sexta-feira, 22 de maio de 2009

Região Norte sediará seminário dos Conselhos de Defesa Social






A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social - SSPDS, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Social -CDS, realizará neste sábado, dia 23, das 8 horas às 18 horas, no Centro de Convenções de Sobral, o Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social da Região Norte. Além dos diferentes segmentos da sociedade e dos chefes do poderes Executivo e Legislativo, o evento contará com a participação de seiscentos voluntários oriundos dos conselhos espalhados pela região norte do Estado. Na ocasião, esses "Voluntários da Defesa Social" farão uma exposição dos resultados de suas experiências no sentido de minimizar os efeitos da violência em seus municípios.


"É uma grande oportunidade para os operadores policiais e outros segmentos da sociedade debaterem sobre a questão da violência, buscando a consolidação de pactos regionais de integração e apresentando sugestões sobre os rumos e as prioridades da segurança pública", enfatiza o Coordenador de Defesa Social da SSPDS, tenente-coronel Erivaldo Gomes. O Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social da Região Norte será realizado no auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral, localizado na Rua Visconde de Sabóia, 300 - no bairro Junco.



Assessoria de Imprensa da SSPDS:Angélica Martins e Nodge Nogueira.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sobral, Alcântaras e Forquilha terão revisão eleitoral

Informações obtidas junto ao Cartório Eleitoral de Sobral, dão conta que teremos uma Revisão em todos os eleitores de nosso município. A partir de agôsto, todos os eleitores de Sobral e Distritos , terão que comparecer ao Cartório Eleitoral para refazerem seus títulos eleitorais, que serão digitalizados, com fotografias, e várias outras novidades, mas a principal novidade é a que quem deixar de se recadastrar, terá seu título cancelado. Serão cerca de 110.000 eleitores que deverão comparecer ao cartório, que somando-se aos eleitores de Forquilha e Alcântaras, teremos um atendimento de cerca de 500 eleitores por dia ,já que o prazo encerra-se em abril do próximo ano, onde teremos eleições estaduais. Vai ser um verdadeiro tormento, para políticos, eleitores e funcionários da Justiça Eleitoral. (Blog Sobralidade Total).
"Alcântaras e Forquilha fazem parte da 24ª zona eleitoral, além de parte do município de Sobral"

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Banda de Música Municipal de Alcântaras




Após 15 anos de existência, a Banda de Música Municipal de Alcântaras passa por reformulação.


Fundada em 1994, na gestão do então prefeito José Ramos Freire, a Banda Municipal iniciou suas atividades no primeiro semestre do mesmo ano; foi formada pelo regente maestro José Gerson de Araújo, e após alguns meses de preparação, fez sua primeira apresentação no dia 11 de agosto, e posteriormente no mês de outubro seguinte, passou a animar pela primeira vez as festividades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A partir de então passou a participar dos principais eventos culturais e sociais em geral; festas religiosas católicas,eventos evangélicos, esportivos, cívicos, entre outros. Em 1998, houve o primeiro concurso público, e os músicos passaram a fazer parte do quadro efetivo de funcionários da prefeitura.


Sua primeira crise começou após as eleições municipais de 2000, onde músicos foram demitidos sem alguma devida explicação. Superado o problema,adquiriu instrumentos próprios, mas mesmo assim voltou a funcionar muitas vezes de maneira precária; falta de material, manutenção de instrumentos, e até mesmo a falta de regente e ensaios por um período de mais ou menos dois anos.


No entanto,ainda sua pior fase foi no período entre 2003 e 2004, onde ficou com os vencimentos atrasados em 9 (nove) meses, e mesmo assim não parou suas atividades.


Hoje 2009, a Banda passa por sua primeira grande reformulação, e dos atuais componentes da Banda, somente 8 faziam parte da formação inicial de 15 anos atrás, um deles era Marcio Kleber Alcântara Silva, que recentemente,numa reunião com o prefeito Rimundo Gomes Sobrinho e os músicos presentes, foi anunciado sua nomeação como técnico regente. Novos instrumentos e equipamentos,como bateria armada, que dão suporte a prática cultural da musica foram e ainda estão sendo investidos, além de novos músicos que estão sendo formados.


Outro requisito a ser trabalhado de agora em diante será a investida na teoria musical, com nivelamento aperfeiçoamento dos músicos. Oficinas e cursos de aperfeiçoamento em outras cidades será rotina, ou mesmo na cidade, garante um dos coordenadores “Marcio Kleber”,que agora faz parte da secretaria de cultura (implantação) mais ainda vinculada a Secretaria de Educação.

TCM revê prazos de inadimplentes


Reunião no TCM: ontem, Assembléia, Aprece e a Corte de Contas discutiram o assunto (Foto: JOSÉ LEOMAR)

O nome dos municípios com atraso só entrará no sistema informatizado em sete dias depois do prazo.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) resolveu ampliar, por sete dias, o prazo para a divulgação no Sistema de Informações Municipais (SIM) da relação de prefeituras inadimplentes com a prestação de contas. Também será sugerida ao Governo do Estado uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009, para permitir o repasse de recursos estaduais para os municípios em estado de emergência.

Este foi o resultado da reunião realizada ontem, no TCM, entre o presidente em exercício da Corte, conselheiro Manoel Veras, a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, e os deputados estaduais Edísio Pacheco (PV), Nelson Martins (PT) e Sérgio Aguiar (PSB), representando a comissão especial da Assembléia Legislativa.

A reunião foi para tratar da proibição de repasse de recursos estaduais aos municípios que estão inadimplentes com as prestações de contas junto ao Tribunal de Contas.

Depois da reunião a portas fechadas, o conselheiro Manoel Veras confirmou que até o dia 7 deste mês 43 municípios estavam inadimplentes, conforme noticiou o Diário do Nordeste, em reportagem que gerou debates na Assembléia Legislativa e reclamações por parte de alguns prefeitos.

A presidente da Aprece chegou a declarar que apenas nove municípios permaneciam inadimplentes. Ela se referia, na verdade, ao débito de 2009, enquanto a Corte considera inadimplentes os municípios com atraso não somente em 2009, mas em anos anteriores.

Novo prazo.

A partir de agora a relação de inadimplentes será divulgada somente a partir do dia sete de cada mês porque pode acontecer de a prefeitura encaminhar o balanço pelos Correios no último dia do prazo. Ficou da reunião também a sugestão ao Governo de que a Controladoria do Estado faça o acompanhamento da adimplência diariamente, com a Corte, para evitar de a prefeitura requerer certidão no TCM.

Alteração.

O líder do governo na Assembléia, Nelson Martins, informou que a comissão das enchentes vai aguardar o retorno do governador de viagem e sugerir alterações na LDO para permitir a liberação de verbas para os municípios em situação de emergência, pois só é permitida apenas para os casos de calamidade pública.

Até ontem, Alcântaras, Apuiarés, Arneiroz, Barroquinha, Brejo Santo, Ererê, Groaíras, Ibaretama, Icó, Pindoretama, São Luiz do Curu, Senador Sá, Pacatuba, Palmácia, Quiterianópolis, São Gonçalo do Amarante, Tururu e Uruburetama estavam inadimplentes, com contas de 2008 e 2009. (Diário do Nordeste)


Fonte: D.N 20/05/2009, reportagem e foto.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Meruoca recebe prêmio nacional pela preservação de áreas verdes


O Prefeito de Meruoca receberá Prêmio Destaque Nacional no Rio de Janeiro pela conservação de áreas ambientais e preservação do meio-ambiente, que será conferido pelo Instituto Ambiental Biosfera.

O Prefeito de Meruoca, Antônio Fonteles, estará no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de maio, juntamente com o ex-prefeito João Coutinho. Eles participarão do Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana - URBVERDE, para receber do Conselho Diretor do Instituto Ambiental BIOSFERA o Prêmio de Destaque Nacional Outorgado a Município Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação.
A informação da premiação foi repassada pelo Presidente do Instituto Ambiental BIOSFERA, Professor Dorival Correia Bruni, e pela Gerente de Eventos BIOSFERA, Kellen Anita. De acordo com o comunicado, o Prêmio se deve ao reconhecimento público, em âmbito nacional, da existência de extensas áreas de preservação ambiental, incluindo parques, jardins, áreas verdes e unidades de conservação, cenário esse que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Em coletiva com a imprensa, Fonteles informou que o trabalho de preservação ambiental vem sendo praticado pelo município de Meruoca desde as duas administrações do ex-prefeito, João Coutinho, que, juntamente com o ex-secretário de agricultura, Auricélio Delfino, fez um trabalho sério para incentivar as crianças, jovens, adultos e idosos a preservar o meio ambiente.
O prefeito informou ainda que será uma alegria, além de uma responsabilidade muito grande, representar a cidade de Meruoca, que está incluída entre os 30 municípios do Brasil a receberem este Prêmio Destaque na Preservação de Áreas Verdes.O Prêmio Destaque Nacional Outorgado a Município Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação será entregue no Salão Nobre do Clube de Engenharia, no centro do Rio de Janeiro. A solenidade contará com a presença do Governador e do Prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho e Eduardo Paes, do Ministro das Cidades, Márcio Fortes, do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do Governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves.
Fonte: www.meruoca.ce.gov.br/

Programa Selo Município Verde

Por Blog Alcântaras


Foi um Sucesso o VI Seminário Regional de Divulgação, Sensibilização e Mobilização do Programa Selo Município Verde acontecido sexta-feira (15/05) no Município de Alcântaras.


Este Seminário foi uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, e organizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras - COMDEMA. Foram facilitadoras deste evento a Sra. Ana Gorete (CONPAM) e Ana Feitosa (IBAMA).


Estiveram representados os municípios de Coreaú, Massapê, Sobral, Senador Sá, Santana do Acaráu, Moraújo e Meruoca, além de Alcântaras. Vale ainda ressaltar a presença da Fundação de Saúde e Integração Social - Fundação CIS, através de seu Presidente Benedito Lourenço.
www.blogalcantaras.blogspot.com

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores