Tropical, em Sobral. Situado no Bairro Cidade José Euclides, o empreendimento integra a carteira de projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) no Ceará. Os imóveis compõem a primeira fase do residencial (Orgulho Tropical I), que já teve outros 400 imóveis entregues a famílias com renda de até R$ 1,6 mil. Os apartamentos contam com 42,9 m², dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A solenidade de entrega será às 16 horas.

Dividido em três etapas, o residencial terá, no total 3.364 apartamentos ao custo total de R$ 208.587.800,00 com recursos do governo federal e contrapartidas do estado. O Banco do Brasil é o agente financeiro e a Construtora Direcional, a responsável pela execução das obras. As famílias contempladas serão beneficiadas, ainda, com a construção de dois Centros de Educação Infantil, Escola de Ensino Fundamental e Unidade Básica de Saúde da Família, no entorno dos empreendimentos.

Além disso, vão contar com infraestrutura já existente no local, como transporte coletivo, comércio local, igrejas, estação de tratamento de esgoto e vias de acesso pavimentadas. Os terrenos que recebem as três etapas do empreendimento foram doados pela Prefeitura de Sobral.

Da Assessoria de Imprensa das Cidades

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

MEC SUSPENDE 3.130 VAGAS DE CURSOS SUPERIORES

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu o ingresso a 27 cursos superiores com resultado insatisfatório pela segunda vez consecutiva na avaliação da pasta. Serão suspensas 3.130 vagas. O ingresso será suspenso mesmo nos casos em que já foram feitos vestibulares para 2015. A lista completa foi divulgada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União. Nenhuma universidade cearense avaliada foi penalizada pelo Ministério.

Além desses, mais 53 cursos, que ofertam 2,4 mil vagas, também foram reincidentes, mas, segundo o MEC, já passavam por medidas de supervisão e punição. No total, 80 cursos ofertados por instituições privadas também são excluídos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes já matriculados não perdem os benefícios. As instituições também não podem utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos deverão apresentar protocolo de compromisso, que é um plano de melhoria para sanear fragilidades apontadas. Eles terão, no máximo, um ano para cumprir o protocolo. Entre as instituições, estão as universidades federais do Acre (educação física), Fluminense (serviço social), de Alagoas (educação física), do Pará (agronomia), Rural da Amazônia (zootecnia) e de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (farmácia).

As medidas são adotadas com base no desempenho dos cursos no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente. Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais.

Conforme o ministério, mais 200 cursos tiveram avaliação insatisfatória pela primeira vez no ano passado. Eles ainda poderão abrir vagas, mas terão matrículas reduzidas e precisarão apresentar protocolo de compromisso. Entretanto, serão excluídos apenas do Fies. As universidades e centros universitários que ofertam os 280 cursos também perdem a autonomia sobre os cursos. Elas não podem, por exemplo, aumentar a oferta de vagas.

Informações Portal Ceará Agora

PRESIDENTE ZEZINHO ALBUQUERQUE FAZ BALANÇO POSITIVO DAS AÇÕES NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputado Zezinho Albuquerque , Presidente da AL do Ceará
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), ocupou o primeiro expediente da sessão legislativa desta sexta-feira (19/12) para fazer um balanço de sua gestão. 

O parlamentar abordou as principais ações desenvolvidas, avaliando como positivos os resultados, e renovou seu compromisso de, como deputado, dar continuidade ao trabalho, com a crescente participação da sociedade na construção legislativa.

Zezinho Albuquerque, que caminha para a conclusão de dois anos à frente da presidência da Mesa Diretora, destacou a participação e o empenho dos deputados e o calor dos debates democráticos, travados em plenário durante todo este ano, traduzidos em mais de dois mil  pronunciamentos em 275 sessões. Segundo ele, neste ano foram apresentados 450 projetos com deliberação sobre 330 deles. As comissões técnicas realizaram 111 reuniões ordinárias, 200 extraordinárias e 78 audiências públicas, oito seminários e 27 reuniões externas. Além de terem promovido 451 estudos técnicos.

Zezinho Albuquerque chamou atenção também para os grandes debates promovidos que mobilizaram a sociedade. Ele destacou a campanha “Ceará Sem Drogas”, com a promoção de palestras no interior do Estado e de concurso de redação que mobilizou cerca de 40 mil estudantes; e a aprovação do projeto de lei complementar, proposta partir de projeto de indicação de sua autoria, que criou o Fundo Estadual de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas. Citou ainda a campanha institucional Refinaria Premium do Ceará, salientando a importância do empreendimento para a melhoria de vida dos cearenses.
    
Da Assessoria (Aline Pedrosa)

ADUTORA EMERGENCIAL DE ALCÂNTARAS AINDA PASSA POR AJUSTES

Inauguração da Adutora de Alcântaras no mês de outubro - Foto: Arquivo VN
Em determinados momentos, a água distribuída não chega a todos os bairros da sede.

Apesar de inaugurada e em funcionamento o sistema adutor emergencial que alimenta a Estação de Tratamento de Água de Alcântaras distribuída pela rede da Cagece, não tem chegado a todos os bairros nas últimas semanas. 

De acordo com a empresa, o motivo do líquido não chegar as quadras mais altas da sede urbana do município estaria ligada a baixa pressão da água que teve tempo de bombeamento reduzido em virtude de ser descolada até Alcântaras através de um gerador que funciona com a queima de combustível. A Cagece que já teria explicado a situação aos usuários de Alcântaras durante um programa de rádio da emissora local, afirmou prevê regularização de abastecimento para os bairros do Junco, Santo Antônio e Espírito Santo até o final da primeira quinzena de janeiro de 2015, quando então os motores de captação deverão já está funcionamento a base de eletricidade. Enquanto o problema não é solucionado a situação tem deixado insatisfeitos moradores dos bairros sem abastecimento, que encontram-se há mais de 15 dias consecutivos sem ver água chegar pelas torneiras.

Com Post Francisco Freire (Portal Jovem)

BANCO DO BRASIL LANÇA EDITAL DE CONCURSO PARA ESCRITURÁRIO; SÃO OFERTADAS 2.499 VAGAS


Salário inicial é de R$ 3.134,78. Inscrições começam na próxima segunda-feira (22)

Foi divulgado, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19), o edital do concurso do Banco do Brasil 2015 que vai preencher 2.499 vagas de escriturário em 14 Estados do país. A publicação pegou de surpresa os concurseiros que aguardavam pelo concurso, já que ele estava previsto para o início do ano que vem.

Para concorrer a escriturário do BB, basta possuir ensino médio completo. A remuneração inicial da carreira é de R$ 3.134,78, incluindo salário de R$ 2.227,26, auxílio-alimentação de R$ 397,56 e vale-refeição de R$ 509,96, com jornada de 30 horas semanais.

Como vantagens, o Banco do Brasil oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada.

As ofertas estão distribuídas entre os Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Os interessados poderão garantir participação a partir da próxima segunda-feira (22), por meio do site da Fundação Cesgranrio. A taxa para se candidatar é de R$ 40.

As provas objetiva e de redação do BB serão aplicadas na data provável de 15 de março de 2015. No Ceará, o exame será realizado nas cidades de Fortaleza, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Russas, Cratéus e Juazeiro do Norte.


Fonte: Diário do Nordeste Online

PROCURADOR PEDE A CASSAÇÃO DO DIPLOMA DO EX-MINISTRO LEÔNIDAS CRISTINO


O procurador regional eleitoral do Ceará, Rômulo Conrado, ajuizou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) pedindo a cassação do diploma do deputado federal eleito Leônidas Cristino (PROS), sob a alegação de compra de votos nas eleições deste ano.

A diplomação dos postulantes eleitos no Ceará será realizada hoje, no fim da tarde, no Centro de Eventos de Fortaleza. Leônidas foi ministro dos Portos de 2011 até outubro do ano passado, quando houve o rompimento do grupo político do governador Cid Gomes, ao qual ele integra, com o PSB.

Do Blog Política (Do Diário do Nordeste)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE IGUATU

(Do Site Ceará Agora) Após a pancadaria que acabou suspendendo a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Iguatu, o Ministério Público do Ceará ajuizou, nesta quinta-feira (18), uma ação cautelar pedindo o afastamento imediato do presidente da Câmara de Vereadores daquela cidade, vereador Antonio Bandeira Júnior das funções.

Segundo os promotores de Justiça Fernando Miranda, Naelson Barros e Leydomar Pereira, o parlamentar teria participado de plano para fraudar a eleição da mesa diretora e inviabilizar os trabalhos da Câmara, já que a vitória da chapa opositora, composta pela maioria dos vereadores, era dada como certa. O pedido de afastamento do Vereador aguarda decisão do Juiz de direito da 2ª Vara da Comarca de Iguatu.

O vereador é apontado como responsável pelo tumulto ocorrido no último dia 15 de dezembro, durante a eleição da mesa diretora da Câmara. De acordo com a ação, embora existissem 17 vereadores aptos a votar, o presidente da Câmara, quando da apuração, contabilizou, estranhamente, 18 votos, o que ensejaria de plano a anulação do pleito e a realização de um novo escrutínio, todavia o vereador Bandeira Júnior, em meio a protestos dos vereadores, decidiu apurar os votos, fato que desencadeou revolta dos presentes e confusão generalizada no local, inclusive com violência.

Para o MP, o vereador Bandeira Júnior agiu de forma improba e manifestamente suspeita no tocante a imparcialidade que deve nortear a conduta e a ação de quem presidia o pleito. Afirma que a permanência dele na presidência da mesa, devido as suspeitas de participação na fraude, o descredencia a dirigir a nova eleição já designada para o dia 27.

Relembre o episódio e leia mais sobre o assunto clicando AQUI.

MARCO COLOCADO NO MORRO DA SANTA CRUZ EM ALCÂNTARAS; O CRUZEIRO ESTÁ ESQUECIDO!

O lugar é muito bonito e bastante visitado, no entanto não recebe a atenção devida que merecia.

Há um projeto de uma Capela de Santo Expedito a ser construída no cume do Morro da Santa Cruz, a iniciativa de um comerciante da cidade ainda depende da boa vontade de colaboradores e comunidade em geral. Por enquanto a atenção zero por parte do município, que dizem, dispõe de uma Secretaria de Turismo. 

A limpeza e manutenção da trilha, ainda são feita por particulares, e Pasmem!! o cabo que levava eletricidade para iluminar o Cruzeiro sumiu, este foi doado e colocado por particulares não resistiu. quem retirou?...

O Cruzeiro foi colocado em 2007 por iniciativa de alguns moradores como marco da Igreja de Alcântaras a ascensão a Paróquia. 
Imagem: Arquivo VN

COMUNICADO DO SINDICADO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE ALCÂNTARAS - SINDICAN

"Atenção senhores servidores, compareçam ao Sindican até às 14 horas desta sexta-feira dia 19 de dezembro para tratar de assuntos de seu interesse:"

Segue a relação:

1. Ana Célia Diogo da Costa
2. Ana Rodrigues de Sousa Gones 
3. Anastácio Amador da Silva
4. Antônia Jorge do Nascimento
5. Antônia Teles de Menezes
6. Antonio Araujo 
7. Antonio Araujo De Lima
8. Antonio Carlos Freire
9. Antonio Erivaldo Alves
10. Antonio Silva Lima
11. Bento do Carmo Neto
12. Celso Pires Soares
13. Clerton Angelo Felipe
14. Claudio Angelo Felipe
15. Cleonice Menezes Costa De Azevedo
16. Elanes Lauriano Carvalho
17. Eliane Chagas Ripardo
18. Francisco Jose Da Silva
19. Francisca Silva Lima Aguiar
20. Ieda Ângelo de Arujo
21. Joana Alcântara Sousa Liberato
22. Jose Mauricio Raulino de Alcântara
23. Jose Ribamar Costa
24. Lucia Amaro da Silva
25. Maia da Conceição De Azevedo Pinto
26. Manoel Messias Filho
27. Marcos Lauriano Lucio
28. Maria Amaro Sousa Albuquerque
29. Maria Arilene de Araujo Silva
30. Maria Auxiliadora Carvalho Freire
31. Maria Auxiliadora da Silva Rocha
32. Maria Chagas Ripardo
33. Maria Cleide Severiano
34. Maria da Piedade Batista Albuquerque
35. Maria das Dores Reinaldo
36. Maria das Graças Lino
37. Maria das Graças Sousa Albuquerque
38. Maria de Jesus Barbalho Moreira
39. Maria de Jesus Rodrigues De Sousa Alves
40. Maria de Jesus Severiano
41. Maria de Lourdes Alcântara Rocha
42. Maria de Lourdes Alves da Costa
43. Maria de Lourdes Sousa de Oliveira
44. Maria do Livramento Diogo de Oliveira
45. Maria do Socorro Alves Gomes Rocha
46. Maria do Socorro dos Reis Lima
47. Maria do Socorro Menezes da Silva
48. Maria Ivanilde Benício dos Santos
49. Maria Lúcio Araujo Rodrigues
50. Maria Rocha de Sousa Freire
51. Maria Salete de Lima Sousa
52. Maria Valdete Costa de Oliveira
53. Pedro Silva
54. Raimunda Mundica da Silva
55. Reily Rocha Freire
56. Rita Moreira Freire de Sousa
57. Shirlei Basílio Alves
58. Sinara Carvalho de Aguiar
59. Tereza Moreira Fontinele
60. Tereza Moreira Fontinele
61. Urselina Albuquerque Alves Carvalho
63. Vera Monica Magalhães Rocha
64. Vleuma Pereira Sales

EM BREVE, COMUNIDADE DO SÍTIO BELÉM GANHARA UMA MODERA QUADRA DE ESPORTE. OBRA SE ARRASTA PARA SAIR DO PAPEL

Obras se arrastam para sair do papel
A comunidade do sítio Belém ganhara uma moderna Quadra Coberta, mas pela placa da obra, já deveria ter sido concluía no dia 16 de outubro, ou seja, mais de dois meses atrás.

Hoje, exatos 06 meses após o início da construção da obra indicada na placa, os serviços se encontram muito longe da conclusão, mas no entanto já estão sendo encaminhados, pois o que houve na verdade foi o atraso no início dos trabalhos.

A obra orçada em R$ 494.435,01 vai beneficiar várias comunidades próximas, pois será a primeira e única da região. No sítio Espírito Santo, entorno do Bairro do Junco, uma Quadra também está sendo construída, e em breve os jovens da comunidade também desfrutarão do equipamento esportivo.

Já no Sítio Silva (que fica próximo ao Belém) uma outra quadra ficou com os serviços pela metade, a obra fazia parte de outra gestão municipal, outra serviço que ficou para trás, foi o Sistema de Abastecimento de Água das comunidades do Silva e Macaco (esta obra já perdida).
Quadra contará com cobertura e vestiário

COMUNICADO CONCURSO “O MEU METRÔ”

A Secretaria da Cultura e do Turismo, organizadora do Concurso “O Meu Metrô”, comunica aos concorrentes cadastrados que o prazo de inscrição foi prorrogado, do dia 17 de dezembro de 2014 para o dia 13 de fevereiro de 2015, sem prejuízo dos trabalhos já entregues na Casa da Cultura pelos participantes, que permanecem válidos e ativos.

A prorrogação de prazo para o recebimento das inscrições, além de atender à solicitação dos alunos da rede pública de ensino que se encontram de férias, o número de inscritos não preencheu a quantidade mínima exigida de participantes para que o processo de seleção fosse efetivado.
Mais informações pelos telefones (88) 3611 2712 ou 3611 2956.

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO É PRORROGADA ATÉ DIA 31 DE DEZEMBRO

A Coordenação Estadual de Imunizações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) prorrogou até o dia 31 de dezembro a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacinação continuará nos municípios que ainda não cumpriram a meta de 95% de cobertura vacinal da população-alvo total de 573.429 crianças e a cobertura mínima nas subfaixas etárias. 

O Ceará tem 37 municípios que não alcançaram cobertura vacinal de 95% contra a paralisia infantil, 13 que não atingiram a meta de vacinação contra sarampo e, entre estes, sete que não cumpriram nenhuma das duas metas. Além disso, na subfaixa de 2 anos, por exemplo, há 69 municípios com cobertura abaixo de 95% contra pólio e 66 abaixo da meta de cobertura contra sarampo. Em todas as subfaixas etárias há municípios que deixaram de atingir a meta de imunização.

O esforço da Coordenação Estadual de Imunizações é para assegurar a cobertura mínima em todos os municípios, bem como nas cinco subfaixas etárias – 6 meses a menores de 1 ano, 1 ano, 2 anos, 3 anos e 4 anos a menores de 5. Até a manhã de terça-feira, 16 de dezembro, o Ceará estava com 92,29% de cobertura vacinal contra a poliomielite, com 529.204 doses aplicadas e 147 municípios com a meta de imunização cumprida. Nas subfaixas etárias, faltam alcançar a meta para crianças de 6 meses a menores de 1 ano onze municípios, para 1 ano 36, para 2 anos 69, para 3 anos 59 e, para 4 anos a menores de 5 anos, 36 municípios.

No caso do sarampo, Ceará antecipou a vacinação por conta dos casos da doença registrados a partir de dezembro de 2013. Até terça-feira, a cobertura vacinal era de 108,77%, com 623.721 doses aplicadas e 171 municípios com a meta cumprida. O número de crianças imunizadas contra sarampo é superior à população-alvo por conta daquelas que, ao longo da campanha antecipada e iniciada em fevereiro, entraram e saíram da faixa etária. Ainda assim, ainda faltam 11 municípios cumprir a meta de imunização para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, 25 para crianças de 1 ano, 66 para 2 anos, 52 para 3 anos e 32 para crianças de 4 a menores de 5 anos.


Da Assessoria de Comunicação da Sesa

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO “NA QUIETUDE DA NOITE” NA CASA DA CULTURA DE SOBRAL

Grato pelo convite!
Na próxima quinta-feira, dia 18, às 19 horas, será lançado na Casa da Cultura de Sobral o livro “Na Quietude da Noite”, de autoria da advogada Célia Torquato Oliveira. 

A autora é sobralense, lançou seu primeiro livro “O Melhor Tempo” (crônicas) em outubro de 2013, no Memorial da Educação Superior de Sobral, com apresentação do professor Edmo Linhares. Agora, seu poder criativo nos brinda com a segunda obra “Na Quietude da Noite”. Desta vez, reúne fatos do cotidiano em versos simples com associações harmoniosas de palavras e ritmos abordando diversos temas, nos permitindo conhecer seu universo, suas vontades e seus sonhos.

Apaixonada por literatura, atualmente se dedica ao ofício de escritora, ao uso estético da linguagem escrita. Inspiração e inclinação para o ofício não lhe faltam. Aos leitores e fás sobralenses só resta aguardar por sua próxima incursão na seara de luminares como Machado de Assis e Castro Alves.

ASFALTO LIGANDO A CIDADE DE CAMOCIM A PRAIA DO MACEIÓ SERÁ INAUGURADA NO PRÓXIMO SÁBADO

Asfalto da estrada ligando Camocim a Praia do Maceió (Foto: Site Pref. de Camocim)
O Governador Cid Gomes-PROS estará na manhã deste sábado (20/12), mais precisamente por volta das 11h30min, ao lado da prefeita Mônica e do deputado estadual, Sérgio Aguiar e demais autoridades, para entregar a população camocinense o asfalto de 18 km e com boa sinalização, ligando a cidade de Camocim a bonita Praia do Maceió, que agora poderá o trajeto ser feito em apenas 15 minutos. 

Informações: Blog Política em Evidência
Foto; Arquivo VN

DISPUTAS INUSITADAS EM CÂMARAS MUNICIPAIS NÃO ACONTECEM SOMENTE EM ALCÂNTARAS

Componentes da M. Diretora. Vice-presidenta, Presidente ao Centro e 1º Secretário (Foto: Facebook)
Este ano, alguns fatos inusitados tem ocorridos em alguns municípios. Em Alcântaras, a confusão tem ocorrido inicialmente devido o desinteresse do atual Presidente em querer marcar a data da eleição. Há também o entendimento entre DUAS leis para a eleição.

Devido a indefinição de data, um fato novo; a lei vigente que rege a eleição da mesa diretora: 01 sem reeleição, ou 02 anos com reeleição. A disputa se arrastou na justiça e o atual presidente se valeu da condição de 02 anos com releição para se manter no cargo até o período que foi eleito, mas marcou a eleição com mandato de apenas 01 ano.

Engana-se quem pensa que estas disputas ou confusões acontece somente envolvendo a disputa da Mesa Diretora da Câmara de Alcântaras. Em Frecheirinha, aqui na zona norte do estado, na última sexta-feira 12/12 duas chapas foram declaradas eleitas isso em duas eleições distintas: É que na primeira votação faltou UM VOTO, que daria a vitoria para a oposição terminando de 4 x 4, empatado, o mais velho se declarou eleito. Inconformados foi realizada outra votação, e aí sim ocorreu naturalmente como previsto.

Já na segunda-feira dia 15/12, sobrou votos em Iguatu. É que tinha mais votos do que votantes: UM VOTO a mais. Aí a sessão terminou em pancadaria. Teve vereadora da situação em um município também aqui da zona norte que foi eleita formando chapa com vereadores da oposição NA ÚLTIMA HORA e assim taxada por alguns como traidora. Mas lá ocorreu diferente de Alcântaras, pois a chapa opositora à Câmara aqui em disputa, foi amplamente divulgada com razões e contra-razões abertas ao público.

VEREADORES ENTRAM DE RECESSO NA SESSÃO ITINERANTE NO DISTRITO DE ANIL-MERUOCA

Sessão itinerante no município de Meruoca-CE
Os vereadores de Meruoca estarão encerrando os seus trabalhos legislativos para o ano de 2014, com uma Sessão Itinerante no distrito de Anil, no próximo dia 18 de dezembro, na Escola Municipal Municipal Manoel Davi, a partir das 18:00h.

Na oportunidade, os edis estarão ouvindo a coletividade, que falarão de seus problemas, ao mesmo tempo que os vereadores votarão os Projetos, Requerimentos e Ementas que estiverem pendentes.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Mereuoca

GOVERNADOR DO CEARÁ INAUGURA ESCOLAS PROFISSIONAIS EM MARCO E GRANJA

Os municípios de Marco e Granja recebem nesta quarta-feira, dia 17, as Escolas Estaduais de Educação Profissional Monsenhor Waldir Lopes, nº 109, às 09 horas, e Professor Emmanuel Oliveira de Arruda Coelho, nº 110, às 11 horas, respectivamente. Estarão presentes o governador Cid Gomes e o secretário adjunto da Educação, Idilvan Alencar. Para construir, equipar e mobiliar, foram investidos 19,1 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

Nas duas escolas, o aluno fará ao mesmo tempo o Ensino Médio e um Curso Técnico, em tempo integral (das 07 horas às 17 horas). Cada uma tem capacidade para receber até 540 alunos. A EEEP Monsenhor Waldir Lopes, em Marco, atenderá estudantes que terminaram o ensino fundamental no próprio município e em Morrinhos. Sua oferta abrangerá os cursos de Fruticultura, Logística, Mecânica e Móveis. O aporte financeiro nesta escola foi de R$ 10,1 milhões.

Em Granja, os jovens poderão optar entre Administração, Enfermagem, Informática e Meio Ambiente. O investimento é de R$ 9 milhões. Com a inauguração, o município ganhará sua segunda escola profissional. A primeira começou a funcionar em dezembro passado. Trata-se da EEEP Guilherme Teles Gouveia que atuou como escola agrícola, de 1979 a 1987, fechou as portas na década de 90, e a atual gestão reabriu para os moradores da região, com os cursos de Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura.

As duas escolas inauguradas nesta quarta-feira estão ligadas, respectivamente, às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3 (Acaraú) e 4 (Camocim).

Estrutura

O prédio de cada escola é composto de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. 

Da Assessoria de Imprensa da Seduc

EM ENTREVISTA, O DEPUTADO FEDERAL ELEITO MOSES RODRIGUES FALA DE SEUS PROJETOS PARA 2015

Na manhã desta terça feira(16), o Deputado Federal eleito Moses Rodrigues(PPS) concedeu entrevista aos radialistas Ìtalo Costa, Carlos Torres e Bené Fernandes. O nobre Deputado estava muito bem acompanhado de seus amigos e assessores, em seu escritório nas Faculdades INTA. Na pauta de discussão vários assuntos pertinentes ao seu mandato de Deputado, que será assumido definitivamente a partir de 1º de Fevereiro de 2015. Moses Rodrigues será diplomado no próximo dia 19 de dezembro no Centro de Evento em Fortaleza juntamente com todos os deputados eleitos do Ceará.

Na entrevista, Moses Rodrigues falou da sua votação em mais de 170 municípios, e que já tinha agradecidos a todos os seus apoiadores, que agora está se preparando para atuar em Brasilia, levando projetos que beneficiarão a Sobral e a todo o nosso Estado, já que teve uma votação praticamente em todos os 184 municípios cearenses. O Escritório do Deputado Moses no Ceará ficará em Sobral e já está preparado para atender a todos que precisarem dos seus serviços. Uma equipe de Assessores estarão em Brasilia e outra ficará aqui.

OPOSIÇÃO - Moses Rodrigues(PPS) deve atuar no campo da oposição, mas que deverá ser uma “oposição propositiva e centrada nos interesses do povo brasileiro. Aquilo que for bom para o povo terá o nosso apoio, o contrário, seremos oposição sim”. “Há uma determinação partidária de não apoiar qualquer candidato ligado ao PT, mas isso não impede que como cearense, possa contribuir com a administração de Camilo Santana no governo do Ceará, mas sem nenhum vínculo de apoio partidário”.  

Com relação aos boatos de que o Deputado Leônidas Cristino vai assumir uma Secretaria no Governo de Camilo Santana. Moses lamentou, e disse torcer que Leônidas vá mesmo para Brasília.

Perguntado sobre sua proposta para a Educação, principal bandeira de luta da sua campanha, Moses acredita que o Brasil precisa urgente se voltar para grandes investimentos na “educação superior”, seja na área pública ou privada. O Brasil tem um índice muito baixo com relação ao número de pessoas que conclui o ensino médio e ingressa no ensino superior. Apenas 4% dos nosso jovens conseguem ingressar numa Faculdade após a conclusão do ensino médio. No Chile esse índice é de 70%, concluiu…

Moses Rodrigues disse que está estruturando o PPS para as eleições vindouras e que trabalhará isso não somente em Sobral, mas em várias cidades do Ceará. A ideia da Direção Nacional é que o partido tenha candidato á Prefeito em pelo menos 15 grandes cidades do nosso Estado.

Uma forte campanha de filiação está sendo preparada para 2015, numa luta grande para fortalecer o PPS em todas as cidades da Região Norte.

Fonte: Sobral Agora (Bené Fernandes)

OBS: Moses Rodrigues foi disparado o candidato a Deputado Federal mais votado na última eleição no município de Alcântaras.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA MANTÉM PREFEITO DE MADALENA AFASTADO

(Do Site Ceará Agora) O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, manteve, nesta terça-feira (16), o afastamento do prefeito do Município de Madalena, Zarlul Kalil Filho, por 180 dias. Ele foi acusado pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE) de estar envolvido em desvio de recursos que somam R$ 6.965.199,88.

No último dia 20 de outubro, o juiz Paulo Sérgio dos Reis, da Comarca de Madalena (distante 180 km de Fortaleza), determinou o afastamento temporário de 26 servidores públicos municipais, incluindo o atual prefeito, além de secretários, servidores membros da comissão de licitação e o procurador-geral e adjunto do município.

Além disso, determinou que a Câmara Municipal designe data de sessão extraordinária para proceder a imediata nomeação do vice-prefeito, Antônio Eurivando Rodrigues Vieira, no cargo de prefeito.

Requerendo o efeito suspensivo da decisão, a defesa do gestor interpôs pedido de suspensão de liminar, alegando que a decisão causa lesão à ordem pública administrativa e processual, bem como à segurança e economia públicas, por impedir o regular exercício do mandato e da gestão administrativa, causando prejuízo às ações públicas do município. Argumentou ainda não existir prova de que a permanência no cargo influenciará de forma negativa na apuração dos fatos e colheita de provas, a justificar a adoção do afastamento.

Ao apreciar o pedido, o desembargador negou o pleito com base em jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Entendo que diante da gravidade dos fatos apurados, o afastamento cautelar e temporário do gestor municipal, no momento, busca resguardar o interesse público e assegurar a lisura da instrução processual”.

ESTADO ENTREGA PROJETOS PRODUTIVOS PARA AGRICULTORES FAMILIARES

Agricultura Familiar. Imagem Web, apenas ilustração
Os projetos serão entregues pela SDA beneficiando cadeias produtivas da pecuária e da agricultura familiar, além de certificados de universalização de cisternas de polietileno
 
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (17), às 9 horas, solenidade de entrega de projetos produtivos para associações comunitárias de agricultores familiares que foram atendidas pela pasta ao longo de 2014. Além da entrega dos projetos produtivos serão inaugurados oficialmente a nova sede do Instituto de Desenvolvimento Agrário (Idace), o auditório José Carlos Pessoa Martins e as novas instalações da Biblioteca Estadual de Agricultura (BEAGRI), José Otomar de Carvalho.
 
Na ocasião, será assinado o contrato entre o Estado e fornecedores de sementes e mudas fornecedores do Programa Hora de Plantar 2015, que deve investir mais de R$ 19 milhões, atendendo a mais de 132 mil agricultores familiares. O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos confirma que para 2015, a previsão é distribuir mais de 3,5 mil toneladas de sementes destacando o milho, feijão, sorgo, algodão, caju anão-precoce, gergelim, além de manivas de mandioca e palma forrageira.
 
Também serão entregues certificados de universalização de cisternas de polietileno para 12 municípios: Alcântaras, Araripe, Capistrano, Graça, Horizonte, Itapiúna, Meruoca, Pacoti, Porteiras, Potengi, Redenção e Tarrafas. Ao todo foram instaladas 13.453 cisternas de polietileno nesses municípios, o que representou investimento de R$ 60,714 milhões. Além disso haverá assinatura de contratos para o início de obras de 60 sistemas de abastecimento d'água beneficiando 2.381 famílias com investimento de R$ 8,601 milhões. Os sistemas de abastecimento d'água e as cisternas de polietileno foram construídos pelo Programa Água para Todos, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.
 
Haverá ainda a entrega de tanques de resfriamento de leite para associações de agricultores familiares que participam do Programa Leite Fome Zero, entrega de veículos para associações comunitárias que recebem projetos da SDA nos Territórios da Cidadania, além de outros equipamentos e projetos para essas associações.
 
Mais informações no site do Governo do Estado do Ceará clicando AQUI.

(SEGURO SAFRA) BOLETOS DO SEGURO SAFRA COMEÇAM A SER ENTREGUES EM ALCÂNTARAS


476  agricultores alcantarenses serão assegurados na safra 2014/2015.

Agricultores  que realizaram cadastro de adesão ao programa Garantia Safra 2014/2015 devem procurar a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras para recolher os boletos da cota parte de adesão ao seguro direcionado ao homem do campo. 

Neste ano, de acordo com a SEDAMA foram cadastrados juntos ao Ministério do Desenvolvimento Agrário cerca de 476 agricultores de todo o município. 

A Secretaria que nos meses de agosto e setembro passado esteve realizando o cadastramento em todo o território municipal recebeu centenas de inscrições que foram apreciadas pelo Conselho Municipal do Desenvolvimento Sustentável - CMDS para posterior homologação junto MDA. 

Os boletos que estão disponíveis na Secretaria de Agricultura devem ser pagos até o dia 31 de janeiro de 2015, para que possa ser assegurado aos produtores rurais a indenização de perca da safra de milho, feijão,mandioca e outras culturas em caso de falta d'água decorrente da estiagem ou em situações caracterizadas como seca verde.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

PREFEITURA DE MERUOCA CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO. CONFIRA OS NOMES


Aconteceu nesta segunda-feira (15) a convocação dos candidatos aprovados no concurso do município de Meruoca. Em conversa com a nossa reportagem o secretário de Administração (Francisco Apolianoi), ressaltava que o chamado está sendo em ordem de classificação com prazo de 30 dias para apresentação. 


Segundo o secretário o chamado dos aprovados será de acordo com à necessidade do município, ou seja, quando necessitar do serviço do aprovado. Ainda ressalta o secretário que o candidato irá receber através do seu email a convocação dos mesmo, até porque temos todos os dados dos candidatos aprovados.

O prefeito Manoel Costa Gomes, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei municipal Nº 584/03 (Estatuto do Servidores  Público Municipais de Meruoca), por meio deste edital, convoca os candidatos aprovados no Concurso Público do município de Meruoca de que trata o edital Nº 001/2014 abaixo relacionados, para comparecerem ao Setor Pessoal desta municipalidade, localizada na Av. Pedro Sampaio  Nº 385, bairro Divino Salvador, Meruoca-Ce, no prazo de 30 (trinta) dias a contar desta data, munidos da documentação relacionado ao anexo I deste edital. A ausência do não comparecimento no prazo acima estipulado e/ou a falta da documentação exigida, importará na desclassificação do candidato.

Documentos Exigidos:

1- Cédula de Identidade
2- Cadastro de pessoa Física (CPF)
3- Comprovante de endereço
4- Título de Eleitor
5- Comprovante de votação na última eleição
6- Carteira de Reservista (Masculino)
7- Certidão  Negativa Criminal
8- Documentos constantes em Escolaridade/Pré-Requesitos do Anexo I do Edital Nº 001/2014
9-  Declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública e sobre recebimento de provento decorrente de pensão e aposentadoria
10- Apresentar declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e se casado, a do cônjuge
11- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica oficial designada pelo município de Meruoca.
12- Outros----------------------------------------------------------------------

Observações:
1- Os documentos deverão ser apresentados em fotocópias autenticadas recentemente ou acompanhados de original, para que possam ser autenticadas na Prefeitura Municipal de Meruoca, exceto aqueles cujos originais devam permanecer arquivados no dossiê individual do candidato.
2- Os exames de aptidão física e mental deverão ser feitos com o Dr. José Faustino Moura, na clínica Saúde do trabalhador e da Família, na Rua Austria, Nº 874, bairro do junco, nos dias 22 e 23 de Dezembro 2014.

Relação dos Candidatos Convocados

Cirurgião Dentista - Bruna Silva Saraiva, Indiane Soares Alcântaras, Markelane Santana Silva, e Élen Carla de Freitas Araújo  

Cozinheira - Irinea Lopes da Costa, e Maria da Conceição Ferreira

Enfermeiro Hospital -Leandro José Souza Teófilo, Lana Fabiana Costa da Silva e Ane Kássia de Carvalho Barbosa

Enfermeiro PSF - Brena Pereira de Souza, Aline Carvalho Ramos e Thamires de Alcântaras Albuquerque

Advogado - Luciano Magno de Saboya Moreira Ferreira

Agente de Endemias - Helen Alves Maciel, Francisco Claude Cândido Pereira, Francisco Luilson da Silva Avelino 

Agente Administrativo - João Massimino Neto, Clauber Vinicius Ricardo Coelho, Francisco Admano Neves da Silva, Felipe Coelho Costa, Lyvia Maria do Nascimento Santos, Carlos Antonio Cavalcante Alcântaras Junioir

Assistente Social - Layane Maria Leal, Felipe Douglas Silva Mendes e Ana Claudia Araújo Queiroz

Auxiliar de Saude Bucal - Mairla Souza da Rocha

Auxiliar de Serviços Gerais -Valdir Silva Melo, Ivaneide Elba Alves, Verônica Rodrigues de Lima, Renata Assunção Siqueira de Souza, Maria Souza Oliveira, Maria Ednete do Nascimento Alves,  Maria Regina do Nascimento Souza, Maria Angelucia Ribeiro Rodrigues, Diva dos Santos Moreira, Vilma Victor do Nascimento Santos, Weslen Gomes de Oliveira, Valdelucia Lima de Paulo, Edna Maria Soares, José Wilson dos Santos Souza, Luzivania Maria de Paula Sales e Francisco Erisvan Ires

Farmaceutico - Kamila Soares Balreira

Fisioterapeuta - Cyntia de Oliveira Vaz

Fonoaudiologo -Ariane de Lemos Ximenes 

Motorista Categoria D - Francisco Cleiton Albuqurque, Marcos Aurelio Candido da Silva, Francisco Ancelmo Siqueira de Souza, Roney Edler Barroso da Silva e Anderson Araujo Dias

Medico Auditor - Julio César Cunha de Medeiros

Medico PSF - Renato Bruno Cavalcante Leite, Erico Martins Bessa, Fernando Henrique Soares de Macedo

Médico Clinico Geral (Plantonista) - Pedro Teixeira Braga Neto, Samuel Carneiro Vasconcelos e Vicente Mourão Carlos Filho

Nutricionista - Lana Raysa da Silva Araújo

Eletricista - Joaquim Miranda Gomes

Engenheiro Civil - José Iranildo Pereira de Freitas

Fiscal de Obras - João Paulo P. Guilherme e Manoel Dias Barbalho

Professor de Educação Básica -PEB I- Dilsoney Veras Lima, Mary Jane Eugenio Silva, Cristiane Paulo Magalhães, Marylandia Galberto Diniz, Emanuella Caetano Trajano Melo, Marcicleia de Jesus Pires, Cintia Melo Rocha do Nascimento, Benedita Menezes da Silva e Rosana Souza Magalhães

Professor de Educação Básica- PEBII- Educação Física - Gerlandia da Silva Duarte, Andrade Gomes Maciel e Ludiane Maria da Silva Marinho

Professor de Educação Básica- PEB II - Geografia -Maria Helena Candido Silva e Fabiana da Silva Pessoa

Professor de Educação Básica - PEB - História - Leonardo Candido Severiano e Francisco Antonio Ribeiro de Araújo

Professor de Educação Básica -PEB- Matemática- José Janilson de oliveira Gomes, Micheli Mendes de Oliveira, José Rafael Roberto Carneiro, João Batista do Nascimento Paulo, Manoel Dias Barbalho, Izaque Pedro de Olanda e José Arivelton Moura  Paulo.

Professor de Educação Básica PEB-II - Ciências - Iris Conceição Silva Abreu

Professor de Educação Básica PEB II - Inglês - Yara Renata Dias de Loiola e Maria do Socorro Ricardo Souza

Professor de Educação Básica PEB II - Português - Jorge Luiz Barros Mendes, Francisco Heloiso Ferreira de Brito, Maria Meiriane Freire Aguiar, Heliomar Ded Oliveira Clarindo, Nádia Suzana Rodrigues de Souza e Ana Flavia Machado Alves

Operador de Maquina Pesada - Marcilio Magalhães do Nascimento e Pedro Souza Oliveira

Psicólogo - Aristide Parente da Ponte Filho e Ancila Maria Tomaz Cisne

Secretário Escolar -  Francisco José Lourenço de Souza, Monica Maria do Nascimento da Silva, Jaqueline Bezerra Oliveira Olanda e Amanda Roberto Carneiro

Técnico Agrícola - Herculano José Davi da Silva Filho

Técnico em Enfermagem  -PSF - Elda Nagla Lopes de Souza 

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho)

LIVRO QUE CONTA SOBRE A MEMÓRIA DE ALCÂNTARAS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Alcântaras : Sua História, suas origens.  

O livro possui 92 páginas e é fruto do trabalho feito por Bertoni Vasconcelos Diogo. Em breve disponibilizado para vendas. Os interessados já podem procurar e reservar o seu. 

(SOBRAL) CONCURSO “O MEU METRÔ” TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, dia 17, se encerram as inscrições do Concurso “O Meu Metrô”, iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo, para premiar os melhores registros fotográficos e de vídeos produzidos em celular abordando o tema proposto.

Os interessados em participar do concurso deverão acessar o site da Prefeitura Municipal de Sobral: clicando AQUI menu “Secretarias” e clicar em “Cultura” para conferir o Regulamento e preencher o cadastro.

Efetuado o cadastro, o participante deverá imprimir e entregar a inscrição na Casa da Cultura, juntamente com arquivo digital contendo no máximo 03 (três) fotografias e/ou 01 (um) vídeo produzido em aparelho celular, de sua autoria. Os trabalhos em fotografia e vídeo, classificados em 1º lugar receberão premiação no valor de R$ 1.500,00; em 2º lugar, R$ 1.000,00 e em 3º lugar R$ 500,00.  

NATAL DAS CRIANÇAS DA GRENDENE EM SOBRAL REÚNE CERCA DE 20 MIL PESSOAS

O Natal das Crianças da Grendene é uma tradição esperada por milhares de filhos e filhas dos funcionários da empresa em Sobral. Este ano, uma programação especial teve início neste domingo (14/12/14) às 6 horas da manhã no Estádio do Junco. 

Uma grande festa foi preparada com carinho para que muita diversão, jogos educativos, presentes e shows musicais da Peppa Pig e da Galinha Pintadinha pudessem fazer a alegria de milhares de crianças. Este ano um concurso de desenhos com temas natalinos premiou cinco filhos de funcionários diante de cerca de 20 mil pessoas que estiveram presentes ao evento que contou com as parcerias da Unimed, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Sesi-Senai, Prefeitura de Sobral.

Herbert Rocha Fotos: Wellington Macedo

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ASSEMBLEIA CREDENCIA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA PARA POSSE DO GOVERNADOR

Os órgãos de comunicação interessados em realizar a cobertura da posse do governador do Ceará, Camilo Santana, na Assembleia Legislativa, deverão realizar o credenciamento do dia 16 a 18 deste mês, das 9h às 12h. A solenidade de posse acontece no dia 1º de janeiro de 2015, às 9h, no Plenário 13 de Maio.

As solicitações de credenciamento devem ser realizadas pelo telefone 3277 3757. Será necessário informar os seguintes dados: nome completo, função, número da carteira de identidade e telefone da empresa. As credenciais serão entregues nos dias 29 e 30 deste mês, das 9h às 12h, na secretaria da Comunicação Social da Assembleia Legislativa, mediante apresentação da Carteira de Identidade do profissional.

A Assembleia Legislativa informa que, para a cobertura dentro do Plenário, serão obedecidos os seguintes critério por empresa: televisão: 01 repórter, 01 repórter cinematográfico e 01 auxiliar; rádio: 01 repórter; jornal impresso: 01 repórter e 01 repórter fotográfico;  revista: 01 repórter e 01 repórter fotográfico; agência de notícias (blog ou site): 01 repórter e 01 repórter fotográfico (por blog ou por site). Os interessados em fazer a cobertura do evento fora do Plenário 13 de Maio não precisam de credenciamento.

Da Assessoria de Imprensa  (Aline Pedrosa)

ESTUDANTES ACUSADOS DE FRAUDAR O ENEM SÃO DENUNCIADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Dois estudantes acusados de montar um esquema para acessar o conteúdo sigiloso no processo seletivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado em novembro deste ano, foram denunciados hoje (15) pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará.

A ação penal é assinada pelo procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. De acordo com o procurador, os denunciados Bianca Miranda Matias e Valbert Souza Gomes contrataram um homem que, no segundo dia de aplicação da prova do Enem, repassou o gabarito do exame aos dois acusados, via celular.

Segundo o MPF, em depoimento, um dos estudantes relatou que há alguns meses, em João Pessoa, um homem lhe cobrou R$ 15 mil para fazer a fraude. Para viabilizar o esquema, o estudante se inscreveu no Enem como sabatista e tendo problemas de visão. Para isso, obteve um atestado médico assinado por Miguem E. Duran Navarro, no município cearense de Porteiras.

O Enem foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram as provas em mais de 1,7 mil cidades.

Sobre o caso de estudantes que receberam foto da página da prova com o tema da redação do Enem deste ano continua sendo investigado pela Polícia Federal.

Mais informações no Site Agência Brasil

DEVIDO A FALTA DE ACESSIBILIDADE, CONSELHO TUTELAR DE ALCÂNTARAS QUER MUDAR DE SEDE

O Conselho Tutelar de Alcântaras pretende transferir sua sede para outro local
De acordo com o Coordenador Fernando Batista a estrutura de acesso a repartição publica estaria comprometendo alguns atendimentos devido a inclinação da escada que geraria dificuldades de acesso para cadeirantes, gestantes, deficientes físicos e idosos. 

Segundo o conselheiro, a atual sede não contemplaria a lei da acessibilidade, o que teria feito como que as pessoas que procuram o órgão colegiado tivessem que submeter-se a subir/descer as escadarias que oferecem risco para pessoas em situação pós-operatório, com mobilidade reduzida e até mesmo cadeirantes. Na cidade, nos últimos anos  algumas repartições publicas já começaram a adaptar-se as normas da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000 como é o caso da atual Igreja Matriz, CRAS, Casa Lotérica, Colégio Estadual e recentemente o Colégio Inocência. 

No entanto, o dispositivo local tem sido em parte cumprido, mas ainda de maneira ineficiente como acontece na Agência dos Correios, algumas Secretarias Municipais e na sede do Conselho Tutelar que funciona no primeiro piso de um prédio alugado na travessa da Rua Pedro Caetano com a Monsenhor José Furtado.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

(UM VOTO A MAIS) ELEIÇÃO NA CÂMARA DE IGUATU TERMINA EM CONFUSÃO E PANCADARIA

Foto: Divulgação
Sessão foi cancelada após constatação de que havia um voto a mais na urna do que o total de vereadores.

A votação para escolha da nova mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Iguatu, município distante 356 km de Fortaleza, terminou em confusão na manhã desta segunda-feira (15).  A sessão precisou ser cancelada após abertura da urna que registrou 18 votos, um a mais do que o número total de vereadores da cidade, que possui 17 parlamentares.

A eleição teve início às 10h05 e elegeria a mesa diretora do biênio 2015/2016. Dois vereadores concorriam à presidência da casa, Ronald Bezerra pela situação e Rubenildo Cadeira pela oposição. Quando a urna foi aberta, um voto a mais havia sido registrado. O presidente da Câmara, Bandeira Júnior, convocou então dois representantes, um de cada candidato, para conferirem a autenticidade dos votos, tendo em vista que cada cédula tem, obrigatoriamente, a assinatura do atual presidente.

Diante da irregularidade, os vereadores iniciaram uma confusão, com gritarias e arremesso de cadeiras.  A Polícia Militar precisou intervir usando spray de pimenta. Após meia hora de bate-boca, o presidente da Câmara optou pelo cancelamento da sessão.

Fonte: Diário do Nordeste Online

ELEIÇÃO TUMULTUADA DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE FRECHEIRINHA, COM DUAS CHAPAS DECLARADAS ELEITAS

Numa sessão bastante disputada e confusa, a Câmara Municipal de Frecheirinha elegeu na noite desta sexta-feira a sua nova mesa-diretora. Ocorreram duas sessões com duas votações e duas chapas eleitas. Na primeira votação deu empate de 4 a 4 entre as duas chapas postulantes, tendo um voto em branco. Esse resultando deu a vitória a chapa 01 apoiada pelo Prefeito Carleone Junior,  sendo eleitos:  

Presidente: Erasmo Teixeira Moita, vereador pelo terceiro mandato; Vice-presidente, Manoel Alves da Rocha, 1º secretário, Francilúcio Albuquerque Aguiar e 2º Secretário, Adriano Aguiar Lima.

Erasmo é o vereador mais velho da casa, o que lhe deu vantagem perante a outra chapa. Insatisfeitos os vereadores da chapa de oposição resolveram promover uma outra sessão e anunciaram a vitória da chapa 02 por 5 votos, sendo apoiada pela atual presidente, Marlene Rocha que proclamou a eleição do  vereador Edivando Aguiar Moita  como presidente eleito.

Frecheirinha tem 09 vereadores e a eleição pode ser decida na justiça, haja vista que ambas as chapas se declaram eleitas. 

Juridicamente advogados avaliam que Erasmo Teixeira Moita é o presidente por direito.

Fonte: Site Ibiapaba Agora

MADRUGADA DE SÁBADO TEM O SALDO DE DUAS MOTOS ROUBADAS EM ALCÂNTARAS

Imagem apenas ilustração
"Que, hoje (domingo) por volta das 08h00, tomamos conhecimento que duas motos foram roubadas no centro desta cidade, durante a madrugada de hoje, eis os veículos:

1. Moto de placa HWU 4182-CE, marca honda CG 125, ano 2003, cor azul, RENAVAN 803207336; pertencente ao senhor Raulino Lima Alcântara, 28 anos, filho de Jovelina Lima Alcantara, solteiro, auxiliar de produção, natural de Alcantaras, residente na Rua 1, casa 7 - COHAB; que esse veiculo está em nome de Francisco Edilson Martins Rodrigues.

2. Moto de Placa nuo 8951-CE, marca Honda, pop 100, ano 2010, cor preta, RENAVAN 196984556; que esse veiculo está em nome de Carlos Aurilande de Sousa;"

As informações são do Comandante do Destacamento Policial de Alcântaras Francisco Lindon Johnson (Via Facebook).

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores