sábado, 4 de julho de 2015

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DOS 242 ANOS DO MUNICÍPIO DE SBRAL


Grato pelo convite!


É HOJE, A ÚLTIMA E PRINCIPAL NOITE DA FESTA DO 'SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS' NO SÍTIO NORTE EM ALCÂNTARAS


Localidade de Sitio Norte realiza na noite de hoje a ultima noite da Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Além da celebração religiosa, a região do Sítio Norte foi muito prestigiada na noite de ontem 03/07, em decorrência das apresentações das tradicionais quadrilhas juninas em seu segundo Festival da localidade.

Na noite de hoje, a celebração religiosa começa a partir das 19:00hs. A Festa termina neste domingo dia 05 de julho.

Como chegar?

O trajeto até a localidade de sitio Norte é feito através das estrada do sítio Algodões/Norte, ou ainda pelo Sitio Fidalgo, e de quem vem das regiões de Meruoca, entrando no município de Alcântaras pela estrada baixa grande.
Imagens Divulgação PJ Norte

SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Charge Sinfrônio Diário do Nordeste em 0.07.2015

sexta-feira, 3 de julho de 2015

SESSÃO NA CÂMARA DE ALCÂNTARAS NESSA SEXTA-FEIRA (3)

Hoje, também ocorrerá uma a Audiência Pública que discutirá a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A presidenta da Câmara de Alcântaras Cleuvilândia Menezes, e os demais Edis, convidam a todos para  participarem de uma Audiência Pública (Discutir LDO)  e da Sessão Ordinária que acontecerá nessa sexta-feira (3) no plenário Raimundo Nonato Albuquerque.

Informações Blog Luís Carlos Silva

AL INSTALA CÂMARA TÉCNICA E EMPOSSA SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS NESTA SEXTA-FEIRA (03/07)

A Assembleia Legislativa do Ceará instala nesta sexta-feira (03/07) a nova Câmara Técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) e o seu secretário executivo. 

A nova câmara será presidida pelo deputado Tin Gomes (PHS) e terá como membros os deputados Bruno Pedrosa (PSC), Agenor Neto (PMDB), Sérgio Aguiar (Pros), Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV) e Evandro Leitão (PDT). A solenidade acontece às 11 horas, no Auditório Murilo Aguiar, oficializada pelo presidente Zezinho Albuquerque (Pros). O novo secretário executivo do CAEAE será o ex-deputado federal Ariosto Holanda (Pros).

Francisco Ariosto Holanda é natural de Limoeiro do Norte. Engenheiro pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Instrumentação de Processos Industriais - Petrobrás pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduação em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ.

Foi professor titular e coordenador do Curso de Engenharia da Universidade de Fortaleza (Unifor); professor adjunto e coordenador do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Presidente do Nutec. Suas áreas de especialização são Instrumentação de Processos Industriais; Engenharia Biomédica; e Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atua nas linhas de pesquisa de Formulação, Implantação e Execução de Programas e Projetos voltados para o Desenvolvimento Educacional, Científico e Tecnológico.

Ariosto Holanda foi também deputado federal pelo Ceará por seis mandatos consecutivos, a partir de 1991. Foi secretário da Indústria e Comércio do Estado do Ceará entre 1987 e 1989; e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.

Ariosto foi idealizador do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados e trouxe o seu estatuto e regimento para servirem de espelho à criação do Conselho cearense, por solicitação do então presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho. O CAEAE foi criado em 13 de setembro de 2007 e já contou, em sua secretaria executiva, com o trabalho desenvolvido por Eudoro Santana e Francisco Viana.

Ariosto percebe no Conselho um instrumento para fortalecer o parlamento através dos estudos que possam resultar em projetos de lei que venham ao encontro das necessidades urgentes da população. “Podemos oferecer importantes contribuições ao legislativo cearense, principalmente as relacionadas com educação, ciência e tecnologia, saúde e recursos hídricos”, defende.

Assessoria de Imprensa – Assembleia Legislativa do Ceará

MOSES RODRIGUES INTEGRA COMISSÃO DE DEPUTADOS QUE VISITA O ESTADO PARA TRATAR DO CANCELAMENTO DA REFINARIA PREMIUM II


Nesta sexta-feira (03), os membros da Comissão Externa destinada a fazer os levantamentos in loco bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da Construção das refinarias Premium I (MA) e Premium II (CE) estarão em Fortaleza. A visita ao Estado do Ceará faz parte do calendário de atividades da Comissão e tem como objetivo reunir subsídios para a elaboração do relatório final.


A visita será acompanhada por nove deputados federais, três deles cearenses, Cabo Sabino (PR), Raimundo Gomes de Matos (PSDB) e Moses Rodrigues (PPS). “O nosso trabalho à frente da Comissão Externa tem sido intenso. Essa visita pretende reunir elementos para a construção do relatório final. O Ceará investiu quase R$ 600 milhões. Muitos cearenses acreditaram no projeto, que foi cancelado sem explicação”, destacou o deputado Moses Rodrigues, titular da comissão.

Além de visitar as instalações da Refinaria Premium II, em São Gonçalo do Amarante, o grupo deve se reunir com o governador do Estado, Camilo Santana. Ainda no período da manhã, os integrantes da Comissão seguem para a Federação das Indústrias do Ceará, onde participarão de um debate com lideranças políticas e empresariais do Estado. No inicio da tarde, os parlamentares participarão de uma audiência com as Comissões de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços e a de Viação Transporte e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa, para debater os motivos do cancelamento da Refinaria.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CÂMARA APROVA NOVA PROPOSTA QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL PARA CRIMES HEDIONDOS

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, por 323 votos a 155, emenda que reduz a maioridade penal.

Sob o comando do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em menos de 24 horas a Câmara dos Deputados derrubou a rejeição à redução da maioridade penal e aprovou, em primeiro turno, por 323 votos a 155 e 2 abstenções, no começo da madrugada de hoje (2) uma emenda substitutiva, praticamente idêntica ao texto derrubado ontem (1º), e que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Contrariamente ao que ocorreu na sessão de terça-feira (30), quando o substitutivo do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi derrotado por 5 votos (eram necessários 308 votos para a aprovação, mas a proposta recebeu 303 favoráveis), as galerias estavam vazias. Estudantes e integrantes de movimentos sociais tentaram chegar ao local, mas foram impedidos pela segurança da Casa. O PT, PCdoB, PDT, PSB, PPS, PV, PROS se colocaram contrários à aprovação. O PSOL entrou em obstrução.

A emenda aprovada propõe a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, latrocínio, homicídio qualificado e outros), homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. O texto também prevê a construção de estabelecimentos específicos para que os adolescentes cumpram a pena.

Mais informações no site da Agência Brasil clicando AQUI.
Foto: abio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

DEPUTADOS DO 'PPS' REPUDIAM DECLARAÇÕES DE ALEXANDRE PEREIRA

Deputados Tomaz Holanda e Moses Rodrigues lançam Nota de Repúdio em resposta as calúnias feitas por Alexandre Pereira, presidente do PPS Ceará, aos parlamentares cearenses da sigla durante um programa de rádio no município de Sobral, nesta quarta-feira (01).

Existe uma grande diferença entre o ponto de vista e a vista de um ponto.

No ponto de vista do Presidente Estadual do PPS cearense, o nosso partido teria que apoiar a reeleição do Prefeito de Fortaleza em 2016, que faz parte do grupo político que domina o Estado nos últimos anos e do atual Governador, que é do Partido dos Trabalhadores. O Presidente Estadual defende ainda que não existe contradição nesse apoio, visto que o PPS já foi aliado dessa corrente política.

Observando pela vista de um ponto não existe nenhuma justificativa coerente e plausível que poderia levar o PPS a apoiar o atual prefeito. Visto que existe uma orientação do diretório nacional que o PPS não fará coligações com o Partido dos Trabalhadores em face dos desmandos que esta sigla tem causado ao país. Além disso, foi justamente contra esse grupo formado pelo ex-governador, pelo prefeito de Fortaleza e pelo atual governador petista que o PPS se posicionou contra na última eleição.

Quanto ao argumento de que não podemos ser oposição, porque já fomos um dia aliados, é não admitir o salutar dinamismo da política; é não reconhecer que o que fomos é história e que nesse instante o que importa é o que somos; é ser conivente com a atual forma que a corrente que está no poder vem conduzindo o Estado, de maneira arbitrária, neoliberal e imprudente com as contas públicas; é não admitir que se muda de opinião quem as tem, todavia, o PPS muda, evolui, mas de acordo com a agenda da sociedade, sem comprometer sua essência; é enfim, mudar de lado para ter o direito de mudar e não de se ser mudado; é portanto, considerar que assim como o PPS, os diretórios do PSB, PMDB, PSDB e PR não tenham, também, o direito e o dever de firmar posição contrária ao grupo que está no poder.

Retornando ao ponto de vista do Presidente, poderíamos alegar que o PPS, ao não apoiar a reeleição do prefeito de Fortaleza, perderia as beneficias dos cargos que ocupa no governo estadual do PT e na prefeitura municipal.

No entanto, voltando à vista de um ponto, o PPS tem é que entregar os cargos que existem atualmente na prefeitura de Fortaleza e no governo do PT e formalizar que somos contra a atual conjuntura política existente no Estado do Ceará, para assim, dar inicio a uma oposição capaz de construir um plano de governo que atenda aos anseios da população cearense, onde o PPS seja um dos protagonistas dessa história e não um mero coadjuvante capaz de destruir compromissos com a sociedade em troca de cargos públicos. Pois, como colocou o presidente de honra do PPS, “O PPS não se vende, o PPS não se rende, e quem um dia acreditou que éramos apenas ‘mais um partido’ não nos conhece; logo, não nos representa”.

Portanto, insistir nesse apoiamento é o mesmo que afirmar que agiremos de forma imprudente as nossas convicções e às orientações do nosso diretório nacional. É criarmos um movimento que não tem sustentação histórica, política, estatutária e o mais grave, ética. Enfim, é não reconhecer que além do ponto de vista existe a vista de um ponto.

Da Assessoria

GREVE EM ALCÂNTARAS NA TRIBUNA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

Obs: Antes de iniciar o vídeo desabilite o áudio da Rádio clicando abaixo do nome Bela Vista FM.

Assista na íntegra o pronunciamento do Deputado Estadual Renato Roseno - PSOL/CE.
:: APOIO – Servidores em greve na luta por direitos

Os servidores do município de Alcântaras (Ceará) estiveram presentes, na manhã do dia 1º de julho, na Assembleia Legislativa, pedindo apoio para sua luta. O Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL) recebeu a categoria e manifestou sua solidariedade aos(às) trabalhadores(as). Está também empenhado em garantir a mediação na negociação entre o sindicato da categoria e o governo do Município...

"...E faço aqui um destaque ao município de Alcântaras. Estive lá no último mês de maio e afirmo que a pauta de luta deles não é absurda. Trata da licença prêmio, adicional por tempo de serviço, reajuste salarial, redução da carga horária conforme a lei do piso, adicional noturno para as categorias que assim o mereçam, aumento da gratificação por carga horária, regulamentação da data base, retomada do calendário de pagamentos para o dia 30 de cada mês, plano de cargos e carreiras para todos os servidores e a realização de concurso público.

Lamentavelmente, passou o mês de maio, junho e hoje já estamos no dia 1º de julho e nada foi feito. Os servidores de Alcântara estão em greve desde o dia 22 de junho. E eles estão recorrendo à Assembleia para tentar encontrar uma voz que os permitam ter mais força, que diga que eles não estão sozinhos, garanta que os trabalhadores lutem e conquistem o seu direito

Os servidores de Alcântaras estão fazendo uma luta muito responsável e se debruçaram para estudar o orçamento. Afinal de contas, sabemos que a folha de pagamento sai do orçamento. E após pesquisas, eles perceberam dispêndios orçamentários inadequados com a execução. Os servidores informaram que a dotação não corresponde à execução e eu não posso fazer ouvidos moucos às denúncias.

As informações do Tribunal de Contas do Municípios (TCM) apontam que os recursos para a manutenção dos veículos, por exemplo, chegam a quase meio milhão de reais para uma frota de apenas 20 carros

Os dados do TCM apontam também gastos no total de R$ 864 mil para o transporte escolar. E mesmo com essa dotação, os servidores denunciam que ainda tem aluno sendo transportado em pau-de-arara. Não faço ilações, estou resguardado com uma montanha de dados do TCM.

Quero registrar minha solidariedade aos trabalhadores. Estou ao lado deles, e é necessário, sim, acolher a pauta desses trabalhadores de Alcântaras. A luta não é só de vocês, é nossa. Vai ser uma luta justa e estamos todos juntos. Somos todos trabalhadores", afirma o deputado estadual Renato Roseno.

Da Assessoria.
Servidores de Alcântaras, assistindo a Sessão Legislativa
Deputado Sérgio Aguiar também se pronunciou sobre a greve em Alcântaras

quarta-feira, 1 de julho de 2015

‘TRE’ DEFERE O REGISTRO DE PREFEITO ELEITO DE PACOTI

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sessão presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, nesta terça-feira (30/6) deferiu o registro de candidatura de Edson Leite Araújo, da Coligação PRB/PTB/PMDB/PTN/PHS/PMN/PSB/PV/PSD, eleito ao cargo de prefeito de Pacoti, com mais de 50% dos votos, nas eleições de 2012.

Com a decisão do TRE, Edson Leite Araújo e Paulo Sérgio Maia Sousa serão diplomados e poderão assumir os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, após publicação do Acórdão no Recurso Eleitoral nº 20.161, cujo relator foi o juiz Ricardo Cunha Porto, da decisão, ainda cabe recurso.

O registro de candidatura havia sido indeferido pela Justiça Eleitoral por conta da rejeição pela Câmara Municipal de Pacoti das contas de governo de Edson Leite, em 2003, quando prefeito do município. A decisão foi posteriormente anulada pela Justiça Comum. Após vários recursos e tramitação no TSE, o processo retornou ao TRE, que pôde julgá-lo novamente.

Desde 2013, o cargo de chefe do Executivo tem sido ocupado por vários vereadores que presidiram a Câmara Municipal de Pacoti.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE EXTENSÃO EM CONSELHOS ESCOLARES 2015.2

Estão abertas até o próximo dia 20 de julho as inscrições para a seleção da segunda turma do Curso de Extensão Formação Continuada em Conselhos Escolares - Fase I e II, em nível de Extensão Universitária no ano de 2015. 

O curso é uma realização do Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR) e em convênio com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB), no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos Escolares (PNFCE).

A formação é voltada para profissionais técnicos da educação, da Secretaria Estadual, Centros Regionais de Educação e/ou Secretarias Municipais de Educação dos Estados do Amazonas - AM, Acre - AC, Amapá – AP, Ceará – CE, Maranhão – MA, Pará – PA, Roraima – RR, Rondônia – RO e Tocantins – TO. As aulas são gratuitas e realizadas na modalidade a distância. O aluno que concluir com aproveitamento as Fases I e II estará capacitado para exercer as funções de tutor do Curso de Formação em Conselheiros Escolares dentro do âmbito de seu Estado, sendo essa seleção realizada pela Coordenação Estadual do referido curso.

Para realizar a inscrição o candidato deve preencher o formulário de inscrição que se encontra no edital e anexar a documentação exigida.


Site oficial do curso
http://www.conselhoescolar.virtual.ufc.br/

Outras informações:
www.ced.seduc.ce.gov.br
www.ced.virtual.ufc.br
www.virtual.ufc.br

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará

(IMPUNIDADE CONTINUA) REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL "PARA CRIMES GRAVES" É REJEITADA PELA CÂMARA

Charge divulgação internet
Após mais de quatro horas de discussão, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 303 votos a favor, 184 contrários e três abstenções. Para ser aprovado, o texto da PEC precisava de, no mínimo, o voto de 308 deputados.

A votação, considerada histórica devido à repercussão, começou pouco depois da meia-noite. A PEC reduz a maioridade penal para a prática de crimes hediondos, como estupro, latrocínio, homicídio qualificado e lesão corporal grave, lesão corporal grave seguida de morte e roubo agravado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).

Como o texto rejeitado era um substitutivo, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o plenário deverá fazer nova votação para deliberar sobre a proposta original que diminui a maioridade penal para todos os crimes. “Iremos deliberar no colégio de líderes a deliberação”, disse.

Em uma sessão marcada por um plenário dividido, mais de 20 deputados se revezaram na tribuna para defender e argumentar contra o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF), aprovado no último dia 17, por 21 votos a 6 na comissão especial destinada a analisar o tema.

O líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), disse que a maioria da bancada votaria a favor. “Nós somos favoráveis porque ele propõe a redução para os crimes hediondos, graves e sobretudo os crimes contra a vida.”

Mesma posição foi tomada pelo deputado Moroni Torgan (DEM-CE) que defendeu a redução sob o argumento de que a medida vai acabar com a sensação de impunidade. “Queremos acabar com a impunidade para esses adolescentes que cometem crimes graves e que praticamente não são punidos como se deve."

Contrário à redução, o líder do PROS, Domingos Neto (CE), argumentou que a sociedade quer o fim da impunidade, mas que muitos parlamentares também se colocam a favor para dar uma resposta à opinião pública. “Nossa bancada é contra este modelo de redução que se estende a alguns setores da sociedade, pois é discriminatório. Temos que firmar o compromisso de modernizar o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]”, disse. “A opinião pública condenou Jesus Cristo e absolveu Barrabás”, complementou o vice-líder do governo, Sílvio Costa (PSC-PE).

O governo se posicionou contra a redução e defendeu como alternativa a alteração do ECA a fim de aumentar o tempo de internação para os adolescentes que cometerem crimes graves, além de mudanças na legislação para endurecer as penas para quem aliciar adolescentes para a prática de crimes. “Não podemos agir emocionalmente, mas também não podemos deixar de dar uma resposta para a sociedade. E o governo está propondo essa mudança”, afirmou o deputado José Guimarães (PT-CE).

Após a divulgação do resultado, os manifestantes contrários à redução comemoraram e cantaram o Hino Nacional. Desde a manhã, eles promoveram atos contra a PEC. Os protestos contra a aprovação da proposta reuniram integrantes de organizações estudantis, centrais sindicais e movimentos sociais contrários à redução da maioridade penal. Em frente ao Congresso Nacional, o gramado foi ocupado por manifestantes com faixas e cartazes em um ato contra a PEC.

Matéria da Agência Brasil
Charge divulgação internet


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA CONCEDE NESTA QUARTA TÍTULO DE CIDADANIA AO RADIALISTA EVANDRO NOGUEIRA

A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira (01/07), às 18 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene de entrega do Título de Cidadão Cearense ao jornalista e radialista Evandro Nogueira de Souza.

 A outorga da comenda é uma iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho  Albuquerque (Pros), e do presidente da Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano, deputado Heitor Férrer (PDT).

Evandro Nogueira nasceu em 2 de julho de 1956, na cidade de Cajazeiras (PB). Começou a carreira em Campina Grande e trabalhou nas rádios Cariri, Borborema e Caturité, na Paraíba. Foi locutor-apresentador do Jornal da Borborema e do Bom Dia Campina Grande na TV Borborema e correspondente do jornal da Paraíba e do Correio da Paraíba.

Em fevereiro de 1985, mudou-se para Fortaleza, onde começou a trabalhar no Sistema Verdes Mares de Comunicação. Foi apresentador do programa Clip Music, na FM 93, e na rádio AM 810 ocupou a função de repórter, editor e apresentador. Trabalhou também como assessor de imprensa do vice-governador do Ceará, Moroni Torgan, e do então senador Sérgio Machado. Foi ainda coordenador da FM Fortaleza, rádio Oficial da Câmara Municipal  de Fortaleza. Atualmente, é coordenador de jornalismo na rádio Verdes Mares AM, e apresentador dos programas semanais Sábado Show e Domingo Legal.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

(GREVISTAS) SERVIDORES DE ALCÂNTARAS JÁ SE ENCONTRAM NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (01/07) NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

Os Servidores Municipais de Alcântaras em greve desde o último dia 22, já  se encontram pela manhã de hoje na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O objetivo é pedir apoio aos Deputados Estaduais.

A viagem a Capital começou nas primeiras horas do dia, 3:00h da manhã era o horário marcado para três ônibus fretado pelo Sindicato dos Servidores - SINDICAN. A viagem, além de pedir o apoio dos Deputados na campanha salarial 2015, ainda inclui uma visita a PROCAP.

Ontem pela manhã, os Grevistas também estiveram no Fórum local de Alcântaras a fim de resolver o impasse entre os servidores municipais e a Prefeitura Municipal de Alcântaras, onde na ocasião pediram a intermediação do Ministério Público na 'queda de braço travada entre os funcionários e o poder executivo municipal.

terça-feira, 30 de junho de 2015

(ELEIÇÕES 2016) GRUPO CIDISTA NEGOCIA IDA PARA O PDT. NO PACOTE, O PREFEITO DE FORTALEZA ROBERTO CLÁUDIO

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o ex-governador Cid Gomes comandarão, nesta terça-feira, em São Paulo, as conversações com a cúpula nacional do Pros.

O assunto é um só: comunicar ao Pros que o grupo está saindo e, em seguida, acertar detalhes do ingresso do bloco ao pedetismo. Brasília pode entrar na agenda também, já que o prefeito Roberto Cláudio deve cumprir agenda ali do interesse da Prefeitura nessa quarta-feira.

Há vários meses que o grupo cidista vem conversando com o PDT, dentro da necessidade de criar condições eleitorais e garantir tempo na propaganda eleitoral gratuita para o prefeito Roberto Cláudio.

Já se sabe que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, virá para o Ceará no próximo sábado. Na agenda dele, encontro regional em Aracati (Litoral Leste) e a possibilidade de anunciar oficialmente a entrada do grupo cidista na legenda.

O presidente regional pedetista, deputado federal André Figueiredo, já avisou que a vinda do bloco seria boa para o partido e que seria “uma honra para qualquer sigla” ter o prefeito Roberto Cláudio em seus quadros.

No PDT, o deputado estadual Heitor Férrer, que disputou a Prefeitura no pleito contra Roberto Cláudio, acompanha as conversações. Ele tem convite para trocar o partido pelo PMDB do senador Eunício Oliveira, dentro do objetivo de postular o Paço Municipal, mas não sde manifesta a respeito.

Quanto a Cid Gomes, será a primeira vez que ele voltará ao cenário de Brasília, depois que pediu demissão do Ministério da Educação. Cid se envolveu num conflito político com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), apontado por ele como um dos “achacadores”, ou seja, aquele que integrava a base aliada dilmista, mas faia chantagem política.

PREFEITURA DE FORQUILHA SUSPENDE FESTEJOS JUNINOS POR RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

A Prefeitura de Forquilha decretou a suspensão do XV Festival de Quadrilhas do Município, após recomendação feita pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por intermédio da promotora de Justiça Lígia de Paula Oliveira. 

O evento estava previsto para os próximos dias 2, 3 e 4, com orçamento de cerca de R$ 224 mil. O Município se encontra em estado de emergência e com problemas de abastecimento de água.

A recomendação foi feita ao prefeito, Gerlásio Martins de Loiola, durante reunião ocorrida no último dia 24, na presença da promotora e também do procurador-geral do Município, José Clerton Costa. Cabe ressaltar que Forquilha figura na lista dos municípios incluídos no Decreto Estadual nº 31.725/2015, de 22 de maio, que oficializou a situação de emergência de várias cidades. Por conta disso, o MPCE buscou um diálogo extrajudicial, visando ao cancelamento do evento através da recomendação. No decreto municipal publicado pelo prefeito, ele informou que os recursos que estavam previstos para o Festival deverão ser investidos no combate à seca.

Do Site Ceará Agora

'HORA DE FECHAR A TORNEIRA' GESTORES DO CASTANHÃO DEFENDEM RACIONAMENTO DE ÁGUA IMEDIATO

'Hora de fechar a torneira'Gestores do Castanhão, açude que fornece água para Fortaleza, dizem que, diante do nível preocupante do reservatório, já chegou o momento de ser adotado o racionamento na Capital

O açude Castanhão chega, a cada dia do ano da seca de 2015, ao seu menor volume desde que foi inaugurado, em 2002. Ontem, o volume registrado do maior açude do Ceará alcançou 19,46% (1,3 bilhão de metros cúbicos) da capacidade (6,7 bilhões de m³). Para comparar, a parede da barragem seca tem hoje uma mancha de 25 metros de altura, marcando o ponto até onde ele já esteve cheio. Em 2009, o Castanhão chegou a sangrar. Passada meia década de estiagem no Estado, deveria haver um lago em frente às comportas do reservatório, mas o que há é um matagal e até cabras pastando. É do Castanhão que sai a água que abastece Fortaleza e Região Metropolitana. 

Em tom de alerta, o administrador do Castanhão, José Ulisses de Souza, responsável no Dnocs pela liberação da água da barragem, defende que Fortaleza entre imediatamente numa escala para racionar água. Sugere que o fornecimento seja cortado pelo menos durante um dia da semana. “Tem que ser esclarecido isso para a população de Fortaleza, que é quem mais consome”, afirma.

“Não é justo”

Apesar de ser um reservatório federal, o Castanhão tem seu volume d´água monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O gerente regional da Cogerh para a Sub-bacia do Médio e Baixo Jaguaribe (área do que inclui o Castanhão), Francisco de Almeida Chaves, também defende o racionamento para a Capital e que seja feita uma campanha mais incisiva para evitar o desperdício, mas prefere não quantificar em que proporção a água poderia ser oferecida em Fortaleza.

Leia mais no Jornal O POVO clicando AQUI.

SERÁ NESSA TERÇA-FEIRA (30), O LANÇAMENTO DA CAMPANHA "MERUOCA DE CARA LIMPA CONTRA AS DROGAS"

Acontecerá nesta terça-feira (30), a partir das 9/h da manhã  no auditório do centro de feiras e eventos o lançamento da campanha " Meruoca de Cara Limpa Contra as Drogas".

Na oportunidade acontecerá palestras sobre a prevenção do uso de drogas. Segundo a Secretária Ana Célia (Assitência Social), a mesma tem acompanhada as famílias juntas aos CRAS, quando as mesmas procuram para pedir apoio na questão do sofrimento de pessoas de suas famílias envolvidas nas drogas. Por isso temos a preocupação de estarmos trabalhando nessa questão de prevenção contra as drogas no nosso município.

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

‘MEC’ PRORROGA ATÉ 20 DE JULHO PRAZO PARA RENOVAR CONTRATOS DO ‘FIES’

Imagem: Reprodução, divulgação internet
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 20 de julho. O prazo, que já foi prorrogado mais de uma vez, terminaria hoje (30).

A portaria com a ampliação do prazo foi publicada no Diário Oficial de União. As renovações devem ser realizadas por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFies), também disponível nas páginas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O Fies oferece financiamento das mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino superior, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso.

Da Agência Brasil

GRENDENE ABRIU SUAS PORTAS PARA OS PARTICIPANTES DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE SOBRAL

Sobral comemorou sua Semana do Meio-Ambiente em uma data diferenciada em relação ao calendário mundial sobre o tema. 

A ideia de deslocar os eventos sobralenses para a última quinzena de junho (dias 10 a 26), possibilitou um maior intercâmbio de profissionais locais com palestrantes de outras cidades e Estados, como foi o caso de Carlos Carvalho, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Grendene S/A, que participou de um ciclo de palestras com foco nas boas práticas socioambientais das empresas instaladas em Sobral especialmente convidadas pela Prefeitura Municipal de Sobral.

O convite para que a Grendene – juntamente com a Cerâmica Torres e Construtora Mãe Rainha – mostrasse sua experiência de sustentabilidade partiu da Secretária de Urbanismo Meio-Ambiente e Patrimônio, Gizella Gomes, que destacou a importância da empresa no reuso de água como “exemplar”, além do significativo impacto social na comunidade de Sobral.

Além de apresentar seu “case” em palestra no Centro de Educação à Distância – CED de Sobral, proferida pelo Gerente de Desenvolvimento Sustentável , Carlos Carvalho,  a Grendene recepcionou no dia 26/06/2015 os participantes da Semana do Meio Ambiente em uma visita técnica às suas instalações para apresentação de seus processos fabris e alguns projetos sustentáveis tais como seu gerenciamento de resíduos, eficiência energética e tratamento de esgotos com reuso de água.
Quem compôs o grupo de visitantes teve oportunidade de constatar como a Grendene atingiu os resultados de 2014 apresentados na noite anterior tais com:

  1. A redução do consumo de água equivalente a 50 residências de 4 pessoas em média;
  2. Redução do consumo de energia equivalente ao consumo de 1.350 residências
  3. A redução da geração de resíduos equivalente a geração de 1.053 residências.

O reuso de água é outro importante projeto da empresa o qual não lança nem uma gota de efluente na rede pública.  “É importante divulgarmos como tratamos o efluente e como reutilizamos esta água tratada”, explicou Carlos Carvalho que destacou que a Grendene busca fazer mais com menos, sendo competitiva, coerente e consistente ao longo do tempo, difundindo suas boas práticas entre clientes, colaboradores e sociedade.
-- 
Herbert Rocha
Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral

DEPUTADO MOSES RODRIGUES DEFENDE APOSENTADOS E PENSIONISTAS NA CÂMARA FEDERAL

No dia 24 de junho a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 672, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período que vai de 2016 a 2019. De acordo com o texto proposto, o reajuste será calculado com base na reposição da inflação e na taxa de crescimento da economia nos dois anos anteriores.

A novidade em relação ao texto original é a extensão dos reajustes de benefícios a aposentados e pensionistas. “A medida provisória não assegurava que benefícios de valor superior a um salário mínimo pagos pela Previdência Social fossem reajustados. Unimos força na Câmara para que o texto fosse aprovado. Mais uma vez nos mostramos fortes no plenário e aprovamos a nova regra por 206 votos a 179”, destacou Moses Rodrigues.

Segundo o parlamentar, é preciso reconhecer que existe uma defasagem para aposentados que recebem mais de um salário mínimo. “Sabemos que essa medida poderá ser vetada pelo governo federal, mas é preciso rever a política de valorização. De 1995 até hoje, o regime geral para aposentados e pensionistas registrou um crescimento de 113%, quase 80% a menos se comparado ao aumento do salário mínimo, que foi de 191%”, concluiu.

Da Assessoria

"FORRO DA DENGUE" GERA POLÊMICA EM ALCÂNTARAS

Nas mídias sociais fotos causaram revolta na população

No último final de semana a comemoração do aniversário de uma jovem alcantarense tinha tudo para ser uma festa normal, se o status de algumas das  fotos publicadas nas redes sociais não houvessem sido intituladas como "Forro da Dengue". 

Na cidade que lidera 18% dos casos confirmados de dengue da Coordenadoria Regional de Saúde de Sobral a titulação do evento comemorativo e por sinal particular não soou bem devido a frase partir do próprio Diretor da Unidade Básica de Saúde de Alcântaras que cotidianamente se depara com dezenas de pacientes com sintomas indicativos da enfermidade que já atinge mais de 3% da população local. 

A noticia que logo se espalhou entre os moradores do pequeno município causou revolta devido o município está vivenciando um surto epidêmico de dengue em 2015;

Após a polêmica  Luzineydson Fernandes, que dirige o 'Hospital Municipal' há cerca de 90 dias removeu a publicação de seu perfil em uma rede social. A homenageada  também em uma rede social disse não haver  rotulado a festa  com quaisquer adjetivo como muitos se incomodaram e criticaram. O fato ocorreu na noite do último domingo,2 na Rua Antonio Xavier no Bairro do Junco e além do Chefe da UBS Antônio Rocha Freire reuniu outros convidados e profissionais de saúde.

Post. Francisco Freire (Portal Jovem)

segunda-feira, 29 de junho de 2015

(SPAECE-ALFA) FORTALEZA MELHORA ÍNDICE, MAS AINDA ESTÁ ENTRE OS SETE PIORES MUNICÍPIOS DO ESTADO

Ao todo, 97.587 alunos do 2° ano, de 4.192 escolas públicas, participaram da avaliação que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.

Depois de dois anos consecutivos amargando o mais baixo índice do Ceará no tocante à alfabetização, Fortaleza aumentou 11 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano fundamental e alcança, em 2014, a marca de 147,3 pontos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa). 

Com a nova pontuação, a capital cearense aparece entre os sete municípios com piores índices, na frente apenas de Juazeiro do Norte (136,8), Ibaretama (142,4), Crato (145,5), Morada Nova (143,8), Quixadá (143,4) e Paramoti (145,4). Os dados foram apresentados pela Secretaria da Educação, na manhã desta segunda-feira, 29, em solenidade com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Educação do Estado, Maurício Holanda

O índice de Fortaleza é considerado ''suficiente" (de 125 a 150 pontos), quarto na escala que varia de ''não alfabetizado'' até ''desejável'' (pontuação máxima). Icó (147,8), Aurora (148,5), Ibicuitinga (148,6) e Itapajé (149,1) aparecem na frente de Fortaleza, mas também estão com proficiência ''suficiente''. O restante dos municípios cearenses estão com proficiência ''desejável". 

Segundo o levantamento, 97.587 alunos do 2° ano, de 4.192 escolas públicas, participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes. Com os resultados, é possível mensurar o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE Alfa), que revela as habilidades de leitura dos estudantes do 2° ano. 

Alguns municípios apresentaram IDE-Alfa máximo, com as maiores pontuação de alfabetização, são eles: Carnaubal, Cariré, Pacujá, Varjota, Fortim, Novo Oriente, Poranga e Abaiara. Com relação ao 2° ano, a Seduc estima que 84,6% dos estudantes estão alfabetizados, entre os anos de 2007 e 2014. Em 2007, esse percentual era de 39,9%. 

Também nesse período de ano, houve uma redução de percentual dos alunos não alfabetizados ao final do 2° ano, que caiu de 32,8% para 0,6%. O Spaece-Alfa e o Spaece, que avalia a alfabetização ao final do 5° ano das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, servem para a definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.
Nos anos anteriores, a Seduc atribuiu o desempenho da Capital ao "descompromisso dos últimos anos", fazendo uma referência direta à gestão da ex-prefeitua Luizianne Lins (PT). Neste ano, a pasta defendeu que Fortaleza mantém um índice suficiente, além de ser o município com o maior número de alunos.

Em agosto, está marcada a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez, quando serão apresentados pelo governador Camilo Santana o novo desenho e as ações do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) para o ciclo 2015 – 2018. A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5).

Avaliação do 5º Ano
Na avaliação do Spaece com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Fortaleza segue no nível ''intermediário’’ de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. A Seduc aponta que, em  2014, a aprendizagem dos alunos do 5° ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008.

Em Língua portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu de 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, esse percentual era de 3,6%, passando para 27,1%. Ao todo, participaram da avaliação 115.273 alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. 

Computadores atrasados
Estudantes da rede pública que tiveram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Spaece, em 2013 e 2014, ainda esperam receber os notebooks prometidos pelo Governo do Estado. Conforme O POVO publicou, a premiação é garantida pela lei nº 14.483, de 2009, reformulada em 2012 através da lei nº 14.691

A Seduc informou que o atraso no processo licitatório é o motivo da demora para a entrega dos computadores, mas uma nova etapa do processo está em andamento. 

(CONCURSO PÚBLICO) GOVERNO AUTORIZA PREENCHIMENTO DE 1,1 MIL VAGAS NO INSS

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou hoje (29) a realização de concurso público e nomeações para preenchimento de 1,1 mil vagas no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 

Segundo o órgão, a ampliação do quadro de pessoal é para melhorar a atuação do setor, que passa por uma expansão da rede de atendimento, e executar novas atividades, como pagamento do seguro-defeso, antes feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e da aposentadoria especial para deficientes físicos.

O ministério autorizou, a partir de julho, a nomeação de 150 candidatos já aprovados em concurso para o cargo de analista de seguro social. Também foi autorizada a abertura de 950 novas vagas, sendo 800 de técnico do seguro social, de nível médio, e 150 de analista do seguro social, para graduados em serviço social.

O prazo para publicação do edital do concurso público será de até seis meses. A remuneração inicial para o cargo de técnico é R$ 4.886,87. Para o de nível superior, R$ 7.496,10.

Segundo o ministério, em 2015 serão abertas 150 novas agências do INSS. Eals se somarão às 1,4 mil já existentes no país.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência Brasil 

BOM PARA O ESPORTE: FUTURAS QUADRAS BENEFICIARÃO ESPORTISTAS DE ALCÂNTARAS

Os amantes e praticantes do Futebol de salão de Alcântaras tem boas perspetivas pela frente quanto ao esporte amador.

Muito em breve a cidade poderá contar com quatro (04) quadras cobertas, o que será muito positivo para uma cidade do tamanho de Alcântaras. Além da Ginásio Rogério Aguiar, a Quadra Escola Inocência que pertence a Prefeitura muito em breve estará pronta com sua cobertura. A Escola Estadual é outra que já está com seu moderno equipamento esportivo quase concluído. E embora com as obras paralisadas da Quadra do Sítio Espírito Santo, também da Prefeitura, é outra que contara com uma cobertura.

Lembrando que apesar de ser do sítio Espírito Santo, o local da Quadra ainda faz parte do perímetro Urbano da cidade e poderá receber esportistas tanto da cidade, especialmente do Bairro do Junco, quanto do sítio

PARÓQUIA DE ALCÂNTARAS: SÍTIO LANCHINHA REALIZOU UMA BELA FESTA EM HOMENAGEM AO PADROEIRO SÃO PEDRO

Na última semana, a localidade de Lanchinha realizou mais uma tradicional Festa de São Pedro.

Este ano, a festa foi considerada muito positiva, e diferente do ano passado (2014) onde as celebrações foram realizada em local particular. Neste ano as novenas e missas voltaram a ser realizadas na Capela de São Pedro.

Na última noite de festa (sábado 27) a celebração religiosa ficou a cargo do Padre Marcone da área Pastoral do Distrito de Ventura, mas também recebeu a presença do Pároco titular da Paróquia de Alcântaras Padre Edmílson Eugênio, que vem se recuperando do complicações da Saúde e na oportunidade saudou todos presentes e comunicou que muito em breve estará retomando as suas atividades normais. 

A festejou seguiu até a manhã de domingo com a realização da missa da festa e o encerramento.

Veja algumas imagens da última noite de Festa:

MAIS UMA POLÊMICA ENVOLVENDO A SAÚDE DE ALCÂNTARAS

Banda de Forró Chapéu de Couro fez a festa! (Imagens divulgação Facebook)
Semanas após conceder uma polêmica entrevista a Radialistas da cidade de Sobral falando sobre a Saúde de Alcântaras e em especial a epidemia de Dengue, onde na oportunidade rebateu críticas jogando a responsabilidade para o povo e responsabilizando o alarme aos vereadores, o Secretário de Saúde Dr. Helder mostrou que não está nenhum pouco preocupado com a opinião pública.

Na noite deste último domingo, fecharam uma Rua e promoveram uma festança para comemorar o aniversário de um familiar. DIREITO, NÃO HÁ DUVIDA, eles tem, afinal se tudo está ótimo, então realmente tem é que comemorar. Agora A POPULAÇÃO também tem todo o DIREITO DE SE INDIGNAR! principalmente a quem a poucos metros dali sofreu ou está sofrendo com a epidemia.

Não deu outra, "O Arraiá da Dengue" foi o principal assunto nas rodas de conversa na cidade, e para muitos vêem como uma falta de respeito ao atual momento em que o município se encontra.

Outras polêmicas:

Essa também não foi a primeira vez que recebeu críticas da população. No início quando estourou o surto de Dengue na cidade, uma fotografia em uma Praia postada em redes sociais no momento em que a população mais precisava das ações da saúde, causou a revolta de muitos alcantarenses.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores