sexta-feira, 4 de junho de 2010

NOTÍCIAS RÁPIDAS

De volta

Nonato Ximenes ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Alcântaras volta atuar na cidade, desta vez não na política, e sim no comércio. Nonato, que prática nunca deixou a atuar no município de Alcântaras, abriu uma loja na mesma atividade que exerce em Fortaleza, portas, madeiras e demais acessórios para acabamentos de construção civil. O novo endereço comercial fica localizado na Rua Monsenhor Furtado, no bairro Bela Vista.

Festival de Inverno

Uma boa opção de laser para este final de semana é o Festival de Inverno de Meruoca, Além das atividades culturais, competições de músicas e a Shows musicais.

Será que temos o que comemorar?

Dia 05 de Junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente, e durante toda a semana que antecede este dia, ambientalistas em geral, além de diversas representações socias aproveitam esta data para reforçarem na conscientização para a causa do meio ambiente, e que, a cada vez mais, se faz necessários a ajuda de todos, AJUDE ESTA CAUSA.

Aguardem!

Sobre a postagem da matança do veado campeiro em Alcântaras e denunciado aqui e republicado no Jornal Ecos News, aviso; de nada adiantou a “pressão” que alguns caçadores e desfrutadores da matança tentaram impor sobre mim. Podem esperar que se depender da minha vontade: AVISO: “VAI TER MAIS”

Ecos News, Agora é SERRANO

O Folhetim semanal, editado pela Entidade Cooperativista Sustentável (ECOS) agora se chama SERRANO. O jornal circula todo sábado, e quem quiser ter acesso ao noticiário impresso, é só contribuir com 2,00 R$ mensais.

Concorrência

Após a instalação de representantes de duas redes de lojas de elétro-móveis na cidade de Alcântaras, com as que já existiam, agora o clima esquentou de vez entre as concorrentes. O município sai ganhando de todas as maneiras, empregos, valorização do cliente e baixa nos preços. "QUE VENHA MAIS"

Escrito por Edilson Angelo

COMEÇA O FESTIVAL DE INVERNO DA SERRA DA MERUOCA


O Festival que teve início nesta quinta-feira 03/06 segue até o próximo sábado 05/06 onde receberá a grande atração, a banda de regue Cidade Negra

O evento que já é uma tradição na zona norte do Ceará, é realizado durante o feriado de Corpus Christi, e neste ano acontece durante os dias 03, 04 e 05 de Junho de 2010, na Praça Monsenhor Furtado – Centro de Feiras Eventos localizado no centro de Meruoca.

Durante esse período, serão realizadas várias atividades culturais, além do grande festival competitivo de música, que inclui premiações para a modalidade regional (municípios da região) e a geral, que inclui participantes das mais diversas regiões do estado do Ceará.

A realização é da Prefeitura Municipal de Meruoca, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Meruoca e da Associação Cultural Solidariedade e Arte – Solar.

Além do grande Festival de Música, haverá atrações musicais dos mais diversos estilos para o público presente, confira as atrações:

Quinta-feira dia 03/06: Davi Duarte, Banda Rebelyon e Banda Xote de Elite

Sexta-feira dia 04/06: Memórias do Sertão, Banda O Verbo e Dorgival Dantas

Sábado dia 05/06: Pingo de Fortaleza, Ítalo e Renno e Cidade Negra

Escrito por Edilson Angelo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

ELAS ESTÃO DE VOLTA: A dança das andorinhas


A volta das andorinhas, o fenômeno que acontece todos os anos, no ano passado não chamou muita atenção, pois o longo período de chuvas que se estenderam por quase todos os meses de 2009, atrapalhou a estadia das andorinhas na cidade.

A dança das andorinhas, um espetáculo proporcionado pela natureza e que se repete todos os primeiros meses do verão, que aqui no Ceará ocorre a partir dos meses de Junho para Julho durante o termino do período chuvoso. Essas aves percorrem distancias incríveis, e para completarem o seu ciclo de vida, milhares delas têm como passagem o município de Alcântaras. Capazes de se deslocarem cerca de 10 mil km, elas provavelmente vem da América do Norte, ou até mesmo das Austrália via Argentina e sul do país, dependendo da combinação dos climas de lá, com o clima daqui.

Na serra da Meruoca, em especial na cidade de Alcântaras, são fartamente vistas nas fiações dos postes de iluminação elétrica, fazendo suas manobras e acrobacias em grupos. Em 2009, devido às chuvas que ocorreram em praticamente todos os meses do ano, mão conseguiram permanecer por muito tempo. Agora, se não houver muitas surpresas no clima, elas deverão enfeitar os céus da cidade por um bom período, e depois de se enfartarem de comida, entre eles insetos e abelhas, no final do ano entre os meses de Outubro a Novembro, deverão rumarem ao sul para o inverno, que lá não significa chuva.

Além da cidade, outro local que podem ser encontradas, é no penhasco talhado da Ventura, depois de realizarem o espetáculo pela cidade de Alcântaras, se reúnem nos paredões de pedra do talhado, onde se aconchegam também em grupos para dormirem e se reproduzirem.

Saiba mais

Os ovos, brancos, são chocados pelo casal, que dorme junto no ninho, fato incomum entre as aves. A incubação dura 15 dias em média. Os pais se revezam na alimentação dos filhotes, que começam a abandonar o ninho com cerca de um mês de vida. Após a reprodução, todas as espécies, mas não todos os indivíduos, empreendem extensas migrações, dirigindo-se para o norte à procura de alimentação mais farta. A maior espécie do Brasil, entre as 14 de ocorrência já registrada, é a andorinha-grande (Progne chalybea), de cauda bifurcada, que mede 19,5cm e pesa 43g. Azul por cima, tem o peito castanho-cinzento, ladeado também de azul. Uma das menores, e das mais comuns nas cidades, é a andorinha-pequena-de-casa (Notiochelidon cuanoleuca), que mede 12cm de comprimento e pesa apenas 12g.

Na foto (arquivo) rua Monsenhor Furtado, Alcântaras

Escrito por Edilson Angelo

FESTIVAL DE QUADRILHAS: Coreaú prepara sua festa pra o próximo dia 10

Zezé de Camrgo & Luciano, será a grande atração do Festival de Quadrilhas de Coreaú. O evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho.

O tradicional festival de quadrilhas de Coreaú vem ganhando forças de algum tempo para cá, desde o inicio da administração do Prefeito Carlos Roner o evento vem ganhando estatus de grandezas em nossa região, depois de Bruno & Marrone no ano passado desta vez a atração será Zezé di Camargo & Luciano, o evento acontecerá no Parque de Exposição Chico Oliveira e terá inicio quinta, dia 10 de Junho, veja as atrações:

Dia 10/06-Exposição dos Grupos de Quadrilhas de Coreaú, logo após, festa dançante com a Banda Licor de Menta

Dia 11/06- Novo Balancear e Zezé de Camargo & Luciano

As informações são do Blog Romildo Moura, a foto acima é do Festival de Quadrilhas de Alcântaras 2009

quarta-feira, 2 de junho de 2010

CEARÁ SPORTING CLUB, HONRRA OS "GRANDES" DA CAPITAL


Equipe de Porangabuçu honra os chamados clubes grandes da capital Fortaleza. Único time cearense na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Ceará Sporting Club, pode chegar a liderança no jogo de hoje (logo hoje!) contra o Avaí no estádio Castelão. Um ótimo presente para o aniversário de seus 96 anos de existência.

Enquanto os cronistas esportivos de Fortaleza fazem questão de exaltar dizendo existir três clubes de futebol grandes no Estado, as equipes interioranas é que vem chamando a atenção nos últimos anos. A exemplo o Icasa de Juazeiro do Norte, disputando série B, e o Guarany de Sobral que disputará a série D, e assim como o Guarany, o horizonte, time da região metropolitana, também vem tomando os espaços dos grandes nos últimos campeonatos cearense.

Enquanto isso, o Fortaleza, ex-primeira divisão, está na terceirona, e o Ferroviário, só se criarem série E, F. G, H....e etc

"Não sou contra os times da capital, mas sou totalmente contra a discriminação praticada aos times do interior por parte dos cronistas esportivos da capital Fortaleza. O Ferroviário, foi no passado a terceira força do nosso futebol, hoje, se conformem, não é mais"

Escrito por Edilson Angelo

FUTEBOL: ICASA ATROPELA EX-LÍDER BAHIA (4 X 0)


O Verdão do Cariri quebrou a invencibilidade do tricolor baiano e segue uma boa campanha de recuperação na Série B

Com uma grande atuação do meio-campista Júnior Xuxa, o Icasa atropelou o então líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia, aplicando-lhe uma goleada de 4x0, ontem à noite, no estádio Romeirão.

Com o resultado, a equipe do Cariri chegou aos 10 pontos na classificação e encostou no pelotão de frente da Série B.

A equipe da cidade de Juazeiro do Norte, interior do estado do Ceará, aculpa a 10ª colocação da série B do brasileirão com 10 pontos. O Bahia na 2ª colocação e deixou a liderança com a Portuguesa.

Com algumas informações do Diário do Nordeste

DIA DO DESAFIO: Na sua sexta participação; Alcântaras vence cidade mexicana

O muniípio participou pela 6ª vez da competição, desta vez, o desafio foi com a cidade mexicana de Cidade de China.

Leia mais do Blog Alcântaras

Com uma participação de 5.096 pessoas (47,12% da população) contra 2.862 pessoas (26,76% da população) da cidade de China (México), Alcântaras venceu o Dia do Desafio 2010.

Nos anos anteriores tivemos o seguinte retrospecto:

- Em 2005, disputamos com a cidade de Clementina-SP que venceu por apenas 07% de diferença, apesar de mobilizar 5004 pessoas (52,41%);
- Em 2006, disputamos com a cidade de Areal-RJ e vencemos com a participação de 7413 pessoas (77,63%);
- Em 2007, disputamos com a cidade de Tuparendi-RS e vencemos com a participação de 4402 pessoas (51,32%);
- Em 2008, disputamos com a cidade de Chicuautla no México e vencemos com a participação de 4900 pessoas (51,32);
- Em 2009, disputamos com a cidade de Inirida que venceu por 38,25%, e mobilizamos 4242 pessoas.

Com uma programação variada, onde tivemos uma festa eletrônica, concurso de forró, concurso de hip hop, apresentação da Banda H1N1,caminhadas, aeróbica, aquecimentos, relaxamentos, alongamentos, jogos de vôlei, futsal, competição de atletismo, apresentação de grupos de dança e jogos de integração entre as repartições municipais e entrega de premiações variadas, medalhas e troféis para os participantes.

O evento ocorreu com a participação das Escolas Municipais, Escola Estadual, Secretarias Municipais, Associações, ONGs, Grupos de Jovens, Entidades Religiosas e Grupos de Idosos envolvendo toda a comunidade alcantarense.

A premiação ocorreu com a presença de diversas autoridades alcantarenses que tambem prestigiaram o evento.

O Dia do Desafio 2010 foi uma promoção do SESC Sobral sendo organizado e articulado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Alcântaras, Colégio Municipal Inocencia A. Freire, Colégio Estadual Fco de A. Monte,Escolas Municipais e demais Secretarias. Sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Alcântaras.

Veja algumas imagens:









terça-feira, 1 de junho de 2010

BELA CRUZ: Justiça confirma cassação do prefeito e vice


O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, nessa noite de segunda-feira, a cassação do prefeito e vice-prefeitos de Bela Cruz, Pedro Dutra (PSDB) e José Jacaúna Sousa, respectivamente.

O prefeito já havia sido cassado no dia 12 de abril último, sob acusação de compra de votos. A ação contra o prefeito e vice foi interposta pelo candidato derrotado pelo PMDB, Daniel Adriano Pinto.

A defesa de Pedro Dutra entrou com embargos de declaração para tentar modificar a decisão, mas o Pleno acabou confirmando o afastamento. A decisão terá validade quando da publicação dos acórdãos, o que deve ocorrer até a próxima semana.

Com a cassação do prefeito Pedro Dutra a expectativa é de que deverá haver nova eleição em Bela Cruz.

Blog do Eliomar de Lima

Foto: Panorâmio (Símbolo da cidade, Igreja Matriz de Bela Cruz)

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CENSO 2010: IBGE DIVULGA GABARITO DO CONCURSO PARA RECENSEADOR


Os mais de um milhão de candidatos em todo País que fizeram a prova do concurso para recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último domingo já podem ver o gabarito da avaliação.

A consulta está disponível desde o início da tarde desta segunda-feira (31) pode ser feita no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. A prova escrita foi composta por 50 questões de objetivas (de múltipla escolha), sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 Conhecimentos Gerais e 20 de Conhecimentos Técnicos, baseadas no Estudo dos Conhecimentos Técnicos a serem aplicados no Censo Demográfico 2010, conforme detalha o edital.

Próximo passo

O resultado final na seleção está previsto para o dia 1º de julho. Em seguida, os candidatos classificados nas provas objetivas serão submetidos a treinamento, que terá caráter eliminatório e classificatório, que deve ocorrer a partir do dia 5 de julho, prosseguindo até o dia 24 do mesmo mês. As contratações dos novos profissionais está programada para ocorrer a partir do dia 26 de julho.

Concorrência

Ao todo, os 1.051.582 candidatos inscritos no concurso concorrem a 191.972 vagas.

Só no Ceará a seleção teve nada menos que 39.313 inscritos.

Para o Estado, são oferecidas 7.774 distribuídas em vários municípios. Com isso, a concorrência no Estado será de 5,6 por vaga.

O trabalho

Os aprovados no certame trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período que pode durar até cinco meses, e utilizarão computadores de mão para fazer as entrevistas domiciliares. O horário de trabalho é flexível, mas o IBGE recomenda que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais.

Salários

Os recenseadores serão pagos por produtividade, e a remuneração média, de acordo com o local de trabalho, poderá variar de R$ 800 e 1.600.

Tira dúvidas

Os interessados na seleção podem tirar dúvidas sobre o concurso ligando, gratuitamente, para a Central de Atendimento ao Candidato: 0800.701.2028. As ligações devem ser feitas de 9h às 17h, em dias úteis.






FALECE EM ALCÂNTARAS, CHICO GUILHERME


Faleceu na manhã de hoje 31/05, Francisco Freire Alcântara

Conhecido como Chico Guilherme, o mesmo é bastante conhecido na serra da Meruoca, e em especial no região de Alcântaras pela importância profissional exercida em diversos cargos na Prefeitura Municipal

Entre alguns cargos que exerceu, foi por um longo período titular da Junta de Serviço Militar, também exerceu o cargo de Fiscal da Receita, durante o mandato do primeiro prefeito de Alcântras (Roberto Ximenes Aragão). Atuou como chefe da UMC-ITR-INCRA e participou da emissão de documentos de terra por vários anos. Nas horas vagas, chico, também era artesão, onde trabalha na fabricação de depósitos de produtos agrícolas (tambor de zinco).

Francisco ou Chico Guilherme, foi o segundo da família "Freire Alcântara"ou Guilhermes popularmente conhecidos. O mesmo parte deixando viva a sua 4ª geração.

"Essa é uma homenagem de seus irmãos, José Maria, Vicente Alcântara, Raimundo Freire, Osvaldo Freire, Zila Alcântara, Espedita Freire; e seus filhos , netos, bisnetos, tataranetos, esposa e demais familiares.

domingo, 30 de maio de 2010

BRASILEIRÃO 2010: CEARÁ VENCE O CRUZEIRO E É VICE-LÍDER


Com um gol do estreante Lopes – aos 38 minutos do primeiro tempo – , o Ceará venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na noite deste domingo, no estádio Castelão, e é o novo vice-líder do Brasileiro. A partida foi válida pela quinta rodada da competição.

Com este resultado, o Alvinegro, que está invicto na Série A, chegou aos 11 pontos e subiu duas posições na tabela de classificação. Já o time mineiro é o nono colocado, com oito pontos ganhos.

Na próxima quarta-feira, o Ceará enfrenta o Avaí no Castelão, enquanto o Cruzeiro joga contra o Santos em Minas Gerais.

O Povo Online

PROARES II:Governo seleciona mais 20 municípios

Alguns dos municípios beneficiados são Sobral, Coreaú, Massapê e Moraújo (foto), além de outros da zona norte

Na última quinta-feira (27) o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), selecionou mais 20 municípios que serão beneficiados com o Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II).

O Programa prevê a construção de equipamentos sociais, beneficiando a população dos municípios cearenses com maiores índices de Vulnerabilidade Social – dado criado pelo Instituto de Pesquisa do Ceará (Ipece). No total, cerca de US$ 65 milhões deverão ser investidos na implantação do Programa, que ao final totalizará 80 municípios beneficiados. “O Proares já beneficiou 40 municípios e agora o Governo resolveu selecionar mais 20 para serem contemplados pelo Programa com o objetivo de garantir a atenção principalmente a jovens e crianças que estão em situação de risco. Num segundo momento selecionaremos mais 20 totalizando 80 municípios beneficiados”, explicou o Governador Cid Gomes durante a solenidade.

Os municípios selecionados nessa etapa foram Acaraú, Mauriti, Pedra Branca, Santana do Acaraú, Massapê, Ocara, Campos Sales, Coreaú, Iguatu, Sobral, Martinópole, Apuiarés, Capistrano, Cariús, Caridade, Monsenhor Tabosa, Pires Ferreira, Palmácia, Moraújo e Jijoca de Jericoacoara. Cada município terá que dá sua contrapartida, no valor correspondente ao equipamento que será construído. As comunidade é que escolhem qual equipamento beneficiará seu município através do Plano Participativos Municipal (PPM). Os equipamentos são Centros de Educação Infantil (CEI), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Polos de Convivência Social, Centros de Esportes e Ginásios Poliesportivos, Bibliotecas, e equipamentos para investir na educação profissionalizante de jovens.

“Esses equipamentos reforçarão o trabalho com as crianças, jovens e também toda a população visando uma melhoria nos serviços sociais que serão prestados a população vulnerável que vivem nessas localidades. Eles também contribuirão para ampliar as oportunidades de educação e socialização dessas famílias”, ressaltou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda.

Proares II

O Proares consiste na construção e mobília de equipamentos sociais, capacitações e treinamentos de pessoal para atendimento de crianças, jovens e famílias carentes do Interior cearense. Os recursos para as obras provém 70% de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 30% de contrapartida do Governo do Estado e Prefeituras.

Dos US$ 65 milhões que estão sendo investidos no Proares II, US$ 45 milhões são através de financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros US$ 20 milhões são das contrapartidas dos tesouros Estaduais e Municipais. Somente neste ano já foram entregues 44 equipamentos sociais em 15 municípios, totalizando investimentos de R$ 16,2 milhões. Até dezembro deste ano serão concluídas mais 55 equipamentos sociais, já em execução, em outros 22 municípios, totalizando 99 equipamentos.

Os municípios já beneficiados pelo Programa são Aiuaba, Amontada, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Barroquinha, Bela Cruz, Boa Viagem, Cariré, Caririaçu, Carnaubal, Catarina, Caucaia, Chaval, Choró, Croatá, Graça, Granja, Ibaretama, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Itatira, Juazeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Miraíma, Morrinhos, Parambu, Paramoti, Pereiro, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Foto: Web;divulgação (Igreja católica, Matriz de Moraujo)

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores