sábado, 3 de junho de 2017

FEIRA POPULAR MOVIMENTA A COMUNIDADE NO SÍTIO ALGODÕES EM ALCÂNTARAS

Uma feira popular está agitando a comunidade de sítio Algodões na zona rural do Município de Alcântaras. O sucesso da feira, está atraindo pessoas de várias regiões da serra da Meruoca.

A feira que é organizada por moradores da própria comunidade e fica localizada às margens da CE-241, na estrada para Sobral, na entrada da localidade de Lanchinha e próxima a entrada do Povoado de Carmolândia. Os produtos são dos mais variados, mas o forte são os da agricultura familiar e comidas típicas, isso aproveitando a boa safra ocasionada pelas bom período chuvoso deste ano.

Devido ao grande sucesso, a feira está atraindo curiosos e visitantes da cidade de Alcântaras, de inúmeras localidades do município e de outras regiões da serra, além de pessoas de outros municípios que também frequentam o local. 

A Feira acontece nas manhãs do domingo e segue até o meio dia. 

Participem!

Veja algumas imagens:

LEGISLATIVO: DOIS VEREADORES FORAM À TRIBUNA NA SESSÃO ORDINÁRIA DESTA SEXTA-FEIRA (2) EM ALCÂNTARAS

Na noite desta última sexta-feira (2), a câmara de Alcântaras realizou uma sessão ordinária, onde foram aprovados várias indicações e requerimentos. Na oportunidade dois vereadores usaram à tribuna.

Vereador Antonio Marcos:

Iniciou sua tribuna falando sobre sua participação  no seminário realizado, ou seja, uma audiência pública na questão de aprovação do Plano Plurianual. "Foi a primeira vez que aconteceu no município, isso é importante. Inclusive esperamos que não fique só no papel. até porque, as vezes o plano é bonito mas na prática nada acontece, mas esperamos o que foi colocado aconteça.

Outro fator é com relação ao Selo Unicef jamais conseguido pelo município de Alcântaras e no que sabemos vários municípios vizinhos já conseguiram. Inclusive nesse seminário coloquei como meta para que nosso município possa conseguir. Sabemos que a conquista do Selo Unicef é importante para abrir as portas para o município. 

No seminário realizado, sobre a educação coloquei o projeto, inclusive está no meu plano de vereador para que seja criado em nosso município um pré-vestibular para os alunos que venham da escola pública e termina o segundo grau, até porque quando andamos nas comunidades é que todos que termina o segundo grau não tem condição de fazer um cursinho,  sugerimos que fosse criado pelo o município o pré-vestibular municipal."

O referido vereador falou sobre o programa da agricultura familiar no qual o governo do estado em Julho irá lançar o programa da compra dos produtos diretos dos agricultores. As mesmas irá abastecer os hospitais, presídios, faculdades estaduais e todos vão comprar do agricultor familiar. "Isso é bom demais, porque gera emprego na agricultura familiar e hoje estamos vendo que é muito pouco a população no campo que trabalha na agricultura familiar". - Disse Antonio Marcos.


Vereador (Presidente),  Manoel Albuquerque:


Na sua tribuna o referido vereador fez explicação sobre a parte do vereador Antonio Marcos referiu-se sobre à falta de remédios na farmácia do município. Segundo Manoel Albuquerque "sabe-se da problemática e o  município de Alcântaras tem feito sua parte, inclusive na semana passada veio uma remessa más vieram pouquíssimos medicamentos. Inclusive nós somos cobrado, e quem está do outro lado que está precisando do medicamento não quer saber se vem pouco ou muito".

O mesmo ressalta sobre o que ressaltou o prefeito Joaquim: sobre os secretários, ou seja,  aquele que não suprir à expectativa na administração o mesmo será exonerado do cargo.inclusive o mesmo já fez algumas mudanças, até porque, o prefeito é cobrado e ele tem que cobrar é dos secretários. E nós esperamos que a coisa se desenvolva, apesar que tem algumas pessoas que fazem parte da administração que não se empenham, mas estamos observando. 

Sobre o festival de quadrilha o prefeito Joaquim juntamente com sua equipe estão tentando de todas as formas para realização do festival de quadrilha. Quando conversamos sobre festival, os mesmo tenham cuidado para que posterior o festival o município entre numa crise, onde as coisas já não estão boa".- Disse Manoel Albuquerque.

Com Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

sexta-feira, 2 de junho de 2017

UNICEF E PARCEIROS APRESENTAM DADOS SOBRE HOMICÍDIOS DE ADOLESCENTES NO BRASIL E NO CEARÁ

Evento na Assembleia Legislativa do Ceará traz dados inéditos sobre violência letal contra adolescentes.

Na próxima segunda feira, dia 5 de junho, serão divulgados, na Assembleia Legislativa do Ceará, dois estudos que trazem dados e informações inéditas sobre homicídios de adolescentes brasileiros.

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), a partir de uma extensa pesquisa do cenário da violência letal sofrida por adolescentes em 2014, faz uma projeção do número de adolescentes que serão mortos antes de completar 19 anos até 2021. Além disso, traz uma análise dos números de homicídios de adolescentes nos grandes municípios brasileiros.

A partir do cálculo do índice de 2012, estimava-se que aproximadamente 42 mil vidas de adolescentes seriam perdidas nos municípios com mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019 se as condições fossem mantidas. O IHA é resultado de uma parceria entre o UNICEF e o Ministério dos Direitos Humanos em parceria com o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ).

Durante a ocasião, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência lança o relatório “Trajetórias Interrompidas”, que faz uma análise dos perfis dos adolescentes mortos no Ceará. A pesquisa traz um levantamento qualitativo sobre quem são os adolescentes vítimas de homicídios no Estado, oferecendo informações sobre as condições familiares, educação, renda, entre outros.

Serviço:
Lançamento do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) e do relatório Trajetórias Interrompidas
Segunda-feira, 5 de junho, às 9 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará

quinta-feira, 1 de junho de 2017

UVA DIVULGA O NÚMERO DE VAGAS REMANESCENTES APÓS A CHAMADA DOS CANDIDATOS CLASSIFICÁVEIS DO PROCESSO SELETIVO 2017.1

Para visualizar, clique na imagem.
Nesta fase, o nome dos candidatos serão anunciados três vezes. Quem estiver presente no momento da chamada irá preenchendo as vagas. 

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), torna público as VAGAS REMANESCENTES após a chamada dos candidatos CLASSIFICÁVEIS do Processo Seltivo 2017.1, realizada nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2017, referentes ao Edital Nº 01/2017, para ingresso em cursos de graduação da UVA, oferecidos em Sobral.

1. DA MATRÍCULA
1.1. A matrícula dos CLASSIFICÁVEIS SEGUINTES, dentro do limite das vagas remanescentes, indicadas no QUADRO 01, será no dia 02 de junho de 2017, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus Betânia, a partir das 09h, para todos os cursos, por ordem de chamada.

1.2. Perderão o direito à vaga os candidatos que chegarem fora do horário indicado e/ou que não apresentarem a documentação indicada a seguir, juntamente com os originais:

a) 01 (uma) fotocópia da Carteira de Identidade;
b) 01 (uma) fotocópia do Certicado de Conclusão do Ensino Médio;
c) 01 (uma) fotocópia do comprovante da obrigação eleitoral;
d) 01 (uma) fotocópia do Certicado de Reservista (para homens que já tenham feito o alistamento militar).

Veja documento na íntegra clicando AQUI.

XII FESTIVAL DE INVERNO DA MERUOCA DIVULGA AS 20 CANÇÕES CLASSIFICADAS PARA AS ETAPAS SEMIFINAIS

A realização da 12ª edição do Festival de Inverno da Serra Meruoca já está em contagem regressiva, com a divulgação das 20 canções selecionadas para as etapas semifinais da mostra competitiva de música do festival que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de junho na cidade de Meruoca, localizada na Região Norte do Estado do Ceará.

Foram 177 canções inscritas oriundas de diversos estados do Brasil e também de vários municípios do Ceará, fazendo com que batesse record de inscrições, demonstrando mais uma vez a importância do Festival para o calendário cultural do Ceará e para a produção musical brasileira.

"Gostaria em nome da coordenação do festival, agradecer e parabenizar imensamente todos os inscritos que contribuem com seus processos criativos de forma plena para a heterogeneidade e qualidade da MPB, contudo, por questões de logística, o Festival de Inverno da Serra da Meruoca seleciona apenas 20 canções para suas semifinais. Foi um trabalho muito difícil selecionar 20 canções entre tantas obras de valor", explica o coordenador do festival competitivo Pingo de Fortaleza.

A escolha das canções finalistas contou com uma banca criteriosa formada por nomes de referência e notório saber no campo da música: Mona Gadelha (Cantora, compositora, jornalista. Coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes desde 2014. Lançou sete CDs autorais e participou do álbum "Massafeira". É mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará  e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICC), Abdoral Jamacaru (Cantor e compositor natural do Crato (CE), autor de vários LPs e CDs, entre os quais, o independente “Avalon” (1986), que traz a primeira versão de Flor do Mamulengo, de Luiz Fidelis, e “O Peixe” (1998) este considerados cults), Caio Sílvio (compositor cearense autor de sucessos nacionais como, Noturno (interpretada por Fagner) e Pequenino Cão (imortalizada na voz de Simone), Téti (intérprete cearense integrante do movimento Pessoal do Ceará e com diversos discos gravados) e Marcus Vinnie (Maestro, arranjador, integrante da banda Locomotiva e da banda do cantor e compositor Fagner).
CONFIRA AS CANÇÕES SELECIONADAS

Asas do Coração - Compositor: Fernando Araújo - Intérprete: Davi Carvalho - Fortaleza - CE.
Cantando pra Luiz - Compositor: Thim Lopes - Intérprete: Thim Lopes - Barro - CE.
Canto do Mar - Compositor: Bruna Hetzel - Intérprete: Bruna Hetzel - Natal - RN.
Casa dos Viajantes - Compositor: Martin Cesar / Zebeto Corrêa - Intérprete: Zebeto Corrêa - Belo Horizonte - MG.
Céu de Nuvens - Compositor: Nilton Cruz - Intérprete: Marcelo Holanda - Fortaleza-CE.
Dá-Me a Ti - Compositor: Edu Asaf/ Zé Alexandre- Intérprete: Edu Asaf - Sobral-CE.
Das Cores de Si - Compositor: Marisol/Tito Freitas - Intérprete: Marisol - Fortaleza-CE.
Estradeiro - Compositor: Ramon Moreira - Intérprete: Ramon Moreira - Fortaleza -CE.
Eu Já Sabia - Compositor: Luciano Maia/ Chico Pio - Intérprete: Chico Pio- Fortaleza -CE.
Eu não Preciso da sua Água - Compositor: Jânio Florêncio/ Sérgio Theófilo - Intérprete: Jânio Florêncio - Fortaleza -CE.
Forró do Luiz -Compositor: Raimundo Cassundé- Intérprete: Cumpade Barbosa -Fortaleza-CE.
João Pecado - Compositor: Fernando Lourenço - Intérprete: Frontal com Fanta - Fortaleza -CE.
O Inverno - Compositor: Roberto Flávio Almeida - Intérprete: Leandro Oliveira Barreto Cavalcante- Fortaleza -CE.
O Vento Aracati - Compositor: Eusébio Rocha - Intérprete: Fábio Duarte - Fortaleza -CE.
Oxumaré - Compositor: Pantico Rocha/Marcus - Intérprete: Pantico Rocha - Fortaleza -CE.
Porto das Barcas- Compositor: Linda Pedra - Intérprete: Linda Pedra - Fortaleza -CE.
Prece - Compositor: Joaquim Ernesto/José Ferreira - Intérprete: Eudes Fraga -Pedra Branca-CE.
Rua Deserta - Compositor: Chico Barreto/Silvio Barreira - Intérprete: Lúcio Ricardo - Pedra Branca-CE.
Templo da Razão - Compositor: Dunga Odakan/Rogério Soares/Serrão de Castro - Intérprete: Serrão de Castro - Fortaleza-CE.
Um Novo Dia Todo Dia - Compositor: Johnny Silva - Intérprete: Johnny Silva- Fortaleza –CE.

MÚSICAS POR ORDEM DE SUPLÊNCIA

O Carpinteiro (1º suplente) - Compositor: Fernando Rosa - Intérprete: Fernando Rosa- Fortaleza -CE.
Fome (2º suplente) - Compositor: Evaristo Filho - Intérprete: Penha Lima- Fortaleza -CE.
Labuta (3º suplente) - Compositor: Juliano Magno - Intérprete: Juliano Magno- Fortaleza -CE.
As canções selecionadas se apresentarão nas seminais nos dias 15, 16 e 17 de junho, em Meruoca.

REUNIÃO COM OS SELECIONADOS
Na próxima segunda-feira, 06 de junho, às 15h, haverá reunião na sede da  Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar) com os artistas selecionados, a coordenação do festival e o diretor musical da mostra competitiva Mimi Rocha. 

As músicas selecionadas para as etapas eliminatórias que concorrerão às premiações: 1.º lugar - R$ 8.000,00 (Oito mil reais) e troféu; 2.º lugar - R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e troféu; 3.º lugar - R$ 3.000,00 (Três mil reais) e troféu; Música de aclamação popular: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) e troféu e Melhor intérprete: R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) e troféu.
Realizado tradicionalmente no feriado de Corpus Christ, é o único festival musical inspirado nos clássicos festivais de MPB da década de 1960, com gênero competitivo e em atividade contínua no estado do Ceará e com maior número de edições, é um recorte da produção musical brasileira. O festival é referência no calendário de eventos do gênero e movimenta a cadeia produtiva da região fomentando também o turismo local.

XII Festival de Inverno da Serra da Meruoca. Realização: Prefeitura Municipal de Meruoca. Realização da Mostra Competitiva de Música: Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR.  Apoio: Governo do Estado do Ceará.
                                                                                   
Serviço
XII Festival de Inverno da Serra da Meruoca 
Eliminatórias: dia 15, 16 e 17 de junho em Meruoca-CE
Mais informações: 085 - 3226 1189 / 99987 7321 / 9911 0941
associacaosolar@gmail.com
www.meruoca.ce.gov.br
https://www.facebook.com/festivaldameruoca/
  
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Joanice Sampaio 

IFCE SOBRAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE EXTENSÃO EM ASTRONOMIA

Iniciativa faz parte do projeto Capacita IFCE. Inscrições ocorrem entre os dias 2 e 12 de junho. São 50 vagas.

O campus de Sobral do IFCE ofertará 50 vagas para curso de extensão em Astronomia. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 2 de junho (sexta-feira), às 11 horas, até o dia 12 de junho, também às 11 horas, através de formulário eletrônico disponível no site www.ifce.edu.br/sobral. O critério de seleção é por ordem de inscrição. O resultado será divulgado no dia 16 de junho, através do site e Facebook.

O Capacita IFCE é um projeto de extensão do campus. Uma vez por mês, é ofertado um curso, gratuito e voltado também ao público externo. Ao longo do ano, serão ofertados outras capacitações, com temas como Preparação para o Mercado de Trabalho, Estatística Básica e Inglês Instrumental, entre outros.

SERVIÇO
CAPACITA IFCE - Curso Astronomia
Período de aulas: 19/06/17 a 23/06/17, de 14h às 18 horas
Carga horária: 20 horas

Tiago Braga - Jornalista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-030 
www.ifce.edu.br/sobral
www.facebook.com/ifce.sobral

EXÉRCITO APRESENTA NA AL DADOS DA OPERAÇÃO CARRO-PIPA NO CEARÁ

O comandante da 10ª Região Militar, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, fez, durante o segundo expediente da sessão plenária desta terça-feira (30/05), uma explanação sobre o funcionamento da Operação Carro-Pipa no Ceará.

A visita atendeu a convite do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). O parlamentar enalteceu o trabalho da instituição e defendeu que o Exército Brasileiro assuma as obras da transposição do rio São Francisco e conclua o trecho que vai trazer água ao Ceará.
“Queremos que a água chegue, como chegou à Paraíba e a Pernambuco”, solicitou. Na avaliação do parlamentar, o Exército poderia concluir o projeto mais rápido que as empreiteiras.

Segundo o general, a corporação teria condições de assumir as obras, desde que fosse autorizado pelo Governo Federal. O militar explicou ainda como a Operação Carro-Pipa é organizada no Ceará e como é feita a fiscalização do trabalho dos pipeiros – responsáveis pelo transporte da água. O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira informou que a operação contempla 88 municípios cearenses, atendendo a cerca de 600 mil habitantes. “Isso muda a cada mês, de acordo com a estiagem”, comentou. Há ainda 1.229 pipeiros prestando o serviço. “É uma operação complexa e integrada”, enfatizou. Ele ressaltou que o planejamento da operação cabe ao Ministério da Integração Nacional.

Além disso, esclareceu sobre o atraso no pagamento dos profissionais – queixa apresentada durante audiência pública realizada na AL na segunda-feira (29/05). “Para fazer o pagamento, temos que ter a prestação de contas, e o pipeiro tem que fazer de acordo com as ‘carradas’ comprovadas”, esclareceu o general.

O coronel Claudemir Rangel, chefe do Escritório da Operação Carro-Pipa, afirmou que a operação tem que prestar apoio prioritário às populações rurais, podendo, em casos excepcionais, atuar nas sedes dos municípios – para abastecer escolas e hospitais, por exemplo.O valor final recebido pelos profissionais leva em conta diversos fatores, como distância percorrida, quantidade de viagem e as vias utilizadas no transporte.

Claudemir Rangel informou ainda que, no Nordeste, são atendidos 874 municípios, beneficiando 3,9 milhões de pessoas. No total, são 29 organizações militares responsáveis pela distribuição e 23 mil carros-pipas contratados. “Em um dia, são 650 militares cumprindo essa nobre função de fiscalizar a Operação Carro-Pipa”, disse.

Os deputados Fernanda Pessoa (PR), Dra. Silvana (PMDB), Walter Cavalcante (PP), Roberto Mesquita (PSD), Carlos Felipe (PCdoB) e Manoel Duca (PDT) parabenizaram o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro no País.  

Além disso, Fernanda Pessoa solicitou que o Exército atue em Boa Viagem, pois a sede do município está há mais de 20 dias sem água. O general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira explicou que a responsabilidade do Exército é de abastecer as áreas rurais, mas que a situação poderia ser avaliada.

Já o deputado Carlos Felipe pediu que fossem analisadas as queixas apresentadas pelos pipeiros na audiência, tais como: problemas com o sinal de telefonia para captação do GPS dos veículos; demora nos pagamentos e defasagem dos valores. Participou ainda do debate o chefe da Assessoria Parlamentar do Exército Brasileiro, coronel Luiz Benício.

Assessoria de Imprensa – AL/CE

quarta-feira, 31 de maio de 2017

IFCE SOBRAL OFERTA 175 VAGAS NO SISU 2017.2

As inscrições serão realizadas até o dia 1º de junho.

Os estudantes que já concluíram o Ensino Médio e realizaram o Enem têm uma nova chance de ingresso no campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A instituição disponibiliza 175 vagas, distribuídas em cinco cursos: Licenciatura em Física (35), Tecnologia em Alimentos (35), Tecnologia em Irrigação e Drenagem (35), Tecnologia em Mecatrônica Industrial (35) e Tecnologia em Saneamento Ambiental (35). O número de vagas inclui ampla concorrência e cotas. As inscrições vão de 29 de maio a 1 de junho e devem ser feitas no site do Sisu.

As inscrições para participação no Sisu serão efetuadas exclusivamente pela internet por meio do site http://sisu.mec.gov.br. O sistema ficará disponível no período de 29 de maio de 2017 até as 23 horas e 59 minutos do dia 1º de junho de 2017, observado o horário oficial de Brasília (DF). O candidato poderá se inscrever em até 02 opções de vaga.

Para se inscrever, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame. O processo seletivo do Sisu referente à segunda edição de 2017 será constituído de uma (01) única chamada. O estudante deverá realizar sua matrícula ou seu registro acadêmico nos dias 9, 12 e 13 de junho de 2017.

O Sisu é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), nele instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 5 de junho de 2017. 

Tiago Braga - Jornalista
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Campus de Sobral -  Av. Dr. Guarani, 317, bairro Derby Clube, CEP: 62042-030 
www.ifce.edu.br/sobral
www.facebook.com/ifce.sobral
Coordenadoria de Comunicação e Eventos: (88) 3112.8120

terça-feira, 30 de maio de 2017

QUADRA CHUVOSA FICA EM TORNO DA MÉDIA, APÓS 5 ANOS

Os números parciais divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam para a quadra chuvosa mais intensa desde 2011. Até ontem, faltando dois dias para o fim do período invernoso, choveu 553.8 mm. A Fundação considera em torno da média de 505.6 mm a 698.8 mm. Em 2011, no último "bom inverno", foram registrados 659 mm.

Apesar de não ter resolvido o problema da falta d'água, as chuvas de 2017 trouxeram um certo alívio para a população. Segundo a Funceme, fenômenos climáticos mais brandos foram os responsáveis por chuvas melhores. Com as chuvas que caíram no Estado, o volume total dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aumentou em 100% em relação ao início da quadra chuvosa, pois, em fevereiro, o nível era de 6,5% e, no fim de maio, estamos com 12,5%.

Já considerando o mesmo período do ano passado - de fevereiro de 2016 a maio de 2016 -, a variação foi pouca, de 11,6% para 11,9%. Os açudes que estão sangrando atualmente são: Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú; Maranguapinho, Tijuquinha e Itapebussu, das bacias Metropolitanas; Tucunduba, Itaúna e Angicos, da bacia do Coreaú; Gameleira, no litoral.

Durante a quadra chuvosa, o Ceará chegou a ter 12 reservatórios sangrando. Apesar da melhoria, os principais açudes do Estado não receberam aporte hídrico considerável. Orós, Banabuiú e Castanhão, por exemplo, estão com volumes de 10,4%, 0,7% e 5,4%, respectivamente.

Via Sobral em Revista (com informações da Funceme)

PROGRAD DIVULGA O NÚMERO VAGAS REMANESCENTES DO SEU VESTIBULAR 2017.1

A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), torna público as vagas remanescentes para os candidatos CLASSIFICÁVEIS do Processo Seltivo 2017.1, regido pelo Edital Nº 01/2017, para ingresso em cursos de graduação da UVA, oferecidos em Sobral.

A matrícula dos classicáveis dentro do limite das vagas remanescentes, indicadas no QUADRO 01, será nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2017, na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), no campus da Betânia, no horário das 09h às 17h, para todos os cursos.

DOS CLASSIFICÁVEIS SEGUINTES

Se ainda restarem vagas, após a chamada dos CLASSIFICÁVEIS, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) divulgará as vagas restantes no dia 01 de junho de 2017, à partir das 20h, na PROGRAD e/ou na página da UVA na Internet, em www.uvanet.br, sendo a chamada dos CLASSIFICÁVEIS SEGUINTES realizada às 09h do dia 02 de junho de 2017, na PROGRAD. 


Para ver número de vagas que sobraram, clique AQUI.

Para acessar o site da UEVA, clique AQUI.

IFCE ABRE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EM SOBRAL

Há uma vaga na área de Engenharia Sanitária (subárea Gestão Ambiental). Inscrições são entre 5 e 12 de junho.

O campus de Sobral do Instituto Federal do Ceará (IFCE) abre inscrições do processo seletivo para contratação de professor substituto. A oferta é de uma vaga para a área de Engenharia Sanitária (subárea Gestão Ambiental). O candidato precisa ter uma das seguintes graduações: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia de Pesca, Bacharelado em Ciências Ambientais, Engenharia Sanitária, Tecnologia em Meio Ambiente, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Gestão Ambiental e Engenharia Agrícola e Ambiental.

O contrato é por um ano, podendo ser prorrogado. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.
As inscrições devem ser feitas entre os dias 5 e 12 de junho, exclusivamente pela internet (http://qselecao.ifce.edu.br). O processo seletivo contará com duas etapas: desempenho didático - que consistirá em uma aula teórica, ministrada em nível de graduação sobre assunto sorteado, perante banca examinadora, com duração de 60 minutos - e prova de títulos. O tema sorteado foi "Microbiologia Aplicada a Ciências Ambientais”.

A taxa de inscrição é de R$ 150, podendo ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica até 14 de junho. O resultado final será divulgado no dia 10 de julho. Mais informações você confere no edital, disponibilizado em http://qselecao.ifce.edu.br.

Serviço:
Inscrições para professor substituto do IFCE Sobral
Área: Engenharia Sanitária (subárea Gestão Ambiental)
Quando: 5 a 12 de junho
Onde: pela internet (http://qselecao.ifce.edu.br).
Tiago Braga - Jornalista

COPETAM X COOPFONORT: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SEDE DO LEGISLATIVO DE MERUOCA DEBATEU O TRANSPORTE PÚBLICO ALTERNATIVO

Presidente Herton Alves comandando a Audiência Pública
Reunião ocorreu no último sábado (27), e mostrou o descontentamento dos motoristas que ficaram de fora do atual sistema de transporte.

(Por Marcelo Marques). O presidente da Câmara de Meruoca Herton Alves (PT) e o vereador Zé Maria (PCdoB) comandaram no sábado (27), Audiência Pública, no plenário do legislativo, contando também com as presenças do edil Mardônio Cavalcante, deputado estadual, Moisés Braz, defensor público, Dr. Pedro Aurélio, Júnior Binga, representando a Copetam, Emanuel do DETRAN e Rômulo Marques da Coopfonort, que debateram a situação dos transportes alternativos em Meruoca/Alcântaras.
Motoristas dos transportes alternativos no plenário Osvaldo Soares
Muitos topiqueiros marcaram presença, ficando lotadas as dependências do plenário Osvaldo Soares. O prefeito Fonteles de Meruoca e Joaquim do Quinca de Alcântaras, não apareceram e nem mandaram representantes.
Vereador Thiago Marques do PCdoB
Vereador Thiago Marques foi o primeiro a usar da palavra para dar apoio aos topiqueiros, e explicou os motivos da Audiência Pública. Afirmou que apoia os transportes de qualidade que a população está tendo, com a entrada desse novo sistema, e que já usou os serviços da Coopfonort. Thiago disse também que está com os outros motoristas que precisam trabalhar e que seja encontrada uma solução para poder dar oportunidade para todos.
Júnior Binga representando os topiqueiros da COPETAM
Júnior Binga representando os topiqueiros que ficaram de fora do atual sistema de transporte alternativo de Meruoca, está lembrando de como começou a luta da antiga Copetam, para poder agregar todos os que trabalhavam no sistema. Júnior está querendo saber quais os critérios usados para poder formar a Coopfonort e deixando de fora muitos topiqueiros.
Vereador de Meruoca Mardônio Cavalcante
O vereador Mardônio Cavalcante usou da palavra, para dizer que as pessoas dos distritos e localidades estão sendo prejudicadas, porque os transporte do atual sistema não consegue chegar em todo município. Mardônio finalizou sua fala dizendo que a saída é o sistema atender aos topiqueiros que ficaram de fora do sistema.
Rômulo Marques representante da Coopfonort
O representante da Coopfonort dos transportes alternativos de Meruoca, Rômulo Marques, falou sobre a criação da cooperativa. Disse Rômulo, que a Copetam está ilegal e que não pode ter o mesmo CNPJ. Explica que a topic da Coopfonort custou R$ 119,000,00 mil reais e pagando R$ 7.000,00 mil por mês em um total de 57 prestações. Afirmou que procurou muitos topiqueiros que ficaram de fora, mais muitos não acreditaram e pularam fora.
Defensor Público Dr. Pedro Aurélio
O Defensor Público Dr. Pedro Aurélio, representando a Defensoria Pública do Ceará, vindo participou da Audiência Pública, comentando sobre o trabalho da Defensoria, para que seja respeitado o direito do cidadão, e que espera que a Defensoria possa se estabelecer nos 184 municípios do Ceará, e que hoje esta em somente em 35 municípios.

Afirma que como Defensor Público está na audiência para poder lutar pelas pessoas e que estas tenham o direito de se locomover, tendo um transporte público de qualidade e que seja também universal.
Representante do DETRAN Emanuel 
O representante do DETRAN do Ceará Sr. Emanuel, falou sobre a formação da Cooperativa dos transportes alternativos de Meruoca. Presidente Herton Alves depois de ouvir as autoridades, abriu a plenária para a população de Meruoca, que se manifestou quanto ao transporte público existente.
Deputado estadual Moisés Braz
Deputado estadual Moisés Braz (PT), ao participar da Audiência Pública na Câmara de Meruoca, disse que o transporte decente para todos e de qualidade é muito importante. Afirma que o trabalhador da zona Rural não pode ficar sendo prejudicado.

Ao final da Audiência Pública, o presidente Herton Alves agradeceu a presença de todos, e disse que esperava que as discussões sobre o transporte alternativo tenham servido para esclarecer algumas dúvidas que estavam existindo.

Do Blog Política em Evidência

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores