sábado, 24 de janeiro de 2015

(NEPOTISMO) MP/CE ALERTA PREFEITO E PRESIDENTE DA CÂMARA DE BARBALHA

Foto: Divulgação internet
O Ministério Público do Estado do Ceará editou uma recomendação direcionada ao prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz, e ao presidente da Câmara Municipal, Daniel de Sá Barreto Grangeiro, para que exonerem os servidores cuja contratação caracterize nepotismo. O documento foi expedido nessa quarta-feira (21), por iniciativa do promotor de Justiça Francisco das Chagas da Silva.

Diante de reclamações recebidas pelo MPCE, foi instaurado um procedimento administrativo e expedida a recomendação para que seja analisada a situação de todos os funcionários que ocupam cargos de direção, chefia ou assessoramento e cargos em comissão ou de confiança na administração pública municipal direta e indireta. O MPCE pede que a exoneração das pessoas em situação de nepotismo ocorra num prazo de 30 dias e que os gestores encaminhem a portaria de exoneração para a Promotoria de Justiça de Barbalha. Estima-se que haja cerca de 24 servidores nessa situação somente no Executivo municipal.

No documento, o Ministério Público ressalta que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, além de violar a Constituição Federal, ofende o disposto na Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal, que veda a prática do nepotismo.

A inobservância da recomendação acarretará o ajuizamento de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra os dois gestores e eles ficarão sujeitos à suspensão dos direitos políticos por um período de cinco a oito anos, ao pagamento de uma multa civil e à proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios durante cinco anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Ceará.

182 MUNICÍPIOS DO CEARÁ PODEM TER RECURSOS DA SAÚDE CORTADOS

Um total de 182 municípios cearenses correm o risco de terem cortados repasses voluntários e de convênios com o Tesouro, caso não atualizem até o dia 30 de janeiro as prestações de contas dos gastos em saúde junto ao o Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops) do Governo Federal.

Apenas Sobral e Graça estão com os dados atualizados. Outros 71 estão atrasados há mais de dois bimestres e 38 devem os dados desde junho de 2014. O Siops acompanha bimestralmente receitas e gastos públicos na área. Fortaleza enviou os últimos dados em outubro do ano passado. Os mais atrasados são: Arneiroz, Ererê, Ipu, Milagres, Moraújo, São Benedito e Tamboril atualizam seus dados desde 2013.

Do Site Ceará Agora

PROJETO DE LEI IMPEDE DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA EM CASO DE ALCOOLISMO

Imagem: Divulgação internet
O PLS 83/2012, de Eduardo Lopes (PRB-RJ), estabelece que o trabalhador dependente de álcool só poderá ser demitido se não aceitar se submeter a tratamento médico ou psicológico para parar de beber. 

Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senadora Ana Rita (PT-ES), a iniciativa reconhece que o alcoolismo é uma doença e busca permitir a recuperação e resgatar a cidadania do trabalhador.

“O trabalhador, que tem problema de alcoolismo, ele precisa ser cuidado, ele precisa ser tratado. Então, ele não deve ser demitido por justa causa. É importante que a empresa encaminhe esse trabalhador para que ele faça um tratamento, isso é fundamental, e resgate a cidadania dessa pessoa”, comentou a senadora.

O projeto deverá ser votado, em fevereiro, na Comissão de Constituição e Justiça. Mas os senadores, no entanto, rejeitaram que a mesma medida seja aplicada a servidores públicos, pois somente o presidente da República poderá alterar a lei 8.112, que regula s serviço público.

(com a Rádio Senado - via Blog Eliomar de Lima)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

(SEGURANÇA PÚBLICA) GOVERNO DO ESTADO CONVOCA MAIS 400 APROVADOS EM CONCURSO PARA SOLDADO DA PM

O Governo do Estado convocou para a segunda fase 400 aprovados no concurso público para ‘soldados da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará’. Esta é a quinta turma chamada desde que o edital do concurso foi publicado, em 10 de novembro de 2011. No total, 5.318 aprovados (5.052 homes e 266 mulheres) foram convocados nas outras quatro turmas.  



O edital 3/2015, que convoca 400 aprovados no concurso, foi publicado na edição eletrônica de ontem (22) do Diário Oficial do Estado (Veja clicando Aqui). Na 2º etapa será realizada a inspeção de saúde, que compreende exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico.

1ª turma: 1/2/2013
Convocados: 1.119

2ª turma: 1/11/2013
Convocados: 1.387

3ª turma: 10/6/2014
Convocados: 1.287

4ª turma: Em andamento (previsão de término em abril/15)
Convocados: 1.525

5ª turma: 
Convocados: 400

Total de convocados: 5.718

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

ANO LETIVO NA REDE ESTADUAL DO CEARÁ COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (26)

Escola Estadual Francisco de Almeida Monte em Alcântaras. Foto: Arquivo
O secretário da Educação, Maurício Holanda, abrirá o ano letivo nesta segunda-feira, dia 26, às 7h30min, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Visconde do Rio Branco. 

O retorno às atividades acontece na maioria das escolas da Capital e do Interior. Durante o evento, o secretário irá ministrar uma aula para alunos da unidade de ensino. O calendário escolar é composto de 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e seguirá até final de dezembro.

A partir de 2015, para potencializar o ensino e a aprendizagem, alunos do Ensino Médio e profissionais da educação terão fortalecidas ações como Projeto Professor Diretor de Turma, ProEMI/Jovem de Futuro, a preparação dos alunos para o Enem, a Aprendizagem Cooperativa e o 
e-Jovem. A rede estadual matriculou 370 mil alunos em 700 escolas, das quais, 168 estão em Fortaleza.

Informações Governo do Estado do Ceará 

FESTA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM EM ALCÂNTARAS

Neste final de semana, as atenções em Alcântaras e demais regiões da Serra da Meruoca se voltam para a localidade de Bonfim, com os dias finais da Festa de Nosso Senhor que teve início no último domingo dia 18.

 A última novena ocorre na noite de sábado 24 e o encerramento da Festa  no domingo 25/01. Com o tema: "Eucaristia, Esperança de Vida na Igreja", a Festa é a primeira do calendário religioso da Paróquia de Alcântaras, e a cada ano vem sendo uma das mais prestigiadas por inúmeros visitantes.

A Igreja do Bonfim fica a cerca de 7 km da cidade de Alcântaras próximo a CE-241 na estrada que liga a cidade de Sobral.


DEPUTADOS APOIAM DECISÃO DE SUSPENDER VERBAS PARA CARNAVAL

O decreto do Governo do Estado, divulgado na última quarta-feira (21/01), suspendendo o repasse de verbas para o patrocínio e apoio a qualquer evento festivo relacionado ao Carnaval recebeu o apoio do presidente do Poder Legislativo, Zezinho Albuquerque (Pros) e dos deputados Fernando Hugo (SD), Rachel Marques (PT), Roberto Mesquita (PV) e Lula Morais (PCdoB).

Conforme anunciou o governador Camilo Santana, a intenção é canalizar esforços e recursos públicos para setores que precisam de atendimento emergencial e que afetam diretamente a rotina da população cearense.

Para o deputado Zezinho Albuquerque, ”o Governo do Estado e várias prefeituras tomaram uma medida acertada ao suspender recursos para o Carnaval. Há quatro anos, chove abaixo da média no Ceará. De forma preventiva, é necessário que os recursos sejam direcionados a áreas prioritárias da administração pública. Estamos confiantes de que teremos chuvas e, com elas, uma boa quantidade de água em nossos reservatórios”.

O deputado Fernando Hugo afirmou que, encolher os gastos com festas, tendo como objetivo atender os municípios que estão em calamidade por conta da seca, é uma decisão certa. “Aplaudo a decisão do governador que está pensando no bem estar da população, principalmente no bem estar dos municípios que já decretaram situação de emergência”, disse.

Rachel Marques destacou que a decisão de Camilo Santana é importante já que o prognóstico da Funceme prevê mais um ano com chuvas abaixo da média em 2015. “Além dos projetos ligados à estiagem, esta é uma ação que faz parte dos esforços para ajudar a reverter a situação de seca dos municípios”, frisou.

O deputado Lula Morais (PCdoB) ressaltou que, na maioria das vezes, os recursos destinados a festas não são volumosos, mas que a prioridade do Estado deve ser ajudar os municípios que estão em seca. “A decisão do Camilo está correta. Não podemos gastar com festa enquanto famílias sofrem com a falta de água”, afirmou.

Já o deputado Roberto Mesquita (PV) disse que a decisão do governador respeita as pessoas que estão passando necessidades pela falta de água. “Parabéns ao Camilo Santana que tomou uma decisão correta, lúcida e serena”, disse.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a previsão da quadra chuvosa indica grande probabilidade de seca em 2015 nos meses de fevereiro, março, abril e maio. O prognostico é de 64% de chuvas abaixo da média.

Em 176 dos 184 municípios já foi decretado estado de emergência por conta da seca, e os 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogeh) contam hoje com apenas 20% da capacidade de armazenamento de água.

Da Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO PARCIAL DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA (CARGOS DE PROFESSORES)


Confira o comunicado oficial e a relação dos aprovados para os cargos de professores:

"O Prefeito do município de Meruoca, Manuel Costa Gomes, no uso de suas atribuições legais, e considerando a urgência na lotação dos servidores da Educação, em virtude do início do ano letivo no dia 26 -01-15, resolve divulgar o resultado parcial da Seleção Pública Simplificada, inicialmente para os cargos de professores. "

1- Rosário Souza Magalhães -  Ed. Infantil 
2 - Lúcia Maria Cândido  - Ens. Fund   I
3 - Maria do Socorro Araújo Andrade - Ed Infantil
4 - Karleniele Muniz Moreira -  Ens. Fundamental I
5 - Ana Paula Maciel Pereira - ed. Infantil
6 - Francisco Freira Alcântara Filho - Ens. Fundamental I
7 - Maria de Fátima Monteiro Bôto - ed. Infantil
8 - Rosa Maria da Costa - Ed. Infantil
9 - Rosa Maria Andrade de Moura  - Ed. Infantil
10 - Verônica Rodrigues de Lima - Ens. Fundamental I
11- Maria Jozeneuda Florêncio Farias -  Ens. Fundamental I
12 - Raimundo Bezerra - Ens. Fundamental I
13 - Antonia Gomes Farias Galdini - Ed. Infantil
14 -Marilândia Galberto Diniz - ens. Fundamental I
15 - Maria Claudete da Silva - Ens. Fundamental I
16 - Maria de Fátima T. de Araújo - Ed. Infantil
17 - Ana Claudia Souza Elias Ens. Fundamental I
18 - Antonia Coêlho da Costa - Ed. Infantil
19 - Luzia da Costa Rodrigues  Ed. Infantil
20 - Sandra Freire Aguiar Cunha - Ens. Fundamental I
21 - Neiliane Roberto de Souza - Ens, Fundamental I
22 - Maria Genoveva Soares dos Santos - Ens. Fundamental I
23 - Antonia Tamyres Paulo - Educação Infantil
24 - Vanderlucia Alves C. Andrade - Ed. Infantil
25 - Maria Adriana Ferreira - Ed. Infantil
26 - Emanuella Alcântara Carmo - Ens. Fudamental I
27 - Silvana Maria Diogo - Ens. Fudamental I 
28 - Maria Aparecida Domingos Albuquerque - Ens. Fudamental I
29 - Jucylla Maria Gomes Alcântaras Aguiar - Ens. Fudamental I
30 - Ana Cléia Cândido - Ed. Inantil
31 - Missilene Rodrigûes Alcântaras - Ens. Fudamental I 
32 - Miguel Cícero Pio Rodrigûes - Ens. Fundamental I
33 - Cristina Marques Sampaio - Ens. Fudamental I 
34 - Maria da Conceição dos Santos Gomes - Ens. fudamental I 
35 - Rosimeire Souza Macêdo da Silva - Ed. Infantil
36 - Francisca Zélia Pedro - Ens. Fudamental I 
37 - Liziane Márcio Mendes Bezerra - Ens. Fudamental I 
38 - Rubiana Bezerra de Oliveira -Ed. Infantil
39 - Rosete Albuquerque Alves Soares - Ed. Infantil
40 - Francisco Edison Lopes Nascimento -  ed. Infantil 
41 - Maria Malheira dos Santos - Ed. Infantil
42 - Maria do Socorro Fernandes Duarte - Ed. Infantil
43 - Cristiane Paulo Magalhães - Ed. Infantil
44 - Neyce Maria Freire Alcântaras - Ed. Infantil
45 - Marliene do Nascimento Silva - Ed. Inantil
46 - Wiana Larissa Araújo de Souza - Ens. fudamental I
47 - Francisca Sebastiana  s. Gomes - Ed. Infantil 
48 - Francisca Sandra A. Lira Correia - Ed. Infantil
49 - Maria Lidaiane Ricrdo dos santos - ed. Fundamental I 
50 - Aurineide Xavier do Nascimento - ed,. Física 
51 - Maria José de Lima Barros -Ens. Fundamental I
52 - Aline Cristina Dias Rodriguês  Ens. Fundamental I 
53 - Francisco Xavier Martins -  Ed. Infantil
54 - Regiane de Moura Barbosa - Ed. Infantil 
55 - Ana Paula Guilherme Alcântara - Ens. Fundamental I 
56 - Francisca Maria Marques  Ed. Infantil
57 - Natália Maria Soares de Andrade - Ed. Infantil
58 - Ana Katia de Paiva -  Ed. Infantil
59 - Edson Honório Lopes - Ed. Infantil
60 - Andreia Arcelino Alves - Ed. Infantil
61 - Dionaldo Duarte Vital - Ens, Fundamental I 
62 - Vilma Domingos Albuquerque - Ens. Fundamental I 
63 - Maiara Rodrigues de Souza - Ed. Infantil 
64 - Marcia Menezes Ferreira  Ed. Infantil
65 - Francisca Nonata dos Santos Costa - Ed. Infantil
66 - Eliane Siverino de Moura Silva - Ed. Infantil
67 - Maria daSoledade  R. Laureano - Ed. Infantil 
68 - Terezinha Santos Sobrinha - Ed. Infantil
Desclasificada - Raimunda Estelita Alcântaras Alves - Ed. Infantil
Desclassificada - Tatiana Ângela F. Amâncio Ens. Fudamental I

Professor de Ciências  - Ensino Fundamental  II

1 - liz Caetano Trajano - ens, Fund. II CIE
2 - Francisco Robério Galvão - Ens. Fund. II - CIE
3 - Iris Conceição Silva Abreu - Ens. Fund. II - CIE
4 - Arivelton Silva Alcântaras - Ens, Fund. II - CIE
5 - Iris Maria do Nascimento Gestrudes - Ens, fund. II -CIE 
6 - Rafaelle do Carmo Quinto ens, Fundament. II -CIE
7 - Viviane Aguiar Costa - Ens. Fund. II - CIE
8 - Maria do Carmo Lucas Ens. Fund. II - CIE
9 - Maria Aparecida Emiliano Guilherme  Ens. Fund. II - CIE
10 - Maria Solange de Mesquita Silva - Ens. Fund. II - CIE

Professor de Educação física  - Ensino Fundamental II

1 - Murilo Carneiro Pereira junior -  Ens. Fund. II - Ed. física
2 - Jamila Gualberto Nascimento Ramos Ens fund. Ed. Física
3  Francisco Roney Marques Rodriguês - Ens. Fund. Ed. Física
4 - Fernando Mateus dos Santos Mendes - Ens. Fund. Ed. Física

Professor de Inglês - Ensino Fundamental II 

1 - Edelene do Nascimento Santos  - Ens, Fund. II -Ing.
2 - Ana Cristina Cesário Batista Pires - Ens. Fund. II - Ing.
3 - Yara Renata dias de Loiola  Ens. Fund. Ing
4 - Simone Alves Silva  - Ens, Fund. II Ing
5 Francisco Robson de Souza Silva - Ens. Fund. II -Ing
6 - Maria Samara Araújo Oliveira - Ens. Fund. Ii - Ing.
7 - Andreia Araujo Oliveira - Ens. Fund. II Ing
8 - Francisco Janderson Candido dos Santos -  ens. Fund. II - Ing

Professor de Portugues  - Ensino Fundamental II

1- Auricélio Fernandes Marques
2 - Conceição Marques Andrade
3 - Maria Francilene alberto 
4 - Ana Cristina Barbosa teixeira 
5 Maria de jesus Dias Silva de macedo
6 - Nive Maria Oiliveira Vaz da Silva
7 - Romerio Freire Alcântaras
8 - Romario Freire Alcântaras
9 - Maria Elizeuda Silva de Mesquita
10- Antonia Danielle Candido Soares 
11 - Rita Maria Martins Fereira
12 - Liduina Bernardo Martins querquejana
13 -  Bruna Fernandes Rodrigues
14 - Maria Andreia Rodrigues da Silva 
15  Maria Gleice Moreira Albuquerque
16 - João Batista de Souza

Professor de Geografia - Ensino fundamental  II 

1 - jocilda Pereira Pires
2 - Maria Daiana de Souza Gomes
3 - Maria Helena Cândido Silva
4 - Mirlane Sampaio Cunha
5 - Marcelino Frota dos Santos 
6 - José Gean Belchior Gomes
7 - José Mardonio de Souza Brandão
8 - Gleidiane Cândido de Oliveira

Professor de História  - Ensino Fundamental II 

1 - Margarida de França Gomes Oliveira
2 - Francisco de Assis Gomes Aragão junior
3 - Leonardo Candido Severiano
4 - Francisca Maria Fernandes de Souza
5 - Renan Everton Bezerra de souza
6 - Francisco Antonio Brito de Barros 
7 - Antonio Mardonio estevão
8 - Leidiane Ricardo dos Santos

Professor de Matemática - Ensino Fundamental II 

! - Ana Paula de Mesquita Gomes 
2 - Patricia Magalhães Frota Cardoso
3 - Rosangela Marques Alves 
4 - Rita de Cássia Ferreira
5 - Leonidas Maria Costa Gomes
6 - Aurilene de Oliveira Martins
7 - José Rafael Roberto Carneiro
8 - Claudiane Pereira Pires
9 - Rosa Maria Ferreira do Nscimento
10 - Domingos do Nascimento Souza
11- João Batista do Nascimento Paulo
12 - Ana Luiza Soares Gomes
13 - Selma Trajano Januario do Nascimento
14 - Jaqueline Costa Soares
15 - Luzirene Bento Costa
16 - Eridan de Souza Barros 
17 - Jéssica Rayane Costa da Silva
18 - Antonio Carlos Duarte

Fonte: Blog Luís Carlos Silva (Andarilho da Notícia)

(ACESSO À UNIVERSIDADE) TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA (22) PRAZO DE INSCRIÇÃO NO SISU

Estudantes que fizeram o Enem em 2014 e não tiraram zero na redação podem se candidatar a vagas até as 23h59, horário de Brasíia

Nesta quinta-feira (22) é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram zero na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 23h59, horário de Brasíia, 22h59 em Fortaleza. As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência.

Ceará tem mais de 151 mil inscritos no Sisu

Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite da última quarta-feira (21), 2,3 milhões fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, aproximadamente 6,2 milhões fizeram o Enem.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

 Agência Brasil (Via Diário do Nordeste)

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA APONTA PREOCUPAÇÃO COM A SECA NO ESTADO

Em entrevista ao programa Questão de Ordem da TV Assembleia (canal 30) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), externou sua preocupação com a falta de chuva no Ceará. 

O parlamentar disse acreditar que Camilo Santana fará um bom governo, pela experiência que já possui como gestor, e comentou ainda os preparativos para a abertura dos trabalhos legislativos e da eleição da Mesa Diretora no próximo dia 01 de fevereiro.

Na conversa com o jornalista Renato Abreu, no programa Questão de Ordem de terça-feira (20/01), o parlamentar disse que ele e todos os outros deputados estão preocupados com a seca e que isso deve ser alvo dos debates na Casa. “Vejo a falta de chuva com grande preocupação. O governo construiu várias adutoras, mas é preciso chover para encher os reservatórios e evitar o sofrimento das populações do interior”, afirmou. Ele ressaltou que a Assembleia estará mobilizada para colaborar na busca de soluções para o problema.

Questionado sobre qual era a sua expectativa em relação ao governo Camilo Santana (PT), Zezinho Albuquerque afirmou que crê que o petista fará um grande governo. “Camilo conhece o funcionamento da máquina administrativa do Estado. Ele foi secretário das Cidades. Tenho certeza que vai fazer um grande trabalho e terá o reconhecimento do povo cearense”, frisou. O parlamentar destacou ainda a herança deixada pelo ex-governador Cid Gomes, principalmente na área da educação, na qual foram construídas mais de 100 escolas profissionalizantes, e disse que, mesmo que 2015 seja um ano difícil, o Ceará vai continuar investindo nesse setor. “De 2007 pra cá, o Ceará cresceu em vários setores, mas principalmente na educação”, assinalou.

Zezinho Albuquerque também falou sobre a relação de Camilo Santana com o Legislativo, afirmando que será uma parceria de respeito mútuo. O legislativo teve mais de 50% de renovação, com a eleição de ex-prefeitos, ex-vereadores, suplentes, mas todos com bastante experiência no legislativo. “Aqui é a Casa do Povo, é o verdadeiro Poder. Quase tudo passa pelo Legislativo”, reinterou.

Sobre a abertura dos trabalhos da Casa, Zezinho Albuquerque disse que no dia primeiro de fevereiro, como determina a Constituição, será realizada a solenidade de posse dos 46 novos deputados. Em seguida, acontece a eleição da nova Mesa Diretora da AL, em votação secreta. Adiantou que uma grande parcela dos deputados quer a sua reeleição, mas que ainda está sendo discutida a formação da chapa. “É necessário que a nova Mesa contribua com o Estado do Ceará e que a sociedade cearense também participe junto com a Assembleia na resolução dos problemas”, destacou.

Sobre os dois anos que esteve à frente da presidência da AL, Zezinho Albuquerque destacou projetos como o da Refinaria Já, que vai ter continuidade até que a obra seja construída, e o Ceará Sem Drogas, que deve continuar conscientizando os jovens cearenses em 2016. O presidente destacou ainda as visitas dos secretários à Assembleia, nas quais apresentaram o que cada pasta estava realizando; a modernização do espaço físico da Casa, como o novo estúdio panorâmico da TV Assembléia, que será o maior do Norte e Nordeste; o projeto de transmissão de aulas gratuitas pela Web com foco no Enem; e a aprovação do Plano de Cargos e Salários da AL, que coroou uma luta de quase 20 anos dos servidores.

Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CLIMA EM ALCÂNTARAS, RENOVA ESPERANÇAS DE CHUVAS

Imagem: Chuva em Alcântaras. Arquivo VN
Hoje o clima foi ameno em Alcântaras, e uma pequena chuva passou a banhar a cidade pela turno da tarde.

Nas últimos dias, as noites tem sido de bastante frio na cidade; hoje uma pequena chuva banhou a cidade e nesta noite de quarta-feira, um pequeno sereno entra pela noite.

Oficialmente, o período chuvoso começa a partir do dia primeiro (1º) de fevereiro, e apesar do prognóstico da Funceme divulgado ontem (20/01/2015) que aponta mais uma possível estiagem no Ceará, a esperança ainda é de bastante chuvas.

NÍVEL DA BACIA DO COREAÚ SEGUE EM ESTADO DE ALERTA

Açude Várzea da Volta - setembro de 2007
Quase todos os 184 municípios do estado estão sob decreto de emergência por consequência da estiagem. O município de Camocim é um deles. Por enquanto não há risco de falta d'água nos poços que abastecem a cidade.

O que mais preocupa no momento é a situação dos açudes que fornecem água para vários municípios. Em Granja, o açude Gangorra está com apenas 12,53% da sua capacidade. A média atual do estado, somando os 149 reservatórios, chega a 20,2%. Ainda na Bacia do Coreaú, a situação dos açudes hoje é a seguinte:

Diamante (Coreaú): 17,56%; Itaúna (Granja): 22,04%; Tucunduba (Senador Sá): 22,57%, Angicos (Coreaú): 4,87%; Trapiá III (Coreaú): 17,46%; Martinópole (Martinópole): 6,55%; Premuoca (Uruoca): 4,13% e . O açude que se encontra na situação mais crítica na Bacia do Coreaú é o Várzea da Volta (Moraújo), com 0,39% da sua capacidade.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:05h

(UEVA) PROGRAD DIVULGA CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DE AULAS DO SEMESTRE 2014.2

Semestre Letivo 2014.2 será encerrado em 12 de maio e Semestre 2015.1 iniciará em 1º de junho.

As atividades acadêmicas na UVA reiniciaram na manhã desta segunda-feira, 19 de janeiro, com das aulas, interrompidas pela greve de professores no final de setembro de 2014. Também nesta segunda-feira, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UVA divulgou o Calendário de Reposição de Aulas do Semestre 2014.2, que será concluído em 12 de maio. O início do período letivo 2015.1 será em 1º de junho. 

O Calendário traz, ainda, o período para pedido de exclusão de disciplinas, período de matrícula de veteranos para o Semestre 2015.1 e as datas das solenidades de Outorga de Grau dos formandos 2014.2. O Calendário está disponível na página da UVA na Internet.

Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional da UVA (Site)

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ZEZINHO ALBUQUERQUE DESTACA POSSE DE CHICO AGUIAR À FRENTE DO TCM-CE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), destacou, nesta terça-feira (20/01), a posse do conselheiro Chico Aguiar na presidência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-CE), para o biênio 2015-2016. Reeleito, Chico Aguiar será acompanhado, na condução dos trabalhos do Tribunal, pelos conselheiros Ernesto Sabóia (vice-presidente) e Hélio Parente (corregedor).

“Com a sua experiência, o conselheiro Chico Aguiar continuará o grande trabalho que tem feito no TCM, na fiscalização dos recursos públicos municipais. O Tribunal é um órgão auxiliar da Assembleia e tem um grande trabalho junto a todos os municípios cearenses”, afirmou Zezinho Albuquerque, durante a solenidade de posse.

Também participaram da posse os deputados estaduais Tin Gomes (PHS), Sérgio Aguiar (Pros), João Jaime (DEM) e Idemar Citó (DEM).

Zezinho Albuquerque compôs a mesa diretora dos trabalhos, junto ao conselheiro Chico Aguiar; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Valdomiro Távora; o deputado federal eleito Leônidas Cristino (Pros) e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros).

Fotos: Máximo Moura
Assessoria de Imprensa - Assembleia Legislativa do Ceará 

FUNCEME PREVÊ CHUVAS ABAIXO DA MÉDIA NO CEARÁ ATÉ ABRIL

Chuva em Alcântaras. Arquivo VN
Ainda não se sabe como as chuvas serão distribuídas devidos as condições dos oceanos.
  
A probabilidade de a quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2015 é de 64%. A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril foi anunciada nesta terça-feira (20) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins revela que com os dados atuais dos oceanos não da condições para prever como irão se distribuir essas chuvas.
Mais um ano abaixo da média

Em 2014, a probabilidade ficou abaixo da média no Ceará, no valor de 40%. De acordo com a fundação, as chances de a quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 9%, contra 27% de permanecer dentro da média. Com a previsão, o órgão chegou a fazer um alerta para a seca prolongada durante o ano passado. 

Com Diário do Nordeste Online

ALCANTARENSES PARTICIPAM DO XI ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE

Membros da Pastoral da Juventude Foram a Manaus - AM.

Nos últimos anos o movimento patoral jovem da Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro cresceu e se manteve ativo devido o visível engajamento de muitos jovens que abraçaram os ideais e lutas da Pastoral da Juventude. 

Depois de realizar importantes eventos a nível local e regional representantes da PJ de Alcântaras passaram a frequentar com mais assiduidade eventos de caráter nacional no âmbito de atual da igreja católica. Na última semana, viajaram a capital do Estado do Amazonas dois alcantarenses diretamente ligados o movimento.

Douglas Alcântara e Raimundinha Albuquerque, ambos líderes locais da Pastoral da Juventude, desembarcaram neste final de semana em Manaus onde participam do XI Encontro Nacional da Juventude ( ENJ 2015). Além de alcantarenses, também participam do evento sediado em Ponta Negra, Manaus, jovens das cidades de Moraújo e Sobral.

Em Alcântaras. não é a primeira vez que membros da PJ viajam a outro estado em missão, em anos anteriores, além de eventos em Maringá -PR, alguns 'pejoteiros' também estiveram participando da JMJ no Rio de Janeiro.

(Portal Jovem)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PREFEITO DE MERUOCA DÁ POSSE AOS CONCURSADOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

O prefeito de Meruoca, Manuel Costa Gomes (Aristides)-PT, Secretário de Educação, Antônio Crispim e o Chefe de Gabinete, Cesário Apoliano, além da presença de diretores, coordenadores e muitos professores efetivos, deram posse na manhã do dia 19 de janeiro de 2015, posse aos novos professores que passaram no concurso púbico municipal realizado no final de 2014.

Na oportunidade também iniciou-se a Jornada Pedagógica 2015, com o tema:  "Educação de Qualidade, Caminhos possíveis", que reuniu os professores efetivos do município, com vista ao início das aulas que começará dia 26 de janeiro, para os alunos da rede pública de Meruoca.

O Secretário de Educação, Antônio Crispim, agradeceu a presença de todos, e principalmente dos novos professores que estavam sendo empossados naquele momento pelo gestor municipal, e que somarão esforços para melhorar mais ainda a educação do município.

Ao se pronunciar aos presentes, o prefeito desejou boa sorte aos que estavam entrando no serviço público, esperando que eles possam se desdobrar em suas funções, trabalhando em prol dos munícipes. Aristides disse ainda, que queria muito que todos na administração fossem concursado, para que todo final de ano fique contratando pessoal, e muitos pais de famílias fiquem sempre na insegurança, sem saber se serão contratados depois ou não. “Fizemos este concurso e o Ministério Público já nos chamou para assinarmos um documento, para daqui há dois anos, ser realizado outro, para acabar de vez com as contratações”. Concluiu.

Demais imagens da posse dos novos professores e início da Jornada Pedagógica.
Informações e imagens Blog Política em Evidência

ATENÇÃO CRIANÇADA E PAIS DE ALCÂNTARAS, GLEYDSON BRINQUEDOS AVISA!

A Gleydson Brinquedos, através da sua Gerencia o Gleydson, avisa que nesta noite de segunda-feira está com a promoção de desconto em 50% no valor de acesso para curtir os seus brinquedos, ou seja, apenas $r 1,00.

O Gleydson Brinquedos ficará situado na noite de hoje (19 de janeiro) na Praça Gregório Cunha Freire no Bairro Bela Vista em Alcântaras.


CHANCES NO CEARÁ: BANCO DO BRASIL ENCERRA HOJE INSCRIÇÃO PARA CONCURSO

Edital do BB (2015) oferece 2.499 vagas em 15 Estados do País. Carreira de escriturário requer nível médio.

Segue até hoje (19) o prazo de inscrições para o concurso do Banco do Brasil 2015 que vai formar cadastro reserva com 2.499 vagas de escriturário em 15 Estados do País.

Para concorrer a escriturário do BB, basta possuir Ensino Médio completo. A remuneração inicial da carreira é de R$ 3.134,78, incluindo salário de R$ 2.227,26, auxílio-alimentação de R$ 397,56 e vale-refeição de R$ 509,96, com jornada de 30 horas semanais.

As ofertas estão distribuídas entre os Estados do Acre (34), Amapá (100), Amazonas (90), Ceará (142), Maranhão (170), Mato Grosso (370), Paraíba (80), Paraná (842), Pernambuco (160), Piauí (60), Rio Grande do Norte (81), Rondônia (110), Roraima (40), Santa Catarina (180) e Sergipe (40).

O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nos concursos 003/2012, 001/2013 e 002/2013 até o término de suas vigências (15 de abril, 26 de setembro e 08 de maio de 2015, podendo ser prorrogadas - respectivamente) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Interessados poderão garantir participação por meio do site da Fundação Cesgranrio (Clicando AQUI). A taxa para se candidatar é de R$ 40.

As provas objetiva e de redação do BB serão aplicadas no dia 15 de março de 2015. O exame objetivo será composto por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos, além da redação em Língua Portuguesa. Os aprovados nestas etapas passarão, ainda, por perícias médicas e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório. O resultado final deve sair em 4 de maio de 2015.

Fonte: Diário do Nordeste Online/concursos

INSCRIÇÕES PARA AS 250 MIL VAGAS DO SISU 2015 COMEÇAM NESTA SEGUNDA

40% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas. Resultado da primeira chamada sairá no dia 26 de janeiro.

O Ministério da Educação vai abrir nesta segunda-feira (19) as inscrições para primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo sisu.mec.gov.br. Não há um horário previsto para o início do funcionamento do sistema, segundo o Ministério da Educação. O prazo vai até as 22h59 desta quinta-feira (22). O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

O Sisu usa para fazer a seleção para as vagas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, disponibilizadas na última terça-feira (13). No total, são 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.

Para concorrer, o estudante precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. Quem não lembra a senha pode solicitá-la no site do Enem.

Para mais informações clique AQUI.

Do G1, em São Paulo

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores