sábado, 16 de novembro de 2019

SOBRAL: CONVOCAÇÃO DE 220 CONCURSADOS PARA O MAGISTÉRIO, É COMEMORADO PELO SINDSEMS

A previsão, é de que os 220 concursados aprovados sejam convocação para assumirem no início do ano letivo de 2020.  Ainda este ano, o secretário garantiu que acontecerá seleção para temporários.

Na última terça-feira (12) o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Sobral (Sindsems), Gilvan Azevedo e os diretores do sindicato, Oclécio Marçal e Tadeu Arruda estiveram reunidos com o secretário de educação do município, Herbert Lima, a assessora jurídica, Dra. Dayanna e o coordenador financeiro, Afrânio pra discutir a seguinte pauta: ampliação definitiva; reformulação do Plano de Cargo e Carreira do Magistério; convocação dos professores concursados; seleção para temporários e audiência pública para o novo Fundeb.

O presidente do sindicato solicitou ao secretário e sua equipe sobre o andamento da ampliação definitiva. Em resposta, a Dra. Dayanna garantiu que a minuta já está sendo elaborada pela Dra. Marúsia Dias, sendo que a mesma solicitou da direção do sindicato a participação na construção da mesa. Quanto a elaboração do Plano de Cargo e Carreira do Magistério, foi enviado no dia 16 de setembro para a equipe da secretaria de educação o documento com as devidas alterações para que fosse analisado, e aprovado o quanto antes pela gestão. Em relação aos aprovados no último concurso para professor, o sindicato tem mais uma grande conquista, conseguindo ao secretário de educação a convocação de todos os 220 concursados aprovados, para assumirem no inicio do ano letivo de 2020. 

Ainda este ano, o secretário garantiu que acontecerá seleção para temporários, e dentro das vagas oferecidas pelo edital, o processo de avaliação será por titulação. Em decorrência da luta dos sindicatos, em destaque Sindsems e APEOC, a direção sindical convidou ao secretário Herbert Lima a participar da Audiência pública para debater sobre o novo Fundeb em janeiro do próximo ano, data ainda a ser definida, de imediato ao convite, Herbert aceitou participar.

Informações Blog Wilson Gomes

CONVITE MISSA DE CORPO PRESENTE

A família do Senhor Manduquinha, ainda consternada com sua partida, convida parentes e amigos para a missa de Corpo Presente, que será celebrada na tarde deste sábado (16), a partir das 16:30, na Igreja São Vicente de Paulo, situada no Bairro do Junco na cidade de Alcântaras.

OBS: Manduquinha, pai do ex-prefeito Raimundo Manduca e do ex-presidente da Câmara Municipal de Alcântaras, Zé Manduca, tinha 101 anos de vida.

BRASÍLIA: LÍDER DO GOVERNO PUBLICA IMAGEM DA INDEPENDÊNCIA PARA COMEMORAR PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

O líder do governo no Congresso Nacional, deputado André Moura (PSC-SE), publicou nas redes sociais uma imagem da declaração da Independência do Brasil, comemorada em 7 de Setembro, para referir-se à data da proclamação da República, comemorada ontem.

A independência do Brasil em relação a Portugal foi declarada pelo imperador D. Pedro I em 7 de setembro de 1822. A República foi proclamada, em detrimento do Império, pelo marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889.

Nas redes sociais, André Moura escreveu logo abaixo da reprodução da tela: “Destaco hoje essa importante data que marca a história do Brasil. Em 15 de novembro de 1889, foi instaurado (sic) a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador D. Pedro II.” D. Pedro II é filho de D. Pedro I, retratado na tela.

Seguidores do líder do governo nas redes sociais já o alertaram do equívoco. A imagem publicada pelo líder do governo é uma reprodução do quadro “Declaração da Independência”, do francês François-René Moreaux, pintado no começo da década de 1840. Não se trata da imagem clássica da Independência, o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, mas de uma versão ainda mais romantizada do momento histórico. A tela de Moreaux está no rol das imagens mais reproduzidas com alusão à Independência do Brasil.

Fonte: O Globo (Via Sobral em Revista)

REVOGAÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO: Diocese de Sobral emite Nota esclarecendo sobre Desapropriação do Campus Betânia da Universidade Vale do Acaraú – UVA

A DIOCESE DE SOBRAL, neste ato representada por seu Bispo Diocesano, Exmo. Revmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, vem, por meio da presente, esclarecer fatos relacionados ao pedido de revogação do Decreto nº 33.2814, publicado no dia 23 de setembro de 2019, que trata da Desapropriação do Campus Betânia da Universidade Vale do Acaraú – UVA.

A Diocese de Sobral é responsável pela criação, no município de Sobral, de inúmeras instituições, dentre as quais podemos destacar os Colégios Sobralense, Sant’Ana e Patronato Imaculada Conceição, a Escola profissional São José, o Museu Diocesano, o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, o Orfanato Coração de Jesus, a Casa de Saúde São José, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e o Seminário Teológico-filosófico, que foi o embrião da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

A Diocese de Sobral possui um papel fundamental na educação do estado do Ceará, sendo a responsável pela criação do primeiro curso de Filosofia no Norte do Estado do Ceará, além da criação das bibliotecas do Seminário Teológico-filosófico.

Em 1968, por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, por meio da Lei Municipal nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú. Seu nome deve-se ao rio que corta a cidade, o Rio Acaraú.

Durante o período de dez anos, a Diocese de Sobral, legítima proprietária do imóvel onde se encontra abrigado o campus Betânia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, cedeu, a título gratuito, a utilização do mesmo pelo Estado do Ceará, o que permitiu a consecução do sonho do Exmo. Revmo. Dom José Tupinambá da Frota de desenvolver o ensino superior no interior do estado do Ceará.

Portanto, podemos verificar que a instituição católica sempre atuou de forma a valorizar a sociedade e a educação.

O pedido de revogação do Decreto se deu em virtude da posição contrária dos representantes da Diocese de Sobral à desapropriação do Campus da Betânia, que é um monumento histórico, religioso e cultural. Inexistindo intenção de vender o referido imóvel.

É importante esclarecer que o valor referente ao aluguel é utilizado para evangelização e para os projetos de ação social, que visam o bem e o desenvolvimento da sociedade.

A Diocese de Sobral continuamente atuou primando pelo desenvolvimento social e bem comum, o que trouxe crescimento para Sobral e região.

Assim, em todo o histórico, podemos averiguar o incentivo a educação em nível médio e superior.

Reafirmamos o nosso compromisso em prezar pelos cristãos, pela sociedade e pela educação, mantendo a Universidade Vale do Acaraú – UVA no referido imóvel pelo período que o estado desejar.

Respeitosamente,

Exmo. Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos
Bispo Diocesano
Diocese de Sobral

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores