sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

BOLSONARO VAI AO ATAQUE, PARA EVITAR QUE SÉRGIO MORO OU CIRO TIREM SEU LUGAR NO SEGUNDO TURNO

Moro é o que mais o apavora porque tira seu eleitor e, ainda, atrai o conservador que votou em Bolsonaro.

Na política, quem está atrás “atira”, ataca em quem está na frente das pesquisas de intenção de votos. Também, tem o ataque para evitar que um adversário forte, que abraça seu lugar, cresça e ultrapasse. O presidente Bolsonaro está vivenciando esse momento, a pouco mais de 10 meses da eleição. O presidente está encharcando Ciro Gomes e Sérgio Moro no seu retrovisor. Moro é o que mais o apavora porque tira seu eleitor e, ainda, atrai o conservador que votou em Bolsonaro, por rejeitar o candidato do PT em 2018, Fernando  Haddad. Agora, tudo leva a crer que será o ex-presidente Lula.

“Moro é um mentiroso deslavado”, atacou Bolsonaro, ao comentar a declaração do ex-ministro, segundo a qual o presidente vibrou com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de mandar soltar o ex-presidente Lula, achando que se beneficiaria politicamente. “Moro não aguenta 10 segundos de debate”, disse o presidente, comentando o slogan de Sérgio Moro “Povo acima de tudo”. “Ele copiou meu slogan”, disse o presidente. Em outro momento, Bolsonaro comentou a fala do ex-ministra, na qual ele diz que poderia ter segurado mais o presidente nas portarias liberando armamentos. Bolsonaro disse que Moro “é de esquerda, deveria ter falado comigo. Como me peitar se sou armamentista?”. Os filhos do presidente estão com a mesma linguagem nos ataques a Sérgio Moro e nas redes sociais. É um massacre contra o ex-juiz da Lava-Jato.

Os grandes partidos, que tiveram figurões fisgados em corrupção, durante a Operação Lava-Jato, silenciaram, preferindo deixar o presidente e seus filhos falando sozinhos. Simplesmente, não sinalizam qualquer aproximação com Moro. É a forma de isolá-lo politicamente e conter seu crescimento.

Assistindo de camarote o capítulo de ataques e farpas entre Moro e Bolsonaro, Ciro Gomes aproveitou para lançar, nas redes sociais, seu plano para reduzir os preços dos combustíveis. “Vou fazer da Petrobras a maior empresa do setor. Vamos além do petróleo e acabar com o preço dolarizado dos combustíveis”, diz Ciro, atacando o problema que mais aflige os brasileiros no momento: a carestia por conta do alto custo dos transportes. Ciro e Moro aparecem tecnicamente empatados nas pesquisas eleitorais, onde Lula lidera, com folga, e Bolsonaro vai despencando.

O cenário para a sucessão presidencial ainda está no forno, deve aquecer após o réveillon, com a definição de candidaturas de partidos de centro e as possíveis alianças. O PRB, partido que abriga pastores e grande parte da bancada evangélica, analisa desembarcar da candidatura Bolsonaro, para abraçar Sérgio Moro. O vice presidente Hamilton Mourão já sinalizou seu apoio ao ex-chefe da Lava-Jato.

Fonte: Blog do Roberto Moreira (Via Sobral Em Revista)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

INAUGURADA A REFORMA DA ESCOLA JOSÉ PARSIFAL BARROSO EM ALCÂNTARAS

Fazendo parte das comemorações dos 64 anos de Emancipação Política de Alcântaras, é inaugurada a reforma da escola José Parsifal Barroso no Bairro do Junco.

Na noite desta última quarta-feira (08/12) foi realizada a inauguração da Reforma da Escola José Parsifal Barroso, onde representou todas as outras reformas de escolas e a entrega dos kit’s tecnológicos aos colégios da rede de ensino municipal. 

Neste ano de 2021, as escolas do município foram reformadas e readequadas para atender aos protocolos sanitários. 

No evento, ainda foram entregues kit’s tecnológicos à todas as escolas do município, contendo um notebook, uma câmera WebCam e um tripé. 

Com Andarilho da Notícia

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

PREFEITURA DE ALCÂNTARAS ENTREGA TRECHOS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA BENEFICIANDO DIVERSAS COMUNIDADES

Asfalto do Sítio Alegre beneficia no deslocamento de diversas comunidades para a sede do município, entre elas, Maia, Bela Vista, Cajueiro e da própria comunidade do Alegre, já o trecho do sítio Caldeirão, é uma importante via que faz ligação da sede com o Distrito de Ventura.

Alcântaras 64 Anos: Prefeito inaugura Asfalto de Sitio Alegre. (Blod do Tidi)

No terceiro dia de Programação do aniversário de Alcântaras, o Prefeito Joaquim do Quinca, entregou a pavimentação asfáltica de Sitio Alegre. A solenidade ocorreu na manhã do último domingo dia 05 de dez.

Após o descerramento da placa inaugural, o Prefeito visitou a comunidade juntamente com o Deputado Federal, Leônidas, a Secretária de estado, Lia Gomes, vereadores, secretários e os profissionais de saúde que também realizaram serviços de prevenção de doenças e exames.

"Estou orgulhoso de poder está contribuindo para a melhoria do acesso daquela região para Alcântaras. Sei da dificuldade que era e é um compromisso meu lutar para melhorar cada vez mais aquela estrada. " Destacou Joaquim.

No Caldeirão

Na segunda-feira, dia 06, quarto dia de festividades em alusão ao aniversário do município, Joaquim inaugurou a pavimentação asfáltica no bairro Sitio Caldeirão. Uma obra feita em parceria com o Governo do Estado, a quem Joaquim agradeceu a parceria.

Com blog do Tidi

ESTUDANTE DO IFCE EM SOBRAL DETECTA 46 ASTEROIDES EM PROJETO DA NASA

Geovana Ramos é aluna do curso de Licenciatura em Física e participou do programa Caça Asteroides.

A estudante do curso de Licenciatura em Física do campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Geovana Sousa Ramos, de 21 anos, tem se destacado no programa Caça Asteroides, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Agência Espacial Norte-americana, a Nasa. Em pouco tempo, a jovem detectou 46 asteroides que ainda não haviam sido identificados pela Nasa, recebendo certificado internacional assinado pelo ministro do MCTI, o astronauta Marcos Pontes.

O objetivo do programa Caça Asteroides é popularizar a ciência entre cidadãos voluntários, com participação aberta a escolas, instituições, clubes de ciências e astrônomos amadores. Quem faz parte do programa é chamado de cientista cidadão e, após treinamento online, torna-se capaz de fazer descobertas astronômicas originais, aprendendo astronomia na prática.

Os participantes recebem pacotes de imagens captadas pelo Telescópio da Universidade do Hawaii, nos Estados Unidos. Utilizando o software Astrometrica, os cientistas cidadãos conseguem detectar preliminarmente os asteroides, enviando relatórios para a Nasa. A confirmação vem após um longo processo de avaliação, que pode durar de seis a oito anos. Se confirmado, a pessoa que fez a descoberta pode nomear os asteroides como desejar.

Geovana Ramos fez parte de uma das equipes inscritas no programa a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Logo, ela se destacou por conseguir detectar um grande número de asteroides em pouco tempo. "Consegui analisar mais de mil fotos em cinco dias", lembra a jovem. "Me dediquei muito para mostrar o potencial de uma cientista mulher e do interior do Nordeste. Passava horas no computador. Na minha cabeça, eu era a própria funcionária da Nasa", brinca.

A estudante é de Manaus e veio morar no Ceará após ser aprovada para o IFCE via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O interesse pela Ciência vem da infância. "Sempre tive fascinação com os planetas", diz. Geovana tem um canal no Youtube para divulgação científica, o "Astrofísica e Ciência".

Sobre o projeto

O Projeto Caça Asteroides no Brasil conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência vinculada ao MCTI, e do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa vinculada ao MCTI. Os participantes recebem um certificado do IASC (International Astronomical Search Collaboration), o programa na Nasa que conta com a cooperação de várias nações do mundo para novas descobertas astronômicas.

Os asteroides compõem um numeroso grupo de pequenos corpos rochosos que orbitam em torno do Sol. Com formato irregular, assemelham-se a pedras de grandes dimensões, em torno de 3 vezes o tamanho de montanhas, no entanto, podem atingir 1000 km de diâmetro. A maioria dos asteroides encontra-se entre Marte e Júpiter, em uma região denominada de Cinturão de Asteroides. A partir de 1992, vários desses corpos foram encontrados em órbitas além de Netuno, sendo chamados de asteroides transnetunianos, constituindo o Cinturão de Kuiper. Grandes asteroides já colidiram com a Terra, sendo uma dessas colisões consistente com a extinção dos dinossauros. O monitoramento de asteroides potencialmente perigosos é realizado por diversos grupos de pesquisa, dando origem a projetos como o Caça Asteroides MCTI, da Nasa.

Coordenadoria de Comunicação Social do IFCE de Sobral

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

BOLSONARO NO PL DE VALDEMAR COSTA NETO

Corda em casa de enforcado
 Charge blog do Amarildo em 01/12/2021

COREAÚ VAI TER NOVAS ELEIÇÕES APÓS TRE-CE MANTER CASSAÇÃO DE PREFEITO E VICE, NO CEARÁ

Imagem: Natinho Rodrigues/SVM/Reprodução Instagram/Com arteVN

Data para novo pleito ainda será definida pelo Tribunal. Edézio Sitônio (PDT), e a vice dele Érika Frota (PDT) foram cassados por abuso de poder e compra de votos. Decisão foi dada pelo TRE-CE após recurso do prefeito e da vice contra sentença de primeiro grau.

O município de Coreaú, no interior do Ceará, vai passar por novas eleições para prefeito e vice. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a cassação da chapa encabeçada pelo prefeito eleito, Edézio Sitonio (PDT), e a vice dele Érika Frota (PDT), pelo crime de abuso de poder e compra de votos. A sessão aconteceu na última semana, quarta-feira (1º). O novo pleito ainda não tem data marcada para acontecer.

A decisão foi tomada pelo colegiado por maioria simples e manteve a decisão na íntegra do que fora definido pela 1ª instância. Os políticos haviam entrado com recurso ao plenário do TRE, após serem condenados pelo juiz eleitoral Guido de Freitas Bezerra, da 64ª Zona Eleitoral.

Assim, além da cassação dos diplomas, todos os votos recebidos no pleito de 2020 pela chapa vencedora foram invalidados. Conforme o juiz, eles teriam que pagar multa equivalente a R$ 358 mil. Fonte: G1/CE

Embargos de declaração

Ainda há possibilidade de o prefeito recorrer por meio de embargos de declaração, mas estes recursos servem apenas para tirar possíveis dúvidas ou imprecisões da decisão e não mudam o mérito do julgamento. 

Também teve o mandato cassado, o vereador Francisco Antônio Menezes Cristino, conhecido como Chico Antônio, que é vice-presidente da Câmara Municipal.

Outras eleições suplementares no Ceará

Coreaú, portanto, é o 7º município cearense a ter que realizar novas eleições após a Justiça Eleitoral julgar irregularidades na campanha eleitoral do ano passado.

A data das eleições deve ser marcada pela Corte após o julgamento dos embargos. (Com blog Wilson Gomes)

domingo, 5 de dezembro de 2021

FRANCI ROCHA, DO MDB, É ELEITO PREFEITO DE VIÇOSA DO CEARÁ EM ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

Franci Rocha, do MDB, foi eleito prefeito de Viçosa do Ceará neste domingo. Foto: Reprodução
Emedebista recebeu 52,56% dos votos válidos e derrotou o candidato Divaldo Soares, do PDT. 

Franci Rocha, do MDB, foi eleito, neste domingo (5), prefeito do município de Viçosa do Ceará, no interior do estado, em eleição suplementar. Ele recebeu 52,56% dos votos válidos e derrotou o candidato Divaldo Soares, do PSD, que recebeu 47,44% dos votos.

Ao todo, 35.634 pessoas votaram no município, dos quais 17.945 foram para o prefeito eleito, 16.197 para a oponente. Dos votos totais, 2,578% optaram pelo voto nulo e 1,41% em branco.

Franci Rocha venceu a eleição em um partido com chapa pura, sem mais nenhuma legenda de apoio. Ele tem 53 anos, é casado, tem ensino fundamental incompleto e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser comerciante. O prefeito eleito tem um patrimônio declarado de R$ 867.581,90.

O vice é Shill, do MDB, que tem 50 anos. 

Prefeito cassado

O TRE manteve, no dia 8 de fevereiro deste ano, a cassação do prefeito eleito de Viçosa do Ceará, José Firmino (MDB), e do vice, Marcelo Ferreira Moreira (MDB), por abuso de poder político e conduta vedada nas Eleições 2020. 

Após a decisão do TRE, foi deferida liminar pelo Tribunal Superior Eleitoral para manter o prefeito no cargo até o julgamento do recurso pelo próprio TSE. Na sessão do último dia 5 de outubro, a Corte Superior manteve a cassação e determinou a realização imediata de nova eleição.

Fonte: G1/CE

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores