sábado, 27 de agosto de 2016

É NESTE SÁBADO (27) A ÚLTIMA NOITE DA FESTA DE SÃO JOSÉ NO DISTRITO DE VENTURA

Festa de São José de Ventura é uma das mais tradicionais de Alcântaras-CE
Encerra-se neste domingo (28), a Festa de São José do Distrito de Ventura no município de Alcântaras. Hoje sábado, uma multidão é esperada para a programação da última noite de festejo.

Na última noite de sexta-feira, a programação foi intensa na sede do Distrito. Além de procissão e da celebração religiosa, uma vasta programação social tomou de conta da noite no lugar; bingos, leilões além de festas populares movimentaram as ruas de Ventura por toda a madrugada.

Para esta última noite, a mesma programação está mantida, só que as festividades ainda mais intensa, grande missa, leilão e bingo de moto. A multidão é certa no lugar.
Padre Marcone; Vigário da Área Pastoral de Ventura

PESQUISA ELEITORAL EM SOBRAL: MOSES TEM 36% E IVO GOMES, 33%

Imagem: Divulgação (Cesar Ribeiro)
Após vinte anos de governo em Sobral, o grupo dos Ferreira Gomes enfrenta a eleição mais dura desde a vitória de Cid Gomes no no município, em 1996.

Pesquisa Ibope divulgada na noite de ontem sobre a corrida à Prefeitura de Sobral aponta o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB) com 36% das intenções de voto e o deputado estadual Ivo Gomes (PDT) com 33%. 

Apesar da liderança numérica de Moses, o instituto considera que há um empate técnico entre os dois candidatos se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequência, em terceiro lugar, aparece o ex-deputado estadual Dr. Guimarães (PSDB), com 15% das intenções de voto, seguido de Edmilson Moreira (Psol), com 1%.

De acordo com o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), 7% dos entrevistados irão votar branco ou nulo, e 8% ainda não sabem em que votar nas eleições.

O Ibope ouviu também a opinião dos eleitores sobre o percentual da rejeição dos candidatos. O entrevistador quis saber em quem o sobralense não votaria de forma alguma.

O mais rejeitado é o candidato Edmilson Moreira, que recebeu 48% das menções. Ivo Gomes aparece com 38%, à frente de Dr. Guimarães, com 32%, e, Moses Rodrigues, com 27%. 

O instituto ouviu 504 eleitores entre os dias 22 e 25 de agosto. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que, se levada em consideração a margem de erro, a probabilidade de acerto do levantamento é de 95%.

Cenário

O grupo político dos Ferreira Gomes governa o município de Sobral ininterruptamente há 20 anos, desde a vitória de Cid Gomes em 1996.

Ivo, irmão dos ex-ministros Cid e Ciro, costurou a maior aliança para disputar o pleito municipal, totalizando 15 siglas. A oposição, sem consenso, saiu dividida, e com menos apoio político no município. Moses tem oito partidos na aliança e Guimarães, que obteve 42% dos votos válidos para a Prefeitura em 2012, tem três legendas na aliança.

Berço político de Cid e Ciro, o município de Sobral é encarado como prioridade pela família e por aliados dos Ferreira Gomes. 

O próprio governador Camilo Santana (PT), integrante do grupo, afirmou, durante convenção que homologou Ivo como candidato, que “podemos perder em todas as cidades, só não em Sobral”.

Como o município tem menos de 200 mil eleitores, o pleito local é decidido em apenas um turno.

NÚMEROS

36%

É o percentual de intenções de voto do candidato Moses Rodrigues (PMDB) 

33%

É o percentual de intenções de voto do candidato Ivo Gomes (PDT) 

15%

É o percentual de intenções de voto do candidato Dr. Guimarães (PSDB).

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

SOBRE O PROCESSO DE IMPEACHMENT DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

 Charge do Amarildo para o Blog do Amarildo

TSE DIVULGA REGISTROS DE CANDIDATURAS DO "PSOL" DE ALCÂNTARAS

Reprodução da página de consulta do DivulgaCand 2016 
Partido Socialismo e Liberdade Psol terá cinco candidatos a vereador no município.

O Tribunal Superior Eleitoral atualizou no final desta semana a lista de candidatos que devem entrar na corrida pelas nove vagas da Câmara Municipal de Alcântaras, Zona Norte do Ceará.

No município, até a última quarta-feira, 24/08, apenas as coligações de situação e oposição apresentavam registros de candidaturas listados no Divulcand 2016, onde um total de 28 candidatos constavam na relação para a cidade nestas eleições. Já durante a manhã desta última sexta-feira (26), com a divulgação dos nomes deliberados na convenção do Partido Socialismo e Liberdade ( PSOL) o total de concorrentes ao legislativo no município de Alcântaras chega a 33 nomes, sendo doze (12) indicados pela Coligação "Respeito, Trabalho e Competência", 16 pela Coligação "Para Alcântaras Continuar Crescendo" e outros cinco (05) candidatos pelo PSOL.

Em comparação ao pleito anterior o número de candidaturas ao legislativo na cidade é 5,7% menor e a concorrência é de 4:1 vaga. A relação completa com nome de urna, número de campanha, partido e/ou coligação a qual pertence, lista de bens e situação do registro de candidaturas podem ser acessados no portal do TSE

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SOBE PARA 247 TOTAL DE MORTOS POR TERREMOTO NA ITÁLIA

Terremoto na Itália (Claudio Accogli/EPA/Agência Lusa)
O número de mortos no terremoto que atingiu ontem a Itália aumentou hoje (25) para 247, informa a agência France Presse. Anteriormente, foram anunciadas 159 vítimas fatais e 368 feridos. O número exato de desaparecidos ainda é desconhecido.

O número de vítimas do forte tremor no centro da Itália subiu para 247 pessoas, informa a agência Ansa. O jornal italiano La Repubblica informou que, na noite passada, houve 60 réplicas, a mais forte de magnitude 4,5. No total, de acordo com a publicação, nas últimas 24 horas, houve pelo menos 300 eventos sísmicos.

Ontem à noite, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi se encontrou com equipes de resgate na área afetada pelo terremoto. "Nenhuma família, nenhuma cidade, nenhuma aldeia será abandonada" – prometeu ele. Renzi avisou que provavelmente o número de mortos ainda vai aumentar. Três áreas foram gravemente afetadas pelo terromoto – Lazio, Úmbria e Marcas. O Conselho de Ministros italiano convocou uma reunião de emergência para a coordenação dos trabalhos de busca e salvamento.

Agência Brasil

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO AUTORIZA NOMEAÇÃO DE APROVADOS NO CONCURSO DO IBGE

A partir de setembro deste ano deverá ocorrer a nomeação dos candidatos aprovados.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou a nomeação de 600 candidatos aprovados no seu último concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cargos são de níveis médio e superior. A autorização foi publicada nesta quarta-feira, 24, por meio da portaria nº 241 no Diário Oficial da União.  

No total são 600 vagas, sendo 140 para cargos de nível superior distribuídas nas funções de tecnologista de informações geográficas e estatísticas (50), e  analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (90). E 460 oportunidades para o nível médio na função de técnico em informações geográficas e estatísticas.

O concurso público obteve mais de 511 mil candidatos inscritos, sendo mais de 476 mil para as vagas de nível médio. 

A partir de setembro deste ano deverá ocorrer a nomeação dos candidatos aprovados. Já o provimento está conforme à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua coerência com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, apontando a origem dos recursos a serem utilizados.

Redação O POVO Online

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NÚMERO DE MORTOS EM TERREMOTO NA ITÁLIA SOBE PARA 73

Terremoto atinge Itália. Claudio Acoogli/EPA/Agência Lusa
Subiu para 73 o número de mortos no terremoto de hoje (24) na Itália. Desse total, 53 são da região do Lazio, e 20 no município de Arquata Del Tronto, em Marcas. As informações são da Agência Ansa. 

O tremor teve seu epicentro, de 6 graus na Escala Richter, a 2 quilômetros de Accumoli, que fica a apenas 60 km da cidade de Áquila, capital da província homônima.

"Aqui não tem mais nada"

"Aqui não tem mais nada. Só escombros. É verdadeiramente impressionante, parece um bombardeio", declarou a presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Laura Boldrini, ao visitar Pescara Del Tronto, distrito de Arquata Del Tronto, uma das cidades mais atingidas pelo tremor desta quarta-feira (24).

Boldrini é natural da região de Marcas, onde fica o município.  "Agora é preciso pensar em quem está debaixo [dos escombros]", acrescentou.

Agência Brasil

TERREMOTO NA ITÁLIA DEIXOU AO MENOS 38 MORTOS, DIZEM AUTORIDADES LOCAIS

Foto: Filippo Monteforte / Afp
Dezenas de edifícios foram reduzidos a pilhas empoeiradas de alvenaria em comunidades próximas ao epicentro do terremoto antes do amanhecer em uma área remota abrangendo as regiões da Umbria, Marche e Lazio.

O terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a região central da Itália nesta quarta-feira matou ao menos 38 pessoas e deixou muitas outras soterradas sob os escombros de prédios que desabaram, segundo  Defesa Civil.

Um porta-voz da Agência de Proteção Civil da Itália confirmou que o abalo deixou mortos e feridos, mas ressaltou que ainda não há uma contagem oficial das vítimas. Ele acrescentou que operações de resgate estão em andamento, com a participação de militares.

No entanto, autoridades locais das áreas atingidas disseram que há pelo menos 38 mortos e que várias outras pessoas se feriram ou estão desaparecidas.

O tremor ocorreu às 3h36 (pelo horário local) e foi sentido na maior parte da região central do país, inclusive na capital, Roma.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) estima que o terremoto teve magnitude 6,2 e que seu epicentro foi em Norcia, cerca de 170 quilômetros a nordeste de Roma. Já o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo calculou a magnitude do tremor em 6,1.

Segundo os primeiros relatos, as cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia. Fonte: Dow Jones Newswires.

O Povo Online (às 06h00)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

MUNDO: SECRETÁRIO DA “OEA” DECRETA FIM DA DEMOCRACIA NA VENEZUELA

Em carta dedicada ao líder oposicionista Lepoldo López, condenado a 14 anos de prisão, Luis Almagro diz que não existe mais o Estado de direito no país, onde "impera a intimidação política"

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, decretou o fim da democracia da Venezuela. Em mensagem divulgada nesta segunda-feira, 22, no Twitter, dirigida ao líder da oposição venezuelana Leopoldo López, ele disse que "não há hoje na Venezuela nenhuma liberdade fundamental nem direito civil ou político".

"Ultrapassou-se um nível que significa que é o fim da democracia", afirmou Almagro, na carta de oito páginas que divulgou através da rede social.

No dia 12 de julho, o Tribunal de Recursos da Venezuela decidiu num julgamento a portas fechadas manter a pena imposta a Leopoldo López de 14 anos de prisão. A sentença final foi alvo de fortes críticas por parte da União Europeia, dos Estados Unidos e da ONU. Segundo Almagro, marcou "o fim do Estado de Direito" na Venezuela.

López, de 45 anos, dirigente do partido Vontade Popular, foi condenado em 2015 pelo seu suposto papel nas manifestações contra o governo, entre fevereiro e maio de 2014, que, segundo os dados oficiais, resultaram em 43 mortos.

"Nenhum fórum regional ou sub-regional pode ignorar a realidade de que hoje não há democracia ou Estado de Direito na Venezuela", afirmou Almagro. "Maduro procura manter o seu poder e nega ao povo o direito de tomar decisões através do voto, utilizando o recurso à violência contra aqueles que se manifestam ou têm outras opiniões."

Segundo o uruguaio, impera na Venezuela a "intimidação política". Ele citou os casos dos oposicionistas Antonio Ledezma, Daniel Ceballos, da deputada cassada María Corina Machado e do deputado Julio Borges, que foi agredido em junho por partidários do presidente Nicolás Maduro.

O secretário-geral denunciou que o governo venezuelano "tem presos políticos que são torturados", "ignora a separação de poderes", e que o país "sofre uma profunda crise humanitária e ética" e "desconhece o direito constitucional do povo de retirar seu presidente".

"Estou convencido de que não existem razões jurídicas, políticas, morais ou éticas para não se pronunciar e condenar um governo neste momento com características de regime que se desqualificou a si próprio", afirmou.

Ao se dirigir diretamente a López, Almagro criticou o tratamento dado pela Justiça do país ao líder da oposição. "Devo confessar que neste tempo eu me senti perto da injustiça que você sofre, me senti perto do sofrimento do povo venezuelano".

Desde que assumiu o posto mais alto da OEA, em maio de 2014, Almagro em diversas ocasiões se pronunciou contra o governo venezuelano, denunciando a situação política do país.

Ele chegou a acionar a Carta Democrática da OEA contra a Venezuela, um mecanismo jamais utilizado que poderia resultar na suspensão do país da organização. Maduro, por sua vez, acusa o secretário-geral de tentar promover uma intervenção estrangeira em solo venezuelano.

 (Via Jornal O Povo)

PRIMEIRO COMÍCIO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM ALCÂNTARAS, FOI REALIZADO PELOS CANDIDATOS DA SITUAÇÃO

Concentração ocorreu no Centro da cidade
Foi realizado no último sábado 20, o primeiro comício visando as eleições municipais 2016 a ser realizada no próximo mês de outubro. O atual Vice-Prefeito e candidato a prefeito Joaquim Freire Carvalho - PDT,  puxou a carreata até o centro da cidade onde levou suas mensagens e dos demais candidatos aos eleitores.

A concentração aconteceu na região do sítio Bonfim no início da tarde, chegando na cidade durante a noite, com passeata e motorriata pelas principais ruas da cidade. Já no Centro da cidade, local do comício, os candidatos a prefeito, vice-prefeito falaram aos presentes ao ato público. O evento também serviu para apresentar os candidatos a vereadores da coligação, que concorrerão as 09 vagas na Câmara Municipal.

Comemoração dupla:

Sobre a repercussão do primeiro comício em Alcântaras, houve comemorações dos dois lados da disputa. De um lado a situação comemorou nas redes sociais o sucesso do evento político. Já do lado da oposição, as manifestações começaram já na noite de sábado (20), segundo eles, o evento político foi comemorado por ser considerado muito modesto, principalmente quando comparado com outros eventos políticos "do passado" realizados no município. No início desta semana, a guerra de impressões continuou com a divulgação de um belo vídeo da carreata no momento da chegada na cidade, o primeiro registrado com imagens aéreas.
Imagens: Divulgação Facebook

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

RELIGIÃO: "SEMANA DA FAMÍLIA" MOBILIZOU PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS

Celebrações nos bairros reuniu centenas de fiéis. Foto; Divulgação Paróquia
As celebrações da Semana da Família em Alcântaras, Zona Norte do Ceará, mobilizou paroquianos de todo o município em momentos de oração, reflexão e louvor.

A programação da Paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro que ocorre na sede e na zona rural tem reunido centenas de fiéis a cada novo rito. Na sede onde quatro(4) setores missionários recebem missas, um significativo número de pessoas tem comparecido a cada noite fortalecendo ainda mais a união comunitária, a pregação do evangelho e culminância dos eventos voltados a temas afins ligados ao "Ano da Misericórdia."

No sábado, a Missa aconteceu no Conjunto Habitacional, marcando a finalização das celebrações nos bairros. Já no Domingo (21/08) pela noite na Igreja Matriz a Missa de encerramento da Semana Nacional da Família 2016.

Com Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores