sábado, 17 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS " ZONA RURAL TEM ESTABELECIMENTO COMERCIAL ARROMBADO"


Um crime que já está virando rotina em alguns municípios da zona norte do estado do Ceará.

Um deles aconteceu na ultima madrugada de sexta-feira para sábado, na localidade de sítio Caldeirão a cerca de 1,5 km da cidade de Alcântaras, o comerciante conhecido pelo nome de Francisco, ao abrir seu estabelecimento comercial na manhã de sábado 17/10 se deparou com o local quase vazio.

Segundo ele durante a madrugada ladrões teria arrombado e entrado no seu estabelecimento comercial, levaram todos os objetos e mercadorias de valores, entre eles, aparelhos de DVD e outros aparelhos de som, televisor, a balança e mercadorias de maior valores que estavam nas prateleiras, até mesmo a gaveta do caixa onde ele guardava todo o dinheiro não escapou, foi gaveta e tudo. Francisco conta que agora deverá trabalhar muito mais para recuperar tudo que perdeu em uma noite “o comercio no outro lado da estrada (do Alexandre) também foi arrombado, mais por motivos desconhecidos não foi levado nada, conta Francisco”.

Esse crime de arrombamento durante a madrugada é semelhante aos ocorridos alguns meses atrás em igrejas evangélicas e católicas nos municípios de Alcântaras, Meruoca e Coreaú, sempre nas caladas da noite e em áreas rurais.

O caso foi lavado a delegacia de policia da cidade que está investigando o caso.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

IPHAN “SUPERITENDENTE FALA SOBRE DEMOLIÇÃO DA IGREJA”.


Reportagem levou o caso ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

No CETV 2ª Edição de hoje sexta-feira, o superintendente do IPHAN no Ceará, advogado José Clodoveu Arruda Coelho, fez comentário sobre a reportagem do dia 15/10 sobre a demolição da Igreja em Alcântaras.

Segundo ele o IPHAN não foi consultado sobre a demolição da igreja, e que, a demolição de uma igreja centenária pode não ser a melhor solução. Pois para se demolir pode sair mais caro do que fazer todas as correções necessárias.
Foto: Sobral em Revista

DEMOLIÇÃO GERA POLÊMICA

Leia sobre a reportagem de quinta-feira 15/10 no CETV 2ª edição

Pároco decidiu demolir igreja centenária de Alcântaras

O tempo e os tremores de terra têm sido impiedosos com a igreja matriz de Alcântaras, no Norte do estado. O prédio está cheio de rachaduras. Mas a solução para o problema tem gerado polêmica entre os moradores.

São mais de 80 anos morando em frente a matriz. A aposentada Francisca Almada Freire já viveu grandes momentos lá.

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, matriz de Alcântaras, virou alvo de uma polêmica. Os tremores dos últimos anos deixaram várias rachaduras na estrutura. Por isso, o pároco decidiu demolir o prédio centenário.

Antes de decidir pela construção da nova igreja, o pároco fez um plebiscito na cidade. A população teve 40 dias para votar. 97% dos fiéis decidiram por uma nova sede para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O aposentado Edvardo Pereira é um dos moradores que não está satisfeito. Ele diz que poucas pessoas participaram da votação.

Segundo a administração da igreja não é tombada pelo patrimonio histórico. Mesmo assim, técnicos do Iphan foram chamados para analisar o prédio atual. E eles também teriam concordado com a demolição que está prevista para o dia 3 de novembro. Enquanto isso, na cidade, as opiniões se dividem.

Os moradores que são contra a demolição da igreja centenária fizeram um sugestão: o dinheiro da demolição poderia ser aproveitado para reformar o prédio. E o novo templo ser construído em outro terreno.
Fonte: Reportagem do site da TV Verdes Mares

ABERTURA DOS FESTEJOS DA PADROEIRA DE ALCÂNTARAS



Depois da solenidade de abertura ontem, hoje 16 de outubro, será realizada a primeira novena da Festa da Padroeira do município de Alcântaras.

Ontem ao mesmo tempo em que acontecia a abertura da Festa, a TV Verdes Mares afiliada da Rede Globo, transmitia a reportagem no CE-TV sobre a demolição da Igreja Matriz.

Os comentários dão conta de que a reportagem emocionou os que assistiram; pena que veio tarde, pois se tivesse acontecido antes do recolhimento de assinaturas do SIM e que os organizadores chamavam de plebiscito, talvez o debate sobre a demolição tivesse sido mais democrático, ou melhor, teria acontecido um debate sobre o assunto.

Questões de caráter histórico teriam sido relevadas, a tradição e a importância do simbológico que representa a humilde capela que determinou com o crescimento do sítio São José e se transformou nessa cidade que todos conhecem por Alcântaras.

E bom lembrar que pouco mais de 10% da população optou por votar, visto que no momento do voto, teria também que assinar a chapa e declarar o seu voto (regra que não estava no jogo). A mudança afastou a esmagadora e maioria população que se recusou a votar. Depois de diversas reuniões entre os organizadores e uma forte campanha para as pessoas comparecerem, deu o resultado que não poderia ser outro, pois praticamente somente os seduzidos pela luxuria acabaram votando.

Vamos torcer para que tudo termine bem, e que se consiga arrecadar os milhares ou milhões de reis que será preciso para construir uma nova Igreja.

Sobre o festejo, continua hoje com a noite que é dedicada principalmente aos casais.
Foto: TV Verdes Mares

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

5ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATÉMATICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS


Divulgado a lista dos alunos classificados para a segunda fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

As provas da segunda fase se realizarão no dia 24 de outubro, as 14: 30 horário de Brasília.

Confira abaixo tudo sobre os classificados: nome do município, e a lista de aprovados de cada escola e o local de realização das próximas provas.

Confira o nome dos aprovados em cada município do Ceará:
http://www.obmep.org.br/classificadosMunicipiosFase2.do?stateId=CE

Para os demais estados brasileiros clique no mapa.
http://www.obmep.org.br/mapa_2afase_alternate.html
Imagem: Web

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS QUE QUE ESTÃO NA PRÓXIMA FASE DO SELO MUNICÍPIO VERDE 2009


Acaraú, Apuiarés, Aracati, Barreira, Beberibe, Bela Cruz, Caucaia, Crateús, Crato, Croata, Cruz, Euzébio, Fortaleza, General Sampaio, Ibiapina, Icapuí, Iguatu, Itaitinga, Itarema, Jardim, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Morada Nova, Novo Oriente, Ocara, Pacatuba, Quixeramobim, Redenção, Sobral, Tauá, e Tianguá. Estes foram os municípios cearenses pré-qualificados 2009 - IGA, na sua 6° edição.

O Comitê Gestor e a Comissão Técnica do programa Selo Município Verde, coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), definiram, na ultima quinta-feira (08/10), em reunião, os 34 municípios que foram pré-qualificados no Programa, após análise dos Questionários de Gestão Ambiental.

A partir do dia 19 de outubro, estes municípios serão avaliados “in loco” pelos técnicos do Programa, que vão verificar as informações fornecidas pelos municípios nos questionários em relação às ações desenvolvidas em cada cidade quanto à eficácia de projetos ou programas junto às comunidades em prol do meio ambiente.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ALCÂNTARAS "CÂMARA MUNICIPAL TERÁ NOVA SEDE"


Foi lançado na tarde de ontem 12/10 a pedra fundamental e assinado o contrato entre a empresa Fraumar Construções Ltda e a Câmara Municipal de Alcântaras para a construção da sede própria do Legislativo Municipal alcantarense.

O novo endereço será na avenida Antônio Rocha Freire.

O Vereador e presidente da Câmara Antônio Marcos juntamente com o prefeito Raimundo Gomes Sobrinho entregaram a cheque da primeira parcela e primeira fase da construção da obra que ao todo custará mais de 150.000.

Estiveram presentes ao evento alguns vereadores, além do vice-prefeito, funcionários da câmara e da prefeitura municipal, secretários municipais, convidados e populares. Durante o evento Antônio Marcos Ximenes presidente da Câmara Municipal concedeu uma entrevista ao programa Tribuna e Plenário do Radialista Oliveira Domingos para a rádio Tupinambá de Sobral que cobria o evento no local.

Histórico

O município de Alcântaras, emancipado em 1957 e instalado em 1959, nunca teve uma sede própria do poder legislativo e quase sempre funcionou em prédio anexo a Prefeitura Municipal.

No mandato do ex-vereador e presidente da Câmara José Gomes do Nascimento (Zé Manduca) 1997 a 2000, a Câmara foi transferida para um prédio alugado localizado na Rua Monsenhor José Furtado no bairro Bela Vista, no entanto em 2001 retornou a prefeitura, pois embora alugado, não era legal funcionar em prédio privado, pois segundo a lei orgânica do município a câmara deveria funcionar em um prédio público.

Com o desentendimento do então presidente da Câmara Raimundo Nonato Ximenes Albuquerque e o Prefeito Joaquim Ximenes Carvalho em 2002, a câmara foi despejada da prefeitura e posteriormente passou a realizar algumas sessões ao ar livres na praça pública João Capristano em frente à Igreja Matriz da cidade. Depois do ocorrido, a justiça determinou a volta da Câmara para seu devido lugar.

Independência

Com a construção da sede própria, o poder legislativo municipal passará a ter total independência sobre poder executivo. Afinal se são poderes diferentes, a câmara municipal como órgão fiscalizador do executivo, não poderia ficar dependendo do outro poder, mesmo que fisicamente. Assim cada um ficará no seu devido lugar trabalhando para o bem comum de todos.

Terreno onde será construída a nova Câmara Municipal de Alcântaras

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

RÁPIDAS DE HOJE


Um dia especial
Hoje 12 de Outubro, dia das crianças, dia a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida e dia do Descobrimento da América. Ainda Dia do Atletismo, Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Agrônomo, e Dia do Mar.

Política
Presidente da Câmara Municipal de Alcântaras promoverá logo mais aos alcantarenses um evento que marcará o início da construção da sede própria do Legislativo municipal. No momento será entregue o cheque da primeira fase da construção a Empresa responsável pela a obra, e apresentação do projeto aos presentes. O Encontro acontecerá na Avenida Antônio Rocha Freire próximao ao terrno da nova câmara a partir do meio dia.

Contas municipais/política
Alguns municipis e Câmaras municipais estão em situação inrregular com o SIM, ou seja com atraso na prestação de contas. Com isso o Tribunal de Contas dos Municicpios TCM, deverá divulgar a lista dos inadiplentes nos próximos dias.

Religião/tristeza
Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro iniciará nesta próxima quinta feira 15/10 o seu tradicional Festejo. Deverá ser o ultimo da atual igreja pois posteriormente a festa iniciará o processo de demolição da igreja para a construção de outra no mesmo lugar.

Religião
O administrador da Diocese de Sobral, Padre Raimundo Nonato Timbó, já retomou suas atividades após passar 15 dias em Roma, onde foi recebido por sua Santidade o Papa Bento XVI. (Correio da Semana)

Educação/enem
O MEC (Ministério da Educação) definiu nesta terça-feira (6) a nova data de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. A prova, que foi adiada por vazamento de seu conteúdo, será aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro. A informação é do gabinete do Ministério da Educação.

Imagem: web

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores